You are on page 1of 9

Introduo O presente trabalho surge no mbito da cadeira de Perspectivas Africanas e Fenmenos Psicolgicos, cujo tema Igualdade, Direitos Humanos

s e Assuntos de Gnero. Nele sero apresentados os conceitos-chave do tema supracitado e far-se- uma abordagem conjunta do tema atravs da narrao detalhada dum caso. Por fim ser apresentada a concluso seguida das referncias bibliogrficas.

Caso da Leanor Cossa Leanor Cossa uma senhora de seus 41 anos de idade, e faz mais ou menos uns 10 anos e 6 meses que ela trabalha na empresa de automveis, e h 7 anos ela ocupa o cargo de Directora de Relaes Industriais na empresa. H um tempo atrs a empresa anunciou uma vaga de promoo para a posio de Vice-Presidente para todos os colaboradores da empresa que ocupassem cargos de direco e chefia, pelo que quem reunisse os requisitos mnimos poderia concorrer para a ocupar a vaga. Leanor sendo nica mulher na posio de chefia na empresa decidiu candidatar-se para ocupar a vaga. Segundo os critrios do concurso, cada candidato deveria ter no minmo 5 anos de experincia no cargo de direco e chefia e apresentar um projecto de desenvolvimento e liderana para a empresa. A avaliao dos projectos foi feita em dois momentos, onde o primeiro consistiu na apreciacao dos mesmos por parte dos membros do juri. Nesta fase, foram seleccionados apenas trs (3) projectos, dentre os quais constava o da Leanor por este reunir os requisitos minimos de acordo com os criterios de seleco estabelecidos.

O segundo momento consistiu na apresentao oral dos trs projectos apurados pelos respectivos candidatos. Como resultado desta apresentao, o jri que era constitudo por 5 membros da diretoria que no se candidataram para a promoo, consideraram o projecto da Leanor como sendo o melhor dentre os de demais concorentes e, por conseguinte esta reunia as condies para ocupar a vaga. Quando os membros do jurado apresentaram a sua deciso final para o presidente da empresa, este reprovou a deciso do mesmo por considerar inaceitvel que a vaga fosse ocupada pela Leanor, pois o mercado no esta preparado para lidar com uma empresa liderada por uma mulher, e que representaria uma imagem de insegurana para os seus colaboradores e clientes. Com esta deciso o presidente da empresa coagiu os jurados a escolherem dentre os candidatos do sexo masculino o que ficou em posio mais alta, alegando que desse modo a empresa manteria o seu prestgio e no correria o risco de perder seus clientes por falta de credibilidade.

Anlise do caso A partir da histria acima narrada possvel abordar os trs aspetos patentes no tema central do trabalho, e como forma de iniciar a anlise do caso falaremos da igualdade.

Para Gulbenkian (1989) o principio da igualdade defende que igualdade um valor que s pode ser estabelecido mediante a comparao entre duas ou mais ordens de grandeza e, assim, estar sempre relacionado a uma comparao entre situaes e/ou pessoas, pois quando perguntamos se existe igualdade estamos sempre diante da indagao de qual igualdade, entre o qu e/ou quem ou seja a igualdade portanto uma relao entre dois termos.

No caso acima descrido a igualdade entre homem e mulher, e possvel notar a desigualdade entre os Homens e mulheres perpetrada pelo presidente da empresa quando este diz que no pode concordar com a deliberao do jri, pois a deliberao destes favorecia a uma mulher (Leanor), sendo ele o presidente da empresa deveria ser o que da exemplo aos seus colaboradores no que diz respeito a valorizao da mulher.

Segundo a Conveno Sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Contra as Mulheres, no seu artigo 11 alnea b) defende que as mulheres tem o direito s mesmas possibilidades e emprego que o homem tem, incluindo a aplicao dos mesmos critrios de seleco em matria de emprego e igualdade de tratamento no que respeita avaliao da qualidade do trabalho, em harmonia com o artigo 7 da mesma conveno a mulher tem direito de ocupar empregos pblicos e de exercer todos os cargos pblicos a todos os nveis.

Um dos princpios fundamentais que conformam os direitos humanos o da igualdade de direitos perante a lei, independentemente do sexo.

Ora, esta igualdade quer-se formal, ou seja, estabelecida legalmente, mas tambm almeja-se uma igualdade materializada no quotidiano da mulher, querendo-se presente em vrias polticas sociais e medidas de rgos de deciso e de administrao pblica.

De forma resumida, pode-se dizer que no tempo colonial, a relao laboral entre homens e mulheres, pautou-se no somente pelas diferenas de gnero, mas principalmente por factores raciais, o que fez com que a mulher moambicana e negra, estivesse duplamente excluda.

Perpetuado esta desigualdade o presidente estava infringindo certos direitos humanos protegidos por lei tais como: De acordo com a Constituio da Repblica artigo 35 que defende que todos os homens so iguais perante a lei, gozam dos mesmos direitos e esto sujeitos aos mesmos deveres, independentemente da cor, raa, sexo, origem tnica, lugar de nascimento dos pais, profisso ou opo poltica, e artigo 44 que advoga que todo o cidado tem o dever de respeitar e considerar os seus semelhantes, sem discriminao de qualquer espcie e de manter com eles relaes que permitam promover o respeito, a tolerncia recproca e a solidariedade em harmonia alnea a) do artigo 7 da Carta Internacional dos Direitos Humanos, ratificado por Moambique atravs da resoluo da Assembleia da Repblica n 5/91 de 12 de Dezembro todo trabalhador tem o direito as condies justas, equitativas, satisfatria de trabalho, bem como tem o direito promoo ou avano no trabalho, para qual sero levadas em conta suas qualificaes, competncias, probidade e tempo de servio.

Segundo Paulo (s/d) direitos humanos so direitos naturais, intrnsecos ao homem, e reconhecidos em documentos internacionais, mas que no dependem de qualquer declarao em ordem constitucional especficas; so posies jurdicas reconhecidas ao ser humano como tal.

Os Direitos Humanos traduzem-se num conjunto de normas inerentes essncia da pessoa humana, tendo por objectivo primeiro e ltimo garantir a esta, dentre outros direitos, o direito vida, liberdade, igualdade e integridade, sendo sempre de respeito e aplicao universal (Mendes, 2002).

Estes direitos so caracterizados pelo seu cunho universal, abrangendo todos os indivduos, o que independe da raa, cor, sexo, origem tnica, posio social, etc.; indivisvel, no podendo ser analisados isoladamente; imprescritvel, a sua exigibilidade no afastada com o decurso do tempo; inalienvel, so intransmissveis, inegociveis, indisponveis, no sendo de contedo econmico ou patrimonial; irrenuncivel, sendo que estes direitos no podem ser objecto de escusa, alguns at podem no ser exercidos, mas no se admite que sejam renunciados.

Proibido a colaboradora Leanor de ocupar os cargo de vice presidente o presidente transgrediu o artigo 2, 6 e 22 ambos relativos a declarao Universal dos Direitos humanos nos quais passamos a descrever: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direito. Dotados de

razo e de conscincia, devem agir uns para os outros em esprito de fraternidade. Todos indivduos tm o direito ao reconhecimento em todos os lugares da sua

personalidade jurdica. Toda pessoa tem direito ao acesso, em condies de igualdade, s funes pblicas do

seu pas.

possvel notar ainda a discriminao do gnero. Gnero se refere ao conjunto de relaes, atributos, papis, crenas e atitudes que definem o que significa ser mulher ou homem na vida social. Na maioria das sociedades as relaes de gnero so desiguais e desequilibradas no que se refere ao poder atribudo a mulheres e homens.

Os desequilbrios de gnero se reflectem nas leis, polticas e prticas sociais, assim como nas identidades, atitudes e comportamentos das pessoas. Os atributos e papis relacionados ao gnero no so determinados pelo sexo biolgico, eles so construdos histrica e socialmente e podem ser transformados. (Hera, 1998)

Falar do gnero falar das relaes entre o homem e a mulher. No entanto, no se trata de analisar sua constituio fsica ou relao biolgica, mas sim a sua relao social. As relaes sociais entre ambos os sexos, tambm conhecidas por relaes de gnero, ajudam a compreender os papis sociais que cada um deles desempenha e a entender a posio da mulher na sociedade, o que nos levar a uma abordagem sobre as relaes de poder e de identidade do gnero, ou seja, procuraremos abordar a diviso social do trabalho, a fora da sobrevivncia e a sua influncia na alterao desses laos.

O gnero constri-se e reproduz-se pela socializao na famlia, atravs da interaco, estando nele, igualmente, implcitas as relaes de poder e de dominao, as condies que contribuem para que haja diferenas de tratamento entre homens e mulheres, a construo de papis sociais e

as mudanas de ordem diversa, tais como mudanas sociais, econmicas e polticas que ocorrem na sociedade e, bem assim, a sua ligao aos discursos, atitudes e prticas do quotidiano.

Em frica, constata-se que o poder fundamentalmente masculino, pois, os homens, entanto que lderes polticos e religiosos, asseguram a defesa da linhagem masculina, preservam a sua unidade e mantm a ordem social a seu favor, conferindo poder s autoridades que procedem gesto das terras, bens, casas, guerras, actividades pblicas, resoluo de conflitos, etc. s mulheres, -lhes reservada a actividade domstica, ou seja, a organizao da vida familiar e de todo um conjunto de actividades que conduzam reproduo da unidade domstica, actividades consideradas de nvel secundrio, enquanto aos homens cabe o controlo dos meios de produo (terra, recursos, fora de trabalho, domnio da cincia e circulao de pessoas e bens), o que lhes garante o papel de dominantes.

A mulher socializada sempre em funo de outrm. Deste modo, os seus direitos esto sempre assim associados aos papis de me e de esposa, que resultam de um modelo cultural com grande influncia religiosa. Esta situao discrimina as mulheres, pois no lhes permite o livre exerccio da sexualidade e reproduo. Pode tomar-se como exemplo disso a conservao da virgindade e a condenao da reproduo independente (me solteira), que constitui uma vergonha para muitas famlias.

A mulher sempre vista como um ser inferior ao homem e mesmo estando ela bem posicionada profissionalmente, politicamente e ou economicamente, ela ser sempre socialmente vista abaixo do homem.

A posio subalterna que as mulheres ocupam nas sociedades africanas cria condies para a diferena de direitos entre homens e mulheres, o que significa que as mulheres, independentemente da sua idade, classe social, raa ou tribo, se encontram sensivelmente mais expostas a serem vtimas de actos atentatrios aos seus direitos humanos, levados a cabo pelos homens, que consideram isso um direito adquirido naturalmente.

Se nos ativermos a questes histricas, a organizao social do trabalho seguiu uma estrutura quase uniforme desde as sociedades historicamente conhecidas. Enquanto os homens e rapazes se dedicavam caa e recoleco, as mulheres, crianas e idosos realizavam actividades domsticas. Assim foi o desenvolvimento da humanidade, com o lado feminino a ocupar uma posio secundria, domstica ou de menos importncia perante o homem. (Principio da igualidade e Gnero) artigo 36 da constituio da repubilica O homem e a mulher so iguais perante a lei em todos os domnios da vida poltica, econmica, social e cultural.

Concluso A questo da igualdade e dos direitos humanos no simples. preciso fazer a defesa da igualdade como princpio de cidadania e da modernidade. A igualdade o princpio tanto da nodiscriminao quanto ela o foco pelo qual homens lutaram para eliminar os privilgios de sangue, de etnia, de religio ou de crena. Ela ainda o norte pelo qual as pessoas lutam para ir reduzindo as desigualdades e eliminando as diferenas discriminatrias. Mas isto no fcil, j que a heterogeneidade visvel, sensvel e imediatamente perceptvel, o que no ocorre com a igualdade.

A nvel de Moambique, a desigualdade de gnero vem sendo reconhecida como um factor de perpetuao do subdesenvolvimento e da pobreza. Constata-se que as mulheres se encontram cada vez mais, e de um modo desproporcional, vulnerveis pobreza. Por outro lado reconhece-se que a igualdade de gnero e o empoderamento das mulheres so condies fundamentais para o desenvolvimento.

Existe a sensibilidade para a questo de gnero mas h muito a fazer na prtica. Na Educao, por exemplo, o acesso e permanncia da rapariga na escola, um problema nacional mas tambm regionalizado. Existem regies onde a disparidade entre raparigas e rapazes a frequentar a escola maior. Estes e outros problemas de disparidade de gnero agravam-se medida que nos afastamos dos centros urbanos para as zonas rurais, onde a informao no chega e as mentalidades demoram muito a mudar. O empoderamento da mulher factor decisivo para o aprofundamento e consolidao da democracia de modo que haja progresso.

Referncias bbliogrficas Constituio da Repblica (2004). Imprensa Nacional de Moambique. Filho, L.S.; Banguine, R.M.; Machaieie, J. (2005) Relatrio sobre Ratificao e

Implementao dos Instrumentos Internacionais dos Direitos Humanos em Moambique. Liga Moambicana dos Direitos Humanos. Gulbenkian (1989). Pensamento Sistemtico e o Conceito de Sistema na Cincia do

Direito. Lisboa. Paulo, V. (s/d). Direito Constitucional-Teoria e Questes.

You might also like