You are on page 1of 5

ESCOLA BÁSICA ELIAS GARCIA MATEMÁTICA

FICHA DE TRABALHO – 8º ANO Tema: Aplicação do Teorema de Pitágoras na Resolução de Problemas
Nome do Aluno: _____________________________________________________________ Número:_____

1. Observa a figura e calcula com uma casa decimal a distância de A a C.

2. Calcula o comprimento da risca lateral.

3. Num parque de campismo, quatro tendas estão montadas nos vértices de um quadrado como se pode ver na figura. De B a D há um caminho com 20 m. Qual a distância entre as tendas A e B?

4. O António vive na cidade A e foi visitar o Artur que vive em D. Tinham dois percursos alternativos: a estrada semicircular de A a D ou seguir A,B,Ce D. O António foi por um percurso e veio pelo outro. Quantos quilómetros percorreu o António?

Quantos quilómetros correspondem ao trajecto A-B-C-D-E ? Explica o teu raciocínio. Sabendo que indo directamente do local A ao C percorres 12500 Km. calcula RT.1. De que eclipse se trata? 6.2. Se LT = 385000 Km e o raio da lua é igual a 1736 Km.1.3. 5.3. 5. 5.2. Se ST = 150000000 Km e o raio do Sol é igual a 695000 Km.4.Q. Diz-se que ocorre um eclipse quando um astro oculta outro total ou parcialmente. Imagina que fizeste uma viagem aérea e visitaste alguns continentes.5. Observa: 6. 6.F.Que continentes e oceanos sobrevoaste? 6. Matemática e Geografia. . calcula a distância real de B a C. 5. Calcula a área real do quadrilátero ABCDE. Matemática e C. calcula PT .

. 11. O lado da base tem 34 m e a altura da pirâmide é de 22 m . 10.Será que o Bernardo consegue encostar o armário à parede ( de 2. a uma distância de 1. O seguinte problema é adaptado do livro chinês Nove Capítulos da Arte Matemática do século I aC.Calcula a área da parte colorida de cada uma das seguintes figuras: 11. A Teresa guarda numa caixa os espetos de fazer as espetadas. tocou o chão. e a parte de cima. 8. foi construída uma pirâmide quadrangular regular cujas faces laterais são em vidro.275 m . Será que um espeto com 42 cm cabe na caixa? 9. Que área de vidro foi necessária à sua construção? 11. Nos jardins do Museu do Louvre.1.5 m da base do bambu.60 m ) ? Justifica a tua resposta. em Paris. Qual era a altura do bambu antes de se ter partido? Resolve o problema e apresenta todos os cálculos que efectuares. ao cair.7. a uma altura do chão de 2.2. Um bambu partiu-se.

cuja diagonal mede 60 cm. Qual a superfície ocupada por cada base dos pisa-papéis na mesa onde estão colocados? 14.1. como se mostra na figura ao lado. De acordo com as dimensões indicadas. A entrada de um hotel é um espaço quadrado. determina o volume do recipiente. . Mergulhou-se um prisma triangular num recipiente de vidro de forma cilíndrica e cheio de água. O pisa. Um recipiente é constituído por um cone e um cilindro. como vês na figura ao lado.papéis.12.. Que quantidade de água transbordou ao mergulhar o prisma? 14. 15. Calcula o volume de cada um dos pisa-papéis. Qual a área desse espaço? 13.2. Observa a figura: 14.

Bom Trabalho! Professora: Carla Varela .2. 16. Calcula o comprimento das seguintes diagonais: 17.16. 17.1.1. Calcula o volume dos seguintes sólidos: 16. 17.2.