You are on page 1of 2

SEGUNDA AULA 29/05/2008 A UNIO EUROPIA

OBJETIVOS A ALCANAR Buscar esclarecer o que a unio europia

COMO ALCANAR Atravs de exposio do tema Exerccios

DESENVOLVIMENTO Caractersticas da unio europia: Tipos de blocos econmicos: Unio aduaneira: acordo de eliminao das barreiras alfandegrias entre paises ou Estados e fixao de tarifa comum externa aos paises no membros que negociam com o bloco. Zona de livre comercio: acordo de eliminao ou reduo de taxas alfandegrias sobre importao e exportao de produtos entre os paises membros. Mercado comum: associao comercial entre paises, baseada na eliminao de todas as tarifas alfandegrias, e outros obstculos, alem da livre circulao de pessoas, capitais e servios entre paises membros. Unio econmica e monetria: apresenta as mesmas caractersticas do mercado comum, alem da adoo de uma moeda comum pelos paises membros. Paises membros: Alemanha, Blgica, Frana, Itlia, Luxemburgo, Pases Baixos, Dinamarca, Irlanda, Reino Unido, Grcia, Espanha, Portugal, ustria, Finlndia, Sucia, Chipre, Eslovquia, Eslovnia, Estnia, Hungria, Letnia, Litunia, Malta, Polnia, Repblica Checa. Chegando aproximadamente a 450 milhes de habitantes A efetivao da UE estabeleceu tambm a circulao de uma moeda nica nos pases que compe o bloco que entrou em vigor em 1o de janeiro de 2002, alm da implantao de taxas de juros e carga tributria comum a todos integrantes. Nem todos os participantes do bloco aceitaram substituir suas moedas nacionais pelo Euro, como Reino Unido, Sucia e Dinamarca. O processo para conceber uma moeda nica no bloco, foi impulsionado pela criao do Banco Central Europeu com a inteno de coibir a inflao e administrar a rea econmica dos pases membros. Acordo Schengen pg 98.

Na UE existem organismos supranacionais que desenvolvem medidas em diferentes seguimentos, entre eles, meio-ambiente, desenvolvimento industrial, infra-estrutura, transporte e telecomunicao. Alm da liberdade na circulao de mercadorias, bens, servios, capitais e pessoas. A uniformidade das taxas de juros, tributos e circulao de mercadorias facilitaram o crescimento econmico desse importante bloco. Objetivos da unio europia: Promover a unidade poltica e econmica da Europa; Melhorar as condies de vida e de trabalho dos cidados europeus; Melhorar as condies de livre comrcio entre os pases membros; Reduzir as desigualdades sociais e econmicas entre as regies;

Fomentar o desenvolvimento econmico dos pases em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilbrio na Europa.

Exerccio: Ler o texto da pagina 15. Um conhecido ditado popular diz: A unio faz a fora. Escreva um texto explicando que relao este ditado tem com a Europa nos dias atuais.

You might also like