You are on page 1of 28

A ARTE DO RENASCIMENTO E DO MANEIRISMO CONTEXTO HISTRICO-CULTURAL Renascimento foi o nome utilizado pelos historiadores do sculo XIX para designar

a extraordinria evoluo das mentalidades e da cultura europeias, ocorrida no perodo histrico compreendido entre os incios do sculo XV e finais do sculo XVI, isto , na transio entre a Idade Mdia e a Idade Moderna. Essa evoluo consubstanciou-se nos seguintes factos: Na passagem do pensamento religioso, teocntrico e simblico, dominante na Idade Mdia, para uma mentalidade que tendia a explicar as coisas pela medida das capacidades humanas, colocando o Homem, cada vez mais, no centro dos interesses e das motivaes - Antropocentrismo A crena no Homem e nas suas capacidades levou a um maior racionalismo, atravs do qual se desenvolveu o esprito crtico e se assumiram atitudes mais prticas e realistas em relao vida. Estes comportamentos foram acompanhados por uma crescente curiosidade e vontade de saber o que gerou um interesse verdadeiro e objectivo pela Natureza, em todas as suas formas, criando, nas cincias, as bases do conhecimento cientfico moderno e, na arte, o gosto pela representao do Homem, do quotidiano e da paisagem, atravs do realismo e da pormenorizao da flora e da fauna que a compem Surgiu, assim, uma concepo mais pragmtica e profana da vida que valorizou conceitos como os de Humanismo e Individualismo.

Muitos so os factores que nos ajudam a explicar, nesta poca, uma to grande transformao. Alguns deles remontam, pelo menos, ao sculo XII e s primeiras alteraes estruturais que abalaram o mundo feudal, e fizeram renascer o mundo urbano, gerando um maior dinamismo scio-econmico. Outros vieram na sequncia dos primeiros, mas ocorreram durante este perodo. Falamos da abertura comercial iniciada no Mediterrneo pela burguesia das
1

cidades

italianas

continuada

pelas

grandes

descobertas

geogrficas,

transcontinentais e transocenicas, nas quais Portugueses e Espanhis foram pioneiros.

Este ltimo facto foi de extraordinria importncia:

Mapa de Henricus Martellus, 1489, Londres, British Library

Quebrou o isolamento europeu, abrindo as portas a uma poca de grandes intercmbios culturais, animados pelo esprito de aventura e gosto pelas viagens; Permitiu s naes europeias a construo de um comrcio escala mundial que foi o seu sustentculo financeiro at ao sculo XVIII; Revelou aos europeus, pela primeira vez, a verdadeira dimenso e forma do globo terrestre; Proporcionou a construo de novos saberes a respeito dos mares, dos climas, da fauna e da flora mundiais; Deu a conhecer a variedade de raas, culturas e religies existentes na Terra, mostrando, pela experincia vivida, quo errados estavam certos conhecimentos e conceitos em que o Homem da Idade Mdia acreditara teoricamente ;

Esta nova conjuntura manifestou-se primeiramente em Itlia, pas que registou, para tal, um conjunto de circunstncias favorveis:
2

Uma situao poltica invulgar para a poca, pois encontrava-se dividida, na maior arte do seu territrio, no em reinos ou senhorios feudais, como a demais Europa, mas em cidades-estados constitudas como Repblicas oligrquicas, mais abertas e eclcticas, social e culturalmente; Uma situao econmica privilegiada, apoiada no desenvolvimento agroartesanal e no domnio do comrcio internacional, bem como em lucrativas actividades financeiras; Um sistema social flexvel que permitiu, muito cedo, a ascenso da classe burguesa.

Organizada em poderosas famlias - algumas das quais controlavam o poder poltico dentro das suas cidades (como a dos Mdicis em Florena, a dos Ferrara em Este, a dos Strozzi em Milo...), a burguesia italiana, embora de origem popular, soube impor-se como elite, rivalizando com a aristocracia. Criou um estilo de vida prprio para o qual contriburam o trabalho, a riqueza e o luxo, mas tambm a formao intelectual, literria e artstica, atributos do novo Homem - o Homem completo ou total - que o Renascimento valorizou. O interesse e a admirao pela cultura levaram prtica mais sistemtica do mecenatismo, hbito que os ricos aristocratas e burgueses italianos cedo adquiriram.

Este novo esprito foi igualmente impulsionado pela descoberta da cultura clssica que, tambm a, se registou primeiro devido Itlia ter sido o bero e o centro do mundo romano que deixou, no seu territrio, inmeros vestgios monumentais e arqueolgicos. O interesse pela cultura clssica, greco-romana, reflectiu-se em todos os espritos cultos do Renascimento que reconheceram a sua superioridade e modernidade em relao aos autores medievais e, assim, a tomaram como exemplo.

Este conjunto de razes explica, tambm, que o Renascimento artstico nascesse na Itlia e a tivesse o seu foco mais inovador e brilhante. Com efeito, a arte do Renascimento reflectiu positivamente todas estas transformaes. Assumindo o Humanismo e Individualismo da sua poca, os artistas abandonaram as antigas prticas gticas e aplicaram o seu gnio, com rigor conceptual e tcnico, na descoberta e criao de novas regras, novos cnones e novos temas para expressar a sua arte, que consideravam como um meio para igualar e at suplantar a prpria Natureza.

Por isso, de artesos medievais, simples mecnicos integrados em corporaes, os artistas do Renascimento transformaram-se em intelectuais que, pelo seu talento tcnico, pelo raciocnio e compreenso das coisas, foram capazes de criar e inovar artisticamente. A concepo da arte como cincia, gerada no Renascimento, tornou os artistas mais conscientes do seu valor! Doravante, as obras sero assinadas e o reconhecimento do valor da autoria o testemunho maior da crescente individualizao da arte, pela ligao obra/autor.

O reconhecimento pblico do gnio e do poder criador dos artistas elevou, inclusive, o seu estatuto social agora equiparado ao das elites. Intelectuais livres, eles frequentaram as cortes, privaram com escritores, filsofos e cientistas, ombrearam com nobres, reis e prncipes que os mecenaram e para cuja glria eles contriburam com as suas obras. Reconhecidos socialmente, os artistas transformaram-se em motivo de curiosidade e estudo. Giorgio Vasari, escritor e artista do sculo XVI, foi o primeiro historiador de Arte a relatar, com cuidado e mincia, as vidas dos mais clebres artistas italianos do seu tempo, cujas biografias apresentou como "vidas exemplares". A sua obra , ainda hoje, uma das fontes mais importantes para o estudo da arte desse perodo.

Deste modo, seguindo as pisadas do mundo clssico, a arte do Renascimento foi uma arte racional e cientfica, imitao intelectualizada e tecnicista da Natureza. A conjuntura histrica do Renascimento (sculos XV-XVI) deu lugar, a partir de meados da centria de Quinhentos, a um perodo mais instvel. O movimento da Reforma Protestante e a enorme ciso que causou entre os cristos abalou tremendamente os espritos. As guerras e lutas religiosas que ento se geraram dividiram as naes, instalaram perseguies cruis e destabilizaram a vida econmica. Os reis fortaleceram os seus poderes e o seu controlo sobre as populaes: o absolutismo anunciava-se a passos largos. A Igreja Catlica encetou a Contra-Reforma, reforando os poderes fiscalizadores da Inquisio e criando o Index.

Assim, tal como a expanso econmica e o crescimento populacional degeneraram em depresso e crises demogrficas, ao racionalismo optimista e confiante do sculo XV e comeos do sculo XVI sucedeu a dvida, o cepticismo, a crise de valores; liberdade intelectual sucedeu a censura e o controlo ideolgico. Reflexo dos tempos, a Arte perdeu a clareza formal e o rigor lgico e conceptual das primeiras manifestaes e enveredou pelos perfeccionismos tcnicos, pela explorao dos sentimentos e da sensualidade, pelo individualismo estilstico e pelo decorativismo. Chegara a poca do Maneirismo, perodo de transio que em breve evoluiria no sentido do Barroco.

A ARQUITECTURA: OS PRINCPIOS ORIENTADORES Arquitecto aquele que, com mtodo e procedimento seguro e perfeito, saiba projectar racionalmente e realizar na prtica, mediante a distribuio de esforo e a acumulao e conjugao dos corpos, obras que satisfaam perfeitamente as necessidades humanas mais importantes. Para esse fim, necessrio o conhecimento e o domnio das melhores e mais nobres disciplinas. Assim dever ser o arquitecto. Alberti, Tratado sobre Arquitectura.

A arquitectura renascentista italiana tem as suas razes na Antiguidade Clssica - na arquitectura dos templos gregos e na arquitectura religiosa civil e militar dos romanos. Os seus princpios perduraram cinco sculos e expandiram-se por todo o mundo civilizado. Estudando as runas e os monumentos romanos da poca imperial (como o Coliseu e as suas ordens clssicas, o Panteo e a sua cpula, os arcos de triunfo e a sua simbologia, as termas e as suas abbadas...), os arquitectos do Renascimento encontraram uma arte monumental, coerente e regular. A este estudo, os renascentistas juntaram a leitura de tratados clssicos (como o de Vitrvio) e organizaram novos saberes com a ajuda dos conhecimentos cientficos de disciplinas como: A Geometria e a Aritmtica pois tendo partido de uma reflexo matemtica sobre a mtrica, romnica e gtica, chegaram aplicao de leis matemticas, de clculo e de projecto; A Anotomia e as Cincias Naturais utilizando o corpo humano como modelo e cnone o Homem como medida de todas as coisas.

luca Pacioli Summa di arithmetica, geometrica, proportione et proportionalita ", vritable encyclopdie
mathmatique, publie en 1494, lui assure la clbrit. En 1509 est imprim Venise "De Divina Proportione"

Estes saberes tinham tanto de continuidade, de interpretao: de reproduo de modelos clssios quanto superao e de inovao. Assim, alguns arquitectos inventaram uma linguagem nova, escreveram tratados, desenharam projectos e realizaram grandes obras onde aliaram as concepes formais e estticas do
8

Classicismo com os avanos tcnicos do seu tempo - tirantes metlicos e toda uma nova maquinaria ligada aos engenheiros do Renascimento. Mas o que caracterizou a arquitectura renascentista foi a preocupao de encontrar uma harmonia inteligvel e racional entre as diferentes partes ou espaos de um edifcio, um conjunto de regras formais e de propores modulares que ligassem entre si as partes, isto , a ordem arquitectnica renascentista, herdada da ordem clssica. Essas regras deviam estar em relao estreia com as que regem o Universo e o Homem. As mais importantes, de ordem esttica e construtiva, eram: a simetria, a regularidade, o alinhamento e a proporo. Por isso, as construes assentavam num traado rigoroso geomtrico: preferncia pelas volumetrias circulares, cbicas e paralelepipdicas; fachadas rectilneas, segundo a realidade octogonal que acentuando a horizontalidade, davam forma ao conjunto a caixa. Esta era completada pelos elementos estruturais da arquitectura (colunas entablamentos e cpulas) e pela ornamentao. Era essencialmente a que residia a criatividade e a generalidade do arquitecto pois, ao organizar variaes nas ordens clssicas (traindo alguns cnones do classicismo e usando eclectismo), diferenciava-se e criava um estilo prprio. Vejamos como, na arquitectura religiosa (igrejas), na arquitectura - civil (palcios e villae) e nas cidades, se aplicaram estes princpios gerais ao longo do sculo XV e incio do sculo XVI.

ARQUITECTURA RELIGIOSA As primeiras manifestaes da arquitectura religiosa renascentista tiveram lugar em Florena, durante o Quattrocento. Foi com Brunelleschi (1377-1446) - autor da cpula da Catedral de Florena ou Santa Maria del Fiori, das igrejas de So Loureno e ao Esprito Santo e da capela dos Pazzi, Hospital dos Inocentes - que surgiram algumas inovaes das nas relaes matemticas entre os diferentes elementos arquitectnicos, tendo por medida ou mdulo, a escala humana.

10

capela dos Pazzi

Prtico do Hospital dos Inocentes

Interior da igreja do esprito Santo

Interior da Igreja de S. Loureno

Mas as novidades continuaram com Bramante (1444-1514), que reviveu a arquitectura esquecida da Antiguidade e contactou com Leonardo da Vinci, com Miguel Angelo (1475-1564) de quem Vasari disse "em questo de propores, composio e regras, ele procedeu de forma diferente dos outros", e com Palladio (1508-80), que escreveu Quatro Livros de Arquitectura. Consubstanciando esses saberes, a arquitectura religiosa sofreu alteraes: As plantas foram evoluindo no sculo XV: Foi feita, inicialmente, a fuso da planta em cruz latina com a de tipo baslical, criando uma igreja de tecto plano de madeira, com caixotes na nave central, a qual separada das naves laterais por colunas delgadas; estas sustentam arcos de volta perfeita. Devido leveza das colunas e das arcadas, aumenta a sensao de espao permitindo a leitura da perspectiva, cujo o ponto de fuga corresponde ao lugar mais
11

importante da igreja, o altar-mor. No cruzeiro existe uma cpula depois surgiu nas pequenas igrejas, votivas, a planta quadrada, de cruz grega ou centrada na procura do absoluto, do perfeito, e do puro posteriormente, como estes dois tipos de plantas no resultaram para as igrejas de grande afluncia , criou-se uma planta intermdia. onde a cabeceira seguiu o modelo das igrejas centradas e no corpo principal, a nave central alongou-se (criando um espao mais amplo e as naves laterais transformaram-se em pequenas capelas intercaladas por grossos pilares de Sustentao, ficando semelhantes s igrejas-salo. Assim fez Alberti em Santo Andr de Mntua para cuja construo se inspirou nas estruturas abobadadas das termas romanas, preparando as futuras concepes arquitectnicas do Maneirismo e do Barroco.

Alberti - Santo Andr de Mntua

No sculo XVI: Deu-se a afirmao da planta centrada com Bramante que a utilizou no seu clebre Tempieto e para o seu projecto da baslica de S. Pedro, em Roma, no que ser seguido, depois, por Miguel

12

Bramante - Tempietto de S. Pedro

Mas a partir do segundo quartel do sculo XVI, sob as orientaes reformistas do Conclio de Trento foi-se afirmando progressivamente o tipo de igreja de uma nica e larga nave, coberta por uma enorme cpula que iluminando fortemente a igreja criava a iluso de espao absoluto As paredes eram elementos de apoio, mas agora podiam ser mais finas porque no sustentavam pesadas abbadas e, por isso, tambm serviam para adorno. Como cobertura usou-se, vulgarmente, a madeira, mas as abbadas de bero e de aresta, em pedra foram tambm outro meio. Porm, a- cobertura mais prpria do Renascimento foi a cpula. A fachada e o portal das igrejas continuaram a ser entendidas como uma entrada triunfal e, por isso, fazem lembrar autnticos arcos de triunfo, como na Capela dos Pazziou na igreja de Santo Andr de Mntua. Nesta ltima, Alberti tambm usou pela primeira vez a ordem colossal na igreja de Santa Maria Novella, em Florena, Alberti ultimou a fachada com duas_ aletas ou volutas, conseguindo assim a articulao entre os dois corpos da igreja primitiva: o central, mais alto e os laterais. Surgjndo com Alberti, o fronto ser mais explorado por Palladio no Maneirismo que tambm usou a ordem colossal nas fachadas. Esta ordem ser muito aplicada nos portais

13

do sculo XVI, quando as fachadas so mais austeras e com pouca escultura ornamental.

Alberti - igreja de Santa Maria Novella

A decorao estava subordinada ao espao que a arquitectura lhe propunha. Era ela que tornava as construes diferentes, era dela que o arquitecto se servia para dar autoria e individualidade s suas obras. Os elementos decorativos do sculo XV so retirados da gramtica clssica e so mais estruturais que escultricos, obedecendo beleza das propores e delicadeza das formas. No sculo XVI, a decorao foi mais sbria e teve como objectivo de conferir s igrejas monumentalidade e grandeza. A decorao de interiores consistia em pinturas murais, retbulos (cujos temas so alegres e vivificantes, com o triunfo de Deus, a assuno de Maria e a glorificao dos Santos) e ornamentao em estuque com os chamados grotescos. Nos princpios do sculo XVI, Miguel ngelo usou como decorao os vrios paramentos e colunas, sem ordem especfica e reentrantes, pilastras mais estreitas em baixo, cornijas muito trabalhadas, frontes quebrados e redondos .sobre as portas e janelas, como na Biblioteca Laurenciana, anexa Igreja de S. Loureno, em Florena, preparando os estilos que se avizinhavam Maneirismo e Barroco.

14

Miguel ngelo - Biblioteca Laurenciana

ARQUITECTURA MANEIRISTA O Maneirismo, como corrente artstica, existiu entre o Renascimento e o Barroco, mas no teve limites cronolgicos muito precisos. Os arquitectos, assim como as suas obras, reflectiram influncias do Renascimento e prepararam algumas caractersticas do Barroco. A partir da terceira dcada do sculo XVI, devido ao novo contexto histrico, surgiram novas tendncias Essas ideias encontraram nomenclatura na expresso latina in modum - maneira de (...de Leonardo da Vinci, de Miguel Angelo, e de Rafael) isto , como explicou Vasari, segundo a maneira de construir destas celebridades, e portanto em continuidade. Mas reflectiu, tambm, o sentimento de decadncia em relao ao que tinha sido a etapa gloriosa do Renascimento pois os artistas de 1530

15

j punham em questo o ideal de beleza renascentista, defendendo a liberdade individual e a personalidade de cada artista, dado que cada um devia proceder segundo a sua maneira, isto , segundo a sua viso e experincia pessoais.

Por isso, o que caracterizou o Maneirismo foi essencialmente uma atitude anticannica, provocatria e perturbadora, chegando a ser, por vezes, uma atitude anticlssica, que se revela: Na deformao intencional dos cnones clssicos - inserindo irregularidades, destruindo o equilbrio (acabando com as coordenadas axiais que organizavam o edifcio segundo um eixo simtrico usando consolas a dividir o espao entre as janelas, abandonando o princpio das trs ordens; Na decorao mais caprichosa, mais engenhosa, mais absurda e extravagante, ao preferir espaos longitudinais e salas estar proporcionando uma ideia de maior profundidade, ao criar efeitos de surpresa e de fuga espacial, como os conseguido atravs da calma/tenso e ~e toda uma srie de efeitos teatrais As tipologias do Maneirismo so as mesmas do Renascimento: palcios, vilas, bibliotecas e igrejas. Nestas ltimas nota-se a solidez pesada das paredes, a nave nica de abbada de bero (por razes acsticas), capelas entre os contrafortes, o transepto pouco saliente, a capela-mor reduzida abside e uma cpula no cruzeiro; um novo sentido da volumetria de equilbrio esttico e formal das massas, dado que, com as imposies da Contra-Reforma, as igrejas passaram a ser um lugar privilegiado da pregao e, por isso o plpito e o altar deviam ser bem visveis.
16

Segundo Sebastio Srlio, autor de Sette Libri darchitettura, 1556, para criar algo de novo era preciso romper e perturbar a forma bela atravs de um refinado intelectualismo e de um virtuosismo nas obras de arte. Eis o Maneirismo. Miguel ngelo e Vasari podem ser considerados os primeiros arquitectos maneiristas - h neles um certo sentido introspectivo. Libertador e fantasioso. Seguiram-se Jlio Romano, discpulo de Rafael; Peruzzi, tambm arquitecto e pintor; Vignola, autor do modelo da Igreja de Ges, que se manter por todo o Barroco; Palladio, que defendeu o retorno ordem clssica, pois "nunca se deveria substituir as colunas e as pilastras, que so concebidas para sustentar um grande peso, por estes modernos ornamentos de cartelas e essas volutas que ferem os olhos dos artistas e do aos outros uma falsa ideia da arquitectura ". Autor de obras como a Igreja de So Giorgio Maggiore, em Veneza e da Villa Rotonda, Palladio personificou a serenidade grega, a ordem renascentista a criatividade maneirista. O termo 'palladiano" tornou-se ,pelo menos para o mundo de lngua inglesa, sinnimo de arquitectura clssica, especialmente na arte palaciana do sc. XVIII.

Vignola - Igreja de Ges

Palladio Maggiore

Giorgio

17

Manelrismo foi para alguns uma elegncia conforme a moda, para outros uma estranha transformao da realidade em sonho ou em pesadelo e para outros, ainda a explorao da alma humana e das suas relaes com o meio, as suas paixes, o bem e o mal, o mundo, a carne, Deus e o Diabo. Fare piacere, fare stupore" (deleitar, espantar) parece ter sido o seu objectivo. A ESCULTURA NO RENASCIMENTO

AS CARACTERSTICAS GERAIS A escultura renascentista nasceu em Itlia, no sculo XV, mais propriamente na Repblica de Florena, com o talento individual de escultores como Lorenzo Ghiberti e Donatello, atingindo o seu apogeu, no sculo XVI, com as obras geniais de Miguel ngelo, aquele que foi, talvez, o maior escultor de todos os tempos. No entanto, a sua estruturao foi fruto de um longo processo evolutivo, gerado durante a arte gtica e aperfeioado pelos contactos que os artistas italianos foram mantendo com a arte clssica da Antiga Roma, cujos vestgios, principalmente os escultricos, perduravam ainda por toda a Itlia em museus, igrejas e coleces privadas. Assim, o corte com a medievalidade foi, na escultura, menos brusco que na arquitectura e resultou de uma influncia clssica directa, facto que no ocorreu to completamente na arquitectura e muito menos na pintura que no conheceu a sua

18

congnere greco-romana. Esta , talvez, a razo que explica o prestgio e a supremacia da arte da escultura ao longo do Quattrocentto a sua mais madura evoluo a aprendizagem rpida dos modelos do classicismo e sua capacidade, como arte do volume, para copiar a Natureza em das as suas propores. As principais caractersticas inovadoras da escultura renascentista registaram-se a nvel da expresso formal e tcnica. A primeira adquiriu um grande naturalismo, conseguido: Pela fidelidade visual das representaes anatmicas sobretudo as da figura humana, mas tambm animais, das plantas e da paisagens das temtica assim o exigia (o estudo da anatomia passou a fazer parte da preparao do escultor); Pela liberdade das posies e movimentos; e pela rigorosa proporcionalidade dos seus cnones que utilizaram o Homem como "microcosmo referencial". A segunda cifrou-se na crescente capacidade domnio tcnico dos escultores sobre os materiais utilizados (pedra, mrmore, bronze, barro, madeira...), o que os habilitou a obter deles o mximo de expresso. O domnio tcnico foi conquistado pelo emprego de metodologias especializadas que, tal como na arquitectura, partiam sempre do desenho projectual pelo qual se estudavam formas, posies e movimentos com o rigor aplicado na pintura. Tal quer dizer que o escultor renascentista soube trasladar para a sua arte algumas descobertas tcnicas de outras artes e aprendeu a usar as regras bsicas do desenho a geometrizao, a perspectiva, a simetria, o escoro - no seu trabalho especfico. Isto permitiu-lhe obter mais naturalidade e realismo na estaturia de grupo (obras com mais do que uma personagem) e enquadrar correctamente as cenas nos relevos (cuja
19

temtica era geralmente descritiva ou narrativa), graduando as imagens por planos e conseguindo noes perfeitas de profundidade, tridimensionalidade e perspectiva. Ao desenho projectual seguia-se a elaborao, escala, de modelos em barro, gesso ou cera, onde se ensaiavam os processos tcnicos necessrios concretizao do projecto e se corrigiam imperfeies, de modo a obter os efeitos pretendidos. Do primeiro modelo, em escala a reduzida, passava-se para um modelo em tamanho natural e s depois obra propriamente dita. No conjunto, estas prticas permitiram a consecuo de obras mais realistas, perfeitas e harmoniosas, com composies geometricamente planeadas. Estas conquistas foram o reflexo das mudanas de gosto e de sentido esttico da poca, ambas fruto de uma nova mentalidade mais racional e objectiva, virada para a realidade vivida quotidianamente. Mas resultaram, igualmente, da libertao da escultura em relao arquitectura, seu habitual suporte e enquadramento. Este afastamento obrigou os escultores a repensar o papel da sua arte procurando-lhe novos objectivos e tipologias. Daqui resultou o predomnio da escultura de vulto redondo, ou estaturia, sobre as outras modalidades (relevos decorativos, e ainda a utilizao da escultura como monumento individual, erigido em memria de um homem ou de um feito (ou ainda com carcter simblico ou alegrico), mas sempre liberto dos espaos arquitectnicos e exposto livremente no meio de praas, jardins ou trios de edifcios pblicos ou privados. Inspirados na Antiguidade Clssica, os mestres do Renascimento italiano reconquistaram a independncia da esttua! (Na Idade Mdia, nunca existiu o uso da esttua como monumento, mas como local de culto ou de referncia religiosa, ou, quando muito, como recordao de um feito, nunca de um homem considerado individualmente. Mesmo assim, as esttuas, quando existiam, estavam dependentes da

20

arquitectura, na qual se incorporavam em locais prprios, como nichos, retbulos ou msulas, para serem vistas geralmente de frente.)

A PINTURA NO RENASCIMENTO ITALIANO Nascida em Itlia durante o sculo XV, a pintura renascentista fundou-se num esprito novo, forjado em novos ideais e em novas foras criadoras. Desenvolveu-se nas cidades italianas como Roma, Mntua, Ferrara, Npoles, Urbino e, sobretudo, Florena e Veneza, os dois principais centros que possuam, ao tempo, entre os sculos XV e XVI, as condies econmicas, polticas, sociais e culturais propcias ao desenvolvimento das artes. No constitui, no entanto, um estilo na verdadeira acepo do termo, mas uma arte variada definida por fortes individualidades, com diferentes caractersticas estilsticas, tcnicas e estticas. As suas razes baseiam-se em duas fontes principais: 1 - As da Antiguidade, tomadas a partir da cultura e da mitologia greco-latinas, e dos vestgios arquitectnicos e escultricos existentes em solo italiano, que nunca deixaram de influenciar a arte em Itlia; 2 - As da Idade Mdia, tomadas em sentido evolutivo e captadas, sobretudo a partir da personalidade invulgar de Giotto, cuja arte, no sculo XIII, fez o pronuncio do que viriam a ser os princpios orientadores da pintura do Renascimento: A conquista de um espao cnico efectivado, agora, sob os princpios matemticos, atravs do rigor da perspectiva linear cientfica; A representao realista da Natureza, dos animais e, sobretudo; do Homem, tomado como medida de todas as coisas. Assim, a pintura deste perodo caracteriza-se pelos seguintes elementos formais, tcnicos e estticos: A )Formais:

21

Incluso de cenrio arquitectural, com arco, ordens e ornamentos (Cornijas, arabescos, etc.)

Ligao formal das figuras influncia da estaturia antiga, pela modelao Por vezes, o vesturio, romana, das personagens.

B)Tcnicos: Cores homogneas e pastosas, com associaes e/ou gradaes de cor, muito precisas, de modo a produzirem uma atmosfera e uma luminosidade corprea, concretas, que envolvem os objectos e ajudam a construir os espaos e a modelar os corpos. Perspectiva rigorosa, cientfica, que permite o tratamento do espao e da luz, de modo coerente e integrador, assim como uma construo pictrica mais homognea. Alguns autores chamam-lhe A verdade radical do ponto de fuga. A pintura a leo que apareceu, na Itlia, na segunda metade do sculo XV e se disseminou, a partir de Veneza, devido s trocas comerciais entre esta cidade e a Flandres, sobretudo atravs da Alemanha, substituindo gradualmente, as tcnicas, da tmpera e do fresco. Para isto contribuiu a irrradicao de pintores alemes e flamengos em Itlia, levaram generalizao desta tcnica, no final do sculo XV, por quase todas as cidades italianas. A pintura a leo, possuindo um tempo maior de secagem, permitiu a elaborao de modelados e velaturas, pormenorizando a representao com obteno de brilhos e reflexos intensos de grande vivacidade cromtica, to necessrios ao verismo procurado pelos pintores renascentistas. Novos suportes, tais Gomo a utilizao da tela e do cavalete que, conjugados com os solventes a leo, facilitaram a circulao das obras, permitindo a rpida difuso das correntes estticas da pintura. 3 - Estticos: O equilbrio e harmonia quase inteiramente matemtico dados pelo rigor cientfico.

22

O realismo decorrente da aplicao dos factores estticos e tcnicos, nomeadamente da pintura a leo.

Para que estes princpios fossem eficazmente conseguidos, os pintores necessitaram de encontrar uma linguagem especfica e possuir uma metodologia cientfica prpria, altamente especializada, conseguida pela racionalizao e pelo controlo rigoroso da representao pictrica. O desenvolvimento de uma verdadeira metodologia de projecto, tendo como base fundamental o desenho, elemento definidor da forma, contribuiu de maneira explcita para a grande evoluo e percia tcnico-representativa da pintura renascentista italiana. Este facto muito mais importante na cidade de Florena do que em Veneza, pois naquela o desenho teve um papel primordial na definio da pintura, enquanto que, em Veneza, se deu mais nfase ao cromatismo, conseguido com a tcnica da pintura a leo

A temtica dominante continuou a ser: A de inspirao religiosa sendo, gradualmente, introduzidas personagens ligadas vida profana, como por exemplo os doadores das obras e seus encomendadores. Dentro desta temtica sobressai a ligada ao culto mariano, de origem gtica, Abundam no Renascimento, de Masaccio a Rafael, as famosas Madonas ou As Nossas Senhoras com o Menino. Os temas mitolgicos ou ligados literatura clssica fizeram, tambm, o seu aparecimento, como no caso de O Nascimento de Vnus, de Sandro Botticelli. Os temas laicos, em particular o retrato, constituem a grande inovao deste perodo e decorrem da importncia da vida civil, do desenvolvimento do mecenato e do desejo de notoriedade de prncipes, mercadores, mulheres e homens poderosos que desejavam perpetuar, atravs do retracto, a sua imagem. .. A passagem do Gtico para o Renascimento fez-se, no entanto, de forma lenta e heterognea. No sculo XV, coexistiram pintores cujas caractersticas possuam um ntido pendor gtico com outros, ousadamente, renascentistas, quer pelas formas quer pelo tipo de representao. Tal o caso de Masaccio e Gentile de Fabriano: Masaccio, apesar de ter vivido um sculo mais tarde que Giotto, esteve esteticamente mais prximo deste pintor, do que de Fabriano, considerado um pintor do gtico internacional.
23

Na primeira fase do Renascimento -sculo XV -prevaleceram duas grandes tendncias artsticas: Uma, profundamente inovadora, realista e cientfica. Os seus pintores interessaram-se pelo estudo da anatomia, humana e animal, pelo volume e pela perspectiva. Esta ltima foi o elemento construtor e unificador de todo o quadro. Os temas eram escolhidos de acordo com os problemas cientficos que queriam resolver ou estudar; A outra, mais lrica e mstica, utilizou o tratamento naturalista das personagens, nos rostos e no vesturio mas, por vezes, o espao era ainda medieval ou com pequenos ensaios de perspectiva. Mesmo quando o estudo da perspectiva era explcito, prevaleceu a escolha e tratamento dos temas, cuja espiritual idade era, ainda, de influncia medieval. O seu desenho privilegiou a linha, o ritmo e a cor. primeira tendncia pertenceram autores como: Masaccio, que seguiu o caminho iniciado por Giotto, em que o volume, as massas e a solidez dos corpos so dados pelo estu- do da luz e da sombra (de modo a simular a terceira dimenso) e pela funo arquitectural da composio; Paolo Uccello que esteve interessado no realismo ptico e no estudo cientfico da perspectiva linear; Piero della Francesca que, em contrapartida, utilizou a monumentalidade das figuras e o rigor da composio geomtrica, onde o volume, o estatismo e a imobilidade escultural sobressaam; Luca Signorelli, cuja obra se define pelo estudo da anatomia, pelas massas e pelos nus, cheios de movimento; Andrea Mantegna, um dos grandes utilizadores da tela, que pintou obras em que se destaca o volume escultural das figuras, quase monocromticas, acentuado pelo estudo da anatomia e pela aplicao da perspectiva. Na segunda tendncia, destacamos:

24

Fra Anglico, em cujas obras sobressai a austeridade religiosa dos temas, revelando uma humanidade c.onseguida pelas figuras encantadoras e estilizadas que expressam uma f veemente. A sua pintura possui um intenso cromatismo feito com cores luminosas que se realam de fundos dourados. Apesar disso, utiliza a perspectiva, o que se constata pela forma escultrica de representar o espao fsico;

Fra Fillippo Lippi (doe. 3.08], cuja pintura est cheia de misticismo e serenidade. As formas so rotundas e reais mas temperadas com uma delicadeza e uma doura reveladoras de felicidade;

Sandro Botticelli, em que existe a prevalncia do desenho sobre a modelao, faz sobressair os corpos esguios e graciosos, cuja beleza lrica festeja a prpria alegoria da vida. Neste autor ressalta a harmonia compositiva, de tipo musical, caracterstica do Renascimento italiano, profundamente diferente da praticada pelos autores flamengos do mesmo perodo

Para alm destas duas grandes tendncias de destacar a crescente influncia dos pintores venezianos, mais ligados tradio setentrional, que revelaram menor preocupao com a forma escultrica e a delimitao da mesma, dando mais nfase cor e s tonalidades da luz, sendo, igualmente, mais lricos e sensuais que os pintores de tradio florentina. Exemplos destacados da arte veneziana no sculo XV foram, entre outros: Andrea Mantegna, citado no ncleo de pintores em que a perspectiva esteve fortemente implantada; Giovanni Belini, considerado o primeiro grande pintor veneziano, em cujas obras sobressai o brilho das cores e a verdade da Natureza que integra o Homem; Antonello da Messina, em cujos retratos se destaca ora a verdade fsica e psicolgica do ser concreto, ora a simplificao delicada do ser devocional; Carta Crvelli

25

A segunda fase do Renascimento - o sculo XVI - designada por Giorgio Vasar (1511/1574), historiador renascentista, como Alto Renascimento ou Perfeito Renascimento, por nele se atingir, sob a proteco dos papas humanistas, o auge das pesquisas e invenes (crescimento e maturao) da arte iniciada por Masaccio Os princpios sobre os quais nasceu a pintura deste perodo floresceram, agora, de forma maravilhosa, em realizaes de tal modo perfeitas e equilibradas que, segundo alguns historiadores, ultrapassaram, em beleza e inovao, as que foram criadas na Antiguidade Clssica, inspirando outras, ainda mais inovadoras. Esta arte, cheia de autoconfiana, caracteriza-se pela harmonia, pelo equilbrio, pela graciosidade e pelas propores harmnicas com base na forma humana. Foi conseguida com: O crescente entendimento da Natureza e da capacidade para a repro- duzir artisticamente, frutos dos estudos efectuados por Leonardo da Vinci e Giorgione; O maior conhecimento e compreenso da anatomia com consequncias no modo de representar a Natureza, o Homem e em particular o nu, como nos casos de Miguel Angelo e Leonardo; Os progressos da pintura a leo, que permitiram o uso mais subtil da cor, da luz e da sombra, assim como as iluses de ptica. Autores em que esta problemtica est presente so: Leonardo e a sua famosa tcnica do sfumato; Rafael e o seu forte mas equilibrado colorismo; Em particular, os pintores venezianos que j conheciam esta tcnica desde meados do sculo anterior, pelas mos de Antonello da Messina e Giovanni Bellini; A melhor compreenso da perspectiva, da matemtica e da ptica, que conduziram a pintura a um maior fascnio pelo controlo das relaes espaciais. Esta problemtica particularmente evidente nas obras: A ltima Ceia (149598), de Leonardo; a Escola de Atenas (1508-1511), de Rafael; e a Ceia em Casa de Levi (1573), de Paolo Veroneso;

26

A perfeio atingida pela pintura deste perodo ultrapassou a simples imitao da Natureza. Os artistas evoluram para uma nova atitude: a convico de que a Natureza podia ser melhorada com a racionalidade, a imaginao e a inveno humanas. Ao mesmo tempo, a liberdade criadora destes artistas forjou, internamente, algumas tenses, compositivas e cromticas que anunciaram os princpios do Maneirismo. Tal o caso de algumas obras de Miguel ngelo, nas quais se revela, sobretudo, a forma escultrica do autor, reforada pelos escoros e pelas composies turbulentas, como no caso de O juzo Final e de Rafael que criou obras com um desenho expressivo, de grande fora e potica original, sobretudo nas suas Madonas. De transio para o Maneirismo tambm a escola veneziana deste perodo. Desta destacamos o seguinte grupo de autores: Giorgione, pelo tratamento da paisagem, no como elemento acessrio ou cenogrfico, mas como assunto principal; Ticiano, cujas obras incidem, fundamentalmente, sobre temas mitolgicos onde sobressaem a forma e a luminosidade dos corpos femininos nus, de deusas tratadas como cortess, que anunciam a forma barrocae os retratos de grande fora fsionmica e psicolgica; Veroneso, pela exuberncia e luxria cromticas, onde os assuntos sagrados so tratados de forma profana; Tintoretto, com composies religiosas de estrutura audaciosa, ordenadas em oblquas que prolongam o espao, anunciando as formas maneiristas.

A PINTURA MANEIRISTA NA ITLIA A pintura maneirista (do italiano maniera, que significa elegncia) coincidiu temporalmente com o Alto Renascimento e durou os ltimos setenta anos do sculo XVI. Reflectiu, de algum modo, a interrogao sobre a filosofia do Renascimento como soluo ideal para o Homem, coincidindo com a decadncia deste perodo.
27

Em termos plsticos, reflecte a influncia de Rafael e Miguel ngelo levada ao extremo, caracterizando-se por: Uma composio complexa e inventiva que se desenvolve em linhas sinuosas e fluentes, bastante movimentadas; Desafios tcnicos que mostram, ao nvel da composio, o trompe l'oiel da pintura mural e os escoros que chegaro sua mxima plenitude no perodo barroco; Uma forte carga emocional, definida por: contrastes cromticos ou fortes combinaes de cor; expresses fisionmicas ou corporais alteradas; sensualidade e erotismo dados pelo nu e pelo uso exagerado de alegorias; elegncia sofisticada, por vezes, forada, de corpos extremamente alongados; espiritualidade acentuada; arrogncia ou frieza expressas, sobretudo na arte do retracto. Estas diferentes caractersticas resultaram numa arte heterognea e pessoal que se expressou em temticas que abordaram os temas religiosos, as alegorias com base na Antiguidade e os retratos. De todos os pintores maneiristas de crave ira tcnico-artstica assinalvel, destacamos: Pontormo, pela sua estranha e agitada arte, Agnolo Bronzino, pelas suas alegorias onde os corpos nus so, ao mesmo tempo, de uma frieza e sensualidade marmreas, Pamigianino, pela elegncia das suas figuras, Correggio pelo misticismo, Rosso pelos fortes escoros de corpos nus e Andrea deI Sartro pela subtileza cromtica,

28

You might also like