You are on page 1of 9

A HISTRIA DA INTERNET

rica Vasconcellos Marco Aurlio Almeida Wilma Gehres

A evoluo da internet
A Internet surgiu durante a Guerra Fria nos anos de 1960. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das foras armadas norte- americanas de manterem as comunicaes em casos de ataques inimigos ( ex URSS) que destrussem os meios convencionais de telecomunicaes. Alm de ser utilizada para fins militares, nas dcadas de 1970 e 1980 a Internet foi utilizada como meio de comunicao acadmico. Estudantes e professores universitrios, principalmente dos Estados Unidos, trocavam idias, mensagens e descobertas pelas linhas.

Na dcada de 1990, ocorreu a popularidade e a expanso da Internet. Para facilitar a navegao, surgiram vrios navegadores (browsers) como por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. A internet deu seus primeiros passos a partir de cabos e fios. Era discada e de baixa velocidade, alm de soar como algo bastante antiquado. Alguns jovens utilizavam-a para o conhecimento e diverso em sites de games e salas de chat. Desempregados enviavam seus currculos por e-mail para agncias de emprego. J as empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam.

Alguns anos depois comeou a utilizao da banda larga, a qual era cinco vezes mais rpido do que a conexo discada e era possvel falar ao telefone ao mesmo tempo. E foram as conexes da famlia xDSL (Digital Subscriber Line, ou linha de assinante digital) as primeiras a se popularizarem nesse sentido. Mais tarde a internet a cabo com suas vantagens, como a grande velocidade que varia entre 70 kbps e 150 Mbps foi aderida por muitos internautas. Alm disso, a internet a cabo facilitou a criao de redes de computadores, dividindo a conexo com mltiplas mquinas, sem contar a distribuio sem fio atravs de roteadores wireless. Com a Era da portabilidade, veio a internet com conexes que dispensam fios e cabos, a internet wireless mostrou que podemos navegar em qualquer lugar.

A partir de 2006, comeou uma nova era na Internet com o avano das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferncia dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Twitter, que viraram febres mundiais. Em 2010, um novo servio virou febre no mundo da Internet. Conhecidos como sites de compras coletivas, eles fazem a intermediao entre consumidores e empresas. Estes sites conseguem negociar descontos para a venda de grande quantidade de produtos e servios. Os consumidores compram cupons com 50% de desconto ou at mais. Os sites que mais se destacam neste segmento so: Peixe Urbano e Groupon.

You might also like