You are on page 1of 2

A Poltica Nacional de Sade Mental, apoiada na lei 10.

216/02, busca consolidar um modelo de ateno sade mental aberto e de base comunitria. Isto , que garante a livre circulao das pessoas com transtornos mentais pelos servios, comunidade e cidade Este modelo conta com uma rede de servios e equipamentos variados tais como os Centros de Ateno Psicossocial (CAPS), os Servios Residenciais Teraputicos (SRT), os Centros de Convivncia e Cultura e os leitos de ateno integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internaes em hospitais psiquitricos, tambm faz parte desta poltica. Na ateno integral em lcool e drogas, alm de todos os recursos da rede, conta-se ainda com leitos de retaguarda e a Escola de Redutores de Danos.

Mais sobre os servios disponveis em Sade Mental


Centro de Ateno Psicossocial CAPS: Os CAPS so instituies destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integrao social e familiar, apoi-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento mdico e psicolgico. Sua caracterstica principal buscar integr-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu territrio, o espao da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usurios e familiares.

CAPS I Servio de ateno a sade mental em municpios com populao: de 20 mil at 70 mil habitantes. Existem 788 unidades no pas. CAPS II Servio de ateno a sade mental em municpios com populao: 70 mil a 200 mil habitantes. Existem 424 unidades no pas. CAPS III Servio de ateno a sade mental em municpios com populao: 200 mil habitantes.Existem 56 unidades no pas. CAPS ad servio especializado para usurios de lcool e drogas. (de 70 mil a 200 mil habitantes). Existem 268 unidades no pas. CAPS i - servio especializado para crianas, adolescentes e jovens (at 25 anos). Acima de 200 mil habitantes. Existem 134 unidades no pas. Servios Residenciais Teraputicos SRT: So casas localizadas no espao urbano, constitudas para responder as necessidades de moradia de pessoas com transtornos mentais graves egressas de hospitais psiquitricos ou hospitais de custdia e tratamento psiquitrico, que perderam os vnculos familiares e sociais; moradores de rua com transtornos mentais severos, quando inseridos em projetos teraputicos acompanhados nos CAPS. So 596 casas no Brasil, com 3.236 moradores. Programa de Volta para Casa PVC: Tem por objetivo garantir a assistncia, o acompanhamento e a integrao social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais, com histria de longa internao psiquitrica (02 anos ou mais de internao ininterruptos). parte integrante deste Programa o auxlio-reabilitao, pago ao prprio beneficirio durante um ano, podendo ser renovado, caso necessrio. So 3.832 beneficirios do PVC no pas. Leitos de Ateno Integral em lcool e outras drogas: So leitos de retaguarda em hospital geral com metas de implantao por todo o Brasil.

Escola de Redutores de Danos ERD: As Escolas de Redutores de Danos do SUS tem como objetivo a qualificao da rede de servios, por meio da capacitao terica e prtica de segmentos profissionais e populacionais da comunidade.

You might also like