Liderança e motivação: Mantendo a motivação no trabalho de equipes

Artigo dividido: Parte 1 | Parte 2 |

Se sua equipe está sem vontade, amarelando e perdendo cada vez mais a motivação, você precisa tomar uma atitude! Todo empreendedor é líder e como tal precisa entender como funciona a motivação no trabalho.

Motivação é um assunto muito discutido entre empreendedores. Ainda assim poucos a compreendem totalmente, como ter uma equipe sempre motivada ainda é um mistério. Eu mesmo sofri grandes decepções até entender onde estava a lacuna, a falha em muitos treinamentos por aí. Os consultores e palestrantes nos deram muitas idéias, nós aplicamos cada uma delas. O resultado final foi satisfatório, porém por um período curto de tempo. A motivação não se mantinha. Os efeitos disso no negócio podem ser desastrosos se providências urgentes não forem tomadas, não só pelo amarelamento das equipes, mas também porque uma turma desmotivada é um sintoma de outras áreas doentes no empreendimento. Se seu negócio está sofrendo com:
• •

Alta rotatividade de funcionários Diminuição da produtividade

é um desejo interno. essa virose é altamente contagiosa. uma vontade espontânea. se ela é levada a agir por um impulso interno. Se não houvesse o estímulo externo ela não teria feito nada. atrasos e um monte de desculpas Pessoas tristes. gerando insatisfação. . é possível transformá-la em ação voluntária constante. Já no movimento. melancólicas e irritadiças Funcionários com o desempenho despencando Resultados aquém das metas definidas Então sua turma pegou a virose do amarelamento e está sem motivação. até quem estava animado vai desanimar porque. Como liderar e motivar a equipe de trabalho Você pode me dizer que se a verdadeira motivação precisa vir de dentro de cada um. ganhar uma recompensa ou competição e o impulso inicial partiu de um terceiro e não dela própria. Entendendo o que é motivação e movimento Alguns consultores vendem movimento como se fosse motivação. Com a verdadeira motivação em cena. • • Movimento é fácil e tem resultados rápidos Motivação é difícil e tem resultados duradouros Quando alguém faz algo para evitar punição. Então é preciso cuidado e planejamento. mas antes da cura será preciso entender um pouco mais sobre a teoria da motivação. tudo volta a estaca zero.• • • • • Erros tolos e constantes Faltas. mas vejo espaço para ambos serem aplicados. direcionada a metas e objetivos com a ajuda de treinamentos e não há efeitos colaterais. Se a iniciativa para realizações parte da própria pessoa por uma necessidade interior. Se algo não for feito logo. para piorar. cada um em seu devido momento. Existe discussão sobre qual está certo ou errado. está na verdade estimulando movimento criado artificialmente e quando isso acontece por engano o resultado no longo prazo é um tiro pela culatra. um desejo. Bingo! Quando um líder diz ter motivado sua turma. Será que existe alguma vacina para ela? A resposta é sim. então essa pessoa está motivada. essa pessoa foi posta em movimento. então ninguém motiva ninguém. Há muita diferença entre uma coisa e outra e é aqui que está o pulo do gato. podendo até ficar pior do que estava antes. se os estímulos cessarem ou não forem progressivos.

Autor desconhecido. O melhor dos dois mundos! Combinação fatal. basta saber separar motivação genuína de movimento artificial. estimulando quando necessário o ’movimento’ inserido dentro de uma plataforma contínua de ‘motivação genuína’. para aplicar em suas respectivas categorias. de maneira consciente e conjugada. mas pode levá-lo até o rio. Consultoria e comunicação para motivação esfuziante de equipes Artigo dividido: Parte 1 | Parte 2 | . Os benefícios? Você ganha em um pacote só. No próximo artigo você verá dicas práticas de motivação. sem os efeitos colaterais indesejáveis da aplicação de ‘movimento’ isoladamente. Somente sabendo separar os tipos de motivação é possível começar a catalogar todas as técnicas que você já aprendeu e virá ainda a aprender. Não é possível ter controle sobre as vontades de outras pessoas. Assim você pode criar um plano de motivação. motivação de longo prazo com direito a sprints dinâmicos. mas seu empreendimento também é seu laboratório e dentro deste espaço é possível fazer mudanças visando alterações comportamentais. entendendo porque funciona. segregando-as nas duas categorias: motivação e movimento.Então como é que faz?! A resposta está numa frase que ouvi de um dos bons palestrantes que já assistimos. Com base nele você poderá copiar e acrescentar as suas próprias técnicas. ele sabiamente proferiu: Você não pode motivar um cavalo a beber água.

Já vimos como é importante saber separar os tipos de motivação a fim de não esperar os resultados errados da aplicação delas. sai na frente. Com o tempo.Motivação boa é resultado do diagnóstico e formulação de soluções para seu fluxo de trabalho e deve ser planejada desde o início. maior seu acervo de técnicas. sem entender muito bem o que está fazendo. No artigo anterior aprendemos que tentar aplicar técnicas de motivação aprendidas aqui e ali. para troca de idéias (comunicação) de cunho gratuito. onde quem domina a comunicação estratégica com maior eficiência. motivação e movimento. Saiba como aplicar técnicas de motivação de maneira sistemática e tenha uma equipe arrasadora. Quanto mais souber. Um dos objetivos do nosso blog é manter uma comunidade de empreendedores. Usando esta estrutura motivacional fica fácil alimentar-se de técnicas práticas de motivação. Então segue minha colaboração sobre . vamos acumulando conhecimento e criatividade suficientes para liderar qualquer equipe. Entra aqui o jogo de cintura. Resultados que duram pouco. E que um recurso prático é catalogar estas técnicas em duas categorias. com conceitos humanos. quando o que queremos é manter a motivação de nossas equipes de trabalho sempre em alta. nos mais variados estados de movitação. conseguidas através de consultoria paga e/ou comunicando-se com grupos empreendedores. Dessa forma é possível modificar o ambiente de trabalho e aumentar a qualidade de vida dos envolvidos de maneira sistemática e planejada. pode na verdade desmotivar todo mundo. Duas excelentes fontes de experiência.

ou seja. o faça com base no perfil de cada um. com dicas práticas para serem aplicadas com consciência e já separadas em suas categorias. prefiro a segunda definição. Colocar a pessoa certa no lugar certo motiva e errar nessa análise desmotiva! Por exemplo. Avaliar o desempenho regularmente. Permita que ele próprio se avalie e compare os resultados com a sua avaliação. Quando contratar ou realocar indivíduos. Isso dá ao funcionário uma direção a seguir e objetividade ao gerente ou empresário. qualquer coisa. Promova canais de aprimoramento como cursos de línguas.o assunto. Dicas práticas de motivação (duradoura) Alguns especialistas a chamam de motivação intrínseca. • • Cada perfil no seu lugar. • • • • . Esta motivação está relacionada ao SENTIMENTO e deve ser aplicada com planejamento. e principalmente onde exatamente ele precisa melhorar. Cumprir antes de prometer. Crie um sistema simples de avaliação do desempenho dos funcionários. Dar retorno (feedback). sejam elas no imóvel. O sistema de avaliação pode ser usado como feedback. basta listar as tarefas deles e dar notas. Dar perspectiva de crescimento. Só comunique quando tiver certeza que será feito. A motivação que dura e deve ser aplicada como plataforma constante na sua equipe é a que altera condições emocionais. treinamentos ou nos produtos. filhos e outros parentes vejam que seu funcionário é um cara nota dez. Transmita o reconhecimento do trabalho bem feito aos familiares dos envolvidos. Criar uma expectativa e não cumprir é broxante. Antes de comunicar quaisquer melhorias que forem feitas aos funcionários. Reconhecer o trabalho bem feito. Parabenizar um funcionário ou equipe pelo trabalho bem feito é necessário. a fim de mantê-la como parte das regras e políticas da empresa. Se estamos satisfeitos ou não com ele. outros de motivação emocional. ajude a pagar faculdade. Particularmente. mas você pode ir além. destacar o tímido para falar em público e amarrar o vendedor forte e cheio de empatia atrás de uma mesa. Utilize o poder de negociação da empresa para conseguir benefícios aos que trabalham nela. treinamentos em outras cidades (ou países). Envie mensagens de agradecimento com cestas básicas para que os cônjuges. para informar o funcionário em que pé ele se encontra na empresa. É muito importante manter o sentimento de crescimento pessoal. Faça uma avaliação particular e outra com o funcionário. nos móveis. Prometer e cumprir rapidamente é motivante. com tarefas burocráticas. Garanta a realização. conversem sobre as discrepâncias assertivamente. constantemente.

substitua o funcionário que não evolui e caiu nessa vaga. as proativas e as reativas. Há dois tipos de pessoas. automaticamente você dá a ele uma reputação a zelar. • • . mas para as reativas é necessário lembrar que a coisa pode piorar se ela não se mexer.• Criar o céu e o inferno. Incentivos funcionam bem para as proativas. dê chance a outros e dispense os que não querem ficar. Uma vez por ano. é importante para valorizar as metas estipuladas. Ele vai brigar por suas próprias idéias e conquistas buscando manter-se sempre em ação. Quando você reconhece o trabalho do funcionário em público e mostra os efeitos de seus atos e idéias. Trabalhe com uma vaga de troca na equipe. Ofereçer uma reputação a zelar. Se existe o inferno. Se esse sentimento não existe. O sentimento de objetivo atingido. então faz-se necessário comemorar quando metas são atingidas para as coisas não perderem o sentido. então tanto faz atingir ou não metas. Comemorar as conquistas. que é a pessoa não poder mais fazer parte da equipe.