Coletânea de besteiras escritas em provas, ao longo do ano de 2006

Professor Ricardo Pinheiro
P.: Cite três tipos de problemas com a instalação elétrica que podem danificar um equipamento. ● (...) problemas na rede de computadores. ● (...) picos, vales... ● Quando você coloca um dispositivo no lugar errado. ● Sobretenção. ● (...) desarmamento (interruptor). P.: Qual a função do fusível? ● Estabelecer a relação da máquina quando está ligada ou desligada. ● O fusível é um disjuntor, quando a rensão termomagnética é acima do limite (...) ● Manter o relógio ativo quando o computador for desligado. ● Controlar a passagem de corrente elétrik e filtra para que possa ser transformada. ● (...) um cabo sai de dentro do vidro (...). P.: Por que os gabinetes são feitos em metal? ● Porque o metal não é condutor de eletricidade. ● Evitar a consertação de energia. ● Dicipar melhor o calor. ● Evitar transferências externas. ● Para proteger os hardwares das mesmas, porque são muito frágeis. ● Porque o metal é um ótimo condutor elétrico (2). ● (...) danificações. ● Para que não haja muita tensão para a placa-mãe. P.: Quais são os 3 tipos de barramento simultâneos que existem no computador? ● Barramento interno, externo e VGP. P.: O que é resistência elétrica? ● É a instalação de fios. ● É uma paradinha que riziste a todo tipo de eletricidade. ● É uma resistência que controla a voltagem execiva da corrente elétrica. P.: Cite duas diferenças entre fontes AT e ATX. ● AT tem 2 slots com 6 fios cada. ● Pentes de memória e placa de vídeo. ● AT - cabo de HD são dois, P8 e P9. ● No padrão AT existia o botão turbo, e no ATX não. ● AT tinha a chave keylock e o ATX não. ● AT – mais antiga, hoje em descaso. ● AT - + velhas, são em formato eUe e tem + cabo para ligar o PC; ATX - + novas, lateral deslokvel e som o cabo acima. ● AT – processador antigo; ATX – processador mais comum. P.: Por que a necessidade de usarmos gabinetes torre média com os computadores de hoje em dia? ● Para nada ficar expremido. ● Porque possuem números de baias de acordo com a demanda do consumidor, nem pouca nem muita. ● Porque houve um aumento no tamanho de seus componentes.

P.: Quais são as diferenças entre as portas USB e Firewire? ● (...) Firewire pode-se conectar mais que 127 dispositivos. ● Firewire usa transferência issócrina. ● As portas USB são para entrada de dados. ● (...) A Firewire é feita dados em banda larga. ● USB possui 2 ou mais portas de comunicação, podendo chegar mais de 12 portas. Firewire possui 3 portas de comunicação. P.: Como funcionam as portas serial e paralela? ● Serial - só é encontrada nos conectores de mouse e teclado. ● Serial - bbbbbbbbbbbb ● Paralela - manda dados interligados. ● As portas serial não tem segmentos, e as paralelas posssuem segmentos. ● As portas seriais enviam informações durante a transmissão de dados, e as paralelas enviam apenas 1. ● As portas serial você pode colocar o mouse e o teclado (...). ● São para alguns hardwares tipo impressora, scaner e etc... Servem tmb (+ não são as adequadas) para ligação tipo LAN. ● Paralela – recebe e envia energia. P.: Quais são os slots de expansão atuais que estão sendo utilizados pelas principais placas-mãe comercializadas NO MERCADO de informática? ● (...) IRQs, DMA. ● Asus, ISA, Intel. ● DIMM. ● ISA, AGP e ISA. ● SIS, ALLE (Ali). ● São os slots da Intel: Soyo, Ali, Gigabyte, etc. P.: Qual a função de um filtro de linha? ● Filtrar transferências eletromagnéticas.  P.: Para que serve o slot AGP? ● Transferência de taxas ● Slot de expansão, serve para expandir. ● Serve para o gerenciamento de informações para a (...) de um periférico para a placa-mãe. P.: Por que os espaçadores que ficam na bandeja devem ser isolantes? ● Para que não haja um infevido aumento de energia para o equipamento. ● Para que não queimem. P.: Qual a função do chipset ponte norte? ● Proteger. ● São responsáveis pelo envio da mensagem. P.: O que é o princípio de Joule? ● Tempo de uma corrente elétrica, T=1/f. ● É quando parte da energia se perde em forma de calor. ● Interrupção do envio de energia caso haja sobrecarga. ● Toda energia é transformada em calor (2). ● É parte da energia que eomirde corrente de calor. ● Quando a energia fica muito alta, ela é transformada em calor.

P.: Qual a função do disjuntor? ● Ligar e desligar. ● Quando a tensão for maior do que a tensão nominal aquele e rompe o interruptor. ● (...) o disjuntor tem uma trava termométrica. P.: Cite e explique os três tipos de barramento interno (local) encontrados em uma placa-mãe. ● Processador. ● Mem RAM. ● Plak de vídeo. ● É quando vc vai a uma festa e ñ deixam vc entrar!!! ● UCP (dados, endereço) ● MP P.: Para que serve a bateria, que está na placa-mãe de um PC? ● Ela fornece energia para se manterem armazenados os dados e informações na memória. ● Para suprir a necessida de energia durante um determinado tempo. ● Serve para componentes externos como fusível da placa-mãe.  P.: 3 tipos de barramento interno: ● (...) ● Endereços onde serão lidos ou salvos os dados. ● E no terceiro é se os dados serão lidos ou salvos. ● Barramento de comando. P.: Qual a função do barramento? ● Conduzir sinais eletrônicos para os componentes. P.: Qual a função exata do barramento em um computador? ● Ligar os “acessórios” à plak-mãe. ● Coordenar as funções da placa-mãe. P.: O que é um corpo isolante? ● Corpo que não atrai energia elétrica. ● Porque é isolante e impede que aconteçam interferências. P.: Por que o barramento PCI é o mais usado hoje em dia? ● (...) serve melhor para placas de vídeo. P.: As memórias de hoje em dia tem arquitetura DDR. O que é isso? ● É um padrão, com um tracinho no meio. P.: Defina as seguintes características para memórias: ● Arquitetura ● SIMM e ADM ● Volatilidade ● RAM, sem ela o computador não funciona. P.: Defina as seguintes características para UCPs: ● ULA - Unidade de Leitura Aritimética (2 vezes); Unidade de Longitude Aritmética; ● Registradores de estado - Registram as informações a serem processadas; registram a parte fixa do processador; registra dados os dados e grava também; é quasi mesma coisa que a

● ● ●

cache só que tem mais recursos; Fator multiplicador - Multiplica as informações processadas; Desafoga a ULA, pois faz os cálculos racionais; faz dado o processo e depois vai multiplicando os dados; multiplica tudo que a UCP manda para ela, deixando assim mais fácil de processar e ler; ele melho o seu desempenho quando é para bons gráficos; multiplica os dados da informação para evitar falha; é o fator presente na ULA, que faz operações; é o fato que multiplica a velocidade do processador; melhora o desempenho de sistemas gráficos; mesma informação sendo processada várias vezes; é o número que multiplica a frequência do processador. FSB (Barramento de entrada) - 16 a 128 Mbits/s; por onde passam os dados durante a entrada dos mesmos. Frequência de operação - a quantidade de uma determinada operação sobre uma determinada medida; frequência alta; Tensão de operação - é quando a operação, está com uma taxa alta de dados processados; é o aumento do circuito elétrico; quando há o gasto redundante de tempo com o processamento de algumas informações; trava no sistema; conjunto de energia elétrica média em volts; dificuldade da operação a ser feita pelo processador;

P.: (...) E como eu poderia melhorar a taxa de transferência desse HD? ● Fazendo overclock com nitrogênio líquido. ● Congelando ele com nitrogênio líquido. P.: O mesmo usuário cético (e chato) perguntou (...) Aí ele te pergunta se isso é realmente relevante, essa diferença. O que você diria a ele? ● Que naum, pois um releva o outro, depende da arquitetura. ● Pô cara, se é Intel então é melhor. ● Eu acho que isso não é relevante, pois o processadores da Intel e AMD operam de forma igualada um tanto quanto melhor que outro. ● Não, poderia melhorar a taxa de transferência (tirando arquivos não necessários para o PC). ● Que tanto faz. O importante é elas trabalharem bem. ● Sim, pois quando menor a cache maior é a rapidez e maior a frequência nos processadores. ● Sim, legal. ● Sim. Quanto menor a cache, maiores as frequências nos processadores e a rapidez também. ● Sim porque quando mais memória tiver a cache L2 mais rápida fica já que ela acelera a cache L1. P.: Qual é o papel da GPU, e quem são os principais fabricantes? ● Cuida dos dispositivos multimídia - MIDI, DMA ● AMD e Intel. ● ATE e SIS. ● Motorola, Imd, e etc. ● ATA. ● Samsung. ● Ethernet, MIDI. ● Arm. ● Placa de rede. ● NVIDEA. ● INT e Motorola. ● Intel e Samsung. ● Nvidia, Opteron, Sepron, Intel, etc. ● PGA, Nvidia, AMD, Intel. ● Transmissão de sinais. ● Gerenciar os processadores.

● ●

Unidade gráfica do processador. Te dá maior privacidade para entramet dos que querem saber o que faz.

P.: Monitores LCD estão na moda (...) |Cite três desvantagens dos LCD em relação aos monitores tradicionais, de tubo de imagem. ● (...) são muito mais caros e a redesenhação da imagem ocorre (...) ● Eles queimam mais facimente com a imagem estática. ● (...) causa problema na visão (...) ● Para jogos eles não são tão bons, deixar longe do alcance das crianças por causa da espécie de líquido. P.: Qual a vantagem dos softmodems sobre os hardmodems? ● É que ele é mais barato (na minha opnião é um lixo). ● Os softmodem são mais completos que os hardmodem. ● Que quem faz a mudança de analógico para digital é a UCP e é mais rápida e não ocupa espaço. ● Ele é mais rápido. ● São mais rápidos e são externos. P.: Quais as vantagens dos hardmodems sobre os softmodems? ● Possui um chip que faz a conservação a UART não sobrecarrega a UCP. P.: Os drives são muito comuns, o que é uma vantagem, mas tem uma tendência a sumirem do mercado. Quais são os problemas que os drives trazem, e quais dispositivos podem vir a substituílos? ● Pouca durabilidade e são inconfiáveis. ● Os pen-drives, cabe muito mais coisas e você pode carregar para onde te dar na tela (KIZR). ● Não são portáteis. ● Drivers removíveis (...). ● O pen-drives (...). ● (...) são menos voláteis (...). P.: Quais são os padrões de placas de rede com fio mais comuns? ● CGA, PEGA, ETHER, ETHERFAST, etc. ● A transada e a coxial. ● ADSL. ● INT. ● Discada e banda larga (56, 128, 256, 1 Meg). ● Padrão IDE e ADM. ● Softmodem e hardmodem. ● 3D, Modem. ● São os padrões de placas para par transado. ● 40 e 80 vias. ● 802.11a e 802.11g P.: O barramento SCSI tem vantagens sobre o IDE, mas também desvantagens. Cite 2 vantagens e 1 desvantagem. ● Menos forma de armazenamento. ● (...) possuem até 7 outros conectores. ● O desempenho é melhor, e é mais leve. Mas são muito frágeis. (...) CD é uma mídia mundial.

Erros de português: Desenhar virou dezenhar. Discman virou disquemem. Disjuntor virou dijuntor. Espremido virou expremido. Expansão virou expanção. Extensão virou estenção. Elétrica virou elétrik. Gigabyte virou gigabate. Sujeira virou sugeira. Veloz virou velox.

Achar virou axar. Acho virou axu. Excessiva virou Execiva. Cansa virou cança. CD-ROM virou cdrow. Chip virou ship. Instruções virou estruções. Máquina virou maqna. Tracinho virou trasinho.

Pendrive virou pendraive. Pendrive virou pin-drive. Pendrive virou pendriver. Posso virou poço. Pentes de memória virou pinos de memória. Sobretensão virou Sobretenção. Softmodems virou sofmodems. Tridimensional virou tridimencional.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful