Coletânea de besteiras escritas em provas, ao longo do ano de 2009 Professor Ricardo Pinheiro 1) O que é a largura de banda, e no que isso

influencia o tráfego de dados? ● É a velocidade da Internet (...) ● É a extensão da banda, ela pode influenciar deixando o tráfego mais rápido ou deixando lento. 2) Quais são os 4 tipos de ruídos que podem interferir numa comunicação? ● Eco, contido, intermodular, termológico, crossblack. 3) O que é uma fonte de potência real? ● É quando vem especificando na fonte quantos Kb ela possui. ● É uma fonte com potência alta. ● Que tem a potência contínua. ● É uma fonte que demonstra sua capacidade através dos cálculos de potência dos seus valores. 4) Por que a modulação e a multiplexação do sinal caminham próximas? ● (...) pois multiplexação une os bits e ao separar ele usa a modulação para voltar à forma original. 5) Qual é a diferença entre as placas mini-ATX e full-ATX? ● A placa ATX, também conhecida como full-ATX (...) geralmente mais cara dos que os outros porque ele tem 600 slots de expansão. ● (...) a mini-ATX é usado pela placa-mãe. ● (...) já o full-ATX é usado por todos. 6) Por que a administração centralizada da topologia em estrela pode ser tanto boa quanto ruim? E você, o que você acha? ● A topologia em estrela foi um avanço, que já está sendo trocada, que agilizou a troca de informações. ● É boa porque só farás comunicação com o modulador (...). 7) Cite: ● 2 problemas que fontes de alimentação de baixa qualidade podem ocasionar: ● desestabilizar a energia da casa do usuário e queimar o PC. ● (...) mal funcionamento (...). ● É lento, queima. ● 2 partes de um gabinete: ● Placa-mãe e processador. ● Desktop e fonte. ● HD e unidade de discos. ● CD-ROM e fonte. ● Placa e ventoinha. ● Desktop e torre. ● Placa-mãe e baias. ● 2 funções de um no-break: ● Economia de energia. ● (...) pode ser ON e OFF. ● (...) podem ser OFF e ON. ● Estabilizar energia, garantir um pouco mais de energia, em caso de queda de energia, por alguns minutos. ● 3 componentes que existem numa placa-mãe: ● Placa de vídeo. ● Memórias, slots e HD.

Processador, UCP, memória. Placas de extensão. Baias, chipset. Chipset, Intel. PCI, UCP e ATX. ● 2 funções de um filtro de linha: ● Resiste a transientes. ● Uma segurança na resistência elétrica com o fusível e corromper as frequência de eletricidade. ● On-line e off-line. ● É onde ficam os fios de linha e armazenar os fios separadamente.
● ● ● ● ●

8) Justificativa apresentada: ● Pois está no caderno. 9) Padrão de placa-mãe: ● Gigabyte, Intel. 10) Por que temos atenuação do sinal? ● Porque o sinal perde energia e calor por radiação. 11) Identifique os dispositivos encontrados na placa-mãe destacados e enumerados: ● Slots de expansão: Expansões para placas de vídeo e etc; condutores; hipset; arco voltaico; baias; slot de memória; Jesus; memória; chipset. ● Chipset: No-break; HD; processador; bateria; memória; processador; PCI ● Soquete do processador: placa mãe; BTX; chip; ● Controladoras IDE: Memória; ● Conector para fonte: chipset; energia da mobo; condutor; Jesus; barramento de energia do processador; capacitor; bateria; cooler. ● Porta paralela: Placa de vídeo; entrada de vídeo; entrada para o monitor; Jesus; som onboard; negocinho da placa de vídeo; expansão do mouse; power. ● Slot para memória: barramento; baias; slot de expansão; Jesus; ISA; placas de expansão. 12) Cite diferenças entre VDC (tensão em corrente contínua) e VCA (tensão em corrente alternada): Os nomes. ● VDC sãos os fios, VCA são os cabos. ● Tensão em corrente contínua é aquela que você não pode monitorar, alterar, e a alternada você pode. ● Corrente alternada – é uma corrente periodicamente; Corrente contínua – é uma corrente alternada. ● Tensão em corrente alternada – ele alterna devido sua função, já o de corrente contínua ele continua sendo como ele é devido a sua função. ● A contínua vai do positivo ao negativo e a alternada varia do positivo ao negativo e vice-versa. ● VCA – não contínua; VDC – contínua. ● Alternada – é alternada; contínua – é contínua (resposta de gênio) 13) Qual o princípio de funcionamento do disjuntor? ● Armazenar uma energia reserva. ● Armazena energia elétrica. ● Abaixar o calor da eletricidade. ● Ele ajuda na preservação dos aparelhos. Ele desarma quando a frequência sobe. ● É como se fosse um interruptor é só que ele drena energia. ● Disjuntar as pastes dele, daí o nome disjuntor. ● Ter uma corrente alternada ou contínua. ● Fornece energia para o computador sem causar nenhum danos a ele.

● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

Funciona quando há energia, quando o computador estiver ligado e faltar luz pode haver queimado o disjuntor. O disjuntor funciona mais ou menos sobre o princípio de Joule. Que extremamente se parecem com os instrumentos, mas internamente possuem um mecanismo. Módulo que fornece energia elétrica ao micro. Para separar os tipos de uma ligação em determinado lugar. Quando a corrente elétrica é muito grande, o fio parte, impedindo-a de chegar a máquina. Pra cima liga, pra baixo desliga. Quando ligado permite que a corrente passe, quando desligado não permite. Liga e desliga a energia. Ele é termomagnético e funciona de forma contínua e alternada. Para alterar a intensidade da corrente.

14) Quais são os dois tipos de gabinetes mais usados nos computadores? ● Deitado e em pé. 15) Em informática, onde podemos usar o conceito de frequência? ● Em potência. ● Na instalação elétrica e nas ondas eletromagnéticas liberadas do processador para os outros componentes como soma de instrução. ● Para medir a frequência elétrica. ● Dentro do computador. ● No gabinete. ● Nas ondas eletromagnéticas. ● Nos computadores, no compartimento dos computadores. ● Com a presença na aula. ● O conceito de frequência é utilizado para medir a velocidade entre um ciclo e uma onda. 16) O que é período e o ciclo de uma onda? ● Período é o momento em que ela está transportando energia. Ciclo é o conjunto de transporte. 17) O que é a amplitude e o comprimento de uma onda? ● É o quanto ela vai se estender. ● Amplitude é quando usa 2 cristas ou 2 vales. ● Grandeza de intensidade da onda. ● É como ela se desenvolve. ● Duas coisas diferentes. ● A capacidade de ser transmitido energia com um disjuntor desligado. 18) Por que dividir o barramento em três? ● Para melhor organização de acordo com o gasto / fornecido de energia. ● Pra ele ser tri. Tri-campeão que nem o Mengão. ● Porque é trifásico. ● É dividido em barramento de vídeo, barramento o mais comum e barramento de memória. ● Porque é mais seguro. ● Para dividir melhor as descargas elétricas. ● Pra ficar legal. ● Para que os dados fluam mais rapidamente. 19) Quais são os dois padrões de gabinetes mais usados nos computadores? ● UCP e alto-falante. 20) O que é modulação? ● É o grau de alteração de desempenho sem alterar o projeto original.

21) Como é um cabo coaxial por dentro? ● É feito de fibra ótica. ● Dentro do cabo coaxial se encontra a fibra ótica. 22) O que é uma topologia totalmente conectada? ● É uma topologia onde não existe servidor; todas as máquinas são ligadas uma nas outras. 23) Por que uma topologia totalmente conectada é inviável? ● Porque sempre haverá interferência no sinal ou algum problema no conector. ● Porque pode ser que dê certo, ou não, depende muito da localização de onde estiver recebendo o sinal. 24) Na banda larga do tipo ADSL (Velox), é usada a multiplexação por frequência. Por que? ● Porque varia de uma forma discreta. 25) Qual é a idéia por trás dos conceitos de cliente e de servidor numa rede? ● O cliente de receber uma boa informação, boa banda larga. Já o servidor tem o propósito de obter o melhor resultado possível. 26) Como é feita a transmissão do sinal numa topologia em barra? O que isso acarreta? ● Cada nó tem um endereço de barra. 27) O que é o Princípio de Joule? ● Corrente muito alta, o fio esquenta e se rompe. ● Quando o ar frio entra no gabinete aí ele aquece e sai como ar quente. ● Todo circuito dissipa parte da energia elétrica por ele consumida na forma de ciclos. ● Uma forma de calor. ● ... Ronaldo. ● É utilizado em volts ou em watts. Pois ele que mede os volts ou watts da energia. ● Quando a máquina esquenta, pode danificar. ● È o princípio de energia. ● Prender animais selvagens. ● É a Angelina Joule, que namorava o Brad Pitt! ● Um fusível é um princípio de Joule. 28) Qual é a vantagem em termos uma instalação elétrica de baixa tensão trifásica, ao invés de uma monofásica? ● A tensão trifásica tem mais opções. ● A vantagem é que a trifásica tem 3 fases. ● A frequência é maior. ● A frequência de alta tensão. ● Porque a trifásica é mais segura, pos tem o fio terra, o que no monofásico não tem. ● Porque irá usar 3 fases e 3 neutros, já se ele fosse monofásico irá usar apenas uma fase e um neutro. 29) Por que um gabinete é feito de metal? ● Para evitar ondas eletromagnéticas. ● Para que o ar possa circular. ● Porque por dentro do gabinete é muito quente para não correr nenhum risco. ● Para diminuir a intervenção eletromagnética. ● Porque esquenta muito. ● Pois ele utiliza ar quente e tempo aquecimento, por isso que utilizaram o metal. ● Porque metal aguenta a temperatura quando esquenta. ● É um material que não deixa escapar energia (não deixa o usuário tomar choque).

● ● ● ● ● ● ● ●

Porque o metal é o melhor material para evitar calor. Porque o metal não queima facilmente, e isso evitaria acidentes maiores, em caso de incêndio. Para conter as ondas elétricas. Porque dentro dele contém oselementos que compões nele. Ele conduz mas compatível. Porque é mais resistente e afasta a magnetividade. Para não conduzir energia elétrica. Para não interferir na corrente elétrica do computador. Para expandir a eletricidade.

30) Para que serve um ponto de montagem? • Serve como coringa. 31) Quando mudamos o nível de inicialização do sistema? • Quando usamos o comando UNIT. 32) Cite 2 exemplos de um dispositivo de bloco e de um dispositivo de caractere. • Dispositivo de bloco: /tmp; dispositivo de caractere: {}. 33) Qual é a diferença entre os dispositivos de bloco e de caractere? • O tamanho do arquivo. 34) Descreva o que os seguintes comandos Unix fazem: • kill -9 2395 • Elimina o processo 2395 em 9 segundos.

cd ~/Mail/ • Acessa o diretório Mais em seu diretório.

35) Qual é a diferença entre: ● Fonte de potência real e fonte comum. ● A comum ajuda na entrada de ar e a real ajuda na saída de ar. ● Faz conta com número quebrado e fonte comum faz com todos os números. ● Fonte de potencial real é aquela que vem dizendo que vem dizendo que é uma coisa mas é outra. ● Fonte de potência real é aquela onde a potência vem direto. A fonte de potência comum é aquela onde a potência está estabilizada. ● Fonte real tem até uma carga curta, e a comum é arredondada. ● Uma fonte é mais forte do que a outra.

Gabinete desktop e gabinete torre. ● Gabinete desktop é mais frágil e o gabinete torre é mais resistente. ● Gabinete desktop – tela; gabinete torre – torre do PC. ● Gabinete torre – é feito no solo (Aterramento). Placa-mãe padrão AT e placa-mãe padrão ATX ● AT não tem X, e ATX tem um X no final. No-break e estabilizador. ● No-break é de tensão em corrente contínua, e estabilizador é de tensão em corrente alternada. ● Estabilizador – É a fonte de alimentação de energia; no-break – é usado como off-line ou on-line. Tem 3,3V, - 5,5V, etc. ● No-break é mais utilizado para reservar uma energia. O estabilizador também tem essa função só que com mais tempo.

O no-break é utilizado para computadores menores e o estabilizador para computadores normais. ● Estabilizador – regulador de tensão; no-break – fornecimento interruptor de energia. ● No-break – fornecimento ininterrupto de energia; estabilizador – fornecimento interrupto de energia.

31) Qual é a função de um firewall? • Prevenir contra pequenos vírus, worms ivadam a rede ou o computador. • Proteger a integridade de uma rede por meio de códigos. 32) Por que temos um modelo de arquitetura de redes, como o modelo OSI? • Para facilitar a manutenção de um determinado erro, por exemplo. 33) Como é um cabo coaxial por dentro? • Constituído de cobre rígido e um material isoeletrônico. 34) Qual é a idéia por trás dos conceitos de cliente e servidor numa rede? • O cliente recebe o sinal e o servidor envia o sinal. 35) Quem consome mais memória da placa de vídeo, nessas resoluções abaixo? Explique por que você escolheu tal opção: • Porque o número de pixel é maior que os de bits. • Porque ela desenha 32 bits por segundo. • Consome mais energia pois 1024x600x8 é a maior quantidade. • Porque os bits são menores do que o pixel. 36) Cite duas diferenças entre os barramentos AGP e PCI Express: • Posicionamento e eficiência. • O PCI-Express é um barramento local, já o AGP é um barramento interno. • O PCI Express tem menos resistência, o AGP é mais resistente. Além do AGP ser mais resistente, ele é o mais usado hoje em dia. 37) Cite duas diferenças entre os barramentos ISA e AGP: • AGP – barramento interno. • ISA é mais caro e eficiente, já o AGP é mais usado. • AGP: é antigo e ineficiente; ISA: é atual e muito mais eficiente. 38) O que é memória SRAM, e porque ela é tão cara? • Porque é mais rápido e mais utilizado. • Porque é a melhor memória que existe. • É a memória da placa (a BIOS). • Porque não a quase fabricante no mercado. • É uma divisão da memória RAM. Pois é muito eficiente, porque poupa tempo. • É cara pelo fato de ser muito mais dinâmica do que a DRAM. • São memórias que processam dados rapidamente são mais usados para processar grandes quantidades de dados de forma rápida. • É a que está em uso. Padrão. • Porque é mais organizada e veloz. • Pois é utilizada como caixa e é muito rápida. • SRAM são os dispositivos que são conectados, como pendrive, CD, disc... • Ela é uma memória que facilita muito, por ser rápida e dá muito poucos erros ou quase nenhum, por isso ela é tão cara. • Memória SRAM é uma memória mais potente e por isso é mais cara. • Um sistema de arquivos definem como os dados estão da memória. • Porque ela guarda eletricidade estática, sendo mais rápida (não precisa de refrech).

39) Qual é a função do chipset ponte norte, numa placa-mãe? ● Ele possui uma frequência maior e melhor. ● É onde fica as entradas. Ex.: USB. ● Memória BIOS do computador. ● Tem função de controlar alguns tipos de fonte. ● É o diálogo o processador com o gabinete. ● Para estabelecer mais potência em seu funcionamento. ● Ser mais caro. Erros de português: Acho virou axo. Acionado virou asionado. Alta virou auta. Altera virou atera. Alto-falante virou autofalante. Alto-falante virou atofalante. Amplitude virou aplitude. Assemelha-se virou assemelhace. Atrás virou atráz. Capacitor virou capasitor. CD-ROM virou CDROOM Chassis virou chasi. Chipset virou chip 7. Chipset virou shipset. Comandos virou comados Conduz virou condus. Cooler virou coler. Descarga virou discarga. Desktop virou desquitop. Diferentes virou difentes. Disjuntor virou dijuntor. Palavras incompreensíveis: Danificamento Posisional. Dispersão virou desperção. Dissipar virou dicipar. Dissipar virou dessepar. Dissipação virou decipação. Dividido virou divido. Divisão virou divesão. Eletro-eletrônicos virou eletroseletrônicos. Em pé virou empé. Encapados virou encapatos. Enganosas virou enganozas. Evitar virou evidar. Expansão virou expanção. Extensão virou extenção. Fazer virou faser. Filtra virou fritra. Floppy virou flopy. Fornece virou fonece. Fosse virou foce. Horizontal virou orizontal. Impedindo virou impidindo. Impressora virou empressora. Informações virou inforações. Ininterrupta virou ininterrupita. Intervalo virou inintervalo. Invadam virou ivadam. Multiplexação virou multiplexão. Off-line virou of-line. Oscilar virou ocilar. Perda virou perca. Quantidade virou contidade. Receptor virou recepitor. Seguro virou ceguro. Síncrono virou sícrono. Slots virou sloths. Termomagnético virou tecno magnético. Transmissão virou transmição. Transportando virou tranportando. UCP virou USP. Ultrapassar virou utrapassar. Verso virou verço. Watts virou vats.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful