You are on page 1of 47

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONPOLIS

Av. Ary Coelho, n 829 Cidade Salmen Rondonpolis MT CEP 78705-050 (66) 3411-7600

ATPS- ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS Desenvolvimento Etapas 3 e 4

RONDONPOLIS MT 2013

Claudia Ester Duarte de Souza Fernanda Vieira Cabral Jose Renato da Costa Marcos Junior Barbosa Renaildo dos Santos Alves Valdineia Matos da Costa Wirllei da Cruz Quintino

-RA: 1171363796 -RA: 3200493569 -RA: 1153357416 -RA: 2504023153 -RA: 3200491622 -RA: 2565472441 -RA: 1107315222

CURSO ENGENHARIA DA PRODUO 4-5 Semestre 2 Bimestre

ATPS- ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS Desenvolvimento Etapas 3 e 4

Trabalho desenvolvido durante 2 bimestre da disciplina de Materiais de Construo Mecnica 45 semestre do Curso de Engenharia de Produo, Anhanguera Educacional Rondonpolis/MT como parte da avaliao da disciplina.

Prof. Ivan. de Oliveira

RONDONPOLIS - MT 2013
2

Etapa 3 Passo 1 (Aluno) Pesquisar em sites especficos da rea de materiais o diagrama de fase do material escolhido pela equipe. Em seguida, responder s questes a seguir. 1. Quais so as fases presentes no diagrama composio versus temperatura? 2. Quais so as caractersticas de cada fase? Respostas O silcio confere s ligas de alumnio fluidez na fundio e boas propriedades mecnicas, atravs de compostos que permitem que a liga seja tratada termicamente, sendo assim, um dos elementos mais comuns nestas ligas. Seu excesso na liga tende a formar segunda fase. Na liga binria Al-Si, podemos formar ligas com composio hipoeuttica e hipereuttica. O euttico formado a partir de lquido contendo 12,5% de Si a temperatura abaixo de 577C constitudo de fase alfa (soluo slida de Al contendo 1,65%Si) e fase beta (cristais puros de Si). As ligas Al-Si mais importantes so principalmente hipoeutticas com teor de Si variando entre 7 a 11%14;15. A microestrutura dessas ligas formada basicamente de dendritas de fase alfa e do euttico Al-Si. Velocidades de resfriamento lentas produzem microestruturas grosseiras, com o euttico se apresentando como grossas agulhas de Si numa matriz contnua de alfa. Esta estrutura constituda de clulas individuais no interior das quais as partculas de silcio parecem estar conectadas. Ligas com agulhas grosseiras de Si apresentam reduzida ductilidade devido a fragilidade provocada por essa fase. O resfriamento rpido, como ocorre em moldes metlicos, promove o refino da microestrutura e os cristais de Si, assumem morfologia fibrosa, aumentando seu limite de resistncia e tambm a ductilidade. O euttico pode ter sua microestrutura refinada e ter a morfologia de cristais de Si globularizada, com o uso de tratamentos de modificao estrutural, pela adio de metais alcalinos como, por exemplo, Na ou Sr. A primeira etapa deste trabalho foi realizar a fuso das latas de alumnio. Cerca de 1kg de latas foram aquecidas a uma temperatura de 680C em um forno tipo mufla dentro de um cadinho de grafite. Para fazer a escorificao adicionou-se uma mistura equimolar de NaCl e KCl sobre a superfcie do metal lquido. O fluxo garantiu a remoo de xidos gerando uma drosse com baixa reteno de contedo metlico recuperando o alumnio. A massa de metal fundido e o fluxo foram misturados por um perodo aproximado de 5min. Por fim, a drosse foi removida da superfcie e o alumnio foi
3

vazado em uma pequena coquilha de ao Figura 22 (a). A Figura 22(b) mostra o aspecto macroscpico do lingote obtido e a Tabela 7 apresenta a composio qumica inicial obtida. Comparando com o previsto teoricamente, temos que a composio qumica aproxima-se bastante do esperado, com diferenas mais significativas nos teores de Cu e Mn. Composio qumica mdia das latas fundidas LIGA Si Fe 0,6 Cu 0,11 Mn 0,81 Mg 1,66 Cr 0,02 Zn 0,03 Ti 0,024

Lata/M 0,25 dia

De posse dos novos diagramas de fases, foi possvel estabelecer as composies qumicas adequadas para o presente trabalho. Escolheu-se elaborar duas novas ligas uma contendo 4,0% de Cu (Al4Cu) e outra contendo 3,5% de Si (Al3,5Si). Sendo assim, nesta etapa procedeu-se a fuso de uma nova remessa de latas. O procedimento para maximizar a recuperao do Al seguiu a mesma metodologia descrita na Fuso das Latas. Tipo Mufla modelo FL-1300 da Maitec e a temperatura de processo escolhida foi de 700C. Aps a recuperao/fuso do alumnio das latas, nesta etapa com o objetivo de refinar o gro e favorecer a modificao do silcio adicionou-se respectivamente 0,5% de agente nucleante Al5%Ti1%B e 0,2% de Al10%Sr. Para a liga com 4,0% de Cu foi adicionado somente o agente nucleante. O objetivo de fazer estas adies foi melhorar a etapa de condicionamento, pois, com o gro e o silcio refinados, melhora-se a ductilidade da liga permitindo que esta possa ser laminada com mais facilidade, mtodo de condicionamento escolhido para o presente trabalho.

Passo 2 (Equipe) Observar a figura 2 e explicar o processo de produo do ao. Procurar o auxlio de um profissional da rea de siderurgia para auxili-lo a entender com detalhes como ocorre cada fase do processo descrito na figura.

Resposta:

Basicamente, o ao uma liga de ferro e carbono. O ferro encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxignio e slica. O minrio de ferro um xido de ferro, misturado com areia fina. O carbono tambm relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. Na siderurgia, usa-se carvo mineral, e em alguns casos, o carvo vegetal. O carvo exerce duplo papel na fabricao do ao. Como combustvel, permite alcanar altas temperaturas (cerca de 1.500 Celsius) necessrias fuso do minrio. Como redutor, associa-se ao oxignio que se desprende do minrio com a alta temperatura, deixando livre o ferro. O processo de remoo do oxignio do ferro para ligar-se ao carbono chama-se reduo e ocorre dentro de um equipamento chamado alto forno. Antes de serem levados ao alto forno, o minrio e o carvo so previamente preparados para melhoria do rendimento e economia do processo. O minrio transformado em pelotas e o carvo destilado, para obteno do coque, dele se obtendo ainda subprodutos carboqumicos. No processo de reduo, o ferro se liquefaz e chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fuso. Impurezas como calcrio, slica etc. formam a escria, que matriaprima para a fabricao de cimento. A etapa seguinte do processo o refino. O ferro gusa levado para a aciaria, ainda em estado lquido, para ser transformado em ao, mediante queima de impurezas e adies. O refino do ao se faz em fornos a oxignio ou eltricos. Finalmente, a terceira fase clssica do processo de fabricao do ao a laminao. O ao, em processo de solidificao, deformado mecanicamente e transformado em produtos siderrgicos utilizados pela indstria de transformao, como chapas grossas e finas, bobinas, vergalhes, arames, perfilados, barras etc. 1. Preparao da carga

Grande parte do minrio de ferro (finos) aglomerada utilizando-se cal e finos de coque.
5

O produto resultante chamado de sinter. O carvo processado na coqueria e transforma-se em coque.

2. Reduo

Essas matrias-primas, agora preparadas, so carregadas no alto forno. Oxignio aquecido a uma temperatura de 1000C soprado pela parte de baixo do alto forno.

O carvo, em contato com o oxignio, produz calor que funde a carga metlica e d incio ao processo de reduo do minrio de ferro em um metal lquido: o ferro-gusa.

O gusa uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.

3. Refino

Aciarias a oxignio ou eltricas so utilizadas para transformar o gusa lquido ou slido e a sucata de ferro e ao em ao lquido.

Nessa etapa parte do carbono contido no gusa removido juntamente com impurezas.

A maior parte do ao lquido solidificada em equipamentos de lingotamento contnuo para produzir semi-acabados, lingotes e blocos.

4. Laminao

Os semi-acabados, lingotes e blocos so processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderrgicos, cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composio qumica.

Passo 3 (Equipe) 1. De acordo com a figura 2 que apresenta o processamento do ao, reproduzir uma figura no mesmo padro que apresente o processamento do material escolhido para o vasilhame. Incluir nessa figura e explicar o processamento trmico e/ou termo-qumico adequado para fabricar o produto. Consultar um metalrgico, tecnlogo ou engenheiro na rea de materiais para auxiliar nesse passo.

2. Finalizar essa etapa, elaborando um relatrio intitulado Relatrio 3: Processamento do Vasilhame a ser entregue ao professor na data agendada, de acordo com a padronizao definida.

Processamento do Vasilhame O processo de fabricao de uma lata apresenta oito estgios produtivos descritos. Estas etapas consistem em: Primeiro estgio a formao do corpo. O alumnio laminado, que vem em grandes bobinas, entra na prensa de estampagem. O equipamento computadorizado corta a chapa em vrios discos dando-lhes a forma de um copo. O alumnio neste estgio ainda possui a espessura da lmina original. No segundo estgio, os copos seguem para outra prensa onde suas paredes externas, submetidas a uma grande presso, iro adelgaar sua espessura e sero alongadas para formar o corpo da lata, tal como o conhecemos. Na sada da prensa, as bordas superiores so aparadas para que todos os corpos fiquem da mesma altura. No terceiro estgio se realiza a lavagem da lata, por dentro e por fora. Na lavadora, as latinhas passam por vrios banhos e depois passam para um forno de secagem, o que garante sua limpeza e esterilizao. No quarto estgio, o da impresso, os rtulos so feitos por um sistema de flexografia e podem receber vrias cores ao mesmo tempo. As mquinas mais modernas conseguem imprimir acima de duas mil latinhas por minuto. No quinto estgio o revestimento interno. As latinhas recebem jatos de spray especial para formar uma pelcula de proteo extra. Depois, seguem novamente para um forno de secagem. A sexta etapa de fabricao a moldagem dos "pescoos" e do perfil da borda da lata, para que a tampa possa ser encaixada. O dimetro da boca, diminudo nos ltimos anos, permite utilizar uma tampa menor. Consequentemente, reduz o custo e o peso da embalagem. Com o corpo da latinha pronto, o stimo estgio o controle de qualidade, feito por meio de um teste de luz de alta intensidade. Todas as latas passam por esta avaliao, que capaz de detectar qualquer defeito. De cada lote produzido so retiradas amostras
7

para controle estatstico de qualidade, inclusive testes mecnicos de resistncia presso interna e externa. 15 No oitavo e ltimo estgio, qualidade e resistncia so condies essenciais de uma boa tampa, produzida com alta tecnologia e usando um sistema chamado "stay-on-tab" (anel que no se desprende da tampa). As tampas so estampadas a partir de uma lmina envernizada de ambos os lados. Em seguida, recebem um composto selante para garantir a perfeita vedao entre elas e os corpos. So, posteriormente, colocadas em prensa de alta preciso para formao e fixao dos anis. Depois de prontas e inspecionadas, as tampas so embaladas para armazenagem e transporte.

ETAPA 4
8

PASSOS

Passo 1 (Aluno) Pesquisar em livros da rea, revistas e jornais ou sites da internet, sobre os metais e ligas listados a seguir. 1. Ao comum ao carbono 2. Lato 3. Ferro fundido cinzento 4. Platina 5. Ao inoxidvel 6. Liga de titnio 7. Magnsio 8. Zinco 9. Ao-ferramenta 10. Alumnio 11. Tungstnio. PESQUISA 1- Ao comum ao carbono: O ao mais comum que existe o ao-carbono, uma liga de ferro com pequenas quantidades de carbono (mximo 2,11%) e elementos residuais, ou seja, elementos que ficam no material metlico aps o processo de fabricao. Dentro do ao, o carbono, juntando-se com o ferro, forma um composto chamado carboneto de ferro (Fe3C), uma substncia muito dura. Isso d dureza ao ao, aumentando sua resistncia mecnica. Por outro lado, diminui sua ductilidade, sua resistncia ao choque e soldabilidade, e torna-o difcil de trabalhar por conformao mecnica. Esse tipo de ao constitui a mais importante categoria de materiais metlicos usada na construo de mquinas, equipamentos, estruturas, veculos e componentes dos mais diversos tipos, para os mais diferentes sistemas mecnicos. 2. LATO: O lato uma liga metlica de cobre e zinco com porcentagens deste ltimo entre 3% e 45%, dependendo do tipo de lato. Outros metais podem ser adicionados, e variando a quantidade e a proporo destes metais, altera-se as propriedades da liga. Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de alumnio, estanho, chumbo e arsnio para potencializar algumas das caractersticas dessa ligao, dependendo de como e onde a liga ser utilizada. bastante malevel (mais que o cobre
9

ou o zinco separadamente), dctil, resistente a impactos e um bom condutor de energia trmica e energia eltrica. Possui um ponto de fuso relativamente baixo e pode ser fundido facilmente em pequenos fornos especializados. Este ponto de fuso no fixo, pois depender da quantidade e da proporo dos metais que foram utilizados em sua composio. No geral, o ponto de fuso do lato situa-se entre 900c-940c. Por estas caractersticas o lato pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio de maneira mais fcil do que os prprios metais que o compe. Esta liga apresenta densidade maior que a dos aos mas menor que as ligas de cobre, sendo de aproximadamente 8600 kg/m. Tem uma cor amarelada semelhante a do ouro e consideravelmente resistente a manchas. As utilizaes do lato so vastas e compreendem uma srie de segmentos industriais. Essa liga metlica aplicada, por exemplo, fabricao de tubos de condensadores, armas, cartuchos de munio, torneiras, cadeados (a parte dourada), rebites, ncleos de radiadores, instrumentos musicais de sopro, aparelhos mdicos e cirrgicos, ornamentaes, joias e bijuterias, terminais eltricos, tachos e bacias, moedas, parafusos, arames, vergalhes, vlvulas, rodas para carro, entre outros. Na Antiguidade o lato polido era utilizado como espelho e suas primeiras utilizaes apareceram ainda na pr-histria. Os lates so classificados em duas categorias: 1 - Ligas Trabalhadas:

C1XX - Cobres e ligas alto Cobre; C2XX - Ligas Cobre e Zinco (lates); C3XX - Ligas Cobre-Zinco-Chumbo (lates ao chumbo); C4XX - Ligas Cobre-Zinco-Estanho (lates estanhados); C5XX - Ligas Cobre-Estanho (Bronzes fosforados); C6XX - Ligas Cobre-Alumnio (Bronzes aluminados), Ligas Cobre-Silcio e ligas miscelneas de Cobre-Zinco;

C7XX - Ligas Cobre-Nquel e Cobre-Nquel-Zinco (conhecidos como pratas niqueladas)

2 - Ligas Fundidas:
10

C8XX - Cobres Fundidos, ligas fundidas de Alto Cobre, lates fundidos de vrios tipos, ligas fundidas bronze-mangans, e ligas fundidas cobre-zincosilcio;

C9XX - Ligas fundidas cobre-estanho, cobre-estanho-chumbo, cobre-estanhonquel, cobre-alumnio-ferro, cobre-nquel-ferro e cobre-nquel-zinco

3.Ferro Fundido Cinzento: Entre os ferros fundidos, o cinzento o mais comum, devido s suas caractersticas como baixo custo (em geral fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida presena de grafite livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundio, permitindo a fundio de peas com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricao, j que no exige equipamentos complexos para controle de fuso e solidificao. Este tipo de material utilizado em larga escala pela indstria de mquinas e equipamentos, indstria automobilstica, ferroviria, naval e outras. A presena de veios de grafite em sua microestrutura proporciona diversas caractersticas que tornam do ferro fundido cinzento quase que insubstituvel na fabricao de carcaas de motores e bases de equipamentos. A grafite, entrecortando a matriz metlica, absorve vibraes, facilita a usinagem e confere ao ferro fundido uma melhor estabilidade dimensional. Existem diversas classes de ferro fundido cinzento, com diferentes tipos, tamanhos e quantidades de grafite e diferentes tipos de matriz metlica (variaes nos teores de perlita e cementita). Podem ser submetidos a tratamentos trmicos para endurecimento localizado, porm, em geral, so utilizados principalmente no estado bruto de fundio, podendo ainda ser normalizado ou recozido, por tratamento trmico. 4.Platina: A platina (do espanhol platina, diminutivo de plata, prata) um elemento qumico de smbolo Pt de nmero atmico 78 (78 prtons e 78 eltrons), e de massa atmica igual a 195 u. temperatura ambiente, a platina encontra-se no estado slido. Foi descoberto pelos povos andinos e os espanhis vieram a conhec-lo em 1735, quando chegaram Amrica do Sul. empregado para a fabricao de eletrodos e joias. Tambm, muito utilizado em reaes qumicas como catalisador.

11

Caractersticas principais Este metal situado no grupo 10 (antigo 8B) da Classificao peridica dos elementos, da srie metais de transio. Quando puro, de colorao branca acinzentada opaca, precioso, malevel e dctil. resistente corroso, sendo que s solubilizada com cidos de altssimo potencial padro de reduo (como a gua rgia: HNO3 + HCl). Dependendo das condies, pode reagir com haletos, halognios, enxofre, ferro, nquel e outros elementos, assim como o calcognio e alguns dixidos bsicos fundidos. Pode ser usada em diversos modelos como: platina na perna como implante para poder adiantar mais o tratamento e recuperao da perna ou da coluna. Aplicaes

Empregado no acabamento de armas de luxo, principalmente para engastes e detalhes em canos raiados;

Fabricao de utenslios cirrgicos, como pregos, tubos para ensaios e outros; Em odontologia prottica para implantes e fixao de brocas; Usado nas pontas das velas de ignio dos lana-chamas a exploso e nas pontas dos para-raios;

Utilizado para a produo de luvas que resistem a altas temperaturas; Implantes em medicina, como o DIU (Dispositivo Intra Uterino); Fabricao de instrumentos musicais, odontolgicos e eletromagnticos. Implantao nas vias respiratrias de dependentes qumicos. Catalisador no escapamento de carros e produo de cido sulfrico; Em medicamento no combate contra o cncer, na Quimioterapia; Utilizado na indstria cermica como elemento decorativo em azulejos.

Formas A platina pode ser encontrada na forma metlica. Desta forma nativa encontrada como gros arredondados ou achatados denominados pepitas de platina. Em geral encontrada associada com outros metais como o titnio, o smio, o irdio, o paldio e o rdio ou na forma de xido. Na forma combinada encontrada principalmente no mineral sperrilita.

12

Os maiores produtores mundiais de platina so frica do Sul (mais de 80%), Rssia e Canad. Devido a sua escassez a platina mais valiosa do que o ouro e a prata, embora no seja to cobiada. Curiosamente a crosta lunar apresenta alta concentrao de platina, porm de explorao invivel 5. Ao inoxidvel: uma liga de ferro e crmio, podendo conter tambm nquel, molibdnio e outros elementos, que apresenta propriedades fsico-qumicas superiores aos aos comuns, sendo a alta resistncia oxidao atmosfrica a sua principal caracterstica. As principais famlias de aos inoxidveis, classificados segundo a sua microestrutura, so: ferrticos, austenticos, martensticos, endurecveis por precipitao e Duplex. Estes elementos de liga, em particular o crmio, conferem uma excelente resistncia corroso quando comparados com os aos carbono. Eles so, na realidade, aos oxidveis. Isto , o crmio presente na liga oxida-se em contacto com o oxignio do ar, formando uma pelcula, muito fina e estvel, de xido de crmio - Cr2O3 - que se forma na superfcie exposta ao meio. Ela denominada camada passiva e tem como funo proteger a superfcie do ao contra processos corrosivos. Para isto necessria uma quantidade mnima de crmio de cerca de 11% em massa. Esta pelcula aderente e impermevel, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo. Assim, deve-se ter cuidado para no reduzir localmente o teor de crmio dos aos inoxidveis durante o processamento. Este processo conhecido em metalurgia como passivao. Por ser muito fina cerca de 100 angstrons a pelcula tem pouca interaco com a luz e permite que o material continue a apresentar o seu brilho caracterstico. Aplicaes Os aos inoxidveis so utilizados principalmente para cinco tipos de mercados:

Electrodomsticos: domsticos.

Grandes

electrodomsticos

pequenos

utenslios

13

Automotores: produo de peas para veculos automotores como, por exemplo, escapamentos.

Construo: edifcios e mobilirios, Indstria: alimentao, produtos qumicos e petrleo. Setor de Servios: fachadas e placas de sinalizao visual.

A sua resistncia corroso, as suas propriedades higinicas e estticas fazem do ao inoxidvel um material muito atractivo para satisfazer diversos tipos de demandas. Os produtos de limpeza indicados para a limpeza do Ao Inox so: o sabo, os detergentes suaves e/ou neutros e as solues de amnia (removedores caseiros) em gua morna. Aplique com um pano macio ou uma esponja de nylon fino, enxague em gua abundante e seque com pano macio. O ao inoxidvel tambm uma importante etapa do tcnico de mecnica ou o de eletrotcnica. Tipos de ao inoxidvel Como mencionado anteriormente, podemos classificar o ao inox nos grupos: ferrticos, austenticos, martensticos, endurecveis por precipitao e Duplex. As diversas microestruturas dos aos so funo da quantidade dos elementos de liga presentes. Existem basicamente dois grupos de elementos de liga: os que estabilizam a ferrita (Cr, Si, Mo, Ti e Nb); e os que estabilizam a austenita (Ni, C, N e Mn). A composio qumica junto com o processamento termo-mecnico, confere aos aos inoxidveis propriedades diferentes. Assim, cada grupo de ao inox tem uma aplicao. Abaixo, temos algumas aplicaes dos aos inoxidveis.

Austentico (resistente corroso)


o o o o

equipamentos para indstria qumica e petroqumica equipamentos para indstria alimentcia (cutelaria) e farmacutica construo civil baixela e utenslios domsticos.

Ferrtico (resistente corroso, mais barato por no conter nquel)


14

o o o o o o

electrodomsticos (foges, geladeiras, etc) frigorficos moedas indstria automobilstica talheres sinalizao visual - Placas de sinalizao e fachadas

Martenstico (dureza elevada, menor resistencia corroso)


o o o

instrumentos cirrgicos como bisturi e pinas facas de corte discos de freio especiais

6.Liga de Titanio: As ligas de titnio so classificadas de acordo com a concentrao de elementos de liga adicionados para modificar sua microestrutura e propriedades mecnicas. Os elementos de liga so divididos em e estabilizadores de acordo com a sua influncia sobre a temperatura de transformao alotrpica do titnio. Dentre as suas diversas aplicaes, destaca-se a indstria aeronutica, aeroespacial, biomdica, naval e qumica. Classificao das ligas de titnio As ligas de titnio so classificadas de acordo com as fases presentes em sua microestrutura. As ligas podem ser classificadas em , quase-, +, quase- e . A determinao do tipo de liga de titnio pode ser realizada a partir das concentraes de Alumnio e Molibdnio equivalente no material. uma forma de agrupar as ligas de acordo com a quantidade de elementos e estabilizadores. O alumnio e molibdnio equivalente so definidos por: [Al]eq = [Al] + 1/6[Zr] + 1/3[Sn] + 10[O] [Mo]eq = [Mo] + 1/5[Ta] + 1/3,6[Nb] + 1/2,5[W] + 1/1,5[V] + 1,25[Cr] + 1,25[Ni] + 1,7[Mn] + 1,7[Co] + 2,5[Fe] Onde [x] indica a concentrao em peso do elemento correspondente.

15

A ASTM (American Society for Testing and Materials) define uma classificao padro para o titnio puro e algumas ligas vendidas comercialmente. Os graus de 1 a 4 definem o titnio comercialmente puro, com baixo nveis de elementos substitucionais e de Oxignio intersticial, enquanto os demais definem algumas ligas com grande aplicao industrial 7.Magnsio: O magnsio um elemento qumico de smbolo Mg de nmero atmico 12 (12 prtons e 12 eltrons) com massa atmica 24 u. um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou famlia) 2 (anteriormente chamada IIA), slido nas condies ambientais. o stimo elemento mais abundante na crosta terrestre, onde constitui cerca de 2% da sua massa,1 e o nono no Universo conhecido, no seu todo.2 Esta abundncia do magnsio est relacionada com o fato de se formar facilmente em supernovas atravs da adio sequencial de trs ncleos de hlio ao carbono (que , por sua vez, feito de trs ncleos de hlio). A alta solubilidade dos ies de magnsio na gua assegura-lhe a posio como terceiro elemento mais abundante na gua do mar . empregado principalmente como elemento de liga com o alumnio. Outros usos incluem flashes fotogrficos, pirotecnia e bombas incendirias. O magnsio foi descoberto em 1755 pelo escocs Joseph Black. Principais caractersticas O magnsio um metal bastante resistente e leve, aproximadamente 30% menos denso que o alumnio. Possui colorao prateada, perdendo seu brilho quando exposto ao ar, por formar xido de magnsio. Quando pulverizado e exposto ao ar se inflama produzindo uma chama branca. Reage com a gua somente se esta estiver em ebulio, formando hidrxido de magnsio e liberando hidrognio. Aplicaes Os compostos de magnsio, principalmente seu xido, so usados como material refratrio em fornos para a produo de ferro e ao, metais no ferrosos, cristais e cimento. Assim como na agricultura, indstrias qumicas e de construo. O uso
16

principal do metal como elemento de liga com o alumnio , empregando-a para a produo de recipientes de bebidas, componentes de automveis como aros de roda e maquinrias diversas. O magnsio tambm usado para eliminar o enxofre do ao e ferro. Outros usos:

Aditivo em propelentes convencionais. Obteno de fundio nodular (Fe-Si-Mg). Agente redutor na obteno de urnio e outros metais a partir de seus sais. O hidrxido ( leite de magnsia ), o cloreto, o sulfato ( sal de Epsom ) e o citrato so empregados em medicina.

O p de carbonato de magnsio ( MgCO3 ) utilizado por atletas como ginastas, alpinistas e levantadores de peso para eliminar o suor das mos e segurar melhor os objetos.

Outros usos incluem flashes fotogrficos, pirotecnia, bombas incendirias e granadas de luz ( flashbang).

O Mg tambm encontrado em alimentos como vegetais e cereais. Recentes pesquisas indicam o Magnsio como responsvel por retardar o envelhecimento celular, alm de ser responsvel por inmeras funes metablicas intracelulares. 8.Zinco: O zinco (do alemo Zink) um elemento qumico de smbolo Zn, nmero atmico 30 (30 prtons e 30 eltrons) com massa atmica 65,4 uma. temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado slido. Est situado no grupo 12 (2 B) da Classificao Peridica dos Elementos. As ligas metlicas de zinco tm sido utilizadas durante sculos - peas de lato datadas de 1000-1400 a.C. foram encontrados na Palestina , e outros objetos com at 87% de zinco foram achados na antiga regio da Transilvnia. A principal aplicao do zinco cerca de 50% do consumo anual - na galvanizao do ao ou ferro para proteg-los da corroso, isto , o zinco utilizado como metal de sacrifcio (tornando-se o nodo de uma clula, ou seja, somente ele se oxidar). Ele tambm pode ser usado em protetores solares, em forma de xido, pois tem a capacidade de barrar a radiao solar.

17

O zinco um elemento qumico essencial para a vida: intervm no metabolismo de protenas e cidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunolgico, necessrio para cicatrizao dos ferimentos, intervm nas percepes do sabor e olfato e na sntese do ADN. Foi descoberto pelo alemo Andreas Sigismund Marggraf em 1746. Caractersticas principais O zinco um metal, s vezes classificado como metal de transio ainda que estritamente no seja, apresenta semelhanas com o magnsio e o berlio alm dos metais do seu grupo. Este elemento pouco abundante na crosta terrestre, porm pode ser obtido com facilidade. um metal de colorao branca azulada que arde no ar com chama verde azulada. O ar seco no o ataca, porm, na presena de umidade, forma uma capa superficial de xido ou carbonato bsico que isola o metal e o protege da corroso. Praticamente o nico estado de oxidao que apresenta 2+. Reage com cidos no oxidantes passando para o estado de oxidao 2+ e liberando hidrognio, e pode dissolver-se em bases e cido actico. O metal apresenta uma grande resistncia deformao plstica a frio que diminui com o aquecimento, obrigando a lamin-lo acima dos 100 C. O zinco empregado na fabricao de ligas metlicas como o lato e o bronze, alm de ser utilizado na produo de telhas e calhas residenciais. O zinco , ainda, utilizado como metal de sacrifcio para preservar o ferro da corroso em algumas estruturas, na produo de pilhas secas e como pigmento em tinta de colorao branca. Aplicaes A principal aplicao do zinco metlico a produo de ligas ou a galvanizao de estruturas de ao. Uma das ligas mais importantes de zinco o bronze, que consiste na mistura deste elemento com o cobre. Este processo consiste na eletrodeposio de uma fina pelcula de zinco sobre as peas que devem ser protegidas. O zinco pode tambm ser um aditivo para borrachas e tintas.
18

O principal composto do zinco o xido (ZnO), utilizado nas indstrias de cermica, de borrachas e na fabrio de tintas. O sulfato de zinco (ZnSO4) tem aplicao na indstria txtil e no enriquecimento de solos. O cloreto de zinco usado para preservar madeiras. Ligas metlicas As ligas metlicas mais empregadas so as de alumnio (3,5-4,5%, Zamak; 11-13%, ZnAl-Cu-Mg; 22%, Prestal , liga que apresenta superplasticidade) e cobre

(aproximadamente 1%) que melhora as caractersticas mecnicas do zinco e sua aptido ao molde. componente minoritrio em diversas ligas, principalmente de cobre como lates (3 a 45% de zinco) , alpacas (Cu-Ni-Zn) e bronzes ( u-Sn ) de molde 9. Ao-ferramenta: Classe de aos de alta liga projetado para serem utilizado sem ferramentas de corte, matrizes e moldes

Para atenderas solicitaes de servio precisam exibir elevada resistncia, dureza, dureza a quente, resistncia ao desgaste, tenacidade, resistncia a ao choque

Aos ferramenta so tratveis termicamente.

Classificao Ao Ferramenta

Trabalho a frio: -perdem dureza com revenidos longos -17-95oC -At 5% de % de elementos de liga;
19

-Alto %C -Elevada dureza, logo boa resistncia ao desgaste e boa capacidade de reteno de borda

Resistncia ao choque (aplicaes a frio) -Mdio %C -Tenacidade a maior preocupao < 5% de elementos de liga

Aos Rpidos: -Txtungstnio -MxMolibdnio -at 25% de elementos de liga -Alto %C reteno de borda

Trabalho a quente: aplicaes a T elevada, -Cr, Mo, W principais lementos deligaH1x-Cr-H2x, H3xW-H4x, H5xMo-Mdio %C-At 25% de lementos de ligaTenacidade a alta T o principal requisito

10.Aluminio: O alumnio um elemento qumico de smbolo Al de nmero atmico 13 (treze prtons e treze eltrons ) com massa atmica 27 u. Na temperatura ambiente slido, sendo o elemento metlico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade eltrica, resistncia corroso e baixo ponto de fuso lhe conferem uma multiplicidade de aplicaes, especialmente nas solues de engenharia aeronutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida til e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessria para a sua obteno reduzem sobremaneira o seu campo de aplicao, alm das implicaes ecolgicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produo do alumnio primrio.

20

Caractersticas principais O alumnio um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido fina camada de xidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumnio no txico como metal, no-magntico, e no cria fascas quando exposto a atrito. O alumnio puro possui tenso de cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade aproximadamente de um tero do ao ou cobre. muito malevel, muito dctil, apto para a mecanizao e fundio, alm de ter uma excelente resistncia corroso e durabilidade devido camada protetora de xido. o segundo metal mais malevel, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dctil. Por ser um bom condutor de calor, muito utilizado em panelas de cozinha. Aplicaes Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumnio excede o de qualquer outro metal, exceto o ao. um material importante em mltiplas atividades econmicas. O alumnio puro mais dctil em relao ao ao , porm suas ligas com pequenas quantidades de cobre, mangans, silcio, magnsio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de caractersticas adequadas s mais diversas aplicaes. Estas ligas constituem o material principal para a produo de muitos componentes dos avies e foguetes. Quando se evapora o alumnio no vcuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visvel como a infravermelha, sendo o processo mais utilizado para a fabricao de refletores automotivos , por exemplo. Como a capa de xido que se forma impede a deteriorao do revestimento, utiliza-se o alumnio para a fabricao de espelhos de telescpios, em substituio aos de prata. Devido sua grande reatividade qumica usado, quando finamente pulverizado, como combustvel slido para foguetes e para a produo de explosivos. Ainda usado como nodo de sacrifcio e em processos de aluminotermia para a obteno de metais. Outros usos do alumnio so:

21

Meios de Transporte: Como elementos estruturais em avies, barcos, automveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa tm sido utilizado com frequncia para formar caixas de trens.

Embalagens: Papel-alumnio, latas, embalagens Tetra Pak e outras. Construo civil: Janelas, portas, divisrias, grades e outros. Bens de uso: Utenslios de cozinha, ferramentas e outros. Transmisso eltrica: Ainda que a condutibilidade eltrica do alumnio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes de transmisso eltricas compensado pelo seu menor custo e densidade, permitindo maior distncia entre as torres de transmisso.

Como recipientes criognicos at -200 C e, no sentido oposto, para a fabricao de caldeiras.

Observao: As ligas de alumnio assumem diversas formas como a Duralumnio.

Descobriu-se recentemente que ligas de glio-alumnio em contato com gua produzem uma reao qumica dando como resultado hidrognio, por impedir a formao de camada protetora (passivadora) de xido de alumnio e fazendo o alumnio se comportar similarmente a um metal alcalino como o sdio ou o potssio. Tal propriedade pesquisada como fonte de hidrognio para motores, em substituio aos derivados de petrleo e outros combustveis de motores de combusto interna.

11. Tungstnio ou tungstnio (tambm conhecido como volfrmio ou wolfrmio) um elemento qumico de smbolo W e nmero atmico 74. Um metal de cor branco cinza sob condies padro, quando no combinado, o tungstnio encontrado na natureza apenas combinado com outros elementos. Foi identificado como um novo elemento em 1781, e isolado pela primeira vez como metal em 1783. Os seus minrios mais importantes so a volframita e a scheelita. O elemento livre notvel pela sua robustez, especialmente pelo fato de possuir o mais alto ponto de fuso de todos os metais e o segundo mais alto entre todos os elementos, a seguir ao carbono. Tambm notvel a sua alta densidade, 19,3 vezes maior do que a da gua, comparvel s do urnio e ouro, e muito mais alta (cerca de 1,7 vezes) que a do chumbo. O tungstnio com pequenas quantidades de impurezas frequentemente frgil
22

e duro, tornando-o difcil de trabalhar. Contudo, o tungstnio muito puro mais dtil, e pode ser cortado com uma serra de metais. A forma elementar no combinada usada sobretudo em aplicaes eletrnicas. As muitas ligas de tungstnio tm numerosas aplicaes, destacando-se os filamentos de lmpadas incandescentes, tubos de raios X (como filamento e como alvo), e superligas. A dureza e elevada densidade do tungstnio tornam-no til em aplicaes militares como projteis penetrantes. Os compostos de tungstnio so geralmente usados industrialmente como catalisadores. O tungstnio o nico metal da terceira srie de transio que se sabe ocorrer em biomolculas, usadas por algumas espcies de bactrias. o elemento mais pesado que se sabe ser usado por seres vivos. Porm, o tungstnio interfere com os metabolismos do molibdnio e do cobre, e algo txico para a vida animal Aplicaes Aproximadamente metade do tungstnio consumido para a produo de materiais duros (carbeto de tungstnio), sendo a outra aplicao importante o seu uso em ligas e aos. Menos de 10% usado na produo de compostos qumicos. Ligas A dureza e densidade do tungstnio so utilizadas para obteno de ligas de metais pesados. Um bom exemplo o ao rpido, que pode conter at 18% de tungstnio. O ponto de fuso do tungstnio torna-o um bom material para aplicaes como tubeiras de foguetes. Superligas contendo tungstnio, como Hastelloy e Estelite, so usadas nas lminas de turbinas e em peas e revestimentos resistentes ao desgaste. Selecionar a partir da lista apresentada no passo 1 aquele metal ou liga que mais adequado para cada uma das aplicaes listadas a seguir e citar pelo menos uma razo para a sua seleo. 1. Base para uma mquina fresadora Resposta: Ao inoxidvel Ao inoxidvel o mais usado, por possuir caractersticas quase ideais de expanso trmica, rigidez e dureza aliado a sua habilidade de resistir ao processo de oxidao.
23

1. Paredes de uma caldeira de vapor Resposta: Ao comum ao carbono O ao mais comum que existe o ao-carbono, uma liga de ferro com pequenas quantidades de carbono (mximo 2,11%) e elementos residuais, ou seja, elementos que ficam no material metlico aps o processo de fabricao. 2. Aeronave de alta velocidade Resposta: Alumnio, Titnio, Ao. No Airbus A-380, o maior avio de passageiros do mundo, 61% do peso alumnio; 3%, ao; 7%, titnio; e 25% so compsitos. O alumnio apresenta diversas propriedades, algumas delas faz do alumnio o metal mais utilizado na indstria aeronutica, como: Baixo peso; Excelente condutividades eltrica e trmica; Resistente corroso atmosfrica; Ductilidade

elevada; No ferromagntico; A resistncia mecnica do alumnio puro baixa 4. Broca de perfurao Resposta: Carboneto de Tungstnio Para furar cimento / beto / alvenaria / pedra / tijolo e outros produtos cermicos (com uma pastilha mais larga na ponta, geralmente feita de um metal mais duro, como carbeto de tungstnio. 5. Recipiente criognico Resposta: Ligas de Alumnio e Magnsio As ligas de alumnio/magnsio (Mg) so excelentes para a soldagem, alm de serem tambm resistentes corroso, principalmente em atmosferas marinhas. Por isso, so muito empregadas na fabricao de barcos, carrocerias para nibus e furges e no revestimento de tanques criognicos. Resposta: ligas Metlicas e Magnsio 6. Como um pirotcnico Resposta: Magnsio. 7. Elementos para fornos de alta temperatura para serem usados em atmosferas oxidantes. Resposta: Ao Inoxidvel Em altas temperaturas, a resistncia oxidao , normalmente, o aspecto mais importante na escolha de um material (e o comportamento dos aos inoxidveis em altas temperaturas j foi comentado neste texto). Os aos inoxidveis so superiores ao ao-

24

carbono em altas temperaturas considerando tanto a resistncia oxidao como as propriedades mecnicas. Passo 2 (Equipe) 1. Discutir sobre a importncia do ao como material reciclvel. 2. Entrevistar um engenheiro ambiental envolvido na rea de metalurgia e questionar se h outras maneiras de promover um desenvolvimento sustentvel nessa rea. 3. Questionar o engenheiro ambiental entrevistado sobre a sustentabilidade de seu produto, baseado no material que est sendo utilizado. 4. Fazer uma lista contendo vantagens e desvantagens de se utilizar em confeco de vasilhames de vidro, alumnio e materiais plsticos. Incluir na lista fatores como custo, a reciclabilidade e o consumo de energia para o processo de produo desse recipiente.

(Fonte: CALLISTER, William D. Fundamentos da Cincia e Engenharia de Materiais. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.) Respostas 1. O ao figura entre os materiais mais reciclveis e reciclados do mundo. O setor estimula a coleta e recicla o ao contido nos produtos no final da vida til, empregandoo na fabricao de novos produtos siderrgicos, sem qualquer perda de qualidade. Dessa forma, a produo de ao a partir de sucata reduz o consumo de matrias-primas no renovveis, economiza energia e evita a necessidade de ocupao de reas para o descarte de produtos em obsolescncia. Reutilizar a lata de ao outra forma de economizar energia, matria-prima e tratamento do lixo. Na dcada de 60, era comum transformar latinhas de cervejas em porta-lpis. Nos anos 90, sofisticadas latas usadas para embalar perfumes, biscoitos ou peas de vesturio viraram porta-joias ou famosos porta-tudo que sempre aparecem nas revistas de decorao. As propriedades magnticas do ao facilitam a separao e o manuseio do material 2. No precisa fazer este passo, que a ENTREVISTA com o Engenheiro Ambiental.

25

3. No precisa fazer este passo, que para QUESTIONAR o engenheiro Ambiental. 4. Vantagens da lata de ao:

muito mais saudvel: protege o produto da ao nociva da luz e do oxignio totalmente segura: inviolvel, no quebra, no estoura, no inflamvel 100% reciclvel: se abandonado no meio ambiente, o ao facilmente degradvel, reintegrando-se natureza em apenas 5 anos

muito mais moderno: sade nunca sai de moda. O ao insubstituvel.

Na hora de comprar, pense tambm na quantidade e no destino da embalagem que voc est levando para casa. No desperdice. D preferncia s embalagens que permitem um consumo prolongado e que, depois de descartadas, so efetivamente recicladas, como o ao, o alumnio, o vidro e o papel, alm de alguns plsticos. VIDRO VANTAGEM DO VIDRO Material considerado extremamente nobre, o vidro possui inmeras qualidades que auxiliam ainda mais no desenvolvimento de novas formas de uso e aplicao. Veja abaixo alguns dos seus principais atributos: Material considerado extremamente nobre, o vidro possui inmeras qualidades que auxiliam ainda mais no desenvolvimento de novas formas de uso e aplicao. Veja abaixo alguns dos seus principais atributos: Reciclvel O vidro pode ser reciclado infinitamente, sem perda de qualidade ou pureza. Uma garrafa de vidro gera outra exatamente igual, independente do nmero de vezes que o caco de vidro vai ao forno para ser reciclado. Retornvel Embalagens de vidro podem ser reaproveitadas diversas vezes, como o caso, por exemplo, das garrafas de cerveja e refrigerantes.
26

Reutilizvel Embalagens vazias de vidro podem ser utilizadas para armazenar qualquer outro alimento ou at mesmo objetos. Higinico O vidro fabricado com elementos naturais, protegendo os produtos durante mais tempo e dispensando a utilizao de conservantes adicionais, atendendo a todos os requisitos exigidos para o acondicionamento de lquidos e alimentos para o consumo humano. Inerte O vidro no reage quimicamente. Por ser neutro, o produto no sofre alterao de sabor, odor, cor ou qualidade. Impermevel Por no ser poroso, funciona como uma barreira contra qualquer agente exterior, mantendo assim os produtos mais frescos, aumentando o shelf-life em relao a outros tipos de embalagens. Resistente Mudanas bruscas de temperatura, cargas verticais e umidade no representam um problema para as embalagens de vidro. Transparente O consumidor visualiza o que pretende comprar. Os produtos ganham uma imagem nobre, sofisticada e confivel. Dinmico Devido s suas propriedades, permite uma possibilidade enorme de combinaes na transformao do vidro original, o que garante a renovao constante do design das embalagens.

Verstil Formas, cores, tamanhos so detalhes que fazem diferena no ponto-de-venda. Prtico
27

Aps o uso, o produto pode ser fechado novamente, caso no seja consumido em sua totalidade. Pode ser utilizado diretamente no microondas e a vantagem adicional de ser levado diretamente mesa sem necessidade de transferncia para outros recipientes. AS DESVANTAGENS DO VIDRO quebrvel e pesado. Uma garrafa de um litro pode pesar cerca de 950 gramas. - Vida til A Vonpar estima entre 25 e 30 idas e voltas (cerca de dois anos) o tempo de vida til de uma garrafa. - Danos ambientais Extrao do silcio (areia), que o principal componente do vidro. Emisso de CO2 e de componentes qumicos (xidos e sais). - Como ocorre a reciclagem um processo simples, que se resume em duas etapas: 1) Resgate Se inicia no descarte, com a remessa para a reciclagem. 2) Reaproveitamento feito a partir de um forno aquecido a uma temperatura de 1.300C. Os cacos de vidro, sem distino, podem ser transformados em novas embalagens. Custo Adequada Composio de Custos A valorizao do produto embalado em vidro e o desempenho na linha de produo permitem uma composio de custos adequada em todas as faixas do mercado.

28

Por ser considerado pelos consumidores como uma embalagem mais nobre, os produtos envasados em vidro apresentam maior valor agregado. E podem ter um preo final mais adequado, tanto aos olhos do consumidor como do fabricante do produto. Em razo da possibilidade de reutilizao pelo consumidor, seja para guardar alimentos, bebidas ou pequenos objetos, a embalagem de vidro j tem um valor adicional. A possibilidade de operar com embalagens retornveis, assegurada pelo vidro, tambm propicia ao fabricante do produto envasado uma boa margem no caso de mercadorias de giro rpido. Esse fato, aliado valorizao do vidro e aos hbitos de consumo, por exemplo, fazem com que os fabricantes de cervejas, no mundo todo, cuidem muito bem desse segmento. Reciclabilidade Tecnologias para reciclagem So descritas abaixo as principais formas de reciclagem de vidro, j que existe um grande leque de possibilidades. H um estudo realizado por J. Reindl denominado "Reuse/recycling of glass cullet for non-container uses" em que so tratadas, de forma informativa, mais de sessenta formas de reciclagem de vidro. Reciclagem 1

Vidro

a reciclagem mais comum, e portanto a mais conhecida que este produto sofre. Vantagens da Reciclagem Diminuio da energia necessria para a fundio. Processo de produo O vidro rederretido, possibilitando a produo de novos utenslios.

Grau de desenvolvimento
29

Este processo j utilizado com eficincia, estando em escala industrial Reciclagem 2 Agregado para cimento Portland Estudos esto sendo feitos no intuito de verificar a possibilidade da utilizao de sucata de vidro em substituio a uma porcentagem dos agregados. Vantagens de Reciclagem 2 Este tipo de reciclagem proporciona economia de agregados naturais que so os comumente utilizados para este fim. Processo de produo Para este fim, o vidro modo e/ou quebrado em cacos - esto sendo feitos estudos para a determinao da melhor maneira de inserir o vidro na pasta de cimento. Grau de desenvolvimento Em pesquisa. O principal obstculo a ser ultrapassado a reao lcali-agregado que pode ser intensificada uma vez que o vidro composto de slica, a qual pode reagir com os lcalis do cimento em meio aquoso. Esta reao tem como produto um gel que sofre expanso em presena de gua, o que pode comprometer o desempenho do concreto se no for controlado de maneira adequada. Reciclagem 3 Agregado para concreto asfltico A sucata de vidro utilizada na forma de cacos e adicionada ao concreto asfltico como se fosse um agregado comum. Vantagens de Reciclagem 3

30

A vantagem neste caso a mesma do agregado para cimento Portland. Processo de produo.

No h necessidade de nenhum equipamento especial para esta utilizao. Grau de desenvolvimento Este processo j foi utilizado em algumas cidades americanas, mesmo assim ainda objeto de estudos e desenvolvimento.

Os cuidados que devem ser tomados so relativos aos problemas de expansibilidade dos produtos de reaes indesejadas, assim como no caso anterior. Reciclagem 4 Outros

Alm das formas de reciclagem citadas acima, existem inmeras outras, tais como: agregados para leitos de estradas, materiais abrasivos, blocos de pavimentao, cimento a ser aplicado em encanamentos, tanques spticos de sistemas de tratamento de esgoto, filtros, janelas, claraboias, telhas etc. Todas estas aplicaes utilizam a sucata de vidro moda e/ou em cacos (o tamanho do vidro varia conforme a aplicao) adicionada em porcentagens adequadas aos elementos j constituintes. O vidro apresenta uma altssima taxa de reaproveitamento e reciclagem, tanto na reciclagem tradicional, quanto nas novas formas que esto sendo propostas. Sendo assim, cabe a ns o desenvolvimento de tcnicas que otimizem e viabilizem cada vez mais estes processos. Consumo de Energia A energia e o combustvel consumidos na fabricao, transporte das embalagens e coleta para disposio final, as garrafas de vidro so mais vantajosas no que se refere emisso de CO2 e ao consumo de energia. Esse dado fundamental se pensarmos que o Brasil um pas continental. Para os centros urbanos cujas distncias so menores, as garrafas de vidro deveriam ser prioridade. J para destinos remotos, as de PET teriam sua vez por gastar menos combustvel.

31

ALUMNIO As embalagens metlicas tm como principais VANTAGENS: 1. Preveno do desperdcio; 2. Segurana e sade dos consumidores; 3. Rentabilidade Econmica; 4. Produo a partir de fontes de matrias-primas viveis; 5. As latas so as campes da reciclagem de embalagens ; As embalagens metlicas tm como principais DESVANTAGENS: 1. Corroso; 2. Deteriorao dos alimentos; 3. Problemas ambientais; 4. Impossibilidade de ver o seu contedo; 5. Problemas de armazenamento; 6. Reciclagem de alumnio; 7. Acessibilidade; 8. Risco de leso; Reciclabilidade Reciclagem: principal atributo do alumnio A reciclabilidade um dos atributos mais importantes do alumnio. Qualquer produto produzido com este metal pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento, ao contrrio de outros materiais, que geram resduos com aplicaes menos nobres. Quanto mais curto for o ciclo de vida de um produto de alumnio, mais rpido ser o seu retorno reciclagem. Isto explica o sucesso das latinhas de alumnio para bebidas, cujo tempo entre seu nascimento, consumo e descarte dura aproximadamente 30 dias. A cada quilo de alumnio reciclado, cinco quilos de bauxita (minrio de onde se produz o alumnio) so poupados. Para se reciclar uma tonelada de alumnio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessria para se produzir a mesma quantidade de alumnio
32

primrio, ou seja, a reciclagem do alumnio proporciona uma economia de 95% de energia eltrica. Para se ter uma idia, a reciclagem de uma nica latinha de alumnio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante trs horas. Consumo de Energia Assim que as latas passaram a ser fabricadas em alumnio, o consumidor logo notou sua maior leveza, praticidade e maior velocidade de refrigerao do contedo, o que propicia economia de energia eltrica. Alm disso, as latas ocupam menos espao na geladeira. Isso porque seis latas (2,1litros) ocupam o mesmo espao que trs garrafas (1,8 litros). O armazenamento simples e seguro, j que o fundo de uma lata se encaixa perfeitamente na tampa da outra. O alumnio atxico, resistente e malevel. , por tais caractersticas, o material ideal para acondicionar alimentos, produtos de higiene e beleza e, ainda, medicamentos sensveis luz, gua e ao calor. Na produo das latas, o alumnio oferece embalagens mais leves, resistentes, econmicas e seguras para o consumidor. MATERIAL PLSTICO VANTAGENS DE USO Os plsticos no so txicos e sim inertes. Justamente por esta qualidade, so amplamente utilizados para embalar alimentos, bebidas e medicamentos. E protegem a sade, em aplicaes como seringas, bolsas para transfuso de sangue e frascos para soro fisiolgico. Por sua atoxidade, no contaminam o lenol fretico, os rios e os oceanos. H casos em que os plsticos so os nicos materiais adequados para um determinado fim, que conseguem dar resposta. Isso porque eles renem um nmero de propriedades dificilmente encontradas em outros materiais: so timos isolantes trmico-acsticos, maus condutores de eletricidade, resistentes ao calor, quimicamente inertes, leves, resistentes e flexveis, alm de representarem excelente relao custo/benefcio. A embalagem plstica protege os produtos, garante a segurana alimentar, evita contaminao, transmisso de doenas, proliferao de insetos e roedores.

33

Ao impedir a perda do produto, evita o desperdcio de tudo o que a sociedade e o meio ambiente investiram para produzi-lo: energia, recursos naturais, trabalho etc. Apesar de um uso to amplo, apenas 4% do petrleo extrado so destinados produo de plsticos. Outra grande vantagem dos plsticos sua leveza, proporcionando grande economia no transporte das mercadorias. As embalagens de plstico descartadas reduzem o peso dos resduos, diminuem o custo de coleta e destinao final e no apresentam riscos de manuseio. Finalmente, uma das maiores vantagens dos plsticos que eles so 100% reciclveis. Para se beneficiar amplamente desta vantagem, a sociedade deve estimular a deposio correta das embalagens aps o uso e aumentar o alcance da coleta seletiva. AS DESVANTAGENS descartado de forma inconsciente pela maior parte da populao e acaba poluindo rios e crregos. Alm disso, a maior parte da produo ainda tem origem em fonte no renovvel (o petrleo). - Vida til um produto descartvel, que ser reciclado aps o uso. O plstico, contudo, perde propriedades ao ser reaproveitado. - Danos ambientais Uso de fonte no renovvel. Poluio. - Como ocorre a reciclagem Se d em trs etapas: 1) Recuperao Tem incio no momento do descarte e termina com a confeco do fardo, que se torna sucata comercializvel.

34

2) Revalorizao a compra da sucata e a produo de matria-prima reciclada. 3) Transformao a utilizao da matria-prima oriunda dos PETs para a produo de fibras, novas garrafas, mveis e coletores de gua, entre uma srie de possibilidades. Reciclabilidade Reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno) Nas ltimas dcadas as indstrias, principalmente de bebidas e alimentos, esto substituindo as embalagens de vidro e latas pelas de plstico PET. Por serem mais resistentes e econmicas, o PET j est presente nas embalagens de sucos, guas, leos e refrigerantes. Quando comeou a ser usado, o PET no era reciclado e seu descarte na natureza provocava muita sujeira e poluio ambiental. Atualmente, a reciclagem de PET praticada em larga escala por cooperativas e empresas de reciclagem. O processo de reciclagem do PET passa pelas seguintes etapas: 1) As embalagens PET so lavadas e passam por um processo de prensagem; 2) Os fardos de PET so triturados, gerando os flocos; 3) Os flocos passam por um processo de extruso, gerando os gros; 4) Os gros so transformados em fios de polister ou outros produtos plsticos. Tipos de plsticos reciclveis - Garrafas PET - Potes Plsticos diversos - Tampas de embalagens - Sacos plsticos diversos - Canos de pvc - Para-choques de carros

35

- Copos descartveis - Plsticos de brinquedos - Embalagens de produtos de limpeza Consumo de Energia Reciclagem Energtica a recuperao da energia contida nos plsticos atravs de processos trmicos. A reciclagem energtica distingue-se da incinerao por utilizar os resduos plsticos como combustvel na gerao de energia eltrica. J a simples incinerao no reaproveita a energia dos materiais. A energia contida em 1 kg de plstico equivalente contida em 1 kg de leo combustvel. Alm da economia e da recuperao de energia, com a reciclagem ocorre ainda uma reduo de 70 a 90% da massa do material, restando apenas um resduo inerte esterilizado. O Plstico e a Gerao de Energia - A presena dos plsticos de vital importncia, pois aumenta o rendimento da incinerao de resduos municipais.

- O calor pode ser recuperado em caldeira, utilizando o vapor para gerao de energia eltrica e/ou aquecimento.

- Testes em escala real na Europa comprovaram os bons resultados da co-combusto dos resduos de plsticos com carvo, turfa e madeira, tanto tcnica, econmica, como ambientalmente. - A queima de plsticos em processos de reciclagem energtica reduz o uso de combustveis (economia de recursos naturais).

- A reciclagem energtica realizada em diversos pases da Europa, EUA e Japo e utiliza equipamentos da mais alta tecnologia, cujos controles de emisso so rigidamente seguros, anulando riscos sade ou ao meio ambiente. Passo 3 (Equipe) 1. Fazer uma lista, contendo vantagens e desvantagens de se utilizar o material do vasilhame a ser criado, incluindo os mesmos fatores listados no item 4 do passo 2.
36

2. De acordo com os passos anteriores, descrever quais so as aplicaes do produto a ser criado pela equipe, relacionando-o ao material de que ele constitudo e como ele ser utilizado. 3. Finalizar este passo, elaborando um relatrio intitulado Relatrio 4: Aplicaes e Sustentabilidade do Vasilhame a ser entregue ao professor na data agendada, de acordo com a padronizao.

Respostas: 1. VASILHAME: LATA DE ALUMINIO

VANTAGENS O alumnio atxico, resistente e malevel. , por tais caractersticas, o material ideal para acondicionar alimentos, produtos de higiene e beleza e, ainda, medicamentos sensveis luz, gua e ao calor. Por serem inquebrveis so bastante seguras para o consumidor, alm de gerarem economia de eletricidade por gelarem muito rpido. Alm disso, o alumnio muito mais leve que o vidro, no enferruja e mantm o sabor da bebida inalterado. A lata de alumnio one-way e 100% e infinitamente reciclvel, o que diminui os danos ao meio ambiente. Para os catadores, o alumnio o material que apresenta mais valor na sua venda. Vantagens econmicas

A reciclagem de latas de alumnio gerou para o Brasil uma economia de 0,5% em relao a toda energia eltrica gerada no pas em 2003. No pouco. Naquele ano, a reciclagem das latinhas permitiu a reduo do consumo de eletricidade em 1.576 GWh/ano - energia suficiente para atender s necessidades de uma cidade de um milho de habitantes e que equivale a 365 dias de produo de uma usina hidroeltrica com capacidade de gerao de 400 MW. Bom para o Brasil, bom para os brasileiros. A economia de energia eltrica produzida pela reciclagem apenas uma das muitas vantagens das latas de alumnio. Elas oferecem benefcios para a indstria, para o comerciante, para o consumidor final e, to importante, para o meio ambiente.

Vantagens ambientais
37

Mais importante que a matemtica da reciclagem, contudo, so as suas vantagens ambientais. Sem a reciclagem, maior quantidade de bauxita seria extrada todos os anos. Pior: bilhes de latas estariam espalhadas pelas ruas, praias, rios e parques ou em aterros sanitrios de todo o pas. A realidade que se v outra, felizmente. Com seu alto valor agregado, a lata de alumnio incentiva a coleta e reciclagem tambm de outros tipos de materiais. , sem dvida alguma, um produto ecologicamente correto.

Segundo relatrio do BNDES, alm da preservao ambiental, os programas de reciclagem devem ter como objetivo tornarem-se auto-sustentveis ou at lucrativos. Perfeitamente sintonizadas com essas diretrizes, empresas como a Alcan, a Imco e a Tomra-Latasa comearam a desenvolver seus prprios projetos de reciclagem de latas. Instaladas na mesma cidade - Pindamonhangaba (SP) - as trs empresas tm capacidade de processar anualmente mais de 170 mil toneladas de sucata de alumnio. Nos ltimos anos, a reutilizao de materiais tem tido enorme impulso no Brasil, fruto da parceria entre produtores, distribuidores e consumidores. Embora outros materiais sejam igualmente reciclveis, o alumnio oferece muito mais vantagens: ele no degrada durante o processo de reciclagem e pode ser reutilizado para o mesmo fim. Alm disso, o alumnio tem alto valor residual, ou seja, sua sucata mais nobre que a de outros materiais reutilizveis - o que o transforma numa elevada fonte de renda extra para as pessoas que se dispem a colet-lo. Tudo isso explica o fato de a reciclagem de latas de alumnio ter crescido no pas mais de 34 vezes desde 1990. No Brasil, no se pode mais falar sobre reciclagem sem falar com especial destaque das latinhas de alumnio.

DESVANTAGENS Baixa resistncia a alimentos cidos; Menor resistncia mecnica; Preo mais elevado;

38

Problemas com soldagens a altas velocidades, o que leva produo de latas de duas peas.

O alumnio utilizado em latas de refrigerantes e cervejas, em vrias embalagens semirgidas e em filmes plsticos e papis metalizados. encontrado em embalagens de salgadinhos, na qual confere barreira luz, e em embalagens Tetrapak. Custo O alumnio o material reciclvel mais valioso. O preo pago pelo quilo do alumnio gira em torno de R$ 2,50. Mas h quem pague RS 1,00, h quem pague R$ 4,00, ento fica difcil definir. Alm disso, o preo varia conforme o material reciclado (latinha de alumnio, panela, trilho de cortina, etc.).

Qualquer material de alumnio poder ser reciclado - incluindo panelas -, mas a populao em geral est mais acostumada com a reciclagem das latinhas de alumnio de refrigerante e cerveja, por exemplo. O preo pago por uma tonelada , em mdia, de R$ 3.500 - o quilo equivale a 75 latinhas. O consumidor recebe nos postos de troca (supermercados) um bnus para ser descontado nos estabelecimentos credenciados com valor correspondente ao nmero de latas entregue para reciclagem. Algumas campanhas promovem a troca de latas por equipamentos teis a escolas e entidades filantrpicas.

O mercado brasileiro de sucata de latas de alumnio, j em 2002, movimentava R$ 850 milhes por ano. As latas corresponderam a 48% das 253,5 mil toneladas de sucata de alumnio disponveis para reciclagem em naquele ano. Hoje de se supor que este mercado movimente mais de R$ 1 bilho por ano. Para os catadores e suas cooperativas, uma das principais pontas do processo, recolher e vender latas de alumnio rendem muito mais do que qualquer outro material possvel de reciclagem como pets ou papis. Para se ter uma idia, um catador chega a receber R$ 3,00 por 74 latinhas ou um quilo do material contra R$ 0,30 por 20 garrafas pets de 2 litros ou R$ 0,10 por um quilo de papel.

39

Reciclabilidade

Nos ltimos anos, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial em reciclagem de latas de alumnio. Em 2006, o pas reaproveitou 94,4% do alumnio consumido. O Japo ficou em segundo com 90,9%, seguido pela Argentina, com 88,2%. Os dados so publicados e atualizados pela Associao Brasileira de Alumnio (Abal) e pela Associao da Indstria de Latas (Abralatas). O Brasil conseguiu formar um ciclo permanente de reciclagem e reaproveitamento do alumnio contido nas latinhas. A reciclagem de alumnio representa uma importante economia de energia para as indstrias. O processo de reciclagem consome 700 kW/h ao ano, o que representa 5% a menos em comparao ao gasto na fabricao que abrange os processos de elaborao inicial do alumnio, de transformao da bauxita em alumina e a finalizao do material em barras de alumnio. A economia de energia eltrica alcanada com o processo de reciclagem daria para abastecer uma cidade do tamanho de Campinas - SP. No outro extremo, o ciclo de reciclagem gera oportunidades de ganho financeiro e de mercado para os catadores de latinha e para as cooperativas. A latinha catada nas ruas rende por unidade mais do que o quilo do papel e das garrafas pet. A cada 74 latinhas recolhidas, o catador recebe cerca de 3 reais, enquanto que pelo quilo de papel, recebe 10 centavos; por 20 garrafas pet de 2 litros, recebe 0,30 centavos. A reciclagem do alumnio, insumo principal na produo das latas de cerveja e refrigerantes, representa uma grande vitria contra a degradao da natureza. Estima-se que o alumnio pode levar de 100 a 500 anos para se degradar por completo na natureza, enquanto que o ciclo da reciclagem o elimina em 30 dias. O alumnio uma material 100% reciclvel, e seu reaproveitamento elimina a necessidade de emisso de CO2 na atmosfera pela produo. A emisso cai para 5% no processo de reciclagem.

40

A reciclagem feita em dez etapas, por possuir um valor residual mais elevado torna-se numa fonte de renda mais atrativa em comparao ao plstico e ao papel. A sucata de alumnio vale 33 vezes a mais do que o ao e, 55 vezes a mais, do que o vidro.

Consumo de Energia Para as indstrias, a reciclagem do alumnio tem vantagens bvias na economia de energia. O processo gasta cerca de 700 Quilo Watts/hora ao ano, o que equivale a menos de 5% da energia gasta no processo de elaborao primria do alumnio, que transforma a bauxita em alumina e depois em barras ou chapas de alumnio. As associaes do setor projetam uma economia de energia que daria para abastecer de eletricidade uma cidade como Campinas, com cerca de 1,5 milho de habitantes. Respostas 2e3 Vasilhame: LATA DE ALUMINIO A lata um recipiente cilndrico que acondiciona alimentos ou bebidas. O armazenamento de alimentos sempre foi um grande problema para a humanidade devido sazonalidade entre sua produo e seu consumo. Antigamente, por falta de tecnologia, os alimentos eram armazenados sem processamento.

41

Contudo, medida que a populao foi se urbanizando, surgiu a necessidade do alimento estar disposio dos consumidores com rapidez e boa qualidade. Esta necessidade deu origem ao desenvolvimento das tecnologias de processamento e conservao de alimentos. O alumnio atxico, resistente e malevel. , por tais caractersticas, o material ideal para acondicionar alimentos, produtos de higiene e beleza e, ainda, medicamentos sensveis luz, gua e ao calor. So bastante seguras para o consumidor, alm de gerarem economia de eletricidade por gelarem muito rpido. Alm disso, o alumnio muito mais leve que o vidro, no enferruja e mantm o sabor da bebida inalterado. A lata de alumnio 100% e infinitamente reciclvel, o que diminui os danos ao meio ambiente. Por ser totalmente reciclvel, extremamente leve, de rpido resfriamento e de prtica armazenagem, a lata de alumnio a embalagem de maior aceitao pelo mercado e pelos consumidores finais. Alm disso, a lata de alumnio atxica, no sofre oxidao e, diferentemente dos outros recipientes, inviolvel, garantindo assim o perfeito acondicionamento dos produtos por ela embalados. Peso - cada lata vazia pesa pouco mais de 13 gramas. Economia de espao - possvel ganhar mais espao, tanto na armazenagem, quanto na gndola (ponto de venda) e na geladeira. Economia de energia - a lata gela mais rpido do que as outras embalagens disponveis no mercado, proporcionando assim uma economia substancial de energia. Material reciclvel - o alumnio um material que pode ser reciclado infinitas vezes, com praticamente 100% de reaproveitamento. Apelo visual oferece recursos variados e modernos de decorao em toda a sua superfcie externa.

42

Apelo econmico/social

aproximadamente 160.000 pessoas se sustentam

exclusivamente com a venda da sucata de alumnio. Apelo ecolgico - com a reciclagem de 1 kg de alumnio, economiza-se 95% da energia eltrica que seria necessria para produzir esta mesma quantidade de alumnio Material Constitudo e sua Utilizao Como a chapa de alumnio se transforma em latinha: Existe um longo processo para se chegar a uma latinha de bebida. O processo de fabricao de uma lata tem 8 passos. O primeiro passo a formao do corpo. O alumnio laminado, que vem em grandes bobinas, entra na prensa de estampagem. O equipamento computadorizado, corta a chapa em vrios discos dando-lhes a forma de um copo. O alumnio neste estgio ainda tem a espessura da lmina original. Depois, os copos seguem para outra prensa onde suas paredes externas, submetidas a uma grande presso, vo afinar sua espessura e sero esticadas para formar o corpo da lata, tal como o conhecemos. Na sada da prensa, as bordas superiores so aparadas para que todos os corpos fiquem da mesma altura. O passo seguinte a lavagem da lata, por dentro e por fora. Na lavadora, as latinhas passam por vrios banhos e depois vo para um forno de secagem, o que garante sua limpeza e esterilizao. Na impresso, os rtulos so feitos por um sistema de flexografia e podem receber vrias cores ao mesmo tempo. As mquinas mais modernas conseguem imprimir acima de duas mil latinhas por minuto. O quinto passo o revestimento interno. As latinhas recebem jatos de spray especial para formar uma pelcula de proteo extra. Depois, seguem novamente para um forno de secagem. A ltima etapa de fabricao a moldagem dos "pescoos" e do perfil da borda da lata, para que a tampa possa ser encaixada. O dimetro da boca, diminudo nos ltimos anos, permite utilizar uma tampa menor. Consequentemente, reduz o custo da embalagem. Com o corpo da latinha pronto, o ltimo passo o controle de qualidade, feito por meio de um teste de luz de alta intensidade. Todas as latas passam por esta avaliao, que
43

capaz de detectar qualquer defeito. De cada lote produzido so retiradas amostras para controle estatstico de qualidade, inclusive testes mecnicos de resistncia presso interna e externa.

Reciclvel desde o incio

44

Outro motivo para o Brasil ter conquistado a liderana na reciclagem do alumnio o fato de a indstria recicladora ter nascido juntamente com a fbrica de latinhas. Um ano depois de comear a produzir suas primeiras unidades, em 1989, a Latasa, hoje Rexam, comeou a reciclar. A cadeia reversa do alumnio tem mais de 20 anos. Comeou a ser desenvolvida junto com a primeira fbrica de latas no Brasil, diz Henio De Nicola.

A natureza reciclvel do metal tambm ajuda. um material que pode ser refundido e reutilizado infinitamente sem perder as propriedades qumicas e fsicas. E, desde o incio, reaproveitado pela prpria fabricante de latas e pela indstria de bebidas. No caso das garrafas PET. A cada ano, as empresas envolvidas na reciclagem de latas de alumnio investem mais em tecnologia para aumentar o aproveitamento de matria-prima pela indstria. Quando as latas de alumnio comearam a ser fabricadas no Brasil, nos anos 90, produziam-se 64 latas com um quilo de alumnio. Hoje possvel fabricar 74 latas com a mesma quantidade de matria-prima. A lata de alumnio a nica embalagem que pode ser inteiramente reciclada para a fabricao de latas idnticas, de forma econmica e auto-sustentada. Hoje, a partir do momento que sai da fbrica, uma lata de alumnio leva apenas 30 dias, em mdia, para se tornar matria-prima de uma nova lata. Passo 4 (Equipe) Elaborar o Projeto Final do Vasilhame a ser apresentado a uma empresa da rea de materiais. Fundamentar-se nos dados e discusses realizadas nas etapas anteriores para realizar esse passo. A descrio desse produto deve ser entregue ao professor na data agendada, de acordo com a padronizao. Projeto Final do Vasilhame Lata de Alumnio
O alumnio, principal componente da lata, um material atxico e resistente, sendo ideal para o acondicionamento de alimentos. A lata de alumnio tem grande aceitao pelo mercado e pelos consumidores finais, com a caracterstica de gelar rapidamente, ser prtica, leve e de fcil manuseio e acondicionamento. Outra caracterstica muito importante que a lata de alumnio infinitamente reciclvel, reduzindo-se assim sensivelmente os impactos para o meio ambiente. Alm disso, a lata muito mais leve que o vidro, no enferruja e mantm o sabor da bebida inalterado. Compromisso com a preservao do meio ambiente e preveno da poluio so partes

45

fundamentais. O sistema de Gesto Ambiental baseado na norma ISO 14001 e representa o comprometimento com melhoria contnua, o desenvolvimento sustentvel e o atendimento legislao, obtendo uma srie de benefcios econmicos e ambientais. A reciclagem de latas de alumnio gerou para o Brasil uma economia de 0,5% em relao a toda energia eltrica gerada no pas em 2003. A economia de energia eltrica produzida pela reciclagem apenas uma das muitas vantagens das latas de alumnio. Elas oferecem benefcios para a indstria, para o comerciante, para o consumidor final e, to importante, para o meio ambiente. A lata de alumnio um produto que envolve a utilizao de algumas das mais avanadas tecnologias disponveis em todo o mundo. Graas a equipamentos sofisticados e em constante processo de inovao, seu peso foi drasticamente reduzido nos ltimos anos e, hoje, uma latinha de alumnio no passa de 13,5 gramas. um tero do peso em relao ao modelo produzido h duas dcadas e meia. A segurana e a inviolabilidade da lata de alumnio, que mantm inalterados o sabor e as condies de higiene do produto, so fortes motivos do sucesso mundial dessa embalagem. Essas vantagens das latas de alumnio como embalagem segura para a sade do consumidor foram cientificamente confirmadas em recente pesquisa do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos(ITAL).

Bibliografia: http://www.reciclagem.pcc.usp.br/vidro.htm http://www.recicloteca.org.br/ http://www.britglass.co.uk/recycling/ http://www.abividro.org.br/index.html/ http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_plastico.htm http://www.slideshare.net/deboraquimica1/vidros-origem-fabricao-aplicao-ereciclagem-7286051 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambientereciclagem/reciclar-aluminio-1.php http://www.abal.org.br/aluminio/vantagens.asp http://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2011/09/garrafas-pet-x-garrafas-devidro/14171 http://www.polidec.ind.br/conteudo/processo_producao.asp http://www.abralatas.org.br/common/html/consumidor.php http://pt.wikibooks.org/wiki/Log%C3%ADstica/Embalagem/Metal/Vantagens_e_desva ntagens http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=11662 http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/sustentabilidade/reciclagem.asp http://www.verallia.com.br/beneficios.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Ars%C3%AAnio http://pt.scribd.com/doc/58559556/6/Acocomum http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/aluminio/ http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/processos/199-brasagemprocessos.html https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/8/8f/Aula_12.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Broca
46

http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/siderurgia.pdf http://portuguese.aac-autoclave.com/chinahorizontal_chain_grate_alloy_steel_coal_fired_steam_boiler_15_ton-1000235.html http://pt.scribd.com/doc/58559556/6/Aco-comum http://www.abralatas.org.br/downloads/book_de_latas-abralatas_2004.pdf http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-de-aluminio.htm http://www.precos.info/2010/03/preco-do-quilo-do-aluminio.html http://www.melhoradm.com.br/latas%20embal%20vidros.htm http://www.crownembalagens.com.br/responsabilidade-social-2.html http://www.abralatas.org.br/downloads/book_de_latas-abralatas_2004.pdf

47

You might also like