You are on page 1of 12

SUMARIO

Conteúdo

Página

Etapa 1________________________________________________________2

Passo 1_______________________________________________________2

Passo 2_______________________________________________________3

Passo 3 _______________________________________________________3

Passo 4_______________________________________________________3

Etapa 2________________________________________________________4

Passo 1_______________________________________________________4

Passo 2_______________________________________________________4

Passo 3 _______________________________________________________6

1

2 . ou seja. Os componentes dos fluidos podem apresentar diferentes formas geométricas característica de ligação tamanhos variados que lhe conferem comportamentos distintos. é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuídas. Dentro de um fluido existe sempre movimento de moléculas para um lado e para o outro de qualquer superfície tomada nesse fluido. Quando uma camada se move em relação a outra adjacente. Viscosidade: É a propriedade pelo qual um fluido oferece a resistência ao cisalhamento. Passo 1 Pesquisar sobre as propriedades da compressibilidade de fluidos diversos. observando parâmetros de viscosidade.ETAPA 1 Aula-tema: Definição e propriedades dos fluidos. canais e tubulações. Além disso. Em termos habituais. A compressibilidade: define-se como sendo uma variação infinitesimal do volume por unidade de variação de pressão. Em termos mais simples. Variações simultâneas da pressão e do volume de um gás em temperatura constante implicam na sua compressibilidade. Nem seria necessário dizer que a viscosidade é uma propriedade extremamente importante a ser considerada em nossos estudos de escoamento de fluidos. há transferência de quantidade de movimento molecular de um lado a outro de forma que surge uma tensão de cisalhamento aparente que reduz o movimento relativo e tende a igualar as velocidades de camadas adjacentes. A resistência ao cisalhamento é o principal resultado da transferência da quantidade de movimento molecular. É também este termo a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos. a viscosidade tem um papel primário na geração de turbulência. elasticidade. Propriedades de viscoelasticidade Reologia inclui o estudo da deformação e recuperação de um material. tendo seu volume diminuído. Podemos definir que as amostras visco elástica apresentam inicialmente comportamento sólido e posteriormente líquido. que exibe características de solido elástico e de liquido viscoso. etc. É uma das propriedades que influencia a potência necessária para mover um aerofólio através da atmosfera. é o estudo do comportamento de fluidez. considerado visco elástico. Ela é responsável pelas perdas de energia associadas ao transporte de fluidos em dutos. a compressibilidade dos líquidos é quase nula. A reologia é o estudo de escoamento e deformação da matéria. A viscosidade pode ser imaginada como sendo a “aderência” interna de um fluido. compressibilidade. ou seja.

) que poderia ser utilizada entre uma seringa e outra para um sistema de transmissão de movimento fluido-mecânico. Passo 3 Pesquisar sobre modelos de seringas encontradas no mercado. material de confecção. abertura de seção transversal. -mangueira pneumática PUN 6x1 10 bar de pressão -abraçadeiras de nylon (para fixação das seringas e mangueiras) 3 .cola e/ou sistemas de aderências e acoplamento de dispositivo transmissivo de fluido (mangueiras. Através dos vídeos podemos verificar o funcionamento dos braços mecânicos com o sistema de ampliação de forças feito por seringas e mangueiras com água formando um sistema de transmissão de movimento fluido mecânico. observando sobre a capacidade volumétrica. O passo 3 e 4 tratam-se da escolha dos materiais para a fabricação do braço mecânico que será desenvolvido pelo grupo. -3 seringas de 20 ml -3 seringas de 10 ml Passo 4 Pesquisar sobre dutos. tubos etc. etc.Passo 2 Pesquisar vídeos sobre o funcionamento de braços mecânicos hidráulicos.

O Braço Mecânico que desenvolveremos ira conseguir movimentar objetos na vertical.ETAPA 2 Aula-tema: Definição e propriedades dos fluidos. 4 . assim transmitindo a força através do fluido (água) para a seringa de diâmetro maior para que o movimento se complete. Passo 2 Fazer um desenho técnico para um projeto braço mecânico hidráulico utilizando seringas para a finalidade escolhida no Passo 1. Podendo ser um abraçamento de um objeto e em seguida levantá-lo. aplicando uma força na seringa com diâmetro menor . etc. Passo 1 Observar uma possibilidade de execução e/ou função que possa ser feito com um braço mecânico de transmissão hidráulica utilizando seringas.

5 .

O sistema explica os Princípios de Pascal e Stevin e simula o funcionamento de qualquer dispositivo hidráulico. que fora enunciado em 1652 por Blaise Pascal (16231662). demonstra que uma variação na pressão aplicada em um fluído ideal (incompressível) confinado é transmitida integralmente para todas as posições do fluído e para as paredes do recipiente que o contém. ou seja. Quando se pressiona o êmbolo pequeno (do cilindro). ele produz uma força (Newton) também proporcional a esta área. é extremamente difícil de impedir que o êmbolo maior suba. e a força pode ser multiplicada muitas vezes. O Princípio de Pascal é uma das aplicações tecnológicas mais interessantes na Física. 6 . direção hidráulica e braço mecânico hidráulico. No braço mecânico cada articulação e montado com dois cilindros. pois. Quando o fluido (água) é pressionado para o outro êmbolo. dependendo da área de sua aplicação.Passo 3 Fazer a previsão sobre a ampliação de forças que poderá ocorrer dentro do princípio da prensa hidráulica de Pascal. a força (Newton) feita na menor é proporcional à sua área. como já foi explicado. de modo que a força será tanto maior quanto maior for a tal área. Com ele. bem pequena. Segundo o princípio de Pascal. a força nele é muito maior. podemos aplicar uma força em uma situação. como freios de automóveis. por exemplo.

7 .

58cm² Cilindro 20ml – controlado pelo operador d=21. pelo fato da força aplicada pelo operador ser diferente dependendo do peso do objeto a ser levantado.918kgf). P = 2. 8 .: usaremos como base para calcular a pressão e a força exercida pelos cilindros para movimentar o Braço Mecânico uma força de 9N (0. 2.58.P F=5.80mm = 2.65mm = 2. 665 cm A = 5.para simular o acréscimo de força produzido pelos cilindros de diferentes diâmetros .41 N/cm² ( pressão exercida pelo cilindro do operador ) F= A.18cm A = 3.73cm² Obs.Cálculos Preliminares Pressão Formula da Pressão P= Pressão (Pa) F= Força (N) A=Area (cm²) Formula da área de um cilindro A= Área d= Diâmetro Calculo da pressão no cilindro (movimento vertical do braço) Cilindro 60ml – fixo no braço Diâmetro = 26.41 F= 13.45 N ( força transmitida para o cilindro fixo no braço).

65cm² Cilindro 10ml – controlado pelo operador d=14.50 =1. 1.50 =1. Calculo da pressão no cilindro (movimento vertical do suporte da garra) Cilindro 10ml – fixo no braço Diâmetro = 14.45 cm A = 1.45 cm A = 1. 1.50mm = 1.65 F=9 N ( força transmitida para o cilindro fixo no braço). Obs.65 F=9 N ( força transmitida para o cilindro fixo no braço).P F=5.Calculo da pressão no cilindro (movimento vertical do antebraço) Cilindro 10ml – fixo no braço Diâmetro = 14.45cm P = 5.45 cm A = 1.P F=5.45.45 N/cm² ( pressão exercida pelo cilindro do operador ) F= A.65cm² P = 5. 9 .50 =1.65cm² Cilindro 10ml – controlado pelo operador Diâmetro = 14.: a força transmitida não foi multiplicada pelo fato dos 2 cilindros terem o mesmo diâmetro.45 N/cm² ( pressão exercida pelo cilindro do operador ) F= A.45.

25.60 =1. 10 .60 =1.7.: todos os resultados foram arredondados para 2 casas depois da virgula.2 N/cm² ( pressão exercida pelo cilindro do operador ) F= A.25cm² Cilindro 5ml – controlado pelo operador Diâmetro = 12.Calculo da pressão no cilindro (abrir e fechar a garra) Cilindro 5ml – fixo no braço Diâmetro = 12.26 cm A = 1.2 F=9N ( força transmitida para o cilindro fixo no braço).26 cm A = 1.25cm² P = 7.P F=1. Obs.

= 3 Tensão admissível = = 33. (x2+x3) Mfmax2 = 1.2 e 3 Momento fletor do ante-braço (Detalhe 3) Mfmax3 = P.28 ( Wy² é menor que Wy¹ .S.mm Tensão de ruptura o Pinho = 100MPa o F. a estrutura resiste a carga ) 11 = = .(189+230) = 419 Kgf.mm Momento fletor do braço ( Detalhe 2+3) Mfmax2 = P.33 MPa Modulo de resistência cartesiano b=3 15 h = 44 Wy = Wy¹= Wy²= = 6.Dimensões Criticas por flexão P = Carga Máxima (1 kgf ) X = Distância entre os pinos (x2 = 189) (x3 = 230) Mfmax = Momento fletor máximo Mf = P. (x3) Mfmax3 = 1*230 = 230 kgf.X Detalhes 1.

12 .