You are on page 1of 4

Relatrio 2 Difrao de Raios-X

Raios-X so ondas de natureza eletromagnticas, semelhantes a luz visvel, com pequenos comprimentos de onda, na faixa de 0,05nm a 0,25nm, e portanto com maior energia que a luz visvel. Os raios-X, por ser uma onda, sofre o fenmeno de difrao. A difrao consiste em um desvio de trajetria da onda quando a mesma passa por um orifcio ou um objeto da mesma ordem de grandeza do de comprimento de onda. Como nas estruturas cristalinas o espaamento dos tomos da mesma ordem de grandeza do comprimento de onda do raio-X, o mesmo sofre difrao ao passar pela rede cristalina de um material. Por conta da mudana de direo causada pela difrao, pode ocorrer interferncia construtiva ou destrutiva das ondas de raio-X, dependendo do ngulo em que os raios-X incidem sobre os planos cristalinos do material e da distncia entre os mesmos. Caso o aumento do percurso causado pela difrao seja igual um mltiplo inteiro do comprimento de onda do raio-X de feixe monocromtico que incide sobre o material, a interferncia ser construtiva. Caso o aumento do percurso seja igual metade do comprimento de onda do raioX, ou um mltiplo inteiro somado a metade do comprimento, a interferncia destrutiva. Utilizando um equipamento da marca Panalytical, modelo XPert-Pro, foram obtidos os difratogramas dos seguintes materiais: Sal comum (NaCl), Sal light (NaCl + KCl), cobre, alumnio, molibdnio e cromo.

Figura 1: Difratogramas do cromo e do alumnio

Figura 2: Difratogramas do cobre e do molibdnio

Figura 3: Difratogramas do NaCl PA e do Sal light(NaCl + KCl)

Figura 3: Difratograma do Sal comum

1 Cobre Molibdnio Alumnio Cromo Sal comum NaCl PA 43 40 37 43 27 27

2 51 59 45 66 32 32

Sen1/Sen2 0,770121627 0,562339176 0,724359586 0,557312594 0,733961566 0,733961566

Estrutura Cristalina CFC CCC CFC CCC CFC CFC

A estrutura de cada elemento foi identificada com base nas frmulas de difrao de Bragg e na soma dos ndices de Miller. Para estruturas cbicas a seguinte relao vlida:

Combinando a equao acima com a lei de Bragg para n=1

Obtemos a relao abaixo Como lambda e a so constante, temos:

Atravs da observao de mltiplas amostras foi observado que materiais com estrutura cristalina CCC apresentam como resposta a diviso dos senos ao quadrado o valor de 0,5, e estruturas CFC apresentam o valor de 0,75. Atravs disso foram identificadas as estruturas cristalinas dos materiais cujos difratogramas foram apresentados anteriormente. Pode-se observar o difratograma do NaCl que o segundo pico de difrao apresenta uma maior intensidade que o primeiro, isto se deve a estrutura da rede cristalina, formada por Na+ e Cl-, onde os ons de cloro ocupam espaos intersticiais do estrutura formada pelo sdio, fazendo assim com que o segundo plano de difrao se torne mais denso que o primeiro, aumentando assim a intensidade de difrao do segundo pico.

You might also like