You are on page 1of 23

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE FSICA GLEB WATAGHIN

CONSTRUO DE UM TUBO DE PITOT E DE UM TUBO DE VENTURI.


F 609 TPICOS DE ENSINO DE FSICA I
ALUNO: THADEU HENRIQUE DINIZ DE ALMEIDA. (thadeuhenrique@msn.com) RA: 064623. ORIENTADOR: VARLEI RODRIGUES. (varlei@ifi.unicamp.br) CO-ORIENTADOR: GOES.

05/01/2010 2 semestre de 2009.

1)Resultados atingidos: Aps a etapa de pesquisa e coleta dos materiais, iniciamos a montagem do experimento, as partes do recipiente onde a gua ficar armazenada, as bombas e os canos que levaro a gua do recipiente e das bombas at os Tubos de Venturi e de Pitot, a parte eltrica (fiao) e uma boa bateria de nobreak com 12 volts que dura bastante tempo para alimentar as bombas de gua e pode ser usada na apresentao do experimento. Com tudo pronto tiramos as medidas necessrias para pedir vidraria da Unicamp a construo dos tubos de Pitot e Venturi. Aps um ms, tempo que a vidraria levou para a construo dos tubos, pegamos os tubos e fixamos em uma madeira que ficar pendurada, deixando os tubos bem na vertical e evitando assim erros na leitura dos dados. O principal resultado o valor da velocidade da gua jogada pelas bombas, medido pelo tubo de Pitot e pelo tubo de Venturi e a comparao dos resultados, isto pode ser visto no anexo 1. 2)Fotos da experincia:

Figura 1: Esquema do experimento.

Figura 2: Esquema do tubo de Venturi.

Figura 3: Esquema do tubo de Pitot.

Figura 4: Bombas de gua.

Figura 5: Canos de gua.

Figura 6: Reservatrio de gua, bombas de gua e os canos montados.

Figura 7: Bateria retirada do No-Break.

Figura 8: Tubo de Venturi pronto.

Figura 9: Tubo de Pitot pronto.

Figura 10: Tubos de Venturi e Pitot fixados.

Figura 11: Direfena de altura nas hastes do tubo de Venturi.

Figura 12: Direfena de altura nas hastes do tubo de Pitot.

3)Dificuldades encontradas: As dificuldades encontradas foram em vedar o recipiente no local onde foram conectadas as bombas de gua e tambm em calcular as melhores medidas para o tubo de pitot e o tubo de Venturi para que funcionem perfeitamente. Aps todo o experimento montado a dificuldade foi em achar uma maneira de dar mais fora para a gua, pois a sua velocidade no estava muito elevada devido a bateria que estava sendo utilizada, porm este problema logo foi resolvido com a utilizao de uma fonte com um transformador, o que ampliou ainda mais a abrangncia do projeto pois agora a velocidade da gua pode ser variada conforme se varia a tenso da fonte aplicada nas bombas de gua. 4)Pesquisa realizada: Atravs do site de busca Google foram encontradas referncias utilizando como palavras-chave: Tubo de Venturi, Tubo de Pitot. A seguir so explicitadas brevemente as funes de cada referncia. [1] http://www.poli.usp.br/d/pme2333/Arquivos/Experiencia%20Tubo%20de %20Pitot.pdf Fala sobre o Tubo de Pitot. [2] www.fruticultura.iciag.ufu.br/fertirrigacao.htm Fala sobre o Tubo de Venturi. [3] H. Moyses Nussenzveig. Curso de Fsica Bsica vol.2 Fala sobre a teoria do experimento. [4] http://www.labtermo.ufsc.br/Medicao%20de%20velocidade%20e %20vazao.html Fala sobre um experimento de tubo de pitot e de venturi. [5] http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubo_de_Venturi Fala sobre o tubo de venturi. 5)Descrio do trabalho: Resumo: Trata-se de construir um experimento didtico partindo de apenas materiais bsicos, iremos construir um Tupo de Venturi e um Tubo de Pitot para ser utilizado nas aulas de laboratrios de fsica bsica da Unicamp e que tambm podem ser utilizado em escolas de ensino mdio ou outras instituies pois ser um experimento compacto, de fcil transporte e feito com materiais comuns, de fcil obteno. Estes tubos so usados para media a velocidade de um fluido, como o ar ou a gua.

Descrio: Importncia didtica do trabalho ser substituir os antigos experimentos de Tubo de Venturi, do laboratrio de fsica bsica do instituto de fsica IFGW. Ser complementado com a construo de um Tubo de Pitot. A lista de materiais utilizados: 1 Galo de 5 litros de plstico; 2 bombas de gua de limpador de parabrisa; Mangueiras de plstico; Tubos se Pitot e Venturi de vidro; Uma bateria de 12 volts; Uma fonte varivel de tenso (entre 4 e 12 volts); O Tubo de Venturi da figura 8 e o tubo de Pitot da figura 9 tem as seguintes medidas: Tubo de Venturi: Dimetro do tubo maior: (8,0 0,5) mm. Dimetro do tubo menor: (5,0 0,5) mm. Altura das hastes: (200 0,5) mm. Tubo de Pitot: Diametro do tubo de Pitot: (5,0 0,5) mm. Altura das hastes: (200 0,5) mm. Estes instrumentos esto ligados em duas bombas de gua pequenas que iro puxar gua de um pequeno galo. Esta gua retornar para o galo aps passar pelo tubo de Venturi ou pelo tubo de Pitot, fechando assim um circuito. Para calcular a velocidade da gua, usaremos a diferena da altura da coluna de gua nas hastes e a equao de Bernoulli, aplicada para estes experimentos. Teoria: O tubo de Venturi um aparato criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazo de um lquido incompressvel atravs da variao da presso durante a passagem deste lquido por um tubo de seo mais larga e depois por outro de seo mais estreita. Este efeito explicado pelo princpio de Bernoulli e no princpio da continuidade da massa. Se um fluxo de um fluido constante, mas a seco do tubo diminui necessariamente velocidade aumenta. Para o teorema a conservao da energia se a energia cintica aumenta, a energia determinada pelo valor da presso diminui necessariamente.

O tubo de Pitot empregado para medio de velocidades principalmente em escoamento de gases como, por exemplo, na aviao. Ele usa a diferena entre a presso total e a esttica para isso. Teoria envolvida no experimento

Aplicando a lei da conservao de energia: m.v + m.g.h = c 2 Que se transforma na equao de Bernoulli por causa da conservao da massa (m=.A.v.t): .v + p + .g.z = c 2 possvel determinar a velocidade do fluido. A energia total referida a unidade de peso igual a:

Onde P a presso esttica em 1; 1 v a velocidade do fluido em 1; 1 seu peso especfico; g a acelerao gravitacional; Na entrada do tubo de Pitot, a partcula desacelerada at a velocidade nula; ento a energia total referida unidade de peso igual a:

Pode-se considerar que no houve dissipao de energia, isto , a energia total referida unidade de peso igual fora e na entrada do tubo.

A presso esttica P (efetiva) e a presso total efetiva P (de estagnao) 1 2 dada pela altura hp e pela densidades dos fluidos (estamos usando ar no lugar de Hg). Portanto, atravs da leitura da altura de coluna de fluido no tubo de Pitot podese obter a velocidade do escoamento. No tubo de Venturi o que ocorre praticamente a mesma coisa, afinal o Tubo de pitot e uma aplicao do tubo de Venturi. P1 + .V1 = P2 + .V2 2 2 da eq. da continuidade: v2 = v1.A1 A2 (1) (2)

P1 P2 = (P0+ gh1) - (P0+ gh2) = g(h1 h2) Aplicando (3) e (2) em (1) temos: V1 = A2. (2.g.h) (A1 A2)

(3)

O tubo de Pitot praticamente um tubo de Venturi modificado e que pode ser mais facilmente utilizado, como por exemplo na aviao:

Antigamente, o instrumento acima era usado para medir a velocidade de umavio, um tubo de Venturi. Atualmente usado o tubo de Pitot, que mais prtico e preciso, pode ser visto na figura abaixo.

6)O meu orientador realizou os seguintes comentrios: O projeto proposto consistia no estudo e construo de um sistema porttil para demostrao dos experimentos dos tubos de Pitot e Venturi. Para criar o fluxo de gua, foram usados bombas utilizadas para a limpeza de para-brisas de carros, alimentadas por uma bateria, todos materiais de fcil acesso e baixo custo. Por outro lado, os tubos foram feitos em vidro, o que pode dificultar a sua construo. Alm disso, o tubo de Pitot apresentou problemas, aparentemente devido a formao de turbulncias no fluxo de gua. Este problema no foi resolvido devido proximidade de final do projeto. O aluno trabalhou no projeto com bastante entusiasmo e independncia, sendo seu mrito o bom termo do trabalho. ANEXO 1: Clculos das velocidades e dos erros: Velocidade pelo Tubo de Venturi: Dimetro do tubo maior: (8,0 0,5) mm. Dimetro do tubo menor: (5,0 0,5) mm. Altura das hastes: (200 0,5) mm. V = A2. (2.g.h) (A1 A2)

h = (45 5) mm g = 9800 mm/s

A1 = (50,24 12,56) mm A2 = (19,63 7,85) mm Substituindo na frmula teremos: V = (399 65) mm/s Erros no Clculo da velocidade pelo Tubo de Venturi: Como: r = 0,5mm A1 = A2 = r A/r = 2r Ento o erro na rea ser: A1 = (A/r*r) = (2r*(0,5)) =(2**4*(0,5)) = 12,56 mm A2 = (2**2,5*(0,5)) = 7,85mm A frmula para calcular a velocidade : V = A2. (2.g.h) (A1 A2)

Calculando a propagao de erros temos: V = [(V/A1*A1)+(V/A2*A2)+(V/h*h) Calculando as derivadas parciais separadamente, temos: V/A1 = (4*A2*g*h*A1)/(A1 2*A1*A2 + A2) = 380,33 V/A2 = [(2*g*h*A2) + (2*g*h*A1)]/(A1 2*A1*A2 + A2) = 561 V/h = 2*A2*g/(A2 A1) = 179,9 logo: V = [(V/A1*A1)+(V/A2*A2)+(V/h*h) V = [(380,33*12,56 )+(561*7,85)+(179,9*0,5)] V = 64,97783 65

Velocidade pelo Tubo de Pitot:

h = (5,5 0,5) mm g = 9800 mm/s A densidade do ar aproximadamente 1,2 kg/m A densidade da gua aproximadamente 997 kg/m Tubo de Pitot: Diametro do tubo de Pitot: (5,0 0,5) mm. Altura das hastes: (200 0,5) mm. Substituindo na frmula teremos: V = (313 15) mm/s Erro no Clculo da velocidade pelo Tubo de Pitot: A frmula para calcular a velocidade :

h = (5,5 0,5) mm g = 9800 mm/s A densidade do ar aproximadamente 1,2 kg/m A densidade da gua aproximadamente 997 kg/m Tubo de Pitot: Diametro do tubo de Pitot: (5,0 0,5) mm. Altura das hastes: (200 0,5) mm. Calculando a propagao de erros temos: V = [(V/h*h) Calculando a derivada parcial separadamente, temos: V/h = {[(2g)^1/2]*(m-)}/[2*(h**(m-))^1/2] = 29,83 logo: V = (V/h*h) V = (29,83*0,5) V = 14,92 15

ANEXO 2: Resoluo da questo feita pelo professor coordenador Lunazzi. Se tenho uma vento de velocidade V (em m/s) e coloco um anteparo de rea A (em m) a enfrent-lo e uma mola de constante k segurando o anteparo, quanto a mola resulta deslocada em metros? Dado: V, A, k Responda: x=? Fluido: Presso = Fora=> Fora = Presso . A (1) A Presso = (densidade do fluido) . V 2 Mola: Fora = k . x (3) (2)

Logo, substituindo (2) em (1) e depois em (3), teremos: (densidade do fluido) . V . A= k . x 2 => x = (densidade do fluido) . V . A 2.k

CPIAS DOS SITES DAS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: [1] http://www.poli.usp.br/d/pme2333/Arquivos/Experiencia%20Tubo%20de %20Pitot.pdf Fala sobre o Tubo de Pitot.
TUBO DE PITOT 1 INTRODUO Em muitos estudos experimentais de escoamentos necessrio determinar o mdulo e a direo da velocidade do fluido em alguns pontos da regio estudada. Apesar de ser impossvel a obteno da velocidade num ponto, pode-se determinar a velocidade mdia numa pequena rea ou volume atravs de instrumentos adequados. Pode-se obter a velocidade medindo-se: - o tempo que uma partcula identificvel leva para percorrer uma distncia conhecida; - a variao da resistncia eltrica pelo resfriamento de um condutor eltrico introduzido no escoamento (anemmetro de fio quente);

- a rotao de um hlice introduzido no escoamento (molinete e anemmetro); - a diferena entre a presso total e a esttica, mtodo introduzido por Henri Pitot em 1732, que um dos mais utilizados. O tubo de Pitot empregado para medio de velocidades principalmente em escoamento de gases como, por exemplo, na aviao. 2 FUNDAMENTOS TERICOS 2.1) Princpio de Funcionamento

Fig. 1 Tubo de Pitot em canal aberto No ponto 1, da Figura 1, a energia total referida a unidade de peso igual a:

z2gvP211++, onde P1 a presso esttica em 1; v1 a velocidade do fluido em 1, seu peso especfico e g a acelerao gravitacional. No ponto 2, na entrada do tubo de Pitot, a partcula que estava no ponto 1 desacelerada at a velocidade nula; ento a energia total referida unidade de peso igual a: zP2+ Devido proximidade entre os pontos 1 e 2, pode-se considerar que no houve dissipao de energia, isto , a energia total referida unidade de peso igual nos pontos 1 e 2. ()PP2gvouP2gvPzPz2gvP122122112211==++=++ A presso esttica P1 (efetiva) dada pela altura de coluna de fluido acima da linha com cota z, ou seja, h1 . A presso total efetiva P2 (de estagnao) dada pela altura h 2gvh seTem2gvPPh Ph hhh como21221121121=+===+= Portanto atravs da leitura da altura de coluna de fluido no tubo de Pitot acima da superfcie livre podese obter a velocidade do escoamento na cota z. 2.2) Determinao do perfil de velocidade em uma tubulao

Fig. 2: Tubo de Pitot em uma tubulao A equao de Bernoulli aplicada entre os pontos 1 e 2 : ==+12121212V 2PPgPPgv ( 1 ) Sendo a equao do manmetro diferencial (Tubo de Pitot): ()==++=++12112121221112gh v:que vem) 2 ( e ) 1 ( de ento1hPPouh'hPh h'P Ento, atravs do deslocamento radial do tubo de Pitot no interior da tubulao, pode-se levantar o diagrama de velocidades v (r) na seo estudada (Figura 3a). 2.3) Determinao da vazo Tem-se que a vazo em volume ( Q ) de um fluido escoando atravs de uma seco S dada por:

=SdS vQ
Conhecida a distribuio de velocidade v na seo (item 2.2),

()()11Ro22A Q:a se-chega 3b Figura da A rea a doconsideran ,rd v rd dS ===ouQsetemcomo

2 Fig. 3 a) curva v = f (r) ; b) curva v = f (r ) 2.4) Determinao da velocidade mdia (V) na seco. Por definio: V = SQ Ou conforme a figura 3b 2121RARV A== 2.5) Determinao do fluxo de energia cintica na seco ( C ) Como 4a. Figura na mostrada rea a A onde A 2C )(v2ds v21C vds v21C 222332====ourdRoSS 2.6) Determinao do coeficiente da energia cintica ( ) Para conhecermos o valor real do fluxo da energia cintica numa seco de escoamento a partir da velocidade mdia na seco ( V ), torna-se necessrio a introduo de um coeficiente de correo , denominado coeficiente da energia cintica, de tal forma que: 23223233R VA R V 21A 2SV 21C S v21====C 2.7) Determinao do fluxo de quantidade de movimento na seco ( x ) Sendo 3Ro22S 2A Xou )d(r v ds v x . vds v x2====S Onde A3 a rea mostrada na figura 4b.

3 2 2 2 Fig.4 a) curva v = f (r ) ; b) curva v = f (r )

2.8) Determinao do coeficiente da quantidade de movimento ( ). Para calcular o valor real do fluxo da quantidade de movimento na seco a partir da velocidade mdia, deve-se introduzir um coeficiente de correo , ou seja: 2 X=V S Onde = coeficiente da quantidade de movimento 2232232V R V A S RAVx=== 3) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O equipamento constitudo por: a) dez tubos de Pitot, distribudos radialmente numa seco transversal da tubulao superior da bancada ( ver Fig. 5 ); b) uma tomada de presso esttica na mesma seco da tubulao;

Fig. 5: Esquema do posicionamento dos Pitots na tubulao. c) onze manmetros inclinados conectados na parte inferior aos tubos de Pitot e tomada de presso esttica, e na parte superior uma linha de ar comprimido a fim de deslocar os meniscos para uma altura conveniente de coluna dgua (ver Fig. 6).

Fig. 6: Esquema dos manmetros d) uma balana e) uma vlvula de trs vias f) um registro regulador de vazo. A experincia consiste em: a) registrar as indicaes dos manmetros para um dado valor de vazo. b) Medir a mesma vazo pelo mtodo de pesagem ( balana ). 4) QUESTES PROPOSTAS a) levantar o perfil de velocidade na seco transversal de leitura; 2 b) levantar a curva v = v (r ) para calcular a vazo ( item 2.3 ) e confrontar este valor com o resultado obtido atravs do mtodo das pesagens; c) calcular a velocidade mdia na seco atravs do perfil de velocidade ( item 2.4 ) e confrontar com a velocidade mdia obtida com o mtodo das pesagens; 3 3 2 d) levantar a curva v = v (r ) para calcular o fluxo de energia cintica na seco ( item 2.5 ) e o coeficiente de energia cintica ( item 2.6 ); 2 2 2 e) levantar a curva v = v ( r ) para calcular o fluxo da quantidade de movimento na seco ( item 2.7 ) e o coeficiente da quantidade de movimento ( item 2.8 ); f) demonstrar que os coeficientes e podem ser obtidos atravs das seguintes relaes. ds vvS1ds vv 12S3==SS onde S = rea da seco transversal V = velocidade mdia na seco v = velocidade em cada ponto da seco g) considerando se o movimento turbulento em tubos, o perfil de velocidade segue a relao RrRvv= 5 Onde n = 7 para nmero de Reynolds inferior a 10 5 n > 7 para nmero de Reynolds superiores a 10 partir das velocidades obtidas no ensaio, determinar o valor de n representativo para o perfil. Sugere se utilizar grfico bilogartmo: log (V/V,Max) x 1/n log ((R-r)/R). 5 ) BIBLIOGRAFIA Citar a bibliografia utilizada.
n1max

[2] www.fruticultura.iciag.ufu.br/fertirrigacao.htm Fala sobre o Tubo de Venturi.


Venturi uma pea especial, acoplada linha de irrigao, que consiste numa seo gradual convergente, passando numa seo constrita constante e em seguida numa gradual transio ampliadora, retomando ao dimetro original da linha de irrigao. No momento da passagem pela seo constrita, cria-se um diferencial de presso que "succiona" a soluo do tanque para a linha lateral ou principal. O princpio hidrulico que rege esse processo descrito pelas equaes de continuidade e de Bemoulli. Os agroqumicos podem ser injetados numa tubulao sob presso, usando o princpio da queda de presso e mudana da velocidade, no momento em que o lquido passa pela seo constrita do venturi (Figura 2.9.). A queda de presso no venturi deve ser suficiente para criar uma presso negativa (vcuo) em relao presso atmosfrica. Nessas condies, o agroqumico contido no interior do depsito ir fluir para o injetor. O fluxo de soluo pode ser regulado, se desejvel, por vlvula ou registro instalado na tubulao. Uma possvel desvantagem do mtodo que a perda de carga localizada no venturi pode atingir cerca de 1/3 da presso de servio na lateral ou principal, dificultando ou impossibilitando a injeo. Alm disso, difcil regular com preciso o fluxo de soluo no venturi, porque a taxa de injeo muito sensvel variao de presso e vazo no sistema.

Figura 2.9. Tubo Venturi (COSTA e BRITO, 1994).

[3] H. Moyses Nussenzveig. Curso de Fsica Bsica vol.2 Fala sobre a teoria do experimento.
[4] http://www.labtermo.ufsc.br/Medicao%20de%20velocidade%20e%20vazao.html

Fala sobre um experimento de tubo de pitot e de venturi. Medio de Velocidade e de Vazo/ Tubo de Venturi e Tubo de Pitot

O tubo de Pitot colocado no final da tubulao ligada ao ventilador radial. Com o tubo de Pitot possvel traar o perfil de velocidades do escoamento e calcular a vazo. Mudando a freqncia do ventilador, pode-se atingir diferentes valores de vazo.

Vista geral do equipamento.

Um ventilador, do tipo radial, acoplado no incio da tubulao. possvel variar a freqncia do ventilador atravs do controlador junto ao ventilador.

Tomadas de presso esttica na entrada de ar do ventilador.

A foto mostra em detalhe, o paqumetro digital acoplado ao tubo de Pitot, de forma que se possa variar o ponto de medio e "varrer" todo o tubo, a fim de se traar um perfil de velocidades. Tambm possvel girar todo o conjunto (Pitot/paqumetro), em 90, permitindo assim, a leitura na direo horizontal.

Tubo de Pitot, paqumetro digital e micrmetro. Atravs do micrmetro, acoplado ao tubo de Pitot, possvel aumentar ou diminuir a sensibilidade da medio, facilitando a leitura das mais variadas vazes.

Micrmetro junto ao tubo de Pitot. Detalhe: reservatrio de fluido manomtrico. O tubo de Venturi, colocado na metade da tubulao, permite que seja feito o clculo da vazo, e que sejam comparados os resultados.

Vista do tubo de Venturi, no meio do equipamento. Junto, os manmetros utilizados para medio.

[5] http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubo_de_Venturi Fala sobre o tubo de venturi.

Tubo de Venturi
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
Ir para: navegao, pesquisa O tubo de Venturi um aparato criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazo de um lquido incompressvel atravs da variao da presso durante a passagem deste lquido por um tubo de seo mais larga e depois por outro de seo mais estreita. Este efeito explicado pelo princpio de Bernoulli e no princpio da continuidade da massa. Se um fluxo fluido constante, mas a seco diminui necessariamente velocidade aumenta. Para o teorema a conservao da energia se a energia cintica aumenta, a energia determinada pelo valor da presso diminui necessariamente.

Ligaes externas
Medio de Velocidade e de Vazo/ Tubo de Venturi e Tubo de Pitot (em portugus) Hidrodinmica (em portugus)

You might also like