You are on page 1of 6

ALFABETIZAO E TECNOLOGIAS Indianara Mendes Cardoso Prof.

Tnia Margarete de Borba Centro universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Licenciatura em Pedagogia (PED 0725) Libras 10/06/2010 RESUMO
A evoluo das tecnologias tem contribudo para o aumento de games e softwares que ajudam na alfabetizao das crianas. A tecnologia est presente na vida das crianas desde muito cedo, por isso, a importncia da alfabetizao usando o computador, que estar presente durante toda vida dessas crianas. Pais e professores devero estar atentos a essa evoluo das crianas, para que elas possam aproveitar as tecnologias oferecidas e a vida social, com familiares e colegas.

Palavras chaves: Alfabetizao. Tecnologias. Educao Infantil. 1 INTRODUO A pesquisa trata da importncia da tecnologia na alfabetizao infantil e de como pais e professores devem se comportar diante da evoluo dela, instruindo os pequenos como lidar e se comportar diante das novas tecnologias e internet. 2 DESENVOLVIMENTO Em todo o mundo, independente do grau de desenvolvimento de cada pas. evoluo de tablets e smartphones na educao tem contribudo para o aumento de games e softwares que ajudam na alfabetizao, ou seja, desde de muito

pequenos as crianas j esto entrando na era da computao. De acordo, Demo (2011), "no faz mais vivncia de informtica." Ao contrrio do que muitas pessoas pensam sobre prejuzos e problemas que a internet e o computador podem trazer para o desenvolvimento da criana e do adolescente, profissionais ressaltam a importncia das novas tecnologias. Segundo Assuno (2009).
A alfabetizao atravs de computadores no pode ser deixada de lado e deve complementar o letramento tradicional, com lpis e caderno. As crianas nascem convivendo com os novos equipamentos. No adianta esconder algo que far parte da vida delas no futuro. Atrasar o conhecimento daquilo que estar presente no cotidiano s ir trazer prejuzos.

Assuno, ainda destaca as vantagens pra o desenvolvimento racional e educacional da criana.


No mundo de hoje, o computador ativa novas formas de

pensar. O usurio descobre cedo a aptido s tecnologias, memria e raciocnio. O instrumento facilita a interpretao de smbolos e sinais, principalmente em etapas iniciais da alfabetizao. A criana comea a dar significado aos signos .

3- Uso das novas tecnologias necessrio para alfabetizao Nesta nova era da alfabetizao o educador no deve deixar de lado o uso da internet nas atividades escolares, deve incluir exerccios que envolvem as ferramentas tradicionais e as digitais. No entanto vale a pena ressaltar, que necessrio o cuidado e ateno dos pais e professores com relao ao tempo que as crianas passam em frente ao computador. Assuno destaque que:
A criana no deve ficar muitas horas na frente do computador, pois pode criar certa dependncia com a mquina. Do mesmo jeito que deve ter tempo para navegar na internet, tambm deve ter momentos para praticar esportes, brincar com os amigos e passear com a famlia.

Agora s uma questo de adaptao, as

novas tecnolgicas no iro destruir as tcnicas antigas de alfabetizao. O computador uma realidade na vida das crianas, agora, saber utiliz-lo da melhor forma. 4 CONSIDERAES FINAIS A pesquisa apresentada tratou de como a tecnologia contribu para a alfabetizao infantil, no descartando as tcnicas antigas, como letramento com lpis e caderno. Na era tecnolgica em que vivemos fundamental que as crianas aprendam desde cedo a lidar com a computao, preparando a criana para um futuro tecnolgico e contando com a contribuio dos pais e professores para orient-los nesta evoluo. 5 Referncias bibliogrficas

Demo Pedro. Novas tecnologias

You might also like