You are on page 1of 21

1

O SERVIO SOCIAL E AS TRANSFORMAES DA PRTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA PENITENCIRIO

Altamira Servalho de Oliveira; Gerferson Silva Melo; Jucileide Rodrigues de Almeida1 Silvia2

RESUMO Este estudo uma reviso bibliogrfica sobre as transformaes da prtica profissional no sistema penitencirio. O trabalho desenvolvido pelo Servio Social no Sistema Penitencirio, uma prtica que exige o conhecimento da estrutura e do funcionamento da instituio e nesse sentido, visando organizar um referencial acerca da atuao, recentemente foi elaborado por tcnicos da rea do Servio Social, o Manual de Procedimentos do Assistente Social, que tem por objetivo de contribuir efetivamente na realizao de uma atuao mais eficaz, intencionado ainda, dar estrutura e reorganizar um referencial acerca das atividades que h anos vem sendo realizada dentro do sistema penitencirio o qual objetiva nortear as aes desenvolvidas pelos Assistentes Sociais, bem como padronizar e normatizar procedimentos, relatrios e formulrios e estabelecer fluxogramas de atividades, sistematizando assim, a prtica profissional dentro do Sistema Penitencirio. Pretende-se ainda compreender a atuao do profissional de Servio Social no Sistema Penitencirio, para tanto pretende-se atravs de seus objetivos especficos: descrever a origem do Servio Social no Brasil; Abordar o Servio Social na rea jurdica e descrever a atuao do profissional de Servio Social no Sistema Penitencirio. Conforme pesquisa bibliogrfica constata-se que a questo social enfrentada na rea do sistema penal, a falta de vontade poltica dos governantes, com a inexistncia de polticas sociais, as contradies vivenciadas no dia-a-dia pelos profissionais, a carncia de recursos humanos, a falta de qualificao e de treinamentos peridicos, tudo contribui para que se torne cada vez mais precrio o atendimento. Palavras-chave: Servio Social. rea Jurdica. Sistema Penitencirio.

INTRODUO Este estudo abordou acerca do servio social e as transformaes da prtica profissional no sistema penitencirio. O Servio Social como profisso legalmente reconhecida e legitimada, sendo o Assistente Social o profissional capacitado para trabalhar com a questo social em suas vrias expresses do cotidiano. Pretende-se ainda compreender a atuao do profissional de Servio Social no Sistema Penitencirio, para tanto pretende-se atravs de seus objetivos especficos: descrever a origem
1 2

Acadmicos do Curso de Servio Social no Centro Universitrio do Norte UNINORTE. Orientadora do Curso de Servio Social no Centro Universitrio do Norte UNINORTE.

do Servio Social no Brasil; Abordar o Servio Social na rea jurdica e descrever a atuao do profissional de Servio Social no Sistema Penitencirio. Conforme pesquisa bibliogrfica constata-se que a questo social enfrentada na rea do sistema penal, a falta de vontade poltica dos governantes, com a inexistncia de polticas sociais, as contradies vivenciadas no dia-a-dia pelos profissionais, a carncia de recursos humanos, a falta de qualificao e de treinamentos peridicos, tudo contribui para que se torne cada vez mais precrio o atendimento. 1 SERVIO SOCIAL 1.1 ORIGEM DO SERVIO SOCIAL NO BRASIL A institucionalizao do Servio Social no Brasil, como profisso, esta ligada a circunstancia histricas concretas: pois abrange desde o contexto do desenvolvimento capitalista europeu e norte americano, e o agravamento da questo social no final do sculo XIX. Os pioneiros do Servio Social estavam ligados, as instituies assistenciais e a grupos cristos (catlicos ou protestantes), todos partidrios da reforma social. O Servio Social surgiu na dcada de 1930, num momento de grandes transformaes na sociedade brasileira, nesse contexto os pais se caracterizavam por uma economia agroexportadora. As transformaes da economia e poltica dos pais foram aceleradas com a Revoluo de 30 com o processo de industrializao. Nesse momento a classe operaria comeava apenas a se organizar para reivindicar melhores condies de vida e de trabalho. O Servio Social no Brasil neste perodo est implantado na assistncia prestada aos pobres, por mulheres piedosas, alguns sculos atrs. Apesar de muita coisa ter mudado, o Servio Social continuou sendo uma profisso essencialmente feminina, as ricas damas da caridade cederam lugar s filhas da classe mdia ou dos trabalhadores urbanos. A histria do Servio Social est em articulao com a histria dos processos econmicos, das classes e das prprias cincias sociais. O Servio Social, que surge no Brasil, nos anos 30, no pode ser, portanto concebido como um fato isolado, mas dentro do contexto brasileiro, representado pelos setores poltico, econmico, social e religioso. Mas por volta de 1936, quando se iniciou o processo de industrializao intensa e urbanizao no pas, como parte das estratgias do Estado, para atender s demandas da questo social, via execuo direta das polticas sociais. O Servio Social no Brasil afirma-se

como profisso, estreitamente integrado ao setor pblico em especial, a ampliao do controle e do mbito da ao do Estado junto sociedade civil. Para Iamamoto (2007), o Servio Social surge como um mecanismo utilizado pelas classes dominantes como meio de exerccio de seu poder na sociedade, instrumento esse que deve modificar-se, constantemente, em funo das caractersticas diferenciadas da luta de classes e/ou das formas como so percebidas as sequelas derivadas do aprofundamento do capitalismo. Estas sequelas se manifestam, tambm, por uma srie de comportamentos desviantes, que desafiam a Ordem. Em face do crescimento da misria relativa de contingentes importantes da classe trabalhadora urbana, o Servio Social aparece como uma das alternativas s aes caritativas tradicionais, dispersas e sem soluo de continuidade, a partir da busca de uma nova racionalidade no enfretamento da questo social. Como nos relata Martinelli (2009), o Servio Social surge, portanto, no cenrio histrico com uma identidade atribuda, que expressava uma sntese das prticas sociais prcapitalistas, repressoras e centralistas, e dos mecanismos e estratgias pela classe dominante para garantir a marcha expansionista e a definitiva consolidao do sistema capitalista. O Servio Social era, pois na verdade um importante instrumento da burguesia, que tratou de imediato de consolidar sua identidade e atribuda afastando-o da trama das relaes sociais, do espao social mais amplo da luta de classes e das contradies que as engendram e so por elas engendradas. A profisso se consolida, ento como parte integrante do aparato estatal e de empresas privadas, e o profissional, como um assalariado a servio das mesmas se dedicam prestao de servios sociais. Conforme Faleiros (2005), o Servio Social surge e se institucionaliza quando procura dar resposta a uma demanda social concreta. Essa situao vem gerando uma elite, com nvel de vida comparado aos pases altamente industrializados, e uma massa humana desempregada ou subempregada, incapaz de satisfazer suas necessidades bsicas, o que tem levado a classe trabalhadora a uma situao de extrema pobreza, apresenta uma perspectiva doutrinria de corte humanitria, o servio de um homem abstrato, desvinculado da histria, negando o antagonismo e compreendendo a sociedade como uma organizao harmnica, o que justifica a desigualdade como natural. Nessa dicotomia de dominados e dominantes as relaes de foras segundo FALEIROS (2005), so unicamente uma questo de pratica profissional do Assistente Social, pois ao mesmo tempo em que se trabalha o sistema capitalista se trabalha os indivduos que dele fazem parte, pois nele se complexa a analise da vulnerabilidade social.

E no momento que os sujeitos se fragilizam, perdem poder e patrimnio que buscamos Servio Social. Temos a justamente a nossa especificidade nessa relao de descapitalizao e fragilizaro, fortalecimento. A condio de dominados se acrescenta a diminuio das condies de autonomia (FALEIROS, 2005, p.90).

A atuao do Servio Social se desenvolve a partir da vulnerabilidade dos indivduos, no s em dar assistncia material ou de se conceber benefcios, mas principalmente em dar orientaes e auxlios no trabalho, na vida pessoal, em direitos que concebido, e em outros. Foi somente aps 1964, que o Servio Social se posiciona com uma postura modernizadora, com outros ares de mudanas sobre a profisso de assistente social, pois at ento o Servio Social no era visto como instrumento de interveno. Como aponta NETTO (2005).
Trata-se de uma linha de desenvolvimento profissional que se encontra o auge da sua formulao exatamente na segunda metade de sessenta seus grandes monumentos, sem duvidas so os textos dos seminrios de Arax e Terespolis-, revelar-se- um eixo de extrema densidade no envolver da reflexo profissional (NETTO, 2005, p.154).

1.2 SERVIO SOCIAL COMO TRABALHO De acordo com Iamamoto (2010) a abordagem do Servio Social como trabalho foi reafirmada nos recentes debates capitaneados pela Associao Brasileira de Ensino em Servio Social ABESS dentro do processo de reviso curricular do ensino de graduao em Servio Social no pas, consubstanciado em mais de 200 oficinas locais, regionais e nacionais, realizadas pelas unidades de ensino da rea. Tais debates redundaram na formulao de uma proposta de Diretrizes Gerais para o Curso de Servio Social, conforme exigncia da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Em alguns momentos do debate acerca da relao entre "trabalho" e Servio Social, tem-se a ntida impresso que os interlocutores esto se referindo a um problema meramente tcnico da instrumentalidade do Servio Social". O problema parece ser puramente "prtico", "interventivo", exclusivamente afeito s tcnicas, estratgias, mediaes, etc. da ao do assistente social em casos concretos, fortemente marcados pelas suas particularidades. Nestes momentos tenta-se aplicar ao Servio Social categorias como matria-prima, meios de produo, etc. Em alguns outros momentos, tem-se a impresso que o debate est voltado delimitao da identidade profissional do Servio Social. Pensar o Servio Social como

trabalho seria uma forma de delimitar sua peculiaridade e, portanto, definir sua identidade, na relao com as outras profisses. Contudo, a questo da relao entre o trabalho e as outras prxis sociais muito mais complexa do que estes momentos deixam transparecer. Possui consequncias e repercusses que no se esgotam no aspecto da metodologia de interveno ou da identidade profissional. Qual o papel do Servio Social na sociedade em que vivemos? Se, como quer o Cdigo de tica, entendemos que o Servio Social tem por horizonte a luta pela superao da sociedade capitalista, o pressuposto que a revoluo historicamente possvel. Ou seja, ao afirmarmos que o Servio Social tem por horizonte uma sociedade emancipada, o pressuposto desta afirmao a tese de que, como somos ns que fazemos a nossa histria, se decidirmos coletivamente superar o capital nada nos impedir de faz-lo. Entre a sociedade regida pelo capital e a emancipao humana se interpe "apenas" a deciso coletiva de superar o perodo marcado pela explorao do homem pelo homem. Ao fim e ao cabo, ao afirmarmos o Servio Social como mediaes para a construo de uma sociedade emancipada, estamos afirmando uma tese filosfica das mais ricas em consequncias ideolgicas: como ns fazemos a nossa histria, se decidirmos superar o capital este ser superado do mesmo modo como a humanidade deixou para trs o machado de bronze ou a sociedade feudal. No nos esqueamos que este raciocnio, que pode parecer bvio e simplrio para muitos, uma conquista muito recente na histria da humanidade. Apenas no sculo XIX, com Marx, a tese de que a histria humana resultado exclusivo das aes dos homens em sociedade afirmada e demonstrada. verdade que, umas poucas dcadas antes de Marx, alguns de seus elementos importantes j estavam presentes em Hegel (a histria como processo, etc., contudo, o homem reconhecido como o nico e exclusivo demiurgo de sua histria apenas a partir das obras de juventude de Marx. O trabalho, na acepo marxiana, a categoria fundante do mundo dos homens porque o momento predominante na produo das novas situaes objetivas e subjetivas que caracteriza a histria humana, para coloc-lo em poucas palavras. Para Iamamoto (2010), uma das mudanas de rumo na anlise do exerccio profissional, fruto dos debates que acompanharam o processo de construo das diretrizes curriculares, refere-se a busca de afinar e refinar a tradicional anlise da chamada prtica, que passa a ser tratada como um tipo de trabalho especializado que se realiza no mbito de processos e relaes de trabalho.

A tradio profissional trata o fazer profissional como prtica, havendo inclusive um acervo de produes que se empenhou em atribuir, no decorrer do processo de renovao do Servio Social, um estatuto terico quela noo, vinculando-se categoria inclusiva de prxis social. Para Iamamoto (2010), o caso do Servio Social , neste particular, bastante claro, e nem h necessidade de irmos alm da mera meno: o desenvolvimento do trabalho sob o capitalismo a base material para a gnese da "questo social" a qual, por sua vez, o propsito do Servio Social. A relao, neste caso particular, evidente. Em suma, a importncia da centralidade ontolgica do trabalho que ela possibilitou a Marx elucidar como os homens produzem todas as relaes e complexos sociais, inclusive a sua essncia, de tal modo a desautorizar todas as ideologias que afirmam ser o capitalismo a ltima forma possvel de sociabilidade humana porque corresponderia imutvel e insupervel essncia mesquinha, egosta e burguesa dos homens. Perceba o quanto isto fundamental para o projeto revolucionrio: aqui est a demonstrao da possibilidade ontolgica da superao do capital; aqui se situa a demonstrao da falsidade do argumento conservador de que os homens no podem superar o capitalismo porque h uma essncia humana que determina que para sempre os homens sero burgueses. A este argumento, repetimos, Marx responderia: os homens so os nicos construtores de sua essncia e, assim como se construram burgueses, podem tambm se construir enquanto indivduos e sociedade emancipados. E, a chave desta autoconstruo puramente humana dos homens o trabalho enquanto categoria fundante do ser social. O debate acerca da identidade ou diferena entre trabalho e Servio Social expressa um momento de crescimento da produo terica na profisso e talvez sinalize uma nova relao com o conjunto da produo das Cincias Humanas. De forma diferente do passado, hoje os conhecimentos terico-filosficos de que o Servio Social necessita tero que ser em parte significativa produzidos no seu prprio interior. Processos de trabalho do Servio Social - Os processos que vivenciamos na atualidade, decorrentes das mudanas estruturais advindas das transformaes scio-histricas, nas relaes entre o Estado e a sociedade, submetida ordem financeira do grande capital, incidem diretamente no ser e fazer profissional. A condio de trabalhador assalariado no s enquadra o Assistente Social na relao de compra e venda da fora de trabalho, mas molda a sua insero socioinstitucional na

sociedade brasileira. Essas relaes de trabalho tendem a ser desregulamentadas e flexibilizadas. Enfim, tem-se um redimensionamento das condies do nosso exerccio profissional, porque ele se efetiva pela mediao das condies do assalariamento. Essa condio de assalariamento envolve necessariamente a incorporao de parmetros institucionais e trabalhistas que regulam as relaes de trabalho, estabelecendo as condies em que este trabalho se realiza e regulando a realizao do trabalho coletivo normatizado pelas instituies empregadoras, pblicas e privadas. Portanto, se a questo social o fruto de uma organizao social que tem em sua base o sistema produtivo, cabe ao assistente social trabalhar com os desdobramentos dessa questo, levando em conta a tica profissional/ social, para isso deve ter grande flexibilidade frente s mudanas do cotidiano na dinmica da sociedade. Mudanas j existentes de cultura, classe, modo de vida, cotidiano, valores e prticas polticas e as que acontecem de acordo com o momento histrico. Iamamoto (2010) constata que h, portanto, uma alterao no perfil do assistente social para enfrentar um processo de intensas modificaes nas relaes poltico-econmicas e scio-histricas. Dizendo que para isso torna-se necessrio o acompanhamento dos processos sociais, a pesquisa da realidade social e organizao e fortalecimento da categoria profissional como componentes essenciais da profisso e no como atividades complementares. O contexto contemporneo onde o Servio Social se gesta e se desenvolve como profisso tem por pano de fundo o desenvolvimento capitalista industrial e a expanso urbana. Esse posicionamento emerge em resposta s exigncias apresentadas pela realidade histrica quando o prprio contingente profissional vem das camadas mdias da sociedade que tambm sofre os embates de uma poltica econmica amplamente desfavorvel aos setores populares. Assim, constitui-se o crescimento de uma tendncia de atuao do Assistente Social nas reas da assessoria e consultoria, no pela lgica da natureza da profisso enquanto profissional liberal, mas como consequncia da, tambm crescente, flexibilizao e desregulamentao das relaes de trabalho do sistema neoliberal globalizado. No entanto, cabe ao Assistente Social ocupar estes espaos emergentes, pois se os mesmos so chamados a essa ocupao de espaos vazios no seu mbito profissional, eles devem faz-lo de modo criativo e crtico, desenvolvendo competncias tais como: a assessoria

e a consultoria em outras reas de especializao. Para isso o profissional precisa possuir uma viso da totalidade e no restrita.

2 SERVIO SOCIAL NA REA JURDICA

Segundo Carvalho & Iamamoto (1993), o Servio Social Penitencirio iniciou suas atividades em 1944, em carter no-oficial, junto extinta Casa de Correo de Porto Alegre. Somente em 1951 o exerccio dessa profisso foi regulamentado nas casas prisionais do Rio Grande do Sul, por meio da Lei n. 1651. Em meados dos anos 80, as sucessivas crises no sistema prisional contriburam para a emergncia de uma posio crtica frente s aes do Servio Social, principalmente quanto ao espao institucional e a proposio de novas estratgias de interveno. O grupo de assistentes sociais tinha reunies mensais, bem como cursos de capacitao profissional organizados pela Uaes Unidade de Atendimento Educacional e Social. Nesse momento histrico-terico, passava-se a explicar a problemtica do preso como representante de uma classe marginalizada, ocupando, em algumas anlises, posio de vtima do sistema social. Com o advento da LEP Lei de Execues Penais n. 7210/84 e principalmente a partir de 1988 o Servio Social desarticula-se terica e politicamente devido s novas prioridades colocadas pela poltica penitenciria do Estado. dentro deste contexto histrico e institucional que se insere a trajetria do Servio Social, como rea que intervm nas contradies que emergem desta realidade social. So profissionais capacitados para pesquisar, elaborar, executar polticas sociais, planos, programas e projetos assistenciais, teraputicos, promocionais, educativos-preventivos junto a uma rede de relaes que constitui a vida prisional (TORRES, 2001). O exerccio da Percia requer um conhecimento especfico relativo profisso de qualquer categoria profissional que transite na Justia para subsidiar as sentenas judiciais. Seu exerccio implica em um conhecimento adquirido pela experincia. Portanto, qualquer categoria profissional pode exercer a Percia a partir da sua especificidade mediante remunerao - conforme a hora-tcnica definida pelo Conselho Federal, no caso do Servio Social - pelos servios prestados quando chamado pela Justia, ou contratado como assistente tcnico, desde que estes profissionais possam estar protegidos pelos seus respectivos Cdigo

de tica. Na Justia, ento, em qualquer dessas modalidades, o profissional que vai exercer a Percia trar para o contexto jurdico um conhecimento especfico pertinente a sua profisso. A rea de Servio Social, reconhecendo o projeto tico-Poltico da profisso, que "tem suas razes nas foras sociais progressistas e est fundado nas reais condies sociais em que se materializam a profisso" (IAMAMOTO, 2010, p.22). Em relao ao Servio Social na rea Jurdica, o Assistente Social, ao exercer a Percia Social, o far, portanto, a partir do direcionamento de seu processo de avaliao, tendo como eixo central a Questo Social, seu objeto de trabalho articulado com seu Projeto ticoPoltico. Nesse sentido, ao se trazer a Percia Social como especificidade da profisso, necessrio buscar um pouco da sua histria junto ao Judicirio. Os Assistentes Sociais do antigo Juizado de Menores vm atuando como Peritos Sociais desde 1955. A partir desta poca, ento, a Percia Social como especificidade do Servio Social foi se consolidando na Justia Infanto-Juvenil na rea da criana e do adolescente. E, a partir de 14 de novembro de 1986, pelo provimento de n 07/1986, abriu-se vagas para concurso de Assistente Social Judicirio, para implantar a Percia Social como especificidade do Servio Social na Vara de Famlia, para assessor aos Juzes de Direito, bem como para executar atividades de sua competncia. Atualmente, o Servio Social atua atravs da Percia Social no Juizado da Infncia e da Juventude, nas Varas de Famlia e de Execuo das Penas Alternativas e nas das Comarcas do interior do estado. nesse contexto que se observa que, para os Assistentes Sociais, o campo de trabalho na rea da Percia Social, como trabalho autnomo, vem se ampliando. Estes j participam do cadastro na Justia Federal Previdenciria para serem nomeados como peritos sociais, mediante remunerao por cada Percia Social executada. Logo, torna-se um trabalho qualificado no qual vai se implementar os fundamentos terico-metodolgicos, ticospolticos e tcnico-operativos do Servio Social, articulados com o conhecimento das demandas que emergem atravs das diversas expresses da Questo Social e atravs das leis que devem dar conta destas. No contexto atual, cresce a insero dos Assistentes Sociais nos Tribunais de Justia, onde atuam diversas varas, tanto no que diz respeito Famlia, a Infncia e Juventude, de rfos e sucesses, tambm no que se referem s Execues Penais, Presdios, Ministrio Pblico, Delegacia Especializada, Defensoria Pblica e outros. Por esse motivo o campo hoje denominado de scio-juridico, pois compe ainda instituies que executam medidas emanadas do Poder Judicirio.

10

Segundo Iamamoto (2004), os assistentes sociais no podem ser apenas participantes passivos na historia da profisso, ou executores de planos e polticas, faz-se necessrio que o profissional crie, participe de tudo que ser planejado, para atender aos seus usurios.
Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente desenvolver capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos a partir de demandas emergentes no cotidiano (IAMAMOTO, 2004, p.20).

Na contemporaneidade a pratica profissional do Assistente Social tem que ser dialtica, ser realista no ser repetitiva, deve ser inovadora e saber por sua vez vincular suas intervenes do cotidiano, e acima de tudo ser um profissional dinmico.
A ampliao da demanda de atendimento e de profissionais para a rea, sobretudo aps a promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente; a valorizao da pesquisa dos componentes dessa realidade de trabalho; e, em consequncia, um maior conhecimento critica e valorizao, no meio da profisso, de um campo de interveno historicamente visto como de espao to somente para aes disciplinares e de controle social (FAVERO, 2003, p.10-11).

de fundamental importncia que os Assistentes Sociais do campo scio-juridico estabeleam um dialogo profundo com as literaturas existentes, aprimorando-se de tal reflexo e incorporando-a ao seu processo de trabalho.
A qualificao, para acompanhamento e analise critica das relaes sociais como as quais o Assistente Social lida no trabalho, torna-se fundamental para a proposio de aes inovadoras que venham a contribuir para alteraes nessa realidade, tanto no nvel de interveno direta, quanto no mbito das polticas sociais (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL-CFESS, 2007, p.17).

Vimos atravs desse contexto social que as transformaes da sociedade e as mudanas na organizao do Poder Judicirio vm se redefinido suas funes na sociedade contempornea, presenciamos tambm o aumento da demanda ao Poder Judicirio, pois ele surge segundo Bruno (2004, p.101).
Porque os conflitos interpessoais acontecem de forma cada vez mais frequentes, no contexto de relaes sociais estabelecidas entre indivduos com direitos equivalentes. Com as convenes internacionais de direitos e as constituies nacionais reconhecem como portadoras de direitos grupos de indivduos que at ento no os detinham (mulheres, crianas e adolescentes, por exemplo), as relaes entre esses grupos tornam-se menos hierarquizadas e, consequentemente, em nmero maior de pessoas tornam-se aptas a litigar (BRUNO, 2004, p.101).

O aumento da demanda ao Judicirio acontece, porque a atual organizao familiar e social diminuiu e em outras palavras excluiu o domnio de conflitos que antes era

11

desempenhado por pessoas prximas ao seio da famlia, tais como os avs, os professores, padres, e outros, hoje tudo isso no existe mais, s podemos nos aconselhar e resolver tais situaes nos setores judicirios que se destina o tal problema. Entre estas atribuies do Assistente Social ao judicirio esto tambm o desenvolver tcnico em processos mediante determinao judicial; atender a demanda social nas orientaes e mediao, preveno e encaminhamento e outros. 3 A CONTRIBUIO DO SERVIO SOCIAL NO SISTEMA PENITENCIRIO a partir de uma perspectiva histrica determinada, e sendo a realidade dinmica e esse dinamismo se reflete em nossas praticas cotidianas, assim, perceber o sistema prisional em suas mincias compreender parte da prpria realidade social da atividade humana. Dessa forma o Assistente Social, por meio de suas mltiplas intervenes, pode conquistar um espao fundamental nesse contexto, por criar estratgias, planos e projetos que possam de alguma maneira minimizar os ndices de reincidentes criminais, que so cada vez mais altos a todo ano. Dessa forma que se mantm as cadeias e penitenciarias do Brasil do Estado do Amazonas e as de Manaus, principalmente a Cadeia Pblica Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, objeto de minha pesquisa, superlotadas ou na limiar da superlotao.
A justificativa para esse frgil reconhecimento vai desde a falta de recursos ate o fato de a pobreza, a violncia e a segurana tendo se secundarizadas e amenizadas pela represso policial (civil e militar) (GUINDANI, 1999, p.41).

dentro desse contexto que se insere o Servio Social, enquanto profisso que ele intervm nas demais contradies que afetam a realidade desse cotidiano, junto s diferentes expresses da questo social que aparecem como relao entre presos e sociedade. nesse momento que o profissional do Servio Social aparece para intervir em prol dessas pessoas, de direto ou indiretamente necessita de compreenso e apoio social, e esse profissional por suas intervenes ganha fora para contribuir-se num espao reflexivo, no s voltados aos presos, mas nas questes cotidianas a fim de criar propostas e projetos viveis para o sistema prisional. Nos ltimos tempos vimos total esquecimento por parte dos Profissionais do Servio Social no sistema prisional, podemos dizer que foi esquecido devido o descaso do Estado em criar polticas pblicas em beneficio do sistema carcerrio, mas sabemos que foi criado uma lei esse sistema LEP ( Lei de Execuo Penal n. 7.210/84). E que atravs dela esse sistema

12

e o publico alvo tem direito algumas condies tanto material, social e humanos, mas que muitas vezes no so cumpridas. Foi nesse contexto que o sistema penitencirio solicitou de emergncia a presena de um profissional do Servio Social frente dessas questes. E foi nos anos 80, com as sucessivas crises no sistema prisional que chegaram concluso da importncia desse profissional no sistema carcerrio, e lutaram para um lugar ao espao institucional, onde fossem elaboradas estratgias de interveno. Pois os Assistentes Sociais no pode ser apenas participantes passivos na historia da sua profisso, ser apenas executores de planos e polticas j elaboradas; faz-se necessrio que este profissional participe atualmente do processo, desde incio, no planejamento, na implementao de polticas para que se possa oferecer a seus usurios um atendimento coerente e preciso.
Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano (IAMAMOTO, 2004, p.20).

O fato de Sistema Penitencirio ser uma instituio que amplia e reproduz as desigualdades sociais, se tornou um dos espaos que acontece as mais variadas violaes de direitos humanos, pois vimos no decorrer dos anos um carter punitivo e pouco ressocializador. Vimos que o profissional do Servio Social capacitado de varias ferramentas, mas que muitas vezes no consegue manuse-las, por falta de condies ou praticas, mas conforme a Lei de Execuo Penal (LEP), o profissional do Servio Social dentro do sistema penitencirio no pode caminhar sozinho, ele precisa de outros profissionais para lhe dar suporte, por exemplo, o psiclogo, pois a Lei de Execuo Penal espera se desses dois profissionais a classificao, triagem, assistncia e amparo tanto ao preso quanto aos recursos jurdicos. O Assistente Social atravs de suas inmeras intervenes, pode conquistar um espao fundamente junto ao sistema penitencirio, como os presos e com as famlias despertando a Le a necessidade de mudar o rumo das questes assumidas pela violncia, criminalidade entre outros, e atravs desse contexto poder no acabar, mas minimizar os ndices de reincidentes criminais. Pois segundo Faleiros:

13

no contexto das relaes de foras mais amplas e nas particularidades das relaes institucionais, nas mediaes do processo de fragilizao/ fortalecimento do sujeito apenado, que se definiria o trabalho do profissional de servio social, onde estratgias, tcnicas e instrumentos de interveno seriam elaborados por sujeitos reconhecidos e legitimados para isto num plano de trabalho penal (FALEIROS, 1997, p.57).

O Assistente Social se faz necessrio no Sistema Prisional qualificado e preparado para lidar com questes sociais, fica notrio a sua participao para lidar com as questes sociais que afetam o preso, preparando pareceres sociais, de forma que esteja apto a responder acerca da situao social dos presos e seus familiares quando solicitados. Pois sabemos que a famlia tem um papel muito importante no crcere, pois ela que d suporte ao interno no ambiente prisional, sendo que a ausncia dessa famlia pode vir a contribuir para desarticular esse papel. A famlia por sua vez vem contribuindo ao longe do cumprimento da pena, para reproduzir o sofrimento de recluso e ao mesmo tempo em que mantm os laos afetivos, podendo favorecer o processo de reinsero, pois vimos que aqueles que no possuem esse apoio podero estar mais vulnerveis reincidncia e ao retorno ao crcere. Percebemos com o contato semanal, que a populao carcerria nos remete s questes mais gerais, quando presenciamos a falta de direitos sociais, a insero dos jovens no mundo do crime, sem nenhuma esperana ou apoio dentro da instituio, perante esse contexto social que deveramos pensar em criar estratgias, como prope a autora Tnia Maria na sua no Caderno de Especial n. 18, que contm cinco estratgias que podemos realizar no sentido de mudanas na profisso dentro do sistema penitencirio. 3.1 FALHAS DO SISTEMA PENITENCIRIO BRASILEIRO Conforme Maia Neto (2002), ''As rebelies vo se alastrar no sistema penitencirio brasileiro''. Logo de incio, assusta a quem est de fora e que no vive a realidade dos presdios. Tal sistema apresenta grandes falhas, as quais impedem que o condenado priso tenha oportunidade de pensar em viver de forma digna e ver os to pouco difundidos Direitos Humanos. O mesmo autor continua um ''lixo'', isso define bem a atual condio da priso brasileira. Vale tambm tocar as ''feridas sociais'' sujeitas s inmeras ''doenas carcerrias'': superpopulao, torturas, condies sub-humanas, humilhao, morosidade dos julgamentos e o ''desacesso'' justia.

14

Para Oliveira (2004), isto tudo est longe de ter uma soluo eficaz, que possa ser elaborada por leigos, mas at mesmo um simples cidado deve conhecer um mnimo de Direitos Humanos e Cidadania. Por que, ento, no ns preocuparmos tambm com os presos? Ao se olhar do ngulo social, v-se que tambm somos responsveis por eles estarem naquela situao; saber exatamente de quem a responsabilidade pode ser um trabalho impossvel, mas generalizando, o problema da sociedade e do Estado. O Estado, que deveria assumir a qualidade de vida de seu povo, no o faz e ainda ignora as falhas de um sistema j comprometido. Bem, a sociedade tem nas mos o poder de mudar um pouco, de repensar os erros e reconstruir o prdio que est caindo; as solues podem vir de pequenos esforos vindos de pessoas comuns, que querem se preocupar com o prximo, como nos ensinam os trechos bblicos (OLIVEIRA, 2004). Segundo Arajo Jnior (2000), evidente que no basta um grupo de cidados comuns, meros mortais trabalhe sem recursos, mas algum tem que comear para servir de exemplo. Ao pouco que nos fornecido, o conhecimento j vem com defeitos preconceituosos, o que lembramos que aqueles que esto ali nas cadeias so elementos perigosos, e que j no merecem uma chance de retorno vida em sociedade. Nos basta para crer que devemos mudar nossos pr-conceitos, aprender mais sobre os valores humanos e saber ajudar o prximo, mesmo sendo ele um detento ou ex-detento. ''Profissionalizao de detentos facilita reintegrao ao mercado de trabalho'', a manchete de jornal pouco chama a ateno, ningum sequer a olharia se no fosse pelo amigo que nos mostrou. Mas est aqui uma forma real, perfeitamente digna de se garantir cidadania queles que h muito no tm nem mais as tais regras sociais para seguir, diz Arajo Jnior (2000). De acordo com Capez (2004), o trabalho e o estudo ofertado nos presdios pode ser uma soluo para inmeras ''doenas carcerrias''. Se pensarmos bem, lgico o que pode ser feito at mesmo como forma de ressocializao destes presos, o que tambm est garantido em lei, como por exemplo, a Lei de Execues Penais, que fornece garantias aos presos que trabalhos, tendo estes, reduo de suas penas, remunerao, alm da oportunidade de poderem exercer uma atividade que far o possvel para que no retornem aos depsitos de marginais (lugares conhecidos por delegacias, presdios, prises). Evangelista (2001) afirma que a soluo para o egresso do preso - neste ponto que se olha com mais ateno, at mesmo por ser um medo social - est presente na disposio das penas, na assistncia social aos condenados e s famlias (quem disse que malandro no tem

15

famlia?), e na ocupao dos mesmos durante o cumprimento da pena. Veja ento: se a soluo est ao nosso alcance, por que no comear logo a trabalh-la? Estamos muito perto da soluo que deve ser pela sociedade trabalhada como, por exemplo, preservar o princpio de amparo do trabalho do preso pela Previdncia Social e reafirmar o carter obrigatrio em todos os regimes que se desenvolvero segundo as aptides ou ofcio anterior do preso, nos termos das exigncias estabelecidas (EVANGELISTA, 2001). Para oliveira (2004), a reforma no sistema de penas favorece a reintegrao do preso sociedade, alm de abrir o espao necessrio para a ocupao do mesmo com atividades destinadas ao seu reestabelecimento como Ser Humano. O mesmo autor continua dizendo as garantias trabalhistas so o principal incentivo a estes presos para que trabalhem em atividades remuneradas. A partir de ento, a menos que no queiram, estaro contribuindo para a melhoria de suas vidas, para uma reduo de criminalidade e uma maior aceitao da sociedade para com os condenados. Conforme Marco (2009), instituir atividades culturais deixa de ser um passatempo para ser um incentivo ao retorno sociedade; ento, estabelecer regras para a interao dos ditos marginais com os estudos uma forma de apresentar-lhes condies de viverem melhor. Estudando estaro buscando conhecimentos diversos e se encontrando com universos diferentes; a formao escolar trabalhada dentro dos presdios uma oportunidade que muitos desses condenados no tm fora dali. Enquanto que a vida fora oferece muita humilhao, submisso marginalidade, violncia, misria, a vida na cadeia deve oferecer-lhes o caminho para a mudana, o exemplo a ser seguido dentro das famlias destes indivduos. Conhecer o valor do estudo abre as portas do conhecimento e do desenvolvimento, algum j deve ter falado sobre isso, mas ningum se lembra mesmo. De acordo com Noronha (2003), para regulamentar essas teorias sociais, h legislao brasileira, a LEP (Lei de Execues Penais), que est a postos para ser trabalhada em sua ntegra. A assistncia sade, ao egresso, a liberdade religiosa, direitos trabalhistas, tudo se encontra descriminado, esperando a aplicao plena. A liberdade religiosa, garantida pela nossa Constituio Federal de 1988, exprime bem a necessidade da religio na vida destes condenados. Dentro das penitencirias se v muito dos princpios constitucionais como forma de reabilitao, sempre trabalhados pelos prprios presos. So princpios bsicos, necessrios para uma condio digna de vida humana, e que devem ser respeitados. '' inviolvel a liberdade de crena, sendo assegurado o livre exerccio

16

dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e suas liturgias'' (CF/88; art. 5; VI), assim como est descrito na Constituio Federal, a LEP, em seu Ttulo II, seo VII, dispe do local apropriado e da no obrigao dos presos prtica dos cultos. De qualquer forma, cada um tem a liberdade de seguir sua crena, da maneira que lhe for mais conveniente (NORONHA, 2003). Para Evangelista (2001), retornando importncia do trabalho e do estudo, ao que pode parecer longe de ser um fato, j realidade em alguns lugares. A capacitao profissional ofertada dentro das penitencirias desenvolve mo de obra qualificada para exercer funes na sociedade; o trabalho dos presos contribui para que estes se reabilitem vida social, os prepara para enfrentarem o cotidiano massacrante de forma diferente, agora, o que se pode querer alm de ser recebido com honras de HOMEM TRABALHADOR? Evangelista diz que como forma de estabelecer para os presos os DIREITOS HUMANOS e a CIDADANIA, entendemos que o melhor caminho est na implantao de programas de profissionalizao, incentivo realizao de trabalhos organizados (contratados pela prpria sociedade) e tambm na educao, visto que muitos deles no tiveram a oportunidade de estudarem antes de entrarem para o mundo do crime. 3.2 A CADEIA PBLICA "DESEMBARGADOR RAIMUNDO VIDAL PESSOA" 3.2.1 Criao Segundo Ferreira & Valois (2006) a histria do Sistema Penitencirio do Amazonas, como j foi visto, corre paralela histria da Cadeia Pblica "Desembargador Raimundo Vidal Pessoa". De Casa de Deteno Penitenciria transcorreu quase um sculo, ganhando esse estabelecimento penal o nome do Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, em 1985. Raimundo Vidal Pessoa tomou posse no cargo de Desembargador em 11.11.1930. Foi o primeiro amazonense a ascender a esse cargo, mas antes foi vereador em Sena Madureira, no Acre, e delegado de polcia erri Minas Gerais:
Afvel, muito educado, de boa estatura, pele branca, rosto largo, cabelos grisalhos, muito meticuloso, tinha verdadeira obsesso pela correo de seus julgamentos e os acrdos e votos que proferia eram veras lies de direito. Seguro na argumentao, fume no seu ponto de visla, resultado de acurado estudo da matria, rigoroso na apreciao dos processos levados a julgamento, o Desembargador Raimundo Vidal Pessoa era respeitado por todos. Postura, carter, dignidade, lisura, cultura jurdica, sapincia, eis os ornamentos de um homem que dignificou o Poder Judicirio do Amazonas.

17

O mesmo autor diz que durante muitos anos, smbolo do abandono do nosso sistema penitencirio, mesmo quando foi balizada de "penitenciria" permaneceu absolutamente fora da legalidade a construo da avenida 7 de Setembro. O prprio nome no estava adequado, visto que ''penitenciria", para a Lei de Execuo Penal (art. 87), estabelecimento penal destinado ao condenado, enquanto a nossa penitenciria funcionava como casa de recolhimenlo de todos os presos da cidade de Manaus e alguns outros do interior do Estado. Na sua histria recente dos ltimos dez anos, ainda h casos de tortura e punies desumanas. O "cu azul" era o seu calabouo, cela pequena, molhada e sem luz, onde os presos eram jogados sem roupa para cumprir punio disciplinar. Espancamentos oficiais faziam parte da rotina desse estabelecimento. Essa srie de barbaridades s teve fim, conforme regislra a Human Rights Watch, organizao no-governamental internacional de defesa dos direitos humanos, que visita prises do mundo todo, no perodo de 1997 a 2002:
At meados de 1997, a Penitenciria "Desembargador Raimundo Vidal Pessoa ", em Manaus* a principal priso do Estado, era o local da violncia oficial implacvel. Os prisioneiros descreveram como o diretor da priso, um membro da Polcia Militar, supervisionou pessoalmente o espancamento de prisioneiros, s vezes, inclusive, participando ele mesmo assim como agentes bbados batiam nos prisioneiros sob qualquer pretexto. Tropas de choque da polcia militar costumavam entrar nu priso regularmente, batendo nos detentos e quebrando coisas. A situao comeou a mudar com o estabelecimento da nova Secretaria de Justia em maro de 1997. Para a surpresa de todos, quando trs prisioneiros foram brutalmente espancados por tropas de choque da Policia Militar em julho de 1997, o novo secretrio de justia visitou a priso e desculpou-se junto aos presos em nome do Governo do Estado. O secretrio tambm buscou a acusao dos membros da guarnio militar que realizaram os espancamentos. Naquele mesmo ms, aps uma rebelio na priso durante a qual, inmeras ocorrncias de abusos fsicos foram divulgadas, o diretor do presdio foi desiitudo, junto com alguns poucos adjuntos. Em dezembro de 1997, quando a Human Rights Watch visitou as instalaes, os presos tinham muitas reclamaes para discutir, mas o abuso fsico pelos guardas no era um deles. Em nossa pesquisa, esta foi praticamente a nica priso masculina na qual a questo no foi levantada.

Conforme Ferreira & Valois (2006), a organizao internacional reconheceu os esforos da administrao do sistema penitencirio para humanizar a execuo da pena. O prprio Secretrio de Justia da poca, Dr. Flix Valois, em uma de suas primeiras visitas Vidal Pessoa, mandou demolir o "cu azul", local destinado ao cumprimento de pena disciplinar, pautando sua administrao pelo respeito aos direitos humanos. Pelo Decreto 19.846, de 23.04.1999, o senhor Governador do Estado, no exerccio da competncia conferida pelo art. 54, VIII e X, da Constituio Estadual, combinado com os arts. 15 e 18 da Lei 2.528, de 30.12.1998, e o art. 91, 1, da Lei 1.762, de 14.11.1986, aprovou o Regimento Interno da Secretria de Estado de Justia e Cidadania - Sejusc, e

18

modificou a estrutura organizacional da Secretaria, onde a designao de Penitenciria "Desembargador Raimundo Vidal Pessoa" foi substituda pela de Cadeia Pblica "Desembargador Raimundo Vidal Pessoa", e a nomeao de sua diretoria feita atravs de ato do Governador do Estado do Amazonas, recaindo sobre profissionais enquadrados no art. 75 da Lei 7.210, de 1 1.07.1984 (Lei de Execuo Penal). No mesmo decreto de instituio do regime fechado do Complexo Penitencirio "Ansio Jobim", determina-se que a Penitenciria "Desembargador Raimundo Vidal Pessoa" passe a ser nomeada como Cadeia Pblica, dando-se, com isso, estrutura mnima para um sistema penitencirio decente, como j pedia a Lei de Execuo Penal h quase quatorze anos, separando-se presos provisrios de condenados que, por viverem sob regimes jurdicos diferentes, mereciam tratamento adequado s suas realidades. Era um preceito bsico de classificao de presos que o Estado do Amazonas demorou mais de um sculo para cumprir. Com a existncia de uma Penitenciria e de trs Cadeias Pblicas em Manaus, foram satisfeitas as determinaes dos arts. 87 e 102 da Lei de Execuo Penal. 3.2.2 Condies das Instalaes De acordo com Ferreira & Valois (2006) o prdio continua constantemente passando por reformas, em funo de sua centenria debilidade, mas mantm a estrutura de presdio radial do incio do sculo passado, com quatro raios (A, B, C e D), cada um com 26 celas medindo 8,20 m2, celas que originariamente eram para abrigar apenas um preso em sistema de isolamento, mas a superlotao j tez, nos seus piores dias, cada cela ter que comportar at dez presos. Os raios partem de uma cpula central e, alm dos quatro citados, h mais dois onde funciona a cozinha e que o raio de entrada, o qual possui seis celas coletivas. Na penltima reforma foram restaurados os raios A, C e D e na mais recente, na rea da Administrao, troca do forro e pintura. H trs tipos de construes que tm como princpio a vigilncia central: o estilo panplico, idealizado por Bentham, o estilo radial e o estilo circular. A diferena que no estilo panplico a inteno que do centro haja possibilidade de uma viso de tudo o que ocorre no interior das celas, enquanlo no estilo circular isso no possvel, visto que h utilizao de portas macias, e o controle se limita permanncia das portas fechadas. Adotou, ento, o prdio da Cadeia Pblica "Desembargador Raimundo Vidal Pessoa" o estilo radial, o qual tem como principal caracterstica um mdulo central de onde possvel a vigilncia somente do interior dos raios que so distribudos a partir do centro. O estilo radial

19

tambm conhecido como estilo filadlfico porque a priso de Cherry Hill ou Eastern Philadelphia Penitentiary, de 1826, usou pela primeira vez esta forma de construo. As instalaes eltricas, sanitrias e hidrulicas, igualmente passaram por reformas, inclusive sendo instalado um quadro eltrico e uma rede local de computadores, na disponibilizao do Sistema SPEC (para consulta de outros setores) e Siadam (sistema de oramento e finanas), com nove micros interligados e um aterramento. A cobertura (telhado), tambm revista, continua necessitando de reparos, em virtude de as inmeras goteiras existentes, principalmente na rea da administrao. No h, ainda, definio do destino deste centenrio e debilitado edifcio, uma vez que com a inaugurao da Unidade Prisional do Puraquequara e do Instituto Penal Antnio Trindade, estabelecimentos que funcionam como Cadeia Pblica, abriu-se a possibilidade, inclusive, de encerramento das atividades da Vidal Pessoa como estabelecimento penal. J se pensou em transform-la em museu, mas, com o aumento da violncia e da criminalidade em Manaus e o consequente aumento das prises, certamente haver necessidade de criao de mais vagas no sistema penitencirio, havendo a possibilidade de que, no futuro, sirva o prdio da Cadeia Pblica "Desembargador Raimundo Vidal Pessoa" de Centro de Triagem, como veio previsto no inc. IV do pargrafo nico do art. 1 do Estatuto Penitencirio do Amazonas. 3.2.3 Orientao Educacional Siqueira (2003) diz que em 1997, por intermdio da Coordenadoria do Sistema Penitencirio, foram oferecidos cursos de noes de informtica, no Laboratrio de Informtica do Projeto Pr-Educar/Depen (Ministrio da Justia), "Educando para a Liberdade", com equipamentos e materiais fornecidos pelo Ministrio da Justia. Em setembro de 1999, todos os equipamentos foram transportados para o Complexo Penitencirio "Ansio Jobim". Em 1998, foram realizados pela Secreiaria de Servio Social, por meio do corpo tcnico da Escola Tcnica Federal do Amazonas - ETFAM, os cursos de capacitao profissional, abaixo relacionados: 1. Artfice de Construo Civil; 2. Armador de Ferragens em Obra de Construo Civil; 3. Carpinteiro de Forma; 4. Instalador de Hidrulica Predial; 5. Pintor de Obras;

20

6. Refrigerao Comercial/Ar-Condicionado e Eletricidade; 7. Serigrafia. Em 2005 foram desenvolvidas vrias atividades como aulas de violo, de percusso, de alfabetizao, dinmicas de grupo com o tema "A perda da identidade", atendimento psicolgico voluntrio para internos, familiares de internos, agentes penitencirios, polcias militares e outros servidores deste estabelecimento penal, criao de centro de artesanato, torneio de futebol de campo e campeonato de futebol de areia. 4 CONSIDERAES FINAIS Atravs desde estudo pode-se verificar que o assistente social trabalha com as diversas expresses da questo social, isto tem sido um grande desafio para a profisso, pois ao profissional cabe esclarecer populao usuria, seus direitos sociais e os meios de ter acesso aos mesmos, atribuindo transparncia a valores pertencentes ao gnero humano. Para um compromisso com a populao usuria, necessrio romper rotinas e burocracias, potencializando as coletas de informaes nos diversos atendimentos. pensar a reorganizao do plano de trabalho, levando em considerao as reais condies de vida dos usurios, identificando como a questo social afeta a dignidade da populao atendida. atravs do conhecimento criterioso dos processos sociais e sua vivncia, que sero alimentadas as propostas inovadoras capazes de propiciar o reconhecimento e atendimento s efetivas necessidades sociais da populao subalternizada. Para enfrentar os desafios impostos ao Servio Social no sistema penal, preciso que o profissional esteja consciente quanto aos objetivos profissionais para assumir com responsabilidade, as atribuies que lhe so postas na Lei n 8662/93, a qual regulamenta a profisso do Assistente Social. A atuao do profissional est inserida em um contexto de permanentes desafios como a incluso social, o desemprego, a violncia, as situaes de risco social, etc. Redimensionar e ampliar o espao profissional em um mercado altamente competitivo exige um aprendizado alm da formao da graduao, para atender as tendncias dos processos sociais e as mudanas que ocorrem na sociedade para, por meio delas, identificar novas possibilidades e exigncias para a atuao profissional.

21

5 REFERNCIAS CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. So Paulo: Editora Saraiva, 2004. EVANGELISTA, M. R. B. Aprimoramento em Servio Social. So Paulo: HCFM, 2001. FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 5. ed. So Paulo: Cortez, 1997. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso; traduo de Raquel Ramalhete. Petrpolis, Vozes, 1987, 288p. IAMAMOTO, Marilda Villela. Relaes sociais e servio social no Brasil: esboo de uma interpretao histrico-metodolgica. 20. ed. So Paulo: Cortez: CELATS, 2004. ______. O servio social na contemporaneidade: trabalho e formao profissional. 19. ed. So Paulo: Cortez, 2010. MARCO, Renato Flvio. Curso de Execuo Penal. So Paulo: Saraiva, 2009. MARTINELLI, Maria Lcia. Servio social: identidade e alienao. 14. ed. So Paulo: Cortez, 2009. MONTANO, Carlos. A natureza do servio social: um ensaio sobre sua gnese, a especificidade e sua reproduo. 2. Ed. So Paulo: Cortez, 2011. NETTO, Jos Paulo. Ditadura e servio social: uma anlise do servio social no Brasil ps-64. 5. Ed. So Paulo: Cortez, 2001. TORRES, Andrea Almeida, et al. Revista Quadrimestral de Servio Social. Ano XXII n 67 setembro de 2001.

You might also like