You are on page 1of 29

.

PROJETO FINAL

SEGURANA DO TRABALHO NA CONSTRUO CIVIL

SEGURANA DO TRABALHO NA CONSTRUO CIVIL.

O projeto dedicado aos nossos pais, familiares e a todos aqueles que acreditaram em nosso objetivo da busca de conhecimento.

Agradecemos a DEUS, sabedoria e perseverana.

pelos

dons

da

Aos nossos mestres, pela dedicao de dividir conosco seus conhecimentos. A todos os colegas de classe, pela compreenso nos momentos de dificuldades.

EPGRAFE

Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de esprito, que so a verdadeira riqueza de qualquer pessoa. ALFRED MONTAPERT

Sumrio

1-Introduo sobre segurana do trabalho na construo civil...............................................9 1.1- Conceito de segurana do trabalho na construo civil..................................................9
4

1.2- Objetivos do Projeto sobre Segurana do Trabalho na Construo Civil......................9 2- Legislao de segurana e sade do trabalho....................................................................11 3- Pesquisa de campo, entrevistas..........................................................................................13 3.1- Prumo Engenharia Ltda..................................................................................................13 3.2- Sanecon Saneamento e Construes ltda........................................................................14 3.3- Profissionais Liberais autnomos...................................................................................15 3.4- Sindicato Regional de Barra do Pira..............................................................................16 4- Causas de acidentes do trabalho na construo civil.........................................................18 4.1- Condies Ambientais de Insegurana...........................................................................18 4.2- Atos Inseguros................................................................................................................18 5- Histrico da Segurana do Trabalho na Indstria da Construo.....................................20 6- Consideraes Finais.........................................................................................................22 7- Concluso..........................................................................................................................23 8- Proposta para solucionar a insegurana na construo civil.............................................24 9- Referncias Bibliogrficas................................................................................................29

Lista de abreviaturas e siglas:

CIPA COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES NR NORMA REGULAMENTADORA


5

EPI EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL EPC`S EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA PCMAT - PROGRAMA DE CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDSTRIA DA CONSTRUO PPRA - PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS PCMSO PROGAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL SESMT SERVIOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANA E EM MEDICINA DO TRABALHO ASO - ATESTADOS DE SADE OCUPACIONAIS MTE MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO CLT CONSOLIDAO DAS LEIS TRABALHISTAS SESI - SERVIO SOCIAL DA INDSTRIA SEBRAE - SERVIO DE BRASILEIRO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

1-Introduo sobre segurana do trabalho na construo civil.

Para diminuir o grande nmero de acidentes no trabalho, foi criado em 1944 durante o governo de Getlio Vargas, a Comisso de preveno de Acidentes (CIPA). Este foi o primeiro passo decisivo para a implantao da preveno de acidentes de trabalho no Brasil. Mesmo tendo uma legislao especfica e rgos fiscalizadores, a preveno de acidentes enfrenta vrias dificuldades. Segundo pesquisas, so varias causas de acidentes:
6

A falta de conscientizao dos operrios; O excesso de horas extras; Falta de fiscalizao na execuo dos trabalhos (controle de qualidade); Falta de rea de vivncia; Maior parte de funcionrios no contribuem previdncia social.

1.1-Conceito de segurana do trabalho na construo civil. um conjunto de medidas que atravs de metodologia e tcnicas apropriadas que so adotadas, visam minimizar os acidentes, objetivando a preveno de suas ocorrncias, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador.

1.2-Objetivos do Projeto sobre Segurana do Trabalho na Construo Civil.

O intuito do projeto ser valorizar a segurana do trabalho, com a finalidade de modificar o modo de pensar e agir de todos os envolvidos na construo civil. O projeto ter objetivos especficos de analisar diferentes obras em relao importncia dada segurana na construo civil, analisando fatores sobre atos inseguros e acidentes na construo civil. Com a criao de palestras pretende se valorizar a segurana do trabalho em relao custo benefcio da obra. No decorrer desse projeto sero apresentadas algumas solues que visam controlar o nmero de acidentes, entre elas a conscientizao com base s pesquisas de campo feito pela equipe em trs diferentes tipos de trabalho na construo civil: construo civil na ferrovia, em obra particular e construtora. Entre outros rgos responsveis pela fiscalizao, citamos o SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDSTRIA DA CONSTRUO CIVIL DE BARRA DO PIRA. A pesquisa mostra que ainda falta apoio de grande parte de integrantes da construo civil como: rgos fiscalizadores, empresrios, engenheiros, encarregados, operrios e outros.

2- Legislao de segurana e sade do trabalho.

Este trabalho se refere aplicao de um programa de conscientizao e treinamento direcionado aos trabalhadores da construo civil para a observncia da Norma Regulamentadora 18 NR-18 do Ministrio do Trabalho e Emprego. Elaborado por meio de uma linguagem de fcil compreenso e os conceitos e mtodos utilizados foram baseados em programas e normas j existentes.

A segurana e a sade do trabalho baseiam-se em normas regulamentadoras descritas na Portaria 3214/78 do MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego). Entre essas normas, a NR-18 (Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo) estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organizao, que objetivam a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos de segurana nos processos, nas condies e no meio ambiente de trabalho na indstria da construo, e ainda determina a elaborao do PCMAT (Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo). A elaborao e o cumprimento do PCMAT so obrigatrios nos estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores, devendo ser mantido no canteiro de obras a que se refere disposio dos rgos de fiscalizao. As empresas que possuem menos de 20 trabalhadores ficam obrigadas a elaborar o PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais). Estes documentos devem contemplar os aspectos desta NR, recomendaes e prticas de segurana e as exigncias contidas em outras normas da Portaria, tendo como as principais:

NR-4 (SESMT Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho): De acordo com essa norma, a construo civil, antes classificada como atividade econmica de grau de risco 3 (trs), passa a ser classificada como grau de risco 4 (quatro) a partir da Portaria n 1, de 12 de maio de 1995. A Portaria n 169, de 14 de julho de 2006, suspende o prazo de entrada em vigor da Portaria de 1995, permanecendo, ento, grau de risco 3 (trs) para a construo civil.

NR-5 (CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes): A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) visa segurana e sade do trabalhador no seu ambiente de servio. Todas as empresas que possuam empregados com atividades em um canteiro de obras devem possuir CIPA, sendo esta organizada quanto ao tipo (por canteiro, centralizada ou provisria) e dimensionada de acordo com as determinaes do item 18.33 da NR-18.

NR-6 (EPI Equipamentos de Proteo Individual): O EPI um dispositivo de uso individual destinado a neutralizar ou atenuar um possvel agente agressivo contra o corpo do trabalhador; evitam leses ou minimizam sua gravidade e protegem o corpo contra os efeitos de substncias txicas, alrgicas ou agressivas, que causam as doenas ocupacionais.
9

NR-7 (PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional): Estabelece a obrigatoriedade de elaborao e implementao de PCMSO por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, com o objetivo de promoo e preservao da sade dos seus trabalhadores. O PCMSO dever ter carter de preveno, rastreamento e diagnstico, feitos atravs dos Atestados de Sade Ocupacionais (ASO), emitidos por mdicos do trabalho, realizados na admisso do trabalhador, periodicamente e no momento da demisso.

NR-9 (PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais): Tem como objetivo principal a preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqentemente controle dos riscos ambientais (agentes fsicos, qumicos e biolgicos) inerentes ao ambiente de trabalho. Na Construo Civil enquadram-se os riscos fsicos, qumicos e biolgicos, abrangendo ainda os riscos ergonmicos e os de acidentes.

3- Pesquisa de campo, entrevistas.

Para ter noo da real situao da segurana na construo civil foi necessrio entrevistas com alguns rgos e profissionais autnomos.

3.1- Prumo Engenharia Ltda.


10

Entrevista com tcnico de segurana do trabalho da empresa Prumo Engenharia: David Gonalves Ferreira;

Qual a sua maior dificuldade no canteiro de obra, em relao empresa de no colaborar com a segurana no local de trabalho? Em certos locais de trabalho a empresa pra ter mais produtividade ela tem que desfazer da segurana.

O que voc tem acrescentar como experincia prpria para este projeto? A conscientizao da preveno, comeando na orientao dos operrios at os encarregados; segundo David Gonalves Ferreira, operrio quem faz a segurana e no os tcnicos, eles somente advertem.

Em sua opinio, o que falta na segurana do trabalho? O apoio dos lideres como presidncia, diretoria, engenheiros, encarregados e principalmente os operrios da empresa.

Qual o maior risco de acidente mesmo sendo fiscalizado por tcnicos? A falta de ateno dos operrios no aprisionamento de membros (em maquinas que prensam as mos).

3.2- Construes Ltda.

Entrevista com funcionrio da Sanecon Saneamento e Construes ltda: Encarregado Rildaci Cordeiro;

O Sr tem formao tcnica?


11

Sim, tcnico em eletrnica.

J trabalhou em obra de barragem? No, mas gostaria.

Quantos anos tm de profisso? Dezenove anos de profisso.

J trabalhou em outro ramo? Comrcio, restaurante, pastelaria, rea rural e pecuria.

Qual a maior dificuldade no ramo da construo civil? Mo de obra qualidade.

O Sr gosta da sua profisso? Sim, muito.

Gostaria de ter outra profisso? No, estou satisfeito com minha profisso.

12

Como trabalhar com pessoas? Muito difcil.

Como o Sr v a segurana no trabalho? Pssima, cada empresa um caso.

Acontecem muitos acidentes na construo? Sim, falta muita fiscalizao.

3.3- Profissionais Liberais autnomos.

Entrevista com servente: Jorge Leite da Silva;

Quais so os equipamentos de segurana que voc costuma usar no seu dia-a-dia? Botina, capacete, roupa, protetor auricular e luvas.

Se trabalhar por conta prpria, quem fica responsvel quando ocorre algum acidente? Voc ou o dono da obra? Eu mesmo.

Quais equipamentos de segurana indispensvel numa obra?


13

Botina, capacete.

Qual equipamento de segurana voc prefere usar? Roupa.

E qual no gosta de usar? Protetor auricular.

J ocorreu algum acidente com voc? Como foi? J, a unha agarrou no esmeril e eu perdi a tampa do dedo.

Entrevista com pedreiro:

Setembrino de Souza Santos;

Quais so os equipamentos de segurana que voc costuma usar no seu dia-a-dia? Botina.

Se trabalhar por conta prpria, quem fica responsvel quando ocorre algum acidente? Voc ou o dono da obra? Eu mesmo.
14

Quais os equipamentos de segurana indispensvel numa obra? No sei.

Qual equipamento de segurana voc prefere usar, E qual no gosta de usar? Eu no gosto de usar nenhum.

J ocorreu algum acidente com voc? Como foi? Sim, eu estava em um telhado, quando a telha quebrou e eu ca quebrei a perna e tive uma fratura exposta.

3.4- Sindicato Regional...........

Entrevista com o rgo responsvel por ajudar na conscientizao do trabalhador: Sindicato Regional de;

Como se encontra a situao da segurana do trabalho na construo civil em nossa regio? Bem precria, mesmo o sindicato obrigando as empresas a fornecer os equipamentos de segurana aos funcionrios muitos deles se recusam a us-los.

Qual a profisso que sofre mais leses e acidentes no trabalho da construo civil? Serventes e ajudantes.

15

O sindicato tem algum projeto para melhorar a segurana dos trabalhadores que ficam mais expostos a riscos? O sindicato faz com que as empresas adotem o curso de integrao profissional.

Quantos acidentes na construo civil foram registrados de janeiro at setembro de 2011 em nossa regio? Existem muitos acidentes, o total difcil afirmar.

O que o sindicato tem feito para melhorar a preveno de acidentes? Obrigando as empresas a fornecerem aos seus empregados, todos os equipamentos de seguranas e que conscientizem o uso dos mesmos aos seus funcionrios, o no uso motivo de justa causa.

4- Causas de acidentes do trabalho na construo civil.

As maiores causas de acidentes nos canteiros de obra so as ms condies do ambiente de trabalho e os atos inseguros. Os canteiros mal planejados e mal dimensionados, a falta de qualificao dos operrios, falta de fiscalizao em terceirizaes, o longo trajeto do trabalho para casa e de casa para o trabalho e a pressa para execuo da obra devido o aperto no cronograma, gerando trabalho sobre trabalho ou excesso de trabalho.
16

4.1- Condies Ambientais de Insegurana.

Referindo as condies ambientais de insegurana como um dos fatores que causa acidentes, aponta que os ambientes de trabalho podem apresentar fatores que causam danos sade dos trabalhadores, depende do tipo de atividade que cada um exera e do tipo de atividade que a empresa desenvolve. A identificao das causas dos acidentes feita por um estudo especfico de cada acidente, existindo para cada caso mtodos para soluo dos problemas. Na indstria da construo civil, pode se observar com facilidade a existncia de vrios tipos de riscos, onde um s trabalhador est exposto a vrios desses riscos. Isto considerada uma caracterstica predominante da construo civil.

4.2- Atos Inseguros.

So causas que residem exclusivamente no fator humano, isto , aqueles que decorrem da execuo de tarefas de uma forma contariam as normas de segurana. Tambm afirma se que os atos inseguros geralmente so cometidos por: Inadaptao do servio; falta de conhecimento ou experincia em fazer o servio, excesso de confiana cansao e preocupaes gerais. Os processos de trabalho mais utilizados na construo civil tambm influenciam diretamente na ocorrncia de acidentes. Isso porque essas atividades exigem esforos dos operrios, surgindo sintomas de fadiga, consequentemente deixando os desativados para o servio. Alm do principal motivo so ocasionados pela deficincia da mo de obra nos canteiros, como falta de uso de EPI, autoconfiana e correria no trabalho.

17

5- Histrico da Segurana do Trabalho na Indstria da Construo.

A construo civil tem como caracterstica marcante o fato de sua mo de obra ter maior importncia do que a utilizao de grandes tecnologias, na maioria das atividades exercidas. Alm deste, outros fatores so preponderantes para que esta mo de obra seja vista com bastante cuidado, no que diz respeito aos acidentes. Pelo fato de ter tanta dependncia da mo de obra, a construo civil uma rea em que a segurana do trabalho deveria ter maior importncia, a obra esta sempre em contato com mquinas e equipamentos e prxima a grandes riscos, mas o que se tem notado que a construo civil um dos ramos das atividades que maior colabora com acidentes do trabalho.
18

No setor, possvel observar tambm as atividades insalubres, que segundo a CLT, em seu artigo 189 considera como aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncia fixados em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos. Dentre os principais problemas que envolvem a segurana do trabalho na construo civil o mais difcil de ser tratado a prpria mo de obra, pouco instruda e contratada com poucos critrios de avaliao, fatores estes que fica mais difcil de ser controlado e acidentes graves acabam acontecendo e colocam a construo civil entres os ramos de atividade campees de acidentes com bito. Muitos so os problemas que envolvem o operrio da construo civil em acidentes no trabalho, entre eles a baixa escolaridade, condies adversas de trabalho como alta rotatividade, insegurana no trabalho e pouca possibilidade de promoo. O nvel dos trabalhadores e a rotatividade da mo de obra so fatores determinantes para a causa de acidentes no trabalho ele tambm defende a promoo de cursos de qualificao voltada para melhor preparar os trabalhadores. Por consequncia de um trabalho cansativo e que requer bastante esforo fsico, para fazer uma anlise da influncia da mo de obra em acidentes na construo civil, necessrio aplicar mtodos de preveno de acidentes, assim como aspectos da psicologia que podem ser diretamente aplicados em trabalhadores com o perfil da construo civil. Outro ponto importante traar um perfil do operrio da construo civil e a partir da analisar se estas caractersticas levantadas so fatores preponderantes para aumento de acidentes. Sobre a qualificao profissional e, com base em dados levantados pelo sindicato dos trabalhadores da Construo Civil, demonstram estatisticamente dados que mostra o perfil do trabalhador que geralmente sofre acidentes na construo civil. 56% (Cinquenta e seis por cento) so trabalhadores com apenas prtica na funo, 41% (quarenta e um por cento) so trabalhadores com nenhuma formao profissional e apenas 3% (trs por cento) so trabalhadores com curso superior, tcnico, SENAI (Servio Nacional de Aprendizagem Industrial) ou similar. Quanto s causas dos acidentes, 50% (cinquenta por cento) so provocados por Atos Inseguros, devido ao imprpria ou inadequada. 23% (Vinte e trs por cento) por condies Ambientais de Insegurana e 27% (vinte e sete por cento) provocados por Atos Inseguros, devidos a omisses diversas. A partir das caractersticas da mo de obra e o fato do Brasil ter uma deficincia na educao pblica, visvel a necessidade das empresas em ajudar a modificar estas caractersticas da mo de obra, buscando formas de educar os trabalhadores e tambm qualific-los para as novas tecnologias que surgem em beneficio da eficincia e rapidez no produto final na construo civil. A psicologia do trabalho trata os acidentes no s como um fator social dos funcionrios, mas tambm acredita ser possvel prever a adaptabilidade dos trabalhadores pelo seu grau de inteligncia, propenso a acidentes e pelo perfil desejado pela gerncia.
19

Mas, os testes psicolgicos no detectam esses aspectos, pois as situaes do dia a dia modificam o comportamento do indivduo, principalmente no setor da construo civil onde os trabalhadores esto sujeitos h vrios tipos de presses psicolgicas e so constantemente remanejados para trabalhos diferentes de acordo com as necessidades da empresa. Devido ao pouco investimento que as empresas aplicam em treinamento, a mo de obra na construo civil ainda desqualificada e formada por pessoas com pouco grau de instruo. Esses operrios no possuem conhecimento suficiente para compreender as etapas de execuo dos novos processos construtivos, que requerem da mo de obra conhecimento da representao grfica e o domnio de um saber-fazer, relativo ao processo de trabalho, que envolve habilidade no exerccio das atividades e sua interferncia decisiva na definio de como executar as tarefas. Alm dos assuntos estudados, relacionados psicologia e fisiologia do operrio na construo civil evidenciando como estas caractersticas influenciam na ocorrncia de acidentes, fica evidente que se devem utilizar os mtodos de preveno comumente usados, com o objetivo de diminuir o nmero de acidentes no setor. O SESI (Servio Social da Indstria) e o SEBRAE (Servio de Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas) contribuem com a distribuio gratuita de cartilhas e campanhas de preveno de acidentes. Essas campanhas tm como objetivo reduzir riscos e conscientizar empregado e empregadores quanto s questes de segurana e sade do trabalhador. Porm, enquanto os empresrios no se conscientizarem do grave problema de acidentes no trabalho, nenhum esforo ter sucesso. Muitos empresrios pensam em termos de custos, mas deveriam saber que um Programa Integral de Segurana, com o objetivo de atuar preventivamente e, consequentemente, contribui para evitar acidentes, acarretaria uma diminuio de custos, pois um acidente no trabalho causa custos diretos e indiretos muito maiores que os investimentos em preveno.

6- Consideraes Finais.

Com levantamento de pesquisa de campo entre membros da equipe, baseia-se na hiptese de que educao, qualificao e treinamento so os principais fatores de proteo e preveno de acidentes de trabalho na indstria da construo civil. Tambm se constatou a falta de visitas para verificao das desconformidades ao atendimento das normas de segurana. Algumas empresas mesmo fornecendo os equipamentos necessrios, o equipamento de proteo individual (EPI), seria a ltima barreira para evitar os acidentes, pois normalmente no faltam equipamentos, mas sim a conscientizao dos operrios. O EPI seria definido a partir dos riscos identificados no ambiente de trabalho e nas possibilidades de falhas das protees e sistemas pr-estabelecidos. Muitas vezes, porm, os processos de conscientizao e aplicao das normas nem sempre so eficazes. Para trabalhar a cultura da segurana com o trabalhador preciso que ele prprio encare e aceite os riscos da sua atividade. Se ele tiver conscincia da importncia do uso dos equipamentos, tambm ter disciplina para seguir as normas.
20

Apesar de toda preocupao que existe em manter a segurana dos operrios nos canteiros de obras, ainda acontecem situaes de graves acidentes, inclusive os que levam ao bito. So vrios fatores onde o operrio responsvel pela causa de acidentes no ambiente de trabalho, porm, a partir do estudo, fica claro que muito mais do que culpar um trabalhador pelo acidente, dever da empresa e dos empresrios em investir numa organizao segura, fator este que diminui exponecialmete os ndices de acidentes nos canteiros de obras. Atribuir culpa aos trabalhadores pelos acidentes bvio, isto porque a maioria dos acidentes na construo acontece por ato inseguro, porm, as empresas buscam este caminho porque, com o crescimento de aes e responsabilidades civil e criminal de empregadores e engenheiros alm da responsabilidade tica e moral das empresas, fica mais fcil responsabilizar os trabalhadores pelos acidentes ocorridos.

7- Concluso.

Fica evidente que a qualificao um mtodo interessante para que os funcionrios aprendam a exercer toda a metodologia do trabalho de forma tcnica, consequentemente, absorvendo todas as informaes de segurana no trabalho. necessrio introduzir programas de qualificao de operrios, buscando sempre efeitos positivos e a preservao do ser humano, minimizando acima de tudo os custos com a ocorrncia de acidentes. Isto devido ao fato de a construo civil, alm de ter uma mo de obra com pouca qualificao, ser um setor campeo em acidentes. Investir na capacidade fisiolgica do seu funcionrio faz com que eles consigam se atentar e se concentrar melhor as suas atividades, diminuindo a possibilidade de ocorrncia de acidentes, e aes motivacionais faa com que o funcionrio vista a camisa da empresa com prazer, motivando-os e, consequentemente, reduzindo acidentes e aumentando a produtividade da empresa.
21

preciso tambm investir na empresa e nos funcionrios, visto que boa parte dos acidentes causada por atos inseguros, podendo ser utilizado para isso fatores da psicologia do trabalho. As empresas que conseguem transformar o ambiente em um lugar seguro tm no somente como o retorno qualidade do produto final, mas, acima de tudo, reduo de custos evitando perdas de tempo e de funcionrios. O treinamento dos funcionrios e o incentivo educao por parte das empresas podem ser fatores preponderantes para a reduo de acidentes, visto que a mo de obra na construo civil tem ainda como caracterstica o baixo de nvel de escolaridade. Funcionrios treinados e melhor instrudos aprendem melhor as informaes e obrigaes quanto utilizao de equipamentos de proteo e entendem que suas obrigaes so simplesmente para preservao de sua prpria integridade fsica. Qualidade , atualmente, exigncia com a qual as empresas convivem diariamente. Pecam, contudo, quando no fazem uma interao entre este objetivo (qualidade), e um eficiente programa de segurana. As pessoas so os agentes dinamizadores da organizao e utpico pensar que possam desempenhar, de modo eficiente, suas atribuies se o prprio ambiente de trabalho no lhes proporciona segurana. No pode existir qualidade onde h insegurana.

8- Proposta para solucionar a insegurana na construo civil.

22

Introduo A Constituio Federal determina que o trabalhador tenha direito a proteo de sua sade, integridade fsica e moral e segurana na execuo de suas atividades. O trabalho deve ser executado em condies que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a realizao pessoal e social. A segurana e a sade do trabalhador so de responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos no ambiente de trabalho. Objetivo Esta cartilha tem como objetivo esclarecer, de forma simples e objetiva. A ateno na segurana para que empregadores e empregados, a partir da educao e conscientizao, desfrutem dos benefcios alcanados pela realizao de um trabalho seguro nos canteiros de obras. Elementos que levam a causas de acidentes: Ignorncia- falta de conhecimento, de saber, de instruo.

Diz o ditado popular: (Ignorncia a me de todos os males) Falta de conhecimento, informao so causas de alguns acidentes Falta de prudncia- falta prever e procurar evitar as inconvenincias e os perigos.

23

Na pesquisa de campo o grupo detectou que dentre trs diferentes obras, a mais sria tinha uma norma dentro da empresa de que seus funcionrios no podiam levantar marreta em excessiva fora. Por ela ser uma prestadora de servio, ela tem uma dificuldade em receber material de segurana, com qualidade para seus funcionrios. Falta de conhecimento, instruo a causa de alguns acidentes. E h uma mistura perigosa de ignorncia mais o machismo. Machismo a valentia sem inteligncia Machismo a ignorncia com roupa da coragem As mximas do machismo: Comigo no acontece Sou duro na queda No preciso disso Isso s acontece com os outros Segurana s atrapalha Deixa comigo

As tcnicas de Segurana no Trabalho so definidas por normas e leis. No Brasil, a Legislao de Segurana do Trabalho compe-se de Normas Regulamentadoras a NR, leis complementares, como portarias e decretos e tambm as convenes Internacionais da Organizao Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. A segurana no trabalho envolve uma srie de normas regulamentadoras, dentre elas existem algumas mais especficas e de grande importncia, mas muitas so generalizadas, podendo todas ser consultadas por tcnicos e engenheiros na rea de segurana e sade no trabalho. Por isso, importante o conhecimento destas normas para obedecer aos procedimentos impostos por elas, passveis de penalidades caso no sejam obedecidas e para qualquer necessidade eventual de consulta. Para esse estudo existem algumas NRs que se tornam mais importantes, como: NR-05, NR-06 e NR-18.

24

a)

NR 05 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA

Segurana lucro No importa o nmero de empregados de sua empresa, o ramo de atuao ou a rea fsica ocupada, imprescindvel cumprir as normas de segurana e sade do trabalho regulamentado pelo Ministrio do Trabalho. Em empresas com at 19 colaboradores em regime CLT, um deles deve receber treinamento para identificar e avaliar riscos no ambiente de atividade profissional e tambm estar preparado para usar extintores de incndio. Os pequenos e micro empresrios acham que investir em segurana custo, mas na verdade lucro Riscos geram perdas e a segurana elimina o risco CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) Regulamentada pela NR 5, a CIPA tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes da atividade de trabalho. A obrigatoriedade de implant-la em uma empresa depende do nmero de funcionrios e as atividades desenvolvidas. Uma padaria, por exemplo, s obrigada a ter oficialmente uma CIPA se tiver acima de 51 empregados celetistas. Assim, o dono da padaria com entre 51 e 100 trabalhadores necessita indicar um membro efetivo e um suplente para sua CIPA. O nmero de membros aumenta de acordo com a quantidade de trabalhadores. A partir de dois membros efetivos e dois suplentes, o empregador faz a designao de um de cada e os trabalhadores elegem os demais. Apenas os indicados pelos colegas que tm estabilidade no emprego desde sua candidatura at um ano aps o fim de seu mandato. S podem ser demitidos se for comprovada justa causa. b) NR 06 - Equipamentos de Proteo Individual EPI Equipamento de proteo coletiva EPC c) NR 18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo Fatores limitantes da conscientizao em Segurana: Baixa valorizao da vida - a morte por acidente to freqente, que consiste fato natural. Legislao, deficiente, omissa, burocratizante e fiscalizao inexistente ou corrupta.

Alto grau de confiana - nada vai dar errado e no final tudo d certo. Viso obtusa - usa o cinto de segurana apenas para evitar ser multado. Baixo grau de planejamento - s sobra tempo para fazer o que d dinheiro.

Falta de recursos monetrios - os recursos so suficientes s para a gasolina, e no sobram para a manuteno do carro. Governantes e rgos responsveis por segurana no possuem credibilidade tradicionalmente demonstraram incompetncia e baixo nvel tcnico. Mentalidade empresarial obtusa- os recursos devem ser canalizados para atividades diretamente produtivas.
25

Mentalidade empresarial irresponsvel - fica mais barato no fazer nada e gastar s quando algo acontecer.

O ato inseguro normalmente decorre de situaes tais como: Excesso de confiana. Agir sem ter conhecimento especfico do que est fazendo.

No valorizar medidas ou dispositivos de preveno de acidentes. Imprudncia, negligncia, improvisaes.

Use ferramentas apropriadas: Cada ferramenta tem limitaes e um propsito especfico de utilizao. As ferramentas e maquinas tm uma maneira inesperada e violenta de protestarem quando ao seu uso inadequado. Use o mtodo apropriado: No utilize improvisaes. Siga regulamentos, sinalizaes e instrues, pois foram idealizadas para proteg-lo. Use bom senso e moderao: Existe uma grande diferena entre eficcia e pressa. Um ritmo consistente e progressivo permitir atingir os objetivos a mdio e longo prazo. Valorize sua vida e a dos outros: (EPC) Provavelmente voc encontrar boas razes para continuar vivo. Diminuir a velocidade de seu carro e aumentar o tempo de viagem em 10 minutos lhe permitir ouvir mais duas msicas. Os acidentes de trabalho tm sido freqentemente associados a patres negligentes que oferecem condies de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. Dependncia do empregador com o empregado e vice-versa.

Aspectos de Organizao do Trabalho e Segurana e Sade na Indstria da Construo Civil


26

As condies reais dos canteiros de obra j se configuram como riscos. Estes riscos so agravados pelas variaes nos mtodos de trabalho realizados pelos operrios, em funo de situaes no previstas, mas que, na realidade, uma constante no trabalho, pois, no existem procedimentos de execuo formalizados na maioria das empresas. O que existem, no mximo, so instrues verbais. Muitas vezes os prprios trabalhadores fazem a regulao desses procedimentos, por aes informais ou no usuais, o que pe em dvida a confiabilidade do sistema, resultando em riscos de acidentes. A confiabilidade tcnica, a organizao do trabalho e a qualificao da mo-de-obra tambm devem ser aspectos considerados. Um trabalhador instrudo tem muito mais facilidade de captar as informaes concedidas em um treinamento, inclusive aquelas que se destinam ao esclarecimento das normas de segurana do trabalho. Este trabalhador no estar sujeito a acidentes de trabalho to facilmente quanto aquele que carente de tal recurso. A preveno de acidentes pode-se dizer que, comea propriamente dita em nossos lares. No percebemos que sons muito altos em nossos ouvidos podem afetar nossa audio em longo prazo, segundo profissionais da sade. Isso pode refletir at mesmo em nosso trabalho. Uma empresa de construo civil ferroviria alerta seus operrios a desocuparem os trilhos para a passagem de vages com auxlio de um assobio. claro que os exames adimensionais esto todos corretos, mas com o passar do tempo a empresa pode no promover exames peridicos aos funcionrios e ai aquele som muito alto nos ouvidos pode acarretar uma m audio e vir a provocar at mesmo um bito.

27

9- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.

Artigo Influencia da mo de obra em acidentes na construo civil. Data da pesquisa: 19/10/2011 Cartilha NR-18 de Segurana do Trabalho SEBRAE Data da pesquisa: 09/10/2011 e SESI na

Autor: Tiago M. Silva Construo Civil/ES

Manual de Segurana Indstria da Construo Civil Edificaes

Sade no Trabalho Data da pesquisa: 07/10/2011

Cartilha NR18 MPT Sindicato dos trabalhadores na construo e mobilirio de Caxias do Sul e Regio Data da pesquisa: 07/10/2011 NR18 Verso 2004 Data da pesquisa: 18/03/2011 Artigo, A existncia de riscos na indstria da construo civil e sua relao com o saber operrio Autor: Jos Alysson Dehon Moraes Medeiros; Celso Luiz Pereira Rodrigues Data da pesquisa: 21/09/2011. Sites de pesquisa: Escola Politcnica da USP Dept. de Engenharia de Construo Civil. www.usp.com.br SEBRAE www.es.sebrae.com.br www.protecao.com.br www.lume.ufrgs.br/ www.segurancadotrabalho.com.br/

28

29

You might also like