You are on page 1of 2

Repblicas protestante [ edio ]

Enquanto os escritores clssicos tinha sido a fonte ideolgica primria para as repblicas da Itlia, no Norte da Europa, a Reforma Protestante seria usado como justificativa para o [ 34 ] estabelecimento de novas repblicas. O mais importante era calvinista de teologia, que se desenvolveu na Confederao Sua, um da maior e mais poderosa das repblicas medievais. Joo Calvino no ligou para a abolio da monarquia, mas ele avanou a doutrina [ 35 ] de que os fiis tm o direito de derrubar os monarcas irreligiosos. Calvinismo tambm [ duvidosa - discutir ] defendia a feroz igualitarismo e uma oposio a hierarquia. Advocacy para repblicas apareceu nos escritos dos huguenotes , durante as Guerras Religiosas [ 36 ] Francesas . O calvinismo teve um papel importante nas revoltas republicanas na Inglaterra e na Holanda. Como a cidade-estado da Itlia e da Liga Hansetica, ambos eram centros comerciais importantes, com uma grande classe comerciante prspero do comrcio com o Novo Mundo. Grande parte da populao de ambas as reas tambm abraou o calvinismo. A revolta holandesa , comeando em 1568, viu a Repblica Holandesa rejeitar a regra de Habsburgo Espanha em um conflito que durou at 1648. Em 1641 a Guerra Civil Ingls comeou. Liderada pelos puritanos e financiada pelos comerciantes de Londres, a revolta foi um sucesso, e o rei Charles I foi executado. Na Inglaterra, James Harrington , Algernon Sidney , e John Milton tornou-se um dos primeiros autores a defender rejeitando a monarquia ea abraar uma forma republicana de governo. A Commonwealth Ingls foi de curta durao, ea monarquia restaurada em breve. A Repblica Holandesa continuou em nome at 1795, mas at meados do sculo 18 o stadtholder tinha se tornado um de facto monarca.Calvinistas tambm foram alguns dos primeiros colonos das colnias britnicas e holandesas da Amrica do Norte.

Repblicas protestantes[editar]
Enquanto que, para as repblicas italianas, os escritores clssicos haviam sido a principal fonte ideolgica, no Norte da Europa, a Reforma Protestante seria utilizada como a grande 21 justificao para o estabelecimento de novas repblicas. A mais importante foi a teologia calvinista, que se desenvolveu na Confederao Sua, uma das maiores e mais poderosas repblicas medievais.Joo Calvino no pediu a abolio da monarquia, mas defendeu o direito 22 dos fiis a derrubar os monarcas contrrios religio. O calvinismo tambm defendia um rigoroso igualitarismo e uma oposio hierarquia. A defesa da repblica apareceu nos 23 escritos dos huguenotes durante as guerras religiosas em Frana. O Calvinismo desempenhou um importante papel nas revoltas republicanas na Gr-Bretanha e na Holanda. Tal como as cidades-estados de Itlia e da Liga Hansetica, tambm a GrBretanha e a Holanda eram importantes centros de comrcio, com uma grande classe de comerciantes prosperando com o comrcio com o Novo Mundo. Grande parte da populao destes dois pases tambm abraou o calvinismo. A Revolta Holandesa, comeando em 1568, viu a Repblica das Sete Provncias Unidas dos Pases Baixos rejeitar o domnio da Espanha dos Habsburgos num conflito que durou at 1648 a Guerra dos Oitenta Anos. Em 1641, estalou a guerra civil inglesa. Liderada pelos puritanos e financiada pelos mercadores de Londres, a revolta triunfou e o rei Carlos I acabou por ser decapitado. Na Inglaterra, James Harrington, Algernon Sidney e John Milton foram dos primeiros autores a defender a rejeio da monarquia e a adoo de uma forma republicana de governo.

A Repblica Inglesa teve vida curta e a monarquia foi restaurada onze anos depois. A Repblica Holandesa continuou oficialmente at 1795 mas, a partir de 1747, o Stadthouder torna-se um monarca de facto. Os calvinistas foram tambm dos primeiros colonizadores das colnias holandesas e britnicas da Amrica do Norte, influenciando decisivamente a evoluo poltica desses territrios.

You might also like