Encerramento do Advento – 4º Encontro A Tenda do encontro

Filme de Jesus de Nazaré “E não havia lugar na hospedaria ...” Deus quer montar a sua tenda no meio de nós. Referência à Tenda do encontro do Antigo Testamento: Ex 25,1-9; Ex 40,17-21; 40,34-38 Vamos escutar o Prólogo de S. João. Leitura do Prólogo de S. João: Jo 1,1-14 “E Deus montou a sua tenda no meio de nós!” Cristo quer nascer hoje Vamos preparar a tenda onde Ele quer nascer hoje. Vai ser uma noite importante... Na família, na Igreja, no mundo, e em mim. Cântico: Deixa Deus entrar

1. Família: paus da tenda
Lançamento Deus quer nascer na minha família, em todas as famílias dos nossos amigos, em todas as famílias do mundo. Ele quer encontrar um lugar para nascer, para montar a sua tenda no seio das nossas famílias. Se Ele nascer de verdade no seio da família, que é a célula da sociedade, tudo será diferente, tudo será melhor. Vamos preparar as nossas famílias para isso: O que é que vamos fazer?  Trabalho individual: (preparar papéis com as perguntas possíveis) Cada um recebe um papel onde vai fazer o seguinte: Escrever os nomes das pessoas da sua família. Responde, depois, às seguintes perguntas, completando as frases: Gostaria que as pessoas da minha família fossem ........ ( a começar por mim ...) Gostaria que na minha família houvesse ........ Gostaria que na minha família Jesus nascesse em ............ Gostaria que as relações entre as pessoas da minha família fossem ........ Trabalho de grupos: Cada um partilha o que escreveu no papel que recebeu e fala-se sobre a família. Escrevem no bambu os próprios nomes e os das pessoas da sua família. Escrevem as coisas mais importantes da partilha dos elementos do grupo: onde Cristo gostaria de nascer no seio das famílias.
  

Plenário: apresentar brevemente o que foi reflectido Gesto: Unir os paus

2. Mundo: pano da tenda – tiras de papel de embrulho
Lançamento O Natal foi ontem, é hoje e sempre. Em cada momento da história, Cristo quer montar a sua tenda no mundo, a tenda do encontro com todos os homens e mulheres. Ontem como hoje, nem sempre há lugar para Ele nascer, crescer, ser pessoa humana. Há muitos lugares, situações, povos onde Ele gostaria de nascer para trazer a vida de Deus, a vida em plenitude, a felicidade, o Reino. Ele está cansado de nascer onde sempre nasceu, onde já nasceu tantas vezes. Ele quer nascer onde nunca nasceu, onde não há mesmo lugar para Ele, e onde é tão necessário que Ele nasça, que Ele seja salvação e VIDA.

Trabalho de grupos: Cada grupo recebe uma tira de papel, fotos, um marcador e cola. Os grupos tentam encontrar 5 ou mais situações em que Cristo gostaria de nascer no mundo de hoje. As situações são ilustradas com as fotos. Escrevem em título a situação apresentada pela foto e possível descrição ou frase explicativa da mesma.

Plenário Cada grupo vai apresentando o seu trabalho e podem fazer-se comentários.
  

Colar as tiras de papel na tenda Cantam-se cânticos