Exposição do Santíssimo

Ambientação: Sem grandes aparatos, para não distrair os adoradores da contemplação do Santíssimo Sacramento, propõe-se, no entanto, que se poderá embelezar o espaço da celebração com os seguintes elementos, para sublinhar com beleza a alegria de estar perto de quem O adora Jesus Cristo, o Mestre que chama: ► Música de fundo alegre, com baixa intensidade; ► Algumas flores diante do altar; ► Duas ou três velas, de cada lado da custódia (ou lamparinas de barro). 1. Exposição do Santíssimo – Cântico: Cantarei ao Senhor enquanto viver Louvarei o meu deus enquanto existir Nele encontro a minha alegria Nele encontro a minha alegria Introdução: Jesus Cristo, estou aqui diante de ti para cumprir o teu mandato: “Rogai ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua messe” (Mt 9, 38). Tu és dono da messe e por isso te venho pedir o que Tu me mandaste pedir. Eu o ouvi e li muitas vezes, mas só agora o tomo a sério, e quero dedicar-te a Ti este momento de oração. Sempre te pedi por mim e pelas minhas coisas; de vez em quando pelos meus, mas poucas vezes te peço por algo que parece que não tenho nada a ver. Assim, pensando bem, ao pedir-te que mandes apóstolos a teus campos, estou indirectamente pedindo um dom para mim, pois esses operários que Tu mandas e que trabalham na tua messe, serão para mim os mensageiros da tua palavra e do teu amor. Creio Senhor, que estás aqui realmente presente neste sacramento admirável em que Tu Criador do Universo vens a mim como Pão que me fortalece no meu caminho. Creio Senhor, mas aumenta a minha fé. Creio que estás aqui comigo, que me escutas, que me falas interiormente sem ruído de palavras e que, indefeso desde o altar, és um sinal eloquente de amor, de doação, de entrega sem limites. Não só Creio em Ti, como Confio em Ti, porque és o amigo que deste a vida por mim; porque és a vida que me permite dar fruto; porque Tu tens palavras de vida eterna; porque és o Bom Pastor que me chama pelo próprio nome. Creio em Ti. Confio em Ti, e também Te amo porque Tu me amaste primeiro; porque deste a Tua vida para redimir o pecado; porque me abriste as portas do teu Reino. Te amo pelo dom da vida que me deste de forma inesperada. Pelo dom da fé e do baptismo; pela família cristã onde quiseste que nascesse e onde respirei essa fé sensível mas capaz de dar sentido a toda uma vida. Venho a Ti para pedir trabalhadores para a tua vinha. Que Maria, a mãe dos Sacerdotes, esteja a meu lado e seja Ela a primeira intercessora, que te peça a graça de enviares ao mundo sacerdotes, homens e mulheres consagrados a Ti e a teu Reino.

2. Oração pessoal – cânticos para intercalar o silêncio (pode ser o do início) Reler de vez em quando uma destas frases ► “Deixa a tua terra e vai para a terra que Eu te indicar” – (Gén 12, 1-8); ► “Antes que fosses formado no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia” – (Jer 1, 4-9); ► “Vinde após Mim e Eu farei de vós pescadores de homens” – (Mt 4, 18-23); ► “Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” – (Lc 1, 26-38); ► “Mestre, onde moras? Vinde ver” – (Jo 1, 35-43). Cântico: Não adores nunca ninguém mais que a Deus Não esperes…. 3. Oração pelas Vocações Sacerdotais, Consagradas e Missionárias: Leitor: Senhor Jesus, prostrados diante de Ti, movidos pelo teu imenso amor, queremos apresentarte nossa homenagem de fé e de amor, de gratidão e de adoração, pondo em tuas mãos tudo o que somos e temos. Em união com Tua Mãe, vimos aqui para te acompanhar e te encontrar como nosso Amigo e luz de nossas vidas. Vimos pedir-te, pelo mundo, por todos os homens, pelos teus sacerdotes e homens e mulheres de vida consagrada. De forma especial, te imploramos que Tu, Senhor e dono da messe, envies numerosos e santos operários. Todos: Envia, Senhor, operários à tua messe. Leitor: Necessitamos de homens que emprestem seus lábios para falarem de Ti, seus pés para percorrerem o mundo pregando o Evangelho, suas mãos para abençoarem, seus olhos para manifestarem o reflexo do Teu olhar de Pai amoroso. Te pedimos Senhor com humildade, envia-nos missionários, homens e mulheres consagradas que sejam luz nas profundezas do mundo, sal que nos livre da corrupção do mal e do pecado. Todos: Envia, Senhor, operários à tua messe. Leitor: Os homens e mulheres consagradas deixam tudo para te seguirem na caridade perfeita. Dão pelo Teu amor sua liberdade, oferecem-Te o melhor do seu afecto e do seu amor. Grande é a generosidade destas almas e grande é o dom da vida consagrada à Igreja. Todos: Envia, Senhor, operários à tua messe. Leitor: Os missionários e missionárias, nos lugares mais remotos da terra, por vezes perseguidos, arriscando suas vidas, pregam o Teu Evangelho a quem ainda não ouviu falar de Ti. Sofrem saudades, fadigas, incompreensões, e tudo suportam com amor. Todos: Envia, Senhor, operários à tua messe. Leitor: Inspira e ajuda, Senhor, os sacerdotes que trabalham nos seminários e nas casas de formação para que dêem à Tua Igreja santos, doutores, mártires, apóstolos, novas testemunhas de Cristo cheias de um ardor missionário para a nova evangelização. Todos: Envia, Senhor, operários à tua messe.

Leitor: Te pedimos, Senhor, por todos aqueles que consagram suas vidas à pastoral vocacional, para que em nome de Cristo não deixem de lançar as redes para dar à Igreja as vocações de que necessita, a fim de cumprirem com a sua missão. Todos: Envia, Senhor, operários à tua messe. Cântico: Pai eu te adoro Oração: Senhor Jesus Cristo, que neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial da Vossa Paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os mistérios do Vosso Corpo e Sangue, que sintamos continuamente os frutos da vossa redenção. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Todos: Ámen. Bênção com o Santíssimo (todos permanecem em silêncio) Cântico Final: