Do mesmo modo que os animais têm adaptações para conseguirem sobreviver em condições ambientais adversas, também as plantas

se adaptaram às variações de temperatura e de humidade e à disponibilidade de luz dos locais onde vivem.

As plantas perenes (vivem dois ou mais anos), devido às variações da temperatura, podem apresentar folhagem caduca (cai na estação fria) ou folhagem persistente(dura todo o ano).

Existem também plantas que morrem ou perdem toda a parte aérea na estação desfavorável, deixando para o ano seguinte apenas as suas sementes – Plantas Anuais.

As plantas mais bem adaptadas às condições climatéricas de uma região tornam-se as mais abundantes nessa área.

Surge em locais muito frios em que a vegetação desenvolve-se apenas durante dois ou três meses por ano, período que corresponde ao Verão.

Como o solo não chega a descongelar e as temperaturas são negativas, a cobertura vegetal é constituída principalmente por musgos, líquenes, plantas herbáceas e alguns arbustos anões.

Este tipo de florestas podem encontrarse em locais em que as temperaturas são muito baixas ao longo do ano e onde existe uma forte presença de neve. Sua vegetação é constituída de plantas herbáceas, arbustos e principalmente gimnospermas (plantas que têm pinhas), como os pinheiros.

As coníferas têm uma forma cónica para conseguirem suportar o peso da neve e têm de suportar longos períodos de seca pois as raízes não conseguem retirar a água gelada do solo.

As coníferas têm uma forma cónica para conseguirem suportar o peso da neve e têm de suportar longos períodos de seca pois as raízes não conseguem retirar a água gelada do solo. Como a água é tão importante, as suas folhas têm a forma de agulhas e uma superfície cerosa de modo a não perderem muita água.

Encontram-se em locais temperados e predominam as plantas herbáceas, cereais.

Este tipo de florestas têm várias espécies de árvores de folhagem caduca (cai no Inverno) e coníferas e encontram-se em zonas de humidade e temperatura moderadas.

São locais que se encontram na proximidade de florestas tropicais. Predominam as plantas herbáceas e surgem de quando em quando algumas árvores.

São zonas permanentemente quentes e húmidas que apresentam uma grande variedade de plantas.

Em locais em que a planta tem abundância de água as raízes não necessitam de ser numerosas, nem longas para procurar água e as folhas são largas e numerosas pois não há o problema de perder água através da transpiração. Estas plantas designam-se por higrófitas.

cavalinha

Local extremamente quente e seco, onde as poucas plantas que aí habitam são xerófilas.

As plantas xerófitas vivem em zonas secas e apresentam caules carnudos (para acumular água), folhas pequenas ou reduzidas a espinhos (para não perderem água pela transpiração) e raízes ramificadas muito longas.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful