Prova de Avaliação 22 de maio de 2013

Ciências Naturais | Ano Letivo 2012/2013
Ano de Escolaridade: 6º Turma A Nº ___ Aluno(a): _________________________________________________ Classificação: ________________________________ Professora: ________________________

Observações: ____________________________________________________________________ Encarregado de Educação: _________________________________________________________

GRUPO I – Reprodução humana e crescimento 1. Observa atentamente a figura 1 e responde às questões. 1.1.Como sabes, existem carateres sexuais primários e secundários. a) Assinala, com uma cruz (X), os carateres sexuais primários dos rapazes:

  Pénis Vulva Escroto Testículos
b) Assinala, com uma cruz (X), os carateres sexuais primários das raparigas:

Pénis Vulva Vagina Ovários

Figura 1

1.2.Como se designa o período da adolescência em que os corpos das raparigas e dos rapazes sofrem grandes alterações? ( Assinala a opção correta)

  Puberdade

Terceira idade

Infância

1.3.Durante o período referido na questão anterior desenvolvem-se uma série de características sexuais – os carateres sexuais secundários. Da lista que se segue, indica utilizando a letra F ou M, consoante se refira a carateres do sexo feminino ou masculino, respetivamente. Alargamento das ancas _______ Aparecimento da barba _______ Aparecimento da menstruação_______ Engrossamento da voz _______ Desenvolvimento dos seios _______ Alargamento dos ombros _______

3. Observa com atenção a figura 2. Em que idade se inicia a puberdade nas raparigas? ______ 2. Identifica.1. com a respetiva letra. A figura 4 representa células sexuais humanas. onde está representado um gráfico e responde às questões com ele relacionado. Observa com atenção a figura 3. o esquema que representa o:   sistema reprodutor masculino sistema reprodutor feminino 3. Segundo o gráfico. a primeira menstruação? ________________ 2. Figura 3 3.2. o: . preenchendo os espaços em branco. 3. com a letra da figura 4. que representa o sistema reprodutor humano. Completa a legenda da figura 3. Indica o número da figura onde se produzem as células sexuais: masculinas femininas 4.1.2. 2. Indica. Qual é o peso e altura média de uma rapariga quando tem início o desenvolvimento dos seios? Peso: _______ Altura: _______ Figura 2 3.1. em média. 4. quando aparece.3.2.

que representa as primeiras fases do desenvolvimento embrionário humano. Onde se dá a nidação C. Indica qual das células sexuais Figura 4 4. _____________ 4. Produzem óvulos D.3.1. Produzem espermatozoides B. Onde ocorre a fecundação E. Lança o esperma para o exterior F. 6. Faz a correspondência entre os termos da coluna I e as expressões da coluna II. Completa a legenda da figura 5. Nidação Ovulação Fecundação Mórula Figura 5 7.2. Identifica qual das imagens.Espermatozoide Óvulo feminina. A ou B. Próstata 5. Uretra 3. Testículos Coluna II A. fazendo corresponder os números aos respetivos termos. que se encontram desordenadas. Observa a figura 5. . Ovários 2. Trompas de Falópio 4. representa a célula sexual é maior. ________________________________________ 5. Útero 6. Produz um líquido que facilita o transporte dos espermatozoides 3 – _____ 4 – _____ 5 – _____ 6 – _____ 1 – _____ 2 – _____ 6. Na figura 6 estão representadas algumas fases do desenvolvimento embrionário. Coluna I 1.

“Durante cerca de 9 meses o novo ser está protegido e desenvolve-se dentro do ventre materno. Identifica o órgão que: a) Protege o novo ser dos choques e da desidratação  _______________ b) Permite a passagem de substâncias entre o sangue da mãe e do filho  ____________ c) Liga o feto à placenta  _______________ 10. Tendo em atenção o tempo de gestação. Faz a legenda da figura 7. o novo ser tem condições para iniciar uma vida Figura 8 .1. “Ao fim de 9 no meses interior de do Figura 7 desenvolvimento útero materno.2. 9. A figura 7 representa um ser humano com cerca de 5 meses. Este órgão assegura a alimentação. a respiração e a eliminação de resíduos da atividade celular. (Assinala a resposta correta) Saco amniótico umbilical Cordão Placenta 9.3. __________________________________________ 9.” Indica o órgão a que se refere o texto. Coloca-as por ordem de desenvolvimento. Existe um órgão que permite as trocas entre o sangue da mãe e o sangue do filho. em desenvolvimento no organismo materno. ______ ______  ______ ______ 8.1. designa o novo ser neste período de desenvolvimento. 1 – _______________________________ 2 – _______________________________ 3 – _______________________________ 4 – _______________________________ 5 – _______________________________ 9.Figura 6 7.

independente. _________________________________ 11.3. 12.A sequência representada na figura 8 representa algumas fases de um parto normal. o cordão umbilical é cortado.1. expulsando o seu líquido. Ordena os esquemas. Com o bebé já no exterior. segundo a sequência correta da formação do fruto. o saco amniótico rompe-se. O esquema da figura 10 mostra uma sequência desordenada da formação do fruto. A mãe começa a sentir contrações rítmicas do útero.O que representa o primeiro grito/choro do bebé? _______________________________ 10. desce em direção ao exterior através da vagina.2. Indica três agentes de polinização que conheces. que representa a polinização de uma flor.1. 11. utilizando as letras da figura 10. o novo ser é empurrado por contrações sucessivas. fica uma marca para toda a vida – o umbigo – um vestígio do cordão umbilical. Coloca-as por ordem. Naturalmente. Identifica o tipo de polinização Figura 9 representado na figura 9. ______________________________________ 11. Observa a figura 9. A atestar os momentos que viveu no interior do corpo da sua mãe. Diz o que entendes por polinização. Os pulmões do bebé enchem-se de ar pela primeira vez e pouco tempo depois a placenta é expulsa.” 10. cada vez mais frequentes e fortes. ______  ______ ______ . _________________________________ 12. ______  ______ ______ ______ ______ 10. o colo do útero e a vagina dilatam.3.2.Por que se afirma que após o nascimento do bebé o parto ainda não terminou? _________________________________________________________________________ GRUPO II – Reprodução nas plantas 11.1. o nascimento acontece – dá-se o parto.

2. . Protalo.A planta sem flor representada na figura 12 é um… Feto Musgo (Assinala a opção correta) 15. O feijoeiro é uma planta que se reproduz por sementes. Que nome se dá ao processo de formação do fruto? _________________ Figura 10 13. Existe um processo que lhes permite espalhar as suas processo? ____________________________________________________ 14. Esporo. Ordena os esquemas da figura 11. Como sabes as plantas precisam de espaço sementes. Figura 12 15. A figura 11 representa diferentes fases da germinação do feijoeiro. Figura 11 14. Associa a cada uma das estruturas assinalas pelas letras A.2. A figura 12 representa o processo de reprodução de uma planta sem flor. B e C um dos seguintes termos: Cápsula. de modo a traduzir a sequência correta da germinação do feijoeiro.12. ______  ______ ______ ______ 15.1. Que nome tem esse para crescer e se desenvolverem.1.

_______________ 15.3. _____ Desenvolvimento da cápsula.A . Cápsulas. Os musgos e os __________ são exemplos dessas plantas. Germinação. BOM TRABALHO! Joana Rebocho . originando um novo musgo. Esporângios As plantas sem __________ não se reproduzem por __________. Flor. 2 e 3 representados a figura e uma das etapas reprodutivas: _____ Libertação de esporos. produzidos em __________. Os musgos reproduzem-se por esporos produzidos em __________. Completa as seguintes frases com os termos: Esporos. Sementes._______________ B .4. Os fetos também se reproduzem por esporos. 15. que vão originar novos fetos. Quando os esporos caem num ambiente favorável._______________ C . sofrem __________. mas por __________. _____ Formação de novo musgo. Fetos. Estabelece a correspondência entre os esquemas 1.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful