You are on page 1of 33

Aula 1 Energia: Conceitos e Definies Disciplina Eficincia Energtica e Qualidade de Energia

Prof. Msc. Antonio Jos Barbosa de Lima Curso Superior de Engenharia Eltrica 9 Srie - 1 sem/2013

UNIDADE I ENERGIA: CONCEITOS e DEFINIES

1.1 Definies e terminologia energtica. 1.2 As formas de energia.

1.3 As leis das converses energticas. 1.4 Recursos energticos.

1.1 Definies e Terminologias Energticas


Sculo IV A.C. -> Aristteles em sua obra Metafisica, identificava energia (energeia) como uma realidade em movimento.

Meados do Sculo XIX -> Na acepo moderna, energia corresponde essencialmente a um conceito tendo sido criado juntamente com a Termodinmica e utilizado atualmente para descrever uma ampla variedade de fenmenos fsicos. Mais usualmente, e encontrada em muitos livros define-se:
energia a medida da capacidade de efetuar trabalho. Esta definio no totalmente correta e aplica-se apenas a alguns tipos de energia, como a mecnica e a eltrica, que, em princpio, so totalmente conversveis em outras formas de energia.

Este modo de se definir energia perde o sentido ao ser aplicado ao calor, pois esta forma de energia apenas parcialmente conversvel em trabalho.
De fato, quando est a temperaturas prximas do ambiente, o calor pouco vale como trabalho. Assim, a definio anterior no completa.
3

1.1 Definies e Terminologias Energticas


Em 1872 -> Maxwell props uma definio que pode ser considerada mais correta:

Energia aquilo que permite uma mudana na configurao de um sistema, em oposio a uma fora que resiste a esta mudana.
A definio refere-se a mudanas de condies, a alteraes do estado de um sistema e inclui duas ideias importantes: as modificaes de estado implicam em vencer resistncias e justamente a energia que permite obter estas modificaes de estado. Exemplo: Para elevar uma massa ate uma determinada altura, aquecer ou esfriar um volume de gs transformar uma semente em planta, converter minrio em ferramentas, jogar futebol, ler este texto, sorrir, enfim, qualquer processo que se associe a alguma mudana implica em se ter fluxos energticos

1.1 Definies e Terminologias Energticas


Potncia:

Conceito frequentemente associado a energia. Corresponde ao fluxo de energia no tempo.


de enorme importncia ao se tratar de processos humanos e econmicos, onde o tempo e essencial. Exemplo: a taxa na qual um material oxidado pode levar a uma grande diferena, desde representar a possibilidade de sua utilizao como combustvel ou apenas a formao lenta de um resduo, como o caso respectivamente da queima de madeira e da formao da ferrugem. Ambos so processos energticos, mas de sentido totalmente diverso devido as distintas taxas ou velocidades nas quais ocorrem.

1.1 Definies e Terminologias Energticas

Em geral, necessita-se atender uma dada demanda energtica, medida em kWh, kJ ou kcal, mas sob uma imposio de tempo, ou seja, com dado requerimento de potncia, avaliada em kW.
Em princpio, qualquer capacidade instalada poderia atender qualquer necessidade de energia, desde que lhe seja dado tempo suficiente, o que evidentemente no atende as necessidades impostas pela realidade. Por isso, afirma-se que a sociedade moderna, que busca atender suas demandas energticas de forma rpida, to vida em potncia quanto em energia.

1.1 Definies e Terminologias Energticas

Observando os usos dirios de energia, pode-se avaliar se o tempo ou no importante para o atendimento da demanda.

Conclui-se que a taxa de utilizao dos fluxos energticos to importante quanto sua mera disponibilidade.

1.2 As Formas de Energias


Apenas nos processos de converso se identifica a existncia de energia, que, ento, se apresenta, na fronteira do sistema, como calor ou como trabalho.
Calor: Define-se como o fluxo energtico decorrente de diferena de temperatura. Trabalho: Se entende como todo processo anlogo elevao de um peso. Trabalho corresponde a uma variao ordenada de energia, enquanto o calor apresenta-se desordenado.

1.2 As Formas de Energias


1) ENERGIA NUCLEAR E ENERGIA ATMICA
Fundamentais para os processos bsicos de converso energtica no Universo. So observadas em nvel atmico.

Energia nuclear: No interior das estrelas, inclusive no Sol, resulta da fuso dos ncleos de tomos leves, como do hidrognio, em um processo fsico onde ocorre um dficit de massa, entre os reagentes e os produtos de reao, que corresponde a significativas quantidades de energia liberada. Exemplo: Projeto do International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER) reator experimental a fuso nuclear baseado na tecnologia do Tokamak. (ITER)
9

1.2 As Formas de Energias


1) ENERGIA NUCLEAR E ENERGIA ATMICA
Energia Atmica: Relaciona-se com processos de fisso de tomos pesados, como urnio, trio e plutnio, em decorrncia da instabilidade natural ou provocada de alguns istopos destes materiais, que tendem a converter-se em outros materiais com nmero atmico mais baixo, com liberao de energia devido perda de massa observada. A energia resultante destes processos tambm elevada e se apresenta, essencialmente, como calor, mas o controle das reaes tem sido conseguido.

Aplicao: como fonte energtica para gerao de energia eltrica e para mover navios e submarinos, mediante ciclos trmicos.
10

1.2 As Formas de Energias


1) ENERGIA NUCLEAR E ENERGIA ATMICA
A dependncia entre a variao de massa observada nos processos de fuso nuclear ou fisso atmica e a energia liberada, dada pela conhecida expresso proposta em 1922 por Einstein:

11

1.2 As Formas de Energias


2) ENERGIA QUMICA
Depende de reaes qumicas e da liberao da energia acumulada na forma de ligaes entre os tomos e molculas.

Apresenta grande interesse por sua extensa aplicao. Exemplo: a energia dos combustveis na realidade, energia qumica. Nas reaes espontneas, as ligaes qumicas existentes nas molculas dos reagentes, contm mais energia do que as ligaes observadas nas molculas dos produtos. Aplicao tpica associa-se aos processos de combusto nos motores, fornos e caldeiras, onde a energia qumica de materiais como gasolina, lcool, leo combustvel ou lenha convertida em energia trmica, na forma de gases, sob altas temperaturas.
12

1.2 As Formas de Energias


2) ENERGIA QUMICA
O contedo energtico dos combustveis medido por seu Poder Calorifico, um parmetro que fornece a quantidade de calor disponvel por unidade de massa ou de volume do combustvel. Tambm nas baterias qumicas e nas pilhas eltricas se observam processos envolvendo energia qumica e eletricidade. Clulas a Combustvel (CaCs) - Disponibilizam a energia qumica dos combustveis de forma direta convertendo-a em energia eltrica, com alta eficincia mediante reaes isotrmicas a temperaturas relativamente baixas, sem empregar a combusto.

Reaes similares so realizadas nos msculos dos animais e do homem, permitindo a transformao da energia qumica dos alimentos, uma espcie de combustvel, em energia mecnica nos msculos para suas atividades vitais, em processos de baixa temperatura. 13

1.2 As Formas de Energias


2) ENERGIA QUMICA

Fig. Energia qumica nas reaes de combusto

14

1.2 As Formas de Energias


QUESTES: 1) Que valores de Poder Calorfico apresentam os combustveis gasolina, lcool, madeira, casca de arroz, hidrognio, urnio?

2) Qual a diferena entre Poder Calorfico Superior e Inferior? Qual e o mais empregado?

15

1.2 As Formas de Energias


3) ENERGIA ELTRICA
Embora seja correto considerar-se a existncia de energia eltrica nas cargas estacionrias, como se observa nas nuvens eletricamente carregadas e na iminncia de uma descarga atmosfrica ou ainda nos capacitores eltricos, a energia eltrica mais frequentemente associada a circulao de cargas eltricas atravs de um campo de potencial eltrico.

16

1.2 As Formas de Energias


4) ENERGIA TRMICA
As vezes equivocadamente denominada de calor, pode apresentar-se de duas formas:

radiao trmica ou energia interna.


CALOR - corresponde a um fenmeno observvel apenas na fronteira de um sistema onde existe uma diferena de temperaturas, como mostrado na Figura a seguir, ou a energia trmica resulta da converso da energia qumica, mediante uma reao de combusto. Um fluxo de calor pode resultar tanto de uma variao de energia trmica como de outra forma energtica, energia nuclear, por exemplo.

17

1.2 As Formas de Energias

CALOR
Energia que se transfere de um corpo para outro, quando entre eles existir uma diferena de temperatura, at atingir o equilbrio trmico (temperaturas iguais).

1.2 As Formas de Energias


4) ENERGIA TRMICA
A radiao trmica de fato uma potncia e a energia associada pode ser determinada por sua integral no tempo.

Como radiao trmica, por exemplo, na radiao solar, a energia trmica no apresenta qualquer meio material de suporte, j que se trata de uma radiao eletromagntica, com magnitude e distribuio espectral dada basicamente em funo da temperatura do corpo emissor.

19

1.2 As Formas de Energias


4) ENERGIA TRMICA

Distribuio espectral da radiao trmica

20

1.2 As Formas de Energias


4) ENERGIA TRMICA
Energia Interna - corresponde a capacidade de promover mudanas, associada a agitao trmica de um material, que pode ser medida por sua temperatura. No caso de sistemas monofsicos (fase fsica), onde a variao da energia interna implica em variao de temperatura, o calor especifico expressa a relao entre esta energia e a variao de temperatura. No caso de sistemas em mudana de estado (fuso, evaporao, etc.) e portanto com duas fases, o calor latente indica esta variao isotrmica. Nomes como calor latente e calor especifico, ainda hoje extensamente usados, so uma lembrana do tempo em que se acreditava, equivocadamente, que calor se armazenava nas substncias.
21

1.2 As Formas de Energias


4) ENERGIA TRMICA
Particularmente para gases, a variao da energia interna U relaciona-se com a variao da temperatura T atravs do Calor Especfico a volume constante:

A transferncia de energia interna de um corpo para outro se da mediante: (a) Processos de conduo de calor, quando a energia flui atravs de meios estticos; (b) Processos de conveco trmica, quando o fluxo de energia esta necessariamente associado a movimentao de um fluido, que pode ocorrer de modo forado ou natural, nesse ltimo caso com o escoamento sendo uma decorrncia das variaes de densidade do fluido em funo da temperatura. 22

1.2 As Formas de Energias


QUESTES: Quais so os processos energticos envolvidos em uma panela com gua sendo aquecida na chama de um fogo a gs?

23

1.2 As Formas de Energias


5) ENERGIA MECNICA
Possui duas importantes variaes: a) Energia Mecnica Potencial e, b) Energia Mecnica Cintica.

Energia Mecnica Potencial - associa-se diretamente a uma fora esttica e pode ser: Potencial Elstica - tal como se acumula em molas ou em gases comprimidos, ou Gravitacional - depende da posio de uma massa em um campo gravitacional.
Exemplo: energia hidrulica na gua acumulada em uma represa. A potncia associada a utilizao da energia hidrulica, dada por:
24

1.2 As Formas de Energias


5) ENERGIA MECNICA
Energia Mecnica Cintica - se associa inrcia das massas em movimento. Pode considerar velocidades lineares, como e o caso da energia elica, ou movimentos rotacionais, como dos volantes de inercia.

25

1.2 As Formas de Energias


6) OUTRAS FORMAS DE ENERGIA
Energia Magntica - acumulada na forma de campos magnticos e utilizada de modo prtico na transformao de energia eltrica como em transformadores. Energia Elstica - associada a tenso superficial de um lquido e que se mostra na formao de bolhas de sabo. Energia Difusiva - decorrente da diferena de concentraes entre gases, lquidos e slidos solveis.

26

1.2 As Formas de Energias


QUESTES: Dentre outras formas no citadas de energia, discutir a classificao e aplicao da energia convertida na cermicas piezoelctricas e nas Clulas Peltier.

27

1.2 As Formas de Energias


Tabela: Energia disponvel em sistemas reais

28

1.2 As Formas de Energias


Tabela: Energia disponvel em sistemas reais

29

1.2 As Formas de Energias


Tabela: Nveis de potncia de processos reais

30

1.2 As Formas de Energias


Tabela: Nveis de potncia de processos reais

31

Referncia Bibliogrfica
1) REIS, Lineu Blico dos. Gerao de Energia Eltrica. 2 ed., Barueri: Manole, 2010.

32

Texto Fonte Arial Normal Mx.14pt / Mn.12pt Preto Centralizado

You might also like