You are on page 1of 8

Artigos 1000imagens - Conceitos Entender o Grafismo

Entender o Grafismo
Algum j questionou alguma vez o que significa essa coisa de grafismo na fotografia? Mesmo que o tenha feito, tem absoluta certeza do que se trata? Pelo que vou vendo por este site, fico com a sensao que s vezes, a coisa falha. Por desconhecimento do tema? Do que ele realmente significa? Ou s porque a foto tem meia dzia de elementos dispostos de uma forma qualquer que obrigatoriamente nos faa pensar que j que no cabe em mais lado nenhum, em grafismo ao menos... cabe? Um grafitti ser um grafismo? A noo de papel e caneta associada aquilo que daqui pode surgir, no impe que se possa transpor necessariamente para o espao fotogrfico como muitos podero pensar.

Todos os dias somos confrontados com essa questo, seja aqui no 1000imagens, seja noutro site qualquer, seja mesmo no simples acto de classificar determinada foto. Ao inserirmos determinada foto aqui neste site, por vezes acabamos por, ou inserir em grafismo porque o conceito parece ser enquadrado com o que fotografmos, ou porque temos algumas dvidas sobre o prprio tema e entre este e abstracto, talvez por se tratar de algo mais palpvel, inclinamo-nos mais naturalmente para rejeitar o segundo. Mas no bem assim... Entre abstracto e grafismo a diferena por vezes muito tnue.

No se trata de algo to objectivo como retrato, paisagem natural ou animais. algo mais apelativo do que outros ou abstracto, porm, tem componentes cognitivas to extensas e aprofundadas como o conceito que temos de arte conceptual. Se na tela e nos pincis complicado, na fotografia...

O grafismo como temtica na fotografia entende-se como a forma mais sucinta de representar um objecto ou uma composio de objectos, de forma a que os

Artigos 1000imagens Autor: Antnio Matias

Artigos 1000imagens - Conceitos Entender o Grafismo impactos de cor e forma prevaleam sobre tudo o que esto para alm do tema. Normalmente, a simplicidade da forma, ou a exuberncia da cor, so os elementos mais identificativos de um grafismo. No entanto, por vezes, uma sucesso de elementos dispostos de uma forma geomtrica, onde se admitam conceitos como repetio, ritmo, equilbrio e escala, sero vistos como mais do que suficientes para definir uma forma ou um conceito grfico.

Para alm da conhecida regra dos teros, existem outras como as do tringulo (de ouro ou no) que assumem grande relevncia na criao (prefiro chamar-lhe busca) e captao de uma forma grfica. Um grafismo pode induzir numa ideia esttica, como igualmente numa sensao de movimento. Mas sobretudo, ter de se assumir como um conceito concreto e no, como se v muitas vezes, como uma ideia onde o dinamismo e a confuso de elementos se sobrepe ao objecto fotografado. Quase apetece dizer que se trata de um tema ptimo para ser fotografado em modo automtico ou com uma profundidade de campo mnima, embora no seja bem assim. Na prtica, a maior parte dos grafismos consegue-se atravs de uma representao num s plano de fundo e uniforme. Em caso de impossibilidade, pretende-se que este seja o mais discreto possvel de forma a que se possa definir com facilidade a geometria do tema fotografado, sem elementos em fundo que possam distrair a ateno. Usei alguns exemplos do 1000imagens para tentar explicar o que resulta bem neste conceito. Espero que gostem. Nota importante: Tentei aplicar neste artigo, conceitos o mais bsicos possveis para que todos possam extrair de uma forma sucinta a essncia do tema. Por existirem grandes discusses sobre o entendimento do mesmo a um nvel mais acadmico, decidi optar por usar este artigo de forma introdutria e no me esticar em linhas de pensamento e teoremas mais rebuscados. Pelo que me foi dado a entender por quem sabe mais disto do que eu, este seria um tema para dar pano para mangas e nunca se resumiria a meia dzia de pginas. Deixo no entanto, o desafio a quem esteja mais vontade para o desenvolver, de forma a que depois, todos nos sintamos mais aptos para perceber efectivamente do que estamos a tratar.

Artigos 1000imagens Autor: Antnio Matias

Artigos 1000imagens - Conceitos Entender o Grafismo Exemplos:

Leo Andrade

Alm do equilbrio de cor, existe a noo concreta da ideia, da forma e de escala. O ngulo escolhido refora a ideia de escala e distoro e o jogo de sombras, acentua a forma das janelas dinamizando o conceito final. O padro resultante das sombras a par com as coberturas azuis, imprime movimento e escala ao resultado final de forma bastante coerente. A felicidade em se ter complementado a cor das janelas com o azul do cu uma mais-valia no resultado final.

Susana Ferreira

A induo de movimento resultante das pistas de atletismo resultou muitssimo bem. A presena humana compe de uma forma bem equilibrada a composio. A silhueta compensa a existncia de uma "grande massa de tartan equilibrando a composio. Acho esta foto, das poucas com a presena humana a gerar um grafismo de grande nvel.

Artigos 1000imagens Autor: Antnio Matias

Artigos 1000imagens - Conceitos Entender o Grafismo

Ana Mafalda Oliveira

A repetio da forma, a intruso de um elemento com uma cor diferente e um espao aberto sem antenas que permite de certa forma fazer com que a composio respire, faz desta uma foto de grande nvel e sensibilidade grfica. A repetio de uma forma ou de uma cor, resulta se houver algo que quebre uma monotonia. Se o enquadramento se resumisse somente s 8 antenas de baixo, no passaria de uma mostra de antenas sobre um fundo vermelho. Algo insipiente com algum ritmo, mas sem "vida"; a foto resultaria igualmente muito bem se no espao vazio tambm estivessem antenas brancas, mas com a amarela naquela posio a foto perderia em equilbrio. Equilbrio esse que se conseguiu muito facilmente tal como a foto est. A ausncia de uma forma/cor de um lado, contrabalanada pela presena da mesma forma com uma cor distinta.

Rui Gouveia

A simplicidade do tema, sem confuses nem rudo visual (candeeiro + sombra) a par de duas cores complementares, servem um bom exemplo grfico. Existe equilbrio na forma como os elementos esto distribudos, houve a preocupao de no se dividir a foto em duas com um enquadramento horizontal do tipo "50/50" e a regra dos teros est bem definida na composio, tanto vertical como horizontalmente.

Artigos 1000imagens Autor: Antnio Matias

Artigos 1000imagens - Conceitos Entender o Grafismo

Emlia Duarte

Outra forma de se conseguir um bom grafismo, recorrendo a outros aspectos alm da forma e da cor. A textura, pode e deve tambm ser explorada da mesma forma. Aqui, conseguiu-se conjugar de uma maneira muito consistente o jogo destas trs vertentes. Igualmente notvel foi a conjugao de quatro "texturas" semelhantes mas com cores diferentes. Realce para o enquadramento e distribuio espacial dos elementos.

Pedro Librio

Outro bom exemplo de como jogar com a simplicidade dos elementos, compondo um enquadramento e preenchendo-o com a repetio de um elemento extra (a sombra do objecto fotografado).

Artigos 1000imagens Autor: Antnio Matias

Artigos 1000imagens - Conceitos Entender o Grafismo

Pedro Nogueira

repetio do tema, como referi, impe-se sempre uma quebra. Neste caso, essa quebra resulta na variedade cor. Existe ritmo na foto e a diagonal dinamiza a composio. O olhar percorre a ponta dos lpis num zigue-zague constante.

Manuel Anto

Um bom efeito grfico, um pouco de "iluso de ptica" e um enquadramento descentrado fizeram desta foto extremamente simples um belo exemplo grfico.

Antnio Jorge Nunes

O olhar -nos conduzido pelo entrecortado das linhas de uma forma simples. A complementaridade de cor fez o resto.

Artigos 1000imagens Autor: Antnio Matias

Artigos 1000imagens - Conceitos Entender o Grafismo

Sandra Silva

Outro exemplo em como o equilbrio conseguido atravs da janela e da parede. H um outro aspecto a realar: a forma do arco e a sua disposio no conjunto. A janela parece flutuar na imensido de amarelo; se este arco estivesse invertido a sensao que daria era a de peso sobre o lado esquerdo do enquadramento. Neste caso, talvez a foto pudesse ter mais um pouco de parede do lado direito, mas quis referir aqui a importncia da colocao de formas / figuras geomtrizadas num determinado enquadramento.

Carlos Afonso

A noo de dinamismo, trajecto e complementaridade de formas, bem patente nesta foto. O olhar sobe naturalmente a escadaria embora um pouco dividido pelo recortado da sombra do corrimo. No entanto, a disposio espacial da janela contrastando com a parede branca, impe foto um equilbrio adicional que de outra forma poderia passar despercebido, ou podia tornar-se suprfluo.

Artigos 1000imagens Autor: Antnio Matias

Artigos 1000imagens - Conceitos Entender o Grafismo

lvaro Giesta

Noes como percurso, equilbrio de cor, ritmo, equilbrio de massa (ou peso) e composio, esto bem patentes neste exemplo. O olhar acompanha a composio de forma fluda, no se centrando partida num ponto s. interessante verificar a distoro das cadeiras em torno do arco, o que traz uma mais valia composio. Existe repetio de objectos em torno de um percurso. A diferena de massa existente entre o cu esquerda e a roda gigante, est bem contrabalanada e o enquadramento, excntrico com o eixo da roda, torna-a numa composio bastante leve e agradvel.

Resumidamente existem alguns conceitos simples a aplicar numa foto para que esta se entenda como um "grafismo":

- Ritmo - Geometria - Percurso - Equilbrio de forma / cor - Relao de massa - Complementaridade de cor. - Composio - Escala

mas o mais importante mesmo, ... - Simplicidade. Agradeo a todos os autores por me autorizarem a publicao das suas fotos para o desenvolvimento deste artigo. Artigos 1000imagens Autor: Antnio Matias

You might also like