You are on page 1of 4

MODELO DE CONTRATO DE OBRA POR ADMINISTRAÇÃO CUSTOS MAIS TAXA DE ADMINISTRAÇÃO – COST PLUS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI FAZEM A CONTRATANTE _________ E A CONTRATADA ___________________, SOB REGIME DE ADMINISTRAÇÃO, NA FORMA ABAIXO:

________________ com sede à Rua ____________ nº _____, no município de ________,doravante denominado CONTRATANTE, e o (Arq. ou Eng.) _________________, CREA n°, com sede à Rua ____________, nº____, no município de______, doravante denominada CONTRATADA, tem justo e acertado o presente Contrato de Prestação de Serviços que se regerá pelas seguintes cláusulas e condições: CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO O presente contrato de prestação de serviços tem por objeto a execução, pela CONTRATADA, sob o regime de administração, da obra situada à Rua ------------, nº---, no município de -------------------, doravante denominada Obra. A Obra será executada com base no Projeto de Arquitetura e Projetos Complementares, contendo desenhos e especificações de materiais e serviços, e deverá obedecer às Normas Brasileiras da ABNT. CLÁUSULA SEGUNDA– OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 2.1Gerenciar e administrar a Obra para garantir a completa execução da Obra e de todos os serviços citados nos documentos integrantes do presente Contrato e o integral cumprimento e realização de todos os serviços e atividades descritas a seguir no Escopo dos Serviços, e de acordo com o Projeto:

2.1.1- Planejamento da obra – Análise do projeto e do terreno para o planejamento da obra incluindo: - Planejamento dos serviços – elaboração de um cronograma de barras, ou de um PERT CPM indicando os serviços e atividades a serem executadas, o prazo de cada serviço ou atividade, e o prazo total da obra; - Elaboração ou adaptação do orçamento da obra, e definição das parcelas a serem gastas com a obra a cada mês, de forma estimativa, podendo sofrer alterações em função das necessidades da obra. 2.1.2- Programação da obra – No início e no decorrer da execução da obra serão programados: - O cronograma físico–financeiro da obra – Incluindo os serviços e atividades a serem executadas, as quantidades de cada serviço por mês, os custos estimados para cada serviço, e a previsão dos totais a serem gastos com a obra a cada mês. Estes valores poderão sofrer alterações em função das necessidades da obra. - Programação da mão de obra – Programar a mão de obra para a perfeita execução dos serviços de cada etapa. - Programação dos equipamentos a serem utilizados na execução de cada etapa. - Programação dos materiais a serem utilizados na execução de cada etapa.

1. e datas previstas para os pagamentos.10.1.1. e outros. A CONTRATADA se compromete a procurar o fornecedor que ofereça menor preço. Todas as despesas com segurança. principais atividades desenvolvidas. e com condições de entregar os materiais no prazo.9.Acompanhamento técnico e controle técnico da Obra para garantir a qualidade . que assumirá os registros e os encargos sociais. higiene e medicina no trabalho serão pagas pelo CONTRATANTE.A CONTRATADA será responsável pela qualidade técnica da obra. devendo as pessoas contratadas ser registradas em nome do CONTRATANTE.Implantar procedimentos para garantir que os serviços sejam executados com segurança – A CONTRATADA será responsável pela segurança.Aluguel de equipamentos para execução dos serviços – Sempre que for necessário a CONTRATADA deverá alugar equipamentos para execução dos serviços. e verificar se os materiais encomendados atendem à especificação e se estão em perfeito estado para serem utilizados. em nome do CONTRATANTE. . 2.4. e registrar todas as ocorrências importantes da obra relativas a: efetivo que está trabalhando.8. e fotos documentando o estágio da obra.1. 2. em nome do CONTRATANTE. e de melhor qualidade.6.Registrar todas as ocorrências da Obra: implantar o Diário de Obra. 2. Comunicar sempre por escrito ao CONTRATANTE toda e qualquer alteração na obra ou fato relevante ocorrido na obra. e relação dos materiais e serviços contratados.Direção técnica da obra – Exercer a direção técnica da obra decidindo: com quais recursos serão executados cada serviço. devendo implantar todas as normas e procedimentos exigidos pela legislação em vigor. qual a mão de obra a ser utilizada.5.1.Controlar a mão de obra e verificar o cumprimento do contrato de trabalho e efetuar o pagamento da mão de obra com recursos fornecidos pelo CONTRATANTE. 2. A juízo do CONTRATANTE a mão de obra poderá ser sub contratada em nome do CONTRATANTE com firma especializada. materiais recebidos. 2.Elaborar mensalmente o Relatório Gerencial da Obra contendo: o progresso físico da obra. higiene e medicina no trabalho.11. e às Normas Brasileiras da ABNT.1. problemas de segurança. através da CONTRATADA. Para garantir a qualidade dos materiais e serviços a CONTRATADA deverá acompanhar e controlar a execução dos serviços. análise econômica – financeira. 2.1.7. 2.Contratação da mão de obra – Contratar toda a mão e obra necessária para a completa execução dos serviços de cada etapa.Compra dos materiais e componentes – Compra de todos os materiais e componentes necessários para a execução dos serviços. Anexar cópias das notas fiscais e faturas pagas. qual serviço deverá ser executado e quando deverá ser executado.3. com os respectivos valores. serviços em execução.2.1. e se compromete a procurar o fornecedor que ofereça menor preço pelo aluguel. Os serviços deverão atender aos desenhos e especificações estabelecidas no Projeto. devendo sempre comprar os materiais especificados pelo Projeto. 2.1.

Entende-se por total das despesas com a obra no respectivo mês: todas as despesas relativas à: materiais. componentes e equipamentos comprados pelo CONTRATANTE ou pela CONTRATADA durante o mês. encargos sociais. e a execução dos seguintes serviços complementares.(item a ser redigido para cada caso) – O serviço de administração da obra inclui até a execução dos acabamentos da obra e limpeza final. 4. 4. 4.1. mão de obra. documentação da obra. incluindo: materiais. do CREA. 4. 3.5. 3.3.O prazo para a execução da obra é de ------.CLÁUSULA TERCEIRA– OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE 3. CLÁUSULA QUARTA– PREÇO 4. equipamentos de proteção individual da CONTRATADA. transporte. seguros.1. impostos. para inteirar-se do andamento. equipamentos de ar condicionado.O pagamento à CONTRATADA será efetuado até 5 dias após a CONTRATADA entregar o Relatório Gerencial Mensal relativo ao mês. mão de obra (salários e encargos sociais) paga ou relativa ao mês. trabalhando nesta obra como firma ou profissional autônomo.% sobre o total das despesas com a obra no respectivo mês. alarme e equipamentos de controle segurança.meses a contar da data da assinatura deste contrato. CLÁUSULA QUINTA– PRAZO DA OBRA 5.3.Arcar com as despesas de: AR.1.A CONTRATADA reconhece que não tem qualquer vínculo trabalhista de emprego com o CONTRATANTE. para os quais incidem o percentual de honorários: (indicar para cada caso) jardim. e seguros diversos. placa da obra.Arcar com as despesas devidas pela execução dos serviços da obra objetos do presente contrato.T. equipamentos. e outras despesas diretas com a obra.Acompanhar a execução da obra juntamente com a CONTRATADA. serviços diversos contratados para a execução da obra. e honorários da CONTRATADA. concessionárias.6.O valor dos honorários descrito no item 4. e sugerir eventuais alterações ou complementações. alimentação. instalações provisórias e canteiro de obra.1 inclui o pagamento pelos serviços profissionais de todas as pessoas da CONTRATADA que trabalharem na administração da obra. inclusive taxas e multas. e cuja nota fiscal conste do Relatório Gerencial Mensal. e demais despesas relativas ao exercício profissional. e despesas com órgãos públicos. 4.Arcar com as despesas devidas pelos serviços de consultoria e serviços complementares. equipamentos de piscina. mobiliário fixo.4.7. 3. estaduais e municipais. taxas e despesas diversas com órgãos públicos federais.Os honorários profissionais da CONTRATADA incluem: honorários. aluguel ou compra de equipamentos de execução da obra relativos ao mês.2.O CONTRATANTE pagará `a CONTRATADA mensalmente a título de honorários profissionais pelo serviço de administração da obra a importância de ----. .4. 4.2. seguros diversos.

dificuldades de execução. deverá pagar ao CONTRATADO os honorários devidos.2.No caso do CONTRATANTE rescindir o contrato. E por estarem justa e acordadas assinam este instrumento em duas vias perante as testemunhas. CLÁUSULA SÉTIMA– FORO 7. renunciando as partes a qualquer outro. 5.para dirimir questões decorrentes deste contrato.Fica eleito o Foro da cidade de -------------. não cabendo qualquer indenização. Local e Data Contratante Nome ----------------RG---------------- Contratado Nome ----------------RG---------------Testemunha Nome ----------------RG---------------Testemunha Nome ----------------RG---------------- . necessidade do CONTRATANTE diminuir o ritmo de execução.1. ou por solicitação do CONTRATANTE.5.1. na forma da CLÁUSULA QUARTA. por mais privilegiado que seja. serviços adicionais solicitados pelo CONTRATANTE.O presente contrato poderá ser rescindido a qualquer tempo por quaisquer das partes.A CONTRATADA deverá informar ao CONTRATANTE por escrito sempre que houver algum fator que possa alterar o prazo da execução da obra. alterações de projeto.O prazo poderá ser alterado em função de: indefinições de projeto. relativos às despesas da obra até o último dia. desde que comunicado à outra parte por escrito com 30 dias de antecedência. CLÁUSULA SEXTA– RESCISÃO 6. e o novo prazo para conclusão quando for previsível. 6.2.3.