You are on page 1of 4

Egungun

Segundo a tradio do culto dos Eguns, originrio da frica, mais precisamente da regio de Oy. O culto de Egungun, exclusivo de homens, sendo Alpini o cargo mais elevado dentro do culto tendo como auxiliares os Ojs. Todo integrante do culto de Egungun chamado de Mariw. Na frica, Xang considerado a encarnao do Deus primordial do Sol, raios e tempestades, Xang seria a encarnao de Jakut, que considerado a mo de Olorun que pune, o carter punitivo de Olorun, ele representa o poder de Olorun, tanto que fora enviado ao mundo em criao para estabelecer a ordem entre Oxal e Odudu, que so as duas divindades que foram encarregadas, por Olorun, para criao. Desta forma, Xang cultuado como um Orix Egungun, Orix por ele ser nada mais nada menos que o Orix da execuo, da punio divina e Egungun por ele ter tido sua passagem pela terra como homem e ter se iniciado. Xang foi o criador do culto de Egungun e ele foi o primeiro Oj ( Sacerdote do Culto aos Mortos ) e tambm foi o primeiro Alapini ( Sumo-sacerdote do Culto aos Mortos ) isso evidenciado em um de seus Orikis que fala: "Rei do Trovo ( Raios ) Rei do Trovo ( Raios ) Encaminha o Fogo sem errar o alvo ( Aluso aos Raios ), nosso vaidoso Oj Xang alcanou o Palcio Real nico que possuiu Oi Grande lder dos Orixs Rei que conversa no Cu e que possui a honra dos Ojs Rei que conversa no Cu e que possui a honra dos Ojs." Xang criador de Culto a Egungun Xang o fundador do culto aos Eguns, somente ele tem o poder de control-los, como diz um trecho de um It: "Em um dia muito importante, em que os homens estavam prestando culto aos ancestrais, com Xang a frente, as Iymi Aj fizeram roupas iguais as de Egungun, vestiram-na e tentaram assustar os homens que participavam do culto, todos correram mas Xang no o fez, ficou e as enfrentou desafiando os supostos espritos. As Iymis ficaram furiosas com Xang e juraram vingana, em um certo momento em que Xang estava distrado atendendo seus sditos, sua filha brincava alegremente, subiu em um p de Obi, e foi a que as Iymis Aj atacaram, derrubaram a Adubaiyani filha de Xang que ele mais adorava. Xang ficou desesperado, no conseguia mais governar seu reino que at ento era muito prspero, foi at Orunmil, que lhe disse que Iyami quem havia matado sua filha, Xang quiz saber o que poderia fazer para ver sua filha s mais uma vez, e Orunmil lhe disse para fazer oferendas ao Orix Iku (Oniborun), o guardio da entrada do mundo dos mortos, assim Xang fez, seguindo a risca os preceitos de Orunmil. Xang conseguiu rever sua filha e pegou para s o controle absoluto dos mistrios de Egungun (ancestrais), estando agora sob domnio dos homens este culto e as vestimentas dos Eguns, e se tornando estritamente proibida a participao de mulheres neste culto, caso essa regra seja desrespeitada provocar a ira de Olorun. Xang , Iku e dos prprios Eguns, este foi o preo que as mulheres tiveram que pagar pela maldade de suas ancestrais."

Egungun,1 esprito ancestral de pessoa importante, homenageado no Culto aos Egungun, esse culto feito em casas separadas das casas de Orix. No Brasil o culto principal Egungun praticado na Ilha de Itaparica no Estado da Bahia mas existem casas em outros Estados. Normalmente chamado de Bab (pai) Egun, Bab-Egun. Tambm pode ser referido como ssa nome dos ancestrais fundadores do Aramef de Oxssi (conselho de Oxssi, composto de seis pessoas). Ou Esa esprito dos adoxu e dignitrios do egbe (casa).

Informaes do Projeto Egungun

Juana Elbein dos Santos e Dioscredes M. dos Santos (Mestre Didi). Os nags, cultuam os espritos dos mais velhos de diversas formas, de acordo com a hierarquia que tiveram dentro da comunidade e com a sua atuao em prl da preservao e da transmisso dos valores culturais. E s os espritos especialmente preparados para serem invocados e materializados2 que recebem o nome Egun, Egungun, Bab Egun ou simplesmente Bab (pai), sendo objeto desse culto todo especial. Porque o objetivo principal do cultos dos Egun tornar visvel os espritos dos ancestrais, agindo como uma ponte, um veculo, um elo entre os vivos e seus antepassados. E ao mesmo tempo que mantm a continuidade entre a vida e a morte, o culto mantm estrito controle das relaes entre os vivos e mortos, estabelecendo uma distino bem clara entre os dois mundos: o dos vivos e o dos mortos (os dois nveis da existncia).

Baba - escultura de Caryb em madeira, em exposio no Museu Afro-Brasileiro, Salvador, Bahia, Brasil. Assim, os Bab trazem para seus descendentes e fiis suas bnos e seus conselhos mas no podem ser tocados, e ficam sempre isolados dos vivos. Suas presena rigorosamente controlada pelos Oj (sacerdotes do culto) e ningum pode se aproximar deles. Os Egungun se materializam, aparecendo para os descendentes e fiis de uma forma espetacular, em meio a grandes cerimnias e festas, com vestes muito ricas e coloridas, com smbolos caractersticos que permitem estabelecer sua hierarquia. Os Bab Egun ou Egun Agb (os ancestrais mais antigos) se destacam por estar cobertos com uma roupa especfica do Egun chamada de eku na Nigria ou op na Bahia, so enfeitadas com bzios, espelhos e contas e por um conjunto de tiras de pano bordadas e enfeitadas que chamado Abal, alm de uma espcie de avental chamado Bant, e por emitirem uma voz caracterstica, gutural ou muito fina. Os Aparak so Egun mais jovens: no tm Abal nem Bant e nem uma forma definida; e so ainda mudos e sem identidade revelada, pois ainda no se sabe quem foram em vida. Acredita-se, ento, que sob as tiras de pano encontra-se um ancestral conhecido ou, se ele no reconhecvel, qualquer coisa associada morte. Neste ltimo caso, o Egungun

representa ancestrais coletivos que simbolizam conceitos morais e so os mais respeitados e temidos entre todos os Egungun, guardies que so da tica e da disciplina moral do grupo. No smbolo "Egungun" est expresso todo o mistrio da transformao de um ser deste-mundo num ser-do-alm, de sua convocao e de sua presena no Aiy (o mundo dos vivos). Esse mistrio (Aw) constitui o aspecto mais importante do culto.

Estados Unidos [editar] Referncias


1. Fotos de Egungun. 2. Materializao de Egungun

Bibliografia [editar]

Mestre Didi, Braga, Julio, O Culto de Bab Egun em Ponta de Areia (1980-1984). Ancestralidade em Ponta de Areia: mulheres, crianas e o exerccio da autoridade. Revista da Bahia, 1989. Gente de Ponta de Areia: ancestralidade na dinmica da Vida Social de uma Comunidade Afro-Brasileira. Revista do Departamento de Antropologia da Ufba, Salvador:UFBA, 1984. Ancestralidade Afro-Brasileira. Salvador, Ianam/CEAO/Edufba, 1992.

Ligaes externas [editar]


Em Ingls: Egungun: The Masked Ancestors of the Yoruba Egungun Festival Egungun Mysteries Come to America Egun/Egungun cult [1] Iwi Egungun Oludare Olajubu Em Portugus: Alapini Mestre Didi Asipa Culto de Egngn no Candombl Quadro histrico e hierrquico dos Candombls de Egngn

You might also like