You are on page 1of 6

UNED - FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO CURSO DE DIREITO

TAIRONE MORAES

EFEITOS DA MACONHA SAUDE

DIAMANTINO 2013

Efeitos da maconha sade

Dentre a relao da maconha e a sade humana, h vrios efeitos positivos e negativos que podem variar de acordo com a condio psicolgica de cada usurio e o uso ou abuso da droga. O tetrahidrocanabinol (THC) o principal responsvel pelos efeitos psquicos da droga no organismo, sendo bastante lipossolvel. Metabolizado no fgado, bio-transformada em um metablito mais potente que o THC.

Efeitos fisiolgicos tpicos

A Cannabis um remdio leve e de toxicidade aguda baixa. H relatos de sucesso no tratamento de depresso e insnia, casos em que os remdios disponveis no mercado, embora sejam mais eficientes, so tambm bem mais agressivos e tm maior potencial de dependncia. Estudos recentes, mostraram que o THC, principal componente psicoativo da Cannabis, destruiu clulas cancergenas em animais induzindo as clulas cancergenas a produzirem uma substncia gordurosa chamada "ceramida", a qual faz com que a clula cancerosa "devore a si mesma"5 . Outro experimento mostrou que o vrus SIV, variante do HIV em macacos, teve seu avano freado, sua carga viral e replicao reduzidas6 . a provvel to esperada cura da AIDS. Dois psiquiatras brasileiros, Dartiu Xavier e Eliseu Labigalini, fizeram uma experincia interessante. Incentivaram dependentes de crack a fumar maconha no processo de largar o vcio. Resultado: 68% deles abandonaram o crack e, depois, pararam espontaneamente com a maconha, um ndice altssimo. Segundo eles, a maconha um remdio feito sob medida para combater a dependncia de crack e cocana, porque estimula o apetite e combate a ansiedade, dois problemas srios para cocainmanos. Dartiu e Eliseu pretendem continuar as pesquisas, mas esto com problemas para conseguir financiamento - dificilmente um rgo pblico investir num trabalho que aposte nos benefcios da maconha. Efeitos

Psicoses (como esquizofrenia); Surto psictico; Problemas de memria; Problemas de aprendizado; Sonolncia e problemas na coordenao motora (Durante e por algumas horas aps o uso);

Ansiedade, depresso maior, distimia, apatia; Sndrome amotivacional (problemas de ateno e motivao) e queda em 50-60% dos nveis de testosterona. Preveno do Alzheimer; Cncer de pulmo; Cncer de laringe Carcinoma espinocelular bucal (verso agressiva do cncer de boca, comum em fumantes) Cncer de testculo (mais comum entre os 12 e os 34 anos) Disfuno sexual

Ao da Cannabis sativa no sistema nervoso central

O delta-9 THC, aps chegar ao encfalo absorvido por receptores especficos, as anandamidas. So encontradas altas densidades de receptores de THC no crtex cerebral, hipocampo, cerebelo e gnglios basais, o que explica os respectivos efeitos fsicos e mentais associados ao consumo da droga: 1. 2. 3. 4. Alteraes na capacidade de pensamento e raciocnio; Deficincias em mecanismos da memria; Alteraes da aprendizagem; Efeitos sobre a coordenao motora.

Efeitos a curto prazo

Quando fumada, os efeitos de curto prazo da maconha manifestam-se em segundos e esto totalmente aparentes em poucos minutos37 , durando geralmente por 23 horas38 . Alguns dos efeitos fsicos de curto-prazo do uso da maconha incluem40 :

Aumento da frequncia cardaca; Boca seca, Reduo da presso intra-ocular, Relaxamento muscular Sensao de ps e mos frios ou quentes.

Gravidez Alguns estudos encontraram uma maior correlao entre crianas que sofriam de dficits cognitivos permanentes, problemas de concentrao, hiperatividade e interao social reduzida com mes usurias habituais de maconha do que entre crianas no expostas de mesma idade e ambiente social.

Dependncia Segundo a OMS, o potencial para a maconha induzir dependncia est entre leve e moderado, sendo menor que o do lcool. A interrupo do uso prolongado de preparaes potentes da maconha podem causar :

Mal estar, Irritabilidade, Depresso, Insnia, Pesadelos, Perda do apetite, Ansiedade, Fadiga, Dores abdominais, Nuseas, Palpitaes, Presso baixa, Dores musculares E tremores no corpo.

Esses sintomas acentuam-se na primeira semana e persistem por um ms ou mais. Segundo um estudo55 realizado pelo pesquisador Joo Villares, do departamento de Psicobiologia da Unifesp, a Cannabis sativa pode causar tolerncia, que a necessidade de doses cada vez maiores para atingir o mesmo efeito. Overdose THC tem uma toxicidade extremamente baixa, e no apresenta risco de morte por overdose. Aparentemente humanos no podem morrer devido apenas ingesto de THC.

Impacto na memria de curto prazo

Os danos a memria causados pela maconha continuam mesmo depois da pessoa passar um ms em abstinncia.60 Sob o efeito da droga, afetada a memria de curto prazo, isto , a memria de pequena durao da qual precisamos num determinado instante e da qual nos desfazemos em seguida. Estudos indicam que esse distrbio no acaba quando o efeito da droga passa. O uso prolongado de maconha pode vir a causar prejuzos nas capacidades cognitivas (raciocnio, aprendizado e resoluo de problemas) permanentemente.

Sistema reprodutor Algumas pesquisas, ainda no definitivas, apontam que o uso continuado da erva pode reduzir a testosterona, o nmero de espermatozides nos homens, o que poderia ser revertido ao se abandonar o uso da droga. Fumada A durao total de curto-prazo da maconha quando fumada baseada na potncia e no quanto foi fumada. Os efeitos tipicamente duram de duas a trs horas. Ingerida Quando ingerida, os efeitos psicoativos demoram mais para se manifestarem e geralmente duram mais, tipicamente por 4 a 10 horas depois do consumo.

Risco de cncer no pulmo Apesar de haver entre os usurios uma ideia disseminada de que fumar maconha menos prejudicial aos pulmes do que fumar tabaco, isso pode no corresponder realidade.78Os estudos mostram que fumar de 3 a 4 cigarros de maconha por dia equivale a fumar mais que 20 cigarros de tabaco.

REFERENCIAS

http://www.medclick.com.br http://www.infoescola.com http://drauziovarella.com.br http://pt.wikipedia.org

You might also like