CENTRO PAULA SOUZA ETEC DE MAIRINQUE ENSINO MÉDIO/ ADMINISTRAÇÃO

VICTÓRIA BERTOZI DOS SANTOS

SOCIEDADE ANÔNIMA

MAIRINQUE 2012

MAIRINQUE 2012 . auxiliado pelo professor Tiago Crescente.VICTÓRIA BERTOZI DOS SANTOS SOCIEDADE ANÔNIMA Trabalho apresentado na disciplina de administração jurídica. para o primeiro bimestre.

.quais suas principais características e quais empresas utilizam esse tipo de sociedade.INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como função informar aos futuros administradores o que é sociedade anônima.e como surgiu.

não é necessário uma escritura púbica (contrato social) ou outro ato oficial. Neste modelo de sociedade. . este modelo atribui a capital social dividida por ações que podem ser negociados livremente e não como nas demais que o capital social é atribuído a um nome em específico. vai prever a obtenção dos lucros e distribuí-los aos acionistas.Oque é Sociedade Anônima Sociedade anônima é uma forma de constituição de uma empresa. assim esta sociedade de capital.

sendo este capital limitada no preço da emissão. cujo funcionamento tem que estar sob o controle fiscalizador e comando econômico das autoridades governamentais. F) As expressões S/A e Companhia são equivalentes. será ela sempre comercial. sinônimas. podendo a título de homenagem figurar o nome do fundador da companhia: nunca possui nome e sim denominação podendo Ter fantasia. formada no mínimo com 2 sócios. . OBS: A empresa emite a ação com autorização da CVM. G) Natureza Jurídica das sociedades anônimas S/A: Pessoa Jurídica ou instituto jurídico-mercantil ou instituição econômica de natureza comercial. que são ACIONISTAS. qualquer que seja o seu objeto. muito embora esta seja utilizada no início da denominação. B) Responsabilidade dos sócios limitada ao preço de emissão das Ações: A responsabilidade é integralizar as ações pagando o preço de emissão das ações. D) A comercialidade lhe é inerente. C) Como toda Sociedade Comercial.Principais características da S/A Características de uma sociedade anônima S/A: A) Capital dividido em Ações: Cada ação representa uma fração do capital social de uma S/A. mesmo civil. E) Não possui nome e sim denominação.

instituições financeiras como Bradesco. Itaú. com um número de acionistas inferiores a 20. ou seja. Mas só poderá ser alterado conforme a Lei 6404/76 e o Estatuto Social.: corretoras. emite títulos e os vende ou na Bolsa ou no Mercado de Balcão. devidamente registrados na CVM (Comissão de Valores de Mercados). O Estatuto da Companhia fixará o seu valor. Natureza jurídica do Capital: É um conjunto de bens e valores representativos dos direitos creditórios dos acionistas. realizadas com a participação de empresas ou de profissionais distribuindo aqueles valores.Espécies de sociedade anônima S/A As S/A podem ser de Capital Aberto ou de Capital Fechado. Cnceito de Capital: É o montante financeiro de propriedade da Companhia. relativo a soma das contribuições dos sócios. é ela quem vai ditar as regras para cada tipo de sociedade. . com patrimônio inferior ao estabelecido pela CVM para as S/A de capital aberto. que será corrigido anualmente. relativas aos valores mobiliários. CVM: Chama-se Comissão de Valores Mobiliários. . .Capital Fechado: São as que não se enquadram nos requisitos das sociedades Abertas.Capital Aberto: Para ser assim considerada a lei exige que esteja admitida à negociação em Bolsa ou Mercado de Balcão. normalmente sociedades pequenas. Mercado de Balcão: É a atividade exercida fora das Bolsas. com o qual se tornará viável o início da vida econômica da sociedade. São. A sua principal função é constituir o fundo inicial. Ex. 294 da Lei das S/A. enquadradas no art. O Capital Social deverá ser expresso em moeda nacional. É propriedade Incorpórea e de Direito Patrimonial. Valores Mobiliários: São todos os papéis emitidos pelas sociedades anônimas S/As para captação de recursos financeiros. Não se confunde com patrimônio social. etc.

mesmo civil. distribuindo responsabilidades para cada acionista ou sócio que as compra. que são as empresas que emitem títulos (ações) a serem negociados em Bolsa de Valores ou em Mercado de Balcão. e que por isso não emitem ações a serem negociadas. será sempre comercial. Qualquer que seja o objeto. . com patrimônio inferior ao exigido pela CVM. que são as empresas menores.Tem duas espécies de capital social: Capital Social Aberto. E Capital Fechado.Conclusão: Concluo aqui que sociedade anônima é toda a sociedade que divide seu capital social em ações. essa sociedade usará denominação.