ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BANANAL ATIVIDADE AVALIATIVA DE BIOLOGIA – 1º TRIMESTRE – VALOR: 6 PONTOS PROF: APARECIDA B.

MANZOLI FABRIS ALUNO (A): ______________________________________________________________________ SÉRIE: ______________________ 1) Os pulgões são pequenos insetos que obtêm seu alimento de plantas: eles consomem a seiva rica em açúcar ao perfurarem os ramos com seu aparelho bucal. Os pulgões, por sua vez, servem de alimento para pássaros e outros animais. Sabendo disso, responda: a) Esquematize a cadeia alimentar descrita acima. Estabeleça o papel desempenhado (nível trófico) por cada organismo dessa cadeia alimentar.

b) Qual dos organismos dessa cadeia consegue aproveitar menor quantidade de energia? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ 2) Represente duas cadeias alimentares: Uma em que você participe como consumidor primário e a outra como consumidor terciário.

3) (FUVEST – SP) Que tipos de organismos devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que ele se mantenha?

(a) Herbívoros e Carnívoros

(b) Herbívoros, Carnívoros e Decompositores

(c) Produtores e Decompositores

(d) Produtores e Herbívoros

(e) Produtores, Herbívoros e Carnívoros

4) (UFAL) O esquema abaixo mostra as relações tróficas em uma propriedade rural.

MILHO

GALINHA

PORCO

HOMEM

SOLITÁRIA

entre o Ceará e o Piauí. (e) Diminua o número de produtores e aumente a competição entre os herbívoros. (c) Aumente o número de herbívoros e aumente a competição entre os carnívoros. Sobre a cadeia alimentar Hortaliça Grilo Sapo podemos afirmar corretamente que: (a) o sapo é um consumidor primário e o grilo um decompositor (b) o grilo é um produtor e a hortaliça um decompositor (d) o grilo é um decompositor. Espera-se que. sem que tivesse de usar inseticidas para o seu controle. Produtor Consumidor primário Consumidor secundário Consumidor terciário Consumidor quaternário A maior quantidade de energia está: (a) No Produtor (b) No Consumidor primário (c) No Consumidor secundário (d) No Consumidor terciário (e) No Consumidor quaternário 7) (UFPI) Algum tempo atrás os horticultores da Serra Grande. e o grilo.F Uberlândia – MG) Assinale a alternativa correta. mas sempre em escala aceitável.De acordo com o esquema o homem é: (a) Produtor (b) Somente consumidor primário (c) Somente consumidor secundário (d) Somente consumidor terciário (e) Consumidor primário e secundário 5) (PUC – SP) Uma grande área de vegetação foi devastada e esse fato provocou a emigração de diversas espécies de consumidores primários para uma comunidade vizinha em equilíbrio. e o sapo um consumidor primário (e) a hortaliça é um produtor. 6) (UNIJUI – RS) Na sequência. A suspensão dessa caça resultou no aumento da quantidade de sapos e na diminuição da quantidade de grilos que praguejavam as hortaliças. A pesquisa científica constatou que o aumento na quantidade de grilos coincidiu com a caça que se estava fazendo aos sapos da área. de que eles se alimentam. um consumidor primário 8) (U. viram-se face a uma quase completa devastação de suas hortaliças por uma praga de grilos. e o sapo um produtor (c) a hortaliça é um produtor. nessa comunidade. sapatos e outros artefatos femininos. . em um primeiro momento: (a) Aumente o número de consumidores secundários e diminua a competição entre os herbívoros. (b) Aumente o número de produtores e diminua a competição entre os carnívoros. com a finalidade de usar sua pele na confecção de bolsas. (d) Diminua o número de produtores e não se alterem as populações de consumidores. que sempre atacou estas plantas.

(c) Predador de topo é o animal que se instala no alto de uma região. muito abundantes na Terra. (c) Errada. seres autótrofos. pois os decompositores não fazem parte de uma cadeia alimentar. (b) As plantas constituem a base das cadeias alimentares. A figura está: (a) Errada. pois os decompositores fazem parte da cadeia. SUCESSO!!! . mas não devem ocupar o último nível trófico. em geral. pois as cobras não se alimentam de sapos. 9) (UNIFOR – CE) As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas: A pirâmide de números e a pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar Capim semelhantes. um bom caçador. fotossintetizantes. é considerado um consumidor terciário. sendo. pois a planta é o primário e a lagarta o secundário. decompositores e detritívoros para sua alimentação. pois possui uma visão privilegiada da área de caça. pois os decompositores podem nutrir – se de todos os organismos que morrem no ambiente. (e) Nenhuma das respostas anteriores. que se utilizam de água e sais minerais para produzir tecidos através da fotossíntese. (d) Um passarinho ao predar uma lagarta de borboleta.(a) Os heterótrofos são organismos fotossintetizantes que se utilizam dos autótrofos . são consumidores primários. reciclando o sistema. respectivamente a: (a) I e II b) I e III c) II e I d) II e III Boi e) III e II Carrapato são 10) Considere a seguinte cadeia alimentar: Árvore Herbívoros Parasitas dos herbívoros Qual das seguintes pirâmides de números correspondente à cadeia considerada? a) d) b) e) c) 11) Considere a seguinte cadeia alimentar: PLANTA INSETO SAPO COBRA DECOMPOSITORES Na figura você observa que saem setas de todos os organismos para os decompositores. (e) A base das cadeias alimentares é formada pelos organismos produtores. (b) Errada. (d) Correta.

Carnívoros e Decompositores (c) Produtores e Herbívoros (d) Produtores e Decompositores (e) Produtores. Qual o papel desempenhado (nível trófico) por cada organismo dessa cadeia alimentar que você esquematizou? b) Qual dos organismos dessa cadeia consegue aproveitar menor quantidade de energia? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ 2) Esquematize duas cadeias alimentares: Uma em que você participe como consumidor primário e a outra como consumidor terciário. onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Pode-se dizer que eles são respectivamente: (a) Ambos consumidores primários (b) Amos consumidores secundários (c) Consumidor primário. consumidor secundário ou superior (e) Consumidor secundário. uma cadeia alimentar e esquematize abaixo. Essa afirmação é possível porque: . Uma pessoa ao comer cogumelos shitake está se comportando como: (a) Produtor (b) Consumidor Primário (d) Consumidor Terciário (c) Consumidor Secundário (e) Decompositor 4) Pernilongos – machos sugam seiva de plantas. como exemplificada abaixo: a) Retire dessa teia. consumidor secundário ou superior (d) Produtor. 3) (FUVEST – SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos. MANZOLI FABRIS ALUNO (A): ______________________________________________________________________ SÉRIE: ______________________ 1) (UFV – MG) Na maioria dos ecossistemas naturais encontramos vários tipos de produtores e de consumidores.ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BANANAL ATIVIDADE AVALIATIVA DE BIOLOGIA – 1º TRIMESTRE – VALOR: 6 PONTOS PROF: APARECIDA B. enquanto pernilongos – fêmeas sugam sangue de animais. Herbívoros e Carnívoros 6) (PUC – RJ) Na natureza. uma cadeia alimentar não pode ter mais de quatro ou cinco elos. consumidor quaternário 5) FUVEST – SP) Que tipos de organismos devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que ele se mantenha? (a) Herbívoros e Carnívoros (b) Herbívoros. A existência de várias opções alimentares interliga as cadeias em uma teia alimentar.

gafanhotos. PLANTAS VERDES INSETOS BOVINOS PEIXES HOMEM HOMEM HOMEM I II III As cadeias alimentares em que o aproveitamento de energia para a espécie humana é maior e menor são: (a) I e II (b) I e III (c) II e I (d) II e III (e) III e I 9) (UFSC) O diagrama seguinte representa uma pirâmide de energia. 8) (PUCCAMP – SP) Considere o seguinte esquema. cobras.(a) Quanto maior o número de elos. 7) (UFSC) A pirâmide de números abaixo representada diz respeito à estrutura trófica de um determinado ecossistema: Assinale a seqüência correta de organismos que corresponde à seqüência crescente de algarismos romanos da pirâmide: (a) gramíneas. (c) gaviões. maior a atividade respiratória. (b) Quanto maior o número de elos. (c) Quanto menor o número de elos. (b) gaviões. gaviões. (d) gramíneas. maior a energia da fotossíntese. gafanhotos. que representa três possíveis caminhos para a energia usada pela espécie humana. cobras. (e) gramíneas. cobras. gafanhotos. gramíneas. . gafanhotos. gafanhotos. gramíneas. (e) A cada elo a quantidade de energia diminui. (d) Um grande número de elos armazena um excesso de energia. cobras. cobras. sapos. sapos. sapos. maior o número de indivíduos. gaviões. sapos. sapos. gaviões.

respectivamente. A figura está: (a) Errada. consumidores primários e secundários. pois os decompositores fazem parte da cadeia. respectivamente. respectivamente. (e) Nenhuma das respostas anteriores. (d) Correta. (d) A quantidade de energia perdida quando se passa de um nível trófico para o seguinte. consumidores primários e secundários.A largura de cada nível dessa pirâmide. pois as cobras não se alimentam de sapos. (c) O tamanho dos produtores. mas não devem ocupar o último nível trófico. (c) Errada. A destruição desse tipo de plâncton atingiria a cadeia alimentar marinha justamente ao nível dos: (a) consumidores primários (b) produtores (c) consumidores secundários (e) decompositores SUCESSO!!! (d) consumidores terciários ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BANANAL . a produtividade primária líquida e produtividade secundária líquida. pois os decompositores podem nutrir – se de todos os organismos que morrem no ambiente. (b) O número de produtores. pois os decompositores não fazem parte de uma cadeia alimentar. 11) (PUC – RS) Os estudos que visam à proteção do Fitoplâncton marinho são muito importantes para a preservação da vida em nosso planeta. (b) Errada. (e) A produtividade primária bruta. 10) Considere a seguinte cadeia alimentar: PLANTA INSETO SAPO COBRA DECOMPOSITORES Na figura você observa que saem setas de todos os organismos para os decompositores. representa: (a) A quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte. quando analisada de baixo para cima.

O carvão mineral (carvão fóssil) é formado essencialmente por árvores mortas e soterradas em eras passadas. Uma árvore contém. (C) Evitar que terminem as reservas de nutrientes. Assinale: (A) Se a afirmação e a razão estiverem corretas. (E) Devolver a energia para o sol. certa quantidade de energia acumulada do sol. (E) Se a afirmação e a razão estiverem corretas. (B) Se a afirmação estiver correta e a razão estiver errada. Nesse processo. os vegetais captam CO2 atmosférico e produzem O2. qual a que tem menor probabilidade de esgotar nitratos do solo? (A) Arroz (B) Feijão (C) Cana – de – açúcar (D) Milho (E) Trigo 5) (EPEFEST – PE) Todos os seres vivos participam de alguma forma e constantemente do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio e a liberam depois em decorrência de suas atividades vitais. (B) Que os organismos consigam manter sua atividade social. o que deverá acontecer com a temperatura da atmosfera terrestre? Comente. mas a razão não justifica a afirmação. ____________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ 2) (PUCCAMP – SP) Considere as seguintes funções vegetais: I – Transpiração O ciclo biogeoquímico da água relaciona – se com: (A) Apenas I (B) Apenas I e II (C) Apenas I e III (D) Apenas II e III (E) I. (D) Se a afirmação e a razão estiverem erradas. tanto as árvores quanto o carvão liberam energia sob a forma de calor. (C) Se a afirmação estiver errada e a razão estiver correta. os seres que devolvem N2 à atmosfera são as bactérias: II – Respiração III – Fotossíntese . II e III 3) (UNIJUÍ – RS) A reciclagem dos nutrientes é importante para: (A) Que os organismos consigam manter seu potencial hídrico.AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE BIOLOGIA – 1º TRIMESTRE – VALOR: 12 PONTOS PROF: APARECIDA B. MANZOLI FABRIS – NOTA: ___________________ ALUNO (A): _______________________________________________________________SÉRIE: ______________ 1) O processo da fotossíntese é uma forma de transferência de energia do sol para os vegetais. 6) (FUVEST – SP) No ciclo do nitrogênio. (D) Recompor a homeostasia hidrológica. A) Quais organismos são capazes de fixar o carbono do ar atmosférico? Qual o processo utilizado por esses organismos? ____________________________________________________________________________________________ B) Como os animais e os seres humanos obtêm o elemento carbono do ambiente? ____________________________________________________________________________________________ C) Se a destruição das florestas e as taxas de queima de carvão mineral continuar a aumentar. 4) (FUVEST – SP) Dentre as plantações abaixo. portanto. Quando são queimados.

nas camadas mais altas e frias. analise as seguintes afirmativas: I) No ciclo do carbono: as cadeias de carbono formam as moléculas orgânicas através dos seres autotróficos por meio da fotossíntese. e retorna ao solo formando rios. na qual o gás carbônico é absorvido.RJ-2008) Johanna Döbereiner foi uma pesquisadora pioneira no Brasil. lagos. além disso o O2 produzido participa da formação da camada de ozônio (O2). ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ BOA PROVA! ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BANANAL AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE BIOLOGIA – 1º TRIMESTRE – VALOR: 12 PONTOS . A) Qual a importância da camada de ozônio atmosférica para os seres vivos? Qual é a relação entre os CFCs (gases clorofluorcarbonos) e a camada de ozônio? Cite problemas diversos decorrentes da destruição da camada de ozônio. (D) Somente as afirmativas II. precipitam – se na forma de chuva. (D) Respiração das raízes. 10) O oxigênio (O2) é um gás liberado pelos organismos fotossintetizantes e utilizado na respiração da maioria dos seres vivos do planeta. 9) (PUC . fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. pois permite que a água em estado líquido sofra evaporação. Volta ao ambiente na forma de gás carbônico por meio da respiração. (C) Somente as afirmativas I. III e IV são verdadeiras. que correlacionou a maior produção de biomassa vegetal em leguminosas com a presença de nódulos em suas raízes. (E) Amonificação. IV) No ciclo do nitrogênio: uma das etapas é a de fixação de nitrogênio. (B) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. posteriormente. (B) Fixação de N2. III) No ciclo da água: a energia solar possui um papel importante. (C) Fixação do CO2. Essas estruturas estão relacionadas a que processo abaixo descrito? (A) Desnitrificação. oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lençóis freáticos. na qual algumas bactérias utilizam o oxigênio atmosférico e fazem – no reagir com oxigênio para produzir nitrito. (A) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. que será transformado em amônia no processo de nitrificação. Assinale a alternativa correta. O vapor de água.(A) Que transformam nitritos em nitratos (B) Desnitrificantes (C) Decompositoras (D) Que transformam resíduos orgânicos em amônia (E) Que transformam nitratos em nitritos 7) (PUC – RS) Os ciclos do carbono e do oxigênio estão inter – relacionados por estar diretamente associados: (A) À fotossíntese e à respiração (B) A organismos mortos e decompositores (C) A organismos mortos e à fotossíntese (D) À respiração e à combustão (E) À fotossíntese e à combustão 8) (UDESC/2009) Com relação aos ciclos biogeoquímicos. III e IV são verdadeiras. condensa – se e forma nuvens que. (E) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. II) No ciclo do oxigênio: o gás oxigênio é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela respiração e consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese.

(C) Fixação do CO2. O vapor de água. Assinale a alternativa correta. A) Qual a importância da camada de ozônio atmosférica para os seres vivos? Qual é a relação entre os CFCs (gases clorofluorcarbonos) e a camada de ozônio? Cite problemas diversos decorrentes da destruição da camada de ozônio. II) No ciclo do oxigênio: o gás oxigênio é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela respiração e consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese. posteriormente.PROF: APARECIDA B. Essas estruturas estão relacionadas a que processo abaixo descrito? (A) Desnitrificação. Volta ao ambiente na forma de gás carbônico por meio da respiração. (C) Somente as afirmativas I. nas camadas mais altas e frias. na qual o gás carbônico é absorvido. pois permite que a água em estado líquido sofra evaporação. ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 2) (UDESC/2009) Com relação aos ciclos biogeoquímicos. oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lençóis freáticos. III) No ciclo da água: a energia solar possui um papel importante. que será transformado em amônia no processo de nitrificação. 3) (PUC . lagos. (D) Somente as afirmativas II. (B) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. (A) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.RJ-2008) Johanna Döbereiner foi uma pesquisadora pioneira no Brasil. III e IV são verdadeiras. (B) Fixação de N2. que correlacionou a maior produção de biomassa vegetal em leguminosas com a presença de nódulos em suas raízes. e retorna ao solo formando rios. precipitam – se na forma de chuva. IV) No ciclo do nitrogênio: uma das etapas é a de fixação de nitrogênio. 4) (FUVEST – SP) No ciclo do nitrogênio. fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. os seres que devolvem N2 à atmosfera são as bactérias: (A) Que transformam nitritos em nitratos (B) Desnitrificantes (C) Decompositoras (D) Que transformam resíduos orgânicos em amônia (E) Que transformam nitratos em nitritos 5) (PUC – RS) Os ciclos do carbono e do oxigênio estão inter – relacionados por estar diretamente associados: . condensa – se e forma nuvens que. MANZOLI FABRIS – NOTA: ___________________ ALUNO (A): _______________________________________________________________SÉRIE: ______________ 1) O oxigênio (O2) é um gás liberado pelos organismos fotossintetizantes e utilizado na respiração da maioria dos seres vivos do planeta. na qual algumas bactérias utilizam o oxigênio atmosférico e fazem – no reagir com oxigênio para produzir nitrito. além disso o O2 produzido participa da formação da camada de ozônio (O2). (D) Respiração das raízes. (E) Amonificação. III e IV são verdadeiras. (E) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. analise as seguintes afirmativas: I) No ciclo do carbono: as cadeias de carbono formam as moléculas orgânicas através dos seres autotróficos por meio da fotossíntese.

portanto. 8) (FUVEST – SP) Dentre as plantações abaixo. Assinale: (A) Se a afirmação e a razão estiverem corretas. (D) Recompor a homeostasia hidrológica. O carvão mineral (carvão fóssil) é formado essencialmente por árvores mortas e soterradas em eras passadas. Nesse processo. qual a que tem menor probabilidade de esgotar nitratos do solo? (A) Arroz (B) Feijão (C) Cana – de – açúcar (D) Milho (E) Trigo 9) (EPEFEST – PE) Todos os seres vivos participam de alguma forma e constantemente do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio e a liberam depois em decorrência de suas atividades vitais. (E) Devolver a energia para o sol. A) Quais organismos são capazes de fixar o carbono do ar atmosférico? Qual o processo utilizado por esses organismos? ____________________________________________________________________________________________ B) Como os animais e os seres humanos obtêm o elemento carbono do ambiente? ____________________________________________________________________________________________ C) Se a destruição das florestas e as taxas de queima de carvão mineral continuar a aumentar. Quando são queimados. (E) Se a afirmação e a razão estiverem corretas. Uma árvore contém. II e III 7) (UNIJUÍ – RS) A reciclagem dos nutrientes é importante para: (A) Que os organismos consigam manter seu potencial hídrico. certa quantidade de energia acumulada do sol. os vegetais captam CO2 atmosférico e produzem O2. II – Respiração III – Fotossíntese 10) O processo da fotossíntese é uma forma de transferência de energia do sol para os vegetais.(A) À fotossíntese e à respiração (B) A organismos mortos e decompositores (C) A organismos mortos e à fotossíntese (D) À respiração e à combustão (E) À fotossíntese e à combustão 6) (PUCCAMP – SP) Considere as seguintes funções vegetais: I – Transpiração O ciclo biogeoquímico da água relaciona – se com: (A) Apenas I (B) Apenas I e II (C) Apenas I e III (D) Apenas II e III (E) I. tanto as árvores quanto o carvão liberam energia sob a forma de calor. (D) Se a afirmação e a razão estiverem erradas. (C) Evitar que terminem as reservas de nutrientes. (C) Se a afirmação estiver errada e a razão estiver correta. mas a razão não justifica a afirmação. ____________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ BOA PROVA! ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BANANAL . (B) Que os organismos consigam manter sua atividade social. o que deverá acontecer com a temperatura da atmosfera terrestre? Comente. (B) Se a afirmação estiver correta e a razão estiver errada.

no entanto. somos todos comidos pelo bicho da terra”. Ao comer cada um desses alimentos. 6) Sabe – se que a maioria dos tubarões são animais carnívoros e predadores. como exemplificada abaixo: a) Retire dessa teia uma cadeia alimentar com quatro níveis tróficos. (c) Aumenta dos produtores aos consumidores de primeira ordem. o chamado tubarão – baleia. consumidor 1º e consumidor 2º (c) produtor. (e) Diminui progressivamente nos diversos níveis tróficos. consumidor 3º e consumidor 2º (b) consumidor 1º. há espécies de tubarões que se alimentam do plâncton (seres microscópicos. consumidor 2º. (d) Aumenta progressivamente nos diversos níveis tróficos. O termo “bicho da terra” corresponde a: (a) Decompositores (b) Consumidores primários (c) Consumidores secundários (d) Consumidores terciários (e) Consumidores quaternários 5) (VUNESP – SP) O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e. consumidor 1º. iniciando-se pelos produtores: (a) Mantém-se constante nos diversos níveis tróficos. MANZOLI FABRIS – VALOR: 30 PONTOS – NOTA: _________ ALUNO (A): _______________________________________________________________SÉRIE: ______________ 1) Na maioria dos ecossistemas naturais encontramos vários tipos de produtores e de consumidores. respectivamente: (a) produtor. A principal vantagem dessas espécies planctófagas. consumidor 1º.AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL DE BIOLOGIA – 1º TRIMESTRE PROF: APARECIDA B. por exemplo. Escolha a alternativa que representa a posição ocupada por ele na seqüência alimentar acima relacionada. consumidor 2º. consumidor 1º e produtor 3) (UNIFOR-CE) Um animal que se alimenta de lagartas que atacam as folhas de soja comporta-se como: (a) produtor (b) consumidor 1º (c) consumidor 2º (d) consumidor 3º (e) decompositor 4) (Vunesp) “Depois de mortos. (b) Mantém-se constante dos produtores aos consumidores de primeira ordem. A existência de várias opções alimentares interliga as cadeias em uma teia alimentar. o brasileiro ocupa um determinado nível trófico. mantendo-se constante nos demais níveis tróficos. sobre as outras. salada e bife. partindo do produtor até o consumidor terciário. Qual (is) o papel desempenhado pelas plantas nessa teia alimentar? Qual (is) o papel desempenhado pelas cobras nessa teia alimentar? 2) (MACK-SP) A alimentação típica do brasileiro é constituída de: arroz. consumidor 2º e consumidor 3º (d) consumidor 3º. alguns fotossintetizantes) como. feijão. consumidor 1º. Essa é uma expressão popular que você já deve ter ouvido. é que para elas houve um: . consumidor 1º e decompositor (e) consumidor 3º.

.(a) Alongamento da cadeia alimentar (c) Menor desenvolvimento do aparelho branquial (b) Maior desenvolvimento do aparelho mastigador (d) Processo mais lento de evolução (c) Encurtamento da cadeia alimentar 7) Considere a seguinte pirâmide de números: Qual das seguintes cadeias alimentares corresponde à pirâmide considerada? (a) Capim coelho vírus (b) Capim capivara onça (c) Algas microcrustáceos peixes (d) Capim boi homem (e) Bananeira larvas de moscas protozoários 8) (UFSC) O diagrama seguinte representa uma pirâmide de energia.

II – Condensação. O2. (e) Bactérias que tornam suas raízes fasciculadas. (b) O número de produtores. (c) 1 é realizado por animais e vegetais apenas na presença de luz. Marque a alternativa correta: (a) (b) (c) (d) (e) I – Evaporação. 12) (UFV – MG) Observe o ciclo do elemento esquematizado abaixo. III – Precipitação e IV – Condensação. (e) 1 é realizado por animais. II – Precipitação. (b) Bactérias e enriquecem o solo de compostos nitrogenados. CO2. onde diferentes espécies vegetais são sucessivamente cultivadas em um mesmo terreno. atenuando o efeito da erosão. I – Evaporação. pois estas plantas se associam: (a) Bactérias e enriquecem o solo de compostos sulfurosos. I – Precipitação. muitas vezes. é amplamente utilizado o plano de rotação de culturas. Ar Nitrogênio. representa: (a) A quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte. (c) O tamanho dos produtores. tanto na presença. 10) (CEFET-RP/2004) Em agricultura. I – Condensação. 11) (UFT) Considere a figura abaixo. na qual o ciclo da água está esquematizado. N2. (d) A quantidade de energia perdida quando se passa de um nível trófico para o seguinte. (c) Fungos e enriquecem o solo de compostos nitrogenados. NO2. Solo . Ar Carbono. quanto na ausência de luz. respectivamente. (d) 2 é realizado por animais e vegetais. consumidores primários e secundários. pelos seres vivos? (a) (b) (c) (d) Oxigênio. tanto na presença. II – Infiltração. I – Infiltração. quanto na ausência de luz. (b) 2 é realizado por animais e vegetais. III – Infiltração e IV – Condensação. (e) A produtividade primária bruta. consumidores primários e secundários. respectivamente. apenas na presença de luz. apenas na presença de luz. III – Evaporação e IV – Precipitação. qual a sua forma química e onde ele se encontra quando é incorporado pela primeira vez. II – Evaporação. Qual o elemento considerado. (d) Nematódeos e enriquecem o solo de compostos fosforados. são cultivadas as leguminosas. quando analisada de baixo para cima. II – Infiltração. III – Precipitação e IV – Infiltração. a produtividade primária líquida e produtividade secundária líquida. III – Condensação e IV – Evaporação. 9) (PASUSP/2009) Considere o esquema que representa parte do ciclo do carbono nos ecossistemas: É correto afirmar que o processo: (a) 1 é realizado por animais.A largura de cada nível dessa pirâmide. respectivamente. Nesse processo. Água Nitrogênio.

Fotossíntese. O2. (a) (b) (c) (d) (e) Respiração. respiração e combustão. fotossíntese e respiração. (c) Decomposição. (b) Apenas a etapa II. BOA PROVA! . II e III. transpiração ou combustão. (d) Respiração. fotossíntese e combustão.(e) Oxigênio. combustão ou decomposição. decomposição ou respiração. Solo 13) (UEL) Os organismos estão constantemente retirando da natureza os elementos químicos de que necessitam. combustão e respiração. (b) Transpiração. (e) As etapas I. respiração ou fotossíntese. 15) (Objetivo – SP) O esquema seguinte representa o ciclo do nitrogênio em um ecossistema terrestre. O carbono é um elemento essencial na constituição dos seres vivos e retorna à atmosfera sob a forma de gás carbônico (CO 2) através dos seguintes processos: (a) Fotossíntese. transpiração ou fotossíntese. (e) Combustão. 2 e 3. Combustão. Respiração. 14) Observe o esquema que representa o ciclo do oxigênio. combustão e fotossíntese. Fotossíntese. Assinale a alternativa que indica o nome dos processos 1. Esses elementos retornam ao ambiente constituindo os ciclos biogeoquímicos. As bactérias realizam: (a) Apenas a etapa I. (c) Apenas a etapa III. (d) Apenas as etapas I e II.