O SERVIÇO DE PROXY HTTP DA UFPR

O serviço de proxy da UFPR pode ser particularmente importante para quem está fora da Rede UFPR. No caso de um professor ou um estudante acessando a Internet de casa, por exemplo, o proxy permite o acesso a sites não públicos cujo acesso é possível de dentro da UFPR, como os apontados pelo Portal de Periódicos da CAPES. O acesso à Internet através do proxy é mais lento do que o acesso direto, já que a requisição parte do computador do usuário até a UFPR, vai do proxy da UFPR até o site visitado e a resposta faz o mesmo caminho. No navegador sem proxy configurado, o acesso é direto e rápido. Entretanto usando o proxy temos a vantagem de se acessar informações antes restritas, independentemente do provedor utilizado (notar, entretanto, que pode ocorrer de algum provedor não permitir a utilização de conexão proxy). Além de permitir o acesso de casa, se o proxy estiver configurado num navegador instalado em um notebook podemos acessar os sites não públicos, cujo acesso é permitido da UFPR, de qualquer lugar do mundo onde conectarmos esse computador. Como a utilidade do proxy é mais específica (e pode ser mais lenta), pois para a navegação normal não temos necessidade dele, recomendo ter instalado no computador dois programas navegadores, por exemplo o Internet Explorer e o Mozila Firefox. Um dos navegadores fica configurado para o uso normal e o outro fica configurado com o proxy UFPR. Para a utilização do proxy UFPR o usuario deve ser docente, servidor técnicoadministrativo ou estudante e possuir conta de e-mail no webmail principal (aqueles emails do tipo fulano@ufpr.br). Caso não tenha uma conta de e-mail desse tipo vá na página http://www.cce.ufpr.br/conexao_dom.php para providencia-la. A conta é necessária pois quando você carrega o navegador configurado com o proxy você é direcionado para uma página de autenticação onde deve colocar o seu login e a senha de acesso, sem o que a navegação não é permitida.

CONFIGURAÇÃO DOS NAVEGADORES A configuração do navegador para utilizar o proxy UFPR é bem fácil. Segue abaixo a maneira de configurar o Explorer e o Firefox. Configurando no Mozila Firefox 1. Na barra superior, clique em Editar (Edit). Em seguida, clique em Preferências (Preferences). No Mozila do Windows, clique em Ferramentas, e em seguida clique em Opções.

Na tela Geral (General). No campo HTTP PROXY. Na janela de Configurações de conexão (Connection settings).br Clique OK.ufpr. digite *. digite: 3128 . clique em Configuração manual de proxy (Manual proxy configuration). . ao lado.ufpr. na parte de Conexão (Conection). 3. Selecione SOCKS v5 . No campo Sem Proxy para (No Proxy for).2.br No campo Porta (Port). digite: proxy. clique em Configurar conexão (Connection settings).

4. Voltando à tela geral clique em OK .

2. Clique em conexões. 1. Em seguida selecione opções da internet 3. Em seguida selecione configurações (obs: caso tenha mais de uma conexão instalada selecione antes a que você usa normalmente .Configurando no Internet Explorer É feita de forma similar ao exemplo do firefox.padrão) . Na barra superior do Internet Explorer clique em ferramentas.

Configure conforme indicado na figura acima ( obs: em exceções colocar *.ufpr. Selecione Usar um servidor proxy para esta conexão .scielo.br sem o travessão | no final) BOA NAVEGAÇÃO!! Claudio Tonegutti – toneguti@quimica.4. Em seguida clique em Avançado.http://www.org/php/index. 5.http://www.sciencedirect.com/ .php .ufpr.br .