UNIDADE INTEGRADA DISCIPLINA: PROFESSOR (A): SÉRIE: TURNO: CIDADE: CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: PLANO DE CURSO 1- JUSTIFICATIVA

:

ANO:

2. OBJETIVO GERAL:

3. CONTEÚDOS:

4. REFERENCIAS: 4.1 - ADOTADA 4.2 - CONSULTADA

UNIDADE INTEGRADA DISCIPLINA: PROFESSOR (A): SÉRIE: TURNO: CIDADE: CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: PLANO BIMESTRAL ANO: OBJETIVOS ESPECÍFICOS CONTEÚDOS METODOLOGIA RECURSOS AVALIAÇÃO REFERENCIAS: .ADOTADA .CONSULTADA .

JUSTIFICATIVA É uma exposição de argumentos que respaldam os objetivos. atingir. 1.PLANO DE AÇÃO 2013 IDENTIFICAÇÃO Uma pequena apresentação da escola incluído endereço.. para atingirem as metas Considerações Finais Referências PASSO A PASSO . Discentes. que O que se propõe Os meios utilizados Docentes.. 3.. 2. Avaliação METAS ESTRATÉGIAS PESSOAL ENVOLVIDO PERÍODO Datas do inicio a culminância.OBJETIVOS O que se pretende atingir AÇÕES Tudo serão desenvolvido s.APRESENTAÇÃO Tem como objetivo uma apresentação de forma direta. de todos os trabalhos que serão desenvolvidos no ano vigente..

Tema É o elemento considerado o primeiro grande norteador do projeto. Disciplinas envolvidas Integração de algumas ou todas as disciplinas no mesmo projeto. Séries As séries referem-se às turmas envolvidas. partindo do levantamento de suas certezas provisórias e de suas dúvidas temporárias para atingir a comunicação do conhecimento construído.PROJETOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS Projeto de Aprendizagem é um trabalho coletivo de pesquisa realizado pelos alunos. a partir de suas questões e vivências. . todas as séries que vão estar envolvidas no projeto. (Fagundes) PASSOS PARA CONSTRUIR O PROJETO Justificativa Tema Objetivos Séries Disciplinas envolvidas Conteúdos Recursos: mídias a integrar Metodologia Etapas do projeto Tempo previsto Produto final Culminância Avaliação Justificativa Refere-se ao momento de mostrar a necessidade e a importância de se trabalhar aquele assunto Justificativa (motivos para a realização do trabalho). ou seja. Objetivos Os objetivos têm como finalidade expressar os propósitos e o sentido da ação que se pretende realizar e devem ser bem claros e precisos (o que pretende que seus alunos aprendam).

corpo pedagógico da escola e realizada no final da execução de cada etapa do projeto (avaliação do processo de aprendizagem dos alunos e do trabalho pedagógico do professor). especificar como cada mídia será utilizada). que também poderá culminar com uma ação comunitária. permitindo o controle e o ajuste passo a passo. . um livreto. (TIC utilizadas. um caderno de receitas. levando em conta o número de aulas e a duração de cada atividade. um álbum virtual. e permanente envolvendo todos os alunos que estão realizando o projeto. de músicas. o roteiro de tudo que está planejado. Culminância A culminância é a grande apresentação da produção dos alunos. que será exposto em biblioteca e ficará de referência para outras atividades (material que comprove a experiência realizada). Tempo Previsto O tempo previsto refere-se à duração de todo o projeto. etc.Conteúdos Curriculares Os conteúdos que serão desenvolvidos para atingir os objetivos Recursos Quanto aos recursos refere-se a tudo que se usa com a finalidade de apoio e que se incorpore ao processo de aprendizagem de cada aluno. Avaliação A avaliação deve ser processual. Metodologia (como o trabalho foi desenvolvido — passo a passo) Etapas do projeto As etapas do projeto são as fases. Produto Final Refere-se à veiculação das informações adquiridas que podem ser contidas em um manual.