08/03/2013

Tema 2: As Competências e Habilidades nas Relações de Trabalho para Construção do Projeto de Vida Profa. Ma. Arley Lobo

A Importância do Desenvolvimento de Habilidades Sociais

O ser humano consegue viver sozinho?

1

08/03/2013 O desenvolvimento humano é vitalício.  Solicitar e oferecer feedback: relação de troca. 2 . de forma sincera.  Gratificar e elogiar pessoas.  O que é Comportamento Organizacional de Cidadania?  Altruísmo: ajudando pessoas. Emocional. Intelectual. educação na comunicação. assiduidade. reciprocidade.  Como treinar comunicação? habilidades sociais e de Segundo Cintra (2011):  Realizar diálogo amistoso: reciprocidade – monólogo.  Conformidades: regras estabelecidas (horários. Social. O que é isso?     Desenvolvimento Desenvolvimento Desenvolvimento Desenvolvimento Físico. desperdícios).

o que é isso? 3 . Mas. A partir do momento em que o profissional gerencia seus relacionamentos interpessoais. materiais e profissionais. acredita-se que causará uma impressão favorável e. com isso. receberá recompensas sociais.08/03/2013 Habilidades Sociais e seus Impactos Positivos e Negativos sobre o Trabalho Gerenciamento das Impressões Um dos passos para o profissional se autoafirmar no mercado de trabalho é o gerenciamento das impressões. ou seja. a gestão do relacionamento interpessoal.

Poder do Relacionamento  Networking: rede de relacionamentos que promove ajuda entre os envolvidos.08/03/2013 A imagem do outro. 4 . O Poder Pessoal: Impacto da Apresentação O ser humano é basicamente um organismo digno de confiança.  Imagem Profissional. capaz de avaliar a situação externa e interna. 1978). compreendendo a si mesmo no seu contexto e agindo ao partir das suas escolhas (ROGERS.  Marketing Pessoal.  O poder das redes sociais: formas de compartilhamento de informações. minha imagem para o outro.

Usar bom senso . Respeito a privacidade. Manter diálogo amistoso. Não plagiar.08/03/2013 O Livro-Texto traz algumas regras de NETIQUETA:       Identificar-se: credibilidade. Marketing Pessoal no Trabalho – A Evolução do Perfil Profissional Filme: Tempos Modernos 5 . Seguir as normativas corporativas.

 Submissão. A relação de trabalho estabelecida era:  Estabilidade. o perfil esperado para um bom trabalhador era:  Cordialidade.  Execução.  Insinuação: empatia.  Exemplificação: lealdade.  Criatividade. dedicação e responsabilidade. Com o aquecimento do cenário mundial. o perfil esperado do trabalhador é:  Proatividade.  Intimidação: postura inadequada.  Socialização. Entre elas. As      relações de trabalho estabelecidas são: CLT. Como estar inserido no mercado de trabalho? Existem estratégias e táticas que visam o alcance desses objetivos e pode-se observar essas orientações estratégicas de postura durante o processo seletivo .  Espírito de Liderança. normalmente. estão:  Autopromoção: disposição a novos desafios. Benefícios.  Baixo salário. segundo Grisci e Carvalho (2004).  Flexibilidade. Ambiente favorável.  Suplicação: contato profissional e não pessoal.08/03/2013 Perfil do Trabalho Trabalhador e Relações de Anos atrás. Prestação de serviços. 6 .  Competência técnica. Remuneração que é diferente de Salário.  Poucos benefícios.

esse quadro mudou. Capacidade de ouvir. visto que. O cenário mundial. Justificativas – oportunidade de aprendizagem. Existem muitas empresas que prestam o mesmo serviço aos clientes que estão. Competência Profissional e Pessoal Anos atrás. haviam poucas opções de prestadores de serviços e muita demanda. oferece muitas opções aos clientes de diferentes lugares Tecnologia. mais exigentes.08/03/2013 Durante o processo seletivo deve-se observar também:     Comportamento não verbal. Atualmente. Inverdades são vetadas. muita procura pelos produtos e serviços. cientes da sua importância no mercado mundial. a partir da globalização. ou seja. 7 . na década de 1980. a cada dia. as empresas não se preocupavam muito em agradar para conquistar seus clientes.

além das competências técnicas exigidas pelas funções previstas no organograma das empresas. Para isso.  Capacidade de inovação.  Capacidade de gerar resultados efetivos.  Capacidade de aprender rapidamente novos conceitos e tecnologias. Mas. Sant’ana. São elas:  Autocontrole emocional. há necessidade de se realizar uma análise individual para identificar as competências a serem desenvolvidas.08/03/2013 O que fazer demanda? para atender a essa Todos que pretendem atuar no mercado de trabalho devem estar atentos ao perfil desejado em cada carreira que se dispuser a desenvolver. o que é Competência? Atualmente. Moraes e Kilimnik (2005) identificaram algumas competências importantes para a sobrevivência no mercado de trabalho. 8 .  Capacidade de comunicação.

Capacidade de relacionamento interpessoal. 9 . Capacidade de trabalhar em equipes. Aspectos Objetivos e Subjetivos da Construção do Projeto de Vida O mercado hoje analisa o profissional a partir de suas forças e fraquezas. Fraqueza: análise das fragilidades a serem aperfeiçoadas ou desenvolvidas para que atinja os objetivos e metas estabelecidas por você ou pela empresa. Iniciativa de ação e decisão.08/03/2013         Capacidade de lidar com incertezas. Capacidade de se comprometer com os objetivos da organização. O que é isso? Força: análise das suas qualidades e habilidade para que atinja os objetivos e metas estabelecidas por você ou pela empresa. Capacidade empreendedora. Capacidade de lidar com situações novas. Criatividade.

Admitir erros. Ética.  Atitude. mercado. Cordialidade.  Externos: oportunidades reais. Interação construtiva.  Habilidades. Assertividade Todo profissional para estar integrado em uma equipe deve desenvolver essa habilidade: assertividade      Honestidade nas relações. 10 . concorrência.08/03/2013 CHA  Competência. Fatores a Serem Observados:  Internos: formação pessoal e profissional.