A matéria de capa da Revista Administrador Profissional destacou o aumento da internacionalização das empresas brasileiras e as oportunidades que se abrem para

que nossos profissionais tenham experiências de trabalho no exterior. Um dos executivos entrevistados foi Lucas Entringer Simões, que atuou na China. Em seu depoimento relata: “O impacto de se morar na China é único, principalmente nos primeiros meses. Tudo é bem diferente, comida, idioma, cultura, negócios, e isso mais do que tudo torna essa experiência tão única e interessante, tanto pelo lado profissional quanto pelo pessoal”(Fonte: Administrador Profissional, Fev/2011, Ano 34, Nº 296) Segundo a autora do capítulo uma situação como esta exigiria o desenvolvimento das habilidades citadas em: Escolher uma resposta.

a. Cuidados com apresentação profissional, pois inclui o asseio corporal e a vestimenta adequada a profissão, tipo de função e localização geográfica. b. A capacidade de adaptação e flexibilidade, pois devemos conhecer a outra cultura sem sobrepor nossas valores sociais. c. Boas Maneiras e Etiquetas Sociais, pois envolve diretamente a questão de ter respeito por costumes diferentes e lidar com situações difíceis. d. Competência social, pois integra todas as habilidades citadas, todas elas necessárias e importantes ao bom desempenho na situação apresentada. e. Habilidade de comunicação, pois além dos fatores necessários a comunicação eficaz, acresce a necessidade de aprender o idioma do país.
QPara

responder a questão, leia o texto abaixo:

Entreviste você também A entrevista de emprego virou um processo rigoroso, em que as empresas deslocam uma série de profissionais para avaliar e falar com o candidato – um diretor, uma pessoa de RH e o chefe imediato. Isso ocorre porque elas querem ter certeza de estar contratando a pessoa certa. O candidato também tem o direito e a responsabilidade de saber se ele vai dar certo na vaga. Para isso deve aproveitar a entrevista para se informar. Isso se faz perguntando. Fonte: Trecho da matéria de Andréa Giardino, “Contatos Imediatos”, publicada na revista Você S.A., em fev. 2011. Considerando as recomendações apresentadas durante a aula e no texto, escolha a afirmativa incorreta:

files. É importante conhecer alguns aspectos da cultura organizacional.com.Escolher uma resposta. discutimos a existência de barreiras que dificultam ou impedem a comunicação.br/imgres?imgurl=http://visaouniversitaria. c. b. a.com. Durante a aula. Entender as expectativas da empresa é fundamental para que você faça uma escolha consciente. d. Que tipo de barreira à comunicação está retratado na tirinha? . para avaliar se são pertinentes às suas expectativas pessoais e profissionais. QuObserve a tirinha abaixo: Disponível em: http://www. Questionar o salário e os benefícios oferecidos pela empresa é o principal ponto da entrevista. Fazer perguntas sobre as funções a serem desempenhadas oferece clareza sobre os desafios.word press. Conhecer a cultura da empresa contratante significa identificar os valores em comum. e.google.

3ª – liderança. b. Uma das questões levantadas pela pesquisa buscou identificar quais são as características (entre habilidades técnicas e comportamentais) que as empresas procuram na hora de contratar. pertencentes a 17 setores diferentes. Efeito de status. O perfil profissional desejado apóia-se em sólida formação técnica.Escolher uma resposta. 8ª otimismo. c. As empresas participantes da pesquisa são extremamente exigentes e procuram profissionais raros. Leia atentamente o texto: Uma pesquisa realizada pela Revista Você S/A e apresentada em sua edição de Março/2011. Problema de semântica. a. 9ª – poder de análise. d. . d. c. a. Distrações físicas. de pequeno. Diferenças culturais. teve como objetivo definir o “Mapa do Emprego” no Brasil em função da previsão de contratações para o ano de 2011. Participaram 217 empresas.poder de conectar-se com pessoas. pois as habilidades comportamentais variam entre as pessoas e a cultura organizazicional. 2ª – flexibilidade. 6ª – inglês. 5ª – pensamento estratégico. 4ª – alta energia. O resultado foi apresentado como um ranking. 7ª . e. As habilidades mais procuradas na opinião das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais. Os requisitos mais valorizados pelas empresas mostram uma preocupação com o grau de instrução e a qualidade do ensino no país. Ausência de feedback. 10ª – raciocínio lógico. médio e grande portes. A partir da análise destes dados é possível concluir que: Escolher uma resposta. onde as 10 características mais citadas foram: 1ª – boa comunicação. b.

observe a tirinha abaixo: . II) A visão de mundo de cada pessoa pode ser afetada pelo tipo de educação que recebe e os valores familiares. d. Estão corretas apenas as afirmações expressas em: Escolher uma resposta. I e II. II e III e.e. a. Question5 Notas: 1 No que diz respeito à visão de mundo é correto afirmar que: I) Pessoas que vivem na mesma região têm visões de mundo idênticas. b. Habilidades técnicas e comportamentais têm o mesmo peso na hora da contratação. I e III. III) Existem visões de mundo diferentes. IV) A visão de mundo é particular (de cada um) e possibilita interpretar e dar significado a realidade que nos cerca. segundo as empresas pesquisadas. Question6 Notas: 1 Para responder a essa questão. II e IV. c. sendo que a visão de mundo linear é considerada como mais atual. III e IV. pois a cultura regional influencia a todos.

portanto a preocupação em poupar e investir dinheiro é uma futilidade. II e III. c. I e III. IV. mas realizável. II. III e IV. As recomendações contrariadas pela tirinha estão apenas em: Escolher uma resposta.A ilustração mostra a atitude de uma pessoa com relação à administração financeira pessoal. a. mas a maioria das pessoas não consegue realizá-lo por falta de sorte. d. O dinheiro não traz felicidade. I e II. b. que contraria recomendações feitas durante a aula. e. É plenamente possível uma pessoa de renda modesta tornar-se milionária num processo difícil. Os sonhos são importantes para motivar ações. III. . Leia as afirmativas: I. A conquista da independência financeira é possível. porém exige alta dose de determinação e disciplina. I e IV.