CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA MECÂNICA E METALÚRGICA DELIBERAÇÃO NORMATIVA DN – 36/05 - CEEMM EMISSÃO:08/08/2005

ASSUNTO:NORMATIVA REFERENTE À PROJETOS INDUSTRIAIS MECÂNICOS DE: Instalações Mecânicas Industriais, equipamentos, máquinas e mecanismos, sistemas térmicos, sistemas hidráulicos.

ANEXO II ABRANGÊNCIAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATIVIDADE DE PROJETOS.

FUNDAMENTO JURÍDICO: LEI 5524 DE 5/11/1969, 4560 DE 30/12/2002.

DECRETO 90922

DE

6/02/85

E

DECRETO

ÍNDICE. PROJETO DE MÁQUINAS OPERATRIZES. 1PROJETO DE EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE VERTICAL DE PESSOAS / 234567CARGAS. PROJETO DE EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE HORIZONTAL. PROJETO DE MÁQUINAS DE TRANSPORTE VERTICAL. PROJETO DE MÁQUINAS DE TRANSPORTE E MOVIMENTO DE CARGAS (PONTE ROLANTES). PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO PARA TRANSFERENCIA DE FLUIDOS INCOMPRESSÍVEIS DE MÉDIA E BAIXA PRESSÃO ( SISTEMA ATÉ 10 Kgf/cm2). PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO PARA TRANSFERENCIA DE FLUIDOS COMPRESSÍVEIS DE MÉDIA E BAIXA PRESSÃO (SISTEMA ATÉ 15 Kgf/cm2). PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO DE ESTRUTURA METÁLICA. PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO PARA RESERVATÓRIO METÁLICOS PARA LÍQUIDOS. PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO PARA RESERVATÓRIO METÁLICOS PARA GASES. PROJETO INDUSTRIAL DE PROCESSOS MECÂNICOS. PROJETO INDUSTRIAL DE VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO. PROJETO DE EQUIPAMENTOS. PROJETO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA. PROJETO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS. PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO PARA AQUECIMENTO OU RESFRIAMENTO DE EQUIPAMENTO (TROCADOR DE CALOR), MÁQUINAS DE

8910111213141516-

DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS PLENA. PROJETO INDUSTRIAL DE BIO DIGESTOR. -EQUIPAMENTO. OBS. correias e elementos mecânicos. PROJETO INDUSTRIAL DE REATOR DE FLUXO CONTÍNUO E ESTACIONÁRIO. MECÂNICOS. PROJETO INDUSTRIAL DE TURBINAS HIDRÁULICAS P/ GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.1718192021222324252627282930- PRODUÇÃO. Desenvolvimento de projetos de máquinas operatrizes para fabricação e produção em corte de matéria prima até sua forma final com acabamento de superfície cujo sistema de mecanismos interno seja por engrenagens. MATÉRIAIS. PROJETO DE MECANISMOS. PROJETO DE SEPARADOR DE ÁGUA E ÓLEO. -FURADEIRAS -PRÁTICA DE OPERATRIZES. -PLAINAS -ELEMENTOS DE -RETIFICAS. -ELETROTÉCNICA. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. PROJETO DE CENTRAL DE ÓLEO DINÂMICA E SISTEMAS HIDRÁULICOS. MÁQUINAS. FABRICAÇÃO -MÁQUINAS -TECNOLOGIA MATERIAIS. 2. PROJETO INDUSTRIAL DE SISTEMA DE PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO.PROJETO DE EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE VERTICAL DE PESSOAS / CARGAS. -TORNOS -PROJETOS. -RESIST. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada.PROJETO DE MÁQUINAS OPERATRIZES. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -MEC. PROJETO INDUSTRIAL DE GERAÇÃO DE VAPOR DE BAIXA PRESSÃO (4Kgf/cm2). (SISTEMA ATÉ 10 Kgf/cm2). Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. PROJETO DE FERRAMENTAS. PROJETO INDUSTRIAL PROJETO INDUSTRIAL DE DE GERAÇÃO DE CALOR. Desenvolvimento de projetos de equipamento de transporte e tráfego vertical . TÉCNICA. FABRICAÇÃO -DESENHO MECÂNICO. -MANDRILHADORAS. -FREZADORAS. ESPECIAIS PARA -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO. PROJETO DE GERAÇÃO DE AR COMPRIMIDO E SISTEMAS PNEUMÁTICOS. cremalheiras. PROJETO INDUSTRIAL DE TORRE DE RESFRIAMENTO. 1. PROJETO INDUSTRIAL DE EQUIPAMENTO DE GERAÇÃO DE PRESSÃO E TEMPERATURA INTERNA. solicitações. EQUIPAMENTO DE REFRIGERAÇÃO.

-PROCESSOS DE FABRICAÇÃO -DESENHO MECÂNICO. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS DESDE QUE ATÉ 1 TON. .MÁQUINAS DE TRANSPORTE VERTICAL. OBS. Desenvolvimento de projetos de máquinas de transporte vertical para elevação.PROJETO DE EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE HORIZONTAL. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. solicitações. solicitações. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas.ELEVADORES -ELEMENTOS DE RESIDENCIAIS. DE LIMITE DE CARGA E CURSO DE 42 METROS . cujo sistema de mecanismos seja por elementos mecânicos. MATÉRIAIS. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS DESDE QUE DESLOCAMENTO VERTICAL TOTAL ATÉ 50 METROS E VAZÃO NÃO -TRANSPORTADORES -PROJETOS. Desenvolvimento de projetos de equipamento de transporte cargas horizontal ou em angulo ascendente ou descendente. com dispositivos de comando e lógica operacional por componentes eletromecânicos e em atendimento a normas de segurança de construção e inspeção que regem a atividade. -MEC. . -EQUIPAMENTO. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. com dispositivos de comando e lógica operacional por componentes eletromecânicos. TÉCNICA. -PRÁTICA DE FABRICAÇÃO -TECNOLOGIA MATERIAIS.ELEVADORES -PRÁTICA DE INDUSTRIAIS. OBS. com dispositivos de comando e lógica operacional por componentes eletromecânicos. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. -ELETROTÉCNICA. movimento ou transporte de cargas cujo sistema de mecanismos seja por elementos mecânicos. -ELEMENTOS DE MÁQUINAS. VERTICAIS. -RESIST. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. DE CORREIA. . PREDIAIS. cujo sistema de mecanismos seja por elementos mecânicos. 3. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. FABRICAÇÃO -TECNOLOGIA MATERIAIS. -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO -DESENHO MECÂNICO. MATERIAIS. SUPERIOR A 400 TON. -ELETROTÉCNICA. -RESIST. -MEC. 4.ELEVADORES -PROJETOS. MÁQUINAS.de pessoas. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. -EQUIPAMENTO. TÉCNICA.

Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. -RESIST. -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO -DESENHO MECÂNICO. . . -ELEMENTOS DE MÁQUINAS. MATÉRIAIS. -ELETROTÉCNICA. DESLOCAMENTO. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. ABRANGÊNCIAS DESDE QUE ATÉ 20 METROS DE RAIO DE DESLOCAMENTO E 20 METROS DE ALTURA. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. -MEC. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA.-EQUIPAMENTO. -PRÁTICA DE FABRICAÇÃO -TECNOLOGIA MATERIAIS. Desenvolvimento de projetos de máquinas de elevação e movimento de cargas cujo sistema de mecanismos seja por elementos mecânicos. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. TON. TÉCNICA. REQUISITO/DISCIPLINAS ABRANGÊNCIAS DESDE QUE ATÉ 20 METROS DE VÃO E 2 . MATÉRIAIS. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. -DESENHO MECÂNICO.ELEVADORES DE PLENA CANECA. solicitações. OBS. -ELETROTÉCNICA. solicitações. GRUAS. TÉCNICA. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. 5. REQUISITO/DISCIPLINAS -PROJETOS.MÁQUINAS DE TRANSPORTE E MOVIMENTO DE CARGAS (PONTE ROLANTES). com dispositivos de comando e lógica operacional por componentes eletromecânicos. -MEC. . -ELEMENTOS DE MÁQUINAS. -PRÁTICA DE FABRICAÇÃO -TECNOLOGIA MATERIAIS.PONTES ROLANTES -PROJETOS.MONTA CARGAS PLENA OBS. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. -EQUIPAMENTO. -RESIST. TALHAS SIMPLES EXPONENCIAL MECANISMOS DE IÇAMENTO DE CARGAS.

INSTALAÇÕES -PROJETOS –5ºC A 90ºC DE TEMPERATURA E INDUSTRIAIS EM QUE (COM CONTEÚDO EM 200ºC PARA VAPOR E CONDENSADO REQUEIRAM CIRCUITOS E QUE O SOMATÓRIO DOS ELEMENTOS TRANSFERENCIA DE HIDRÁULICOS) . TRANSFERENCIA DE HIDRÁULICOS) FLUIDOS NA FASE -RESIST. Gases Combustíveis. -DESENHO MECÂNICO. água de abastecimento. Gases inertes. água de resfriamento. Desenvolvimento de projetos de tubulação industrial para transporte e transferencia de fluidos líquidos incompressíveis para instalações industriais ao limite da interface com o objetivo. -MÁQUINAS HIDRÁULICAS (COM CONTEÚDO EM TRANSFERENCIA DOS FLUIDOS LÍQUIDOS ) -TECNOLOGIA MATERIAIS. cálculos de vazões e velocidades. -MECÂNICA TÉCNICA.PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO PARA TRANSFERENCIA DE FLUIDOS COMPRESSÍVEIS DE MÉDIA E BAIXA PRESSÃO ( SISTEMA ATÉ 15 Kgf/cm2). perda de carga hidráulica. Óleo Térmico. e similares. -ATIVIDADE.INSTALAÇÕES -PROJETOS TEMPERATURA E QUE O SOMATÓRIO INDUSTRIAIS EM QUE (COM CONTEÚDO EM DOS ELEMENTOS METÁLICOS NÃO REQUEIRAM CIRCUITOS ULTRAPASSE 1000 TON. água de combate a incêndio. tensões de ruptura e admissíveis.PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO PARA TRANSFERENCIA DE FLUIDOS INCOMPRESSÍVEIS DE MÉDIA E BAIXA PRESSÃO ( SISTEMA ATÉ 10 Kgf/cm2). Exemplo: Ar comprimido. vapor / condensado de média e baixa pressão. Exemplo: água de máquinas. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. LÍQUIDA. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 10 KGF/CM2 DE PRESSÃO E 90ºC DE . unidades de pressão. Graxa líquida . 7. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 15 KGF/CM2 DE PRESSÃO E FAIXA DE . Desenvolvimento de projetos de tubulação industrial para transporte e transferencia de fluidos compressíveis para instalações industriais ao limite da interface com o objetivo. MATERIAIS. solicitações. hidrocarbonetos não corrosivos.6. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. seleção de bombas hidráulicas ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. OBS. -ATIVIDADE.

tensões de ruptura e admissíveis. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. produto líquido acabado. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. CONDIÇÕES -TECNOLOGIA DISCRIMINADAS. DA ESTRUTURA NÃO ULTRAPASSE EM QUE -MEC. calculo de perda de carga hidráulica ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO -DESENHO MECÂNICO.PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO PARA RESERVATÓRIO METÁLICOS PARA LÍQUIDOS. METÁLICOS NÃO ULTRAPASSE 1000 TON. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. -MECÂNICA TÉCNICA. cálculos de vazões e velocidades. Desenvolvimento de projetos de reservatórios metálicos para líquidos desde que complementar a instalação de equipamentos. MATERIAIS. Exemplo: reservação de água. REQUISITO/DISCIPLINAS ABRANGÊNCIAS -INSTALAÇÃO INDUSTRIAL EM QUE INSTALAÇÕES -PROJETOS. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -RESIST. -MÁQUINAS HIDRÁULICAS (COM CONTEÚDO EM TRANSFERENCIA DOS FLUIDOS COMPRESSÍVEIS ) -TECNOLOGIA MATERIAIS. 9. REQUEIRAM -ELEMENTOS DE ESTRUTURA NAS MÁQUINAS. 8. OBS. -DESENHO MECÃNICO. . MATERIAIS. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. respeitando normas de projeto tais como API-650 e ASME DIV. 100 TON.PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO DE ESTRUTURA METÁLICA. -EQUIPAMENTO. OBS. I SEÇÃO VIII. hidrocarbonetos não corrosivos.FLUIDOS NA FASE GÁS. estrutura de apoio e movimento de carga. solicitações. O CONJUNTO DOS ELEMENTOS METÁLICOS INDUSTRIAIS -RESIST. TÉCNICA. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. MATERIAIS. Desenvolvimento de projetos de estrutura metálica desde que complementar a instalação de equipamentos e para cobertura de equipamento. solicitações.

Ciclones. PRODUTOS NA -TECNOLOGIA FASE GÁS. Exemplo: reservação de fluidos na fase gás. REQUEIRAM -ELEMENTOS DE RESERVAÇÃO DE MÁQUINAS. 11. KGF/CM2 DE PRESSÃO NA FAIXA DE INDUSTRIAIS -RESIST. -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO -DESENHO MECÃNICO. MATÉRIAIS. . . tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. REQUISITO/DISCIPLINAS -PROJETOS. Peneira. solicitações. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada.INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS EM QUE REQUEIRAM RESERVAÇÃO DE PRODUTOS LÍQUIDOS.PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO PARA RESERVATÓRIO METÁLICOS PARA GASES. -ELEMENTOS DE MÁQUINAS. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA.PROJETO INDUSTRIAL DE PROCESSOS MECANICOS. Desenvolvimento de projetos de reservatórios metálicos para gases desde que complementar a instalação de equipamentos. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. Desenvolvimento de projetos de processos mecânicos que exigem modificações ou separação físicas do produto da sua forma original. -TECNOLOGIA MATERIAIS. OBS. Exemplo: Moagem. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. EM QUE -MEC. Gases inertes. MATERIAIS. -ATIVIDADE. -5ºC ATÉ 100ºC DE TEMPERATURA. Ar comprimido. -RESIST.-EQUIPAMENTO. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. ABRANGÊNCIAS SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 5 KGF/CM2 DE PRESSÃO INTERNA E 90ºC DE TEMPERATURA E AO LIMITE DA RESERVAÇÃO DO SOMATÓRIO DAS PARTES OU NA TOTALIDADE DE 1000 M3. TÉCNICA. 10. -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO -DESENHO MECÂNICO. REQUISITO/DISCIPLINAS ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 5 -INSTALAÇÕES -PROJETOS. Esmagamento. -MEC. TÉCNICA. solicitações. MATERIAIS. OBS. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA.

esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -MEC. Exemplo: Ciclones.PROJETO DE EQUIPAMENTOS. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. . Bombas Hidráulicas. -RESIST. Prensas. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. -ATIVIDADE. -PROJETOS (COM CONTEUDO EM CIRCUITOS HIDRAULICOS) -RESIST.. Secadores.INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS EM QUE REQUEIRAM PROCESSOS DE MODIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. OBS.PROJETO INDUSTRIAL DE VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO. TÉCNICA. Compressores de Ar e Gases. REQUISITO/DISCIPLINAS -PROJETOS. Desenvolvimento de Projetos de Equipamentos Mecânicos. ABRANGÊNCIAS -PLENA. -ATIVIDADE.INSTALAÇÕES -PROJETOS. -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO -DESENHO MECÃNICO. Desenvolvimento de Projetos de Ventilação e Exaustão de ambientes para retirada de partículas em suspensão na atmosfera ambiental em salões de produção ou injeção de ar para renovação. MATÉRIAIS. AO LIMITE DE 100 MMCA DE PRESSÃO E 20000 M3/H DE VAZÃO. -ELEMENTOS DE MÁQUINAS. MATÉRIAIS. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS PLENA. Ventiladores Industriais. . 13. solicitações. -MÁQUINAS HIDRAULICAS (COM CONTEUDO EM TRANSFERENCIA DOS FLUIDOS COMPRESSÍVEIS ) -TECNOLOGIA MATERIAIS. cálculos de vazão e velocidade.-ATIVIDADE. -MECANICA TÉCNICA. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS . Peneiras. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. Lavadores de Gases e equipamentos similares. -DESENHO MECÃNICO. -TECNOLOGIA MATERIAIS. OBS.INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS QUE REQUEIRAM TROCA DE AR EM AMBIENTES FECHADOS. ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. 12. .

solicitações. Desenvolvimento de Projetos de Motores de Combustão Interna . rendimento ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. e acessórios similares. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -MÁQUINAS TÉRMICAS. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. AO LIMITE TOTAL DE TODOS OS ACESSÓRIOS METÁLICOS DE INSTALAÇÕES -PROJETOS. . unidades de pressão. solicitações. motores de combustão interna. Suportes de equipamentos e de tubulações Industriais. INDUSTRIAIS -RESIST. 100 TON. GERAIS. -NORMAS. unidades de temperatura.PROJETO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA. -MOTORES DE -PROJETOS COMBUSTÃO INTERNA -RESIST. -RESIST.PROJETO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS. OBS. Desenvolvimento de Projetos de Instalações Industriais. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. OBS. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. 15. -TECNOLOGIA MATERIAIS. Turcos. -MÁQUINAS HIDRAULICAS. REQUISITO ABRANGÊNCIAS DISCIPLINAS . -ATIVIDADE. dados técnicos de vazão e velocidade. -TECNOLOGIA MATERIAIS. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS PLENA. Escadas Metálicas. 14. NAS SUAS -MECANICA TÉCNICA.INDUSTRIAIS EM QUE REQUEIRAM EQUIPAMENTOS. APLICAÇÕES. -ATIVIDADE. MATÉRIAIS. tensões de ruptura e admissíveis. MATÉRIAIS. relação de compressão. força. Exemplos: Plataformas metálicas. -DESENHO MECÃNICO. -TECNOLOGIA MECÂNICA. -DESENHO MECÃNICO. tensões ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. MATÉRIAS. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. OBS. -MÁQUINAS TÉRMICAS. -MECANICA TÉCNICA. -ELEMENTOS DE MÁQUINAS. VARIEDADES E -MÁQUINAS HIDRAULICAS. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas.

-DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. Óleo Combustível. DE 2 000 000 Kcal. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM CARGA TÉRMICA DE . Unidades de calor. -MÁQUINAS TÉRMICAS. E CARGA TÉRMICA DE 4 000 000 INDUSTRIAIS EM QUE -RESIST. Termodinâmica.INSTALAÇÕES -PROJETOS. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 10 KGF/CM2 DE PRESSÃO.PROJETO INDUSTRIAL DE EQUIPAMENTO DE REFRIGERAÇÃO. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. MÁQUINAS / -TECNOLOGIA MATERIAIS. 18. Kcal. -TECNOLOGIA MATERIAIS.CHILLER. influencia da temperatura nos materiais. -DESENHO MECÃNICO. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. solicitações. conceitos de transferência de calor ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. isolamento ou condução de calor. solicitações. EQUIPAMENTOS. Desenvolvimento de projetos de equipamento de geração calor desde que à pressão atmosférica. Unidades de pressão. OBS. Gás combustível. conceitos transferência de calor ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. Desenvolvimento de projetos de sistemas térmicos para aquecimento ou resfriamento de equipamentos. DE CALOR. -DESENHO MECÃNICO. REQUEIRAM GERAÇÃO -MECANICA TÉCNICA. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. -PROJETOS em . influencia da temperatura nos materiais. RESFRIAMENTO DE -MÁQUINAS TÉRMICAS. tensões de ruptura e admissíveis. MÁQUINAS DE PRODUÇÃO. TEMPERATURAS DE INDUSTRIAIS EM QUE -RESIST. -ATIVIDADE. DE AQUECIMENTO E -MÁQUINAS HIDRÁULICAS. 17. . Exemplo: Fornalha à Lenha.16.PROJETO INDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE CALOR. tensões de ruptura e admissíveis. Unidades de calor. Aproveitamento de calor. -ATIVIDADE. -INSTALAÇÕES -PROJETOS. -10ºC ATÉ 500ºC E CARGA TÉRMICA REQUEIRAM SISTEMAS -MECÂNICA TÉCNICA. Termodinâmica. MATÉRIAIS. OBS. MATÉRIAIS. Desenvolvimento de projetos de equipamento de refrigeração para uso circuito de água gelada e sistemas similares. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 2 KGF/CM2 DE PRESSÃO. -ATIVIDADE.PROJETO INDUSTRIAL DE INSTALAÇÃO NA INDUSTRIA PARA AQUECIMENTO OU RESFRIAMENTO DE EQUIPAMENTO (TROCADOR DE CALOR).

4 000 000 Kcal. MATÉRIAIS.-RESIST. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. Termodinâmica. conceitos de transferência de calor ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. -ATIVIDADE. -MECANICA TÉCNICA. Unidades de calor. solicitações. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS CENTRAL ÓLEO DINAMICA E CIRCUITO HIDRAULICO. -MECANICA TÉCNICA. influencia da temperatura nos materiais. -MECANICA TÉCNICA. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. solicitações. RESFRIAMENTO. Unidades de calor. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. tensões de ruptura e admissíveis. Unidades de pressão. -TECNOLOGIA MATERIAIS. Termodinâmica. influencia da temperatura nos materiais. Desenvolvimento de projetos de Central Óleo Dinâmica e circuito de condução para acionamento de cilindros hidráulicos objetivando movimento de mecanismos de abertura e fechamento nas variantes aplicações de circuito hidráulico. -MÁQUINAS HIDRAULICAS. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. cálculos de vazão e . -PROJETOS. -MÁQUINAS TÉRMICAS. conceitos de transferência de calor ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM CARGA TÉRMICA DE . Unidades de pressão. OBS.PROJETO INDUSTRIAL DE TORRE DE RESFRIAMENTO. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -DESENHO MECÃNICO. -RESIST. MATÉRIAIS. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas.PROJETO INDUSTRIAL DE CENTRAL ÓLEO DINÂMICA E SISTEMAS HIDRÁULICOS. MATÉRIAIS. -MÁQUINAS HIDRAULICAS. OBS. 4 000 000 Kcal. -DESENHO MECÃNICO. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. -TECNOLOGIA MATERIAIS. -MÁQUINAS HIDRAULICAS. 19. -ATIVIDADE. -DESENHO MECÃNICO. OBS. tensões de ruptura e admissíveis. -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 50 KGF/CM2 DE PRESSÃO.TORRE DE -PROJETOS. -TECNOLOGIA MATERIAIS. solicitações. Desenvolvimento de projetos de equipamento de resfriamento de líquidos tipo Torre de resfriamento . -MÁQUINAS TÉRMICAS. -RESIST. tensões de ruptura e admissíveis. 20.

tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada.FERRAMENTAS -PROJETOS . Desenvolvimento de projetos de Geração de Ar comprimido e circuito pneumático objetivando movimento de mecanismos de abertura e fechamento nas variantes aplicações de circuito pneumático. 21. solicitações. -TECNOLOGIA MATERIAIS. MATÉRIAIS. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. -ATIVIDADE.PROJETO DE SEPARAÇÃO FÍSICA DE ÁGUA E ÓLEO.PROJETO DE FERRAMENTAS Desenvolvimento de projetos de ferramentas para uso em máquinas operatrizes e nas variantes aplicações da Industria Mecânica. chicanas separadoras e acessórios em aço carbono. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 10 Kgf/cm2 DE PRESSÃO. PNEMÁTICO. (METÁLICO ) DE -RESIST. solicitações. Desenvolvimento de projetos complementares a instalações industriais de separador de água e óleo desde que utilizado tanques. OBS. tensões de ruptura e admissíveis. CIRCUITO -MÁQUINAS HIDRAULICAS. COMPRIMIDO E -RESIST. perda de carga. cálculos de vazão e velocidade. unidades de pressão ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. -TECNOLOGIA MATERIAIS. . ÁGUA E ÓLEO. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. 22. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS PLENA. perda de carga. -DESENHO MECÃNICO. -ATIVIDADE. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS PLENA.velocidade. MATÉRIAIS. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. -DESENHO MECÃNICO. -ATIVIDADE. CENTRAL DE AR -PROJETOS. OBS. 23. -MÁQUINAS HIDRAULICAS.GERAÇÃO DE AR COMPRIMIDO E SISTEMAS PNEUMÁTICOS. SEPARADOR -PROJETOS. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. unidades de pressão ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais.

PROJETO INDUSTRIAL DE SISTEMA DE PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO ( SISTEMA ATÉ 10 Kgf/cm2). OBS. MATÉRIAIS. influencia da temperatura nos materiais. MATÉRIAIS. Captação de água. -PROJETOS -RESIST. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA.-RESIST. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. solicitações. condução. -ATIVIDADE. MATÉRIAIS. -TECNOLOGIA MATERIAIS. ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. influencia da temperatura nos materiais. fechamento ou graduação de comportas e sistemas similares nas mais variáveis aplicação da Industria Mecânica. -EQUIPAMENTO QUE NÃO ULTRAPASSE NO CONJUNTO DE SEUS ACESSORIOS METÁLICOS 5 TON. Desenvolvimento de projetos de circuito hidráulico de hidrante e sprinkler para proteção e combate a incêndio em atendimento as normas regionais do Corpo de Bombeiros.PROJETO INDUSTRIAL DE TURBINAS HIDRAULICAS P/ GERAÇÃO DE ENERGIA. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. Desenvolvimento de projetos de mecanismos que tenham como objetivo movimentos de acionamento de abertura. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS . Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. -TECNOLOGIA MATERIAIS. solicitações.TURBINAS HIDRÁULICAS. tensões de ruptura e admissíveis. seleção e resistência mecânica dos materiais. OBS.PROJETO DE MECANISMOS. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -DESENHO MECÃNICO. OBS. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -DESENHO MECÃNICO. -ATIVIDADE. Desenvolvimento de projetos de Turbinas Hidráulicas quanto a estrutura. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. tensões de ruptura e admissíveis ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. ancoragem. . 26. ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -PLENA. -MÁQUINAS HIDRAULICAS. -TECNOLOGIA MATERIAIS. . 24.MECANISMOS. -DESENHO MECÃNICO. tensões de ruptura e admissíveis. Ao limite com a interface da geração e distribuição de energia elétrica. -PROJETOS -RESIST. 25. solicitações.

tensões de ruptura e admissíveis. cálculos de vazões e velocidades. Unidades de calor. -PROJETOS. ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 10 KGF/CM2 DE PRESSÃO. -MÁQUINAS HIDRAULICAS (COM CONTEUDO EM TRANSFERENCIA DOS FLUIDOS LÍQUIDOS ) -TECNOLOGIA MATERIAIS. TÉRMICA DE VAPOR. Termodinâmica. OBS. conceitos transferência de calor ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA.DADE. DE CAPACIDADE. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. influencia da temperatura nos materiais.REATOR. 28. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. . -TECNOLOGIA MATERIAIS. -ATIVIDADE. MATÉRIAIS. -MÁQUINAS TÉRMICAS.-ATIVIDADE. 5 000 000 Kcal. -MÁQUINAS HIDRAULICAS. -DESENHO MECÃNICO. -MECANICA TÉCNICA. E 2 TON. 27. MATÉRIAIS. ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. Exemplo: Caldeiras de vapor de Baixa Produção. -ATIVI. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. desde que o processo de reação química exotérmica não ultrapasse na fase máxima de reação 400ºC e pressão máxima de 1 Kgf/cm. perda de carga hidráulica. tensões de ruptura e admissíveis. OBS. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -SISTEMAS QUE NÃO ULTRAPASSEM 4 KGF/CM2 DE PRESSÃO E CARGA -GERADORES DE -PROJETOS. no interior da câmara de reação.PROJETO INDUSTRIAL DE REATOR DE FLUXO CONTÍNUO E ESTACIONÁRIO. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -RESIST.PROJETO INDUSTRIAL DE GERAÇÃO DE VAPOR DE BAIXA PRESSÃO ( 4 Kgf/cm2). -DESENHO MECÃNICO. solicitações. Desenvolvimento de projetos de Reator (Aberto) em aspectos quanto a estrutura. -MECANICA TÉCNICA. seleção conforme especificação apropriada dos materiais e resistência mecânica dos materiais. Desenvolvimento de Projetos industriais de geradores de vapor de baixa pressão e vazão em atendimento a instalações complementares na Industria Mecânica conforme normas de segurança e construção que regem a matéria. INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS EM QUE REQUEIRAM PROTEÇÃO E COMBATE A INCENDIO. solicitações. DISCIPLINAS / REQUISITO -PROJETOS (COM CONTEUDO EM CIRCUITOS HIDRAULICOS) -RESIST. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -EQUIPAMENTO QUE NÃO ULTRAPASSE NO INTERIOR DA CÂMARA DE REAÇÃO . Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas.

-DESENHO MECÃNICO. ULTRAPASSE 2 TON. Termodinâmica. -TECNOLOGIA MATERIAIS. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. Desenvolvimento de projetos de Biodigestor em aspectos quanto a estrutura. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -EQUIPAMENTO QUE NÃO ULTRAPASSE NO INTERIOR DA CÂMARA 5 Kgf/cm2. Unidades de calor. desde que o processo de reação química exotérmica não ultrapasse na fase máxima de reação 200ºC e pressão máxima de 5 Kgf/cm. 5 Kgf/cm2. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas.PROJETO INDUSTRIAL DE BIO DIGESTOR. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. OBS. influencia da temperatura nos materiais. 30. ULTRAPASSE 5 TON. -ATIVI.-RESIST. 400ºC E O SOMATORIO -RESIST. -DESENHO MECÃNICO. DE SEUS ELEMANETOS METALICOS NÃO -MÁQUINAS TÉRMICAS. influencia da temperatura nos materiais. 200ºC E O SOMATORIO DE SEUS PRESSURIZADOS. 29. OBS. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. OBS. tensões de ruptura e admissíveis. ELEMANETOS METALICOS NÃO -MÁQUINAS TÉRMICAS. conceitos transferência de calor ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. -TECNOLOGIA MATERIAIS. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. -ATIVI. 1 Kgf/cm2. 400ºC E O SOMATORIO DE SEUS ELEMANETOS METALICOS NÃO ULTRAPASSE 2 TON. Unidades de calor.BIODIGESTORES. -DISCIPLINAS COMPLEMENTARES AO TEMA. Termodinâmica. esteja incluído no conteúdo programático informações sobre: materiais. seleção conforme especificação apropriada dos materiais e resistência mecânica dos materiais. Unidades de calor. -DESENHO MECÃNICO. -RESIST. no interior da câmara de biodigestão. -TECNOLOGIA MATERIAIS. tensões de ruptura e admissíveis. Desenvolvimento de projetos de equipamentos em que tenha como características operacionais a geração de pressão e temperatura interna na câmara desde que na condição operacional a pressão máxima de projeto seja 5 Kgf/cm2 e temperatura máxima de projeto 200ºC. solicitações. conceitos transferência de calor ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade . MATÉRIAIS. .DADE. conceitos transferência de calor ou informações complementares que contribuam para qualificação na atividade discriminada. influencia da temperatura nos materiais. tensões de ruptura e admissíveis.DADE. MATÉRIAIS. DISCIPLINAS / REQUISITO ABRANGÊNCIAS -EQUIPAMENTO QUE NÃO ULTRAPASSE NO INTERIOR DA CÂMARA DE REAÇÃO . -PROJETOS.EQUIPAMENTOS -PROJETOS. MATÉRIAIS. Termodinâmica. solicitações. solicitações. Alem da disciplina de Projetos e das disciplinas corporativas. -MÁQUINAS TÉRMICAS.PROJETO INDUSTRIAL DE EQUIPAMENTOS DE GERAÇÃO DE PRESSÃO E TEMPERATURA INTERNA.

discriminada. .