You are on page 1of 12

WEB aula 1

Dados: So os valores da varivel em estudo, obtidos por meio de uma amostragem. Os dados so do mesmo do tipo que as variveis, por exemplo, uma varivel discreta produz dados discretos. Dados Brutos: uma tabela ou relao de elementos que no foram numericamente organizados. difcil formarmos uma idia exata do comportamento do grupo como um todo, a partir de dados no ordenados ou dados brutos. Exemplo: 45, 41, 42, 41, 42 43, 44, 41, 50, 46, 50, 46, 60, 54, 52, 58, 57, 58, 60, 51 ROL: a tabela obtida aps a ordenao dos dados brutos (de forma crescente ou decrescente). Exemplo: 41, 41, 41, 42, 42 43, 44, 45, 46, 46, 50, 50, 51, 52, 54, 57, 58, 58, 60, 60 A Estatstica dividida basicamente em duas reas: Estatstica Descritiva e Inferencial. No nosso curso sero abrangidas ambas as reas conforme veremos. Estatstica Descritiva: Os objetivos da estatstica descritiva envolvem coleta, organizao e descrio de um conjunto de dados quantitativos ou qualitativos. Com a construo de grficos, tabelas e com o clculo de medidas com base em uma coleo de dados numricos, poderemos compreender melhor o comportamento da varivel expressa no conjunto de dados sob anlise. Estatstica Inferencial: a rea da estatstica responsvel pela anlise e interpretao dos dados, associado a uma margem de incerteza. Nesta fase, so empregados mtodos que tornam possvel a estimao de caractersticas de uma populao baseadas nos resultados amostrais.

1 Fase - Definio do Problema, Definir Objetivos: Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar o mesmo que definir corretamente o problema inicial. 2 Fase - Planejamento da pesquisa: Como levantar informaes? Que dados devero ser obtidos? Qual levantamento a ser utilizado? Cronograma de atividades? Custos envolvidos? Etc... Segue abaixo algumas perguntas que precisam ser respondidas no planejamento de um levantamento de dados estatsticos
o o o

O qu? Caractersticas a serem observadas: VARIVEIS Quem? Os elementos a serem pesquisados: POPULAO / AMOSTRA Como? O instrumento de coleta de dados: MTODO DE AMOSTRAGEM A SER UTILIZADO, QUESTIONRIO /ENTREVISTA ESTRUTURADA, ETC.

3 Fase - Execuo da Pesquisa, Coleta de Dados: Fase operacional. o registro sistemtico de dados, focando o objetivo determinado inicialmente.
o

Dados primrios (coleta direta): Quando so publicados pela prpria pessoa ou organizao que os tenha coletados. Exemplos: Tabelas do censo demogrfico do IBGE, uma empresa realiza uma pesquisa para saber a preferncia dos consumidores pela sua marca. Dados secundrios (coleta indireta): Quando so publicados por outra organizao.Exemplo: Quando determinado jornal publica estatsticas referentes ao censo demogrfico extradas do IBGE.

Observao: mais seguro trabalhar com dados primrios. O uso de dados secundrios traz o grande risco de erros de transcrio. 4 Fase - Apurao dos Dados: Resumo dos dados atravs de sua contagem e agrupamento. a condensao e tabulao de dados. 5 Fase - Anlise e Apresentao dos Dados: H duas formas de apresentao, que no se excluem mutuamente:
o

Apresentao de dados em tabelas - uma apresentao numrica dos dados em linhas e colunas distribudas de modo ordenado, construdas segundo normas tcnicas citadas pelaFundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 1993) Apresentao grfica dos dados numricos - constitui uma apresentao grfica permitindo uma viso rpida e clara da varivel estudada.

6 Fase - Interpretao dos Dados e Concluses Obtidas a partir dos dados (estatstica inferencial): A ltima fase do trabalho estatstico a mais importante e delicada. Est ligada essencialmente ao clculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal descrever a varivel estudada. Uma tabela deve apresentar a seguinte estrutura:

Cabealho; Corpo; Rodap;

O cabealho da tabela especifica o contedo das colunas, com palavras claras e concisas, sem abreviaes. Deve conter o suficiente para que sejam respondidas as questes: O que est representado (fato)? Onde ocorreu (local)? Quando ocorreu (tempo)? O corpo da tabela representado por colunas e subcolunas dentro dos quais sero registrados os dados numricos e informaes.

O rodap reservado para observaes pertinentes tabela, bem como para registro e identificao da fonte de dados. A fonte dos dados a entidade responsvel pelos dados numricos, dever ser colocada na parte inferior, por extenso, precedida da palavra Fonte ou Fontes (IBGE, 1993). As notas esclarecem aspectos relevantes do levantamento dos dados

Conforme critrio de agrupamento as tabelas podem representar diversas sries estatsticas que so descritas a seguir. a) Srie Cronolgica a srie estatstica em que todos os dados so observados segundo a poca de ocorrncia. Nesta srie a varivel o tempo, sendo que o fato e o local permanecem fixos. A Tabela 02 apresenta um exemplo de tabela que descreve uma srie cronolgica. Tabela 02. Vendas da Companhia Alfa 2004 - 2008

Fonte: Departamento e Marketing da Companhia Alfa (Dados Fictcios) b) Srie Geogrfica ou de Localizao a srie estatstica em que os dados so observados segundo a localidade de ocorrncia. Neste tipo de srie a varivel o local e so fixos o fato e a poca. Exemplo - Tabela 03. Tabela 03. Vendas de Computadores por Empresa 2006 (Alagoinhas Bahia)

Fonte: Dados Fictcios c) Srie Especfica

a srie estatstica em que os dados so agrupados segundo a modalidade de ocorrncia, ou seja, varia o fato e permanece constante a poca e o local. Exemplo (Tabela 04) Tabela 04. Regime de Trabalho dos Professores de Qumica 2010 (Londrina Jd Piza)

Fonte: Coordenadoria de Recursos Humanos (Unopar) d) Distribuio de Frequncias uma srie estatstica em que os dados so agrupados com suas respectivas frequncias absolutas. Nas tabelas de distribuio de frequncias, usual fornecer a proporo (frequncia relativa) de unidades que caem em cada categoria. A frequncia relativa dada por:

Apresentao de Dados Qualitativos: Quando observamos dados qualitativos, classificamos cada unidade da amostra em uma dada categoria. A idia resumir as informaes na forma de uma tabela que mostre as contagens (frequncias) em cada categoria, obtendo ento uma tabela de distribuio de frequncia. A Tabela 05 apresenta um exemplo de distribuio de frequncia de dados qualitativos. Tabela 05. Opinio dos consumidores sobre determinado produto

Fonte: Dados Fictcios

Apresentao de Dados Quantitativos: Os dados numricos so apresentados na ordem em que so coletados. Dados numricos podem ser apresentados em tabelas de distribuio de frequncias (com ou sem intervalos de classe) conforme veremos a seguir. Distribuio de frequncia sem intervalos de classe: a simples condensao dos dados conforme as repeties de seus valores. Exemplo - Tabela 06. Tabela 06. Distribuio do nmero de faltas de 30 empregados de uma determinada empresa no semestre.

Fonte: Dados Fictcios Para uma amostra de tamanho razovel esta distribuio de frequncia inconveniente, j que exige muito espao. Tabelas com grande nmero de dados no oferecem ao leitor viso rpida e global do fenmeno. Por esta razo, tanto dados discretos quanto contnuos, desde que em grande nmero, devem ser apresentados em tabelas de distribuio de frequncia com intervalos de classes, conforme veremos a seguir. Distribuio de frequncia com intervalos de classe: Quando o tamanho da amostra elevado, mais indicado efetuar o agrupamento dos valores em vrios intervalos de classe. Para construir uma tabela de distribuio de frequncia com intervalos de classe siga os procedimentos a seguir. Distribuio de frequncia com intervalos de classe: Quando o tamanho da amostra elevado, mais indicado efetuar o agrupamento dos valores em vrios intervalos de classe. Para construir uma tabela de distribuio de frequncia com intervalos de classe siga os procedimentos a seguir. 1 Passo) Organize os dados brutos em um ROL; 2 Passo) Encontre o valor mximo e mnimo do conjunto de dados e calcule a Amplitude Total (A), que a diferena entre os valores mximo e mnimo, portanto:

3 Passo) Calcule o nmero de classes (K): O nmero de classes de uma representao ser um nmero inteiro prximo de K, que pode ser obtido por vrios mtodos, sendo os mais usuais:

Regra de Sturges:

Onde: K o nmero de classes, e n o nmero de dados (tamanho da amostra). O indicado sempre o arredondamento do valor de K obtido para um valor mais alto. Observao: O clculo de K por meio de frmulas pode servir como referncia, mas no deve ser entendido como obrigatrio. 4 Passo) Decidido o nmeros de classes, calcule ento o tamanho do intervalo de classe (h), que definido por:

Assim como no caso do nmero de classes (K), o tamanho do intervalo de classe (h) deve ser aproximada para o maior valor inteiro. Por exemplo, assim, se K=6,61, usa-se K=7; e h=1,7, usa-seh=2. 5 Passo) Organize as classes, de maneira que a primeira contenha o menor valor observado. O primeiro elemento das classes seguintes sempre ser formado pelo ltimo elemento da classe anterior Exemplo (Construo de uma tabela de distribuio de frequncia com intervalos de classe): Vamos construir uma tabela de distribuio de freqncias das idades dos funcionrios de uma amostra de 50 elementos selecionados de uma empresa.

Dados Brutos:

1 Passo) A partir dos dados brutos construir o ROL (ordenao dos dados em ordem crescente)

2 Passo) Determinar a Amplitude Total (A):

3 Passo) Como os dados sero agrupados em classes, preciso escolher o nmero de classes (K):

Pela Regra de Sturges temos que: portanto:

, sendo que n=50,

4 Passo) Clculo do Tamanho do intervalo de classe (h):

Quanto aos limites das classes, utilizaremos o seguinte critrio a l - b (incluiremos nesta classe todos os elementos maiores ou iguais a a e menores do que b). A Tabela 07 mostra um exemplo de uma tabela de distribuio de frequncia para varivel contnua. Tabela 07. Distribuio de frequncias que representa a idade dos funcionrios de certa empresa (n=50)

APRESENTAO DE DADOS EM GRFICOS Grficos ajudam a visualizar a distribuio das variveis. Nesta etapa sero apresentadas as formas de apresentar dados em grficos, seguindo as normas nacionais ditadas pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Todo grfico deve apresentar ttulo e escala. O ttulo deve ser colocado abaixo do grfico. As escalasdevem ser crescentes da esquerda para a direita e de baixo para cima. Grficos de Linhas e Disperso Os grficos de linhas e disperso exibem uma srie como um conjunto de pontos conectados por uma nica linha. As linhas dos grficos so usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um perodo de tempo contnuo. o grfico que melhor representa a evoluo conjunta de duas variveis quantitativas, sendo que X considerada a varivel independente e Y a varivel dependente. A Figura 01 mostra um grfico de linhas que contm trs sries.

Figura 01: Grfico de Linhas (Exemplo) Grficos de Colunas e Barras No grfico de colunas as barras so apresentadas na posio vertical. Para ilustrar o grfico de colunas sero utilizados os dados apresentados na Tabela 05, originando assim a Figura 02 (grfico de colunas com linhas auxiliares grades e rtulos).

Figura 02: Opinio dos consumidores sobre determinado produto (Grfico de Colunas)

No grfico de barras, as barras so apresentadas na posio horizontal, como apresentado na Figura 03.

Figura 03: Opinio dos consumidores sobre determinado produto (Grfico de Barras) Grficos de Setores a representao grfica de uma srie estatstica, em um crculo, por meio de setores. utilizado quando se pretende comparar cada valor da srie com o total. A partir dos dados apresentados na Tabela 02, foi obtido o grfico de setores apresentado na Figura 04.

Figura 04. Vendas da Companhia Alfa 2004 - 2008 (Grfico se setores)

Histograma o grfico que melhor apresenta as frequncias de uma varivel quantitativa contnua agrupada em classes. Quando os dados so contnuos e a amostra grande mais conveniente condensar os dados, isto , organizar uma tabela de distribuio de frequncias, agrupar os dados em classes e a partir desta desenhar um histograma. O histograma a representao grfica de uma distribuio de frequncia, formado por um conjunto de retngulos justapostos, cujas bases se localizam sobre o eixo horizontal, de tal modo que seus pontos mdios coincidam com os pontos mdios dos intervalos de classe.

Figura 05. Histograma para idade de 50 funcionrios de certa empresa O histograma dispe de informaes de modo que seja possvel a visualizao da forma de distribuio do conjunto de dados e tambm a percepo do valor central e da disperso dos dados em torno deste valor central. Pelos dados da Figura 04 fica fcil perceber que a maior quantidade de funcionrios tem idade entre 32 e 38 anos.

You might also like