O

seminário

“Saúde

Indígena,

Interdisciplinaridade e Políticas Públicas” é o primeiro evento da linha de pesquisa homônima do Grupo de Estudos sobre Populações indígenas (GEPI). O seminário será promovido com a colaboração do Laboratório de Antropologia “Arthur Napoleão Figueiredo” (LAANF), do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG). A abordagem do seminário pretende tratar o tema apontando para os determinantes socioeconômicos e culturais do processo saúdedoença, interligando-os às questões como a integridade territorial, a preservação do meio ambiente, dos sistemas de saúde tradicionais e a autodeterminação política dos grupos étnicos, assim coimo tratar e analisar o modelo de assistência médico-sanitária implantado nas aldeias. Com esse evento espera-se possibilitar a troca de experiências e diálogos entre

ORGANIZAÇÃO
Aderly Goes Tavares (GEPI/PPGCS/UFPA) Antônio Maria de Souza Santos (MPEG) Eneida Corrêa de Assis (GEPI/LAANF/UFPA) Vanderlúcia da Silva Ponte (GEPI/PPGCS/UFPA)

Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Laboratório de Antropologia “Arthur Napoleão Figueiredo” – LAANF

REALIZAÇÃO

Seminário Saúde Indígena,
APOIO

Interdisciplinaridade e Políticas Públicas
Foto: MPF/RO

acadêmicos, gestores públicos e profissionais das áreas de saúde, educação e direito, de forma a melhor contribuir para o aprimoramento de discussões e reflexões acerca do campo da saúde e das politicas públicas.

EVENTOS LAANF CONTATO
Telefone: 91 3201-7406 E-mail: eventoslaanf@hotmail.com Facebook: www.facebook.com/ufpa.laanf

JUNHO Belém – Pará 26, 27 e 28 de junho de 2013

Todas as margens deverão ser ajustadas para 1.REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. interdisciplinaridade e políticas públicas.13 08h30min Mesa: A saúde e as interfaces impreterivelmente mínimo duas e máximo quatro páginas. Palestrantes: Renato Athias e Antônio Maria de Souza Santos Coordenação da Mesa: Eneida Corrêa de Assis Local: Auditório do IFCH 16h15min Intervalo 16h30min Comunicação de trabalhos 18h00min Lançamento do Livro “Encontro de Antropologia Homenagem a Eduardo Galvão”. A inscrição para as duas modalidades também poderão ser feitas na sala da coordenação no LAANF. Curador: Antônio Maria de Souza Santos. Hélio Franco (SESPA). 1. textos deverão ser PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 26. Os trabalhos selecionados serão divulgados até as 19:00 horas do dia 21/06/2012.5 cm.5. na página do Facebook do LAANF 14h30min Mesa: A saúde 27. com tamanho de página de papel A4. Renato Ferreira Silva (Bettina Ferro) e Ana Lídia Cabeça (FHCGV) Coordenador da Mesa: Aderli Goes Tavares Local: Sala de Audiovisual do LAANF COMUNICAÇÃO ORAL.06. DA INSCRIÇÃO: 3.13 diferenciada na perspectiva dos indígenas.1.com. Tabelas e/ou Figuras e Referências.06. tamanho 12.google. Iracema Parkatejé 1.3.3. Discussão e Resultados e Referências Bibliográficas.13 14h30min Mesa de abertura: Saúde Indígena. Serão aceitos apenas os resumos expandidos com temática do seminário. Os formatados da seguinte forma: Na fonte Times New Roman. Local: Sala de Estudos do LAANF 28.2. DA SUBMISSÃO E DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS: 1. Local: Sala de Audiovisual do LAANF 10h15min Intervalo 10h30min Mesa: A política de atenção ao cuidado hospitalar para as populações indígenas. localizado nos fundo do IFCH. O resumo deverá ser enviado no formato doc ou docx. 1. Isolda Maciel da Silveira e Antônio Maria de Souza Santos. 3. Organizadores: Sônia Barbosa Magalhães. As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento o formulário online.1. . DA NORMATIZAÇÃO: 1.2. com espaçamento entre linhas de 1. com título de interinstitucionais. 1. Local: Sala de Audiovisual do LAANF Coordenação da Mesa: Vanderlúcia da Silva Ponte Local: Auditório do IFCH 16h15min Intervalo 16h30min Exposição “Antropologia da Saúde – Doença Indígena”. A submissão dos trabalhos deverá ocorrer a partir do dia 31/05/2013 até as 12h00min do dia 19/05/2013. Autores. Palestrantes: Piná Tembé. Palestrantes: Claudionor Dias (POEMA). O resumo expandido no deverá ocupar no 3.06. 2. Metodologia. incluindo Texto. em português.1. Palestrantes: Eunice Begot (FSCMP) Eduardo Leitão (HUJBB). Daniele Cavalcante (SESAI) Coordenação da Mesa: Antônio Maria de Souza Santos. Pelo menos um dos autores deverão se inscrever na modalidade AUTOR.2. Introdução. com o envio do resumo para o e-mail eventoslaanf@hotmail. O resumo expandido deve ser organizado em Título. disponível no Facebook e no endereço https://docs.com/ forms/d/17v-wDQMAa4OtMAs-nR7apT8R1ijoQvGXZ rToUTwp4hg/viewform?pli=1.