You are on page 1of 8

http://www.qmc.ufsc.br/qmc5230/aula04/aula04_01.html A extrao a transferncia de um soluto de uma fase para outra.

. Esta remoo feita pela adio de um solvente imiscvel ( soluo do soluto), no qual o soluto seja mais solvel. Se um composto extrado de um slido para um lquido, a tcnica chamada Extrao Slido-Lquido; se o composto retirado de um um lquido para outro, a tcnica a Extrao Lquido-Lquido. Coeficiente de Distribuio (KD)
Coeficiente de Distribuio a constante de equilbrio para a solubilidade de um composto em um solvente A e solvente B. Neste caso, KD=CA/CB, onde CA e CB so as solubilidades do composto nos solventes A e B, respectivamente. Um nmero alto de KD indica que grande parte do soluto ir ser transferida para o solvente A.

Mesmo em casos onde KD bastante alto, conveniente se realizar sucessivas extraes (extraes mltiplas), em vez de uma simples extrao.

A extrao lquido-lquido pode ser contnua ou descontnua. Na extrao descontnua utiliza-se um funil de separao, onde ambos os solventes so adicionados. Com a agitao do funil de separao, o soluto passa a fase na qual est o solvente com maior afinidade. A separao feita, ento, sendo que a fase mais densa recolhida antes. A extrao lquido-lquido descontnua indicada quando existe uma grande diferena de solubilidade do soluto nos dois solventes (grande KD).

Na extrao lquido-lquido contnua, o solvente orgnico passa continuamente sobre a soluo contendo o soluto, levando parte deste consigo, at o balo de aquecimento. Como o solvente est sendo destilado, o soluto vai se concentrando no balo de aquecimento. um processo til para quando a diferena de solubilidade do soluto em ambos os solventes no muito grande (baixo valor de KD).

http://domfeliciano-sec.dyndns.org/marcelo.antunes/extracao%20solventes%20reativos.htm
O processo de extrao com solventes um mtodo simples, empregado na separao e isolamento de substncias componentes de uma mistura, ou ainda na remoo de impurezas solveis indesejveis. Este ltimo processo geralmente denominado lavagem. A tcnica da extrao envolve a separao de um composto, presente na forma de uma soluo ou suspenso em um determinado solvente, atravs da agitao com um segundo solvente, no qual o composto orgnico seja mais solvel e que seja pouco miscvel com o solvente que inicialmente contm a substncia. Quando as duas fases so lquidos imiscveis, o mtodo conhecido como "extrao lquidolquido". Neste tipo de extrao o composto estar distribudo entre os dois solventes. O sucesso da separao depende da diferena de solubilidade do composto nos dois solventes. Geralmente, o composto a ser extrado insolvel ou parcialmente solvel num solvente, mas muito solvel no outro solvente. A gua usada como um dos solventes na extrao lquido-lquido, uma vez que a maioria dos compostos orgnicos so imiscveis em gua e porque ela dissolve compostos inicos ou altamente polares. Os solventes mais comuns que so compatveis com a gua na extrao de compostos orgnicos so: ter etlico, ter diisoproplico, benzeno, clorofrmio, tetracloreto de carbono, diclorometano e ter de petrleo. Estes solventes so relativamente insolveis em gua e formam, portanto, duas fases distintas. A seleo do solvente depender da solubilidade da substncia a ser extrada e da facilidade com

que o solvente possa ser separado do soluto. Nas extraes com gua e um solvente orgnico, a fase da gua chamada "fase aquosa" e a fase do solvente orgnico chamada "fase orgnica". Para uma extrao lquido-lquido, o composto encontra-se dissolvido em um solvente A e para extra-lo, emprega-se um outro solvente B, e estes devem ser imiscveis. A e B so agitados e o composto ento se distribui entre os dois solventes de acordo com as respectivas solubilidades. A razo entre as concentraes do soluto em cada solvente denominada "coeficiente de distribuio ou de partio", (K). Assim:

(Equao 1)

onde: CA = concentrao do composto no solvente A (em g/mL); CB = concentrao do composto no solvente B (em g/mL).

De uma maneira geral, para deduzir a frmula que expressa o processo de extrao, supem-se que:

S = quantidade em gramas do soluto no solvente A; VB = Volume de B (em mL); VA = Volume de A (em mL); X = quantidade, em gramas, do soluto extrado.

Assim, depois de uma extrao, a concentrao de S no solvente A ser:

(Equao 2)

a concentrao em B ser: (Equao 3)

Uma conseqncia da lei de distribuio a sua importncia prtica ao se fazer uma extrao. Se um dado volume total VB do solvente for utilizado, pode-se mostrar que mais eficiente efetuar vrias extraes sucessivas (isto , partilhar o volume VB em n fraes), e a isto se denomina "extrao mltipla", sendo mais eficiente do que "extrao simples". Para o desenvolvimento da tcnica de extrao pode-se usar um solvente extrator que reaja quimicamente com o composto a ser extrado. A tcnica de extrao por solventes quimicamente ativos depende do uso de um reagente (solvente) que reaja quimicamente com o composto a ser extrado. Est tcnica geralmente empregada para remover pequenas quantidades de impurezas de um composto orgnico ou para separar os componentes de uma mistura. Incluem-se, entre tais solventes: solues aquosas de hidrxido de sdio, bicarbonato de sdio, cido clordrico, etc. Pode-se empregar uma soluo aquosa bsica para remover um cido orgnico de sua soluo em um solvente orgnico, ou para remover impurezas cidas presentes num slido ou lquido insolvel em gua. Esta extrao baseada no fato de que o sal sdico do cido solvel em soluo aquosa bsica. Da mesma maneira, um composto orgnico bsico pode ser removido de sua soluo em um solvente orgnico, pelo tratamento com soluo aquosa cida.

Uma extrao pode ser: a) Descontnua: Consiste em agitar uma soluo aquosa com um solvente orgnico num funil de separao, a fim de extrair determinada substncia. Agita-se o funil cuidadosamente, inverte-se sua posio e abre-se a torneira, aliviando o excesso de presso. Fecha-se novamente a torneira e relaxa-se a presso interna, conforme Figura 1. Repete-se este procedimento algumas vezes. Recoloca-se o funil de separao no suporte, para que a mistura fique em repouso. Quando estiverem formadas duas camadas delineadas, deixa-se escorrer a camada inferior (a de maior densidade) em um erlenmeyer (Figura 2). Repete-se a extrao usando uma nova poro do solvente extrator. Normalmente no so necessrios mais do que trs extraes, mas o nmero exato depender do coeficiente de partio da substncia que est sendo extrada entre os dois lquidos.

Figura 1: Como agitar um funil de separao durante o processo de extrao lquido -liqudo.

Figura 2: Duas solues de lquidos imiscveis sendo separadas em um funil de separao.

Solvente teoria extrao Se um componente adicionado a uma mistura de dois lquidos imiscveis, ser tornar-se repartida entre as duas camadas em uma concentrao definida relao

http://www.unisanet.unisa.edu.au/10944/solvent%20extraction.pdf

Extrao de cido-base pode ser uma tcnica de separao extremamente til em qumica orgnica. Usando simples cido / base reaes diversas classes diferentes de molculas orgnicas podem ser separados um do outro. http://chemistry.bd.psu.edu/halmi/chem213extractionF09.pdf

Um mtodo amplamente empregado de separao de compostos orgnicos a partir de misturas em que so encontrados ou produzidos a de solvente de extrao de solvente. A maioria das reaes de compostos orgnicos exige extrao em alguma etapa de purificao do produto. Na sua forma mais simples, os resultados da extrao da distribuio desigual de um soluto entre dois solventes imiscveis. A distribuio pode ser expressa quantitativamente em termos da distribuio do coeficiente K, utilizando a equao abaixo indicado para um composto distribudos entre um solvente orgnico e gua.

Se o soluto totalmente solvel no solvente orgnico e completamente insolveis em gua, ento K tem um valor de infinito. Esta situao nunca realmente atingido, mas qualquer valor de K diferente de 1,0 indica que o soluto mais solvel em um dos os dois solventes. Ao escolher um sistema de solventes para a extrao, alguns princpios gerais devem ser mantidos em mente. 1. Os solventes devem ser imiscveis. 2. Os solventes devem ter um coeficiente de distribuio favorvel para o componente a ser separado. 3. Os solventes no deve reagir quimicamente com os componentes da mistura, excepto nos casos de extrao de cidos e bases, discutido abaixo. 4. O solvente deve ser facilmente removido aps a extrao do soluto. Os cidos orgnicos e bases podem ser separados uns dos outros e de compostos neutros por extrao usando solues aquosas de pH diferente. A maioria dos cidos orgnicos (por exemplo, cidos carboxlicos) so insolveis ou pouco solvel em gua, mas estes compostos so altamente solveis em hidrxido de sdio aquoso diludo, porque o cido orgnico reage com a base, como mostrado na equao 1. RCO H 2 + NaOH RCO 2 - Na + (solveis em gua salgada) + H 2 O (eq. 1)

Assim, o cido pode ser seletivamente removido de uma mistura por dissoluo da mistura em um como solvente orgnico diclorometano (CH 2 Cl 2) e, em seguida, extrair a soluo diluda de hidrxido de sdio. Os cidos orgnicos podem ser recuperados a partir da soluo aquosa por acidificao (eq. 2), o que provoca precipitao, seguida de filtrao. RCO 2 - Na + + HCl RCO 2 H (s) + NaCl (eq. 2)

Da mesma forma, as bases orgnicas que so insolveis em gua podem ser separadas por extrao com cido clordrico diludo. Estas bases (como aminas) so solveis em cido devido formao de um sal solvel, eq. 3. RNH 2 + HCl RNH 3 + Cl - (solvel em gua salgada) (eq. 3)

Aps a amina foi removido, ele pode ser recuperado a partir da soluo aquosa de tratamento com base, eq. 4. RNH 3 + Cl - + NaOH RNH 2 (s) + NaCl (eq. 4)

A maioria das extraes macroescala so realizados atravs de funis de separao. extraes microescala, por outro lado, encontram-se convenientemente realizadas com frascos ou tubos cnicos de centrfuga por meio de pipetas descartveis para separar as fases lquidas.

http://web.centre.edu/muzyka/organic/lab/24_extraction.htm

dados fsicos observados


naftaleno

Frmula molecular C10H8 Massa Molar 128.17 g/mol Solubilidade em gua 0.03 g/l (25 C)

Acido benzico

Frmula molecular C7H6O2 Massa Molar 122.12 g/mol Solubilidade em gua 2.9 g/l (25 C)

Hexano

Frmula Hill C6H14 Massa Molar 86.18 g/mol Solubilidade em gua 0.0095 g/l (20 C)

Acetato de etila

Frmula Hill C4H8O2 Massa Molar 88.11 g/mol Solubilidade em gua 85.3 g/l (20 C)

You might also like