You are on page 1of 70

Revista de Estudo Crescimento Bblico

Apresentao
Os leitores da Revista "Crescimento Bblico" certamente notaram que, neste ano de 2011, estamos estudando temas interligados. Comeamos o primeiro trimestre com: "Desenvolvei a Vossa Salvao" , onde na apresentao encontramos: "Pretendemos mostrar nestas lies que o cristo precisa deixar as coisas que para trs ficam, prosseguindo para o alvo, pelo prmio da soberana vocao em Cristo Jesus. Acrescentar virtudes vida, diariamente, a grande proposta do Deus que nos fez participantes da sua maravilhosa natureza e nos deu a vida eterna." Seguindo esta linha de pensamento e a orientao do Esprito Santo, prosseguimos com o tema: "Relacionamento Moral e Espiritual Com Deus". E foi dito o seguinte: "Urge que abordemos tal assunto, considerando a atual situao do mundo em que vivemos pois, apesar da Igreja no lhe pertencer, est inserida em seu contexto. Vemos uma terrvel mistura que confunde cristos com no-cristos e vice-versa. Perde-se, a cada dia, a importante diferena que deve existir entre o justo e o mpio, entre o que serve a Deus e o que no O serve (Ml 3.18)." Nesta oportunidade, estaremos estudando um assunto que dar continuidade a tudo que j vimos at o momento: "A Vida Crist Prtica". Acreditamos que a teoria nenhum benefcio trar se os cristos no "arregaarem as mangas da boa vontade" para fazer jus ao nome de cristo. Em honra quele que "por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificao" (Rm 4.25), devemos assumir compromisso srio com a Palavra de Deus e, empenhar por um cristianismo autntico. Todas as lies foram elaboradas por homens e mulheres de Deus e convergem para um nico propsito: a unidade da Igreja. Que assim seja!

DEPARTAMENTO DE EDUCAO CRIST

A VIDA CRIST PRTICA E sede cumpridores da palavra e no somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos (Tiago 1.22).

SUMRIO
LIO 01 LIO 02 LIO 03 LIO 04 LIO 05 LIO 06 LIO 07 LIO 08 LIO 09 LIO 10 LIO 11 LIO 12 LIO 13 Procurando sustentabilidade Andando segundo o Esprito Santo Vivendo em unio Promovendo a igualdade Cultivando a imparcialidade Relacionando com humildade Liberando o perdo Demonstrando altrusmo Prestando serventia Mantendo o vnculo Buscando estatura espiritual Conservando a unidade Resumo das lies (Recapitulao)

COMENTRIO:
Maria do Socorro Magaly de O. Santos (Comentarista EBD) Ana Lcia de Souza Almeida (Ministra de msica) Eliude Fernandes Silva Flix (Comentarista EBD Evandro Arruda do Nascimento (Ministro DEC) Jnio Pereira de Almeida (Comentarista EBD) Elaine Jos Alves (Coordenadora do CENAT) Las Miranda de Sousa (Comentarista (EBD) Benaia Reis de Souza (Comentarista EBD) Nilton Flix Batista (Comentarista EBD) Tiago Alvarenga (Comentarista EBD) EDITORAO Kleber Paulo Santana REVISO ORTOGRFICA Antnia B. Costa Carvalho Danusa Garcia Alves SUPERVISO GERAL Natanael Nogueira de Sousa Pastor Presidente BBLIA Edio Revista e Corrigida WWW.ADGO.COM.BR

Direitos autorais reservados Igreja Assemblia de Deus do Setor Oeste do Gama - rea Especial 2/4 - DF

PROCURANDO SUSTENTABILIDADE
Versculo Chave
porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo (2 Pedro 1.21).

Lio 01 - 03 de julho de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que a Bblia a nica regra de f dos cristos; Mostrar que o seu estudo dirio nos levar na mesma direo e ao mesmo alvo; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Marcos 12.24) - Erramos em no conhecer as Escrituras Tera - (Lucas 24.45) - Deus d entendimento para compreender a Bblia Quarta - (Atos 17.11) - Devemos examinar as Escrituras Quinta - (Atos 18.28) - Provamos pelas Escrituras que Jesus o Cristo Sexta - (Romanos 15.4) - Somos consolados pelas Escrituras Sbado - (Hebreus 1.1,2; 2 Pedro 1.16-21) - Nas Escrituras encontramos sustentabilidade SUGESTO DE HINOS - 127 - 394 - 433 (Harpa Crist)

Hebreus 1.1,2; 2 Pedro 1.16-21 (Hebreus 1.1,2) 1 - Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a ns falou-nos, nestes ltimos dias, pelo Filho, 2 - a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez tambm o mundo. (2 Pedro 1.16-21)

Revista de Estudo Crescimento Bblico

16 - Porque no vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fbulas artificialmente compostas, mas ns mesmos vimos a sua majestade, 17 - porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glria, quando da magnfica glria lhe foi dirigida a seguinte voz: Este o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. 18 - E ouvimos esta voz dirigida do cu, estando ns com ele no monte santo. 19 - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, at que o dia esclarea, e a estrela da alva aparea em vosso corao, 20 - sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura de particular interpretao; 21 - porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo.

INTRODUO Igreja precisa exercitar a unidade, porque um s corpo. Portanto, precisa viver como tal. Todas as lies estaro contribuindo para que isto acontea. As duas primeiras lies pretendem mostrar que a Palavra de Deus e o Esprito Santo so os dois elementos principais, responsveis por esta unidade entre os cristos. Hoje veremos que a sustentabilidade da Igreja nas suas prticas, se firma na Pessoa de Cristo e na Palavra de Deus: I - A SUSTENTABILIDADE DA IGREJA EST NA PESSOA DE CRISTO - (Hebreus 1.1,2; 2 Pedro 1.16-18) Cristo "a cabea do corpo da igreja" (Cl 1.18), e ns os "seus membros em particular" (1Co 12.27). Assim sendo o crebro comanda o corpo, Cristo o excelso comandante da Igreja. Portanto, a falta de unidade, as "guerras e pelejas", as divises e todos os males que contrapem o propsito de Deus (Rm 8.29) e que atravancam o progresso do Seu Reino (Mt 6.33), esto diametralmente opostas Sua soberania. Isso pode ser corrigido, se atentarmos para o seguinte: 1. Nele converge toda mensagem divina - "Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a ns falou-nos, nestes ltimos dias, pelo Filho" (Hb

Revista de Estudo Crescimento Bblico

1.1). perceptvel que, de modo geral, as igrejas tm se desviado das prioridades do Reino de Deus. Uma explicao lgica para isso o fato de lermos e ensinarmos a Bblia, sem a verdadeira pretenso de pratic-la. Antigamente Deus falou muitas vezes, de muitas maneiras, mas hoje fala pelo Filho, portanto no temos muitas mensagens e nem muitas formas de ir a Deus. Se todos os cristos seguissem esta norma, haveria unidade em todos os empreendimentos. Podemos, ento, deduzir que a falta de unidade tem a ver com "muitas mensagens", "muitas formas", "muitas ideias", "muitas invenes". Mas Deus s fala por meio de Jesus Cristo, portanto: "escutai-o" (Mt 17.5). 2. Nele se desfaz todo artifcio humano - "Porque no vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fbulas artificialmente compostas, mas ns mesmos vimos a sua majestade" (2Pe 1.16). A igreja, no primeiro sculo, j enfrentava problemas semelhantes aos que enfrenta hoje. Os gnsticos e os judaizantes foram os responsveis pela infiltrao de heresias que enfraqueciam os cristos. Atualmente, acrescenta-se o humanismo. O apstolo Pedro nos adverte que o servo de Deus no segue "fbulas artificialmente compostas", antes afirma que: "ouvimos esta voz dirigida do cu, estando ns com ele no monte santo" (v 18). apropriado, neste momento, indagar: Onde estamos e de onde vem a voz que nos manda fazer o que estamos fazendo na Casa de Deus? 3. Nele est todo o prazer do Pai - (2Pe 1.17). Quando o "querubim" caiu, trouxe consigo um veneno chamado orgulho. Algumas vezes, sentimos que esta "serpente" permeia entre o povo de Deus. Seu achocalhar ouvido em muitas coisas que fazemos com aparncia de piedade, dizendo pretensiosamente que para Deus. Se fosse mesmo, estariam dentro destes termos: "porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glria, quando da magnfica glria lhe foi dirigida a seguinte voz: Este o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido". Como podemos sustentar o cumprimento deste texto em nossa vida, recebendo honra e aplausos uns dos outros? (Jo 5.44). II - A SUSTENTABILIDADE DA IGREJA EST NA PALAVRA DE DEUS - (2 Pedro 1.19-21) A Palavra de Deus o manual dos cristos. Da mesma maneira como Moiss foi advertido para fazer conforme o modelo celestial que lhe foi mostrado no monte (x 25.40), assim devemos viver um cristianismo celestial, conforme mostrado nas Escrituras, por isso o que passa disto cpia de "damasco" (2Rs 16.10-12).

Revista de Estudo Crescimento Bblico

As trs revelaes do nosso texto bsico, a seguir, podero nos ajudar a sustentar a nossa vida com Deus, de forma adequada: 1. Ela tem uma nica misso - "E temos, mui firme, a palavra dos profetas, qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, at que o dia esclarea, e a estrela da alva aparea em vosso corao" (v 19). A Palavra de Deus tem um nico objetivo: "alumiar em lugar escuro". No h pecado algum para o cristo que tira tempo para divertir-se, pois as lutas dirias nos obriga a descansar e relaxar periodicamente, mas se torna em pecado quando transformamos a obra de Deus em entretenimento, pois estamos lidando com almas preciosas que carecem de salvao e, que inclusive, como vimos em lies passadas, a salvao precisa ser desenvolvida, logo no podemos perder um ano inteiro com "muitas coisas", em detrimento de um congresso, ou culto de fim de ano. Todas as atividades da igreja precisam estar radicalmente dentro dos propsitos de Deus ensinados nas Escrituras. 2. Ela possui uma nica interpretao - "sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura de particular interpretao" (v 20). Outro fator importante na unidade da igreja est na interpretao das Escrituras, pois toda diviso e desvio doutrinrio relacionam-se diretamente com a forma equivocada de interpretar a Palavra de Deus. Os apstolos estiveram cerca de trs anos e meio aos ps do Mestre dos mestres, mas depois da ressurreio o Senhor lhes apareceu e "abriulhes o entendimento para compreenderem as Escrituras" (Lc 24.45). O que estaria dizendo o texto: "nenhuma profecia da Escritura de particular interpretao"? Que a Bblia no pode ser interpretada para satisfazer nossos desejos egostas. Se seguirmos a mesma interpretao, certamente caminharemos juntos, em pleno acordo (Am 3.3). 3. Ela tem origem em uma nica fonte - "porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo" (v 21). As Escrituras foram originadas em Deus e inspiradas em "homens santos" pelo Esprito Santo. Esta fonte que sai de Deus dever nos levar a Ele. Quando produzimos sincretismos religiosos, em nome de "estratgias" evangelsticas, ou para tornar o culto mais agradvel, ou mesmo para "prender" o crente na denominao, estamos buscando orientao em outra fonte, consequentemente teremos disparidades no seio da igreja (1Co 3.3; Tg 4.1). CONCLUSO A Palavra de Deus um manual excepcional para a caminhada dos

Revista de Estudo Crescimento Bblico

cristos. Por ela, podemos seguir na mesma direo, desfazendo cismas, andando em unidade. Deus antigamente falou, continua falando, nestes ltimos tempos, por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Se a igreja atentar bem para este fato, sanaremos todos os males que permeiam a igreja contempornea. Para reflexo: Voc tem sustentado a sua f e atos na Palavra de Deus? De onde vem a voz que dirige tua vida espiritual? O que a Escritura tem produzido em tua vida? Questionrio para avaliao e debate: 1. O que so "fbulas artificialmente compostas"? 2. O que quer dizer: "nenhuma profecia da Escritura de particular interpretao"? 3. A Bblia foi produzida por quem?

COMO SER? Tu sabes, Senhor, como te sirvo com enorme fervor emocional, quando estou debaixo de holofotes. Sabes como falo de ti ardentemente, nas reunies. Sabes com que entusiasmo promovo, uma reunio de confraternizao. Conheces meu sincero fervor, em um grupo de estudo bblico. Mas como ser que reagiria, se me apontasses uma bacia com gua e me pedisses para lavar os ps calosos de um velhinha enrugada, arqueada, todos os dias, de todos os meses, num lugar recluso onde ningum visse e ningum soubesse do fato? Ruth Harms Calkin

ANDANDO SEGUNDO O ESPRITO SANTO


Versculo Chave
Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito (Glatas 5.25).

Lio 02 - 10 de julho de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que os cristos nunca seguiro caminhos diferentes seguindo a direo do E. Santo; Motivar os cristos a se encherem do Esprito Santo; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Joo 14.26) - Ensinados pelo Esprito Santo Tera - (Atos 1.8) - Revestidos pelo Esprito Santo Quarta - (Atos 13.4) - Enviados pelo Esprito Santo Quinta - (Efsios 1.13) - Selados pelo Esprito Santo Sexta - (2 Pedro 1.21) - Inspirados pelo Esprito Santo Sbado - (Glatas 5.16) - Guiados pelo Esprito Santo
SUGESTO DE HINOS - 175 - 370 - 388 (Harpa Crist)

Glatas 5.16-26 16 - Digo, porm: Andai em Esprito e no cumprireis a concupiscncia da carne. 17 - Porque a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito, contra a carne; e estes opem-se um ao outro; para que no faais o que quereis. 18 - Mas, se sois guiados pelo Esprito, no estais debaixo da lei. 19 - Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: prostituio,

Revista de Estudo Crescimento Bblico

10

impureza, lascvia, 20 - idolatria, feitiarias, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, 21 - invejas, homicdios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o Reino de Deus. 22 - Mas o fruto do Esprito : caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. 23 Contra essas coisas no h lei. 24 - E os que so de Cristo crucificaram a carne com as suas paixes e concupiscncias. 25 - Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito. 26 - No sejamos cobiosos de vanglrias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

INTRODUO

esta lio, Paulo nos ensina o adgio da prtica da vida crist: "Andai em Esprito e no cumprireis a concupiscncia da carne." (v. 16). Embora seja uma verdade to absoluta e simples, manifesta uma das mais turbulentas guerras travadas por todo cristo: a luta entre a carne e o esprito. No obstante aos sofrimentos humanos, Cristo deixou-nos o Esprito Santo, nosso guia e consolador, para alcanarmos a vitria. Vejamos, ento, contra o qu devemos lutar e quais os benefcios quando andamos segundo o Esprito Santo nesta guerra: I - GUERREAMOS CONTRA A CARNE "Porque a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito, contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no faais o que quereis." (v. 17) - Um dos temas principais desta carta de Paulo a liberdade em Cristo, pois os irmos da Galcia estavam sendo constrangidos a se colocarem novamente sob o jugo da lei (Gl 5.1-10). Em contrapartida, muitos cristos hoje abusam dessa liberdade garantida por Cristo, deixando de andar conforme o Esprito Santo e, desta forma, resistindo em lutar: 1. Contra a prpria natureza -"Andai em Esprito, e no cumprireis a concupiscncia da carne." (v. 16) - A liberdade em Cristo, defendida por Paulo, no significa que somos livres para pecar, mas que no somos mais escravos do pecado, ou dominados pela nossa prpria

Revista de Estudo Crescimento Bblico

11

natureza carnal - que representa um dos oponentes mais ferozes e que nos distanciam de Deus (Rm 8.6-8). essa natureza que faz o cristo andar somente conforme a sua prpria vontade, enredando-o aos prprios embaraos e fazendo-o submergir no lago profundo do pecado e da dor. No entanto, quando o cristo reconhece suas fraquezas e busca auxlio do Esprito Santo, consegue alcanar a vitria para viver uma vida consagrada ao Senhor (Rm 6.11-18; 1Ts 5.21-23; 1Jo 1.8.9). 2. Contra as impurezas - "Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: prostituio, impureza, lascvia (...)" (v. 19) - Paulo nos d uma lista das obras da carne das quais devemos fugir e, embora a prostituio para alguns tenha maior peso, qualquer uma delas condenam o homem morte eterna (Cl 3.5,6; Ef 5.3-5). A impureza, por exemplo, est associada a atos e/ou pensamentos em que o cristo se permite contaminar. A impureza nos separa de Deus, que puro e santo (1Co 6.18-20; 1Pe 1.15,16). Essa luta se torna mais constante com o lixo da mdia, a qual a sociedade obrigada a conviver diariamente. Somente quando nos permitimos caminhar sob a direo do Esprito Santo, podemos vencer essa guerra espiritual, pois s o Senhor capaz de nos dar foras para resistir influncia do mal (1Co 10.13). 3. Contra a escravido da Lei - "Mas, se sois guiados pelo Esprito, no estais debaixo da lei." (v. 18) - Escravizados pela lei, os judaizantes da Galcia esqueceram o infinito amor do nosso Deus. Outras causas e ideais no decorrer da histria tambm foram atribudas ao Senhor e sacrificaram a muitos inocentes, como nas perseguies de Saulo (At 9.1-5), nas lutas no Oriente Mdio, nas Cruzadas etc. De igual modo, em muitas igrejas, as ideologias, tradies e padres humanos tm substitudo o culto racional e devocional ao Senhor (Cl 2.20-23; 1Co 7.23; Mc 7.1-9). Entretanto, quando o Esprito Santo o nosso guia, no corremos o menor risco de trilharmos o caminho errado, pois somente Ele nos revela a verdadeira vontade do Senhor, por meio da Sua Palavra (Jo 14.26; 1Co 2.10-13). 4. Contra as inimizades e porfias - "(...) idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias (...)" (v.20) - Por causa das inimizades e porfias, que so as intrigas e a busca pela superioridade, Paulo teve que reivindicar sua autoridade concedida pelo Senhor (2Co 10.7-13; 11.12-23), caso semelhante ao de Moiss (Nm 16.1-50). E, infelizmente, ainda hoje, vemos verdadeiros campos de batalha dentro da casa do Senhor, e muitos at divulgados na mdia, por causa dos mesmos pecados. Cristos que, ao invs de se unirem para combater o inimigo, tentam difamar e denegrir a imagem uns dos outros, servindo de chacota para desonrar o nome de Cristo. Mas, a sabedoria e

Revista de Estudo Crescimento Bblico

12

o domnio prprio, alcanados por aqueles que verdadeiramente andam segundo a vontade de Deus, so a fonte de um andar seguro sem se deixar corromper e assim ter uma vida crist ilibada. II - ALCANAMOS MATURIDADE CRIST "Se vivemos em Esprito, andemos tambm em Esprito." (v. 25) - Paulo reafirma aos glatas que o mesmo Esprito que os regenerou tambm os faria crescer em sua vida crist. A maturidade crist um dos benefcios de se andar sob a direo do Esprito Santo, vejamos ento como isso possvel: 1. Vivendo em comunho com Cristo - "E os que so de Cristo crucificaram a carne com as suas paixes e concupiscncias." (v. 24) - bvio que a luta entre a carne e o esprito se dar at o momento em que seremos arrebatados com o Senhor (1Co 15.50-53). A diferena daqueles que so de Cristo e crucificaram suas paixes e concupiscncias em Seu sacrifcio um viver cheio do Esprito Santo, em plena comunho com Deus, vivendo com alegria, paz e santidade, que so evidncias reais de ter-se alcanado maturidade crist: "Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificao, e por fim a vida eterna" (Rm 6.22). 2. Vivendo em comunho com os irmos - "No sejamos cobiosos de vanglrias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros" (v. 26). Embora esta passagem parea ter sido endereada a mpios, ela tambm foi dirigida aos servos em Glatas. E, infelizmente, ainda vemos esses mesmos anseios fluindo dentro dos diversos setores da igreja, ou entre membros que se regozijam em irritar e provocar queles que sinceramente fazem a obra de Deus. So movidos pelos seus prprios sentimentos e ainda se acham guiados pelo Esprito Santo, provando com isso sua prpria imaturidade (Ef 4.29-32; 1Jo 2.9-11), pois, quando alcanamos a maturidade crist, vinda de uma vida constante na presena do Esprito Santo, a humildade, o altrusmo, o bom senso, a necessidade de ajuste e comunho com os irmos da f algo surpreendentemente natural em nossa vida crist (1Jo 1.7). 3. Vivendo aptos para servir - "Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana." (v. 22) - Quo bom seria se todos os servos do Altssimo se propusessem a buscar o fruto do Esprito, o qual representa a plenitude do Esprito Santo em nossas vidas e nos capacita, no somente para viver uma vida de comunho com o Senhor, mas tambm para oferecer o melhor

Revista de Estudo Crescimento Bblico

13

do nosso trabalho cristo: "At que todos cheguemos unidade da f e ao conhecimento do Filho de Deus, a varo perfeito, medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4.13). 4. Vivendo em constante renovao - "Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito." (v. 25) - A constante renovao que o Senhor oferece queles que andam sob a direo do Esprito Santo extraordinria. Basta analisar a vida dos apstolos e de tantos outros mrtires que sofreram, apanharam, foram ameaados de morte, mas mesmo assim, no se deixaram abater e, renovados pelo Esprito, continuaram na presena de Deus (2Co 4.8-18). Afinal, andar no Esprito uma escolha, mas ser renovado pelo Esprito Santo uma ddiva que o Senhor concede a todos os que lhe so fiis (Rm 8.26-28). CONCLUSO Viver cada dia sob a orientao e inspirao do Esprito Santo um dos maiores desafios da nossa vida crist. Por isso necessrio que o cristo seja realmente sincero a respeito da sua vida, conhecendo suas fraquezas e debilidades, buscando no Senhor a fora para um andar confiante em Sua presena. Somente assim, estaremos prontos para alcanarmos maturidade crist, vivendo em constante comunho e renovao. Para reflexo: Voc guiado pelo Esprito Santo? Voc deseja sinceramente ser controlado e fortalecido pelo Esprito Santo? Em que reas da tua vida o Esprito Santo ainda no tem o controle? Questionrio para avaliao e debate: 1. Qual o significado da palavra concupiscncia? (Veja 1Jo 2.16) 2. Qual o significado da palavra vanglria? 3. Quais so os itens que compem o fruto do Esprito?

O CRISTO CHEIO DO ESPRITO SANTO

Uma vida cheia do Esprito Santo manifesta-se pela solenidade da mente que tem cuidado com o que fala e com o comportamento. muito comum ver crentes assim, cados de joelhos em orao, em vez de ocupados em palestras. (Heris da f - pg. 118)

VIVENDO EM UNIO
Versculo Chave
Oh! Quo bom e quo suave que os irmos vivam em unio! (Salmos 133.1)

Lio 03 - 17 de julho de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que os cristos devem primar pela vida em unio com os irmos; Mostrar, de acordo com o texto bblico, que bom e agradvel esta unio; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Atos 2.44) - Os cristos devem estar juntos Tera - (Atos 2.46) - Os cristos devem banquetear juntos Quarta - (1 Corntios 1.10) - Os cristos devem ser unidos num mesmo sentido Quinta - (Filipenses 2.5) - Os cristos devem ser unidos num mesmo sentimento Sexta - (Colossenses 2.2) - Os cristos devem ser unidos em caridade Sbado - (Salmo 133) - Os cristos devem viver unidos SUGESTO DE HINOS - 001 - 088 - 297 (Harpa Crist)

Salmos 133 1 - Oh! Quo bom e quo suave que os irmos vivam em unio! 2 - como o leo precioso sobre a cabea, que desce sobre a barba, a barba de Aro, e que desce orla das suas vestes. 3 - Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sio; porque ali o SENHOR ordena a bno e a vida para sempre.

Revista de Estudo Crescimento Bblico INTRODUO

15

o analisarmos os benefcios da vida em unio, mencionada no Salmo 133, possvel identificar suas verdades prticas, pois, quando Davi expe o valor desse ato, ainda que de forma implcita, ele revela a ao divina em suas comparaes aps declarar: "Oh! Quo bom e quo suave que os irmos vivam em unio!" (v. 1). Com esta insgnia, veremos nesta lio que a prtica da vida crist a maior representao do senhorio divino sobre a vida do crente, porque, como sabemos, no existe cristianismo sem Cristo no comando. Portanto, se o governo divino e no humano, a recomendao para que vivamos em unio. I - PARA QUE O SENHORIO DIVINO SEJA CONFIRMADO Em uma poca em que a irreverncia tem alcanado considervel espao na obra de Deus, produzindo intrigas e pouco servio, comprovase que cada vez menos a aprovao divina tem sido buscada. Mas, os que vivem em unio no apenas a buscam, como tm o senhorio divino confirmado em suas vidas. 1. Confirmado em santidade - Com intuito de ressaltar o valor da vida em unio, o salmista a compara com o leo precioso da uno (v. 2a). Para melhor entendermos esta comparao, preciso observar as diretrizes correlatas (x 30.25-29, Lv 8.12), pois, se o leo referido smbolo de santidade, a vida em unio no diferente. O viver em unio est to vinculado santificao que o escritor aos Hebreus declara: "Segui a paz com todos e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor" (Hb 12.14). Por esta razo, se queremos que o Reino de Cristo seja manifesto em nosso meio, indispensvel que vivamos em unio. 2. Confirmado no chamado - O chamado de Deus na vida do crente a maior prova de que o Senhor o escolheu. A visibilidade desse chamado est nos atos de unio do escolhido. por isso que vemos a unio sendo comparada da seguinte forma: " como o leo precioso sobre a cabea, que desce sobre a barba, a barba de Aro" (v. 2b). Ainda hoje, os rixosos, por no terem chamado da parte de Deus, no apenas disseminam contendas, como so arredios repreenso (Nm 16). E, por incrvel que parea, nem mesmo Judas, que a Bblia o define como traidor, disseminava tanta contenda. Por esta razo, poucos tm confirmado o Senhorio de Cristo em suas vidas. 3. Confirmado no ministrio - " como o leo (...) que desce orla

Revista de Estudo Crescimento Bblico

16

das suas vestes." (v. 2 c). A meno das vestes sacerdotais uma referncia execuo do ministrio, motivo oficial da uno (x 30.30). E quando o leo descia s ombreiras, passava pelas pedras onde foram gravados os nomes das doze tribos de Israel, outro smbolo de unio (x 28.9-12). Diante do exposto, pode-se dizer que inconcebvel a ideia de um cristo consagrado que vive gerando confuso. Quando isso ocorre, a evidncia de que nem todos os que esto na ativa so detentores da aprovao divina (Mt 22.14), pois a funo do servo apregoar a paz, e no a dissenso. II - PARA QUE O SENHORIO DIVINO SEJA MANIFESTO Sempre haver momentos em que um servo de Deus enfrentar o natural impacto da batalha (1Rs 19.1-4); porquanto, se nem mesmo Jesus esteve imune a isso, quem estar em nossos dias? No entanto, nessas horas que o viver em unio ser de primordial relevncia para que o senhorio divino seja manifesto. 1. Manifesto por meio da revitalizao mtua - Agora o salmista compara o viver em unio com o "orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sio." (v. 3a). Como se sabe, o orvalho a umidade atmosfrica que desce sobre o solo, principalmente durante a noite, e revitaliza a vegetao. Em outras palavras, a unidade nos revigorando em momentos difceis. Quando se chega a um determinado perodo da batalha, comum o soldado se desvanecer; nessas horas, o auxlio de um revitalizar o abatido. por esta razo que Paulo recomenda: "Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificao de uns para com os outros" (Rm 14.19). 2. Manifesto por meio de bnos - O motivo da comparao feita no versculo 3 est nas palavras: "porque ali o SENHOR ordena a bno" (v. 3b), pois, Sio referenciado como fonte de bnos para o povo de Deus (Sl 20.2; 110.2; 128.5). Com esta declarao, o salmista est dizendo que o viver em unio produz bnos entre os envolvidos. A igreja que vivencia a unio sempre usufruir das bnos do alto, porque se o seu efeito estabelecido por um simples contato, o trasbordar inevitvel. Assim sendo, se esse no tem sido o resultado atual, est na hora de repensarmos sobre que tipo de cristianismo estamos vivendo. 3. Manifesto por meio da salvao - referindo-se ao viver em unio, que o salmista pronuncia o seu efeito: "Porque ali o SENHOR ordena a bno e a vida para sempre" (v. 3c). Deus sempre levantou mensageiros para proclamar a salvao eterna, concedendo-a tambm a estes, para viverem em unio (veja Atos 9.1-15).

Revista de Estudo Crescimento Bblico

17

O que vemos aqui que, para a igreja cumprir a responsabilidade de proclamar a salvao, precisa estar unida, com todos os membros envolvidos no plano. No com o intuito de que todos faam a mesma coisa, o que s traria confuso, pois a mxima da unio a juno das diferenas (1Co 14.26-33). CONCLUSO Sabemos que o reino de Deus no est limitado ao humana que independente do que este faa, o reino divino ser atuante. Mas o que ocorre que nem sempre suas aes so vistas entre os que "professam" O Seu nome, pois, para que isso acontea, preciso que seus servos realmente vivam o que dizem crer. Tendo como base o que aqui foi exposto, fica o desafio de 1 Corntios 1.10: "Rogo-vos, porm, irmos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que no haja entre vs dissenses; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer". Para reflexo: Voc tem rejeitado as desavenas com seus irmos? Voc tem proferido palavras que produzem paz? Voc tem valorizado o viver em unio? Questionrio para avaliao e debate: 1. Qual o significado da expresso: "leo que desce orla das suas vestes"? 2. O que representa o "orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sio"? 3. O que que o Senhor ordena sobre o seu povo quando permanece unido? (v 3).

A UNIO DOS IRMOS CONSERVA O CICLO DA BNO! O orvalho que desce do monte Hermom banha toda a plancie fertilizando-a e tornando-a muito produtiva e proporcionando abundantes colheitas. Durante o dia a evaporao leva a umidade at s nuvens, que novamente descer sobre o monte num ciclo vicioso. Desta forma a unio entre os irmo mantm um despejar continuo das bnos de Deus sobre a Igreja.

PROMOVENDO A IGUALDADE
Versculo Chave
mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundncia supra a falta dos outros, para que tambm a sua abundncia supra a vossa falta, e haja igualdade (2 Corntios 8.14)

Lio 04 - 24 de julho de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que a Igreja nos primeiros dias de existncia mantinha a igualdade entre os irmos; Estimular os crentes a praticar esta verdade de maneira sbia e bblica; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Joo 10.16) - Somos parte de um mesmo rebanho Tera - (Joo 15.1-7) - Somos ligados pelo mesmo tronco Quarta - (1 Corntios 3.9) - Somos parte de um mesmo edifcio Quinta - (2 Corntios 8.14) - Entre os cristos deve haver igualdade Sexta - (1 Corntios 12.13) - Somos membros de um mesmo corpo Sbado - (Atos 4.32-37) - Devemos promover igualdade
SUGESTO DE HINOS - 104 - 225 - 281 (Harpa Crist)

Atos 4.32-37 32 - E era um o corao e a alma da multido dos que criam, e ningum dizia que coisa alguma do que possua era sua prpria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33 - E os apstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreio do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graa. 34 - No havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os

Revista de Estudo Crescimento Bblico

19

que possuam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preo do que fora vendido e o depositavam aos ps dos apstolos. 35 - E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. 36 - Ento, Jos, cognominado, pelos apstolos, Barnab (que, traduzido, Filho da Consolao), levita, natural de Chipre, 37 - possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preo, e o depositou aos ps dos apstolos.

INTRODUO

sta passagem corresponde aos primeiros eventos da Histria da Igreja em que todos se regozijavam pela presena de Deus, demonstrada pelo batismo no Esprito Santo, pelos poderosos discursos de Pedro, pela cura de um coxo e aps a primeira priso dos apstolos (At 24). Vale ressaltar que os apstolos e os primeiros cristos aguardavam a volta iminente de Jesus Cristo, por isso nada mais neste mundo lhes faria desviar do desejo inicial da Igreja: reencontrar-se com o Senhor! I - IGUALDADE PELA COMUNHO - (V 32) Os judeus criam na separao da presena de Deus e do homem, como acontecia no vu entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos, no templo. Os novos convertidos, porm, sentiram o poder de Deus muito mais intimamente, devido liberdade dada pelo Esprito Santo. 1. Comunho com os irmos: (v 32b) - O principal mandamento, deixado por Jesus foi: "amars ao Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, (...) e ao teu prximo como a ti mesmo" (Lc 10.27). A Igreja deve viver este mandamento. Com uma histria em comum, os discpulos no se separaram aps a ascenso de Jesus, pelo contrrio, tornaram-se cada vez mais ntimos e foram capazes de doar suas vidas pela causa do Evangelho. Os seus encontros com os fiis foram marcados por demonstraes de amor e solidariedade quando, os que possuam bens, abenoavam os irmos mais necessitados (At 2.4547). Desta forma, os ricos assemelhavam-se aos pobres por intermdio do amor existente entre eles. 2. Comunho com Deus: (v 32a) - A comunho entre os irmos, e sua busca por maior aprendizado sobre os mandamentos deixados por Jesus, aumentava ainda mais a sua comunho com Deus. Ela era sentida por todos, por meio no apenas de palavras, mas principalmente pela

Revista de Estudo Crescimento Bblico

20

incessante busca de intimidade com o Senhor. A Igreja primitiva aguardava unida e ansiosa a vinda de Jesus (Rm 8.22-25). Os cristos se reuniam com o mesmo propsito, relembrando, a cada dia, o sacrifcio e aguardando a Sua volta (Lc 12.35-37). Essas reunies fortaleciam as almas convertidas, tornando-as iguais diante de Deus, devido ao desejo mtuo de encontrar-se com o Seu Salvador. II - IGUALDADE PELA CONFIANA - (V 33-35) Na Igreja atual, a maioria das pessoas se rene apenas como uma obrigao social, ou s buscam a igreja num caso de extrema necessidade, o que muito diferente do sentimento existente na poca dos apstolos. Observa-se em Atos 4.34, cristos iguais e totalmente confiantes em Deus e nos homens que Ele escolhera para levar a sua mensagem de salvao. 1. Confiana na cooperao da igreja: (v 33b e 34) - O dicionrio Bblico de talo F. Brevi, traz um significado palavra graa: "A graa supe tambm a nossa cooperao" (2Cor 6,1; 1Tm 4,14; Hb 13,9). Aparentemente, este era o sentimento de todos os irmos da poca, a cooperao com a obra de Deus levando o Evangelho no apenas de palavras, mas tambm por meio de obras (Tg 2.14-17). Nesse sentido, a Igreja promovia a igualdade financeira entre todos os irmos. 2. Confiana no testemunho do Evangelho: (v 33a) - Aps serem comissionados por Jesus (Mt 28.18-20), os apstolos foram revestidos de poder do Esprito Santo (Jo 20. 22, 23; At 2). A Bblia no relata os nomes, mas sabe-se, pela Histria, que muitos outros nasceram pela fora da mensagem dos primeiros discpulos. Apolo um dos exemplos desses homens (At 18.24-28; 1Co 3.4,5), pois no fazia parte do grupo de doze apstolos, entretanto era to "eloquente e poderoso nas Escrituras"(At 18.24) que seu nome foi citado vrias vezes no Novo Testamento, comprovando o poder das palavras dos apstolos, testemunhadas pela Igreja. 3. Confiana no carter cristo: (v 35) - Um velho ditado afirma: "ningum conhece o corao do homem", apenas Deus tem esse poder (Sl 139). Ento por que os crentes da igreja primitiva confiaram seus bens a pessoas que s vezes mal conheciam? Por causa do testemunho daqueles homens, pelas vidas santas e at mesmo pelos aoites e prises sofridos por cada um deles (At 4. 14). A Igreja confiava no apenas suas vidas fsicas, mas espirituais, nas mos de Deus (At 4.23-31).

Revista de Estudo Crescimento Bblico III - IGUALDADE PROVENIENTE DA SOLIDARIEDADE - (V 36 e 37)

21

O captulo quatro encerra com a histria de Jos de Barnab. Ele no foi o nico a entregar grandes valores para a obra de Deus (At 2. 45), mas seu exemplo deve ter influenciado atos semelhantes, movendo a Igreja a solidarizar-se com as necessidades de outros irmos. 1. Solidariedade exemplar: (v 36) - Jos, chamado de Barnab pelos apstolos, no foi o nico a contribuir com a obra de Deus, porm, ele especificamente identificado e, depois deste ato, continuou sua histria de cooperao (At 11. 22-26), doando a prpria vida em prol do Evangelho (At 13.2; 15. 25,26). Seu nome ser sempre um exemplo a ser seguido pelos cristos que devem confiar seu tempo, bens e vidas, nas mos do Senhor. 2. Solidariedade com amor: (v 37) - Cada um dos Apstolos deixou tudo para trs quando decidiu seguir a Jesus Cristo (Mt 4. 18-22). Barnab tambm foi motivado a abandonar todas as riquezas materiais por amor aos irmos e misso que lhe fora confiada por Deus (At 13.2). A solidariedade crist no uma opo, uma obrigao, porm, deve ser motivada pelo amor s almas que pode transformar o corao do homem, fazendo-o rejeitar os tesouros da terra e dedicar-se exclusivamente disseminao da Palavra de Deus. CONCLUSO A Igreja primitiva era formada por homens e mulheres iguais aos dos dias atuais, porm, existia uma diferena fundamental: Convico da volta do Senhor. Por acreditarem no Seu retorno iminente, eles se esforavam em manter acesa a lembrana do sacrifcio e ressurreio de Jesus. Com este pensamento, a Igreja permanecia com o corao unido num s objetivo, dispondo-se, at mesmo, em desfazer-se de tudo que lhes aprisionasse aos desejos deste mundo. Desta forma, era necessrio amparar a todos, mantendo-os em condies de igualdade em relao ao seu prximo. A Igreja de hoje, deve seguir o exemplo da Igreja primitiva e retornar todos os dias aos mesmos sentimentos, fundamentos e certezas (1Ts 3.7-13). Para reflexo: Voc tem comunho com Deus e com os irmos? Voc tem cuidado do teu carter cristo? Voc solidrio com teu prximo? Questionrio para avaliao e debate:

Revista de Estudo Crescimento Bblico

22

1. Qual o segundo maior mandamento de Deus? 2. De que maneira a igreja promovia igualdade financeira entre os irmos? 3. D exemplos de outras manifestaes de igualdade entre os cristos.

HUMILDADE DE ESPRITO
Os gregos diziam: Seja sbio; conhea-se a si mesmo! Os romanos diziam: Seja forte; discipline-se! Os religiosos dizem: Seja bom; assuma tal padro de vida. Os epicureus dizem: D vazo aos sentidos; aproveite a vida. Os educadores dizem: Seja verstil; expanda sua mente. Os psiclogos dizem: Sejam confiante; afirme-se! O materialista diz: Satisfaa-se; agrade a si mesmo. O orgulhoso diz: Seja superior; promova-se! O asceticismo diz: Seja humilde; reprima-se. Os humanistas dizem: Seja capaz; acredite em si mesmo! O legalismo diz: Seja religioso; imponha a si mesmo algumas restries. Os filantropos dizem: Seja generoso; libere a si mesmo! Como foi diferente a mensagem de Jesus e o exemplo que deixou! Ele no nos intruiu para voltarmos os olhos para ns mesmos, antes deixou um apelo necessrio nossa gerao, a gerao do EU PRIMEIRO: Nada faais por contenda ou por vanglria, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. No atente cada um para o que propriamente seu, mas cada qual tambm para o que dos outros (Filipenses 2.3,4).
Charles Swundoll

CULTIVANDO A IMPARCIALIDADE
Versculo Chave
Meus irmos, no tenhais a f de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glria, em acepo de pessoas (Tiago 2.1).

Lio 05 - 31 de julho de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar, de acordo com o texto bblico, que pecado a acepo de pessoas; Destacar os males que causam este tipo de atitude; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Levtico 19.15) - Parcialidade na justia Tera - (Deuteronmio 10.17) - Parcialidade de Deus com as pessoas Quarta - (2 Samuel 12.1-5) - Parcialidade com o pobre Quinta - (Romanos 10.12) - Parcialidade com Judeus e Gentios Sexta - (Filipenses 2.1) - Parcialidade com o prximo Sbado - (Tiago 2.1-13) - Cultivando parcialidade
SUGESTO DE HINOS - 077 - 131 - 141 (Harpa Crist)

Tiago 2.1-13 1 - Meus irmos, no tenhais a f de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glria, em acepo de pessoas. 2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar tambm algum pobre com srdida vestimenta, 3 - e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-

Revista de Estudo Crescimento Bblico

24

te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica a em p ou assenta-te abaixo do meu estrado, 4 - porventura no fizestes distino dentro de vs mesmos e no vos fizestes juzes de maus pensamentos? 5 - Ouvi, meus amados irmos. Porventura, no escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na f e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? 6 - Mas vs desonrastes o pobre. Porventura, no vos oprimem os ricos e no vos arrastam aos tribunais? 7 - Porventura, no blasfemam eles o bom nome que sobre vs foi invocado? 8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amars a teu prximo como a ti mesmo, bem fazeis. 9 - Mas, se fazeis acepo de pessoas, cometeis pecado e sois redargidos pela lei como transgressores. 10 - Porque qualquer que guardar toda a lei e tropear em um s ponto tornou-se culpado de todos. 11 - Porque aquele que disse: No cometers adultrio, tambm disse: No matars. Se tu, pois, no cometeres adultrio, mas matares, ests feito transgressor da lei. 12 - Assim falai e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. 13 - Porque o juzo ser sem misericrdia sobre aquele que no fez misericrdia; e a misericrdia triunfa sobre o juzo.

INTRODUO

igreja do sculo primeiro, estranha sociedade da poca, tentou romper com as distines de classe. Nela, o homem influente podia sentar-se lado a lado com os escravos; um escravo podia ser o seu presbtero; a diferena na escala social no poderia interferir na comunho dos membros. Esse comportamento social incomum chocava os influenciados pela mentalidade predominante da poca. Muitos, rendendo-se s presses sociais, sentiam-se obrigados a dar um tratamento especial s pessoas eminentes fora da igreja. Diante do exposto, a carta de Tiago nos leva reflexo de que a parcialidade, ou seja, a forma injusta de julgar as pessoas, pecado. Com isso, o apstolo tambm mostra o porqu e como ser imparcial. Vejamos:

Revista de Estudo Crescimento Bblico I - O QUE PARCIALIDADE

25

Como j mencionado, parcialidade a maneira injusta de julgar as pessoas; mostrar favoritismo em decorrncia de algo que outrem possua, quer seja status, poder, dinheiro, tudo aquilo que seja perceptvel aos olhares do povo. luz da Palavra, esse proceder errado, pois: 1. consequncia de maus pensamentos (v 4). Neste versculo, Tiago afirma que aqueles que fazem acepo de pessoas, por meio do favoritismo, so indivduos tomados de maus pensamentos. Esse tipo de pensar pode ser motivado por orgulho, ao imaginar-se melhor do que os outros ou ainda por se sentir inferior, devido a baixa autoestima, que o leva a no se aproximar de irmos com condies melhores. O que ocorre no geral (e justamente o que o versculo em questo trata) que as pessoas so tendenciosas a identificar-se com outras bem-sucedidas, por isso, seus pensamentos so os de se igualar s tais, dando preferncia aos irmos de boas condies em detrimento dos mais pobres. Para evitarmos que isso acontea, devemos seguir a orientao de Paulo em Fl 4.8 "tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se h alguma virtude, e se h algum louvor, nisso pensai". 2. pecado (v 9). O ponto crucial da parcialidade o pecado. A Escritura clara: "se fazeis acepo de pessoas, cometeis pecado e sois redarguidos pela lei como transgressores." (v 9). No devemos ignorar os ricos, porque assim estaramos retendo nosso amor, mas no devemos favorec-los pelo que eles podem fazer por ns, enquanto ignoramos os pobres que aparentemente podem nos oferecer to pouco. O livro de Provrbios diz: "Balana enganosa abominao para o Senhor, mas o peso justo o seu prazer." O juzo injusto abominvel ao Senhor. Os versculos seguintes (da carta de Tiago) concluem que no h desculpa, pois uma pessoa que erra em um ponto da lei, ou toda a lei, erra da mesma maneira; e comparado ao indivduo ou ao assassino. Portanto, o favoritismo, a parcialidade, a balana injusta tudo pecado. II - POR QUE SER IMPARCIAL Ao perceber o quanto errado esse proceder, identifica-se, no texto em questo os motivos pelos quais devemos agir com imparcialidade, ou seja, o porqu precisamos ser neutros, julgando com equidade, retido. 1. Porque compatvel com os ensinamentos de Cristo (v 8). Um dia, interrogado pelos fariseus sobre qual o grande mandamento da

Revista de Estudo Crescimento Bblico

26

Lei, Jesus resumiu os dez em dois: "Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (...) Amars o teu prximo como a ti mesmo." (Mt 22.37,39) Agora, o irmo de Jesus (escritor da carta - Tiago) relembra esse ensinamento do amor. Se amarmos, como o Senhor nos ensinou, de maneira alguma pecaremos fazendo atos de favoritismo. Assim sendo, este o primeiro motivo pelo qual devemos cultivar a imparcialidade. 2. Para no nos julgarmos melhores que os outros (v 4). O segundo motivo para sermos imparciais um alerta para no cair em outro erro - o orgulho. Deus considera todas as pessoas como iguais, porm geralmente tendemos a nos julgar melhores do que os outros. Absolutamente o inverso do que a Palavra nos instrui "cada um considere os outros superiores a si mesmo." (Fl 2.3) Quando nos enxergamos em uma posio mais elevada, pensamos estar acima dos outros; esse orgulho, soberba, condenado por Deus pois, "resiste aos soberbos, d, porm, graa aos humildes." (Tg 4.6) Logo, cultivar a imparcialidade o caminho que o cristo deve seguir para alcanar a graa de Deus. III - COMO SER IMPARCIAL Finalmente chega-se questo prtica: como ser imparcial? Como no demonstrar favoritismo em meio a uma cultura absolutamente levada pela aparncia? Essas respostas so expressas no texto. 1. No se deixando levar pela aparncia (v 2-4). O texto narra sobre uma pessoa entrando no templo com anel de ouro e vestes preciosas, ao contrrio de outra com vestes srdidas (andrajoso, imundo). Esse contraste de acessrios externos engana a muitos que apenas olham as aparncias. Em Lucas 18.9-14, Jesus contou a parbola do fariseu e do publicano, no qual aquele se julgava melhor, acreditando que sua orao seria ouvida; o publicano, apenas de longe dizia " Deus, s propcio a mim, pecador!" A orao ouvida foi a do publicano. Em outra ocasio, enquanto os ricos davam as maiores ofertas (apenas do que lhes sobrava), uma viva deu duas moedas e Jesus falou que aquela era a maior das ofertas (Mc 12.44). Portanto, no analisar as coisas apenas por aparncias nos leva a atitudes sbias de imparcialidade. 2. Por intermdio da misericrdia (v 13). A misericrdia que mostramos, revela a que recebemos. Os que provaram a misericrdia de Deus ocasionalmente, pelo menos deveriam ser, mas nem sempre so, melhores perdoadores. Os que tratam os outros com dureza, demonstram que no tiveram uma experincia com perdo. Como regra, a vida tambm

Revista de Estudo Crescimento Bblico

27

parece provar que quanto mais misericordiosos somos para com as outras pessoas, mais somos tratados de maneira semelhante. Quando demonstramos compaixo para com algum, tambm evidenciamos a imparcialidade, pois colocamo-nos no lugar do outro, e no acima. Dessa forma, cultivamos o juzo reto - a imparcialidade. CONCLUSO Ao entender o que vem a ser o favoritismo, combatido pelo apstolo Tiago, vislumbramos os motivos pelos quais devemos cultivar a imparcialidade. Seguindo os ensinamentos de Cristo relativos ao amor, logo no nos deixamos levar pelas aparncias, consequentemente, demonstramos misericrdia e no pecamos por acepo de pessoas. Esse cultivo da neutralidade deve ser dirio para que prossigamos em uma vida crist prtica. Para reflexo: Voc tem se empenhado para no fazer acepo de pessoas? Voc considera o teu irmo superior a si mesmo? Voc tem exercitado a misericrdia? Questionrio para avaliao e debate: 1. Por que a acepo um grave pecado? (v 9). 2. O que ser parcial? 3. Quando julgamos o irmo(), pela aparncia, estamos fazendo acepo?

DEPARTAMENTO DE EDUCAO CRIST Existe para prestar servios didticos.


OFERECE SUBSDIOS PARA: EBD FRUM DISCIPULADO CURSOS

Procure-nos!

RELACIONANDO COM HUMILDADE


Versculo Chave
Semelhantemente vs, jovens, sede sujeitos aos ancios; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes (1 Pedro 5.5).

Lio 06 - 07 de agosto de 2011


Ensinar que os cristos devem ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus; Destacar os ensinos chaves no texto bsico que exemplificam esta afirmao; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Objetivos da Lio

Culto Familiar
Segunda - (Atos 20.19) - Servindo ao Senhor com humildade Tera - (Filipenses 2.3) - Fazendo todas as coisas com humildade Quarta - (Colossenses 3.12) - Revestindo de humildade Quinta - (Tiago 4.10) - Humilhando perante o Senhor Sexta - (1 Pedro 5.5) - Sujeitando uns aos outros Sbado - (Filipenses 2.1-5) - Relacionando com humildade
SUGESTO DE HINOS - 084 - 086 - 273 (Harpa Crist)

Filipenses 2.1-8 1 - Portanto, se h algum conforto em Cristo, se alguma consolao de amor, se alguma comunho no Esprito, se alguns entranhveis afetos e compaixes, 2 - completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo nimo, sentindo uma mesma coisa. 3 - Nada faais por contenda ou por vanglria, mas por humildade;

Revista de Estudo Crescimento Bblico

29

cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 - No atente cada um para o que propriamente seu, mas cada qual tambm para o que dos outros. 5 - De sorte que haja em vs o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus, 6 - que, sendo em forma de Deus, no teve por usurpao ser igual a Deus. 7 - Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendose semelhante aos homens; 8 - e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente at morte e morte de cruz.

INTRODUO

relacionamento entre cristos requer unidade e comunho. Por conta das diferenas entre as personalidades e temperamentos, dissenses podem surgir no meio cristo, abalando assim a sua unidade. O apstolo Paulo exorta ao relacionamento com humildade e amor, para conservao da unidade do Corpo de Cristo. Alguns princpios da prtica da humildade so esclarecidos na carta aos Filipenses, na qual apresentado o exemplo mximo de humildade: Jesus. I - O AMOR DE DEUS NOS EXORTA HUMILDADE - (VV 1-3a) Nesses primeiros versculos do captulo 2, o apstolo Paulo faz referncia a algumas mudanas causadas pelo amor de Deus. Segundo ele, se este est presente em nossos coraes, h unidade de pensamento, de sentimento, como ele mesmo definiu: "um s esprito, uma s atitude." (vv. 2b NVI) possvel, portanto, afirmar que: 1. A unidade de pensamento e sentimento entre os cristos leva humildade (vv. 1 e 2). Unio, afeto, unidade e compaixo so sentimentos que esto estritamente ligados humildade. O prprio apstolo Paulo testemunho vivo da transformao causada no corao pelo amor de Deus. Antes fariseu, cidado romano, Paulo tinha como caractersticas a ira e a soberba. Foi um dos que aprovou a execuo de Estevo, demonstrando que compaixo e amor no eram caractersticas do seu carter (At 8.1). Aps a sua converso, no entanto, esse mesmo Paulo se coloca humildemente a servio do evangelho, e passa no somente a desfrutar

Revista de Estudo Crescimento Bblico

30

da comunho entre os irmos, mas a encorajar outros irmos a se colocarem humildemente na presena do Senhor, a servio do Evangelho e do prximo. Essa a vontade de Deus (Mq 6.8). 2. Vaidade, orgulho e ambio egosta so sentimentos contrrios humildade e no devem fazer parte da prtica de vida crist (vv. 3a). Vaidade e orgulho levam os cristos, at mesmo os mais devotos, prpria exaltao. Sabe-se que essa atitude reprovada pelo Senhor (Lc 14.11). Esses sentimentos geram contenda entre os irmos e de conhecimento comum que Deus abomina o que semeia contenda (Pv 6.16-19). O rei Davi, quando se deixou levar por interesses pessoais e egostas, em detrimento de fazer a vontade de Deus, cometeu o ato mais vil de sua histria, adulterando com a mulher de Urias e assassinando-o para encobrir este pecado. Por conta desse ato, Davi perdeu a paz e a comunho com Deus. Mais tarde, o prprio Davi fez um censo do povo de Israel com objetivo de exaltao prpria. As consequncias desse ato foram severas (1Cr 21). Outro exemplo bblico o de Sanso, que sempre foi levado por tais sentimentos, e essa foi a causa da sua runa. O que se pode aprender disso que todo aquele que se envaidecer no achar graa diante dos olhos do Senhor. "o que exalta a sua porta, busca runa" (Pv 17.19b). II - O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE HUMILDADE - (VV 3b e 4) O dicionrio classifica o termo humildade como "virtude que nos d o sentimento de nossa fraqueza; modstia; submisso; ausncia completa de orgulho." Todas essas definies esto corretas. Entretanto, neste captulo, Paulo nos d uma definio diferente do que significa humildade, basicamente sendo resumido em dois tpicos: 1. Humildade o ato de considerar o prximo superior a si mesmo (vv. 3b). O Senhor Jesus nos ensinou o segundo maior mandamento: "Amar ao prximo como a ns mesmos". Paulo, entretanto, nos exorta a considerarmos o prximo superior a ns mesmos. Muitas pessoas acreditam que humildade considerar-se incapaz, pior em todos os aspectos do que todos que esto a sua volta. Isso no humildade! Talvez seja complexo de inferioridade, ou at mesmo mediocridade. Humildade considerar o prximo superior, mas nem por isso considerar a si mesmo inferior. considerar os desejos e necessidades do prximo to importantes, ou at mesmo mais importantes, do que os prprios desejos e necessidades e se temos alguma capacidade, que tambm esta esteja disposio do prximo. 2. Humildade jamais ter em vista apenas os prprios interesses (v. 4). Certa vez, Jesus declarou: "Se algum quiser vir aps mim,

Revista de Estudo Crescimento Bblico

31

renuncie-se a si mesmo (...)" (Mt 16.24). Renncia um ato de humildade. Despojar-se dos prprios interesses em favor do prximo uma atitude bastante altrusta, que demonstra um amor caridoso. No livro de Ester temos um exemplo de humildade quando a rainha se coloca em perigo de morte, entrando na presena do rei sem o convite do mesmo, para interceder em favor do seu povo, que seria vtima de uma trama planejada por Ham. Apesar de saber que poderia ser morta, Ester julga que o bem de todo o seu povo era mais importante que a sua prpria vida. E ento Deus faz Ester achar graa aos olhos do rei Assuero (Et 5.2; Tg 4.6). Considerar os prprios interesses algo comum ao ser humano, mas no devemos considerar apenas os nossos interesses, mas devemos buscar tambm o bem daqueles que esto ao nosso redor. Para isso, precisamos de humildade e, em se tratando disso, no h como deixar de falar em Jesus. III - O EXEMPLO PERFEITO DE HUMILDADE EM JESUS CRISTO - (VV. 5-8) Em todos os aspectos da vida, nunca houve exemplo maior que o prprio Senhor Jesus. No que se refere a humildade, Ele o exemplo perfeito a ser seguido. O apstolo Paulo lista algumas caractersticas do carter de Jesus que descrevem quo humilde era o Seu corao. 1. No usurpou ser igual a Deus (vv. 5 e 6). Jesus no tinha a menor dvida em relao a esse fato: Ele Deus e sabe disso (Jo 10.30; 14.9). Mas Jesus demonstra a sua absoluta humildade por no se apegar ao fato de ser Deus. Ele, que o Criador do universo, o Senhor dos Exrcitos, Rei dos reis, Onipotente, no se utilizou desse poder em favor de si mesmo, mas utilizou-o em favor da humanidade. Os homens em geral tm a tendncia de apegarem-se a cargos ou ttulos. Diretores, presidentes, reis, doutores, sacerdotes, pastores, todos esses ttulos ou cargos so respeitados no mundo contemporneo e carregam consigo certo "status" perante a sociedade. Jesus tinha o maior desses ttulos: Ele o Deus Todo-Poderoso, mas isso no o impediu de ser humilde e servir ao seu prximo. esse o verdadeiro sentido de humildade. 2. Humilhou-se e, obediente, cumpriu a Lei at a morte em favor de todos os homens (vv. 7,8). Nenhum homem, a no ser Aquele que Perfeito, tinha a capacidade de cumprir a Lei. Jesus no apenas se despojou do seu Trono de Glria e se fez homem, mas, nesta forma, Ele cumpriu o que todo homem falhou em cumprir desde a sua queda. S Jesus podia cumprir a Lei, pois somente Ele tinha essa capacidade, que usou em favor de uma humanidade pecadora. Humildemente, Ele se fez servo em nosso favor. No por obrigao ou porque merecamos, mas por amor a ns. "Aquele que no conheceu pecado, o fez pecado por ns; para

Revista de Estudo Crescimento Bblico

32

que nele fssemos feitos justia de Deus" (2Co 5.21). "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores" (Rm 5.8). Ele merecia somente o Trono, mas caminhou at a cruz que ns merecamos, com o nico propsito de nos salvar. Se o prprio Jesus se humilhou em nosso favor, muito mais ns, que somos servos, devemos nos humilhar e servir ao nosso prximo para a glria de Deus. CONCLUSO A humildade no apenas uma caracterstica do carter humano, mas uma atitude. A pessoa humilde de corao no aquela que apenas considera o prximo superior a si mesmo, mas aquela que age em favor dos que esto ao seu redor por consider-los mais importantes. O amor de Deus deve permear nossos coraes e nos levar a prtica de atos de humildade e servio ao prximo, assim como fez Jesus. Se em algum momento duvidarmos acerca do que o certo a fazer, da atitude certa a se tomar, devemos nos perguntar: "Se Jesus estivesse no meu lugar, o que Ele faria?" Jesus o exemplo perfeito de humildade. Se to somente seguirmos Seu exemplo, teremos sucesso em nos relacionarmos humildemente diante de Deus e com o prximo. Que todos os dons e talentos, confiados por Deus a ns, sejam para a Sua honra e em favor dos nossos irmos. Para reflexo: Voc tem se humilhado diante de Deus? Voc se importa mais com o interesse do teu prximo do que com o teu? Voc tem usurpado alguma coisa ou cargo ministerial? Questionrio para avaliao e debate: 1. O que que o orgulho gera entre os irmos? 2. Onde originou o orgulho? 3. Como foi que Jesus nos deu o exemplo de humildade?

HUMILDADE O que voc tem de orgulho dentro de voc o que tem de anjo cado vivendo em voc; o que voc tem de verdadeira humildade o que voc tem do Cordeiro de Deus dentro de voc.
Andrew Murray

LIBERANDO O PERDO
Versculo Chave
Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como tambm Deus vos perdoou em Cristo (Efsios 4.32)

Lio 07 - 14 de agosto de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que o perdo um ensinamento pilar nas Escrituras; Mostrar as consequncias para quem no perdoa e para o que no perdoado; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Mateus 18.28-30) - No perdoou porque no quis Tera - (Marcos 11.25,26) - Quando estiver orando perdoai Quarta - (Lucas 17.4) - Perdoai sete vezes no dia Quinta - (Colossenses 3.13) - Perdoai como Cristo perdoou Sexta - (Filemom 1) - Perdoai seu prximo Sbado - (Mateus 18.23-35) - Libere o perdo
SUGESTO DE HINOS - 187 - 334 - 432 (Harpa Crist)

Mateus 18.23-35 23 - Por isso, o Reino dos cus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; 24 - e, comeando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. 25 - E, no tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher, e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para

Revista de Estudo Crescimento Bblico

34

que a dvida se lhe pagasse. 26 - Ento, aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, s generoso para comigo, e tudo te pagarei. 27 - Ento, o senhor daquele servo, movido de ntima compaixo, soltou-o e perdoou-lhe a dvida. 28 - Saindo, porm, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem dinheiros e, lanando mo dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. 29 - Ento, o seu companheiro, prostrando-se a seus ps, rogava-lhe, dizendo: S generoso para comigo, e tudo te pagarei. 30 - Ele, porm, no quis; antes, foi encerr-lo na priso, at que pagasse a dvida. 31 - Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. 32 - Ento, o seu senhor, chamando-o sua presena, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dvida, porque me suplicaste. 33 - No devias tu, igualmente, ter compaixo do teu companheiro, como eu tambm tive misericrdia de ti? 34 - E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, at que pagasse tudo o que devia. 35 - Assim vos far tambm meu Pai celestial, se do corao no perdoardes, cada um a seu irmo, as suas ofensas.

INTRODUO

Igreja o corpo vivo de Cristo. nela, e por meio dela, que se manifesta o reino dos cus. Sua expanso depende do comportamento de cada servo de Deus. O Senhor destaca nesta parbola a beneficncia do perdo. Concedlo a algum ser compassivo e tornar-se, tambm, alvo do perdo divino. Por isso, est escrito: "Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vs tambm" (Cl 3.13). Portanto, vejamos: I - O PERDO CONCEDIDO POR DEUS O perdo uma das prticas mais benficas do cristianismo. A sua doutrina largamente ensinada na Bblia. No Novo Testamento, aparece expresso de quatro maneiras: 1) "Charizomai" = "tratar graciosamente com" ; 2) "Aphiemi" = "Mandar embora, soltar"; 3) "Apolu" = "Libertar" e; 4) "Paresis" = "Deixar passar".

Revista de Estudo Crescimento Bblico

35

Por todas estas expresses, fica clara a ideia do perdo, tanto de Deus para com o homem, como deste para o seu semelhante. 1. Ao servo que contraiu grande dvida - O texto afirma: "No tendo com o que pagar" (v 25), o Senhor perdoou-lhe a dvida (v 27). Note a expresso: "soltou-o". A dvida uma priso. Deus tratou com ele graciosamente, soltou-o, libertando-o, isto perdo. A nossa dvida para com o Senhor muito mais do que podemos pagar. A escritura diz que todo aquele que comete pecado seu escravo (Jo 8.34). Mas tambm afirma que Deus quem perdoa todas as nossas iniquidades (Sl 103.3). Em Cristo, Ele nos perdoa os pecados e nos purifica de toda injustia (1Jo 1.9). 2. Ao servo que se humilhou - O primeiro passo para o perdo divino o reconhecimento da dvida. Se aquele servo arrogantemente elevasse a sua voz contra o Senhor, tentando provar que no lhe devia nada, certamente hoje teramos uma histria com final diferente. Ele teria sido vendido escravido e jamais se livraria, pois no teria como pagar a dvida. No Salmo 49.8, lemos: "pois a redeno da sua vida carssima, de sorte que os seus recursos no dariam". Aquele homem prostrou-se e passou a reverenciar o seu Senhor que, comovido, o perdoou, pois rico em perdoar (Is 55.7). A sentena do Senhor para os humildes e arrependidos : "pois lhes perdoarei a sua iniquidade e no me lembrarei mais dos seus pecados" (Jr. 31.34). 3. Ao servo digno de compaixo - O que leva Deus a nos perdoar em Cristo a sua misericrdia, e no argumentos. O fariseu em nada convenceu o Senhor, porque justificava a si mesmo. Jesus disse: "Digovos que este (referindo-se ao publicano), desceu justificado para a sua casa, e no aquele (o fariseu); porque todo o que a si mesmo se exalta ser humilhado, mas o que a si mesmo se humilha ser exaltado" (Lc 18.14). O servo disse: "tem pacincia comigo" (v 26). O publicano orou: " Deus, s propcio a mim, o pecador" (Lc 18.13). Davi suplicou: "Compadece-te de mim, Deus, segundo a tua benignidade, apaga as minhas transgresses, segundo a multido das tuas misericrdias" (Sl 51.1). II - O PERDO NEGADO PELO SERVO Deus nos perdoou tantos pecados ao nos conceder o dom gratuito da salvao em Cristo, que qualquer ofensa que outro ser humano possa praticar contra ns, irrisria. Perdo-lo o mnimo que podemos fazer,

Revista de Estudo Crescimento Bblico

36

refletindo, assim, algo da bondade divina que tem sido derramada em nossas vidas (Lc 17.3,4; Tg 2.13; 1 Pd 4.8) (Bblia Shedd). Vejamos a atitude do servo incompassivo: 1. Ao seu semelhante - "Um dos seus conservos" (v 28) - Quando Deus nos perdoa Ele o faz movido pelo seu amor. Da mesma forma devemos perdoar, setenta vezes sete, o nosso irmo que pecar contra ns. (Mt 18.1522) "Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoars" (Lc 17.4). Num gesto egosta, negou-lhe o perdo: "pague o que me deves" (v 28). O egosmo deseja somente para si e no quer que outros alcancem algum benefcio. Perdoar soltar, libertar, deixar ir. O perdo uma doao. Portanto, esta a lei de Deus: "soltai e soltar-vos-o" (Lc 6.37). Mas o egosta recebe e no passa adiante. Muitas doenas na vida dos cristos poderiam ser curadas com este gesto simples: o perdo. 2. Num gesto incompassivo - "Ele porm no quis" (v 30) - Aquele servo no perdoou o seu companheiro, simplesmente porque no quis. Muitos cristos afirmam categoricamente: "Eu no perdoo, quem perdoa Deus". Outros dizem: "Eu j perdoei, ele l e eu aqui". Existe casal que aceita teoricamente o erro do seu cnjuge, mas no ntimo nunca perdoou e assim o mantm preso. Famlias inteiras, vivendo debaixo do mesmo teto, mas no conseguem se perdoar. Na igreja, muitos esto cantando, ceiando, e por incrvel que parea, at orando juntos, mas nunca se perdoaram. E sabem por qu? Porque no querem. Deus jamais exigiria de ns tal coisa, se perdoar fosse algo impossvel (Mc 11.26). O servo poderia ter perdoado aquela dvida to pequena, "ele porm, no quis". 3. Na indignao do Senhor - O Senhor se indignou com a atitude daquele "servo malvado" (v. 32). Cobrou-lhe o fato de no haver perdoado o seu semelhante. "Perdoei-te toda aquela dvida... no devias tu tambm ter compaixo..." (v 33). Deus tem cobrado a nossa indisposio em perdoar. Certamente tem falado conosco por meio das Escrituras, das pregaes, dos hinos e de muitas outras maneiras. Fala agora por meio desta lio. No devemos resisti-lo: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celestial vos perdoar; se, porm, no perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoar vossas ofensas" (Mt 6.14,15). "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e a te lembrares de que teu irmo tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmo, e depois

Revista de Estudo Crescimento Bblico

37

vem, e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversrio, enquanto ests no caminho com ele, para que no acontea que o adversrio te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na priso" (Mt 5.23-25). "Assim vos far meu Pai celestial, se de todo corao no perdoardes, cada um a seu irmo" (Mt 18.35; Mc 11.25). CONCLUSO O que foi tratado neta lio no apenas questo doutrinria, trata-se de ensino prtico e fundamental. uma prioridade, pois o perdo base fundamental para a unidade da igreja. Para reflexo: Voc se lembra de algum que necessita do teu perdo? Voc acredita que a tua dvida para com o Senhor menor que a dvida do teu irmo para contigo? Voc pode fazer esta orao: "Perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns tambm temos perdoado aos nossos devedores"? (Mt 6.12). Questionrio para avaliao e debate: 1. Quantas vezes no dia devemos perdoar o nosso irmo? (Lc 17.4). 2. Por que o servo no perdoou o seu semelhante? 3. O que aconteceu com o servo que no perdoou?

PERDOANDO O NOSSO PRXIMO


Nos dias de Jesus, as pessoas tinham que ir ao templo para cultuar a Deus. De acordo com a Lei judaica, a pessoa teria que levar um animal ou ave para o sacrifcio. O holocausto era imolado diante de Deus, propiciando a purificao do pecado e abrindo a porta de acesso para sua petio. Hoje em dia, o equivalente seria buscar o Pai em orao. Em qualquer das situaes, ele logo dominado pela dolorosa lembrana de que negou perdo ou que deixou de pedir perdo ao seu semelhante. Jesus comenta isso nos instruindo a fazer quatro coisas: 1. Parar - Deixa perante o altar a tua oferta. Pare de orar; 2. Ir - Vai e procura o foco do problema; 3. Reconciliar - Reconcilia-te perdoando ou pedindo perdo; 4. Voltar - Volte e traga a tua oferta e a faa a tua orao. (Charles Swindoll)

DEMONSTRANDO ALTRUSMO
Versculo Chave
Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmo necessitado, lhe cerrar o seu corao, como estar nele a caridade de Deus? (1 Joo 3.17)

Lio 08 - 21 de agosto de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que a expresso do amor uma das maiores provas de que somos filhos de Deus; Mostrar que o amor no teoria, mas algo prtico; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Romanos 12.9) - Amor no fingido Tera - (Efsios 5.2) - Andai em amor Quarta - (Filipenses 2.2) - Tenha o mesmo amor Quinta - (1 Pedro 3.14) - Padecendo por amor Sexta - (2 Pedro 1.7) - Amor fraternal Sbado - (1 Joo 3.10-18) -Amor altrusta -Amor altrusta
SUGESTO DE HINOS - 111 - 413 - 511 (Harpa Crist)

1 Joo 3.10-18 10 - Nisto so manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que no pratica a justia e no ama a seu irmo no de Deus. 11 - Porque esta a mensagem que ouvistes desde o princpio: que nos amemos uns aos outros. 12 - No como Caim, que era do maligno e matou a seu irmo. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram ms, e as de seu irmo, justas.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

39

13 - Meus irmos, no vos maravilheis, se o mundo vos aborrece. 14 - Ns sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmos; quem no ama a seu irmo permanece na morte. 15 - Qualquer que aborrece a seu irmo homicida. E vs sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. 16 - Conhecemos a caridade nisto: que ele deu a sua vida por ns, e ns devemos dar a vida pelos irmos. 17 - Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmo necessitado, lhe cerrar o seu corao, como estar nele a caridade de Deus? 18 - Meus filhinhos, no amemos de palavra, nem de lngua, mas por obra e em verdade.

INTRODUO e forma geral, altrusmo pode ser definido como "amor desinteressado ao prximo". O ser humano no tem a tendncia natural de beneficiar o prximo, a menos que isso implique em um beneficio direto para ele mesmo. Ns normalmente ajudamos aqueles com os quais temos algum tipo de vnculo, e que de alguma forma podero retribuir nosso "cuidado" em algum momento. No entanto, o amor desinteressado uma caracterstica indispensvel ao verdadeiro cristo que, seguindo o exemplo de Cristo, capaz de amar seu irmo sem esperar algo em troca. I - ALTRUSMO EVIDNCIA DO NOVO NASCIMENTO - (V.14) O homem naturalmente voltado para si e no para seu prximo; por ns mesmos no conseguimos agir em favor dos outros de maneira desinteressada e constante. Quando nascemos de novo, essa realidade tem que mudar. Como filhos de Deus, passamos a manifestar caractersticas de nosso Pai, adquirimos a capacidade de amar o prximo com o amor daquEle que habita em ns. Passamos a agir de maneira mais altrusta expressando o amor que: 1. prova de Cristo em ns v. 10 - No existe a possibilidade de uma nova criatura continuar to mesquinha e egosta quanto era antes de aceitar o senhorio de Cristo em sua vida. O versculo 10 deixa claro que "qualquer que no pratica a justia e no ama a seu irmo no de Deus". A expresso do amor uma das maiores provas de Cristo em ns, aquele que no ama a seu irmo no est em Deus, pois assim como

Revista de Estudo Crescimento Bblico

40

diz 1Jo 4.16 "Deus amor e quem est em amor est em Deus, e Deus, nele", logo, se no estamos em amor, no estamos em Deus, e muito menos Ele em ns. 2. resultado de Cristo em ns v. 16 - "ele deu a sua vida por ns, e ns devemos dar a vida pelos irmos". A prtica do amor fruto do maravilhoso exemplo que nos foi deixado. Hoje, s podemos ter acesso livre a Deus porque um dia Ele deixou a sua glria para vir e fazer por ns o que jamais seriamos capazes de fazer por qualquer pessoa. Foi Ele quem nos mostrou o que verdadeiramente amar; em virtude desse exemplo maior de altrusmo, hoje podemos ter comunho com Ele, amlo e difundir, para aqueles que nos cercam, o amor que nos foi apresentado e que no podemos conter dentro de ns. 3. um ato de submisso ao Cristo que est em ns v. 11 - "E o seu mandamento este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento" (1Jo 4.23). O amor e o cuidado para com o prximo tambm um ato de submisso a Deus. A verdade que, por considerar o amor como algo subjetivo, acabamos por complicar as coisas, mas a verdade que amar simplesmente um mandamento divino ao qual devemos to somente obedecer. Voc no deve procurar pessoas dignas do seu amor para amar, pois Deus no esperou encontrar em voc algo que o fizesse digno de Seu amor; assim como Ele simplesmente escolheu te amar, voc deve escolher obedecer Seu mandamento, escolhendo amar ao prximo. II - O ALTRUSMO PRECISA SER EXERCITADO Como vimos no tpico anterior, quando aceitamos a Jesus somos feitos novas criaturas. A partir desse momento, Deus comea a trabalhar em nosso carter para torn-lo cada vez mais prximo do carter de Cristo - nosso irmo mais velho (Rm 8.29). Assim, passamos a ter nossa velha natureza "suprimida" pela natureza divina. O problema que no somos feitos imagem de Cristo do dia para a noite, esse um longo e doloroso processo que implica na mortificao da nossa carne, a qual no temos como abandonar. Por isso, precisamos exercitar o altrusmo para que o egosmo que habita em ns no venha prevalecer. Portanto, exercitar o altrusmo: 1. Implica em renncia v. 16 - Nosso Senhor renunciou a Sua glria e majestade para dar a maior prova de amor que poderamos ter: a oportunidade de viver por meio da sua morte. Mesmo diante de tamanha demonstrao de altrusmo, muitos de ns ainda nos negamos a abrir

Revista de Estudo Crescimento Bblico

41

mo de um dia de lazer, de nosso dinheiro e de muitas outras coisas que muitas vezes no nos fariam falta, e que poderiam mudar a vida de outra pessoa. O Amor uma deciso que precisa ser traduzida em aes, o exerccio do altrusmo necessariamente requer algum tipo de renncia e, como diz o verso 16, se for preciso, que abramos mo da prpria vida por amor ao nosso irmo. 2. Implica em compartilhamento v. 17 - "Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmo necessitado, lhe cerrar o seu corao, como estar nele o amor de Deus?" Se nosso irmo estiver com fome, no basta orar para que Deus o mande suprimentos, se temos alimento para compartilhar. Ele com certeza, se sentir muito mais amado, voltando pra casa abenoado e saciado, ao invs de to somente "abenoado". O versculo fala de bens materiais, mas podemos ir alm disso. Muitas vezes estamos cercados de pessoas carentes de ateno, precisando apenas que nos interessemos por elas, que perguntemos se est "tudo bem" esperando para ouvir a resposta; que compartilhemos seus problemas os quais muitas vezes no podemos resolver, mas podemos compartilhar. Suas almas aflitas esto fragilizadas e, por escolhermos no nos interessar por elas, muitas acabam se perdendo. 3. Implica em coragem v. 13 - "Meus irmos, no vos maravilheis, se o mundo vos aborrece". Praticar o altrusmo andar na contramo, ser odiado pelo mundo. O sistema padece pela falta de amor, pois as pessoas no so ensinadas a cuidar umas das outras. Ns, porm, fomos chamados para seguir os passos de Cristo e fazer a diferena. Para isso, precisamos de coragem: primeiro para enfrentar a nossa prpria resistncia, gerada pelos conceitos que adquirimos antes de nascermos de novo; depois para enfrentar a resistncia do mundo, que est cheio de boas razes para cuidarmos da nossa vida e olharmos para o lado apenas se tivermos com muito dinheiro sobrando e bastante tempo livre, o que, para nossos dias, praticamente impossvel. CONCLUSO Muitos de ns tentamos nos convencer de que somos verdadeiros cristos quando, na verdade, no praticamos o cristianismo. Se todo o que se diz cristo estivesse vivendo uma vida um pouco mais altrusta, j haveria uma massa considervel na contramo, e mais pessoas estariam sendo alcanadas pelo Amor. Se voc no se sente movido a ajudar o prximo, quando pode faz-lo deve rever urgentemente sua vida espiritual. No deixemos o Esprito de Deus sem espao para trabalhar. Na vida do cristo, a guerra constante em que vivemos no pode ser

Revista de Estudo Crescimento Bblico vencida pelo egosmo. Para reflexo: Voc um cristo altrusta? Voc submisso a Cristo? Voc tem compartilhado da necessidade do teu prximo?

42

Questionrio para avaliao e debate: 1. Cristo deu a sua vida por ns, o que devemos fazer pelo nosso irmo? 2. O que renncia? 3. De acordo com o verso 17, como podemos provar o amor de Deus em ns?

CONSELHOS DOS MPIOS Bem-aventurados os rompedores, porque eles vencem no mundo. Bem-aventurados os endurecidos, porque nunca deixam que a vida os machuque. Bem-aventurados os que se queixam, porque no fim conseguem o que desejam. Bem-aventurados os saciados de prazeres, pois nunca se preocupam com os seus pecados. Bem-aventurados os feitores de escravos, pois atingem seus objetivos. Bem-aventurados os sbios deste mundo, pois sabem se sair bem de tudo. Bem-aventurados os perturbadores, porque conseguem ser notados por todo mundo.
Verso alterada das bem-aventuranas - J. B. Philips

PRESTANDO SERVENTIA
Versculo Chave
Se algum me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estar tambm o meu servo. E, se algum me servir, meu Pai o honrar (Joo 12.26)

Lio 09 - 28 de agosto de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que o exemplo de Jesus : "para que, como eu vos fiz, faais vs tambm"; Destacar que quem almeja ser grande, dever comportar-se como o menor de todos; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Mateus 10.24) - No o servo maior que o seu Senhor Tera - (Mateus 20.27) - O primeiro deve ser o servo de todos Quarta - (Mateus 24.46) - Feliz o servo que for achado digno Quinta - (Mateus 25.21) - Servo fiel Sexta - (Joo 12.26) - Quem me serve o Pai o honrar Sbado - (Joo 13.1-17) - Prestando serventia
SUGESTO DE HINOS - 107 - 151 - 210 (Harpa Crist)

Joo 13.1-17 1 - Ora, antes da festa da Pscoa, sabendo Jesus que j era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os at ao fim. 2 - E, acabada a ceia, tendo j o diabo posto no corao de Judas Iscariotes, filho de Simo, que o trasse, 3 - Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mos todas as

Revista de Estudo Crescimento Bblico

44

coisas, e que havia sado de Deus, e que ia para Deus, 4 - levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. 5 - Depois, ps gua numa bacia e comeou a lavar os ps aos discpulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. 6 - Aproximou-se, pois, de Simo Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os ps a mim? 7 - Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu fao, no o sabes tu, agora, mas tu o sabers depois. 8 - Disse-lhe Pedro: Nunca me lavars os ps. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te no lavar, no tens parte comigo. 9 - Disse-lhe Simo Pedro: Senhor, no s os meus ps, mas tambm as mos e a cabea. 10 - Disse-lhe Jesus: Aquele que est lavado no necessita de lavar seno os ps, pois no mais todo est limpo. Ora, vs estais limpos, mas no todos. 11 - Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso, disse: Nem todos estais limpos. 12 - Depois que lhes lavou os ps, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? 13 - Vs me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. 14 - Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os ps, vs deveis tambm lavar os ps uns aos outros. 15 - Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm. 16 - Na verdade, na verdade vos digo que no o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. 17 - Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

INTRODUO uando pensamos em algum que foi um exemplo de predisposio para servir, a primeira pessoa que nos vem mente Jesus (Mc 10.45). Sendo Deus, Ele humilhou a si mesmo, assumiu a forma de servo e fez-se semelhante aos homens, sendo obediente at a morte (Fp 2.7,8). Prestar servio a Deus e ao prximo, alm de mostrar que estamos seguindo os passos de Jesus, significa que estamos vivendo a prtica do Evangelho. "Se algum me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estar tambm o meu servo" (Jo 12.26). O chamado para servir para todos os que esto ao alcance da Palavra, e a nossa obedincia a este chamado indica que o Evangelho entrou no apenas em nossos ouvidos, mas inundou nossas mentes e coraes.

Revista de Estudo Crescimento Bblico I - REQUISITOS NECESSRIOS PARA SERVIR

45

Exercitar a prtica de vida crist, agindo como servo, exige que alguns requisitos sejam cuidadosamente observados. O servio cristo precisa ser proveniente de uma motivao genuna e fruto de um esprito voluntrio. Vejamos: 1. Ter o amor como motivao verdadeira. "... como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os at o fim" (v. 1a). O verdadeiro servio a Deus e ao prximo precisa estar fundamentado no amor. Como amava os seus discpulos, Jesus no via nenhuma dificuldade em servi-los. Quem no ama, pode at servir a algum, mas este servio ser baseado em outros interesses, tais como: auferir lucros que satisfaam o pensamento egosta ou cumprir as exigncias legalistas da religio. De qualquer forma, essas motivaes jamais recebero a chancela divina. Para Deus, todo servio prestado deve ser fruto de um amor genuno. Muito mais que nossas aes, so as motivaes do nosso corao que despertam a ateno do Senhor. "Senhor, tu me sondas e me conheces" (Sl 139.1). 2. Ter um esprito voluntrio. "Levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se" (v. 4). possvel que naquele cenculo, os discpulos estivessem se entreolhando, esperando que algum se prontificasse para lavar os ps de todos. Eles estavam cheios de desejos de grandeza, pois discutiam no caminho sobre qual deles seria o mais importante (Lc 12.24). Aquele que se voluntariasse, seria colocado como servo e no como o maior, exatamente o contrrio do que eles almejavam. Foi ento que Jesus se prontificou para o servio, assumindo a condio de servo. Os discpulos aprenderam sobre a necessidade de se ter uma disposio voluntria, uma vez que, anos depois, todos se voluntariaram para sofrer e morrer como servos da causa do Evangelho (ex: Pedro e Joo, At 5.38-41). II - COMO DEVE SER REALIZADO O SERVIO CRISTO Uma vez cumpridos os requisitos expostos no tpico anterior, faz-se necessrio atentar para algumas maneiras relevantes na prestao de servio, que deve ser realizado com total desprendimento e sem qualquer tipo de preconceito. Vejamos: 1. Deve ser realizado com uma predisposio abnegada. "Disselhe Pedro: Nunca me lavars os ps. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te no lavar, no tens parte comigo" (v. 8). Ante a relutncia de Pedro, Jesus poderia perfeitamente t-lo deixado com os ps sujos, todavia Ele

Revista de Estudo Crescimento Bblico

46

insistiu. Era de suma importncia que Pedro tivesse os seus ps lavados. Por vezes, deixamos de servir a algum logo no primeiro obstculo. Pois nem todos se mostram abertos para receber ajuda. H os que se sentem diminudos, ou at mesmo desconfiados, com relao ao bem que lhe pretendem fazer. Contudo, aquele que tem um desejo resoluto de servir, supera todas as barreiras e cumpre o seu papel de servo. A exemplo daquele samaritano, que cedeu a sua cavalgadura, seu tempo, seu dinheiro, e ainda cederia muito mais, se a situao exigisse (Lc 10.33). 2. Dever ser realizada sem acepo de pessoas. "Porque bem sabia ele quem o havia de trair" (v. 11a). Jesus sabia que Judas o trairia, bem como conhecia o futuro espiritual sombrio que para o traidor estava reservado (Jo 17.12). Jesus sabia que na madrugada daquela noite, Pedro o negaria trs vezes (Mt 26.69-75), no entanto, no hesitou em lavar os ps de ambos. Ele estava demonstrando na prtica que o nosso desejo de servir no pode estar circunscrito apenas queles que nos amam, ou que nos querem bem, ou que correspondem nossa ateno. Servir aos que so amados uma ao que at mesmo os mpios podem fazer (Lc 6.32). O ensinamento prtico de Cristo : "Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem" (Mt 5.44). III - OBSERVAES RELEVANTES NA PRTICA DO SERVIR Servir no apenas uma vocao para o crente. Representa o cumprimento de um imperativo divino. Como se trata de mandamento, a atitude de servir independe da posio social ou eclesistica na qual eventualmente nos encontramos. Vejamos: 1. Independe de posio eclesistica. "Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os ps, vs deveis tambm lavar os ps uns aos outros" (v. 14). Aps ter lavado os ps dos discpulos, Jesus no deixou de ser Senhor e Mestre. Ele assumiu a condio de servo, mesmo "sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mos todas as coisas, e que havia sado de Deus, e que ia para Deus" (v. 3). Ou seja, agir como servo em nada alterou a sua condio divina. Quantos de ns deixamos de servir por entendermos que j chegamos a um nvel por demais elevado, e que, portanto, agindo como servos estaramos nos rebaixando? No Reino de Deus, aquele que quiser ser grande, dever primeiramente se comportar como o menor de todos (Lc 22.26). 2. Representa obedincia a um mandamento de Jesus. "Porque

Revista de Estudo Crescimento Bblico

47

eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm" (v. 15). Jesus no apenas pregou sobre as atitudes de um servo, Ele agiu na prtica como tal. Agora, Ele nos manda trilhar o mesmo caminho. O ato de servir no pode ser considerado como uma opo para aquele que se torna discpulo do Reino. Ao abraarmos a causa do Evangelho, nos tornamos semelhantes ao escravo da orelha furada, que, tendo a oportunidade de ser liberto da escravido, preferiu antes servir ao seu senhor voluntariamente e para sempre (Ex 21.5,6). Servir a Deus e ao prximo a prova de que entendemos a mensagem do Evangelho. CONCLUSO Servir implica em renunciar, em abrir mo do bem-estar e do conforto em favor de pessoas que por vezes nem mesmo conhecemos. Entretanto, a despeito de todas as dificuldades enfrentadas pelos que se predispem a agir como servos, Jesus os chama de venturosos: "Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes", disse Ele (v. 17). O vocbulo "servo", no contexto da Bblia, sinnimo de "escravo". Nos tempos bblicos, os escravos serviam aos seus senhores sem qualquer expectativa de reconhecimento ou gratido. Este o grande diferencial do servo de Deus, e por isso ele bem-aventurado (Mt 25.21). Para reflexo: Tudo que voc faz na obra de Deus voluntrio? Voc tem um corao abnegado? Voc um servo ou depende de um cargo ministerial para servir? Questionrio para avaliao e debate: 1. Por que Jesus lavou os ps dos discpulos? 2. Por que Jesus lavou os ps de Judas que iria tra-lo? 3. O que devemos fazer diante do exemplo dado por Jesus?

O SERVO
No primeiro sculo da era crist, em Jerusalm, as ruas e becos eram trilhos de terra batida. Era costume o anfitrio providenciar para que um escravo ficasse porta da casa para lavar os ps dos convidados. interessante notar que nenhum dos discpulos se ofereceu para executar essa humilde tarefa. Naquela sala estavam homens de corao altivo e ps sujos. E o mais curioso que aqueles discpulos estavam dispostos a lutar por um trono, mas no por uma toalha. E para falar a verdade, as coisas no mudaram muito de l para c. (Charles Swuindoll)

Revista de Estudo Crescimento Bblico

48

EETAD
Um Curso Teolgico - altura e disposio de todos CURRCULO: O PENTATEUCO HISTRIA DA IGREJA OS EVANGELHOS AS EPSTOLAS PAULINAS ESCATOLOGIA BBLICA PROFETAS MAIORES DANIEL E APOCALIPSE E OUTROS.

NVEL MDIO COM QUATRO ANOS DE DURAO.

Faa j a sua matrcula!


Fone: 3384-1013 - (Secretaria)

MANTENDO O VNCULO
Versculo Chave
procurando guardar a unidade do Esprito pelo vnculo da paz (Efsios 4.3)

Lio 10 - 04 de setembro de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que a Igreja o Corpo de Cristo e que deve funcionar como tal; Destacar as funes dos membros no Corpo que a Igreja; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Efsios 2.16) - Reconciliados em um s corpo Tera - (Efsios 4.3) - Unidade do Esprito o vnculo da paz Quarta - (Efsios 4.16) - O corpo bem ajustado Quinta - (1 Corntios 12.20) - Muitos membros vinculados ao corpo Sexta - (Colossenses 3.14) - Amor, vnculo da perfeio Sbado - (1 Corntios 12.12-18) - Mantendo o vnculo
SUGESTO DE HINOS - 008 - 056 - 434 (Harpa Crist)

1 Corntios 12.12-27 12 - Porque, assim como o corpo um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, so um s corpo, assim Cristo tambm. 13 - Pois todos ns fomos batizados em um Esprito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Esprito. 14 - Porque tambm o corpo no um s membro, mas muitos.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

50

15 - Se o p disser: Porque no sou mo, no sou do corpo; no ser por isso do corpo? 16 - E, se a orelha disser: Porque no sou olho, no sou do corpo; no ser por isso do corpo? 17 - Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 - Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 - E, se todos fossem um s membro, onde estaria o corpo? 20 - Agora, pois, h muitos membros, mas um corpo. 21 - E o olho no pode dizer mo: No tenho necessidade de ti; nem ainda a cabea, aos ps: No tenho necessidade de vs. 22 - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos so necessrios. 23 - E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em ns so menos decorosos damos muito mais honra. 24 - Porque os que em ns so mais honestos no tm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, 25 - para que no haja diviso no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26 - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro honrado, todos os membros se regozijam com ele. 27 - Ora, vs sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.

INTRODUO anter o vnculo entre os mltiplos membros do corpo de Cristo uma atitude de extrema importncia para o Reino de Deus, pois implica na sade da igreja. Nesta lio, o cristo ser chamado a refletir acerca da viso que tem de si mesmo e tambm dos outros membros integrantes deste corpo mstico. Todos estes membros unidos funcionam em perfeita harmonia, quando submissos ao cabea, que Jesus, e quando dispostos a uma prtica de vida crist, onde se procura "... guardar a unidade do Esprito pelo vnculo da paz" (Ef 4.3). Uma grande verdade revelada por meio dos tpicos da lio: Deus o Mentor da idia de um corpo. Foi dele que recebemos as designaes acerca do que devemos desempenhar e todos temos igual importncia para Ele. Abramos nosso corao para essas excelentes verdades.

Revista de Estudo Crescimento Bblico I - OS MUITOS MEMBROS FORMAM UM S CORPO EM CRISTO

51

"Porque, assim como o corpo um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, so um s corpo, assim Cristo tambm" (v. 12). O texto fala da unidade na diversidade, ilustrada na figura do corpo humano. Como membros do corpo de Cristo, devemos procurar desenvolver nossas tarefas com perfeio, sem anomalias ou disfunes. Para isso, precisamos entender alguns princpios. Vejamos: 1. Um corpo moldado pelo Esprito Santo. "Pois todos ns fomos batizados em um Esprito, formando um corpo... e todos temos bebido de um Esprito" (v. 13). Este batismo uma aluso ao poder do Esprito que capaz de moldar, num mesmo corpo pessoas de outras raas, credos ou condio social. um batismo de unio. O beber refere-se ao fato de tambm comungarmos de um mesmo Esprito. Cada membro deve reconhecer essa unidade e participar ativamente dela, a fim de contribuir para o desenvolvimento da igreja. Para isso, precisamos estar vinculados pela ao do Esprito; pois embora com funes distintas, possumos uma identidade com o mesmo Esprito e herdamos a natureza de Cristo. "... todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus" (Cl 2. 19). 2. Um corpo que mantm harmonia na diversidade dos membros. "Porque tambm o corpo no um s membro, mas muitos" (v. 14). Precisamos entender que diversidade no sinnimo de desarmonia. No corpo fsico, a diversidade essencial para a sobrevivncia, e o torna mais intrigante e belo. No natural que o corpo funcione em desunio, mas em cooperao. Espera-se a mesma harmonia no corpo espiritual, onde os inmeros membros, com diferentes funes, no devem sofrer qualquer perturbao na essncia da unidade e dos objetivos a que se propem, antes devem manter-se harmonicamente vinculados uns aos outros. Cada membro do corpo de Cristo possui algo de indispensvel e deve perceber-se como parte importante da igreja. "O Cristo inteiro inclui tanto a cabea como o corpo" (Agostinho). II - OS MUITOS MEMBROS EXERCEM FUNES DISTINTAS "Agora, pois, h muitos membros, mas um corpo" (v. 20). Uma casa no pode ser construda apenas de tijolos, mas de tijolos, telhas, janelas e muitos outros materiais. E todos eles, a despeito de serem diferentes, so igualmente importantes. Assim na casa de Deus. Importa

Revista de Estudo Crescimento Bblico

52

que cada membro realize alegremente a funo que lhe foi confiada, de forma a glorificar ao Senhor. Vejamos: 1. Funes determinadas por Deus. "Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis" (v. 18). Foi Ele quem estabeleceu os apstolos, os profetas, os doutores, bem como as mltiplas manifestaes dos dons (v. 28). Qualquer insatisfao em relao vocao de algum vai contrariar o querer de Deus. Nossas diferentes funes devem servir e auxiliar com reciprocidade. Ou seja, se eu no tenho o dom de pregar a Palavra, ainda assim sou edificado com a pregao de outros, da mesma forma que o dom que o Senhor me confiou vai suprir a carncia espiritual de algum. O propsito o de fortalecer a sade do corpo em geral e o bem estar dos membros em particular. (1Co 12.11). 2. Funes imprescindveis para a formao do corpo. "Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?" (v. 17). Um corpo no pode ser formado por um nico rgo; isso seria uma monstruosidade. Mesmo que um membro subestime sua funo, julgando-a inferior, ela, como qualquer outra, essencial para o bom funcionamento do organismo. A igreja, para existir e dar frutos, necessita dessa diversidade de dons e ministrios. Apenas por meio da unidade entre os membros que o corpo pode desfrutar dessa harmonia, to essencial para sua sobrevivncia. Importa que cada membro valorize sua funo e utilidade, e sirva alegremente quele que o Senhor da igreja. "E, se todos fossem um s membro, onde estaria o corpo?" (v. 20). III - OS MUITOS MEMBROS DEVEM VIVER EM HARMONIA "Para que no haja diviso no corpo..." (v. 25a). Todo o arrazoado de Paulo no captulo doze da primeira epstola aos Corntios teve o objetivo de nos conduzir ao entendimento de que necessitamos viver em harmonia, considerando a importncia de cada membro, bem como o cuidado de uns para com os outros. Vejamos: 1. Considerando seu grau de importncia. "antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos so necessrios" (v. 22). Todos os membros do corpo, por mais insignificantes que paream, tm sua importncia. As sobrancelhas, por exemplo, no foram inseridas no rosto apenas para adorn-lo. Elas protegem os olhos da luz que vem do alto, bem como do suor da testa. O corpo de Cristo carrega o mesmo princpio: desde os membros com funes mais simples, at os que tm

Revista de Estudo Crescimento Bblico

53

funes mais complexas so de carter indispensvel. Deus no imputou nenhuma tarefa como inferior, por isso cada membro deve desempenhar sua atividade com determinao e coragem. Na batalha entre Israel e Amaleque, to importante quanto a intercesso de Moiss, foram os braos incansveis de Aro e Hur (Ex 17.8-16). 2. Considerando a necessidade do cuidado mtuo. "... antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros" (v. 25b). Como membros do corpo de Cristo, somos tambm membros uns dos outros, e dependemos do cuidado mtuo para a manuteno do vnculo. Da mesma forma que o sucesso de um membro dividido com todo o corpo, a dor de um membro implica em sofrimento para todo o organismo (v. 26). Assim, dever de cada cristo respeitar e cuidar do outro, com o objetivo de manter o bem-estar da igreja. Tal postura protege o corpo contra a contenda, inveja ou faco, que podem comprometer tanto o desempenho do membro, quanto a sade de todo o corpo. Neste sentido, Paulo nos advertiu: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros" (Rm 12.10). CONCLUSO Manter o vnculo refere-se tanto ao nosso relacionamento para com o prximo, quanto para com Deus. s vezes nos preocupamos apenas com nossa comunho com Ele, esquecendo-nos que ela s possvel quando temos comunho com aqueles que nos cercam (1Jo 4.20). Assim, seguindo os preceitos desta lio, devemos nos empenhar por um convvio em harmonia, pois isso contribuir para o desenvolvimento do corpo de Cristo. Como membros desse corpo, precisamos valorizar o papel de cada um, e inclusive o nosso, "... tendo o mesmo amor, o mesmo nimo, sentindo uma mesma coisa...", de forma que tudo o que fizermos ser, no por contenda ou vanglria, mas por humildade para a glria de Deus (Fp 2. 2,3). Para reflexo: Voc faz parte do "Corpo de Cristo"? Voc j descobriu qual a tua posio no "Corpo"? Voc tem dispensado cuidado com os outros membros do "Corpo"? Questionrio para avaliao e debate: 1. Explique a funcionalidade dos cristos na Igreja, levando em conta a funcionalidade do corpo humano. 2. De acordo com o v. 18, quem que determina a posio dos membros no "Corpo"? 3. No v. 22, o que determina a importncia do membro no "Corpo"?

BUSCANDO ESTATURA ESPIRITUAL


Versculo Chave
Antes, seguindo a verdade em caridade, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo (Efsios 4.15)

Lio 11 - 11 de setembro de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que o objetivo de cada cristo deve ser o de alcanar a estatura de Cristo; Mostrar como este objetivo pode ser alcanado; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Lucas 2.52) - Jesus crescia em estatura espiritual Tera - (Efsios 3.19) - Crescei na plenitude de Deus Quarta - (Colossenses 1.9) - Crescei no conhecimento Quinta - (2 Pedro 1.5 ) - Acrescentai vossa f a virtude Sexta - (2 Pedro 3.18) - Crescei na graa Sbado - (Efsios 1.1-16) - Buscando estatura espiritual
SUGESTO DE HINOS - 360 - 432 - 484 (Harpa Crist)

Efsios 4.1-16 1 - Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como digno da vocao com que fostes chamados, 2 - com toda a humildade e mansido, com longanimidade, suportandovos uns aos outros em amor, 3 - procurando guardar a unidade do Esprito pelo vnculo da paz: 4 - h um s corpo e um s Esprito, como tambm fostes chamados

Revista de Estudo Crescimento Bblico

55

em uma s esperana da vossa vocao; 5 - um s Senhor, uma s f, um s batismo; 6 - um s Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, e por todos, e em todos. 7 - Mas a graa foi dada a cada um de ns segundo a medida do dom de Cristo. 8 - Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. 9 - Ora, isto--ele subiu--que , seno que tambm, antes, tinha descido s partes mais baixas da terra? 10 - Aquele que desceu tambm o mesmo que subiu acima de todos os cus, para cumprir todas as coisas. 11 - E ele mesmo deu uns para apstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 - querendo o aperfeioamento dos santos, para a obra do ministrio, para edificao do corpo de Cristo, 13 - at que todos cheguemos unidade da f e ao conhecimento do Filho de Deus, a varo perfeito, medida da estatura completa de Cristo, 14 - para que no sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astcia, enganam fraudulosamente. 15 - Antes, seguindo a verdade em caridade, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo, 16 - do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxlio de todas as juntas, segundo a justa operao de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificao em amor.

INTRODUO

estatura a medida da altura de uma pessoa. Todos ns aumentamos de tamanho desde o nascimento at atingirmos as dimenses mximas, caractersticas de cada um em particular, que dependem igualmente do estilo de vida que escolhemos viver. a esse processo de aumento natural de tamanho que se chama crescimento individual. J o crescimento espiritual o processo pelo qual nos tornamos cada vez mais parecidos com Jesus. Nesta lio, aprenderemos que o crescimento espiritual dar-se- de acordo com as caractersticas daquele que nos gerou e da forma como escolhemos viver a nossa jornada crist. I - NA PRTICA DA UNIDADE CRIST - (VV 1-10) Cremos que a unidade importante, porm, coloc-la em prtica o

Revista de Estudo Crescimento Bblico

56

maior desafio. A seguir, examinaremos alguns esforos para se manter a unidade que agrada a Deus. 1. Convivncia (suportando-vos) - Se existe uma ordem bblica para que suportemo-nos uns aos outros porque haver entre ns ofensas, intrigas e dificuldades reais nos relacionamentos. Essas atitudes do semelhante, contrrias s nossas expectativas, podem vir a ser duradouras. Em outras palavras, o ofensor poder persistir em sua postura, quer ciente ou no do seu erro. Nota-se que o ato de suportar algum envolve perdoar muitas vezes at que passe a provocao, ao que Jesus se referia quando orientou que perdossemos "setenta vezes sete" (Mt 18.22). 2. Amor fraternal - A carta de Paulo aos Corntios registra uma igreja rica nos dons do Esprito, porm pobre na sua graa, o amor. Paulo os disciplina chamando-os para crescer em amor, j que no h nenhum valor em qualquer realizao, dom ou sacrifcio quando o amor no a fonte e o tempero de todos eles (1Co 13). Infelizmente vivemos num mundo que apresenta muitos problemas, onde as pessoas so cada vez mais egostas, no dando a menor importncia para temores e preocupaes dos outros. Cada um pensa em si mesmo, buscando sempre uma vantagem em tudo o que fazem. Porm, o cristo deve ser o reflexo de Cristo (Jo 13.35), ou seja, precisa reproduzir, na prtica, aquilo que Ele viveu e ensinou. Um amor que no depende de favores ou de ser amado primeiro, mas que ama antes mesmo de ser amado, a exemplo do prprio Deus para conosco (Lc. 6.31-35). Por essas e outras razes, este o mais importante de todos os mandamentos (Lc 10.27). II - NO APERFEIOAMENTO DO MINISTRIO DA F - (VV 11-13) O ministrio comum de todos os cristos a edificao do corpo de Cristo e a expanso do Reino de Deus na terra. Porm, alguns tm ministrios especficos, escolhidos por Deus, com o fim de aperfeioar a todos os santos. 1. Apstolos - "Apstolo" significa mais do que um simples mensageiro. Significa literalmente, "enviado". Este vocbulo pode ser encontrado 79 vezes no Novo Testamento. "Ele chamou para si os seus discpulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apstolos" (Lc 6.13). Os apstolos, assim como Paulo, foram escolhidos e separados para um ministrio especfico. Receberam a incumbncia do Senhor Jesus Cristo para pregar a mensagem da cruz, inclusive para os gentios. Sendo um dom ministerial, conforme lemos em Efsios, podemos afirmar que os apstolos jamais estiveram ausentes da igreja. Embora no recebam

Revista de Estudo Crescimento Bblico

57

mais esse ttulo, continuam a realizar o trabalho que aqueles incansveis campees realizaram quando espalharam, a partir de Jerusalm, a mensagem de Cristo. H quem reivindique essa condio hoje mais como uma forma de projeo e glria pessoal, porm o propsito de Deus que eles sejam para "o aperfeioamento dos santos". 2. Profetas - Os profetas foram homens escolhidos por Deus, para serem canais da manifestao de sua vontade ao povo israelita. Instrumentos poderosamente usados e atravs destes, a glria do Senhor, por diversas vezes, foi manifestada. Assim sendo, o profeta aparecia perante o povo como algum que j se apresentara diante de Deus, assim como acontecia com Moiss. Falavam movidos pelo Esprito Santo (1Pd 1.21), jamais produzindo mensagens de suas prprias mentes, o que no anulava a individualidade e personalidade do profeta (1Co 14.32). Todo aquele que, nos dias de hoje, fala a Palavra do Senhor em seu nome, a Palavra do Senhor, um profeta de Deus para os dias de hoje. 3. Evangelistas - Esta uma expresso que deriva da palavra evangelho. aquele que proclama as boas novas da redeno para os perdidos. Termo aplicado a Filipe (At 21.8) e a Timteo, como uma exortao: "... fazei o trabalho de um evangelista..." (2Tm 4.5). Todo cristo uma testemunha de Cristo e precisa compartilhar a sua f com os que ainda no se decidiram por Deus, conduzindo-os aos ps do salvador sempre que se apresente uma oportunidade. Porm, apesar disso, aquele que foi chamado por Deus para o ministrio de um evangelista tem uma habilidade especial, dada por Deus, para conduzir as pessoas a Cristo (At 8.5-6). Em resumo, temos: o evangelista foi chamado e capacitado por Deus para trabalhar com os no-crentes, ganh-los para Jesus Cristo, traz-los para a igreja para serem discipulados. 4. Pastores-Mestres - Pastor cuida de ovelhas. Ele aconselha, exorta, visita, ajuda nos problemas, tudo isso em um mbito sentimental e pessoal, relacionando suas vidas com Deus e em seus retos caminhos. O referencial Jesus, o pastor dos pastores. J a funo do mestre a de mais fcil compreenso. Este conhece as Escrituras e tem o dom de Deus para ensin-las de maneira perfeita e clara. Mas, por que este, o quinto dos ministrios relacionados no texto est acoplado um ao outro - Pastores e mestres? Fica claro que nenhum pastor pode ser autntico, se no estiver apto a ensinar (1Tm 3. 2,11). Este ofcio ministerial foi fundamental desde o princpio da igreja na terra e ainda o , pois sem os cuidados dos pastores e o conhecimento da Palavra, a igreja fatalmente perecer, submergindo em meio vasta gama de informaes e cincias que contradizem a vontade do Pai.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

58

III - NA BUSCA DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL - (VV 14-16) Vimos at aqui o cuidado de Deus em suprir todas as condies para que o crente avance em busca do crescimento espiritual, ficando, assim, implcito, que o que falta a inclinao de cada um em faz-lo. 1. Maturidade (No so meninos) - A maturidade espiritual o alvo do cristo na busca do crescimento. Paulo disse que esse crescimento espiritual um processo contnuo (Fp 3.12-14). Nem mesmo o apstolo Paulo tinha alcanado o alvo final, mas ele constantemente seguia adiante rumo ao prmio (1Co 13.11). Os pais naturais alegram-se com o desenvolvimento dos filhos, quanto mais o Senhor ao ver seus servos maduros! A criana preenche seu tempo com brincadeiras prprias da infncia. Ao atingir a maturidade, passa a preencher seu tempo com coisas destinadas sua subsistncia e melhorias para sua vida. A maturidade crist tem seu foco na eternidade. 2. Na edificao em amor - Desde o comeo da igreja, o grande plano de Deus era a sua edificao. J aprendemos que a abundncia dos dons no tem valor sem a ddiva do amor. Edificar construir. As Escrituras dizem que somos um edifcio construdo a partir de pedras vivas (1Pd 2.5) e Ele quem nos une uns aos outros, atravs do Esprito Santo (Rm 5.5). Assim, compreendemos que, ao cumprir o grande mandamento de amar-nos uns aos outros, estamos sendo edificados. CONCLUSO Qual sua estatura espiritual? Tudo que tem vida cresce, ou pelo menos o que deveria acontecer. A estatura de varo perfeito alcanada pela compreenso e prtica da palavra de Deus, manifesta em transformao de vida. Atravs da ao do Esprito Santo compreendemos essas verdades, pois o mesmo Esprito d vida, aplica a Palavra e transforma nossas vidas. Para reflexo: Voc tem procurado suportar os irmos mais fracos? Voc tem orado, respeitado e obedecido ao ministrio da Igreja? Voc se considera um cristo maduro espiritualmente? Questionrio para avaliao e debate: 1. Qual o dom supremo? 2. Quantos e quais so os cargos ministeriais em Efsios 4.11? 3. Quais as caractersticas de um cristo imaturo e de um maduro?

CONSERVANDO A UNIDADE
Versculo Chave
E eu dei-lhes a glria que a mim me deste, para que sejam um, como ns somos um (Joo 17.22)

Lio 12 - 18 de setembro de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que a unidade crist deve ser perfeita como o a da Trindade; Destacar os meios como os cristos tornam-se "um" entre si e com Jesus Cristo; Mostrar de maneira prtica como cumprir este ensinamento.

Culto Familiar
Segunda - (Joo 15. 1-17) - Unidos pela Videira Verdadeira Tera - (1 Corntios 1.10) - Unidos em um mesmo sentido Quarta - (Efsios 4.3) - Guardando a unidade Quinta - (Efsios 4.13) - Todos chegando a unidade Sexta - (Colossenses 2.2) - Unidos em amor Sbado - (Joo 17.11-24) - Conservando a unidade
SUGESTO DE HINOS - 003 - 212 - 440 (Harpa Crist)

Joo 17.11-24 11 - E eu j no estou mais no mundo; mas eles esto no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como ns. 12 - Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, seno o filho da perdio, para que a Escritura se cumprisse.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

60

13 - Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. 14 - Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque no so do mundo, assim como eu no sou do mundo. 15 - No peo que os tires do mundo, mas que os livres do mal. 16 - No so do mundo, como eu do mundo no sou. 17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra a verdade. 18 - Assim como tu me enviaste ao mundo, tambm eu os enviei ao mundo. 19 - E por eles me santifico a mim mesmo, para que tambm eles sejam santificados na verdade. 20 - Eu no rogo somente por estes, mas tambm por aqueles que, pela sua palavra, ho de crer em mim; 21 - para que todos sejam um, como tu, Pai, o s em mim, e eu, em ti; que tambm eles sejam um em ns, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 - E eu dei-lhes a glria que a mim me deste, para que sejam um, como ns somos um. 23 - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conhea que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim. 24 - Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, tambm eles estejam comigo, para que vejam a minha glria que me deste; porque tu me hs amado antes da criao do mundo.

INTRODUO

esta profunda, comovente e reveladora orao, Jesus, pouco antes da sua morte, suplica ao Pai para que guarde os Seus e os mantenham unidos, a exemplo da unidade do Pai com o Filho, como nica forma segura de garantir o sucesso da Sua misso nesta terra. A origem divina e a possibilidade de vida eterna seriam mediante a revelao do Filho em conjunto com a Sua Igreja, que o Seu corpo. Por sua vez, a unidade dos cristos s possvel do modo como veremos a seguir: I - POR MEIO DOS MRITOS DE JESUS CRISTO 2 Corntios 3.5 diz: "no que sejamos capazes, por ns, de pensar alguma coisa, como de ns mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus", confirmando assim que foi a obra da Sua graa que nos tornou "participantes da natureza divina" (2Pe 1.3,4). Como veremos, Cristo

Revista de Estudo Crescimento Bblico

61

voluntariamente santificou-se, ou seja, consagrou-se inteiramente ao Pai e, pelo sacrifcio de si mesmo, santificou-nos, purificou-nos, intercedeu por ns e manifestou a sua glria. Por estas quatro atitudes de renncia, tornou o Seu povo capaz de entender e manifestar a grandeza da unidade: 1. Pela santificao no Seu sacrifcio (v 19a) - Jesus solenemente se dedicou ao cumprimento da vontade de Deus que, a esta altura, implicava no seu martrio. A sua morte na cruz no apenas nos salva, como consagranos ao servio de Deus (Nota Bblica NVI). A unidade tornou-se possvel a ns porque, na vontade dele, temos sido santificados (Hb 10.10). 2. Pela santificao na verdade (v 19b) - "... para que tambm eles sejam santificados na verdade". Sabemos que a verdade a Palavra (v 17). Cristo purifica-nos por meio da lavagem da regenerao, pela Palavra de Deus. Isso isenta-nos das divises, da amargura e do dio no seio da Igreja (Ef 5.26,27). 3. Pela Sua intercesso - (v 9) - "Eu rogo por eles... aqueles que me deste". As prticas crists envolvem as tarefas ligadas ao corpo de Cristo como a libertao diria do poder do maligno. por isso que a igreja tem sido atuante e permanece de p. A essncia da orao intercessora de Jesus Cristo a unidade dos cristos: "... Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como ns" (v 11). 4. Pela revelao da Sua glria - "E eu dei-lhes a glria que a mim me deste..." (v 22). Podemos ver que Cristo tem a mesma glria que a do Pai e que, graciosamente, compartilha conosco para que, pelo conhecimento do Pai (Jo 1.18), entendamos o que ser plenamente unidos. A manifestao da glria de Deus o mesmo que a revelao do Seu carter e da Sua presena. II - POR MEIO DE UM MODELO CELESTIAL "... embora vivamos como homens, no lutamos segundo os padres humanos" (2Co 10.3 - NVI). Jesus deixou claro que deseja uma unidade perfeita entre os cristos, logo deve ser buscada do cu. As coisas celestiais s podem ser encontradas ali. No existe unidade fomentada pela fora e sabedoria humana. Jesus deixa claro que quer uma unidade perfeita na terra, de acordo com o modelo do cu, entre Ele e o Pai. 1. Implica em conhecimento contnuo - Jesus disse: "Pai justo, o mundo no te conheceu; mas eu te conheci (...) eu lhes fiz conhecer o teu nome e lho farei conhecer mais" (vs 25,26). Fica claro que a origem

Revista de Estudo Crescimento Bblico

62

deste conhecimento pleno est entre o Filho e o Pai, a qual estende at ns de modo contnuo. A verdadeira unidade apoia-se na confiana que temos naquele que passamos a conhecer e, tambm, no amor que Ele nos deu: "... para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja". 2. Implica em obedincia contnua - "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra" (v 6). A aplicao diria da Palavra de Deus produzir um efeito purificador em nossa mente e corao, fortalecendonos progressivamente contra a discrdia, as queixas facciosas, consolandonos para que, tambm, possamos consolar os desanimados (Jd 22,23). 3. Implica em doao recproca. "E todas as minhas coisas so tuas, e as tuas coisas so minhas; e nisso sou glorificado" (v 10). Aqui temos o sublime segredo do amor perfeito entre o Pai e o Filho. O amor fala de entrega "Deus amou de tal maneira que deu..." (Jo 3.16). Devemos, igualmente, cuidar uns dos outros (Veja a lio doze). Tal cuidado vir por meio de compartilhamento de necessidades (Rm 12.13). Doe o teu tempo, ateno, palavra amiga, pacincia, perdo, motivao, posses. Enaltea o teu irmo, d-lhe honra, no concorra com ele (Rm 15.1). III - POR MEIO DE UM TESTEMUNHO EFICAZ A motivao da Igreja em lutar pela preservao da unidade do Esprito deve ser de procedncia sobrenatural, divina. Seguir juntos por um s propsito torna-se indispensvel para a promoo da glria do Salvador Jesus Cristo e para que o mundo saiba que o Pai O enviou e, tambm, para que o mundo conhea o amor de Deus. 1. Que glorifica a Jesus Cristo - tarefa do Esprito Santo Consolador glorificar a Jesus Cristo, usando-nos e guiando-nos em toda verdade (Jo 16.13,14). No entanto, compete-nos guardar a Sua Palavra em unidade (Ef 4.3), apresentando boas obras perante os homens, para que vendoas, glorifiquem ao Pai que est no cu (MT 5.16). 2. Que convence o mundo da misso de Jesus Cristo - "para que todos sejam um, como tu, Pai, o s em mim, e eu, em ti; que tambm eles sejam um em ns, para que o mundo creia que tu me enviaste" (v 21). Quo importante a nossa unidade. Por ela o amor de Cristo manifestado, convencendo os incrdulos de quem Ele e de Sua obra consumada. Pelo poder do Esprito Santo, que testificar acerca de Cristo, ns tambm testificaremos (Jo 15.26,27). "E vs tambm testificareis,

Revista de Estudo Crescimento Bblico pois estivestes comigo desde o princpio".

63

3. Que revela o amor de Deus pelos seus e por Jesus Cristo - "Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conhea que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim" (v 23). O mundo no conhece a Deus e nem a Jesus Cristo, por isso, permanece sem esperana e vive sem Deus. Pela nossa maneira nica de agir, conhecer que de fato, o Pai nos ama com o mesmo amor que ama o Seu Filho, por meio do qual nos fez agradveis a Si (Ef 1.6). 4. Que confirma a misso dos discpulos de Jesus Cristo - "Assim como tu me enviaste ao mundo, tambm eu os enviei ao mundo" (v 18). Deus ordena para que andemos "... como digno da vocao com que fostes chamados" (Ef 4.1b). Estando sempre preparados para responder s indagaes que o mundo far quando observarem em ns algo diferente, como a unidade e o amor fraternal, coisas estas que o mundo no tem. CONCLUSO Pudemos ter uma noo da importncia da aliana do amor entre o Pai e o Filho, bem como sua plena extenso para conosco como meio de conhecer o que Deus nos reparou. Conservando a unidade, edificaremos o Corpo de Cristo e o mundo saber mais sobre Deus e o Seu amor. Para reflexo: Voc um cristo santificado na verdade? Voc conhece a Jesus Cristo e ao Pai que o enviou? O que voc faz glorifica a Deus? Questionrio para avaliao e debate: 1. Por quem Jesus intercedeu no captulo 17 de Joo? 2. De acordo com o v. 26, quem nos fez conhecer o Pai? 3. Como podemos contribuir para que as pessoas creiam em Jesus? (v 21).

No prximo trimestre abordaremos o Tema: REFLEXES NOS SALMOS. Daremos prosseguimento na meditao em assuntos importantes para o nosso enlevo espiritual.

RECAPITULAO
Versculo Chave
E sede cumpridores da palavra e no somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos (Tiago 1.22).

Lio 13 - 25 de setembro de 2011


Objetivos da Lio
Destacar os principais ensinos ministrados no trimestre; Incentivar os alunos a se decidirem diante do que aprenderam.

Culto Familiar
Segunda - (Hebreus 1.1,2) - Procurando sustentabilidade Tera - (Salmos 133) - Vivendo em unio Quarta - (Filipenses 2.1-5) - Relacionando com humildade Quinta - (1 Joo 3.10-18) - Demonstrando altrusmo Sexta - (1 Corntios 12.12-18) - Mantendo o vnculo Sbado - (Joo 17.11-24) - Conservando a unidade
SUGESTO DE HINOS - 104 - 131 - 526 (Harpa Crist)

Romanos 12.12-21 12 - alegrai-vos na esperana, sede pacientes na tribulao, perseverai na orao; 13 - comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; 14 - abenoai aos que vos perseguem; abenoai e no amaldioeis. 15 - Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

65

16 - Sede unnimes entre vs; no ambicioneis coisas altas, mas acomodaivos s humildes; no sejais sbios em vs mesmos. 17 - A ningum torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens. 18 - Se for possvel, quanto estiver em vs, tende paz com todos os homens. 19 - No vos vingueis a vs mesmos, amados, mas dai lugar ira, porque est escrito: Minha a vingana; eu recompensarei, diz o Senhor. 20 - Portanto, se o teu inimigo tiver fome, d-lhe de comer; se tiver sede, d-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoars brasas de fogo sobre a sua cabea. 21 - No te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

INTRODUO objetivo desta recapitulao relembrar os ensinos mais importantes do trimestre, levando-nos a uma melhor fixao da matria para que ocorra uma aplicao mais eficiente em nossa vida diria: I - PROCURANDO SUSTENTABILIDADE (Hebreus 1.1,2; 2 Pedro 1.16-21) Antigamente Deus falou muitas vezes, de muitas maneiras, mas hoje fala pelo Filho, portanto no temos muitas mensagens e nem muitas formas de ir a Deus. Se todos os cristos seguissem esta norma, haveria unidade em todos os empreendimentos. Deus fala por meio de Jesus Cristo, portanto: "escutai-o" (Mt 17.5). Outro fator importante na unidade da igreja est na interpretao das Escrituras. A Bblia no pode ser interpretada para satisfazer nossos desejos egostas. II - ANDANDO SEGUNDO O ESPRITO SANTO (Glatas 5.16-26) A diferena daqueles que so de Cristo e crucificaram suas paixes e concupiscncias em Seu sacrifcio um viver cheio do Esprito Santo, em plena comunho com Deus, vivendo com alegria, paz e santidade, que so evidncias reais de ter-se alcanado maturidade crist: "Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificao, e por fim a vida eterna" (Rm 6.22).

Revista de Estudo Crescimento Bblico III - VIVENDO EM UNIO - (Salmos 133)

66

Com intuito de ressaltar o valor da vida em unio, o salmista a compara com o leo precioso da uno. O leo referido smbolo de santidade, a vida em unio no diferente. O viver em unio est to vinculado santificao que o escritor aos Hebreus declara: "Segui a paz com todos e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor" (Hb 12.14). Por esta razo, se queremos que o Reino de Cristo seja manifesto em nosso meio, indispensvel que vivamos em unio. IV - PROMOVENDO A IGUALDADE - (Atos 4.32-37) O principal mandamento, deixado por Jesus foi: "amars ao Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, (...) e ao teu prximo como a ti mesmo" (Lc 10.27). A Igreja deve viver este mandamento. Com uma histria em comum, os discpulos no se separaram aps a ascenso de Jesus, pelo contrrio, tornaram-se cada vez mais ntimos e foram capazes de doar suas vidas pela causa do Evangelho. Os seus encontros com os fiis foram marcados por demonstraes de amor e solidariedade quando, os que possuam bens, abenoavam os irmos mais necessitados (At 2.45-47). V - CULTIVANDO A IMPARCIALIDADE - (Tiago 2.1-13) Parcialidade a maneira injusta de julgar as pessoas; mostrar favoritismo em decorrncia de algo que outrem possua, quer seja status, poder, dinheiro, tudo aquilo que seja perceptvel aos olhares do povo. O texto narra sobre uma pessoa entrando no templo com anel de ouro e vestes preciosas, ao contrrio de outra com vestes srdidas (andrajoso, imundo). Esse contraste de acessrios externos engana a muitos que apenas olham as aparncias. VI - RELACIONANDO COM HUMILDADE - (Filipenses 2.1-8) Paulo testemunho vivo da transformao causada no corao pelo amor de Deus. Antes fariseu, cidado romano, Paulo tinha como caractersticas a ira e a soberba. Foi um dos que aprovou a execuo de Estevo, demonstrando que compaixo e amor no eram caractersticas do seu carter (At 8.1). Aps a sua converso, no entanto, esse mesmo Paulo se coloca humildemente a servio do evangelho, e passa no somente a desfrutar da comunho entre os irmos, mas a encorajar outros irmos a se colocarem humildemente na presena do Senhor, a servio do Evangelho e do prximo. Essa a vontade de Deus (Mq 6.8).

Revista de Estudo Crescimento Bblico VII - LIBERANDO O PERDO - (Mateus 18.23-35)

67

Quando Deus nos perdoa Ele o faz movido pelo seu amor. Da mesma forma devemos perdoar, setenta vezes sete, o nosso irmo que pecar contra ns. (Mt 18.15-22) "Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoars" (Lc 17.4). O Senhor se indignou com a atitude daquele "servo malvado" (v. 32). Cobrou-lhe o fato de no haver perdoado o seu semelhante. "Perdoei-te toda aquela dvida... no devias tu tambm ter compaixo..." (v 33). Deus tem cobrado a nossa indisposio em perdoar (Mt 5.23-25; 6.14,15; 18.35; Mc 11.25). VIII - DEMONSTRANDO ALTRUSMO - (1 Joo 3.10-18) Se nosso irmo estiver com fome, no basta orar para que Deus mande suprimentos, se temos alimento para compartilhar. Ele com certeza, se sentir muito mais amado, voltando pra casa abenoado e saciado, ao invs de to somente "abenoado". O versculo fala de bens materiais, mas podemos ir alm disso. Muitas vezes estamos cercados de pessoas carentes de ateno, precisando apenas que nos interessemos por elas, que perguntemos se est "tudo bem" esperando para ouvir a resposta; que compartilhemos seus problemas - os quais muitas vezes no podemos resolver, mas podemos compartilhar. Suas almas aflitas esto fragilizadas e, por escolhermos no nos interessar por elas, muitas acabam se perdendo. IX - PRESTANDO SERVENTIA - (Joo 13.1-17) O verdadeiro servio a Deus e ao prximo precisa estar fundamentado no amor. Como amava os seus discpulos, Jesus no via nenhuma dificuldade em servi-los. Quem no ama, pode at servir a algum, mas este servio ser baseado em outros interesses, tais como: auferir lucros que satisfaam o pensamento egosta ou cumprir as exigncias legalistas da religio. De qualquer forma, essas motivaes jamais recebero a chancela divina. Para Deus, todo servio prestado deve ser fruto de um amor genuno. Muito mais que nossas aes, so as motivaes do nosso corao que despertam a ateno do Senhor (Sl 139.1). X - MANTENDO O VNCULO - (1 Corntios 12.12-27) Precisamos entender que diversidade no sinnimo de desarmonia. No corpo fsico, a diversidade essencial para a sobrevivncia, e o torna mais intrigante e belo. No natural que o corpo funcione em desunio, mas em cooperao. Espera-se a mesma harmonia no corpo espiritual, onde os

Revista de Estudo Crescimento Bblico

68

inmeros membros, com diferentes funes, no devem sofrer qualquer perturbao na essncia da unidade e dos objetivos a que se propem, antes devem manter-se harmonicamente vinculados uns aos outros. XI - BUSCANDO ESTATURA ESPIRITUAL - (Efsios 4.1-16) A maturidade espiritual o alvo do cristo na busca do crescimento. Paulo disse que esse crescimento espiritual um processo contnuo (Fp 3.12-14). Nem mesmo o apstolo Paulo tinha alcanado o alvo final, mas ele constantemente seguia adiante rumo ao prmio (1Co 13.11). Os pais naturais alegram-se com o desenvolvimento dos filhos, quanto mais o Senhor ao ver seus servos maduros! A criana preenche seu tempo com brincadeiras prprias da infncia. Ao atingir a maturidade, passa a preencher seu tempo com coisas destinadas sua subsistncia e melhorias para sua vida. Com a maturidade crist, seu foco est na eternidade. XII - CONSERVANDO A UNIDADE - (Joo 17.11-24) As prticas crists envolvem as tarefas ligadas ao corpo de Cristo como a libertao diria do poder do maligno. por isso que a igreja tem sido atuante e permanece de p. A essncia da orao intercessora de Jesus Cristo a unidade dos cristos. Jesus deixou claro que deseja uma unidade perfeita entre os cristos, logo deve ser buscada do cu. As coisas celestiais s podem ser encontradas ali. No existe unidade fomentada pela fora e sabedoria humana. CONCLUSO Concluindo o estudo destas lies, esperamos que todos tenham sido abenoados e que uma tomada de posio diante dos preciosos ensinos seja evidente na vida prtica de cada servo do Senhor. QUESTIONRIO PARA AVALIAO E DEBATES Lio 01 1. Mencione uma forma como Deus falou no Velho Testamento e mostre o texto bblico; 2. Diga alguns nomes dos "homens santos" inspirados pelo Esprito Santo? Lio 02 1. Por que "obras" da carne est no plural? 2. Por que o "fruto" do Esprito est no singular?

Revista de Estudo Crescimento Bblico Lio 03 1. O que representa o leo no Salmo 133? 2. O que representa o "orvalho" no Salmo 133?

69

Lio 04 1. Por que os cristos depositaram tanta confiana nos apstolos, entregando-lhes seus bens? 2. O que motivou os discpulos repartirem as suas propriedades? Lio 05 1. Quais as atitudes apresentadas pelos cristos que revelavam acepo de pessoas? 2. D exemplo de atitudes hoje que revelam acepo de pessoas. Lio 06 1. Mencione algumas atitudes que revelam falta de humildade. 2. Explique a diferena entre: "considerar-se inferior ao prximo" e "considerar o prximo superior a si mesmo". Lio 07 1. Explique o significado do perdo e d exemplos. 2. Por que o servo no perdoou seu conservo? Lio 08 1. O que altrusmo? 2. Qual deve ser a nossa atitude diante de um irmo necessitado? Lio 09 1. O que significa "lavar os ps"? 2. Qual o ensino principal transmitido por Jesus no texto Jo 13.1-17? Lio 10 1. De acordo com 1Co 12.13, o que fundamental para ingressar no "corpo"? 2. O que que mede a importncia de um membro do "corpo"? Lio 11 1. Qual a funo de um profeta dentro do ministrio hoje? 2. Como podemos identificar um cristo imaturo (menino)? Lio 12 1. Qual foi o assunto principal na intercesso feita por Jesus Cristo? 2. De acordo com Jo 17.21, o que acontece quando a Igreja mantm a unidade?

Revista de Estudo Crescimento Bblico

70

You might also like