FACULDADE ANHANGUERA DE CRICIÚMA TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSO ADMINISTRATIVO: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS – TEORIAS E PRÁTICAS

Prof. Lincon Lopes

Criciúma 20 de setembro de 2012

FACULDADE ANHANGUERA DE CRICIÚMA TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSO ADMINISTRATIVO: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS – TEORIAS E PRÁTICAS Carlos Gabriel Romão RA 349339 Cristiano Damázio RA 390684 Gisele Delfino de Sousa RA 397865 Marina Villas Bôas Schön RA 394669 Prof. Lincon Lopes .

.............. 08 2........................................... 01 2...............................................................................................................................................................................................3................................................................................................. 03 2........................................................................................................................... CONCLUSÃO ................................................................................................................................... 02 2.................... 12 ...................... Tipos de Planejamento ......... 11 REFERÊNCIAS ..............4 Controle ....................................1............... Direção . 09 2................................ Conceito de Planejamento ......................... Campanha “Reciclar é Preciso”..........................................................Criciúma 20 de setembro de 2012 SUMÁRIO 1............. 10 3....... INTRODUÇÃO ......2....

1. INTRODUÇÃO 1 .

antever as conseqüências das decisões tomadas hoje. o Planejamento como um processo administrativo. o acaso é quem determinará as diretrizes. 2 .2. É um processo que depende da vontade dos articuladores em ter um processo de planejamento. e assim desenhar os caminhos a serem seguidos. senão. PLANEJAMENTO Conforme LACOMBE (2003) “Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado”. adequando e reavaliando permanentemente os processos para alcançar os objetivos traçados. descrever os objetivos deste futuro independente do tempo em que se olha a frente. mas sim uma forma de montar um cenário possível no futuro. Entretanto. não significa burocracia.

e procura especificar como fazer para alcançar tais objetivos. ▪ A implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais.1 TIPOS DE PLANEJAMENTO ♦ Planejamento Estratégico O planejamento estratégico apresenta três características principais: é projetado no longo prazo. mas devem ir além do dia-a-dia. Ele não é de longo prazo. ▪ A análise interna da organização e se seus recursos.2. ▪ A geração. a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas. está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como um todo. seus objetivos. ▪ A ánalise ambiental. ▪ O acompanhamento e avaliação dos resultados. ou seja. analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. O planejamento estratégico determina aonde a empresa quer chegar. O planejamento estratégico envolve seis etapas principais: ▪ A determinação dos objetivos empresariais. ♦Planejamento Tático O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições. mas também dos níveis intermediário e operacional. Para a elaboração do planejamento estratégico é necessário a participação não apenas do nível institucional da empresa. O planejamento tático da 3 .

com os recursos humanos e os meios técnicos. ▪ Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais. Lembrando que esses três fatores somados são primordiais para alcançar os objetivos pretendidos. Características Principais do Planejamento Tático: ▪ Processo permanente e contínuo. análise e após a classificação de risco. ▪ Tem alcance mais limitado que o planejamento estratégico. com a reformulação ou criação de normas e procedimentos. é de médio prazo. elaboração do diagnóstico. ▪ Pode ser considerado um forma de alocação de recursos. 4 . o planejamento possui sete fases. ▪ Aproxima o estratégico do operacional. ▪ Aproxima os aspectos incertos da realidade. por meio da eficiência. ♦ Planejamento Operacional O planejamento operacional preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer. sabe-se que o planejamento tático deve estar alinhado às políticas de segurança da empresa. ▪ É executado pelos níveis intermediários da organização.segurança empresarial tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos que afetam os ativos tocáveis e intocáveis da empresa. Atualmente. plano de ação. Nele compara-se o custo versus os benefícios. sejam ativos ou passivos. Além disso. seu problema básico é a eficiência. eficácia e efetividade esperadas em um planejamento de segurança. controle e avaliação. ou seja. que consistem basicamente na identificação dos perigos reais e potenciais. e está voltado para a otimização e maximização de resultados. sempre integrando os meios organizacionais. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa. na identificação dos fatores de risco. visando objetivos empresariais. e se baseia em planos operacionais que de proliferam nas diversas áreas da empresa no nível operacional. já que é desenvolvido nos níveis intermediários da organização.

Salientam o que as pessoas devem ou não fazer. Orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro em um determinado período de tempo que costumam ser de um ano correspondendo ao exercício fiscal da empresa. O planejamento operacional é composto de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa. Procedimentos é um sistema de passos ou técnicas seqüenciais que descreve como uma determinada tarefa ou atividade deve ser feita. O programa mais simples é o cronograma. sendo assim sua dimensão local e sua temporalidade limitada. eles podem ser classificados em quatro tipos: procedimentos. um gráfico de dupla entrada no qual as linhas configuram as tarefas ou atividades e as colunas definem os períodos de tempo. A programação seja simples ou complexa é uma importante ferramenta de planejamento no nível operacional das empresas. 5 . visando substituir o processo decisório individual. restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão. em geral são transformados em rotinas e expressos na forma de fluxograma. orçamentos.O planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações. Programas ou programações consistem basicamente em planos que correlacionam duas variáveis: tempo e atividades a ser executadas. Regras e regulamentos especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. geralmente dias ou meses. programas ou programações e regulamentos. pelo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo pela abrangência estritamente local que aborda apenas uma tarefa ou operação.

O papel coletado será vendido e o dinheiro arrecadado será destinado aos abrigos de idosos do município. tem por objetivos: ▪ Conscientizar as escolas de Criciúma sobre a importância da reciclagem de papel para a preservação do meio ambiente e como alternativa econômica. ▪ Evitar o desperdício. CAMPANHA “RECICLAR É PRECISO” A instituição de Ensino Vivendo o Verde resolveu promover uma campanha de reciclagem em sua comunidade. que auxiliarão na manutenção das unidades. ▪ Desenvolver o trabalho cooperativo nas escolas. ele tem contribuído ao desenvolvimento de populações de baixa renda no Brasil. e que o destino deste material tem sido o lixão publico. com a finalidade de dar um destino ao papel usado em beneficio da sociedade criciumense. Atualmente. palestras e etc. ▪ Elaborar marketing da campanha de reciclagem. Sabe-se que o papel usado é um material com grande poder de reaproveitamento. estagiários e alunos da rede municipal de ensino. 6 . ▪ Expor trabalhos com papel reciclado. por meio da reutilização do papel. Justificativa Tem-se observado nas escolas que uma grande quantidade de papel é recolhida dos cestos de lixo. A campanha de reciclagem de papel “Reciclar é preciso” será a pioneira em Criciúma e destinada a todos os colaboradores. mas de grande importância. A ação. ▪ Divulgar o projeto por meio da rede de computadores.3. É uma iniciativa simples. ▪ Promover ação social.

Materiais necessários: ▪ Coletores de papel. sociais. através de um destino adequado ao lixo. 7 . Pode-se aliar proteção do meio ambiente a resultados econômicos.Reciclando o papel podemos diminuir o volume de lixo ocasionado pelo desperdício e ainda poupar árvores. O lixo deve ser encarado como uma solução bastante viável para a sobrevivencia humana. O recolhimento do papel dos cestos será realizado pelos servidores responsáveis pelos serviços de manutenção e conservação. ▪ Cestos (cor azul). transformando o que era velho em novo. ▪ Sacos de lixo grande. Para cada tonelada de papel reciclado são poupadas aproximadamente 20 árvores. misturá-lo com recipientes plásticos. ▪ Barbante. metais e materiais orgânicos. Como funcionará O papel para reciclagem deverá ser depositado em cestos azuis que estarão dispostos no ambiente de ensino. ▪ Fita crepe. evitando desta forma. ▪ Balança. ecológicos e de economia de recursos naturais. O papel recolhido deverá ser depositado nos coletores de papel localizados nos corredores ate o prazo de armazenamento.

traçar gráfico. ▪ economia de matéria-prima extraída da natureza. divulgando os resultados e benefícios alcançados. a comissão organizadora deverá reunir-se para avaliar os resultados alcançados e identificar falhas e efetuar as devidas correções e ajustes do projeto. Avaliação: Após os primeiros 30 dias da implantação. decorrendo daí a importância do trabalho cooperativo a fim de que o papel que não tem mais utilidade.Metodologia Por meio de divulgação pela rede de computadores. ▪ estimular o trabalho participativo. ▪ conscientização sobre a questão ambiental. buscaremos a conscientização e a participação das pessoas envolvidas sobre a importância de contribuir com o projeto de reciclagem e exercício da solidariedade. ▪ redução da poluição. contribuir para: ▪ redução do lixo. seja revertido em benefícios da sociedade carente e de forma geral. palestras. A importância e os benefícios do projeto: Sabe-se que a reciclagem do papel tem ajudado muitas famílias de baixa renda. 8 . exposição de trabalhos com papel reciclado e a fixação de cartazes em local de grande fluxo de pessoas. ou de acordo com a necessidade.

os valores traduzem os pensamentos e sentimentos das pessoas de uma organização. sentimentos e comportamentos. estagiários e alunos da rede municipal de Ensino. Cada participante foi direcionado a fazer uma atividade e se responsável por ela. todos os participantes puderem não só estar cientes dos passos que deveriam tomar para promovar a campanha. assim como a Instituição de Ensino Vivendo o verde elaborou. a Instituição Vivendo o Verde conduziu e orientou os participantes nas atividades propostas para que os objetivos fossem alcançados com sucesso. pois essa incoerência esta justamente na dissociação entre pensamentos. ou dos portadores do capital intelectual. uma organização é o conjunto de valores de suas pessoas. bem como separar e coletar o papel foram direcionadas aos colaboradores. Ao dirigir a campanha “Reciclar é Preciso”. para que eles desempenhassem uma ótima campanha em parceria com o Vivendo o Verde. Muitas empresas vivem uma incoerência e isso talvez seja o seu maior problema. se as pessoas responsáveis pela divulgação da campanha não fizessem um bom trabalho. ou de seu ativo humano. As orientações de como informar. concientizar a população de Criciúma. e sentimos. comprometendo também o objetivo final do evento. como também puderem dar suas opiniões e sugestões para que o sucesso da campanha fosse atingido. consequentemente poucas pessoas ficariam cientes da coleta de papel e não participariam. Como por exemplo. divulgar. Segundo o Profº Sergio Tittanegro no artigo “Por que as ferramentas gerenciais podem falhar”. para que as possíveis falhas pudessem ser evitadas. DIREÇÃO Para promover um evento ambiental. não soubesse como fazê-lo.4. Através do sistema participativo. é necessário que a direção do evento tenha uma abordagem administrativa de sistema participativo. e o objetivo da campanha jamais seria alcançado. provavelmente poderia danificá-lo. Portanto se somos o que pensamos. 9 . Ou se a equipe responsável por coletar o material.

com o intuito de alcançar os objetivos em uma organização. consequentemente. Por isso é imprescindível que todos caminhem em uma mesma direção e compartilhem as informações. causando um desequilíbrio interno que afeta também a relação com o mercado. não são negociadas. as metas.Se os objetivos não são claros e as informações não são compartilhadas. 10 .

5. CONTROLE 11 .

na qualidade e também nos resultados financeiros da organização. CONCLUSÃO O planejamento poderia facilmente ser visto como a função inicial do processo administrativo. então. Mas nem mesmo essa afirmação consegue capturar a magnitude da importância do planejamento para a administração. Pode-se dizer que o planejamento contribui para melhorias na produtividade. até mesmo. Pode-se concluir. Freqüentemente. os administradores deixam de saber como devem organizar pessoas e recursos. E sem um plano. que o planejamento é um processo complexo e abrangente. liderar e controlar. por exemplo. 12 . controlar torna-se um exercício sem consistência. os administradores e seus seguidores têm poucas chances de alcançar seus objetivos ou de saber quando e onde se desviaram do caminho. eles não podem liderar com confiança ou esperar que os outros os sigam. Sem um plano. Sem planos. Sem um plano. Talvez seja melhor pensar no planejamento como a locomotiva que puxa o trem das ações de organizar. planos falhos afetam o desempenho de toda a organização. podendo. não ter uma idéia clara sobre o que precisam organizar.6. envolvendo uma série de elementos ou estágios que se superpõem e se entrecruzam. Trata-se de uma função importante porque contribui fortemente para o sucesso da organização como um todo e ainda possibilita à organização adotar um comportamento proativo em relação ao futuro.

Administração. Administração: Teoria. 1ª edição. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LACOMBE. 13 . Roberto. 2007. Idalberto. SANTOS.A. Gilberto. 2007. São Paulo: Saraiva. OLIVEIRA. Artigos.7. Rio de Janeiro: Elsevier. Francisco e HEILBORN. São Paulo: Editora Atlas S. SHINYASHIKI. Princípios e Tendências. p.artigos. 2003. Planejamento Estratégico aplicado à micro e pequenas empresas. CHIAVENATO.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-e-controle751/artigo/. Disponível em <http://www. 23ª ed. 163 – 164. Processo e Prática. Acesso em 20 de setembro de 2012. V.. Djalma de Pinho Rebouças. Veja o futuro antes dos outros. 4ª ed. Planejamento estratégico. O desafio do administrador do futuro. Barreto Paulo.com.1.>.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful