You are on page 1of 13

Psicopatologia

Classificao do DSM-IV
1. Perturbaes que aparecem habitualmente na 1 e 2 infncia ou na adolescncia 2. Delirium, Demncia, Perturbaes Mnsicas e outras perturbaes cognitivas 3. Perturbaes Mentais secundrias a um estado fsico geral 4. Perturbaes relacionadas com substncias 5. Esquizofrenia e outras perturbaes psicticas 6. Perturbaes do humor 7. Perturbaes da ansiedade 8. Perturbaes somatoformes 9. Perturbaes factcias 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. Perturbaes dissociativas Perturbaes sexuais e de identidade de gnero Perturbaes do comportamento alimentar Perturbaes do sono Perturbaes do controlo dos impulsos sem outra classificao Perturbaes da adaptao Perturbaes da personalidade Ouras perturbaes que podem ser foco de ateno mdica

1) Perturbaes que aparecem habitualmente na 1 e 2 infncia ou na adolescncia


1 infncia at aos 6/7 anos 2 infncia at aos 12 anos

Deficincia Mental (caracteriza-se por um funcionamento global inferior media, junto


com limitaes associadas em duas ou mais das seguintes habilidades adaptativas: comunicao, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilizao da comunidade, sade e

segurana, habilidades escolares, administrao do cio e trabalho. Para o diagnstico imprescindvel que a Deficincia Mental se manifeste antes dos 18 anos ):

Ligeira (idiota- So casos perfeitamente educveis. Podem chegar a realizar tarefas


mais complexas com superviso. So os casos mais favorveis)

Moderada (crianas em escola normal com acompanhamento e programa de apoio


especfico)

Grave (necessitam que se trabalhe para instaurar alguns hbitos de autonomia;


capacidade de comunicao muito primria; podem aprender de uma forma linear, so crianas que necessitam revises constantes)

Profunda (incapacidade total de autonomia)

Gravidade no especificada

Perturbaes de aprendizagem:
Leitura (rendimento de leitura abaixo do nvel esperado para a idade, interferindo no
rendimento escolar e quotidiano que requerem aptides para a leitura)

Clculo (capacidade para o clculo abaixo do nvel esperado para a idade, interferindo
no rendimento escolar e quotidiano que requerem capacidades para o clculo)

Escrita (aptido para a escrita abaixo do nvel esperado para a idade, interferindo no
rendimento escolar e quotidiano que requerem composio de textos escritos)

Sem outra especificao

Perturbaes das aptides motoras, inclu perturbao do desenvolvimento da coordenao (desempenho nas atividades motoras abaixo do nvel esperado para a
idade. Pode manifestar-se por atrasos significativos na aquisio de marcos motores como gatinhar, andar, etc; em deixar cair os objetos; inpcia; baixo rendimento em atividades desportivas ou caligrafia medocre) - no devido a paralisia cerebral, hemiplagia. Se estiver presente um Deficincia Mental as dificuldades motoras so excessivas.

Perturbaes da Comunicao:
Linguagem expressiva (vocabulrio extremamente limitado, erros no uso das
formas verbais ou dificuldade na recordao de palavras ou na produo de frases. Interferem no rendimento escolar, laboral ou comunicao social)

Mista

(sintomas do anterior + dificuldades em compreender palavras, frases ou palavras de tipo especfico. Interferem no rendimento escolar, laboral ou comunicao social)

da

linguagem

recetiva-expressiva

Fonolgica (Incapacidade para utilizar sons da fala, esperados evolutivamente e


prprios da idade e idioma: erros no uso, produo, reproduo e organizao de sons. Interferem no rendimento escolar, laboral ou comunicao social)

Gaguez (Perturbao na fluncia normal e na organizao temporal normal da fala,


anormais para a idade, caraterizadas por: repetio de sons e slabas, prolongamento de sons, interjeies, palavras fragmentadas, bloqueios audveis ou silenciosos, palavras produzidas com tenso. Interferem no rendimento escolar, laboral ou comunicao social)

Sem outra especificao

Perturbaes Globais do Desenvolvimento:


Autstica
(dfice na interao social; dfices qualitativos na comunicao; comportamento, interesses e atividades restritas repetitivas e estereotipados)

Rett (Desenvolvimento pr-natal e perinatal aparentemente normais. Aps um perodo


normal de desenvolvimento surge: desacelerao do crescimento craniano; perda de aptides intencionais previamente adquiridas como lavar as mos, escrever; perda do envolvimento social; aparecimento de m coordenao dos movimentos ou marcha e incapacidade grave no desenvolvimento da linguagem recetiva-expressiva com grave atraso psicomotor)

aquisio e ps-perda.

Desintegrativa da 2 infncia (perda significativa de pelo menos 2 aptides


adquiridas previamente antes dos 10 anos de idade: linguagem; comportamento social ou adaptativo; controlo intestinal ou vesical; jogo; competncias motoras)

Asperger (perturbao do desenvolvimento que se manifesta por alteraes


sobretudo na interao social na comunicao e no comportamento) -

grau ligeiro de

autismo. Perturbao global sem outra especificao (inclui o autismo atpico)

Perturbaes disruptivas do comportamento e de dfice de ateno:


Hiperatividade

com dfice de ateno (padro comportamental caracterizado, essencialmente, por um excesso de atividade (hiperatividade) ou de impulsividade e por uma persistente falta de ateno, desproporcionais fase do desenvolvimento em que as mesmas se encontram. Estes comportamentos podero manifestar-se nos primeiros anos de vida, antes dos 7anos, e persistir pela adolescncia e mesmo adulta) - predominantemente desatento - predominantemente hiperativo-impulsivo - misto

Perturbao do comportamento (implica a ocorrncia de transgresses,


roubo, furto, mentira, desobedincia, fuga, invaso/destruio/dano de propriedade

alheia, crueldade para com animais ou pessoas, uso de armas, confronto fsico com outros e abuso sexual)

Perturbao

de oposio (manifesta-se atravs de um comportamento recorrente de desafio, desobedincia e hostilidade perante as figuras de autoridade. A criana com comportamentos de oposio muito teimosa, amua, resiste ordem, ultrapassa os limites estabelecidos de uma forma provocatria e deliberada, tem acessos de raiva e clera, poder ser vingativa, utiliza uma linguagem menos prpria, no tendo conscincia do seu comportamento, justificando-o com fatores externos ao prprio)

Hiperatividade com dfice de ateno sem outra especificao Perturbao especificao disruptiva do comportamento sem outra

Perturbaes da alimentao e do comportamento alimentar da 1 infncia ou inicio 2 infncia (classificaes dadas quando se destacam isoladamente)
Pica (ingesto persistente de substncias no nutritivas por um perodo de pelo menos
1 ms ex: comer terra, plasticina e coisas estranhas) Mericismo (regurgitao e mastigao repetida de alimentos, durante um perodo de pelo menos 1 ms a seguir a um perodo de funcionamento normal) no tem a ver

com problemas gastro-intestinais.


Perturbao da 1 ou incio da 2 infncia (corresponde a uma falha
persistente de ingesto adequada de alimentos, com acentuada falta de aumento ou mesmo perda de peso, sem causa orgnica, e com uma durao superior a 1 ms) incio anterior aos 6anos de idade.

Perturbao de tiques: (mucosidades a fazer aumento do fgado)


Gilles de la Tourette (caracterizado por fenmenos compulsivos que do origem a
tiques motores e vocais, resultando em problemas sociais, emocionais e de adaptao e integrao no meio escolar. A causa desta sndrome gentica, contudo os sintomas podem comear a manifestar-se aps acontecimentos que causem stress fsico ou emocional. Ocorrem durante 1 ano com um perodo livre de tiques no mais do que 3meses. Tique: vocalizao ou movimento motor sbito, rpido, recorrente, no rtmico e estereotipado. Incio anterior aos 18anos de idade)

Tique motor crnico (nalgum momento durante a doena esto presentes tiques
motores e/ou vocais, simples ou mltiplos. Ocorrem muitas vezes durante o dia, quase todos s dias ou intermitente, durante um perodo de mais de 1 ano, nunca havendo um perodo livre superior a 3meses. Incio anterior aos 18anos de idade)

Tique transitrio (tiques motores e/ou vocais, simples ou mltiplos. Ocorrem


muitas vezes durante o dia, quase todos os dias, durante um perodo de pelo menos 4semanas, mas no mais de 12meses consecutivos. Incio anterior aos 18anos de idade)

Tiques sem outra especificao

Perturbao da Eliminao
Encoprese (emisso fecal repetida em locas inadequados roupa ou cho - seja
involuntria ou intencional. Ocorre pelo menos 1 episdio por ms durante um mnimo de 3meses. Ocorre em crianas com pelo menos 4 anos)

Enurese (emisso repetitiva de urina na cama ou nas roupas, manifesta-se 2 vezes por
semana ou mais, durante pelo menos 3meses consecutivos, em crianas com mais de 5anos, seja involuntria ou voluntria. Pode ser diurna, noturna ou misto)

Outras perturbaes na 1 infncia, 2infncia ou na adolescncia


Perturbao de ansiedade de separao (ansiedade excessiva relativa
separao da casa ou das pessoas a quem est vinculado. Dura pelo menos 4semanas. Incio antes dos 18anos.)

Mutismo seletivo (Incapacidade persistente da criana para falar em certos


espaos sociais como a escola. Estas crianas compreendem a linguagem e so capazes de falar com toda a normalidade em espaos onde se sentem vontade, seguros e confiantes. A durao de pelo menos 1 ms no limitado ao 1 ms de escola)

Perturbaes reativa de vinculao da 1infncia ou incio da

2infncia (ligao social acentuadamente perturbada e inadequada ao nvel de


desenvolvimento na maioria dos contextos, com incio antes dos 5 anos de idade e associada ao recebimento de cuidados amplamente patolgicos)

Perturbaes dos movimentos estereotipados (comportamento motor


repetitivo que parece impulsivo e no funcional sacudir ou agitar as mos, balancear o corpo, bater com a cabea, morder objetos, morder-se a si prprio, beliscar a pele e mexer nos orifcios corporais, bater no prprio corpo. O comportamento persiste 4semanas ou mais.)

Perturbao na 1, 2 infncia ou na adolescncia sem outra especificao

2) Delirium, Demncia, Perturbaes Mnsicas e outras perturbaes cognitivas


Delirium (perturbao da conscincia e uma alterao da cognio que se desenvolvem num
curto perodo de tempo, geralmente de horas a dias, tendendo a flutuar no decorrer do dia. Os transtornos includos na seo relativa a "Delirium" so relacionados de acordo com a suposta etiologia):

Secundrio a um estado fsico geral ( consequncia dos efeitos fisiolgicos


diretos de uma condio mdica geral)

Induzido por substncias (devido a uma droga de abuso, um medicamento ou


exposio a toxina)

Mltiplas etiologias (quando existe mais de uma etiologia por ex., tanto uma
substncia quanto uma condio mdica geral)

Sem outra especificao (sem etiologia especfica)

Demncia (caracteriza-se por mltiplos dfices cognitivos que incluem diminuio de


memria. As Demncias tambm so relacionadas de acordo com sua suposta etiologia):

Alzheimer (transtorno progressivo que mata lentamente as clulas nervosas do


crebro)

Vascular (qualquer demncia na qual a principal causa foi uma doena vascular
enceflica. O incio da Demncia Vascular tipicamente sbito, seguido por um curso flutuante e gradativo, caracterizado por rpidas alteraes no funcionamento, ao invs de uma progresso lenta)

Secundria a outros estados fsicos gerais (HIV, traumatismo craniano, Parkinson, etc) Persistente Induzida por Substncias (no diagnosticada se os sintomas
no persistem alm da durao habitual da Intoxicao ou Abstinncia de Substncia ou se ocorrem exclusivamente durante o curso de um delirium. Este transtorno chamado de "persistente" porque a demncia persiste por muito tempo aps o indivduo ter experimentado os efeitos da Intoxicao ou Abstinncia de Substncia. As caractersticas associadas com a Demncia Persistente Induzida por Substncia so aquelas associadas com as demncias em geral. Mesmo que atualmente abstinente do uso de substncia, a maioria dos indivduos com este transtorno teve, anteriormente, um padro de uso prolongado e macio de uma substncia que satisfez os critrios para Dependncia de Substncia. A idade de incio da Demncia Persistente Induzida por Substncia raramente se situa antes dos 20 anos.)

Secundria a Mltiplas etiologias (a demncia tem mais de uma etiologia.


Mais de uma condio mdica geral pode estar etiologicamente relacionada demncia (por ex., Demncia do Tipo Alzheimer e Demncia Devido a Traumatismo Craniano ), ou a demncia pode ser devido a efeitos combinados de uma condio mdica geral (por ex., doena de Parkinson) e uso de uma substncia a longo prazo (por ex., Demncia Persistente Induzida por lcool)

Sem outra especificao

Perturbaes Mnsicas: (caracteriza-se por uma diminuio da memria na ausncia de


outros dfices cognitivos significativos).

Secundria a um estado fsico geral Persistente induzida por substncias Sem outra especificao Cognitivas sem outra especificao: (caracteriza-se por

Perturbaes

disfuno cognitiva presumivelmente devido a um estado fsico geral ou utilizao de substncias que no preencham os critrios anteriores).

3) Perturbaes Mentais Secundrias a um estado geral Fsico


Caracteriza-se pela presena de sintomas mentais que se pensa serem consequncia fisiolgica direta de um estado fsico geral.

Delirium Secundrio Demncia Secundria Perturbao Mnsica secundria Perturbao Psictica secundria Perturbao do humor secundria Perturbao da ansiedade secundria (caracterizada por sintomas proeminentes
de ansiedade que se julgam como uma consequncia fisiolgica direta de um estado fsico geral)

Disfuno sexual secundria Perturbao do sono secundria

4) Perturbaes Relacionadas com substncias


Os Transtornos Relacionados a Substncias incluem desde transtornos relacionados ao consumo de uma droga de abuso (inclusive lcool), aos efeitos colaterais de um medicamento e exposio a toxinas. Os sintomas em geral desaparecem quando o indivduo deixa de expor-se substncia, mas sua resoluo pode levar de semanas a meses e exigir tratamento. Perturbaes pela utilizao de substncias: (dependncia e abuso de
substncias)

Perturbaes induzidas por substncias: (intoxicao, abstinncia, delirium,


demncia, perturbao psictica, perturbaes do humor e perturbaes do sono)

5) Esquizofrenia e outras perturbaes psicticas


Esquizofrenia: [perturbao que dura pelo menos 6 messes e inclui pelo menos 1 ms
de fase de sintomas ativos: ideias delirantes, alucinaes, discurso desorganizado, comportamento marcadamente desorganizado ou catatnico e sintomas negativos (embotamento afetivo - reduzido contato ocular, expresso emocional diminuda; alogia pobreza do discurso; avoliao incapacidade de iniciar e persistir em atividades com objetivo)]

O consumo de axixe ou canbis pode desencadear esquizofrenia Subtipos de Esquizofrenia:

Tipo paranoide ( a presena de delrios ou alucinaes auditivas proeminentes


no contexto de uma relativa preservao do funcionamento cognitivo e do afeto. Os delrios so tipicamente persecutrios ou grandiosos, ou ambos, mas delrios envolvendo outros temas (por ex., cime, religiosidade ou somatizao) tambm podem ocorrer. Os delrios podem ser mltiplos, mas geralmente so organizados em torno de um tema coerente)

Tipo Desorganizado (discurso desorganizado, comportamento desorganizado


e afeto embotado ou inadequado. O discurso desorganizado pode ser acompanhado por atitudes tolas e risos sem relao adequada com o contedo do discurso. A desorganizao comportamental (isto , falta de orientao para um objetivo) pode levar a uma severa perturbao na capacidade de executar atividades da vida diria (por ex., tomar banho, vestir-se ou preparar refeies)

Tipo Catatnico (surge numa fase mais precoce) ( uma acentuada


perturbao psicomotora, que pode envolver imobilidade motora, atividade motora excessiva, extremo negativismo, mutismo, peculiaridades dos movimentos voluntrios, ecolalia ou ecopraxia. A imobilidade motora pode ser manifestada por cataplexia (flexibilidade crea) ou estupor. A atividade motora excessiva aparentemente desprovida de sentido e no influenciada por estmulos externos)

Tipo Indiferenciado ( a presena de sintomas que satisfazem o Critrio A de


Esquizofrenia, mas no satisfazem os critrios para os Tipos Paranide, Desorganizado ou Catatnico)

Tipo Residual (quando houve pelo menos um episdio de Esquizofrenia, mas o


quadro clnico atual no apresenta sintomas psicticos positivos proeminentes (por ex., delrios, alucinaes, discurso ou comportamento desorganizados). Existem contnuas evidncias da perturbao, indicadas pela presena de sintomas negativos (por ex., afeto embotado, discurso pobre ou avolio) ou dois ou mais sintomas positivos atenuados (por ex., comportamento excntrico, discurso levemente desorganizado ou crenas incomuns). Se delrios ou alucinaes esto presentes, eles no so proeminentes nem so acompanhados por forte afeto. O curso do Tipo Residual pode ser limitado, representando uma transio entre um episdio pleno e uma remisso completa. Entretanto, ele tambm pode estar presente de uma forma contnua por muitos anos, com ou sem exacerbaes agudas.)

Perturbaes Esquizofreniforme: (caratersticas so idnticas s da Esquizofrenia:

durao total da doena mnimo de 1 ms e mximo de 6 meses. habitualmente o diagnstico provisrio de uma Esquizofrenia)

Perturbao Esquizoafectiva: (caracterstica essencial o perodo ininterrupto de

doena, durante a qual, em determinada altura, existe uma Depresso Major, Episdio Manaco ou Misto. usado para definir casos em que h tanto a perda de contato com a realidade tpica da esquizofrenia quanto um transtorno afetivo. Alm disso, durante o mesmo perodo de doena, ocorreram delrios ou alucinaes por pelo menos duas semanas na ausncia de sintomas proeminentes de humor)

Tipo Bipolar: Episdio Manaco ou Misto Tipo Depressivo: Episdios Depressivos Major

Perturbao Delirante: ( a presena de uma ou mais ideias delirantes no bizarras

que persistem pelo menos 1 ms)

Tipo Erotomania (Ideias delirantes de um relacionamento amoroso especial com


outra pessoa, geralmente algum famoso ou de nvel social mais elevado. Este tipo de delrio encontra-se por vezes na base de um comportamento de andar espreita)

Tipo Grandeza (Ideias delirantes de que a pessoa tem um poder ou aptido especial
ou uma relao especial com uma pessoa ou figura poderosa, tais como o presidente, uma celebridade ou o Papa. A pessoa imagina que algo e que todos reconhecem que no , mas ela insiste. Incorpora uma figura, personalidade)

Tipo Cime (Ideias delirantes de que o parceiro sexual est a ser, ou foi, infiel) Tipo Persecutrio (Este subtipo aplica-se quando o tema central do delrio envolve
a crena de estar sendo vtima de conspirao, traio, espionagem, perseguio, envenenamento ou intoxicao com drogas, estar sendo alvo de comentrios maliciosos, de assdio ou obstrudo em sua busca de objetivos de longo prazo. Pequenos deslizes podem ser exagerados e se tornar o foco de um sistema delirante. O foco do delrio freqentemente se concentra em alguma injustia que deve ser remediada pela ao legal ("parania querelante"), podendo a pessoa afetada envolver-se em repetidas tentativas de obter satisfao, apelando aos tribunais e outras agncias governamentais. Os indivduos com delrios persecutrios com frequncia sentem ressentimento e raiva, podendo recorrer violncia contra aqueles que supostamente os esto prejudicando.)

Tipo Somtico (Este subtipo aplica-se quando o tema central do delrio envolve
funes ou sensaes corporais. Os delrios somticos podem ocorrer de diversas formas. Os mais comuns envolvem a convico de estar emitindo odor ftido atravs da pele, boca, reto ou vagina, de estar infestado com insetos sobre ou sob a pele, de abrigar um parasito interno; de que certas partes do corpo so (contrariamente a todas as evidncias) malformadas ou feias, ou de que certas partes do corpo (por ex., o intestino grosso) no esto funcionando)

Tipo Misto (Este subtipo aplica-se quando no h predomnio de qualquer tema


delirante. Tipo Inespecificado. Este subtipo aplica-se quando a crena dominante no delrio no pode ser claramente determinada ou no est descrita entre os tipos especficos (por ex., delrios de referncia sem um componente persecutrio ou grandioso proeminente)

Perturbao Psictica Breve: ( uma perturbao que envolve o incio sbito de pelo
menos um dos seguintes sintomas psicticos positivos: delrios, alucinaes, discurso desorganizado (por ex., descarrilamento ou incoerncia freqentes), ou comportamento amplamente desorganizado ou catatnico. Crise psictica que se desenvolve na sequncia de situaes muito stressantes. Incio sbito, dura pelo menos 1 dia e menos de 1 ms)

Perturbao Psictica Induzida: (desenvolve-se num sujeito influenciado por outro


que desenvolveu ideias delirantes de contedo semelhante)

Perturbao Psictica devida a um estado fsico geral: (Os sintomas


psicticos so entendidos como sendo uma consequncia fisiolgica direta de um estado fsico geral. Por exemplo durante a evoluo de uma demncia de tipo Alzheimer ou Vascular)

Perturbao Psictica Induzida por Substncias: (Os sintomas psicticos so


entendidos como sendo uma consequncia fisiolgica direta de abuso (Intoxicaes) ou abstinncia de: drogas e medicamentos, ou exposio a txicos)

Perturbao Psictica Sem Outra Especificao: (Situaes psicticas que


no preencham os critrios de nenhuma das Perturbaes Psicticas)

6) Perturbaes do Humor
Episdios de alterao do Humor Episdio Depressivo Major (Perodo de pelo menos 2 semanas durante o qual
existe humor depressivo ou perda de interesse em quase todas as atividades. Em crianas e adolescentes o humor pode ser irritvel. O Sujeito teve experimentar pelo menos 4 sintomas adicionais: - Alterao do peso ou apetite - Alterao do sono e actividade psicomotora - Diminuio da energia - Sentimentos de desvalorizao ao culpa - Dificuldades de concentrao ou em tomar decises - Pensamentos recorrentes a propsito da morte ou planos, tentativas ou ideao suicida.

Episdio Manaco ( definido por um humor anormal e persistentemente elevado,


expansivo ou irritvel, durante pelo menos uma semana. O Sujeito deve acompanhar pelo menos 3 sintomas adicionais: - Aumentos da auto-estima ou grandiosidade - Necessidade de dormir diminuda - Discurso apressado - Fuga de ideias - Distractibilidade - Aumento do envolvimento em atividades para objetivos - Agitao psicomotora e envolvimento excessivo em atividades agradveis com elevado potencial de terem consequncias desagradveis.

Episdio Misto (Esto preenchidos critrios para Episdio Manaco e para Episdio
Depressivo Major, quase todos os dias, com uma durao de pelo menos uma semana. O sujeito experimenta alteraes do humor de modo rpido (tristeza, irritabilidade, euforia) acompanhadas por sintomas dos 2 episdios)

Episdio Hipomanaco: (Apresenta critrios idnticos ao do Episdio Manaco,


com uma durabilidade de pelo menos 4 dias, no podendo estar presente ideias delirantes ou alucinaes. O episdio no suficientemente intenso para provocar clara deficincia de funcionalidade social, ocupacional ou requerer hospitalizao)

Perturbaes Depressivas Depresses Major

Distmica: (Caracteriza-se por humor cronicamente depressivo durante mais de


metade dos dias pelo menos durante dois anos, apresentando pelo menos 2 dos seguinte sintomas): - Diminuio ao aumento do apetite - Insnia ou hipersnia - Fadiga ou pouca energia - Baixa auto-estima - Dificuldades de concentrao ou em tomar decises - Sentimentos de falta de esperana

Perturbao Depressiva SOE:

Perturbaes Bipolares: ( uma forma de transtorno de humor caracterizado pela


variao extrema do humor entre uma fase manaca ou hipomanaca, que so estgios diferentes pela gradao dos seus sintomas, hiperatividade fsica e mental, e uma fase de depresso, inibio, lentido para conceber e realizar ideias, e ansiedade ou tristeza)

Perturbao Bipolar I (Caracteriza-se pela presena de um Episdio Manaco, sem


Episdios Depressivos Major prvios)

Perturbao Bipolar II (Caracteriza-se pela presena (ou historial) de um ou mais


episdios Depressivos Major prvio e a presena (ou historial) de pelo menos um Episdio Hipomanaco)

Ciclotmica ( uma perturbao do humor crnica e flutuante que envolve numerosos


perodos de sintomas hipomanacos e numerosos perodos de sintomas depressivos, durante 2 anos. Os sintomas hipomanacos e depressivos no so em nmero, intensidade, globalidade ou durao para preencher critrios completos de Episdio Manaco ou Depressivo Major)

Perturbao Bipolar SOE (Alterao muito rpida (durante dias) entre os


sintomas manacos e depressivos. Episdios Hipomanacos recorrentes com sintomas depressivos intercorrentes.Episdio Manaco ou Misto sobreposto a Perturbao delirante, Esquizofrenia residual ou Perturbao Psictica SOE. Perturbao Bipolar presente mas dificuldade em determinar se primria, devido a um estado fsico geral ou induzida por substncia)

Outras Perturbaes do Humor Perturbao do Humor Devida a estado fsico geral Perturbao do Humor Induzida por Substncias Perturbao do Humor SOE

7) Perturbaes da Ansiedade

Ataque de Pnico
um perodo discreto no qual se inicia de modo sbito uma intensa apreenso, medo ou terror, frequentemente associados com sensaes de catstrofe iminente. Atinge o seu pico dentro de 10 minutos, durante o qual 4 ou mais sintomas esto presentes: w Palpitaes, batimentos cardacos ou ritmo cardaco acelarado w Suores w Estremecimentos ou tremores w Dificuldade em respirar w Sensao de sufoco w Desconforto ou dor no peito w Nuseas ou mal-estar abdominal w Sensao de tonturas, de desequilbrios, de cabea oca ou de desmaio w Desrealizao (sensaes de irrealidade) ou despersonalizao (sentir-se desligado de si prprio) w Medo de perder o controlo ou de enlouquecer w Medo de morrer w Parestesias (dormncias ou formigueiros) w Sensao de frio ou de calor

Agorafobia
Ansiedade em relao a lugares ou situaes nos quais a fuga possa ser difcil (ou embaraosa) ou nos quais possa no ter ajuda disponvel no caso de ter um Ataque de Pnico inesperado ou situacionalmente predisposto ou sintomas semelhantes ao Pnico. Os medos agorafbicos envolvem tipicamente um conjunto caracterstico de situaes que incluem estar s fora de casa; estar numa multido ou esperar numa fila; atravessar uma ponte; e viajar de autocarro, comboio ou automvel. As situaes so evitadas (por exemplo, so feitas restries nas deslocaes) ou enfrentadas com intenso malestar ou ansiedade de vir a ter um Ataque de Pnico ou sintomas semelhantes ao pnico ou requerem a presena de uma pessoa de confiana.

Perturbao de Pnico sem Agorafobia ( caracterizada por Ataques de Pnico


inesperados e recorrentes acerca dos quais existe uma preocupao persistente)

Perturbao de Pnico com Agorafobia ( caracterizada por Ataques de Pnico


inesperados e recorrentes e por Agorafobia)

Agorafobia sem Histria de Perturbao de Pnico (caracteriza-se pela


presena de Agorafobia e de sintomas semelhantes ao pnico sem histria de Ataques de Pnico inesperados)

Fobia Especfica ( caracterizada por ansiedade clinicamente significativa provocada


pela exposio a uma situao comportamento de evitamento) ou objeto temido, que frequentemente conduz ao

Fobia Social ( caracterizada por ansiedade clinicamente significativa provocada pela


exposio a certos tipos de situaes sociais ou de desempenho que frequentemente conduzem ao comportamento de evitamento)

Perturbao Obsessivo-Compulsiva ( caracterizada por obsesses (as quais causam forte mal-estar ou ansiedade) e/ou compulses (as quais servem para neutralizar a ansiedade): Obsesses:
- Pensamentos, impulsos ou imagens, recorrentes e persistentes que so experimentados, durante algum perodo da perturbao, como intrusivos e inapropriados e que provocam ansiedade ou mal-estar intenso.

- Pensamentos, impulsos ou imagens que no so simplesmente preocupaes excessivas acerca de problemas reais de vida - A pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens ou neutraliz-los com outro pensamento ou aco. - A pessoa reconhece que os pensamentos obsessivos, impulsos ou imagens so produto da sua mente (no impostos de fora)

Perturbao Ps-Stress Traumtico Perturbao Aguda de Stress Perturbao da Ansiedade Generalizada Perturbao da Ansiedade Provocada por um Estado Fsico Geral Perturbao da Ansiedade Induzida por Substncia Perturbao da Ansiedade SOE

You might also like