You are on page 1of 25

Companhia de Saneamento do Paran

UTILIZAO DE DIXIDO DE CLORO NA SANEPAR

AGENDA 21 O capitulo 18 da "Agenda 21" da Conferncia das Naes Unidas Sobre o Meio ambiente e Desenvolvimento (RIO-92) diz "... um valor estimado de 80% de todas as doenas e cerca de um tero das mortes em pases em desenvolvimento so causadas pelo consumo de gua contaminada, e uma mdia de um dcimo do tempo produtivo de cada pessoa sacrificado por doenas relacionadas com a gua".

PORTARIA 518. A Portaria 518 prev o uso de novos desinfetantes, onde podemos incluir o Dixido de Cloro. A questo no uso de outro desinfetante alm do Cloro e sim sobre os microorganismos que so resistentes ao Cloro.

REFLEXO: de conhecimento que o melhor ser proteger e monitorar o manancial de contaminaes do que recuperar aps ter sido contaminado. Entretanto, na maioria dos casos a proteo da fonte de gua da poluio complexa. A barreira final a desinfeco.

APLICAO DE DIXIDO DE CLORO NA SANEPAR. A Sanepar por mais de 7(sete) anos vem usando e testando o Dixido de Cloro. Existem experincias que obtivemos sucesso e as que no obtivemos.

PROBLEMAS: 1 - Prever Dixido de Cloro onde no se necessitava; 2 - Aplicar Dxido de Cloro na gua tratada sem prever as consequncias nas redes de distribuio; 3 - Aplicar nas redes de distribuio sem fazer a troca gradativa do Cloro pelo Dixido de Cloro;

PROBLEMAS: 4 - No informar a Secretaria de Sade que o residual encontrado nas redes de Distribuio seria Dixido de Cloro e no Cloro; 5 - Demora na implantao do Dixido foi maior que a despoluio do Manancial.

ANLISE RESIDUAL DE DIXIDO DE CLORO: Durante as experincias e aplicaes, foram encontradas divergncias entre a aplicao e resultados das anlises de Dixido. Em estudos realizados, foi descoberto que a metodologia DPD, apresentava falha na anlise onde a gua tratada continha Cloraminas.

ANLISE RESIDUAL DE DIXIDO DE CLORO: O problema foi sanado com uma nova metodologia exclusiva e seletiva, a qual se chama mtodo da Lisamina. de fundamental importncia os resultados das anlises, uma vez que essas podem inviabilizar a aplicao do Dixido de Cloro.

10

ANLISE RESIDUAL DE CLORITOS: * A maioria dos mtodos analticos sofrem interferncias; de fundamental importncia os resultados das anlises de Cloritos, analises incorretas tambm podem inviabilizar a aplicao do Dixido de Cloro.
Obs: 1,0 ppm de ClO2, sempre ir gerar no mnimo 0,2 ppm de cloritos.

11

TRATAMENTO DE GUA PARA INDSTRIA. - Os contratos so rigorosos quanto a qualidade da gua; - O Manancial normalmente de gua servida; - Os colides so extremamente estveis; - Os nveis de Nitrognio so elevados; - Os nveis de Ferro e Mangans so elevados.

12

TRATAMENTO DE GUA PARA INDSTRIA. A nica maneira que encontramos de desestabilizar os colides, remover o Ferro e o Mangans, formando o mnimo de Cloraminas, foi aplicando Dixido de Cloro como pr oxidante. Aplicao de 0,5 ppm de tratada. Dixido de Cloro na gua industrial

13

MATRIA

ORGNICA ELEVADA E BAIXA TURBIDEZ.

Esse tipo de gua possui colides extremamente estveis e so difceis de serem removidos. Quando se aplica Cloro para desestabilizar os colides ocorre aumento de THM. Aplicando-se Dixido de Cloro resolve-se o problema, inclusive com economia do coagulante.
14

OXIDAO DE ENDOTOXINAS: Segundo literaturas, so subprodutos da lise celular e/ou da atividade metablica de bactrias. A toxina capaz de acelerar os processos Inflamatrios.

15

OXIDAO DE ENDOTOXINAS: As Endotoxinas possivelmente sero detectadas em outros sistemas do Brasil, em procedimentos de boas prticas de manipulao de medicamentos em farmcias (CRF) e na legislao para hemodilise, prev anlises dessa substncia.

16

OXIDAO DE ENDOTOXINAS: A Portaria 518 sequer menciona a toxina, e at o momento no sabemos o que ela pode causar ao ser humano por ingesto.

Devemos no entanto, estar preparados para sermos questionados sobre o assunto.

17

OXIDAO DE MANGANS - Em guas in-natura que contm Mangans, complexados pela matria orgnica, os coagulantes no os reduzem e estes passam pelo processo de tratamento e causando colorao amarela a gua distribuda, manchando roupas e louas. - Uma pequena quantidade de dixido de Cloro aplicado na gua in-natura resolveu o problema, oxidando totalmente o Mangans.

18

OBSERVAES: Ao aplicar o Dixido de Cloro na gua para consumo humano, nunca o seu residual dever ultrapassar 0,5 ppm, uma vez que seu poder de oxidao e desinfeco muito superior ao do Cloro.

19

OBSERVAES: Um sistema de gua potvel, que maior que 1,4 ppm em Dixido de aplicao de um sal Ferroso, uma oxidaro o Ferro Ferroso a Frrico dos Cloritos/Cloratos. necessite aplicar quantidade Cloro (pr), dever prever a vez que os Cloritos/Cloratos e o resultado ser a reduo

20

OBSERVAES: Estudos efetuados nos Estados Unidos da Amrica mostraram que o sal Ferroso em alguns casos, poder substituir todo o floculante utilizado.

21

VANTAGENS DO DIXIDO DE CLORO: - Oxida com facilidade Ferro e Mangans; - A formao de sub-produtos com Nitrognio (Cloraminas) menor; - Desestabiliza colides - Matria Orgnica Ferro e Mangans; - Diminui a formao de THM; - Oxida Endotoxinas.

22

SISTEMAS APLICANDO DIXIDO DE CLORO: - Eta Industrial (interior); - Cascavel (interior); - Guaratuba (litoral); - Praia de Leste (litoral); - Eta Iguau (Capital);; - Eta Passana (Capital); - Eta Irai (Capital); - Unio da Vitria (Interior);
23

CONCLUSO - No atual grau de poluio que se encontra os nossos mananciais, seria prudente adicionarmos outro oxidante / bactericida, alm do Cloro. REFLEXO: - Se levarmos em considerao os custos de todos os produto qumicos, chegaremos ao valor aproximado de R$ 0,04 / metro cbico. - Se adicionarmos o dixido de Cloro no intuito de termos uma dubla barreira, os custos seriam aproximadamente de R$ 0,05 / metro. Cbico totalmente irrelevante nos custos finais.
24

CARLOS ANTONIO RATTMANN

DESENVOLVIMENTO E PESQUISAS DIRETORIA DE OPERAES - SANEPAR

e-mail: carattmann@sanepar.com.br 41 3330-7142

25

You might also like