You are on page 1of 2

Funes Administrativas

O Balanced Scorecard foi idealizado para a tomada de decises.

A Anlise SWOT, funciona como uma das ferramentas de anlises de cenrios futuros da Administrao. Atualmente, as principais funes administrativas so:

Fixar objetivos (planejar);


Analisar: conhecer os problemas; Solucionar problemas; Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnolgicos e as pessoas); Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar); Negociar; Tomar as decises (rpidas e precisas); Mensurar e avaliar (controlar). O papel do Administrador As funes do Administrador foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificao bastante difundida, comum encontr-la em diversos livros e at mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias, so elas: Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como sero alcanadas e quais

so seus propsitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizaes usam para administrar suas relaes com o futuro. uma aplicao especfica do processo decisrio." O planejamento envolve a determinao no presente do que se espera para o futuro da organizao, envolvendo quais as decises devero ser tomadas, para que as metas e propsitos sejam alcanados.

Pirmide Organizacional com divises de nveis e reas da Administrao

Administrador liderando equipe em treinamento numa empresa metalrgica no Rio de Janeiro, Brasil. Organizar: pode-se constatar que [] se fosse possvel sequenciar, diramos que depois de traada(s) a(s) meta(s) organizacional(ais), necessrio que as atividades sejam adequadas s pessoas e aos recursos da organizao, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que preciso para a realizao da tarefa. Logo, "organizar o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realizao de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a diviso de um todo em partes ordenadas." Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traada(s), responsabilidades definidas, ser preciso neste momento uma competncia essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcanados." A chave para tal, est na utilizao da sua afetividade, na sua interao com o meio ambiente que atua. E por ltimo controlar, que "estando a organizao devidamente planejada, organizada e liderada, preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execuo do planejado e a correo de possveis desvios"(ARAJO, 170, 2004). Cada uma das caractersticas podem ser definidas separadamente, porm, dentro da organizao, so executadas em conjunto, ou seja, no podem ser trabalhados disjuntas.

You might also like