You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CINCIAS DA SADE FACULDADE DE FARMCIA

Aluna: Fiammetta Nigro DRE: 112080960

Rio de Janeiro 2013

cido Sulfrico (HSO): Ao inal-lo e ingeri-lo, causa irritao nas mucosas das membranas do trato respiratrio e digestrio podendo causar edema pulmonar e choque circulatrio, respectivamente. Em contato com a pele causa dor, vermelhido e queimaduras; e, alm disso, pode causar turgidez na viso se em contato com os olhos levando cegueira.

cido Ciandrico (HCN): Por ter alta capacidade de ser absorvido, este cido venenoso se ingerido, inalado ou exposto pele, pois, rapidamente, liga-se de forma estvel com o ferro da hemoglobina bloqueando a respirao celular. Em contato com os olhos causa irritao.

cido Clordrico (HCl): Altamente corrosivo, se inalado, causa ferimentos srios ao trato respiratrio podendo levado ao edema pulmonar; e, se ingerido, pode ser fatal j que causa queimaduras nas membranas do trato digestrio. Causa severas queimaduras se em contato com a pele e irritao severa aos olhos podendo provocar dano visual prolongado ou permanente.

cido Perclrico (HClO): A inalao causa queimadura das mucosas e pulmes sendo, portanto, altamente venenoso. Em contato com a pele causa queimaduras severas e irritao; e queimaduras se em contato com os olhos com perigo de cegueira. A sua ingesto pode levar perfurao do esfago e do estmago e, consequentemente, choque circulatrio e parada cardaca.

cido Ntrico (HNO): Quanto inalao de seus vapores causa tosse, irritao das mucosas e, prolongando-se o contato, pode conduzir a pneumonia e edema levando morte. Sua ingesto compromete toda a rea gastrointestinal pelo seu alto poder corrosivo quando em contato com mucosas. Causa queimaduras severas pele e olhos, podendo danificar permanentemente a viso.

cido Sulfdrico (HS): Intoxicaes que o envolvem podem causar o bloqueio do sistema nervoso e das vias respiratrias e danos ao trato respiratrio quando inalado, impossibilitando o funcionamento dos pulmes, o que mata o indivduo por asfixia. Em contato com os olhos causa irritao e sua ingesto pode no ser discutida j que este cido altamente voltil.

Hidrxido de Sdio (NaOH): Causa severa irritao e prejuzos ao trato respiratrio, se inalado, incluindo dores de garganta e espirros com consequente pneumonia. Por ser corrosivo, pode causar queimaduras na mucosas de boca, garganta e estmago danificando o tecido e levando a morte. Em contato com a pele leva a severas irritaes e queimaduras na pele. Grandes exposies causam, aos olhos, severas queimaduras e cegueira.

Hidrxido de Potssio (KOH): Irritante severo, se inalado em forma de p ou nvoa, varia de irritao sria moderada causando tosse, espirros e danos rea respiratria; altas concentraes levam ao dano pulmonar. Sua ingesto pode causar queimaduras severas na mucosa digestria incluindo vmito e diarreia podendo ser letal. Em contato com a pele e olhos altamente corrosivo causando vermelhido, queimadura e inchao dos olhos podendo levar a uma possvel cegueira.

Hidrxido de Amnio (NHOH): Txico at em concentraes pequenas, se ingerido, causa corroso do esfago podendo haver peritonite. A inalao irrita o trato respiratrio podendo causar queima, edema pulmonar e morte se inalado em concentraes mais altas. O contato com a pele causa dor, vermelhido, queimaduras e com os olhos a irritao pode resultar em cegueira temporria ou permanente.

Bibliografia:

<www.qca.ibilce.unesp.br> <www.drashirleydecampos.com.br> <www.infoescola.com/quimica> <www.superquimica.com.br> <www.sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/produtos> <www.marta.tocchetto.com> <www.coladaweb.com/quimica> <www.explicatorium.com> <www.quimiclor.com.br/produtos> <www.infopedia.pt>

You might also like