You are on page 1of 22

GEOLOGIA - 2009 (FURG) Relacione as eras geolgicas com os eventos da coluna direita.

Assinale a alternativa que apresenta todas as relaes corretas. a) I-3, II-1, III-4, IV-5 e V-2 b) I-1, II-2, III-3, IV-4 e V-5 c) I-4, II-5, III-3, IV-1 e V-2 d) I-5, II-2, III-4, IV-3 e V-1 e) I-4, II-5, III-1, IV-2 e V-3 (FURG) Em 02/01/2008, entrou em erupo o vulco Llaima, um dos mais ativos entre os 60 vulces do sul do Chile, abalando a rea com exploses, expelindo lavas e uma coluna de gs e cinzas de 7 km. Sobre esse fenmeno geolgico correto afirmar que a) a margem oriental da Amrica do Sul localiza-se numa borda de placa tectnica, o que a torna susceptvel a esse tipo de fenmeno. b) a margem oriental da Amrica do Sul tectonicamente ativa, o que resultou na formao do chamado cinturo do fogo, onde existem inmeros vulces em atividade. c) na Amrica do Sul, apenas o Chile apresenta vulces em atividade, os processos exgenos so intensos nessa rea. d) a margem ocidental da Amrica do Sul tectonicamente ativa, manifestando com freqncia abalos ssmicos e atividade vulcnica ao longo de sua extenso. e) a atividade vulcnica manifesta-se em terrenos antigos e estveis como a margem ocidental da Amrica do Sul. (UFJF) Leia o fragmento de texto a seguir: Tais mudanas nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improvveis de acontecer se a Terra fosse slida at o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade especfica maior que

qualquer outro slido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfcie da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa. Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o gelogo francs Abb J. L. GiraudSoulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que: a) a crosta uma camada nica constituda de uma placa tectnica, dividida em duas sees. b) a litosfera a camada mais densa e se mantm em movimento devido s correntes convectivas. c) as camadas da Terra so separadas umas das outras por reas denominadas descontinuidade. d) ela formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfcie para o centro. e) o ncleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material o magma.

(CEFET) As terras emersas so constitudas, basicamente, por escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. Sobre bacias sedimentares, analise as seguintes afirmativas. I. Resultaram da solidificao do material magmtico e de sua elevao superfcie. II. Podem sofrer soerguimentos tectnicos, constituindo baixos planaltos ou plats. III. As mais antigas foram consolidadas ao longo das eras Paleozica e Mesozica. IV. So constitudas por rochas metamrficas muito antigas, como os gnaisses. As afirmaes corretas so a) apenas I e II b) I e III c) II e III d) III e IV e) I, II e IV GEOLOGIA - 2008 (UFMA) As figuras abaixo mostram a localizao de vrios sismos e o arranjo dos continentes sobre as Placas Tectnicas.

A partir das informaes constantes nas figuras, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Os abalos ssmicos so consequncias da movimentao das placas tectnicas, sendo as reas de ocorrncia mais comuns coincidentes com as zonas de contato entre elas. b) O aumento no nmero de abalos ssmicos prximos aos grandes centros urbanos devido s mudanas climticas antrpicas e no s naturais. c) O Brasil est situado na Placa Sul-Americana, distante das zonas de impacto entre placas, portanto, os tremores de terra ocorridos no pas so de grau baixo. d) No final de 2004, milhares de asiticos foram surpreendidos por um terremoto seguido por ondas gigantes, conhecidas como tsunamis, que causaram um cenrio de destruio total. e) O maior terremoto ocorrido no Brasil teve o epicentro na Serra do Tombador, em Mato Grosso, causado pelo desgaste no interior da placa tectnica, denominado sismo intraplaca. (Mackenzie) Foi s um susto Terremotos como os ocorridos em quatro estados do pas so mais comuns do que se imagina...

Na noite de tera-feira da semana passada, um leve tremor de terra que durou seis segundos atingiu quatro dos estados mais populosos do pas: So Paulo, Rio de Janeiro, Paran e Santa Catarina. Muita gente ficou assustada.Moradores de prdios desceram para a rua, com medo de uma catstrofe.(...) O terremoto, que ocorreu no Oceano Atlntico, a 210 quilmetros da costa brasileira, teve magnitude de 5.2 na escala Richter. Dezenas de terremotos de magnitude similar ocorrem no mundo toda semana e no chamam ateno porque raramente causam danos.(...) verdade que a maior parte desses abalos ocorre em regies do globo propcias a terremotos freqentes...

Tendo por base a formao geolgica brasileira, considere as afirmaes abaixo. I. O territrio brasileiro est no centro da placa tectnica sulamericana e, portanto, menos sujeito a terremotos fortes. II. A formao geomorfolgica brasileira data do Perodo Tercirio da Era Cenozica, possuindo um perfil topogrfico com reduzidos desgastes erosivos. III. Devido sua formao Pr-Cambriana, encontramos um subsolo rico em minrio de ferro. IV. O territrio brasileiro formado, apenas, por dobramentos modernos. Esto corretas, somente, as afirmaes a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. e) II e III. (Unifesp) Observe o mapa.

(ANA, 2001. Adaptado.) O mapa destaca o Aqfero Guarani, importante reservatrio de gua subterrnea, formado por rochas a) gneas e granticas. b) vulcnicas e gneas. d) granticas e arenosas. e) granticas e vulcnicas. e) arenosas e vulcnicas. (Unifal) Interprete o texto abaixo. A pobreza do Peru s amplificou o potencial destrutivo do grande terremoto 8,0 pontos na escala Richter da ltima quarta-feira. [...]. A maioria das casas da regio feita em barro no Peru o ndice de chuvas baixssimo e no tem a menor resistncia a um maior tremor. [...]. Com 700 mil habitantes, Ica, onde esto as trs cidades mais destrudas, um dos departamentos mais ricos do Peru. A renda per capita do pas 40% inferior brasileira. Estimativas dizem que 60% dos peruanos vivem na pobreza. Ica vive da pesca e da agricultura, principalmente algodo, aspargos e uva, base para o pisco, licor nacional. O boom exportador dessas culturas atraiu milhares de camponeses do interior ainda mais pobre do pas. Folha de S. Paulo, 19/08/2007.

A partir das reflexes desse texto e das informaes do tema em foco, marque a alternativa que contm apenas afirmativas corretas. a) A rea de ocorrncia do terremoto est sob a influncia da movimentao das placas tectnicas do Pacfico e a Sul-americana, em que o clima desrtico predomina e influi o desenvolvimento das atividades econmicas tradicionais. O Peru um pas em que a exportao de matrias primas e de produtos primrios move a economia. O deslocamento populacional uma caracterstica diretamente ligada ao nomadismo dos povos das regies desrticas. b) A rea de ocorrncia do terremoto est sob a influncia da movimentao das placas tectnicas de Nazca e Sul-americana, em que o clima desrtico predomina e influi o desenvolvimento das atividades econmicas tradicionais. O Peru um pas em que a exportao de matrias primas e de produtos primrios move a economia. O deslocamento populacional reflete a realidade socioeconmica dos pases subdesenvolvidos. c) A rea de ocorrncia do terremoto est sob a influncia da movimentao das placas tectnicas do Pacfico e a Sul-Americana, em que as casas da regio foram praticamente arrasadas por serem feitas de barro. O Peru um pas em que a produo de aspargos, algodo e uva para exportao tem atrado a populao de outros pases da regio. O subdesenvolvimento caracterstico desse pas no agrava, significativamente, as conseqncias do terremoto. d) A rea de ocorrncia do terremoto est sob a influncia da movimentao das placas tectnicas de Nazca e Sul Americana, em que predomina o clima temperado. Ica uma regio em que a produo de aspargos, algodo e uva para a exportao tem atrado a populao de outras partes do pas e o subdesenvolvimento caracterstico do Peru no aumenta os problemas causados pelo terremoto. (Univale) Observe a imagem:

Uma das 33 gravuras da srie Fuji, elaboradas entre 1823 e 1829, mostra um tsunami. Fonte: Wikipdia Assinale a alternativa verdadeira sobre a formao de um tsunami semelhante ao que atingiu o sudeste asitico ao final de 2004: a) A origem do fenmeno est associada a eventos de ordem tectnica. b) A formao de tufes acentuados e reas de alta presso atmosfrica geram tal fenmeno. c) A formao de tsunamis est necessariamente associada ao fundo coralgeno do Oceano ndico. d) O efeito do aquecimento global o responsvel principal pela ocorrncia acima do normal desse tipo de tsunamis nos ltimos anos. e) O derretimento de geleiras na regio do Oceano ndico a responsvel pelo fenmeno indicado na gravura. (Inatel) As paisagens geomorfolgicas, em geral, refletem as influncias dos fatores litolgicos, tectnicos e morfoclimticos. A paisagem esboada a seguir pode ser caracterizada como um(a):

a) tipo de cuesta, em reas costeiras litologicamente homogneas. b) estrutura tectonicamente falhada em placas litosfricas divergentes.

c) estrutura tectonicamente dobrada, com anticlinal e sinclinal. d) inselbergue de resistncia, desenvolvido em ambientes morfoclimticos semi- ridos. e) brejo de altitude, no Agreste pernambucano, desenvolvido em litologias mais resistentes aos processos erosivos. (Ufvjm) Na noite do dia 15 de agosto de 2007, um terremoto, cujo epicentro ocorreu no Peru, ao sul de Lima, chegou a 7,9 graus na escala Richter e deixou um rastro de destruio em algumas regies desse pas. Sobre esse terremoto e sua origem INCORRETO afirmar que a) a magnitude do terremoto foi bastante elevada, posto que o terremoto mais violento j registrado por sismgrafos atingiu cerca de 9,2 graus. b) a movimentao de placas tectnicas na regio afetada divergente acarretando modificaes na Cordilheira Andina. c) o terremoto ocorreu em uma falha entre as placas tectnicas denominadas Nazca e Amrica do Sul, cuja atividade ssmica uma das mais fortes no planeta. d) o hipocentro do terremoto ocorreu a poucos quilmetros da costa peruana, no Oceano Pacfico, e relacionado movimentao tectnica de placas. (Fmtm) Considere os itens a seguir para responder a questo. I. Consiste no derramamento do magma na superfcie do planeta, o que pode ocorrer atravs de fendas ou orifcios na crosta. Na superfcie, o magma esfria e torna-se slido, formando uma nova camada rochosa. II. Ocorre em funo do contato das rochas com as guas e a umidade, ocasionando reaes de destruio da rocha original. Sua ao mais intensa nas regies tropicais midas e equatoriais. III. Trata-se da retirada de material rochoso das reas mais altas do relevo terrestre pela gua, que transportado como materiais em suspenso para as reas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos. Sobre os agentes modificadores do relevo terrestre, descritos em I, II e III, pode-se afirmar que a) todos so agentes externos, ou seja, atuam modificando somente a parte superficial do relevo terrestre. b) I um agente interno, formador do relevo, enquanto II e III so agentes externos esculpidores do relevo. c) I e II so agentes internos, por se tratarem de processos de transformaes qumicas das rochas, enquanto III um agente erosivo externo. d) apenas o agente III atual, enquanto I e II atuaram no passado, criando as grandes formas do relevo. e) so todos agentes erosivos, ou seja, suas aes sobre a superfcie destroem o relevo original. (Ufam) O gabro e o granito so exemplos de rochas: a) magmticas vulcnicas b) magmticas extrusivas

c) magmticas plutnicas d) metamrficas e) sedimentares detrticas (Uemg) Leia o texto e analise o mapa a seguir.

A paisagem do Peru diversificada. A Cordilheira separa as plancies do litoral da Floresta existente na fronteira com o Brasil. O pas est muito prximo do encontro de duas placas tectnicas. Nos ltimos seis anos, o Peru foi sacudido por quatro terremotos acima de 6,5 pontos na escala Richter, magnitude suficiente para danificar construes. Nenhum desses abalos compatvel com o ocorrido na ltima semana, quando um terremoto de 8 graus provocou uma intensa devastao em quatro cidades, matando vrias pessoas e deixando muitos feridos. (Trecho Adaptado Revista Veja 22 de agosto de 2007) Sobre a regio destacada no trecho acima e na ilustrao, todas as alternativas esto corretas, EXCETO: a) A Cordilheira dos Andes separa as plancies ridas, localizadas no litoral, da Floresta Amaznica. b) O pas est muito prximo do ponto de encontro entre duas placas tectnicas: a de Nazca e a Sul-Americana. c) O epicentro do tremor em questo ocorreu no fundo do Oceano Atlntico, em reas localizadas ao sul da capital do pas. d) Os abalos ssmicos so freqentes nesta regio, em funo da intensa movimentao das placas tectnicas locais. (Puc-mg) A idia propagada, por muito tempo, de o territrio brasileiro ser absolutamente estvel geologicamente e, portanto, livre de terremotos, errnea. A sismicidade brasileira modesta se comparada da regio andina, mas significativa, visto que aqui j ocorreram vrios tremores com magnitude acima de 5 na Escala Richter, como os eventos em Pacajus (CE, 1980) e em Joo Cmara (RN, 1986). Esses fatos indicam que o risco ssmico em nosso pas no pode ser ignorado. Explica a baixa sismicidade brasileira em relao regio andina:

a) a distncia em relao s bordas leste e oeste da Placa Tectnica Sul-Americana. b) a baixa altitude mdia do relevo brasileiro, formado predominantemente por plancies. c) a inexistncia de atividade vulcnica, causadora dos abalos ssmicos de maior intensidade. d) a causa desses tremores ser justificada pela atividade mineradora no territrio brasileiro. (Ufpi - especfica) Sobre a composio e a dinmica natural da Terra: 1 ( ) O magma o material que compe o interior da crosta terrestre, enquanto as rochas so formadas pelos minerais que compem a parte superficial da litosfera. 2 ( ) As lavas expelidas pelos vulces so magma no-solidificado. 3 ( ) Os terremotos decorrem da movimentao das placas tectnicas que formam a superfcie da Terra chamada litosfera. 4 ( ) Os Andes resultam da movimentao convergente das placas tectnicas de Nazca e Sul-Americana. Resposta: VFVV (Fuvest) O vulcanismo um dos processos da dinmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros histricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcnicas trazem novos materiais para locais prximos superfcie terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo a) um dos poucos processos de liberao de energia interna que continuar ocorrendo indefinidamente na histria evolutiva da Terra. b) um fenmeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente. c) traz para a atmosfera materiais nos estados lquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra. d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a presso interna, permitindo a ascenso de novos materiais e mudanas em seus estados fsicos. e) o processo responsvel pelo movimento das placas tectnicas, causando seu rompimento e o lanamento de materiais fluidos. (Ufpe) A Deriva dos Continentes e a Teoria da Tectnica de Placas so os dois modelos tericos das geocincias que, no sculo XX, causaram uma revoluo dos conceitos relativos, sobretudo, aos processos geolgicos internos. Sobre esses assuntos, o que correto afirmar? ( ) A hiptese da Deriva dos Continentes foi elaborada pelo gegrafo Alexander Von Humboldt e se apoiou na teoria do Caos Continental, estruturada por Ratzel. ( ) A hiptese da Deriva dos Continentes prope que o posicionamento relativo das massas continentais mudou de forma considervel ao longo do tempo geolgico. ( ) A teoria da Tectnica de Placas fornece uma explicao geomtrica e cinemtica de como a expanso do fundo ocenico e a deriva das placas litosfricas ocorrem numa superfcie aproximadamente esfrica. ( ) A velocidade e a taxa de expanso das placas litosfricas variaram ao longo do tempo geolgico, demonstrando, assim, que as foras responsveis pelos movimentos

dessas placas tambm modificaram-se. ( ) Os aspectos paleoclimticos que foram apresentados pelo autor da hiptese da Deriva dos Continentes no podem ser empregados como argumentos favorveis teoria da Tectnica de Placas. Resposta: FVVVF (Ufrr) O planeta terra em sua histria passou por grandes mudanas, tanto geolgicas como biolgicas, sendo que um dos perodos mais marcantes foi a conhecida era dos grandes rpteis que dominaram a terra por milhes de anos. Com base no texto acima indique a opo correta: a) A era dos grandes rpteis o Paleozico. b) A era dos grandes rpteis o Mesozico. c) A era dos grandes rpteis o Proterozico. d) A era dos grandes rpteis o Arqueozico. e) A era dos grandes rpteis o Cenozico. (Ufrr) Atualmente veiculado nos mais diversos meios de comunicao que o mundo assolado por terremotos de grande magnitude, eventos vulcnicos e tsunamis, no entanto o territrio brasileiro tem sido poupado de tais eventos naturais. Isto se deve a caractersticas geolgicas especiais. O texto acima pode ser associado a seguinte afirmao abaixo: a) O Brasil est localizado na borda da placa sul-americana em contato com a placa de Nazca. b) O Brasil se localiza no contato da borda da placa sul-americana com a placa africana. c) O Brasil se localiza na placa do Atlntico. d) O Brasil se localiza no centro da placa sul-americana. e) O Brasil se localiza na placa centro-americana. (Unicamp) No dia 26 de dezembro de 2004, logo aps o natal, a regio indo-asitica, mais particularmente Sumatra, foi assolada por um tsumani que atingiu trs continentes e 12 pases. Estimou-se o nmero de 163 mil mortos apenas na ao direta do tsunami e calculou-se que o nmero total de mortes tenha chegado a 300 mil, contando as vtimas de epidemias, como a c0olera, o tifo, etc. (Adaptados de Paulo Roberto de Morais. possvel prever as ondas de horror?. Mundo em fria, ano 1, n 1, 2005, p. 22-23) a) Explique os principais mecanismos que atuam na formao de um tsunami. b) Quando ocorre um tsunami, PR que as ondas so quase imperceptveis em alto mar, enquanto na costa podem atingir at 50 metros de altura? Resposta:

a) Um tsunami pode formar-se em razo de: movimentao de placas tectnicas que provocam terremotos nos fundos ocenicos, exploses vulcnicas de vulces em reas costeiras, vulces submarinos ou deslizamentos de massas de terra que atingem o oceano. b) Ao se propagar pelo oceano, as ondas do tsunami apresentam comprimento de onda de vrios quilmetros e apenas cerca de um metro de altura, o que faz com que as ondas sejam quase imperceptveis em alto mar. No entanto, ao se aproximarem das guas mais rasas da costa, as ondas vo perdendo velocidade devido ao atrito com a plataforma continental e aumentam, assim, a sua energia acumulada, o que faz com que apresentem altura de at 50 metros. GEOLOGIA - 2007 (Ufv) Observe a figura abaixo:

No decorrer do tempo geolgico, as rochas sofrem diversas modificaes e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA: a) As rochas gneas so formadas a partir do resfriamento do magma, levando formao de rochas como o granito. b) O intemperismo transforma as rochas gneas em metamrficas, como ocorreu com a

formao do calcrio na regio de Sete Lagoas (MG). c) As rochas metamrficas so mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construo civil. d) As rochas sedimentares so formadas pelo processo de compactao do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas gneas ou metamrficas. e) As rochas metamrficas resultam da transformao de rochas antigas, que sofreram presso ou elevao de temperaturas, como caso do gnaisse. (Ucpel) Os agentes internos do relevo so responsveis pela criao ou modificao da fisionomia da paisagem. Um desses agentes provocado por foras no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras conseqncias, capaz de produzir deformaes, formao de falhas e de dobramentos na superfcie, dando origem a diversos tipos de relevo. Assinale a opo que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente. a) Movimento tectnico. b) Epirogenese. c) Vulcanismo. d) Desmoronamento. e) Eroso. (Utfpr) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na seqncia, identifique qual das alternativas traz a associao correta dessas camadas.

a) I - Ncleo interno, II - Ncleo externo, III Manto e IV - Crosta. b) I - Ncleo interno, II - Manto, III - Ncleo externo e IV - Crosta. c) I - Crosta, II - Ncleo externo, III - Manto e IV - Ncleo interno. d) I - Ncleo externo, II - Ncleo interno, III Manto e IV - Crosta. e) I - Crosta, II - Manto, III - Ncleo externo e IV Ncleo Interno. (Ufrr) Os abalos ssmicos e o vulcanismo so responsveis atualmente por inmeras catstrofes e mortes ao redor do mundo. Considerando as afirmaes a seguir, todas esto corretas, EXCETO: a) O Brasil se encontra localizado na placa tectnica Sul-Americana. b) Todos os continentes estavam unidos h 200 milhes de anos, formando o supercontinente do Pangeia. c) O Oceano Atlntico se alarga em torno de 1,5 cm a cada ano.

d) A cordilheira dos Andes, Himalaia, Rochosas no esto diretamente relacionadas a abalos ssmicos, atividade vulcnica e reas de dobramentos. e) O Continente do Gondwana era formado por frica, Amrica do Sul, ndia e Antrtida. (Ufam) o maior arquiplago do mundo, com mais de 18 mil ilhas. Faz fronteira ao norte com o Mar da China, com o Oceano ndico a oeste e ao sul e com o Oceano Pacfico a leste. Situa-se em um ponto estratgico, onde se cruzam interesses ocidentais e orientais. O pas cortado pela linha do Equador e suas ilhas so cobertas por densas florestas tropicais. Por se localizar na juno de trs placas tectnicas, est exposto a terremotos e ao vulcanismo. Existem 220 vulces ativos. o quarto pas mais populoso do mundo, com densidade demogrfica de 110 hab./km, sendo que quatro ilhas concentram 90% da populao. Assinale o pas que correspondem os dados descritos acima: a) Indonsia b) Malsia c) Madagascar d) Papua Nova Guin e) Filipinas (Udesc) Atualmente a crosta terrestre constituda por cerca de doze placas tectnicas, que ficam literalmente boiando em cima do magma pastoso. H milhes de anos, quando se iniciou sua movimentao, devia ter menos placas. Ao se moverem em vrios sentidos, pelo fato de o planeta ser esfrico, as placas acabaram se encontrando em determinados pontos da crosta e dando origem aos dobramentos modernos, aos terremotos, etc. Assinale a alternativa que contm o nome da placa tectnica sobre a qual o Brasil est situado. a) Placa de Cocos b) Placa de Nazca c) Placa do Pacfico d) Placa Antrtica e) Placa Sul-Americana (Unifei) No Brasil ocorreram extensos derrames baslticos na Era Mesozica, abrangendo reas regionais superiores a 1.200.000 Km2, sendo que em alguns locais as rochas geradas alcanaram centenas de metros de espessura. Esse magmatismo bsico e de baixa viscosidade, associado a erupes fissurais, ocorreu principalmente no/na: a) Bacia do Amazonas. b) Escudo das Guianas. c) Bacia do Paran. d) Escudo Brasileiro. (Ufba) Observe a figura a seguir. Sobre o tema esquematicamente representado, correto afirmar que:

0-0) se trata de uma representao da estrutura geolgica comumente designada como fossas tectnicas. 1-1) esse tipo de estrutura geolgica ocorre especialmente em reas da crosta onde acontecem colises de placas litosfricas. 2-2) essa estrutura geolgica inexiste no Brasil, uma vez que esse pas se situa numa margem passiva da placa sul-americana. 3-3) essa estrutura geolgica ocorre quando os esforos tectnicos atuantes na crosta terrestre so de distenso. 4-4) nesse tipo de estrutura geolgica, so encontradas feies de relevo estrutural designadas como horst e graben. Resposta: VFFVV (Unifei) Com base nas afirmaes abaixo: 1- As altas cadeias de montanhas da superfcie terrestre se formaram na era Cenozica, mais especificamente no perodo tercirio. 2- As principais paisagens naturais da superfcie da terra so os desertos, as montanhas, as zonas polares, as regies temperadas e as reas tropicais. 3- O petrleo e o carvo mineral so riquezas que aparecem em terrenos cristalinos. 4- As riquezas minerais de uma rea esto intimamente ligadas a sua estrutura geolgica. 5- Quando se divide uma superfcie em paisagens naturais, as regies geogrficas so caracterizadas com base na paisagem criada pelo homem. Quais so as afirmativas corretas? a) Apenas 2 b) 3, 4 e 5 c) 1, 2 e 4 d) Todas esto corretas (Ufpe) As paisagens geomorfolgicas, em geral, refletem as influncias dos fatores litolgicos, tectnicos e morfoclimticos. A paisagem esboada a seguir pode ser caracterizada como um(a):

a) tipo de cuesta, em reas costeiras litologicamente homogneas. b) estrutura tectonicamente falhada em placas litosfricas divergentes. c) estrutura tectonicamente dobrada, com anticlinal e sinclinal. d) inselbergue de resistncia, desenvolvido em ambientes morfoclimticos semiridos. e) brejo de altitude, no Agreste pernambucano, desenvolvido em litologias mais resistentes aos processos erosivos. (Unesp) A rea assinalada no mapa e identificada com o nmero 1 caracteriza-se pela ocorrncia de grandes terremotos.

Assinale a alternativa que identifica as placas tectnicas envolvidas e a cordilheira que se formou na rea, h milhes de anos, em funo dos choques entre elas. a) das Filipinas e Antrtica; Alpes. b) Pacfica e Africana: Atlas.

b) Caribe e Sul-Americana; Andes. d) Indo-Australiana e Euro-Asitica; Himalaia. e) Arbica e de Nazca; Pirineus. (Pucpr) De acordo com a quase centenria Teoria da Deriva Continental, proposta por Alfred Wegener, havia uma nica grande massa continental, a qual foi denominada Pangia, cujas terras eram cercadas pelo nico e vasto oceano, o Pantalassa. Foi por volta dessa poca, h cerca de 250 milhes de anos, durante a Era Mesozica, que houve a fragmentao de Pangia, dando a origem a dois novos continentes: Laursia ao norte, e, o que nos interessa mais diretamente, Gondwana, ao sul, cerca de 120 milhes de anos depois e foi a vez desses continentes comearem a se dividir. Da diviso do continente de Gondwana, derivam: I - A separao da Amrica do Sul em relao frica. II - A formao dos arquiplagos vulcnicos do Japo e do Hava. III - O trmino da ltima era glacial, no quaternrio. IV - O surgimento da Austrlia e da Antrtida, entre outras reas continentais. V - O nascimento do Oceano Atlntico. As afirmaes corretas so: a) I, IV e V, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) II, III e V, apenas. d) III e IV, apenas e) I, II, III e V. (Fatec) O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de pases banhados pelo Oceano ndico j estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonsia) fez novas vtimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenmenos, tsunamis e terremotos, a) esto relacionados s estruturas geolgicas cristalinas, predominantes na regio. b) representam ocorrncia comum nas regies situadas no centro de uma placa tectnica. c) resultam dos desequilbrios geotrmicos que ocorrem no ncleo, parte central da Terra. d) demonstram que os epicentros, locais de formao dos tremores, esto concentrados no hemisfrio Sul. e) tm origens semelhantes, pois ocorrem devido movimentao das placas tectnicas. (Fgv-economia) Graben e Horst so formas de relevo associadas s falhas tectnicas.

No Brasil, os exemplos para I e II so, respectivamente, a) Vale do Itaja e Serra Geral. b) Vale do Paraba e Serra do Mar. c) Plancie Amaznica e Serra do Cachimbo. d) Vale do So Francisco e Chapada Diamantina. e) Plancie Costeira e Serra do Espinhao. (Mack) As colunas que pendem do teto de uma caverna so as estalactites e as que se formam em seu piso, a partir dos respingos cados do teto, so as estalagmites. Ambas se originam da precipitao e solidificao de bicarbonato de clcio que se encontra dissolvido na gua. Assinale a alternativa que indica o tipo de grupo de rochas a que as estalactites e estalagmites esto associadas. a) Rochas sedimentares detrticas, formadas pela decomposio e deposio de detritos de rochas pr-existentes. b) Rochas sedimentares de origem orgnica, formadas pelo acmulo de detritos orgnicos. c) Rochas sedimentares de origem qumica, isto , formadas pela deposio de sedimentos por processos qumicos. d) Rochas metamrficas, resultantes da metamorfose de rochas magmticas e sedimentares quando submetidas a certas condies de temperatura e presso no interior da Terra. e) Rochas sedimentares de origem qumica, formadas pelo acmulo de detritos orgnicos. GEOLOGIA - 2006 (Utfpr) As estruturas geolgicas da crosta terrestre refletem os processos, que as originaram e ajudam a reconstituir a histria do planeta. Em relao a esse assunto correto afirmar que: a) Os escudos cristalinos constituem o embasamento fundamental das terras emersas, pois se originaram de dobramentos modernos. b) As bacias sedimentares resultam da ao combinada dos processos destrutivos de eroso e dos processos construtivos de acumulao ou sedimentao. c) O ncleo da Terra encontra-se em estado pastoso. d) O manto o envoltrio rochoso da Terra. e) Os vulces so gerados por violentos movimentos de massas no interior do ncleo. (Uesc) Os conhecimentos sobre o tectonismo e sua atuao possibilitam afirmar: a) As correntes de conveco so responsveis pelo deslocamento das placas convergentes que, quando se chocam, do origem s falhas ou aos dobramentos.

b) As dobras se formam quando as presses verticais atuam sobre as rochas de maior resistncia. c) O vulcanismo o fenmeno exgeno que ocorre no interior das placas tectnicas, atua na formao do relevo, mas s d origem s depresses. d) A ausncia de falhas geolgicas no sul e no sudeste brasileiro pode ser explicada pela formao antiga do relevo. e) As falhas geolgicas do origem a vrias formas de relevo, como escarpas e vales amplos e abertos. (Ufc) Observe o planisfrio abaixo que destaca reas onde se localizam placas tectnicas, cujos movimentos promovem a formao de importantes feies nos limites entre as placas.

a) Nomeie as placas destacadas pela numerao no mapa. I, II, III e IV. b) Nomeie as formaes que ocorrem entre: as placas IV e II. as placas II e III.

c) D exemplo de dois processos de formao de relevo que ocorrem nos limites externos das placas. Resposta a) I. Placa do Pacfico II. Placa Sul-Americana III. Placa Africana IV. Placa de Nasca b) Nomeie as formaes que ocorrem entre: as placas IV e II. Cordilheira dos Andes as placas II e III. Dorsal Atlntica

c) D exemplo de dois processos de formao de relevo que ocorrem nos limites externos das placas. 1. Dobramentos modernos 2. Vulcanismo 3. Abalos ssmicos (Ufc) Alguns processos naturais ocorrem durante longos perodos no tempo geolgico, ou seja, so processos dinmicos contnuos. Outros ocorrem de modo brusco e descontnuo e podem tornar-se eventos catastrficos. Indique a alternativa verdadeira que destaca dois processos dinmicos descontnuos e que podem ocasionar catstrofes. a) Terremotos e impactos de meteoritos. b) Eroso de um rio mendrico e falhamentos. c) Epirognese e compactao de sedimentos. d) Fluxo trmico do interior da Terra e vulcanismo. e) Crescimento de recifes e inundaes torrenciais. (Unesp) A figura representa o processo de evoluo de uma forma de relevo associada gua.

Assinale a alternativa que contm o tipo de paisagem, o processo geomorfolgico atuante e o resultado final. a) Paisagem lacustre; sedimentao; desaparecimento do lago. b) Paisagem marinha; assoreamento; falsia. c) Paisagem fluvial; abraso; terrao. d) Paisagem pluvial; desmatamento; revegetao. e) Paisagem desrtica; pedimentao; dunas. (Urca) 53. Sobre dinmica geolgica da Terra, relacione as informaes, e indique a seqncia correta: (I) Isostasia (II) Intemperismo (III) Crculo de fogo do pacfico

(IV) Epicentro (V) Agentes internos ( ) tectonismo, vulcanismo e os abalos ssmicos. ( ) principal regio vulcnica da Terra. ( ) denominao do ponto da superfcie, vertical a partir do foco do terremoto, cujas ondas ssmicas se propagam do interior at a superfcie do planeta. ( ) conjunto de processos, fsicos e qumicos, que resultam na degradao das rochas superficiais. ( ) o estado de equilbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o manto. a) III; IV; I; V; II; b) II; IV; III; V; I c) III; V; II; I; IV; d) IV; V; II; I; III; e) V; III; IV; II; I. (Upe) No mapa a seguir, voc observa reas escuras que correspondem s regies

a) dominantemente sedimentares. b) que possuem uma agricultura de plantation. c) de terrenos cristalinos dobrados. d) de terrenos pr-cambrianos de grande potencialidade mineral. e) que apresentam formaes vegetais dominantemente xerfilas. (Pucsp) [...] um fenmeno aleatrio um fenmeno que se produz num ambiente determinado, no qual a natureza e seus mecanismos so conhecidos, mas nos quais nem a data nem o lugar da prxima ocorrncia podem ser determinados apenas conhecendo os estados anteriores desse ambiente. (C.-P. PGUY apud Oliver DOLFFUS in: La Mondalisation, p. 49; traduo nossa) Esse raciocnio se ajusta bem ao que se entende por rea de risco, que so reas sujeitas a ocorrncias aleatrias que podem causar grandes danos aos espaos sociais. Referindo-se a esse tema INCORRETO afirmar que

a) a densificao populacional, a multiplicao de cidades e de equipamentos sobre o espao natural expem mais e mais os seres humanos s ocorrncias aleatrias da natureza. b) o sculo XX, em razo de uma ao humana muito mais extensa e intensa no planeta, foi o perodo de maiores perdas por desastres naturais na histria da humanidade. c) difcil diminuir o risco em certos ambientes, pois o conhecimento das catstrofes e dos seus mecanismos no permite realizar aes de preveno, como no caso dos terremotos. d) as catstrofes nas reas de risco ocorridas no sculo XX significaram, para o hemisfrio Sul, uma perda maior em vidas humanas e, para o Norte, um prejuzo financeiro mais elevado. e) o peso dos riscos naturais se modificou no curso da histria. Os terremotos, por exemplo, eram um problema menor para os camponeses do que para as sociedades urbanas atuais.

You might also like