You are on page 1of 4

19a Competio BAJA SAE BRASIL

10-2013PE

Resumo Geral de Relatrio de Projeto - Veculo n.o 10


Copyright 2013 Society of Automotive Engineers, In.

Equipe Parahybaja - Universidade Federal de Campina Grande Pontuao Obtida: 96,8 pontos GRUPO DE ELABORAO Edjan Tomaz da Silva (responsvel) Diego David Silva Diniz Glauber Assis Arajo de Arruda Maria Gabriela Medeiros de Lucena Nayara Fernanda de Queiroz Ramos Raphael de Sousa Silva Raquel dos Anjos Hora Pedro Augusto Sobral Espndola Eng. Dr. Wanderley Ferreira de Amorim Junior

CAPITO PROFESSOR COORDENADOR

Campina Grande PB, janeiro de 2013.

INTRODUO Uma anlise de mercado definiu os principais objetivos do prottipo veicular Parahybaja 2013 para as competies desta categoria. O veculo foi projetado seguindo uma metodologia de projeto e modelos matemticos, auxiliados por programas computacionais de desenho e simulao. Buscouse obter uma reduo de massa e melhorias em desempenho dinmico. Para atender as exigncias impostas a categoria baja, como "atrativo ao mercado consumidor; confiabilidade; fabricao requerendo pouca ou nenhuma mo-de-obra especialiazada". e demais outros requisitos nos Regulamentos das Competies BAJA SAE BRASIL, o presente relatrio mostra as vrias modificaes realizadas no desenvolvimento de projeto, construo e testes do prottipo Parahybaja 2013 em relao ao anterior.

Atualmente, a equipe gerencia o projeto seguindo os moldes de uma empresa industrial formando grupos especficos: projeto de subsistemas do veculo e setor administrativo, conforme Figura 1.

Figura 1 Organograma da estrutura organizacional.

SUBSISTEMA CHASSI O chassi ou estrutura espacial de um baja tem por funes garantir a segurana do ocupante, receber os pontos de apoio da suspenso, carenagem e power-train. O projeto foi concebido de maneira a atender as normas em vigor, visando principalmente garantir a segurana do operador. Mediante uma anlise de disponibilidade no mercado, peso, tenso de escoamento e custo total, o material que compe a estrutura do chassi selecionado foi o ao 1020 de dimenses: D = 31,75 mm (dimetro externo) e e = 1,6 mm (espessura de parede). Simulaes computacionais de rigidez torcional, impacto frontal e de impacto lateral (Figura 2) foram realizadas para obter as tenses mximas.

Para determinar o material utilizado no sistema de direo, foram realizadas anlises, adotando como situao crtica o estado do carro em repouso e realizando esteramento das rodas. Obteve-se o mximo momento esttico de esteramento e a fora nos tie-rods e cremalheira. Partindo desses valores, foi realizada a anlise de tenso destes componentes no ASNYS V12 para o ao 4130. A Figura 5 apresenta o resultado de tal anlise.

Figura 2 Tenso mxima de simulao de impacto lateral. SUBSISTEMA DIREO O mecanismo escolhido para este subsistema foi do tipo pinho-cremalheira. O sistema composto por volante, barra de direo, caixa de direo e tie-rods (Figura 3). Figura 5 Anlise de tenso: (a) cremalheira; (b) tie-rod. SUBSISTEMA SUSPENSO Inicialmente se fez a escolha dos tipos de suspenses a serem usados mediante a Tabela T3 (Anexo). Assim, foi escolhida a suspenso do tipo Duplo-A para a dianteira e Duplo-A. Buscou-se geometrias de suspenso que atendessem os objetivos traados.. Na Figura 6 possvel verificar a variao de cambagem nas suspenses dianteiras e traseiras.

Figura 3 Sistema de direo completo. O layout da direo, ilustrada na Figura 4, foi projetado a partir do grfico da geometria Arckerman-Jeanteaud.

Figura 6 Variao de cambagem das rodas dianteiras e traseiras do prottipo 2013. Os valores de rigidez das molas foram estabelecidos a partir da anlise da deflexo esttica necessria e valores de frequncias naturais prximas de 1 Hz. Na Tabela 1 observa-se os valores das frequncias naturais das suspenses dianteira e traseira. Figura 4 Layout Arckerman-Jeanteaud.

Tabela 1 Frequncia natural das suspenses.


Suspenso Dianteira Traseira Frequncia 1,15 Hz 1,23 Hz

Tabela 3 Tabela comparativa. Fatores Nmero de discos de freios Massa [kg] Configurao A 4 5,00 Configurao B 3 4,00

SUBSISTEMA TRANSMISSO De acordo com as metas estabelecidas, iniciou-se a fase de concepo do sistema. Foi montada uma matriz de tomada de deciso para seleo dos componentes (Anexo) considerando os seguintes quesitos de avaliao: relao peso/volume, confiabilidade, possibilidade de ajuste, disponibilidade de mercado, facilidade de produo de componentes agregados, facilidade de manuteno e custos. Analisando a matriz, foram selecionados uma reduo inicial do tipo continuamente varivel (CVT), designada Reduo Primria; e uma segunda, dada por pinho-coroa em duplo estgio, designada Secundria. O dimensionamento de cada eixo foi realizado com base nas limitaes dos dimetros internos dos rolamentos disponveis, do acoplamento das homocinticas triploides e da relao dos esforos combinados referentes ao momento fletor e torque mximos. Os dimetros mnimos so dados na Tabela 2 e o ao 1045 foi selecionado para uso. Tabela 2 Dimetros mnimos adequados para cada eixo. Eixos Primrio Intermedirio Central Dimetros [mm] 20,0 20,0 28,0 A Figura 8 ilustra o layout do sistema, onde foram montados dois discos nas flanges dos cubos de rodas da dianteira do veculo e na traseira um nico disco central acoplado no eixo de transmisso.

Figura 8 Layout do sistema de freios. Os torques de frenagem nos eixos dianteiro e traseiro foram determinados segundo duas linhas de clculos. A primeira tomou como base as reaes normais ao solo e os torques de frenagem na dianteira (TFI) e na traseira (TFII) foram calculados. A segunda foi calculada a partir da fora de acionamento exercida pelo p do piloto. A Tabela 4 foi utilizada para a seleo do cilindro mestre automotivo, e relaciona as possveis opes com algumas de suas caractersticas. Tabela 4 Tabela comparativa de cilindros mestre. Cilindro mestre* Opo 1 Opo 2 Opo 3 Dimetro [mm] 15,88 19,05 19,05 Preo [R$] 250,00 70,43 117,33 Massa [kg] 0,55 1,13 0,6 Alumnio Ferro Fundido Alumnio Material

Buscando uma boa relao resistncia/peso, foram realizados simulaes computacionais (Figura 7) do mancal.

Figura 7 Anlise de tenso (MPa) do mancal com tensionador. SUBSISTEMA FREIOS Os freios de um veculo devem cumprir tarefas fundamentais de segurana. O sistema escolhido formado por dois circuitos independentes atuantes nas 4 rodas e funciona de forma hidrulica por acionamento de um nico pedal. A Tabela 3 compara dois tipos de conjuntos possveis para o subsistema. Analisando esta tabela, a Configurao B foi escolhida por apresentar uma massa de 20 % menor.

*Cilindros mestre automotivo duplo disponveis no mercado. SUBSISTEMA ELETRNICA O sistema eletrnico proposto tem por objetivo a captao e processamento de dados por meio de sensores e desenvolvedores de cdigo. Para aferir a rotao do motor e a velocidade do veculo, foram utilizados sensores do tipo indutivo, pois apresenta grau de robustez elevado e capacidade de operao em condies adversas (lama, poeira e leos).

A rotao e a velocidade so medidas atravs da contagem de pulsos, captados pelos sensores, num intervalo de tempo pr-definido. Para o processamento e envio dos dados ao painel de controle, foi utilizado uma plataforma de desenvolvimento de cdigo aberto "Arduino". A Figura 9 mostra as etapas da aquisio de dados: captao pelo sensor; processamento pelo Arduino; armazenamento em carto SD (em forma de arquivo de texto); plotagem e filtragem dos grficos.

Figura 9 Etapas da aquisio de dados. CONCLUSES Uma vez finalizado todas as etapas de projeto, pode-se concluir que o objetivo principal traado foi alcanado. Desta forma o prottipo Parahybaja 2013 (Figura 10) obteve xito mediante o objetivo proposto inicialmente.

Figura 10 Prottipo Parahybaja 2013.

You might also like