You are on page 1of 8

CONCURSO PBLICO

CADERNO DE QUESTES

CDIGO

PROVA

M19 V
TARDE

ATENO VERIFIQUE SE CDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTES CONFEREM COM O SEU CARTO DE RESPOSTAS

SECTEC SECRETARIA DE CINCIA E TECNOLOGIA

ASSISTENTE DE SADE CARGO: TCNICO EM IMOBILIZAO ORTOPDICA FUNO: TCNICO EM IMOBILIZAO ORTOPDICA
FRASE PARA EXAME GRAFOLGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTO DE RESPOSTAS)

Estou sempre alegre - essa a maneira de resolver os problemas da vida.


Charles Chaplin A T E N O

1. O Caderno de Questes contm questes de mltipla-escolha, cada uma com 5 opes (A, B, C, D e E).
2. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 3. A prova objetiva ter durao de 4:00 horas, includo neste tempo o preenchimento do Carto de Respostas. 4. Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas, por erro do candidato. 5. Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas. 6. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. 7. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 1 hora contada do seu efetivo incio, sem levar o Caderno de Questes. 8. Voc s poder levar o prprio Caderno de Questes caso permanea na sala at 1 hora antes do trmino da prova. 9. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova no Caderno de Questes e no Carto de Respostas . Qualquer outro tipo de anotao ser motivo de eliminao automtica do candidato. 10. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova. 11. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas. 12. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas. No esquea seus pertences. 13. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma.

BOA PROVA

CONHECIMENTOS GERAIS - Lngua Portuguesa


Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. Texto 1 O Cntico da Terra Eu sou a terra, eu sou a vida. Do meu barro primeiro veio o homem. De mim veio a mulher e veio o amor. Veio a rvore, veio a fonte. Vem o fruto e vem a flor. Eu sou a fonte original de toda vida. Sou o cho que se prende tua casa. Sou a telha da coberta de teu lar. A mina constante de teu poo. Sou a espiga generosa de teu gado e certeza tranquila ao teu esforo. Sou a razo de tua vida. De mim vieste pela mo do Criador, e a mim tu voltars no fim da lida. S em mim achars descanso e Paz. Eu sou a grande Me Universal. Tua filha, tua noiva e desposada. A mulher e o ventre que fecundas. Sou a gleba, a gestao, eu sou o amor. A ti, lavrador, tudo quanto meu. Teu arado, tua foice, teu machado. O bero pequenino de teu filho. O algodo de tua veste e o po de tua casa. E um dia bem distante a mim tu voltars. E no canteiro materno de meu seio tranquilo dormirs. Plantemos a roa. Lavremos a gleba. Cuidemos do ninho, do gado e da tulha. Fartura teremos e donos de stio felizes seremos.
(Cora Coralina/in www.releituras.com/coracoralina_cantico.asp)

2. O ttulo do texto O Cntico da Terra mais bem reforado pelo eu potico (a 1 pessoa que fala no poema) no verso: A) B) C) D) E) A ti, lavrador, tudo quanto meu. Plantemos a roa. Eu sou a grande Me Universal. Teu arado, tua foice, teu machado. De mim vieste pela mo do Criador.

3. O texto 1 construdo a partir de vrias metforas que formam imagens poticas. Na stima estrofe, possvel reconhecer que se faz referncia (ao): A) B) C) D) E) vida. morte. nascimento. meio ambiente. desmatamento.

4. Assinale a alternativa correta quanto anlise gramatical dos verbos em destaque nos versos seguintes: De mim vieste pela mo do Criador,/e a mim tu voltars no fim da lida. A) Os verbos esto, respectivamente, no pretrito imperfeito do indicativo e no futuro do pretrito do indicativo. B) H correspondncia entre os verbos quanto ao nmero e a pessoa, isto , ambos esto na segunda pessoa do plural. C) O tempo verbal o mesmo para os verbos VIR e VOLTAR, embora, quanto significao sejam antnimos entre si. D) Os tempos verbais no modo indicativo em que as formas VIR e VOLTAR se encontram - pretrito perfeito e futuro do presente, respectivamente reforam a significao dos versos. E) O modo subjuntivo em que os verbos se encontram assinala a incerteza dos fatos expressos nos versos.

5. A opo em que se destacou o termo com a mesma funo sinttica de o homem, no 2 verso do poema, : A) B) C) D) E) Sou o cho que se prende tua casa. (v. 7). Fartura teremos (v. 33). Plantemos a roa. (v. 29). A ti, lavrador, tudo quanto meu. (v. 20). Vem o fruto e vem a flor. (v. 5).

Vocabulrio: 1. Gleba: terreno prprio para cultura 2. Tulha: monte de feno, de trigo

1. Cora Coralina, autora do poema O Cntico da Terra, a grande poetisa do estado de Gois, e utilizou, em suas obras, imagens rurais. Assinale a alternativa em que todas as palavras retiradas do texto, e que formam um campo semntico, remetem zona rural: A) B) C) D) E) espiga roa gado. ventre materno seio. bero filho po. homem mulher amor. lavrador fartura lida.

02

6. Sobre o verso Sou o cho que se prende tua casa., so feitas afirmaes no que diz respeito construo sinttica do perodo: o perodo composto por subordinao e a segunda orao traduz uma informao que se refere ao substantivo cho da primeira orao. II. o perodo composto por subordinao e a segunda orao est ligada primeira por um pronome relativo. III. o perodo composto por coordenao e subordinao ao mesmo tempo, j que apresenta verbos flexionados em diferentes pessoas. IV. o perodo composto por subordinao e a segunda orao exprime uma circunstncia de lugar em relao primeira. Esto corretas as afirmaes sobre o perodo que constitui o verso: A) B) C) D) E) apenas I e II. apenas I, II e III. apenas II e III. apenas III e IV. apenas I, III e IV. I.

7. No trecho Em 2009, 30,4% da populao com mais de 18 anos optaram por esses alimentos cinco ou mais vezes por semana., o verbo OPTAR se apresenta no plural, por que: A) B) C) D) E) concorda com o numeral 18 (anos). ideologicamente, concorda com a palavra populao. refere-se expresso de porcentagem - 30,4%. o sujeito com o qual o verbo concorda alimentos. apresenta sujeito indeterminado.

8. Assinale a opo em que se justificou corretamente o emprego das vrgulas no fragmento Para o ministro da Sade, Jos Gomes Temporo, os dados so preocupantes e mostram uma mudana no padro alimentar do brasileiro. A) B) C) D) E) separa um aposto explicativo. marca um adjunto adverbial deslocado. representa a elipse de verbos. destaca uma orao intercalada. enumera elementos de mesma funo sinttica.

Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. Texto 2 Pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Ministrio da Sade indica que os brasileiros esto consumindo mais frutas e hortalias. Em 2009, 30,4% da populao com mais de 18 anos optaram por esses alimentos cinco ou mais vezes por semana. Entretanto, apenas 18,9% consumiram as cinco pores dirias recomendadas pela Organizao Mundial da Sade (OMS). O levantamento alerta tambm para o aumento do consumo de alimentos com alto teor de gordura e de acar. Em 2009, 33% dos adultos comiam carnes com excesso de gordura. Refrigerantes e sucos artificiais, de acordo com a pesquisa, tambm tinham destaque na dieta dos brasileiros 76% dos adultos beberam esses produtos pelo menos uma vez por semana e 27,9%, cinco vezes por semana ou mais. O leite com alto teor de gordura chegou a ser consumido cinco vezes por semana por 58,4% dos brasileiros, um aumento de quase 2 pontos percentuais em trs anos. J o consumo do feijo apresentou queda: em 2009, esteve presente na mesa de 65,8% da populao, contra 71,9% em 2006. Para o ministro da Sade, Jos Gomes Temporo, os dados so preocupantes e mostram uma mudana no padro alimentar do brasileiro. Vivemos uma transio demogrfica importantssima e tambm uma transio alimentar bastante negativa, disse. Ele destacou que o feijo fonte de protena e fibras e lembrou que consumir as verses diet e light dos refrigerantes nem sempre a melhor sada, por causa do alto teor de sdio.
(in www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia, 7/04/2010)

9. Em Vivemos uma transio demogrfica importantssima e tambm uma transio alimentar bastante negativa as palavras em negrito pertencem mesma classe gramatical. A opo em que est correta a classe gramatical a que pertencem essas palavras : A) B) C) D) E) substantivo. adjetivo. advrbio. pronome: conjuno.

10. Assinale a opo em que se pode completar corretamente a lacuna com a mesma palavra, na mesma classe gramatical e significao, que a destacada em: Pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Ministrio da Sade indica que os brasileiros esto consumindo MAIS frutas e hortalias. (1 pargrafo). A) Nunca __________ quero comer gordura! B) Voc quer ser saudvel, ________ no faz a alimentao adequada. C) Quanto ________ exerccios fsicos, melhor ser a qualidade de vida. D) Consumir leite faz bem, ___________ tambm pode alterar seu colesterol. E) Se voc comer __________, ir passar mal.

03

- Noes de Informtica
11. Qual o cone do Windows Explorer que permite selecionar o modo de exibio dos arquivos e pastas? A)

15. Como mover-se entre clulas em uma planilha Excel, uma linha para baixo, utilizando a barra de rolagem? A) Clicando na seta esquerda da barra de rolagem horizontal. B) Clicando na seta inferior da barra de rolagem vertical. C) Clicando abaixo da caixa de rolagem na barra de rolagem vertical. D) Clicando acima da caixa de rolagem na barra de rolagem vertical. E) Arrastando a caixa de rolagem at o fim, com a tecla SHIFT pressionada.

B)

C)
16. Para criar o seguinte cabealho do documento Word Concursos FUNCAB.doc, sendo Concursos FUNCAB.doc o nome do arquivo, 1 o nmero da pgina corrente e 11/04/2010 a data de hoje. Quais recursos da formatao de cabealho do Word podem ter sido utilizados para criar o cabealho com essa formatao?

D)

E)

12. As informaes exibidas a seguir, so utilizadas pelo Windows para identificar seu computador na rede. Qual opo do Windows permite definir essas informaes? Descrio do computador: Alice Frantelli Nome completo do computador: xp. Grupo de Trabalho: equipe de Sade A) B) C) D) E) Sistema. Conexes de rede. Contas de Usurio. Firewall do Windows. Ferramentas administrativas.

A) Inserir AutoTexto: nome do arquivo,

. e . .

B) Inserir AutoTexto: nome do arquivo e caminho, C) Inserir AutoTexto: nome do arquivo, D) Concursos FUNCAB.doc,
e . e . e

E) Inserir AutoTexto: nome do arquivo,

17. Qual o comportamento esperado ao pressionar a tecla DELETE, com uma tabela selecionada num documento Microsoft Word? A) B) C) D) A tabela ser removida do documento. O contedo da tabela ser apagado. A formatao da tabela ser removida. As linhas sero removidas, mas as colunas sero mantidas. E) Essa tecla no tem ao para o objeto Tabela.

13. Sobre a configurao do nmero de cores exibidas em um monitor, INCORRETO afirmar que: A) pode ser configurado na opo Vdeo do Painel de Controle. B) quando voc escolhe mais cores, a qualidade da exibio na tela superior. C) as configuraes que exibem um grande nmero de cores normalmente exigem mais memria do computador e podem afetar o desempenho. D) as capacidades da CPU e da memria do computador determinam as configuraes de cor que esto disponveis na tela. E) as alteraes nas configuraes de cor afetam todos os usurios que fazem logon no computador.

18. No Internet Explorer, qual(is) tecla(s) de atalho permite(m) ampliar o zoom? A) B) C) D) E) SHIFT e +. CTRL e +. PAGE UP. F7. F8.

14. Suponha que ao criar uma planilha de controle de despesas, voc queira fixar as linhas do cabealho ao rolar a planilha. Qual opo do Excel permite esse tipo de comportamento? A) B) C) D) E) Proteger planilha. Proteger pasta de trabalho. Congelar painis. Ocultar. Exibir Marcao.

19. O Internet Explorer permite ao usurio atribuir cada site a uma determinada zona de segurana e, dessa forma, auxiliar no controle do nvel de segurana desse site. Quais as zonas em que o Internet Explorer permite o usurio adicionar sites? A) B) C) D) E) Internet, Intranet e Lan. Intranet local, Firewall e Wan. Intranet local, Sites confiveis ou Sites restritos. Internet, Intranet e Extranet. Intranet, Web Sites e Lan.

04

20. Considere que voc seja responsvel por realizar pesquisas na rea de Sade e divulgar via email o resultado para um mesmo grupo de contatos cadastrados no seu catlogo de endereos. Qual recurso do Microsoft Outlook que facilita essa tarefa? A) B) C) D) E) Tarefa. Gerenciamento de Dados. Contato. Lista de Distribuio. Arquivo de Dados do Outlook.

24. Segundo o Artigo 37 do Captulo VII da Constituio Federal, a investidura em cargo ou emprego pblico depende de: A) aprovao prvia em concurso pblico, ressalvadas as excees. B) notria competncia do candidato. C) nomeao ou indicao de autoridade poltica. D) aprovao por servios anteriormente prestados administrao pblica. E) capacitao comprovada por diploma de escolaridade.

- Conhecimentos de Administrao Pblica e Realidade tica, Social, Histrica, Geogrfica, Cultural, Poltica e Econmica do Estado de Gois e do Brasil
21. Entre as afirmaes seguintes, s no considerado ato de indisciplina do funcionrio pblico: A) criticar, em documento assinado, a organizao do servio. B) fazer circular ou subscrever lista de donativo no recinto da repartio. C) revender mercadorias na repartio pblica. D) permutar tarefa sob sua responsabilidade, por sua deciso. E) conquistar ou convidar subordinados para apoio partidrio.

25. O Artigo 43 da Constituio Federal determina que, para efeitos administrativos, a Unio poder articular sua ao em um mesmo complexo geoeconmico e social visando a: A) garantir o privilgio de uma regio sobre a outra. B) promover o seu desenvolvimento e reduo das desigualdades sociais. C) manter as diferenas de desenvolvimento decorrentes da evoluo histrica de cada regio. D) garantir a prioridade do Governo Federal na explorao da economia de cada regio. E) impedir a oferta ou concesso de incentivos regionais, como isenes tributrias.

22. O Artigo 303 da Lei n10.460 de 1998 faculta ao funcionrio: A) promover manifestaes de apreo ou desapreo no recinto da repartio. B) promover, na administrao pblica, interesses econmicos de terceiros C) promover caixinha de emprstimo na repartio pblica. D) receber prmios ou gratificaes de reconhecimento do pblico por bom cumprimento de seus servios. E) faltar ou chegar atrasado ao servio por motivo justo, desde que comunicando com antecedncia autoridade competente. 23. De acordo com a Lei n 10.460/1998, permitido funcionrio pblico: A) participar da gerncia de empresas industriais e comerciais. B) participar de sociedade comercial, como cotista e acionista. C) pleitear como procurador ou intermedirio, junto s reparties pblicas, percepo de vencimentos ou vantagens de parentes at o 2. Grau. D) desobedecer a deciso judicial sobre pagamento de penses. E) deixar de comunicar autoridade competente queixas ou denncias que no sejam de sua alada resolver.

26. A Lei n 8.666/1993 estabelece, no Artigo 2, que as obras, servios, inclusive de publicidade, compras alienaes, concesses, permisses e locaes da Administrao Pblica, quando contratados por terceiros necessariamente sero: A) precedidos de licitao, ressalvadas as hipteses previstas nessa mesma lei. B) admitidos se sua idoneidade moral for atestada por funcionrio pblico. C) dispensados de licitao se sua competncia tcnica for notria. D) dispensados de licitao dependendo de sua capacidade financeira. E) executadas por empresas estabelecidas no local da obra ou tarefa.

27. O Artigo 2 da Lei n 16.272/2008 define como rgos da Administrao Direta do Poder Executivo: A) os integrantes da governadoria do Estado, como o Gabinete Militar e as Secretarias de Estado. B) a Assembleia Legislativa Estadual. C) os Tribunais de Justia. D) o Tribunal Regional Eleitoral. E) as universidades federais localizadas no territrio do Estado.

05

28. A cidade de Goinia, capital do estado de Gois, situada no Planalto Central brasileiro uma das mais populosas do Brasil, fica a 209 quilmetros de Braslia e: A) foi fundada o perodo colonial com a minerao do ouro. B) foi fundada durante a expanso bandeirante de apresamento de ndios. C) foi fundada em 1933, planejada e construda para ser o centro poltico e administrativo do estado de Gois. D) teve o crescimento planejado e controlado durante o sculo XIX. E) patrimnio cultural da humanidade por suas construes do perodo colonial.

32. A diviso do territrio de um Estado para proceder ao planejamento das aes e servios de sade est de acordo com qual diretriz do Sistema nico de Sade (SUS)? A) B) C) D) E) Emancipao. Universalidade. Regionalizao. Distritalizao. Participao social.

33. So diretrizes para a implementao da Poltica Nacional de Humanizao da Ateno e Gesto do SUS (HumanizaSUS), EXCETO: A) ampliar o dilogo entre os trabalhadores e a populao. B) adequar os servios ao ambiente e cultura dos usurios. C) promover atividades de valorizao e de cuidados aos trabalhadores da sade. D) estimular prticas de ateno compartilhadas e resolutivas. E) buscar a separao entre os trabalhadores e a administrao.

29. A Ferrovia Norte-Sul ainda uma expectativa de que possa transportar anualmente 12,4 milhes de toneladas de carga. Os principais produtos a serem transportados sero minrios, produtos agrcolas e florestais no sentido NorteSul e combustveis, fertilizantes e carga geral no sentido Sul-Norte proporcionando: A) a integrao econmica do Norte e do Nordeste ao Sul e ao Sudeste do Brasil. B) benefcios apenas para a rea da pecuria. C) a satisfao de interesses econmicos exteriores ao Centro-Oeste. D) o incio da explorao econmica do cerrado. E) o atual aumento de custos e a menor competitividade da economia regional.

34. A lmina da serra eltrica: A) apresenta movimentos circulares que, inadvertidamente, podem causar leso na pele. B) apresenta movimentos oscilatrios e, portanto no pode causar leso na pele. C) apresenta movimentos oscilatrios e pode causar leso na pele. D) apresenta movimentos circulares e no lesam a pele. E) no causa leso de pele.

30. Composio tnica de Gois Etnias Amarela ou indgena Parda Branca Preta Examinando a tabela conclumos: A) os ndios so maioria. B) no h populao de origem oriental. C) os brancos so maioria porque os pardos tm ancestrais indgenas. D) pode-se deduzir que no h origem portuguesa, rabe ou italiana. E) os pardos so maioria. % 0,2 50,9 43,6 5,3

35. So imobilizaes para membros superiores, EXCETO: A) B) C) D) E) braquiomanual. suropodlico. velpeau. pina de confeiteiro. imobilizao tipo 8.

36. O enfaixamento para fraturas de mero proximal conhecido como: A) B) C) D) E) Velpeau. Jones. braquiomanual. cruromaleolar. luva gessada.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31. O Sistema nico de Sade (SUS) constitudo pelo conjunto de aes e servios de sade prestados por: A) B) C) D) E) instituies privadas e filantrpicas. instituies pblicas estaduais e privadas. instituies pblicas municipais e filantrpicas. instituies pblicas federais, estaduais e municipais. instituies pblicas estaduais e profissionais liberais.

37. Num paciente imobilizado que se queixa de dor qual o procedimento mais indicado? A) B) C) D) E) Fender o gesso. Abrir a janela. Retirar a imobilizao. Prescrever medicamentos. No mexer no gesso.

06

38. O paciente coou o gesso com uma caneta e a tampa caiu sob a imobilizao. Qual a conduta? A) B) C) D) E) Retirar a tampa com pina. Retirar o gesso e encaminhar ao mdico. Criticar sua atitude apenas. Marcar uma consulta com o mdico. Molhar o gesso.

45. A tala metlica digital utilizada na fratura de: A) B) C) D) E) metacarpo. punho. falange. rdio. metatarso.

46. A pina de confeiteiro usada na seguinte fratura: 39. Qual a indicao do gesso pelvi-podlico? A) B) C) D) E) Fraturas de metatarso. Fratura de fmur em crianas. Fraturas da patela. Fraturas de coluna lombar. Fratura da fbula. A) B) C) D) E) mero. rdio. cotovelo. punho. mo.

47. A janela de gesso indicada na seguinte situao: 40. Qual a sequncia correta do membro superior de distal para proximal? A) B) C) D) E) Mo, antebrao, brao e ombro. Ombro, antebrao, brao e mo. Mo, brao, antebrao e ombro. Ombro, mo, antebrao e brao. Brao, ombro, antebrao e mo. A) B) C) D) pacientes sem leso de pele. pacientes com alergia ao algodo ortopdico. pacientes do sexo feminino. pacientes que necessitem de curativos e inspeo regular da pele. E) pacientes sem alergia de pele.

41. O salto de gesso suropodlico destina-se: A) somente s crianas. B) somente s mulheres. C) queles que tm marcha liberada aps a colocao do gesso. D) queles que podem marchar, porm aps 48 horas. E) a nenhum paciente.

48. Qual a sequncia correta do material para colocao de tala gessada no paciente? A) B) C) D) E) Algodo ortopdico, malha, atadura e gesso. Malha, algodo ortopdico, gesso e atadura. Algodo ortopdico, gesso, malha e atadura. Malha, gesso, algodo ortopdico e atadura. Atadura, malha, algodo ortopdico e gesso.

42. A trao de Crutchfield destina-se : A) B) C) D) E) fratura de fmur. fratura de coluna cervical. fratura de crnio. fratura de olecrnio. fratura de mo.

49. A janela de gesso demarcada e realizada por qual ou quais profissionais? A) B) C) D) E) Ambas pelo tcnico de imobilizao. Somente pelo mdico. Demarcada pelo tcnico e realizada pelo mdico. Demarcada pelo mdico e realizada pelo tcnico. Somente pelo tcnico.

43. As telas metlicas geralmente so constitudas por: A) B) C) D) E) papelo. esptula. alumnio. ferro. algodo.

50. Assinale o objeto ortopdico utilizado nos psoperatrios de artroplastia total de quadril: A) B) C) D) E) frula de Brown. gesso plvico - podlico. trao cutnea. quadro balcnico. coxim de abduo.

44. O enfaixamento tipo 8 feito para imobilizar: A) B) C) D) E) o mero. a clavcula. o punho. o rdio. o metacarpo.

51. Est correta a seguinte associao: A) B) C) D) E) vertebra cervical pescoo. fmur perna. tlus coxa. metacarpo p. fbula p.

07

52. Quais as caractersticas do p torto congnito? A) B) C) D) E) Equino valgo pronado. Equino varo supinado. Valgo dorsiflexo pronado. Equino varo pronado. Somente equino.

59. Atlas e axis so vrtebras da coluna: A) B) C) D) E) cervical. dorsal. lombar. sacral. lombossacral.

53. As leses fisrias ocorrem: A) B) C) D) E) nos adultos. nos homens. nos idosos. nas mulheres. nas crianas.

60. No tratamento com bota gessada da ruptura do tendo de Aquiles, qual a posio correta do p? A) B) C) D) E) Posio neutra. Posio em 90 com o tornozelo. Dorsiflexo forada. Flexo plantar. No importa a posio do p.

54. O suspensrio de Pavlik utilizado em: A) B) C) D) E) displasia do desenvolvimento do quadril. fratura do colo do fmur. epifisilise. sinovite transitria do quadril. no utilizado em ortopedia.

55. O enfaixamento tipo Jones geralmente utilizado: A) B) C) D) E) na fratura de mo. na entorse de joelho. na fratura do fmur. na luxao de ombro. na fratura da coluna.

56. Para paciente que apresenta fratura do 5 dedo do p sem desvio, qual a imobilizao adequada? A) B) C) D) E) Bota gessada. Tubo gessado. Biqueira gessada. Jones. Esparadrapagem do 4 e 5 dedos.

57. A frula de Brown utilizada no tratamento de qual fratura? A) B) C) D) E) Do fmur. Do cotovelo. Da coluna. Da mo. Da patela.

58. Qual a maneira mais rpida e correta para retirar uma goteira gessada? A) B) C) D) E) Imerso do membro em gua morna. Tesoura de gesso. Bisturi. Serra circular eltrica. Com a mo.

08

You might also like