Chave geral

Os veículos ADR são projetados para que a energia possa ser rapidamente interrompida nas situações de emergência. A interrupção de emergência é realizada usando os interruptores ADR na cabina ou na parede traseira da cabina. A quantidade de interruptores pode variar e os mesmos são conectados em série um com outro através de dois circuitos. Quando os circuitos são interrompidos, a chave geral desligará toda a energia elétrica exceto a energia para o tacógrafo. Normalmente, somente a alimentação positiva (+) é desconectada nos veículos ADR (ADR-BAS, ADR1, ADR2). Para veículos com a variante ADR3, a unidade de controle desliga, através de dois relés de potência, tanto a alimentação positiva quanto a conexão à massa nos pólos da bateria. A alimentação de tensão para o tacógrafo é realizada através de um cabo azul que é blindado. A conexão à massa foi transferida da caixa de baterias para a parte interna da travessa esquerda do quadro. A variante ADR3 pode ser complementada com uma solução RTO que permite a classificação do veículo para o trabalho em ambientes ADR-SLP. As alterações mais comuns são as seguintes. Acendedor de cigarros removido e cinzeiro lacrado. Janela traseira reforçada e escotilha do teto vedada. Blindagem de chama (placa de aço) do chassi e tampa protetora (plástica) atrás da cabina. Cabo de massa extra no tanque de combustível. Adaptador extra que pode ser removido quando necessário. Etiquetas para ADR, conexão à massa e proibido fumar. Lâmpadas indicadoras verde na tampa de proteção, junto com as luzes de trabalho no teto são usadas para indicar tensão e ficam acesas constantemente enquanto houver tensão no veículo (as instalações podem variar). Elas não afetam a função ADR. A conexão destas lâmpadas não é descrita neste documento. Interruptores duplos ADR na tampa de proteção. Estes interruptores afetam a função ADR e são portanto descritos neste documento.

Localização dos componentes

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

Interruptor S15, chave de partida. Interruptor S38, interruptor de emergência ADR para a cabina. Interruptor S39, interruptor de emergência ADR externo, (instalação pode variar). Interruptor S39R, interruptor de emergência ADR externo, (instalação pode variar). Relé K20, corrente de controle para o alternador (DESL/LIG). Módulo de diodos V02. Chave geral ADR A28B com unidade de controle integrada. Relé de potência K70A, desconecta a alimentação positiva. Relé de potência K70B, desconecta a conexão à massa. Fusível F91, tacógrafo. A conexão à massa foi transferida da caixa de baterias para a parte interna do quadro. O cabo blindado azul fornece alimentação ao tacógrafo. As lâmpadas indicadoras verde e as luzes de trabalho na tampa de proteção são usadas para indicar tensão e ficam acesas constantemente enquanto houver tensão no veículo (as instalações podem variar).

Chave geral

A chave geral do ADR com a unidade de controle integrada A28B (pino 88) obtém sua alimentação da bateria através dos relés de potência K70A e K70B. A função da unidade de controle é controlada pelo circuito através da chave de partida e pelos circuitos do interruptor de emergência. Estes circuitos são alimentados a partir do pino X2:1 da unidade de controle. A função também é afetada se as luzes de estacionamento, luzes de emergência, aquecedor de estacionamento ou ECS forem ativados, via V02 para A28B (pino X1:2). O tacógrafo é alimentado através da chave geral A28B (pino 88), via fusível F91, através do cabo blindado azul.

O sistema é ativado
Quando a chave de partida é inserida na ignição.

O sinal fornecido do pino X2:1 da unidade de controle, vai através do circuito da chave de partida/ignição S15 (S2–S1) e retorna um sinal para a unidade de controle A28B (pino X2:2) para primeiro fechar o relé incorporado que, por sua vez, fecha os dois relés de potência K70A, K70B. Isto só ocorre se todos os interruptores de emergência S38, S39 e S39R estiverem fechados. Nota! Quando a chave de partida é inserida na ignição, a mesma deve ser girada para a posição de Rádio ou ser pressionada para que um sinal seja enviado à chave geral. Nota! Se a chave for girada para a posição de rádio e retornar para a posição de parada, o sistema permanecerá na posição Ligado até que a chave seja removida da ignição (tempo de atraso para desligar é de 20 minutos).

O sistema na posição Ligado
A unidade de controle do ADR A28B fecha o relé incorporado que, por sua vez, fecha os relés de potência K70B (conexão do chassi) e K70A (alimentação positiva), que então fornece tensão aos fusíveis principais (entretanto, a alimentação para o motor de partida não é protegida por fusível). Quando a chave de partida é girada para a posição de Rádio, o relé K20 é ativado pela chave geral A28B conectando à massa o relé K20 (pino 85).

Quando o K20 é ativado, a corrente de controle de LIG/DESL do alternador é fornecida ao pino 3 (KL15) do alternador o que magnetiza o rotor e inicia a carga do alternador.

Interrupção normal (a chave de partida é removida da ignição)
Quando a chave de partida é girada da posição de Condução para a posição de Rádio/0, o relé K20 é desativado pela chave geral A28B removendo a conexão à massa do pino 85 do relé K20. A corrente de controle de LIG/DESL do alternador é desconectada, pino 3 (KL15) no alternador é conectado à massa via pino 87A do relé K20 e o alternador para de carregar. 20 minutos após a chave de partida ser removida da ignição, a chave geral desconecta, via dos relés de potência, tanto a alimentação positiva quanto a conexão à massa. Se alguma das funções do aquecedor de partida, ECS, luzes de emergência ou luzes de estacionamento for conectada, não ocorrerá nenhuma interrupção na alimentação principal até que a mesma seja desligada. Isto é controlado pelo sinal/corrente vindo do componente V02 que afeta a chave geral A28B (pino X1:2). Nota! A função de temporizador incorporada atrasa a interrupção em 20 minutos.

Interrupção de emergência/veículo sem energia (alimentação)
A interrupção de emergência é realizada usando os interruptores ADR na cabina ou na parede traseira da cabina S38/S39/S39R. A chave geral desativa o relé K20 por 1–2 segundos pela chave geral removendo a conexão à massa do pino 85 do relé K20. A corrente de controle de LIG/DESL do alternador é interrompida. O pino 3 (KL15) no alternador é conectado à carroceria via pino 87A do relé K20 e o alternador para de carregar. Depois, a chave geral interrompe, via os dois relés de potência, todas as alimentações de tensão exceto para o tacógrafo, que obtém sua energia através do cabo blindado azul.

Zeragem
A zeragem após uma interrupção de emergência é realizada automaticamente quando a chave de partida é inserida (posição de Rádio) e quando o circuito via chave de partida e os circuitos com os interruptores de emergência S38/S39/S39R são fechados.

Desabilitando a função do temporizador
Para os veículos equipados, por exemplo, com um refrigerador, pode ser inconveniente a interrupção da alimentação principal após 20 minutos quando a chave de partida for removida da ignição. Esta função pode ser desabilitada ligando o sinal da chave de partida no bloco de conectores (PW:3 e PW:4). A ligação deve ser realizada na passagem da cabina. Nota! Os circuitos para os interruptores de emergência via S38, S39 e S39R devem ser deixados no lugar. Verificar o funcionamento do S38, S39 e S39R após realizar a ligação.