You are on page 1of 6

ARTIGO / ARTICLE

Mulheres submetidas a tratamento para cncer de colo uterino - percepo de como enfrentam a realidade*
Women submitted to cervix uteri cancer treatment: how they cope with reality

Andrea Gomes Linard,1 Francisca Airlene Dantas e Silva2 e Raimunda Magalhes da Silva3

Resumo
O cncer de colo uterino tem sido considerado um problema de sade pblica no Brasil por exercer um peso importante na morbidade e mortalidade de mulheres brasileiras. Objetivando compreender como as mulheres submetidas ao tratamento para o cncer do colo uterino percebem esta neoplasia, realizou-se um estudo do tipo descritivo com 30 mulheres tratadas para o cncer de colo uterino no ambulatrio de radioterapia do Instituto do Cncer do Cear, durante o ms de maio de 2001. Para a coleta de dados utilizamos um roteiro de entrevista. Os resultados demonstram que as mulheres percebem a doena como propiciadora de mudanas no seu cotidiano, gerando o medo de recorrncia. A religiosidade usada como suporte para enfrentar o desafio de viver com a incerteza da cura. Os achados, portanto, demandam investimentos em aes educativas, uma vez que as percepes das mulheres refletem uma estrutura de conhecimento marcada por dvidas e temores resultantes de uma assistncia precria desde a ateno primria at a ateno terciria. Palavras-chave: neoplasias do colo uterino; radioterapia; enfermagem oncolgica; sade da mulher; coleta de dados; acontecimentos que mudam a vida; Brasil.

*Trabalho apresentado no 53o Congresso Brasileiro de Enfermagem - Curitiba. CNPq financiou o estudo atravs de uma bolsa de iniciao pesquisa. 1 Enfermeira, Mestre em enfermagem, Docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Doutoranda em Enfermagem-UFC, Bolsista da FUNCAP e Integrante do Projeto de Pesquisa Sade da Mulher-UFC. Enviar correspondncia para A.G.L. E-mail: andreagl@unifor.br 2 Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Cear (UFC). 3 Enfermeira, Doutora em enfermagem, Coordenadora do Curso de Mestrado em Educao e Sade da UNIFOR e Coordenadora do Projeto de Pesquisa Sade da Mulher-UFC. Recebido em outubro de 2001.

Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(4): 493-498

493

Linard AG, et al

Abstract
Cervix uteri cancer is a problem of public health in Brazil, playing a major role in female morbidity and mortality in the country. The purpose of this study is to report how women with cervix cancer undergoing treatment face reality. Thirty patients undergoing treatment at the radiation therapy outpatient clinic of Instituto do Cncer do Cear were interviewed in May of 2001. The results show that the disease cases changes in the daily living of the patients casing fear of reccurence Religious support helps then face the uncertainty of cure. The findings point to the need of educational actions, as the doubts and fear of women derive from poor quality of care, from primary to tertiary care facilities. Key words:cervix neoplasms; radiotherapy; oncologic nursing; women's health; data collection; life change events; Brazil.

INTRODUO
O cncer ainda tido como sinnimo de morte e como uma doena a se esconder, pois o estigma algo que se encontra arraigado s pessoas. Estar com cncer pode determinar discriminao e rejeio social, desde o mbito familiar at as atividades produtivas, onde o indivduo alm de vivenciar a situao da doena em si, necessita enfrentar o descrdito social. A inaceitabilidade social pode ser atribuda a muitas variveis, das quais a mais relevante refere-se ao medo das pessoas do sofrimento prolongado, que se manifesta no decorrer do tratamento e nas etapas da doena. Em uma sociedade onde o indivduo explorado de forma mercantilista, a perda da capacidade produtiva em decorrncia de uma molstia far com que o desamparo social seja sentido com mais intensidade pelo doente. O cncer de colo uterino nas ltimas dcadas tem sido considerado como uma sria questo de sade pblica, decorrente da alta incidncia, evoluo mrbida e elevada taxa de mortalidade. Segundo Bastos,1 este tipo de cncer ainda , em nosso pas, o mais freqente dos tumores malignos do aparelho genital feminino, predominando entre mulheres de baixo nvel scio-econmico na faixa etria de 35 a 55 anos de idade. De acordo com as estimativas do Ministrio da Sade, o nmero de bitos e casos novos esperados para o ano 2001 em todo o pas, foram, respectivamente, 3.725 e

16.270. Para a regio Nordeste estimou-se 3.960 casos novos e 780 bitos por cncer do colo do tero, assumindo este cncer, a maior incidncia para casos novos nesta regio dentre outros tipos de cncer, perdendo apenas para o cncer de mama com relao ao nmero de bitos. Em relao ao Cear, estimou-se ainda 480 casos novos, sendo esse nmero superado apenas pelo cncer de mama, havendo ainda 100 bitos por cncer de colo uterino em todo o estado. A magnitude das taxas de mortalidade e incidncia de tumores quase inteiramente passveis de preveno, como o cncer do colo do tero, refora a justificativa para as aes preventivas do Instituto Nacional de Cncer (INCA) dirigidas reduo do risco desta neoplasia. O cncer de colo uterino representa uma neoplasia maligna feminina que se inicia com transformaes intraepiteliais, de carter progressivo, caso no seja detectado precocemente. Por ser normalmente assintomtico no estgio inicial de desenvolvimento, acredita-se que leve invaso de rgos e estruturas em todos os casos no tratados inicialmente. O cncer como um problema de sade pblica no Brasil , portanto, merecedor de grande ateno por parte dos profissionais de sade, e em especial da Enfermagem, que podem contribuir para o controle da doena por meio das aes de promoo de sade, preveno e deteco precoce, que so realizadas nos servios.

494

Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(4): 493-498

Tratamento de cncer de colo uterino

Neste cenrio os enfermeiros esto colaborando para o controle do cncer de colo uterino, medida que proporcionam condies que possam contribuir para a cura ou minimizem as perdas funcionais e estticas provocadas pela doena ou por seu tratamento. Alm disso, o benefcio social e econmico bem maior, uma vez que, o custo do tratamento e as conseqncias da doena em fase avanada so elevados e ameaadores. Acreditamos, portanto, que aes educativas desenvolvidas com a participao da comunidade, no sentido de ampliar o conhecimento sobre os fatores de risco, o desenvolvimento da doena e a importncia da realizao peridica do exame preventivo, podem permitir se alcanar resultados satisfatrios para a reduo das taxas de morbimortalidade. O Instituto Nacional de Cncer2 informa que foram realizadas 3.177.740 citologias na Campanha de Combate ao Cncer de Colo Uterino de 1998, e foram detectados 12.125 mulheres com leses de alto grau de malignidade e cncer de colo uterino. Esta foi avaliada como uma das melhores campanhas em preveno de cncer de colo uterino do mundo, em vista das metas estabelecidas terem sido alcanadas. salutar reconhecer que a simples identificao da causa de um cncer especfico pode no ser suficiente para desencadear esforos preventivos. necessrio a educao, a motivao individual e esforos coletivos para o controle do cncer. Em meio a este contexto desenvolvemos um estudo que buscou compreender como as mulheres submetidas ao tratamento para o cncer do colo uterino percebem esta neoplasia.

Perodo e Local do Estudo


Esse estudo foi realizado durante as sextasfeiras do ms de maio de 2001 no turno da manh, no Instituto do Cncer do Cear (ICC) localizado na cidade de Fortaleza. O setor selecionado no ICC, para obter a amostra, foi o ambulatrio do Centro de Radioterapia, visto que mulheres tratadas para o cncer de colo uterino so acompanhadas neste setor em consultas de reviso. A acessibilidade para encontrar a amostra em um nico dia da semana, facilitando assim a coleta de dados e, por conseguinte, o andamento rpido do estudo, foi considerado um critrio mpar na escolha do local. salutar lembrar que no ICC existe o Centro de Quimioterapia, onde poderia encontrar a mesma populao estudada, s que em dias no determinados e com um fluxo bem menor. O ambulatrio do Centro de Radioterapia do ICC recebe pessoas de ambos os sexos que fizeram ou esto em tratamento para algum tipo de cncer. O atendimento s mulheres, acometidas pelo cncer de colo do tero, corresponde a uma consulta de reviso que procura em uma avaliao detectar existncia de sintomas ou queixas da paciente, observando sinais de recidiva da doena. As entrevistas se deram em um dos consultrios do ambulatrio. As mulheres eram identificadas na recepo e convidadas na sala de espera para participarem da pesquisa; caso aceitassem, eram levadas ao consultrio para serem entrevistadas.

Populao e Amostra
A populao do estudo foi formada por mulheres que fizeram tratamento para o cncer de colo uterino. Desta populao foram selecionadas as mulheres que esto sendo acompanhadas no Ambulatrio do Centro de Radioterapia do ICC em consultas de reviso. Essas consultas iniciam, geralmente no terceiro ms aps o trmino do tratamento. A partir desta primeira consulta, programamse as consultas subseqentes que podem ocorrer de 3 em 3 meses, de 6 em 6 meses ou a cada ano, dependendo da avaliao clnica feita pelo mdico. As mulheres estudadas foram submetidas radioterapia como tratamento para o cncer de colo de tero; segundo Rieger e Escalante,5
Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(4): 493-498

MATERIAL E MTODOS Tipo de Estudo


Segundo Polit e Hungler, 4 para se desenvolver um estudo descritivo o pesquisador observa e explora aspectos de uma situao. Pesquisas descritivas objetivam, principalmente, o retrato preciso das caractersticas de indivduos, situaes ou grupos e a freqncia com que ocorrem determinados fenmenos.

495

Linard AG, et al

este tratamento constitui no uso de raios ou partculas ionizantes de alta energia que destri clulas malignas nas regies irradiadas. Ainda, segundo essas autoras, a radiao pode ser administrada sob duas formas, teleterapia e braquiterapia. A teleterapia a utilizao de aparelhos emissores de radiao que esto distantes alguns centmetros do paciente, enquanto a braquiterapia utiliza fontes de radiao colocadas curta distncia do paciente. Finalizado o tratamento de radioterapia so necessrios controles clnicos peridicos, que tm por finalidade reavaliar condies clnicas da cliente, da leso tratada, e a deteco de eventuais efeitos colaterais a mdio e longo prazo. No existe uma freqncia mnima em que estes controles devam-se dar, cada caso necessita de cuidados individualizados, e por isto o intervalo dos controles pode variar. A instituio onde se realizou o estudo no possui o controle estatstico de quantas mulheres esto sendo acompanhadas no ambulatrio em consultas de reviso. Devido a isso, foi feita uma estimativa mensal desse atendimento para se obter uma amostra representativa. No primeiro dia de coleta de dados, foram entrevistadas 18 mulheres, e no segundo dia de coleta, 12 mulheres. Estima-se com essas informaes que aproximadamente, 60 mulheres comparecem mensalmente, ao ambulatrio para consultas de reviso. Deve-se levar em considerao que pode haver atendimento para essa demanda em outros dias da semana, quando o nmero de consultas na sexta-feira ultrapassa o desejado.

procedermos ordenao dos dados empricos, na tentativa de identificarmos os aspectos de anlise. No decorrer da apresentao dos dados, as mulheres entrevistadas foram identificadas como (Entrev.01) a (Entrev.30) a fim de preservarmos a identidade das mesmas.

Aspectos ticos
O estudo seguiu a Resoluo 196/96 (Brasil)7 que trata e regulamenta as diretrizes e normas envolvendo pesquisas com seres humanos. A entrada na instituio ocorreu mediante apresentao do projeto de pesquisa, seguido do ofcio de apresentao. Por ocasio da coleta de dados, solicitou-se s entrevistadas que assinassem o termo de consentimento informado, enfatizando-se a liberdade para participar do estudo, ausncia de qualquer nus e garantia do anonimato.

RESULTADOS E DISCUSSO
Os resultados obtidos a partir das entrevistas foram analisados, organizados em categorias e sub-categorias sendo apresentados a seguir:

Percepo da mulher sobre o cncer de colo uterino


Buscando compreender a percepo das mulheres sobre o cncer de colo uterino procuramos identificar, dentre as falas, elementos comuns como se pode observar na descrio das categorias abaixo:

Coleta e Anlise dos dados


Para a coleta de dados empricos dessa investigao, utilizamos como instrumento a entrevista com perguntas abertas e fechadas a respeito do conhecimento, preveno e percepo da mulher sobre o cncer do colo do tero. Segundo Minayo,6 faz parte da relao mais formal do trabalho de campo em que intencionalmente o pesquisador recolhe informaes atravs da fala dos atores sociais. Foram feitas vrias leituras dos depoimentos das mulheres, a fim de

Alterando o cotidiano
Detectamos que o cncer e suas seqelas impem mudanas no cotidiano das mulheres aqui pesquisadas. Essas mudanas foram ocasionadas por uma conscincia dos limites impostos aps o tratamento radioterpico, onde a incapacidade fsica para exercer atividades laborais rotineiras sentida com maior relevncia nestas falas.

496

Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(4): 493-498

Tratamento de cncer de colo uterino

"Para mim esta doena trouxe muitos problemas... no posso mais trabalhar." (Entrev.08) "... ficou muito ruim porque no posso fazer o que eu fazia antes, como trabalhar." (Entrev.10) "... a gente no pode fazer mais o que fazia..." (Entrev.19) Os limites impostos pela doena ou pelo tratamento traduzidos pelas alteraes fsicas acarretaram a mudanas no cotidiano das mulheres. Desistir de algumas atividades dirias ou simplesmente ter conscincia de no ser capaz de realiz-la, um processo vivenciado com dificuldade por muitas mulheres com cncer, levando algumas destas a se sentirem como um objeto intil.

A vulnerabilidade expressa atravs das dvidas acerca da eficcia do tratamento, da cura e das dificuldades enfrentadas no seu cotidiano do suporte a possibilidade da recorrncia. Essa conscincia de vulnerabilidade pessoal refora a adoo de padres ou estilos de vida diferenciados, como se descreve nessas falas: "Trouxe um alerta para no deixar mais de fazer a preveno." (Entrev.25) "... tenho que tratar, cuidar; no devo fumar." (Entrev.05) Nesse aspecto, as mulheres passam a direcionar sua ateno para a sade com mais cautela, adotando condutas de autocuidado com o objetivo de prolongar a vida. Os profissionais de sade, em especial os(as) enfermeiros(as), devem de posse de responsabilidade e do compromisso monitorar as situaes de incertezas criando, por exemplo, um ambiente onde essas mulheres possam trocar experincias. A incerteza das mulheres sobre o cncer de colo uterino apresenta um desafio ao longo de suas vidas em decorrncia da natureza crnica da doena.

A incerteza da cura
Observa-se em algumas mulheres o conflito acerca da incerteza de est ou no curada. "Penso em viver uns meses... espero viver pelo menos 2 anos..." (Entrev.04) "... espero que meu problema tenha cura..." (Entrev.16) "... eu imagino que no vou ficar mais boa." (Entrev.30) Nesses depoimentos as mulheres caracterizam a incerteza mediante a percepo de no serem capazes de predizer o futuro, no se sentirem seguras, certas do perigo, estarem em dvida e talvez de no poderem confiar ou contar com algum ou alguma coisa. Para Andersen, 8 com o aumento da sobrevida fundamental que se compreendam as experincias de se viver com o cncer de colo uterino, e nessa compreenso a incerteza um elemento importante, permeando o viver com este cncer. Elementos como o medo, a incerteza e a recorrncia do cncer estaro, portanto, presentes no cenrio de readaptao da mulher a seu cotidiano, suscitando assim reflexes acerca da vulnerabilidade humana.

A religiosidade como suporte


A religiosidade pode representar uma importante fonte de suporte e conforto, para muitas pessoas, durante um perodo de sofrimento, trazendo-lhes serenidade para enfrentar as adversidades da doena. Sobre esse aspecto Halstead e Fernsler9 mencionam que a espiritualidade uma estratgia de suporte freqentemente usada e muito til para os sobreviventes de cncer. Entre as mulheres pesquisadas o suporte espiritual foi destacado como estratgia para a cura da doena e evidenciado nas seguintes falas: "Graas a Deus estou boa, estou curada... tenho muita f em Deus." (Entrev.21) "Eu confio em Deus que estou curada, no senti mais nada." (Entrev.26) "... uma doena malvada, eu tenho f que estou curada." (Entrev.20)

Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(4): 493-498

497

Linard AG, et al

Observa-se que a f e a confiana representam uma fora propulsora, que aliada crena em Deus podem propiciar s mulheres a esperana da cura para a doena. A f em Deus atua como elemento positivo no enfrentamento da doena, e nesse mbito interpretada como uma estratgia utilizada para lidar com as incertezas da doena e superar as situaes de crise vivenciadas.

CONCLUSO
Um maior contingente de pessoas est sobrevivendo ao cncer de colo uterino, isso devido deteco precoce e s vrias modalidades de tratamento disponveis para esta neoplasia. medida que aumenta o nmero de sobreviventes, os mdicos, e enfermeiros, estaro cada vez mais envolvidos com questes relacionadas sobrevivncia, ajudando no tratamento e no combate aos efeitos da doena, bem como trabalhando para a promoo de estilos saudveis de vida. Uma abordagem do impacto do cncer de colo uterino no cotidiano das mulheres importante para o desenvolvimento de intervenes mais eficazes de assistncia que devem ser pautadas no conceito de integralidade. Dessa forma, importante que os profissionais de sade, especialmente, os(as) enfermeiros(as), entendam como as mulheres conhecem e percebem o cncer de colo uterino, para que assim possam combater o desconhecimento e o medo da recorrncia, mesmo aps tratamento. Vimos que as mulheres percebem a doena como um elemento que est alterando o seu cotidiano, tornando-as vulnerveis recorrncia, e para enfrentar esse conflito entre os limites impostos e a incerteza sobre a cura da doena, usam como suporte a religiosidade. O estudo evidencia que as percepes das mulheres refletem uma estrutura de conhecimento marcada por dvidas, insegurana, e temores que resultam da suas prprias reflexes e vivncias, ficando visvel uma assistncia caracterizada pela precariedade. Esta assistncia que exclui aes educativas abrangendo o contexto scio-cul-

tural e afetivo das mulheres, necessitando ser melhor qualificada desde a ateno primria at a ateno terciria. Os achados desse estudo demandam investimentos em aes educativas que tragam impacto sobre a mentalidade das usurias e tambm dos profissionais de sade. Torna-se necessrio ainda, a formao de grupos de auto-ajuda onde as mulheres possam expressar suas dvidas, incertezas, encontrar conforto e apoio para enfrentar o cncer e suas seqelas. Esse espao de discusso pode contribuir na troca de experincias tornando-se um espao de rica contribuio no processo de reabilitao e adaptao doena.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. Bastos AC. Ginecologia.10a ed. So Paulo: Atheneu; 1998. 2. Instituto Nacional de Cncer (Brasil). Recomendaes bsicas para o controle do cncer do colo do tero no Brasil: normas e recomendaes do INCA. Rev Bras Cancerol 2000;46(1):23-33. 3. Gill PS, Tattersall MHN. Rastreamento e deteco precoce. In: Unio Internacional Contra o Cncer (UICC). Manual de oncologia clnica. 6a ed. Fundao Oncocentro de So Paulo: Springer-Verlag; 1999. 4. Polit DF, Hungler BP . Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3a ed. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1995. 5. Rieger PT, Escalante CP. Complicaes do tratamento do cncer. In: Boyer KL, Oncologia na clnica geral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000. 6. Minayo MC de S. Pesquisa social. 5a ed. Petrpolis:Vozes; 1996. 7. Conselho Nacional de Sade (Brasil). Resoluo n. 196/96. Decreto n. 93.933, de janeiro de 1987. Estabelece critrios sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Biotica 1996;4(2):15-6. 8. Andersen BL. Ajuste psicolgico para as mulheres com cncer ginecolgico. In: Copeland LJ. Tratado de ginecologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1996. 9. Halstead MT, Fernsler JI. Coping strategies of long-term cancer survivors. Cancer Nurs 1994;17(2):94-100.

498

Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(4): 493-498

You might also like