You are on page 1of 42

O

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

2. RVORES E FLORESTA URBANA: CONDIES QUE A CIDADE OFERECE


2.1. DEFINIO DE ESPAOS VERDES E FLORESTA URBANA
Neste captulo foi considerado til clarificar alguns termos, relacionados com espaos verdes e arboricultura urbana, utilizados no presente trabalho, e sua relao com o conceito mais recente de floresta urbana. J em 1879 douard Andr1, na sua obra Lart des jardins: Trait gnral de la composition de parcs et jardins que representa um importante marco na Histria da Arte dos Jardins apresenta um mtodo de concepo e posterior construo de jardins e parques, bem como uma descrio exaustiva de todo o tipo de elementos que integram a paisagem natural e artificial, como o exemplo da sua classificao de parques e jardins (Quadro 2.1.).
QUADRO 2.1. CLASSIFICAO DE PARQUES E JARDINS POR DOUARD ANDR Paisagem PRIVADOS PARQUES PBLICOS Florestal ou caa Agrcola Jogos gua Lotes de urbanizaes Cemitrios Paisagem (1 a 10 ha) Prazer PRIVADOS Utilitrio Geomtricos Urbanismo (Terraos, Hotis, etc.) Estufas, jardins de Inverno Pomar Hortas Pomar - Horta JARDINS Praas Prazer Passeio Pblico Caminho-de-ferro Botnico PBLICOS Utilitrio Zoolgico Aclimatizao Institucional Ginsio Exposies Adaptado de Andr, ., F., 1879. Ob. cit., p. 200.

- Andr, ., F., 1879. Lart des jardins: trait gnral de la composicion de parcs et jardins. G. Masson, Paris.

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

A presena da vegetao na cidade surge sob vrias formas, habitualmente como jardim, parque, enquadramento de vias e edifcios, etc. ocupando distintas reas, e apresentando origem, morfologia e utilizao diversas podendo ser considerada no mbito abrangente do conceito de espao verde. At ao sculo XIX, os jardins e parques eram reconhecidos por apresentarem, como funo principal, um local proporcionador de encontros, de estadia ou de passeio pblico. Ter sido a partir da era industrial que surgiu o conceito de espao verde urbano, apresentando-se como o espao que tinha como propsito recriar a natureza no meio urbano para alm das j mencionadas funes sociais surgindo posteriormente o conceito de pulmo verde, como sendo o espao verde com dimenso suficiente para produzir o oxignio necessrio atenuao da qualidade do ar2. Posteriormente, este conceito de espao verde evoluiu para o de green belt, cintura verde a rodear a cidade antiga, separando-a atravs de zonas de expanso. Desenvolvendo-se no incio do sculo XX para a teoria do continuum naturale. Permitindo que atravs do continuum naturale a paisagem envolvente penetre na cidade de modo tentacular e contnuo, apresentando-se sob diversas formas e funes, desde o espao de lazer e recreio ao de enquadramento de infra-estruturas e edifcios, proteco e integrao de linhas ou cursos de gua, etc. Este objectivo cumprido atravs da recuperao de espaos verdes existentes, criao de novos espaos, e da sua ligao atravs de corredores verdes3. Os espaos verdes podem ser definidos como o conjunto de reas livres, ordenadas ou no, revestidas de vegetao, e que exercem funes de proteco ambiental, integrao paisagstica ou arquitectnica, e/ou de recreio. Podem afigurar-se das seguintes formas: parques e jardins urbanos, pblicos e privados; reas de integrao paisagstica e de proteco ambiental de vias e outras infra-estruturas urbanas; taludes e encostas revestidos de vegetao; vegetao marginal dos cursos de gua e de lagos; sebes e cortinas de proteco contra o vento ou a poluio sonora; zonas verdes de cemitrios; zonas agrcolas e florestais residuais no interior dos espaos urbanos ou urbanizveis4. Representam uma entidade que engloba a totalidade dos espaos ocupados com vegetao, constituindo o somatrio das reas e trechos naturais integrados ou integrveis no tecido urbano5. A cidade apresenta-se como uma organizao muito complexa constituda por um conjunto de edifcios e espaos livres. Os referidos espaos constituem uma rede articulada, onde as pessoas se movimentam, e apresentam-se ajustados s mltiplas funes que desempenham,

- Magalhes, R. M., 1992a. Espaos verdes urbanos. DGOT, Direco-Geral do Ordenamento do Territrio, Ministrio do Planeamento e da Administrao do Territrio, Lisboa, p. 9. 3 - Idem, p. 10-11. 4 - Fadigas, L. S., 1993. A Natureza na Cidade, uma perspectiva para a sua integrao no tecido urbano. Tese de Doutoramento, Faculdade de Arquitectura, Universidade Tcnica de Lisboa, Lisboa, p. 116. 5 - Idem, p. 116.

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

caracterizando-se por tipologias especficas, adaptadas a toda a espcie de necessidades e proporcionando vivncias indispensveis vida equilibrada do homem6. De seguida iremos apresentar os conceitos de espaos exteriores definidos e estudados para a cidade de Lisboa por Rego7: rua, elemento de comunicao destinado a veculos e/ou pessoas, permitindo a circulao, o acesso aos edifcios e o passeio. tambm um espao largo ou estreito entre edifcios, separando-os, onde se apoiam as redes de infra-estruturas e toda a circulao de produtos, pessoas, etc. 8, pode tambm apresentar rvores dispostas em caldeira e/ou em faixa (rvores de arruamento9); praa, grande espao pblico, enquadrado por edifcios, com um ou vrios acessos, local de encontro, convvio e lazer, frequentemente suportando ns de distribuio na rede de trfego 10; jardim, zona verde de dimenses razoveis (at 10 ha), suficientemente, para permitir o recreio e o lazer. Geralmente constitudos por zonas arbustivas e alguma rvores de grande porte enquadrando pequenas clareiras relvadas, ou pequenas zonas de estadia pavimentada, e com caminhos de ligao s suas envolventes. Permitem o atravessamento de fuga ao grande trnsito. So espaos agradveis, com funes de convvio, lazer e recreio, geralmente utilizados pelas populaes residentes na envolvente urbana11; ajardinado, zona essencialmente com funes estticas de enquadramento; so essencialmente compostas de relvados, separados por pequenos caminhos e com alguns arbustos e herbceas decorativas12; parque urbano, zona onde se interpenetram a natureza na sua forma mais pura e a cidade na sua forma mais estereotipada. Exige um espao suficientemente amplo, para nele se desenvolverem ecossistemas especficos que andaro associados s dimenses e tipos de rvores e arbustos instalados. () Dever possuir zonas diversificadas, que exigiro, de acordo com as suas funes, tratamento especfico13. Com a preocupao crescente da integrao dos espaos verdes no ordenamento e planeamento urbano surge o conceito de estrutura verde, podendo esta ser classificada de principal ou secundria (Quadro 2.2.), de acordo com as seguintes caractersticas14, 15,16:

- Rego, J. L. E. S., 1984. Tipologias de espaos exteriores de Lisboa. Relatrio final do Curso Livre de Arquitectura Paisagista, Instituto Superior de Agronomia, Universidade Tcnica de Lisboa, Lisboa, p. 1. - Idem, p. 4. 8 - Idem, ibidem. 9 - rvores de arruamento so rvores em caldeiras e/ou rvores que, no estando em caldeira, constituem manifestamente alinhamentos. 10 - Rego, J. L. E. S., 1984. Ob. cit., p. 31. 11 - Idem, p. 47. 12 - Idem, p. 86. 13 - Idem, p. 91. 14 - Magalhes, R. M., 1992a. Ob. cit.. p. 10-11.
7

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

estrutura verde principal: sistema de espaos de maior dimenso e impacto na cidade, constituindo plos de articulao com a paisagem envolvente. Integra reas como jardins, parques urbanos e suburbanos, zonas desportivas, recintos especiais (jardins zoolgicos, parques de atraces e exposies) e reas de hortas urbanas, etc.

estrutura verde secundria: constitui a extenso da estrutura anterior no interior do contnuo urbano, abrangendo os espaos de menor dimenso mais directamente ligados habitao e equipamento colectivo. Engloba espaos como pequenos jardins de bairro/ quarteiro, zonas de recreio infantil e juvenil, zonas verdes escolares, etc.

QUADRO 2.2. ESTRUTURA VERDE (EV) URBANA ESTRUTURA VERDE URBANA Utilizao mxima TIPO DE UTILIZAO RECOMENDAES GLOBAIS DE PLANEAMENTO

Parque da cidade (zonas verdes especiais, EV didcticos, feiras, exposies, etc.) Parque urbano (EV ligado ao equipamento escolar de sade, desportivo, cultura, etc.) Parque sub-urbano

ESTRUTURA VERDE PRINCIPAL (integrada no contnuo natural)

Utilizao mdia

Desporto livre Hortas urbanas Parques de campismo Zonas de merendas Zonas de proteco (em relao s zonas industriais, s infra-estruturas de transporte, aos ventos, etc.) Zonas de proteco s linhas de drenagem natural das guas pluviais Matas de proteco Zona agrcolas Cemitrios Espaos para recreio infantil (0-5 anos) 20 m2/ habitante

Utilizao mnima

ESTRUTURA VERDE SECUNDRIA (integrada no contnuo construdo)

Espaos para recreio infantil (6-9 anos)

Utilizao mxima

Espaos para recreio juvenil (10-16 anos) Espaos para idosos e adultos Espaos para convvio e encontro (praas arborizadas, alamedas, jardim pblico, etc.)

10 m2/ habitante

TOTAL 30 m2/ habitante

Fonte: Magalhes, R. M., 1992a. Ob. cit. p. 64.

- Saraiva, M.G. A.N., 1989. Estrutura Verde da Regio de Lisboa. In: Sociedade e Territrio, vol. 10 e 11: 101-11, p. 101 e 102. - Magalhes, M.R. 1992b. O Clima e o Microclima como Factores de Ordenamento do Territrio. Provas de Aptido Pedaggica e Capacidade Cientfica, Instituto Superior de Agronomia, Universidade Tcnica de Lisboa, Lisboa.
16

15

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

No caso da cidade de Lisboa, os espaos arborizados, constantes do Relatrio publicado em 1996 pela Cmara Municipal de Lisboa sob o ttulo Plano de arborizao de Lisboa, so classificados em trs categorias17: 1. rede de corredores verdes, com particular incidncia no sistema de eixos e entradas principais da cidade; 2. povoamentos florestais integrados na Estrutura Verde Principal, incluindo o Parque Florestal de Monsanto, e restantes parques includos na mesma estrutura; 3. parques e jardins includos na Estrutura Verde Secundria. No Plano Verde de Lisboa, coordenado pelo Professor Ribeiro Telles, surge ainda a terminologia de Estrutura Verde Contnua, Semi-Contnua e Descontnua18. A primeira corresponde a um sistema de espaos abertos predominantemente verdes, que se inserem de uma forma contnua no tecido edificado descontnuo e muito disperso, e a ltima constitui um sistema de espaos abertos, que se inserem no tecido urbano contnuo, e se articulam entre si de uma forma descontnua. O termo floresta urbana foi utilizado pela primeira vez em 1965, na Amrica do Norte, como ttulo de um estudo sobre os sucessos e os fracassos das plantaes de rvores municipais numa zona da rea metropolitana de Toronto19. De realar que o referido conceito inclua uma perspectiva integradora, decorrente da participao de profissionais com diferentes formaes, tais como: silvicultores, arquitectos paisagistas, agrnomos. O termo de silvicultura urbana hoje amplamente aceite e encontra-se definido por Miller como: a arte, cincia e tecnologia de gesto das rvores e dos recursos florestais dentro e prximo do ecossistema urbano facultando sociedade os benefcios das rvores ao nvel ecolgico, psicolgico, sociolgico, econmico e esttico20. Esta definio torna claro que a floresta urbana mais do que apenas silvicultura dentro (ou prxima) de reas urbanas. A densidade da floresta urbana varia o seu padro de acordo com a ocupao do solo (Figura 2.1)21.

- Cardoso, M.; Cruz, R.M.V. (Eds), 1996. Plano de Arborizao de Lisboa (PAL), programa de intervenes 1996/ 2000. 2 Relatrio, Setembro 1996. Lisboa, Cmara Municipal de Lisboa, p. 5. 18 - Telles, G.R. (Ed.), 1997. O plano verde de Lisboa. Edies Colibri, Lisboa, p. 26. 19 - Konijnendijk, C. C. 2003. A decade of urban forestry in Europe. In: Forest Policy and Economics 5 (2003): 173-186, p. 175. 20 - Miller, R. W., 1997. Urban Forestry, planning and managing urban greenspaces. Prentice Hall, New Jersey, p. 29. 21 - Idem, p. 30.

17

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura 2.1. Ocupao do solo e floresta urbana numa regio florestada e numa regio agrcola (Miller, 1997. Ob. cit., p. 30).

A ocupao do solo, de dentro para os arredores da cidade, pode ser dividida em quatro zonas: urbana, suburbana, periurbana e rural. A zona urbana caracteriza-se pela rea comercial e de escritrios, local de antigas indstrias, e com uma densidade de zonas residenciais elevada a mdia. Geralmente esta zona apresenta um reduzido nmero de rvores e uma percentagem inferior de rea dedicada aos parques e jardins ( nesta zona que de uma forma geral se encontra a vegetao mais antiga)22. A zona suburbana caracteriza-se geralmente por baixa densidade residencial, com amplas reas dedicadas a reas comerciais, novas reas industriais, densas redes virias. Usualmente, apresenta mais parques e jardins do que a zona urbana, bem como outras reas verdes com vegetao mais recentemente plantada e estabilizada, localizando-se as rvores e floresta, principalmente, ao longo das zonas hmidas no agricultadas23. A zona periurbana estabelece a interface entre a rea suburbana com a rural. Geralmente nesta zona encontram-se as quintas de recreio, reas residuais de agricultura e reas florestais, terrenos baldios24. A Europa, de facto, antes de 1980 nunca mostrou uma tradio consistente de investigao no mbito da Floresta Urbana, em contraste com a Amrica do Norte25. A gesto da sua floresta e dos seus espaos verdes foram sempre tratados como campos independentes; e, em geral, as Cincias Florestais no concederam prioridade s florestas urbanas. Contudo, a situao tem vindo a alterar-se designadamente na Europa, atravs do desenvolvimento de numerosos trabalhos de investigao multidisciplinares dedicados s florestas urbanas. Como exemplo

- Idem, ibidem. - Idem, ibidem. - Idem, ibidem. 25 - Johnston, M., 1997. The early development of urban forestry in Britain: part I. Arboricultural Journal 21: 107-126 (cit. Konijnendijk, C. C., 2003, p. 15).
23 24

22

10

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

relevante cite-se a aco europeia COST E12 Urban forests and trees 26, que se desenrolou entre 1997 e 2002, com a participao de 22 pases, sendo Portugal representado pelos Professores Francisco Castro Rego e Cristina Castel-Branco, e que colocou a floresta urbana entre os tpicos da agenda cientfica europeia, tendo culminado com a publicao da primeira obra europeia de referncia sobre a aludida matria27. O reforo da ateno dispensada nas ltimas dcadas floresta urbana parece poder justificarse pelas seguintes razes principais: 1. decrscimo crescente entre a rea ocupada pela floresta urbana e a populao citadina; 2. deteriorizao evidente da qualidade da paisagem urbana, devido, nomeadamente, ocupao cada vez maior dos espaos vazios, quintais e logradouros por beto e asfalto, e crescente poluio atmosfrica e sonora; 3. emergncia crescente de grupos de interesses com preocupaes no mbito do ambiente e paisagismo; 4. melhoria do nvel de vida e aumento do tempo livre, o que induz nos cidados uma maior exigncia de espaos de bem-estar e qualidade de vida que os espaos verdes oferecem em meio urbano.

2.2. CONDIES QUE A CIDADE OFERECE S RVORES E FLORESTA URBANA


2.2.1. I N T R O D U O
A rua arborizada do sculo XIX, que tem a sua expresso clssica nos Boulevards do Paris de Haussman, nasceu do aumento de trnsito de veculos que se verificou depois da inveno do novo tipo de estradas devido a Mac Adam. A rua passou a ser de macadame com ou sem calada, mas as rvores eram plantadas em passeios de terra batida () As rvores destinavam-se a dar sombra e sobretudo a alegrar a monotonia das cidades que comeavam a crescer (). As condies so hoje bem diversas. A rua foi asfaltada, o pavimento dos passeios tornou-se impermevel e compacto e a atmosfera das cidades foi poluda pelos gases dos motores a gasolina (). A aglomerao de gente foi tal que no s se modificou a temperatura da cidade mas tambm a qualidade das radiaes solares. As rvores, como os homens, tm cada vez piores condies de vida na cidade moderna, o que torna cada vez mais urgente o desenvolvimento de uma poltica sria de espaos verdes que permitam conservar condies razoveis de vida. Mas ao passo que o homem se pode deslocar nos fins-de-semana e no Vero, a rvore no tem frias, est sempre no seu posto28. As fortes alteraes que se verificam em meio urbano, suburbano e at rural, so motivadas pela actividade humana, sendo aquelas inquestionavelmente mais frequentes nos centros
- Konijnendijk, C.C.; Nilsson, K.; Randrup, T. B.; Schipperijn, J. (Eds), 2005. Urban forests and trees. Springer, Berlin. - Idem. - Cabral, F.C.; Telles, G. R., 1960. A rvore. Centro de Estudos de Urbanismo em colaborao com o Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia, Lisboa, p. 120.
26 27 28

11

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

urbanos onde, nomeadamente, levam impermeabilizao da superfcie do solo, devido construo de edifcios e pavimentao de passeios, estradas e parques de estacionamento. Enquanto que nas reas rurais, a regenerao florestal se encarrega geralmente de repor o ambiente natural, numa rea urbana as perdas so irreversveis: os solos apresentam-se compactados, resultantes de terras de escavao e aterro, e por vezes contaminados devido impermeabilizao da superfcie do solo, a qual vai alterar a qualidade das guas de escoamento superficial29, na medida em que estas dissolvem ou arrastam muitas substncias leos, poeiras, lixos, etc. e podem infiltrar-se nos solos urbanos. Para alm disso, as condies ambientais que as rvores encontram na cidade apresentam outras adversidades, incluindo modificaes no clima, na qualidade do ar, etc., quando comparadas com ambientes no urbanizados. Para alm destas diferenas, encontram-se sujeitas a alteraes registadas ao nvel da luz e do rudo urbano30. A gesto e manuteno do arvoredo urbano por tudo isto uma tarefa que constitui um desafio no apenas pelas condies difceis que a cidade oferece ao crescimento das rvores, mas tambm pelos frequentes conflitos urbanos com que a localizao das rvores se depara. No presente captulo iremos abordar sumariamente as condies que as rvores encontram na cidade: factores abiticos e biticos. Apresentando posteriormente uma sugesto de critrios de seleco de espcies arbreas para a cidade.

2.2.2. F AC T O R E S

ABITICOS

No presente ponto descrevem-se sinteticamente os factores abiticos condicionantes das condies de crescimento das rvores em reas urbanizadas e decorrentes da alterao artificial das qualidades do habitat natural, as quais contribuem para o stresse e ameaas da vegetao urbana. As referidas condicionantes incluem o impacte qualitativo e quantitativo dos diferentes factores locais: clima urbano, poluio do ar, alteraes do ciclo hidrolgico urbano, e das condies dos solos urbanos31 tais como, propriedades fsicas do solo desfavorveis, desequilbrio na quantidade de nutrientes disponveis, poluio do solo e constituem uns dos factores limitantes na seleco da vegetao arbrea, bem como desencadeiam diversos sintomas nas rvores como se pode sintetizar nas Figuras 2.2. e 2.3. 2 . 2 .2 .1 . FACTORES CLIMTICOS As cidades criam o seu prprio clima. Um dos principais factores que contribui para tal alterao consiste na substituio das caractersticas da superfcie natural por estruturas
29 30

- Varennes, A., 2003. Produtividade dos solos e ambiente. Lisboa, Escolar Editora, p. 426. - Paolletti, E.; Karnosky, D.; Percy, K., 2002. Urban trees and air pollution. In: Konijnendijk, C.; Schipperijn, J.; Hoyer, K. (Eds) Forestry Serving urbanised societies. IUFRO World, Vienna. Series Vol. 14: 129-159, p. 130. 31 - Sieghardt, M.; Mursh-Radlgruber, E.; Paoletti, E., Couenberg E.; Dimitrakopoulus, A.; Rego, F.; Hatzistahis, A.; Randrup, T.B., 2005. The abiotic urban environment: Impact of urban growing conditions on urban vegetation. In: Konijnendijk, C.C.; Nilsson, K.; Randrup, T. B.; Schipperijn, J. (Eds), 2005. Urban forests and trees, Springer, Berlin, p. 281.

12

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

artificiais com materiais igualmente artificiais. Estas intervenes do Homem apresentam como consequncia uma alterao da biosfera, com menos cobertura de superfcie verde, de que decorre uma pronunciada modificao das condies ambientais fsicas, nomeadamente: radiao, vento, temperatura e humidade (Figura 2.4.). Conforme referido anteriormente, as rvores e floresta urbana desempenham um papel relevante modificando e amenizando um pouco os factores climticos alterados pelo Homem. 2.2.2.1.1. Radiao A luz um dos factores limitantes do processo fotossinttico. Muitas plantas adaptam-se a diferentes intensidades de radiao, contudo, as rvores, na maioria dos casos, so as plantas mais altas da paisagem, requerem pleno sol estimando-se em cerca de 6 horas por dia nas estaes de crescimento. O ambiente urbano com edifcios altos pode criar horizontes artificiais, limitando o nmero de horas de luz solar que as rvores recebem directamente por dia32. A sombra, ao diminuir a actividade fotossinttica, pode induzir uma reduo dos sistemas areo e radicular. Em consequncia, em certos locais mais ensombrados, pode ser prefervel no plantar. No entanto, a radiao solar reflectida, quer das paredes dos edifcios quer das superfcies do solo, contribui para moderar certos efeitos do ensombramento. A iluminao pblica pode estimular ligeiramente um maior crescimento33. 2.2.2.1.2. Temperatura As grandes superfcies urbanas so conhecidas pelo seu efeito de ilha de calor. Geralmente este efeito no constitui um problema para a maioria das plantas, permitindo as referidas elevaes de temperatura dilatar o perodo de crescimento das rvores, bem como facultar liberdade para a seleco de espcies mais meridionais. No Vero, elevadas temperaturas, associadas forte intensidade de radiao solar reflectida, quer pelas fachadas dos edifcios quer por outras superfcies, podem causar queimaduras nas folhas e no tronco. Por vezes, para prevenir esse efeito de queimadura, colocam-se ligaduras de tecido de juta, enroladas ao longo dos troncos das jovens rvores com casca frgil (e.g. Tilia spp., Aesculus spp., Acer spp.)34. O efeito de microclima pode tambm provocar uma perda rpida de gua e, em casos extremos, danificar directamente as folhas. Para alm disto, as rvores encontram condies de solo restritas, e desta forma pode ser possvel que as razes no consigam assegurar o fornecimento da gua requerida pelas plantas35.

32

- Trowbridge, P.J.; Bassuk.L., 2004. Trees in the urban landscape, site assessment, design, and installation. John Willey & Sons, Inc., New Jersey, p. 5. - Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. L Arboriculture Urbaine. Institut pour le Dvelopment Forestier, Paris, p. 74. 34 - Idem, ibidem. 35 - Trowbridge, P.J.; Bassuk.L., 2004. Ob. cit., p. 6.
33

13

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura 2.2. Influncia dos factores abiticos sobre o desenvolvimento das plantas (Adaptada de Agrios, 2005. Ob. cit., p. 359).

14

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura 2.3. Influncia dos factores abiticos sobre o desenvolvimento das plantas (Adaptada de Agrios, 2005. Ob. cit., p. 360).

15

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

A zona das razes pode igualmente ser afectada pela alterao do microclima urbano. Quando o sistema radicular se encontra fora do solo, as razes tambm so afectadas pela flutuao da temperatura do ar e frequentemente no esto adaptadas a estas variaes extremas36. 2.2.2.1.3. Vento Nas cidades, os golpes de vento apresentam frequentemente um efeito de turbilho provocando vrios estragos. No conjunto, os efeitos do vento fazem-se sentir sobre os povoamentos mais densos de rvores, mais envelhecidos e ao nvel de todos os pontos mais fracos de uma rvore: antigas feridas de poda, zonas fragilizadas associadas s ligaes dos tutores que no se vo adaptando ao crescimento da rvore, zonas de enxerto, zonas de bifurcao, etc. Deve-se evitar a plantao de espcies de crescimento rpido, consideradas frgeis, em zonas mais expostas (e.g. Robinia spp., Populus spp., Salix spp.)37. 2.2.2.2. FACTORES HDRICOS 2.2.2.2.1. Excesso de gua no solo Quando os solos esto saturados e os poros preenchidos com gua, o arejamento afectado e o potencial redox do solo baixa38. Por conseguinte, altera-se a atmosfera do solo e a consequente falta de oxignio inibe a respirao das razes e dos microrganismos aerbios. Por exemplo, um alagamento prolongado na Primavera compromete a actividade da rvore e, consequentemente, a sua sobrevivncia39 (fenmeno designado asfixia radicular). Adicionalmente, se o potencial redox descer muito, o io nitrato reduzido a io nitrito e depois a outros compostos azotados, podendo haver mesmo libertao de gs metano, prejudicial por contribuir para o efeito de estufa40. 2.2.2.2.2. Secura A ocorrncia de murchido, durante as horas de maior calor, e o aparecimento de necroses foliares marginais, traduzem a insuficincia de armazenamento de gua num solo. Como reaco ao stresse hdrico, certas espcies perdem as folhas at ao fim do ms de Julho (como, por exemplo, o Castanheiro-da-ndia).41 A repetio de tais fenmenos enfraquece a rvore e pode conduzir sua decadncia ou mesmo ao seu fim. Os efeitos de uma secura climtica assumem particular acuidade nas cidades pelas razes seguintes (Figura 2.5.):42

36 37

- Trowbridge, P.J.; Bassuk.L., 2004. Ob. cit., p. 6. - Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. Ob. cit., p. 74. 38 - Varennes, A., 2003. Ob. cit., p. 53. 39 - Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. Ob. cit., p. 74. 40 - Varennes, 2003. Ob. Cit., p. 53. 41 - Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. Ob. cit., p. 74. 42 - Idem, ibidem.

16

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

ocorre escoamento directo das guas das chuvas para as redes de saneamento de guas pluviais sem penetrar no solo;

os solos urbanos apresentam uma fraca capacidade de penetrao e reteno de gua;

existe dificuldade em aceder toalha fretica pelo sistema radicular.

Figura 2.4. Incidncia sobre o desenvolvimento das rvores do microclima urbano versus ambiente florestal (Adaptada de Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. Ob. cit., p. 75).

17

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

A secura dos solos urbanos difcil de compensar, sobretudo nas rvores de alinhamento em que no se tenha previsto rede de rega. Em compensao, nos parques, a instalao de um sistema de rega automtico pode contribuir para manter uma humidade adequada e suprir uma eventual carncia hdrica das rvores. No entanto, a instalao de sistemas de rega nem sempre considerada e, alm disso, a gua cada vez mais um recurso raro e caro.43 A plantao de rvores de arruamento (em caldeira) deve prever um sistema de rega (nem que seja provisrio) pelo menos durante os primeiros 3 a 5 anos para as jovens plantaes desenvolverem o seu sistema radicular em profundidade44. Prximo de Lisboa, numa propriedade (Quinta do Brejo) onde se regista uma pluviosidade mdia anual prxima de 750 mm, foram registados dados de crescimento confirmando-se esta situao: pltanos com rega localizada, nomeadamente rega gota a gota, ao terceiro ano atingiram um porte manifestamente superior ao de outros pltanos de igual idade e plantados na mesma propriedade, mas no regados. Embora posteriormente se tenha dispensado a rega, agora com doze anos de idade ainda mais notria a diferena no que respeita altura e ao DAP (DAP 30 vs 11 cm, respectivamente). 2.2.2.3. FACTORES ATMOSFRICOS 2.2.2.3.1. Efeitos gerais Os efeitos dos diferentes poluentes atmosfricos sobre as rvores so difceis de colocar em evidncia, porque os fenmenos so complexos e os sintomas das patologias derivadas de cada poluente so prximos45. Pode-se observar na Figura 2.6. a comparao entre o ambiente urbano e o natural no que composio atmosfrica diz respeito. Distinguem-se geralmente os poluentes inerentes cidade (dixido de enxofre, xidos de azoto, azoto molecular, monxido de carbono, partculas e aerossis) e os que provm dos desperdcios industriais (derivados de flor e de cloro, poeiras das fbricas de cimento, etc.).46 Segundo estudos canadianos, os veculos automveis contribuem com ca. 30% da poluio urbana47. A combusto dos resduos urbanos privados e pblicos igualmente um dos maiores contribuintes da poluio. A resistncia das rvores poluio varia com: i) a natureza dos gases e o tipo de emisso; ii) o estado de desenvolvimento da rvore (uma rvore jovem mais sensvel poluio); e iii) as condies do meio (sol, clima, nutrio e disponibilidade de gua). No entanto, raro que a concentrao individual de cada poluente ultrapasse os limites de toxicidade (nestas circunstncias e segundo os conceitos adoptados por Varennes48,

43 44

- Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. Ob. cit., p. 74. - Idem, ibidem. 45 - Idem, p. 77. 46 - Idem, ibidem. 47 - Idem, ibidem. 48 - Campos, L.S. 1998. Entender a bioqumica. Escolar Editora, Lisboa, p. 321.

18

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

deveramos talvez referirmo-nos a contaminantes substncias em concentrao superior ao que seria de esperar, sem que no entanto causem necessariamente danos). Todavia, a acumulao de diferentes contaminantes pode induzir a um enfraquecimento crnico das rvores, cuja resistncia varia de acordo com o meio e o estado fisiolgico geral49. 2.2.2.3.2. Dixido de carbono O dixido de carbono constitui o gs essencial para a sntese de glcidos durante a fotossntese (Ciclo de Calvin ciclo fotossinttico de reduo do dixido de carbono a glcidos, custa do ATP e do NADPH formados a partir da energia luminosa durante a fase luminosa da fotossntese)50. O dixido de carbono e o vapor de gua atingem o interior das folhas atravs dos estomas. Caso as plantas se encontrem sob stresse devido falta de gua, os seus estomas fecham-se com o intuito de evitar grandes perdas de gua51. Nesta situao, a referida sntese glucdica afectada negativamente e, por conseguinte, tambm o crescimento das plantas. 2.2.2.4. FACTORES EDFICOS Os solos urbanos devem ser objecto de uma ateno especialmente cuidada. A sua preservao e o melhoramento da sua fertilidade condicionam o futuro das rvores das cidades. Na arborizao das cidades, mais do que noutras situaes, o solo representa um verdadeiro capital sem o qual as rvores no se podem desenvolver. No entanto, na cidade o referido capital est sujeito a muitos factores negativos (Figura 2.7.), sendo de destacar: secura; desmoronamento de terras; compactao; carncias minerais e salga.52 Acrescem as contaminaes, quer com substncias inorgnicas quer com compostos orgnicos. Perto de 80% dos problemas enfrentados pelas rvores nas cidades tm as suas causas nos solos. As caractersticas e potencialidades dos solos urbanos dependem da sua origem e das condies em que conseguirem conservar as suas qualidades iniciais. 53 Consoante a histria do centro da cidade (depende da intensidade de interveno), o solo tem a capacidade de conservar as caractersticas do solo de campo podendo-se denominar de solos naturais redescobertos. No entanto, a maioria dos casos apresenta solos muito descaracterizados relativamente aos originais, como por exemplo: i) provenientes de aterros heterogneos de terras e substratos transportados; ii) solos compactados; iii) solos secos; iv) solos pobres em matria orgnica; v) solos de composio mineral desequilibrada; e vi) solos contaminados ou poludos.

49 50 51

- Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. Ob. cit., p. 77. - Campos, 1998. Ob. Cit., p. 321. - Trowbridge, P.J.; Bassuk.L., 2004. Ob. cit., p. 5. 52 - Mailliet & Bourgery, 1993. Ob. cit., p. 79. 53 - Idem, ibidem.

19

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura 2.5. Incidncia do factor hdrico sobre o desenvolvimento das rvores em ambiente urbano versus ambiente florestal (Adaptada de Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. Ob. cit., p. 76).

20

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura2.6. Incidncia da poluio sobre o desenvolvimento das rvores em ambiente florestal versus ambiente urbano (Adaptada de Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. Ob. cit., p. 78).

21

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Um solo compactado apresenta um pequeno dimetro mdio dos poros o que, por um lado, dificulta a penetrao das razes e, por outro, afecta o movimento de gases, gua e nutrientes tudo concorrendo para prejudicar o crescimento vegetal. Recomenda-se54 que os solos destinados ao uso recreativo, nomeadamente se so muito susceptveis compresso, sejam protegidos com coberturas protectoras como casca de pinheiro ou passeios elevados de modo a minimizar ou mesmo eliminar a compactao resultante do trfego de pessoas e/ou de mquinas. Regra geral complexo e dispendioso tratar os contaminantes presentes no solo, mas considerando a gravidade de algumas situaes, por vezes imperioso proceder remediao dos solos. Utilizam-se mltiplos mtodos de remediao in situ ou ex situ, dependendo a escolha do mtodo das circunstncias, nomeadamente da natureza e do grau de contaminao e risco que representa.55 interessante assinalar que entre os principais mtodos de remediao in situ inclui-se a fitorremediao, designadamente a utilizao de determinadas plantas para remover os contaminantes inorgnicos do solo (chumbo, urnio, selnio, etc.) ou para estimular a degradao dos contaminantes orgnicos.56 2.2.2.5. OUTROS FACTORES Outro dos factores negativos para a manuteno da rvore na cidade refere-se aos problemas estruturais de uma cidade, nomeadamente a proliferao de infra-estruturas nos solos: gs, gua, cabos elctricos, redes telefnicas, TV cabo, saneamento, etc. A agravar a situao acrescem as agresses devido a obras municipais e outras a manuteno de uma rvore raras vezes motivo quer para se alterar a implantao de um projecto e respectiva obra, quer para se aplicarem as medidas cautelares necessrias para a sua correcta preservao e conservao57.

54 55 56

- Varennes, 2003. Ob. cit., p. 68. - Idem, p. 459. - Idem, ibidem. 57 - Cmara Municipal de Lisboa, s/ data. A rvore no espao urbano. Cmara Municipal de Lisboa, Diviso de Formao, Lisboa, p. 12.

22

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura 2.7. Incidncia das caractersticas dos solos sobre o desenvolvimento das rvores em ambiente florestal versus ambiente urbano (Adaptada de Mailliet, L.; Bourgery, C., 1993. Ob. cit., p. 83).

23

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

2.2.3. F AC T O R E S

BITICOS

As condies ecolgicas impostas pelo estilo de vida urbana, bem como pelas actividades urbanas, e os seus efeitos desfavorveis, influenciam fortemente o desenvolvimento das rvores. A presena e o comportamento dos agentes patognicos afectam tambm as rvores, atravs das pragas e doenas. A adaptao das rvores ao ambiente urbano responsvel, muitas vezes, pelo desenvolvimento das rvores em condies de stresse, provocadas por agentes abiticos que desencadeiam nas rvores processos fisiolgicos anormais seguidos, por vezes, de alteraes morfolgicas irreversveis, tornando-as vulnerveis ao ataque de parasitas. As referidas influncias de factores abiticos devem-se, muitas das vezes, a alteraes das condies ambientais (temperaturas elevadas ou muito baixas, excesso de sais, fugas de gs, etc.) ou a factores de origem mecnica (danos devidos a automveis, valas de construo, utilizao incorrecta de tutores, etc.)58. A presena de doena ou praga, quer em ecossistema agrcola quer em ambiente urbano, aparece devido a um conjunto de situaes que propiciam a presena do parasita, tais como a existncia do hospedeiro susceptvel e a ocorrncia de condies edafo-climticas oportunas. A interveno do homem tambm pode contribuir para a ocorrncia de doenas ou pragas, designadamente59: i) ao intervir na introduo de espcies vegetais novas (de referir a actual facilidade de importao de material vegetal, que pode trazer parasitas at ento desconhecidos na rea de interveno); ii) ao alterar as condies edafo-climticas (e.g. composio do solo, disponibilidade em gua e em luz). As leses causadas por factores abiticos e biticos nas rvores, nem sempre so de fcil identificao, traduzindo-se por sintomas (necroses e cloroses das folhas, cancros nos troncos, podrides e cavidades dos troncos, podrides das razes, etc.) e sinais (miclio no ritidoma, carpforos nos troncos e ramos, etc.)60. A adaptao das rvores ao ambiente urbano induz, frequentemente, o aparecimento de plantas debilitadas que, quando so atacadas por fungos ou insectos, ficam lesadas esttica e estruturalmente61. A aco directa dos parasitas sobre as rvores ocorre sob diversas formas, de destacar: as deformaes de folhas ou ramos, a queda prematura de folhas, a diminuio do seu valor esttico e da sua longevidade. No que respeita aos efeitos indirectos da ocorrncia de pragas e doenas so de um modo geral mais difceis de enumerar e de quantificar, causando alteraes profundas nas funes desempenhadas pelas rvores, tais como uma intensa
58

- Ramos, P.; Caetano, F.F., 2003. A importncia da fitossanidade na seleco, na gesto e manuteno das espcies arbreas. In: 1 Congresso da Sociedade Portuguesa de Arboricultura, Lisboa, p. 74. - Idem, ibidem. 60 - Idem, ibidem. 61 - Idem, p. 75.
59

24

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

queda da folha na poca estival e.g., acontece com alguma frequncia nos alinhamentos de castanheiros-da-ndia, que so alvo de mancha angular (micose causada pelo fungo Guignardia aesculi (Peck) Stewart) no incio do Vero, perdendo parte da sua folhagem interferindo nas diversas funes desempenhadas pelas rvores, tais como: fixar os poluentes atmosfricos, servir de barreira poluio sonora62. Os inimigos das rvores por vezes limitam a biodiversidade no espao urbano, uma vez que podem assumir propores de epfitia, impedindo que determinadas espcies possam ser utilizadas. De destacar o caso da grafiose dos ulmeiros (agente causal Ophiostoma ulmi (Buisman) Nannf.) que reduziu 70% da populao de ulmeiros no Sul de Inglaterra no final da dcada de 7063. Em Lisboa, a doena foi assinalada em 1933 em ulmeiros do Jardim Zoolgico, por um investigador do Laboratrio de Patologia Vegetal Verssimo de Almeida64, do Instituto Superior de Agronomia. As doenas e pragas tambm podem trazer efeitos indirectos, tais como a quebra de ramos, podendo causar acidentes com inmeros prejuzos (e.g. queda sobre uma viatura)65. Outros tipos de problemas podem ser os determinados por: i) pragas de hempteroshompteros (como os afdeos) que produzem uma intensa melada que corrosiva e pode danificar viaturas, mobilirio urbano, etc., apresentando-se, a ttulo de exemplo, o caso da psila da olaia ou da psila da tipuana66; ii) insectos que provocam problemas do foro da sade pblica, sendo de destacar a processionria dos pinheiros (Thaumetopoea pityocampa Schiff.) e da galerucela dos ulmeiros (Xanthogaleruca luteola (Mler), cujas larvas possuem plos urticantes que provocam reaces alrgicas nas pessoas e nos animais67 (no caso da referida processionria, tm-se registado situaes, nomeadamente em estabelecimentos escolares, que obrigam a interveno mdica e so amplamente difundidas pelos rgos de comunicao social, o que no raro leva ao arranque dos pinheiros, no obstante existirem no mercado insecticidas eficientes); iii) podrides do lenho provocadas por fungos basiomicetas, tal como o aparecimento do fungo Inonotus rickii (Pat.) Reid em alinhamentos de Celtis australis L.68, que pode limitar a plantao de novos alinhamentos, visto que o referido fungo provoca uma podrido branca do lenho conduzindo morte das rvores (sendo facilmente transmitido atravs dos instrumentos de poda) 69. De facto, o conhecimento dos problemas fitossanitrios deve ser uma componente relevante na seleco, gesto e manuteno das espcies arbreas, uma vez que as doenas e pragas

- Idem, ibidem. - Mittempergher, L.; Fagnani, A.; Ferrini, F., 1998 (cit. Ramos, P.; Caetano, F. F., 2003, p. 75). 64 - Cmara, E.S., 1936 (cit. Ramos, P.; Caetano, F.F., 2003, p. 75). 65 - Ramos, P.; Caetano, F.F., 2003, Ob. cit., p. 75. 66 - Idem, ibidem. 67 - Idem, ibidem. 68 - Melo, I., Ramos, P.; Caetano, M.F.F., 2002. First record of Inonotus rickii (Basiodiomycetes, Hymenochaetaceae) in Portugal. Portugaliae Acta Biol. 20: 265-269 (cit. Ramos, P.; Caetano, F.F., 2003, p. 78). 69 - Ramos, P.; Caetano, F.F., 2003. Ob. cit., p. 78.
63

62

25

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

podem comprometer a longevidade das plantas, impedindo que estas cumpram as funes a que esto destinadas70 (Anexo 2.1.). Alm disso, o facto das pessoas viverem nas reas urbanas restringe o uso de certos mtodos de controlo de pragas ou doenas. Por exemplo, bastante difcil podar ou pulverizar rvores altas em ruas estreitas ou em avenidas muito movimentadas, quando necessria a utilizao de grandes guindastes, ou difcil efectuar pulverizaes com produtos fitofarmacuticos que apresentem um certo risco de toxicidade para os seres humanos71. Geralmente a funo ornamental das rvores, bem como o tipo de estrutura de uma cidade, determinam a forma das rvores, e subsequentemente o tipo de poda, algumas vezes drstica e prejudicial, o que contribui para o enfraquecimento das rvores e favorece a entrada e ataque de agentes patognicos72. Em Portugal, nos meios urbanos comum sujeitar os pltanos a atarraques severos, o que tem implicaes no mbito da fitossanidade e, adicionalmente, descaracteriza as rvores, causando-lhes uma alterao esttica. A proteco sanitria das rvores em ambiente urbano no se deve apoiar apenas em prticas teraputicas, devendo privilegiar os aspectos profilticos, a comear pela escolha de espcies reconhecidamente bem adaptadas aos condicionalismos a que vo ser submetidas, com o aumento de diversidade de espcies arbreas na cidade bem como pelo recurso a prticas culturais conducentes a um bom vigor das rvores.

70 71

- Idem, p. 79. - Tello, M.L.; Tomalak, M.; Siwecki, R.; Gper, J.; Motta, E.; Mateo-Sagasta, E., 2005. Biotic urban growing conditions threats, pests and diseases. In: Konijnendijk, C.C.; Nilsson, K.; Randrup, T. B.; Schipperijn, J. (Eds), Urban forests and trees. Springer, Berlin, p. 325. 72 - Idem, ibidem.

26

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

2.3. SELECO E ADAPTAO DAS ESPCIES ARBREAS NA CIDADE


Apresentamos de seguida uma orientao para o estabelecimento de critrios para a seleco de espcies arbreas para a cidade, seguindo-se dois exemplos de programas para seleco de espcies arbreas para a cidade de Lisboa. No primeiro exemplo apresentam-se os critrios considerados por Andresen73, em 1982, para avaliar as rvores de arruamento da cidade de Lisboa. O segundo constitui um exemplo prtico de plantaes experimentais coordenadas por Rego & Castel-Branco74, por ocasio da EXPO98 para testar a adaptabilidade de algumas espcies botnicas ao local de estudo.

2.3.1. C R I T R I O S

P A R A S E L E C O D A S E S P C I E S AR B R E AS

Uma das fases mais importantes para o sucesso de um programa de plantao do arvoredo de arruamento consiste na seleco cuidadosa de espcies botnicas. Por um lado, tendo em ateno as condies climticas do local, o tipo de solo, a disponibilidade de gua, o vento, etc. Por outro lado, tendo em conta tambm o tipo de manuteno que estar disponvel para assegurar o futuro sucesso das plantaes, bem como a funo lhe est atribuda (enquadramento, ensombramento, etc.). Na Figura 2.8. apresenta-se um modelo desenvolvido por Miller75 para orientar a seleco de espcies arbreas na cidade. Um dos critrios importantes para a seleco da espcie arbrea a disponibilidade dos viveiros comerciais ou das autarquias. A este propsito, parece relevante citar o Professor Joo de Carvalho e Vasconcellos, que j em 1943 preconizava a urgncia de estudar, propagar e comercializar a nossa flora e aplic-la na composio florstica dos espaos verdes: Urge, pois, que os viveiros do Estado e das Cmaras Municipais criem e propaguem as plantas da nossa flora, dignas de serem reproduzidas ou multiplicadas e que os viveiristas particulares sejam convidados a terem, a par de rvores e arbustos exticos dos mais variados pases, as espcies portuguesas, muitas delas, como dissemos, de rara beleza, para que elas passem a aparecer com mais frequncia nos nossos jardins e parques e no sejam substitudas por outras, muitas vezes de inferior aspecto e com certeza muito menos rsticas e adaptadas ao ambiente.76

73

- Andresen, M.T.L.M.B., 1982. rvores de arruamento de Lisboa, contribuio para a sua classificao. Relatrio Final do Curso Livre de Arquitectura Paisagista, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa. 74 - Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. A escolha das espcies: da lista referencial s plantaes experimentais. In: Castel-Branco, C.; Rego, F.C. (Eds). O Livro Verde. Expo98, Lisboa. 75 - Miller, R. W., 1997. Ob. cit., p. 230. 76 - Vasconcellos, J.C., 1943. O jardim regional. Cmara Municipal de Lisboa, Lisboa, p.15.

27

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura 2.8. Modelo sugerido para se seleccionarem as espcies botnicas a utilizar em arruamento (Adaptada de Miller, 1997. Ob. cit., p. 231).

De facto, cada vez mais se exige o termo espao verde sustentvel pretendendo uma excelente integrao na paisagem urbana e onde os custos de manuteno, quer ambientais quer econmicos, sejam o mnimo possvel. Para se alcanar este propsito um dos requisitos fundamentais assenta na correcta seleco do material vegetal. Para o efeito cabe aos viveiros comerciais e municipais desempenhar um papel fundamental na disponibilizao de material vegetal que cumpra esses requisitos valorizao esttica, biofsica e ambiental do espao verde urbano.

2.3.2.

PRIMEIRO

EXEMPLO:

RVORES
77

DE

ARRU AMENTO

DE

LISBOA

CONTRIBUIO P AR A A SUA CL ASSIFIC AO

No referido relatrio Andresen desenvolveu uma metodologia para atribuir uma classificao para o patrimnio arbreo da cidade de Lisboa, com principal destaque para as rvores de arruamento considerando as rvores que se encontram em caldeira. O estudo foi estruturado em trs fases: na primeira parte analisaram-se os problemas da cidade, o funcionamento fisiolgico do arvoredo bem como as tcnicas existentes de plantao, manuteno e diagnstico do arvoredo; na segunda parte foram realizados e comentados os levantamentos do arvoredo existente na cidade de Lisboa nos anos 1929, 1939 e 1981; por ltimo, desenvolveu-se uma metodologia para atribuir uma classificao a cada uma das espcies arbreas e estabeleceu-se um critrio para classificar as ruas arborizadas. De seguida iremos apresentar a forma como Andresen avaliou as espcies arbreas utilizadas em arruamento na cidade de Lisboa.

77

- Andresen, M.T.L.M.B., 1982. Ob. cit.

28

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Classificao das espcies arbreas Foram considerados cinco critrios de classificao das espcies, a saber: beleza; crescimento; inconvenientes; vantagens ambientais; resistncias. Para cada um dos critrios foram considerados os seguintes valores: 0,0 (situao menos favorvel); 0,2; 0,4; 0,6; 0,8; 1,0 (situao mais favorvel). Estes valores aplicaram-se a todos os critrios, com excepo das quedas de rgos que receberam uma pontuao negativa (0,4). Ao somatrio dos diversos valores correspondeu um total que foi considerado o coeficiente potencial de cada espcie78. Estes coeficientes foram posteriormente utilizados para a classificao dos arruamentos. O facto de nesta classificao no se entrar com o factor idade, levou a que a classificao fosse considerada potencial. De facto, a idade da rvore apresenta um grande peso no seu funcionamento. Ou seja, quanto mais idosa for maior a sua susceptibilidade a doenas e menores os seus crescimentos. A ttulo de exemplo apresentamos no Quadro 2.3. as grelhas de avaliao propostas por Andresen para as espcies arbreas de arruamento contendo a avaliao atribuda a quatro das espcies avaliadas. Da consulta do Quadro 2.4. pode-se observar a classificao atribuda s principais espcies arbreas de acordo com o coeficiente potencial de cada espcie. Da referida consulta concluise que o lodo-bastardo (Celtis australis) foi a espcie que obteve a maior classificao, destacando-se de seguida as seguintes espcies: Tipuana tipu, Grevillea robusta, Aesculus hippocastanum, Platanus hybrida, Robinia pseudoacacia, Zelkova serrata, Jacaranda ovalifolia, Sophora japonica e Ginkgo biloba. Dos resultados obtidos Andresen tece os seguintes comentrios79: de entre as primeiras espcies classificadas h trs que demonstram grande aptido para a cidade de Lisboa mas que, no entanto, por observao dos registos do inventrio de 1981, apresentam pouca representatividade. Estamo-nos a referir Grevillea robusta, Zelkova serrata e Ginkgo biloba. Os referidos resultados provavelmente devem-se ao facto de: a Grevillea robusta ser uma espcie de folha persistente; em algumas rvores da espcie Zelkova serrata j se registou a ocorrncia da grafiose; em relao Ginkgo biloba, apesar de ser um exemplar muito bonito, mas apresentando um crescimento bastante lento.

78 79

- Andresen, M.T.L.M.B., 1982. Ob. cit., p. 92. - Idem, p. 95.

29

O V A L O

QUADRO 2.3. GRELHA DE AVALIAO DAS RVORES DE ARRUAMENTO PROPOSTA POR ANDRESEN

R D A

R V O R E S

30

S E R F L O R E S T A

Fonte: Andresen, M.T.L.M.B., 1982. Ob. cit., p. 93.

V O R D E E S L I S B O A

U R B A N A

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

QUADRO 2.4. CLASSIFICAO FINAL DAS ESPCIES ARBREAS PROPOSTA POR ANDRESEN Espcie botnica Celtis australis Tipuana tipu Grevillea robusta Aesculus hippocastanum Platanus hybrida Robinia pseudoacacia Zelkova serrata Jacaranda ovalifolia Sophora japonica Ginkgo biloba Gleditsia triacanhtus Juglans regia Tilia spp. Acer pseudoplatanus Fraxinus angustifolia Paulownia tomentosa Ulmus spp. Cercis siliquastrum Catalpa bignonioides Magnolia grandiflora Prunus cerasifera atropurpurea Acer negundo Melia azedarach Koelreuteria paniculata Populus canescens Populus nigra Populus alba Fonte: Andresen, M.T.L.M.B., 1982. Ob. cit., p. 96). Classificao final 11,0 10,4 10,0 9,6 9,6 9,6 9,6 9,4 9,4 9,2 9,2 9,2 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 8,6 8,4 8,4 8,4 8,2 8,2 8,0 7,2 6,6 6,4

31

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

2.3.3. S E G U N D O

EXEMPLO:

PLANTAES

E X P E R I M E N T AI S

EXPO98

As plantaes experimentais da EXPO98 criaram saber () As plantas tiveram de saltar as barreiras do clima, do solo, dos transplantes, etc (). As espcies, que aps a corrida de quatro anos (1994-1998), esto neste momento nas primeiras posies demonstraram j qualidades suficientes para merecerem ser seleccionadas, sem dvidas, para outras maratonas na grande Lisboa. esta consagrao e descoberta de espcies de sucesso que constitui a oferta que a EXPO98, com o Instituto Superior de Agronomia, fez a si prpria e cidade.80 A rea de interveno para a EXPO98 ocupa 330 ha e insere-se numa unidade de paisagem marcada por uma linha de festo paralela ao rio Tejo, no sentido norte-sul, ocupando uma distncia mdia de 3 km da margem do rio. Podendo-se caracterizar, antes da interveno, da seguinte forma: i) terreno de relevo plano, devendo-se esta planura actividade industrial que ocorreu durante 40 anos nesta zona cidade de Lisboa, e para o qual contriburam os aterros que se foram realizando durante esse perodo e que puxaram a linha de terra, ganhando cerca de 300 m de largura ao rio; ii) em relao geologia nos seus terrenos de formao muito recente, predominam os aluvies e os aterros, sendo as nicas formaes geolgicas naturais genunas que se apresentavam no Cabeo das Rolas e na rea de Sapal na entrada do Tejo; iii) sendo a zona mais a norte (limitada pelo rio Tranco) constituda por lamas (aluvio/ sapal) e a rea mais a sul (limitada pela Avenida Marechal Gomes da Costa), at construo do aterro, constituda por formaes de areias, areolas e arenitos, bordejados por estreitos cordes aluvionares81; iv) no que vegetao diz respeito, de referir a presena do zambujeiro na Encosta do Cabeo das Rolas revelando a vegetao natural da zona antes da sua industrializao o zambujeiro (Olea europaea sylvestris) uma rvore da associao vegetal de Lisboa e, em consociao com a carvalhia (Quercus faginea), dominava as zonas de bosque das colinas arborizadas da paisagem que envolvia o Castelo de S. Jorge82 e a zona de sapal; v) apresentando-se os seus solos contaminados, constituindo este facto uma das grandes preocupaes nesta interveno (a descontaminao dos solos foi encarada como uma das aces prioritrias, tendo tido esta aco uma importncia preponderante para a arborizao do local, uma vez que a m qualidade dos solos sem dvida uma das causas do deficiente crescimento vegetal).83 No Plano de Urbanizao para os 330 ha entregues EXPO98 desagregaram-se trs zonas distintas: os terrenos da Exposio (60 ha); uma rea de renovao urbana e de desenvolvimento de complexos urbansticos (190 ha) e um amplo parque pblico (80 ha)84. Em

80 81

- Rego, F., Castel-Branco, C. 1998. Ob. cit., p. 85. - Castel-Branco, C. 1998. A viso. In: Castel-Branco, C.; Rego, F.C. (Eds), O Livro Verde. Expo98, Lisboa, p. 26. 82 - Idem, p. 24. 83 - Idem, p. 29. 84 - Walker, V.; Castel-Branco, C. 1998. O concurso internacional para o Parque do Tejo e Tranco. In: Castel-Branco, C.; Rego, F.C. (Eds), O Livro Verde. Expo98, Lisboa, p. 45.

32

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

1994 foi lanado um concurso para o projecto do Parque que pretendia resolver, entre outros, os seguintes problemas85: 1. criar uma ampla rea verde de uso pblico frente ao rio; 2. aumentar o valor dos complexos habitacionais das reas urbanas envolventes; 3. corrigir os sistemas poluentes existentes, na altura, que contaminavam as reas adjacentes e consciencializar as entidades responsveis pela poluio do rio Tranco atravs da criao de um projecto piloto; 4. proceder a uma reabilitao ambiental atravs da criao de um parque urbano, que serviria a rea Metropolitana de Lisboa; 5. criar uma rea experimental para definio dos critrios de seleco da vegetao para a EXPO98, atravs do estudo da resistncia e adaptabilidade de vrias espcies ao ambiente em estudo. No caso da EXPO98, em Lisboa, foi possvel testar as espcies in situ porque se puderam criar reas arborizadas dentro do recinto. Atravs das plantaes experimentais, foi praticvel com mais de 1000 rvores, pertencendo a 182 espcies, plant-las e avaliar a sua evoluo de sobrevivncia e a sua resistncia ao transplante. De facto, exigia-se Exposio Mundial de Lisboa de 1998 que trouxesse mais-valias Arquitectura Paisagista praticada na capital, nomeadamente no se cingindo plantao da meia dzia de espcies arbreas garantidamente adaptveis a Lisboa86. Efectivamente, as plantaes experimentais constituram um dos factores determinantes para o sucesso da arborizao da EXPO98, no sentido em que permitiram uma correcta seleco das espcies. A EXPO98 criou condies para gerar o conhecimento que faltava sobre a adaptabilidade local de um conjunto de espcies menos utilizadas ou esquecidas candidatas. Com os resultados deste projecto proporcionou-se cidade conhecimento sobre um elenco de espcies que contribuiu, na sua diversidade de formas e cores, para a beleza dos seus espaos verdes87. A componente de investigao deste projecto foi conduzida pelo Instituto Superior de Agronomia, no mbito do protocolo estabelecido com a EXPO98 em Maio de 1994. No plano de arborizao88, apresentado em 1994, definiram-se os objectivos das Plantaes Experimentais: constituir zonas arborizadas definitivas a partir de 1994, funcionando como as primeiras reas verdes da EXPO98; avaliar a capacidade de sobrevivncia e sucesso de rvores de diversas espcies, como medida de adaptabilidade s condies locais, nomeadamente aos solos difceis que era preciso reabilitar.

85 86 87

- Idem, ibidem. - Rego, F., Castel-Branco, C. 1998. Ob. cit., p. 71. - Idem, ibidem. 88 - Castel-Branco, C., 1995. Plano de Arborizao. rea Expo Parque EXPO98, S.A., Lisboa.

33

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

2.3.2.1. HIPTESE DAS PLANTAES EXPERIMENTAIS89 A hiptese do projecto de investigao consistia em testar um amplo nmero de espcies, de forma a aumentar as que ficariam disponveis para a arborizao. O principal objectivo da experincia consistiu em avaliar as diferentes capacidades de adaptao ao local de uma ampla diversidade de espcies, bem como a avaliao da sua resistncia ao transplante. Para tal foi necessrio definir: i) a lista de espcies candidatas; ii) o modo de avaliao da adaptabilidade; e iii) a distribuio das plantas no espao.

2.3.2.2. AMBIENTE QUE SE DEVERIAM ADAPTAR AS RVORES90 Uma das preocupaes sempre presentes para o desenvolvimento deste projecto era conhecer o ambiente a que as rvores se deveriam adaptar, para tal foram estudados o clima e os solos. O clima da zona do local do estudo classifica-se como sendo: temperado (quanto temperatura mdia anual); ocenico (pela reduo que a proximidade do mar provoca na amplitude trmica anual); moderadamente chuvoso (quanto precipitao) e hmido (quanto humidade relativa do ar). Caracterizando-se tambm por um nmero de horas de sol que ultrapassa por ano as 2,8 mil e a ocorrncia de geadas ser extremamente rara. No entanto, ao longo do ano, existem variaes importantes, com temperaturas mximas extremas por volta dos 40C e precipitaes quase nulas no Vero (Figuras 2.9. e 2.10.).

Figura 2.9. Variao anual da temperatura do ar (C). Estao de Cabo Ruivo (1961 a 1987), (Instituto Nacional de Meteorologia e Geofsica In: Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 76).

89 90

- Rego, F., Castel-Branco, C. 1998. Ob. cit., p. 72. - Idem, p. 75.

34

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura 2.10. Precipitao total para a Estao de Cabo Ruivo (mdias do perodo de 1961 a 1987), (Instituto Nacional de Meteorologia e Geofsica In: Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 76)

O vento foi outro factor importante a considerar, onde a rosa-dos-ventos indica que os ventos dominantes so de Norte e Noroeste, com valores mdios de velocidade entre 10 e 18 km/h, podendo ocorrer com frequncia ventos fortes a muito fortes. No que ao solo diz respeito, foram realizadas anlises que confirmaram a existncia de duas reas diferenciadas: uma de sapal, com valores elevados de matria orgnica; e outra de aterro, com baixos valores de matria orgnica. Apresentando ambas as situaes uma textura argilosa e pH elevado (8-8,5), indicando alcalinidade. Por se verificar uma elevada heterogeneidade, procedeu-se preparao de misturas de diferentes terras para as covas de plantao. No obstante, as caractersticas do solo, apesar de melhoradas, continuaram a ser potencialmente limitantes ao bom desenvolvimento das rvores como, alis, se pretendia testar com as plantaes experimentais.

2.3.2.3. DELINEAMENTO EXPERIMENTAL91 Na experincia em apreo as plantas foram dispostas de modo a utilizar o maior nmero por unidade de rea, garantindo uma distncia mnima de 3 m entre rvores. A disposio foi feita em quincncio, fazendo com que cada rvore se encontrasse a igual distncia das seis vizinhas, que formavam um hexgono (Figuras 2.11. e 2.12.).

91

- Idem, p. 77.

35

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura 2.11. Disposio das plantas no dispositivo experimental da EXPO98 (Rego, F., Castel-Branco, C. 1998. Ob. cit., p. 77)

Figura 2.12. Esquema do plano de plantao experimental da EXPO98, (Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 77)

A diversidade de espcies arbreas a testar nas plantaes experimentais baseou-se na listagem clssica publicada por Polunin92, em Andresen93 e na experincia adquirida com o estudo das plantas existentes em jardins histricos de Lisboa inacessveis na maior parte das vezes. A lista foi depois ajustada de acordo com o parecer dos projectistas e as disponibilidades do mercado. A avaliao foi feita para um universo de 1013 plantas, pertencentes a 182 espcies, tendo a primeira avaliao de adaptao sido feita numa primeira fase entre Abril de 1995 (aps a

92 93

- Polunin, O., 1977. Guia de Campo de las flores de Espana. Ediciones mega S.A., Barcelona. - Andresen, M.T.L.M.B., 1982. Ob. cit.

36

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

concluso das plantaes) Figura 2.13. e Maio de 1996, altura em que as plantas foram transplantadas.

Figura 2.13. Plantaes experimentais da EXPO98 em 1995 (Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 78).

Cada planta foi sucessivamente classificada de acordo com o seu vigor vegetativo (avaliado visualmente numa escala de 1 a 5) e com a dimenso horizontal e vertical da copa (Figuras 2.14. e 2.15.).

Figura 2.14. Medies a realizar em projeco vertical para avaliar o seu vigor vegetativo (Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 78).

37

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Figura 2.15. Medies a realizar em projeco horizontal para avaliar o vigor vegetativo (Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 78).

Periodicamente as plantas foram medidas quanto ao vigor, avaliando-se tambm a sua resistncia operao de transplante.94 2 . 3 .2 .4 . R E S U L T A D O S 95 A evoluo da mortalidade ao longo dos meses confirmou o Vero, devido s suas temperaturas elevadas e no obstante o recurso rega, como o perodo mais crtico para as plantas jovens tanto folhosas como resinosas (Figura 2.16.).
35 30 25 20 15 10 5 0
Abril M aio/ Junho Julho Agosto Setem bro O utubro Sobreviveram M ortas

Figura 2.16. Mortalidade resinosas vs folhosas (Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 79).

94

- Todos os trabalhos de campo de acompanhamento das plantaes e medies foram da responsabilidade do Instituto Superior de Agronomia e executados por alunos estagirios, entretanto licenciados e fazendo parte dos quadros da EXPO98: a Arq. Paisagista Lusa Noronha e o Eng. Silvicultor Srgio Gaspar. 95 - Rego, F., Castel-Branco, C. 1998. Ob. cit., p. 79.

38

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Ao acompanhar o desenvolvimento das copas foi possvel estabelecer cartas de copas (Figura 2.17.).

Figura 2.17. Sobreposio de cartas de copas das plantaes experimentais da EXPO98 em 1995 e 1996 (Margarida Tom, In: Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 80)

Foi realizada a avaliao do vigor das diversas espcies, de Abril de 1995 a Fevereiro de 1998. Os exemplares foram ordenados, do maior para o menor, de acordo com a classificao obtida na apreciao do vigor, e calculado um valor mdio para cada espcie. O intervalo entre o maior valor mdio e o menor foi dividido em quatro classes, tendo-se atribudo a classe 1 para o intervalo com menores valores, at classe 4 para os maiores valores, correspondendo esta a espcies de excelente adaptao. Obteve-se assim uma sequncia de quatro nmeros, para os quatro anos de observao, podendo desta forma comparar entre as espcies a evoluo do seu vigor. E onde a evoluo do primeiro para o segundo ano correspondeu adaptao das condies do local, enquanto a evoluo do terceiro para o quarto ano (de 1997 para 1998) correspondeu resposta ao transplante.96 Os resultados obtidos apresentam-se de seguida no Quadro 2.5.

96

- Idem, ibidem.

39

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

QUADRO 2.5. ADAPTABILIDADE DAS ESPCIES TESTADAS NAS PLANTAES EXPERIMENTAIS EXPO98. Abreviatura ABAL ABCO ABKO ABNO ABPI ACCY ACDE ACFA ACLO ACSE ACCA ACNE ACPL ACPS ACSA AEHI AIAL ALJU ALCO ALGL ALIN ARAR ARHE ARUN ARRO BAPU BECE BEPA BEPE BEUT BRAC BRPO BRPA CADE CABE CACR CACU CABI CAER CEAT CEDE CELI CEAU Classificao a EXPO'98 3111 4111 3111 3221 4111 3221 4231 4231 1222 4322 2323 1111 4212 4322 3322 4323 3211 4233 2221 4222 4211 2111 4342 2112 1222 4232 4323 4222 4122 3111 2232 1233 2112 2221 4232 2211 3221 3223 2322 3221 4443 4343 3322

Nome botnico Abies alba Abies concolor Abies koreana Abies nordmanniana Abies pinsapo Acacia cyanophylla Acacia dealbata Acacia farnesiana Acacia longifolia Acca sellowiana Acer campestre Acer negundo Acer platanoides Acer pseudoplatanus Acer saccharinum Aesculus hippocastanum Ailanthus altissima Albizia julibrissin Alnus cordata Alnus glutinosa Alnus incana Araucaria araucana Araucaria heterophylla Arbutus unedo Arecastrum romanzoffianum Bauhinia purpurea Betula celtiberica Betula papyrifera Betula pendula Betula utilis Brachychiton acerifolium Brachychiton populneum Broussonetia papyrifera Calocedrus decurrens Carpinus betulus Castanea crenata Casuarina cunninghamiana Catalpa bignonioides Catalpa erubescens Cedrus atlantica Cedrus deodara Cedrus libani Celtis australis

Fonte: Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 81-85.

40

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

QUADRO 2.5. ADAPTABILIDADE DAS ESPCIES TESTADAS NAS PLANTAES EXPERIMENTAIS EXPO98 (Continuao). Abreviatura CESI CERSI CHLA CHNO CHHU CHSP CILI CINO COAV COCO CRMO CULE CUGL CUMA CUSE DERE ELAN ERJA ERCA ERCR EUCA EUCI EUGL FASY FIBEG FIBEJ FICA FIEL FIMA FIREL FIRER FIRU FISI FRAN FREX FROR GLTR GRRO ILAQ JUNI JUHO JUOX JUPH Nome botnico Ceratonia siliqua Cercis siliquastrum Chamaecyparis lawsonianna Chamaecyparis nootkatensis Chamaerops humilis Chorisia speciosa Citrus limon Citrus nobilis Corylus avellana Corylus colurna Crataegus monogyna Cupressocyparis leylandii Cupressus glabra Cupressus macrocarpa Cupressus sempervirens Delonix regia Eleagnus angustifolia Eriobotrya japonica Erythrina caffra Erythrina crista-galli Eucalyptus camaldulensis Eucalyptus cinerea Eucalyptus globulus Fagus sylvatica Ficus benghalensis Ficus benjamina Ficus carica Ficus elastica Ficus macrophylla Ficus religiosa Ficus retusa Ficus rubiginosa Firmiana simplex Fraxinus angustifolia Fraxinus excelsior Fraxinus ornus Gleditsia triacanthus Grevillea robusta Ilex aquifolium Juglans nigra Juniperus horizontalis Juniperus oxycedrus Juniperus phoenicea Classificao a EXPO'98 2231 4323 2111 3232 2232 2211 2122 1211 3222 2111 4332 2221 2222 1221 3443 1111 3221 2232 3221 3221 4431 3221 4231 3111 1221 3132 2121 4243 4344 1121 4231 2222 1221 3222 3222 2322 1221 1232 4111 3222 1222 3221 4232

Fonte: Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 81-85.

41

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

QUADRO 2.5. ADAPTABILIDADE DAS ESPCIES TESTADAS NAS PLANTAES EXPERIMENTAIS EXPO98 (Continuao). Abreviatura JUVI KOPA LAAN LAIN LAPA LANO LICH MAPO MAGR MASO MAST MADO MASY MAIN METO MOAL MONI OLEU OSCA PAAC PAPE PATO PHCA PHDA PHRE PHDI PILE PLHI PLOR POAL PODE PONI POSI POTR POCA PRAR PRCE PRDO PRLA PRLU PRPA PRPE PTFR Nome botnico Juniperus virginiana Koelreuteria paniculata Laburnum anagyroides Lagerstroemia indica Lagunaria patersonii Laurus nobilis Livistona chinensis Maclura pomifera Magnolia grandiflora Magnolia soulangeana Magnolia stellata Malus domestica Malus sylvestris Mangifera indica Metrosideros tomentosa Morus alba Morus nigra Olea europaea Ostrya carpinifolia Parkinsonia aculeata Parrotia persica Paulownia tomentosa Phoenix canariensis Phoenix dactylifera Phoenix reclinata Phytolacca dioica Pistacia lentiscus Platanus hispanica Platanus orientalis Populus alba Populus deltoides Populus nigra Populus simonii Populus tremula Populus x canescens Prunus armeniaca Prunus cerasifera atropurpurea Prunus domestica Prunus laurocerasus Prunus lusitanica Prunus padus Prunus persica Pterocarya fraxinifolia Classificao a EXPO'98 2222 3222 3211 3222 3242 1222 1222 1121 3232 3122 2221 4111 4221 1111 4321 4322 4333 4222 3222 4243 1222 3211 3232 2222 3331 4222 3111 3331 4442 3321 3211 3332 3221 4212 4232 4111 3211 4111 2222 1111 4221 1111 1111

Fonte: Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 81-85.

42

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

QUADRO 2.5. ADAPTABILIDADE DAS ESPCIES TESTADAS NAS PLANTAES EXPERIMENTAIS EXPO98 (Continuao). Abreviatura PUGR PYCO QUCE QUPA QUPE QUPU QUROB QUROT QURU QUSU RHTY ROPS SAAL SAAT SASE SCMO SOJA SOAR SOAU SODO SOTO TAAF TAGA TAPA TAPE TICO TIPL TITO TITI TRFO ULPU WAFI WARO ZESE Nome botnico Punica granatum Pyrus communis Quercus cerrioides Quercus palustris Quercus petraea Quercus pubescens Quercus robur Quercus rotundifolia Quercus rubra Quercus suber Rhus typhina Robinia pseudoacacia Salix alba Salix atrocinerea Salix x sepulcralis Schinus molle Sophora japonica Sorbus aria Sorbus aucuparia Sorbus domestica Sorbus torminalis Tamarix africana Tamarix gallica Tamarix parviflora Tamarix petandra Tilia cordata Tilia platyphyllos Tilia tomentosa Tipuana tipu Trachycarpus fortunei Ulmus pumila Washingtonia filifera Washingtonia robusta Zelkova serrata Classificao a EXPO'98 3222 3111 3211 2323 1111 4111 3221 2221 3322 3221 4212 2111 3111 1111 4331 4221 4422 3111 3111 4111 3223 3331 3211 4321 3331 2111 3222 2211 4231 2222 1122 1333 1232 1111

Os quatro algarismos referentes a cada espcie botnica correspondem, por ordem cronolgica, classificao (de 1 a 4) atribuda respectiva capacidade de adaptao ao local, revelada durante os quatro anos de observao (1995 a 1998)

Fonte: Rego, F., Castel-Branco, C., 1998. Ob. cit., p. 81-85.

43

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

2.3.2.5. APRECIAO GLOBAL O exame do Quadro 2.5. permite-nos ressaltar, numa primeira anlise, as seguintes concluses mais relevantes: a avaliao efectuada a 182 espcies arbreas permitiu destrin-las, grosso modo, em dois grupos distintos quanto sua adaptabilidade; o grupo que denotou melhor capacidade de adaptao incluiu espcies j anteriormente reconhecidas como tal, por exemplo, Aesculus hippocastanum, Betula celtibrica, Catalpa bignonioides, Cupressus sempervirens, Ginkgo biloba, Morus nigra, Phoenix canariensis, Phoenix dactylifera, Pinus pinea, Trachycarpus fortunei, bem como o Celtis australis, Cercis siliquastrum, Populus alba, Populus nigra, Populus x canescens, julgamos de salientar que as cinco ltimas espcies atrs enumeradas constam da lista de rvores predominantes nos arruamentos de Lisboa (vide Quadro 5.7.). Adicionalmente e completado o exame com a leitura do Quadro 5.7., foram reveladas espcies tambm com boas caractersticas de adaptao, mas at ento insuficientemente conhecidas ou mesmo no utilizadas em arruamentos, tais como, por exemplo, Albizzia julibrissin, Brachychiton populneum, Parkinsonia aculeata, Quercus palustris, Quercus rubra, Sorbus torminalis. O grupo que compreende as espcies com deficiente adaptabilidade s condies experimentadas, tem a virtude de orientar futuros trabalhos de seleco de rvores de arruamento para a cidade de Lisboa.

2.3.4. C O N C L U S E S
As condies fsicas que a cidade oferece rvore so sem dvida os principais factores limitantes da sua seleco. Outro factor a ter em conta que quanto melhor forem as condies iniciais de instalao do arvoredo mais sucesso ir ter o seu desenvolvimento. Para alm da correcta seleco e instalao das espcies fundamental que a cidade tenha um bom planeamento e gesto urbana de forma a que a localizao e a quantidade de arvoredo seja a mais indicada e com uma configurao que no interfira com os edifcios, infraestruturas nem com as vias rodovirias de uma cidade. O conhecimento do tipo de manuteno disponvel, a funo que o arvoredo pretende desempenhar (ensombramento, enquadramento, etc.), so factores a considerar para a seleco de espcies. Quanto seleco do arvoredo, a experincia adquirida ao longo dos anos dispensa um conhecimento til para definir uma seleco emprica das espcies arbreas a utilizar no ambiente em que se adquiriu a experincia.

44

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

Tambm o projecto desenvolvido por Andresen e as plantaes experimentais da EXPO98 representam metodologias teis para se conhecer o comportamento das plantas, em ordem seleco das rvores de arruamento. No entanto, as plantaes experimentais facultam um teste rpido para a introduo de novas espcies quando se trata de testar a sua adaptao edafoclimtica sendo porm condicionadas pelos custos econmicos, razo por que usualmente aplicado a um nmero restrito de plantas e de reas, o que no assegura contudo uma extrapolao sem riscos para outras reas. Uma outra forma de avaliar o desempenho das rvores na cidade e ajudar a decidir sobre as melhores espcies arbreas para os espaos urbanos, reside no recurso a modelos de quantificao e avaliao do arvoredo urbano, os quais, porm ficam condicionados s espcies j existentes na rea em estudo. o caso dos modelos apresentados no captulo 4 e depois desenvolvidos nos captulos seguintes atravs do programa STRATUM e sua adaptao e aplicao cidade de Lisboa. Ao aplic-lo a Lisboa pretende-se estudar e avaliar a estrutura do arvoredo existente na cidade, podendo tambm, atravs de simulaes, orientar qual a melhor composio arbrea futura para a cidade.

45

S E

R D E

S L I S B O A

R V O R E S

F L O R E S T A

U R B A N A

3. BENEFCIOS PROPORCIONADOS PELAS RVORES E FLORESTA URBANA


3. 1. INTRODUO
As funes da rvore, mata e sebe viva na paisagem, considerando tanto os espaos rurais e naturais como os espaos urbanos e industriais, ou ocupados por infra-estruturas, so as de garantir a presena de vida silvestre, promover a mais conveniente circulao da gua e do ar, manter o equilbrio dos ecossistemas, assegurar a fertilidade dos campos, contrabalanar com a sua presena, o artificialismo do meio urbano que tanto afecta a sade psicossomtica das populaes, e ainda a de valorizar a escala e a proporo dos volumes edificados. () A rvore, isolada ou constituindo matas, montados, olivais, sebes e debruando as margens de rios e ribeiras, est presente em todas as paisagens tradicionais portuguesas (). Tambm nas cidades, desde ensombramento as carreiras dos terrenos de feira, as avenidas e alamedas, os jardins e parques pblicos, os quintais e jardins privados, est presente desde h muito. S agora, a impermeabilizao dos quintais (logradouros) e a reduo do espao pblico a reas meramente residuais, consequncia da mxima densidade das construes e do traado omnipresente das infra-estruturas virias, vem expulsando a rvore da cidade97. No presente captulo pretende-se apresentar uma reviso bibliogrfica sobre os conhecimentos actualmente disponveis acerca dos benefcios e usos das rvores e das florestas urbanas na Europa e nos Estados Unidos da Amrica. Para tal procedeu-se a uma compilao crtica de numerosos estudos publicados sobre o referido assunto. Muitos estudos de referncia, bem como exemplos citados na bibliografia da especialidade, comprovam igualmente que as rvores devem ser encaradas como uma importante riqueza no ambiente urbano. A apreciao dos benefcios proporcionados pelas rvores e florestas urbanas pode diferir de cidade para cidade. Por exemplo, na Europa o recreio e os benefcios estticos so tradicionalmente considerados mais importantes nos pases nrdicos, a utilizao de rvores como barreira contra ventos fortes mais relevante na parte Noroeste, e a utilizao da vegetao para proporcionar sombra particularmente valorizada nos pases de clima mais quente, nomeadamente os mediterrnicos98. Com adequado planeamento, desenho e gesto, os espaos verdes, e em particular as rvores e florestas urbanas, podem proporcionar inmeros e importantes benefcios para a sociedade (vide Quadro 3.1.), cabendo relevar as vertentes ecolgica, esttica, social e econmica. Contudo, tambm existem potenciais custos e, tal como com todos os ecossistemas, numerosas interaces devem ser entendidas para definir se a sociedade pretende optimizar a

97 98

- Cabral, F.C.; Telles, G. R., 1999. A rvore em Portugal. Assrio & Alvim, Lisboa, p. 10 - 11. - Tryvinen, L.; Pauleit, S.; Seeland, K.; Vries, S. 2005. Benefits and uses of urban forest and trees. In: Konijnendijk, C.C.; Nilsson, K.; Randrup, T. B.; Schipperijn, J. (Eds), 2005. Urban Forests and Trees, Springer, Berlin, p. 82.

46

You might also like