You are on page 1of 10

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

FMU Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Farmácia Profa. Arlete Stucchi

SISTEMA REPRODUTOR Feminino .anatomia Órgãos: Ovários Tubas uterinas Útero Vagina Vulva ou pudendo Corte sagital da pelve feminina .

Vista superior da cavidade abdominal . Apresentam-se ligados ao peritônio parietal através do ligamento próprio do ovário.SISTEMA REPRODUTOR Feminino . Função: são gônadas (produzem os óvulos) e glândulas endócrinas (produzem os hormônios sexuais femininos – estrógeno e progesterona). situados na parte inferior da cavidade abdominal.anatomia Ovários: são órgãos pares. do mesovário e do ligamento suspensor do ovário. que contêm vasos ovarianos.

abrem-se próximas aos ovários. Função: através de contrações das fímbrias e de batimento dos cílios da mucosa que a reveste internamente.SISTEMA REPRODUTOR Feminino . Regiões: Fímbrias Infundíbulo Ampola Istmo da tuba uterina intramural Vista posterior dos ovários. tubas uterinas e útero O istmo abre-se no interior do útero através do óstio interno da tuba uterina. a tuba uterina ‘suga’ o óvulo que é liberado no interior da cavidade abdominal. .anatomia Tubas uterinas: Ligadas ao peritônio pelo ligamento largo. ocorrendo em seu interior a fecundação.

Função: local de desenvolvimento do embrião. Entre a bexiga urinária e o útero encontramos a escavação vésicouterina e entre o útero e o reto encontramos a escavação retouterina. Corte sagital da pelve feminina .anatomia Útero: Situa-se posteriormente à bexiga urinária e anteriormente ao reto.SISTEMA REPRODUTOR Feminino .

local onde ocorre a nidaçao ou implantação do embrião. tubas uterinas e útero . constituída pelo peritônio visceral Miométrio: camada de músculo liso responsável pelas contrações de parto Endométrio: camada interna. no qual abre-se o óstio externo do útero. Corte frontal dos ovários.SISTEMA REPRODUTOR Feminino . reveste a cavidade uterina. Cavidade uterina Camadas: Perimétrio: camada externa.anatomia Útero: Regiões: Fundo Corpo Istmo Colo ou cérvix.

posteriormente. Vista inferior da pelve . Vestíbulo vaginal: região compreendida entre os pequenos lábios. Hímen: prega de tecido situada no óstio da vagina. Regiões: Monte púbico Grandes lábios Pequenos lábios Clitóris: situado no encontro dos pequenos lábios. anteriormente e o óstio da vagina.anatomia Vulva ou pudendo: constitui a genitália externa. na qual se abre o óstio externo da uretra. constituise de uma estrutura erétil. com grande quantidade de inervações.SISTEMA REPRODUTOR Feminino .

que ficam imersos em lacunas cheias de sangue materno. levando esse sangue para a circulação do embrião. Os vasos se reunem e vão formar a veia umbilical. .gestação A placenta é uma estrutura formada pelo embrião e pelo endométrio materno (veja aula de embriologia). Através das paredes desse vasos ocorrem as trocas de O2 e alimento da mãe para o embrião.SISTEMA REPRODUTOR Feminino . Os vasos sanguíneos do embrião chegam através da artéria umbilical que se ramifica em finos vasos. e de CO2 e excretas no sentido contrário.

gestação A gestação humana dura 40 semanas.SISTEMA REPRODUTOR Feminino . Ao final desse período há a liberação maciça de ocitocina que provoca as contrações do parto. Gravidez ectópica: Aquela que ocorre fora do útero. Gravidez tubária (na tuba uterina) Gravidez abdominal .

Anatomia e Fisiologia do corpo humano saudável e enfermo. 2ª. 10ª. ed. Reconhecer os tipos de gravidez ectópica. N. G. Atlas de anatomia humana. Barueri: Manole. NETTER. Reconhecer as estruturas que formam a placenta.K. F.Porto Alegre: Artmed. . Bibliografia: HERLIHY.H. 2000. Princípios de Anatomia Humana. o aluno deverá ser capaz de: Reconhecer os órgão e estruturas que formam o sistema reprodutor feminino. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.J. B. 2000. e MAEBIUS. ed. 2007. TORTORA.SISTEMA REPRODUTOR Feminino Ao final dessa aula.