You are on page 1of 7

1 Leis dos Expoentes............................................................................................................................1 2 Introdução..................................................................................................

........................................1 2.1 Exemplos de Funções Exponenciais..........................................................................................2 2.2 Definição de Função Exponencial..............................................................................................2 2.3 Propriedades...............................................................................................................................3 2.4 Domínio e Imagem da Função Exponencial..............................................................................4 2.5 Gráfico da Função Exponencial.................................................................................................4 2.6 Equações exponenciais...............................................................................................................5 2.7 Inequações exponenciais............................................................................................................6 3 EXERCÍCIOS....................................................................................................................................6

Função Exponencial
1 Leis dos Expoentes

Se x e y são números reais e a e b são números reais positivos, então pelas propriedades da potenciação, temos:
• • • • • •

ax ay= ax + y ax / ay= ax - y (ax) y= ax.y (a b)x = ax bx (a / b)x = ax / bx a-x = 1 / ax

2

Introdução

Você sabe como os cientistas fazem para datar um material orgânico como, por exemplo, um osso de dinossauro? Eles se baseiam em um efeito chamado desintegração radioativa para fazer essa estimativa. Substâncias químicas, chamadas radioativas, com o passar do tempo emitem partículas e se transformam em outras substâncias, o que faz a sua massa original diminuir. O ritmo de desintegração de cada substância radioativa é diferente e não depende da massa original, da temperatura ou de qualquer outra condição.

O tempo para que uma substância tenha sua massa original reduzida pela metade é chamado de meia-vida. Assim, estimando a massa original de uma substância no organismo vivo e sabendo a massa no material coletado é possível avaliar a quanto tempo o organismo está morto. A tabela ao lado apresenta algumas substâncias radioativas e o valor de sua meiavida.

1

Uma pesquisadora notou. Quando jogamos uma moeda comum. 2. A função que descreve esse experimento é: exponencial f(n) = 2n que é uma função 2 . Veja como podemos escrever essa situação: 1 moeda ⇒ 2 resultados possíveis = 21 2 moedas ⇒ 4 resultados possíveis = 22 3 moedas ⇒ 8 resultados possíveis = 23 Observe que o número de resultados que podemos obter depende do número de moedas jogadas. o número de resultados é obtido em função do número de moedas. o lançamento de moedas e o experimento com bactérias. ilustra o uso da função exponencial. o número de resultados que podemos obter é igual a dois. o número de bactérias depende do número de horas passadas desde o início do experimento. o número de resultados possíveis é igual a quatro. como são as duas funções que descrevem as situações mostradas anteriormente. 2.Você deve estar se perguntando: "Onde a função exponencial entra nessa história?" O fato é que. que o número de bactérias triplicava a cada hora. durante um experimento com determinada bactéria. outra situação. a meiavida de uma substância é uma função exponencial da massa em função do tempo. jogarmos duas moedas. E se forem 3 moedas? Teremos oito resultados possíveis. isto é. ao invés de uma. a população é dada em função do tempo. ou seja. agora.2 Definição de Função Exponencial Vamos ver. Se. como mostra o gráfico ao lado. Vamos ver o que ocorreu durante o experimento que tinha uma população inicial de 5 indivíduos: 1ª hora ⇒ n° de bactérias = 3⋅5 = 5⋅31 2ª hora ⇒ n° de bactérias = 3⋅(3⋅5) = 5⋅32 3ª hora ⇒ n° de bactérias = 3⋅(32⋅5) = 5⋅33 Então. Antes de estudarmos a definição dessa função vamos ver outros exemplos práticos.1 Exemplos de Funções Exponenciais O processo de identificação da idade de um material orgânico. agora. mostrado na introdução desse módulo. Imagine.

3ª) Se 0 < a < 1 então a função é decrescente Exercícios: Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F).Na primeira situação. 2ª) Se a > 1 então a função é crescente se x < y então a x < a y se x< y então ax > ay observa que os sinais observa que os sinais são iguais. a variável do problema é o expoente de um número e essa é a característica principal da função exponencial. 3 . nas duas funções. 2.1) satisfaz a lei y = ax para todo o a ( a > 0 e a ≠ 1). o número de bactérias será: Mas.3 Propriedades (a > 1) ou 1ª) Na função exponencial y = ax temos: Se x = 0 então y = a0 = 1. o número de resultados possíveis é: A função que descreve o experimento é: f(t) = 5⋅3t exponencial que é uma função No segundo caso. se o número de moedas jogadas é igual a n. isto é o par ordenado (0. são opostos. Vamos estudá-las: Observe que. Exercícios: 1) f(x) = 2x 2) f(x) = (1/2) x 3) f(x) = 3 x Para cada uma das funções acima fazer o gráfico e mostrar se ela é crescente decrescente ( 0 < a < 1). Isso quer dizer que o gráfico de qualquer função exponencial corta o eixo y no ponto de ordenada 1. o que as duas situações têm em comum? As funções que descrevem os dois experimentos são funções exponenciais. Definição: A função f : R  R dada por f(x) = ax ( com a ≠ 1 e a > 0) é denominada função exponencial de base a e definida para todo x real. se o experimento durar t horas.

no quadro ao lado. sabemos que a é um número diferente de um e positivo.5)x. E isso depende do valor da base.5 Gráfico da Função Exponencial O gráfico da função exponencial pode ser de dois tipos diferentes: crescente ou decrescente. a imagem será sempre um número positivo.4 Domínio e Imagem da Função Exponencial Vamos estudar um pouco mais a fundo a função exponencial. Qual será seu domínio? E sua imagem? D(f) = ℜ Im(f) = ℜ*+ O termo x é a variável do nosso problema e pode assumir qualquer valor real. chamado de base. 4 . então. Observe. vamos ver de que maneira. é o conjunto de todos os números reais positivos e não nulos. que o gráfico é decrescente e cruza com o eixo y no ponto (0.1). Portanto. Revisando: A função exponencial é uma função onde o domínio é o conjunto dos reais e a imagem é o conjunto dos reais positivos e não-nulos e tem a seguinte forma f( x) = ax. Sabemos que essa função tem a seguinte forma f(x) = ax. E a imagem? Bem.1) 4) 2 >2 3 −1 _______ 5 5 2)   >   _______ 3 3 3 5)   4 −3 3 4 1 1 3)   <   ______ 2  2  15   15  6)   <   7 7 4 4. Observe. • Base maior do que um (a>1) Considere a função f(x) = 3x.6 4 2 2 −2 < 2 ______ 8 3 <   _______ 4 6 _____ 2. que o gráfico é crescente e cruza com o eixo y no ponto (0. onde x é a variável do problema e a é um número diferente de um e maior do que zero. Portanto o domínio da função é o conjunto de todos os números reais.1). • Base maior que zero e menor do que um (0< a <1) Veja o seguinte exemplo f(x) = (0. no quadro ao lado. 2.

ou ainda: A partir dos gráficos antereiores podemos observar as características das funções exponenciais: • O domínio da função.1 6 :6 x-3 = 64 é S = {2}. 2.6 Equações exponenciais As equações exponenciais são equações em que a variável aparece como expoente. :6 x-3 = 64 6 2x . 3x-2 = 9 x+1 9 x + 1 = (32) x + 1 = 3 2x + 2 3 x .1 :6 x-3 = 6 (2x . Vamos ver alguns exemplos. revise os conceitos injetora. pois ela é injetora e sobrejetora.(x . Resolver a equação significa encontrar todos os valores da variável que tornam a sentença verdadeira.2 = 2x + 2 ⇒ x = .Então. pois para diferentes valores de x obtém-se diferentes valores de f(x). ela admite uma função inversa.2 = 3 2x + 2 ⇒ x . • A função é bijetora.3) = 6 x + 2 6 x + 2 = 64 ⇒ x + 2 = 4 ⇒ x = 2 5 . • A função é sobrejetora. O conjunto solução da equação Resolver a equação 3x-2 = 9 x+1 é S = {. pois para qualquer valor y da imagem existe associado um valor x do domínio. Assim. Observe bem os gráficos para entender cada uma das características mostradas. 2 x + 2 = 2x ⋅ 22 e 2 x – 1 = 2x ⋅ 2-1 2 x + 2 + 2 x – 1 = 18 ⇒ 2x ⋅ 22 + 2x ⋅ 2-1 ⇒ 2x ⋅ (4 + 1/2) = 18 ⇒ 2x ⋅ 9/2 = 18 O conjunto solução de Resolver 6 2x .4 O conjunto solução da equação Resolver 2 x + 2 + 2 x – 1 = 18 2x+2 + 2x–1 = 18 é S = {2}. • A função é injetora.1 ⇒ 2x = 22 ⇒ x = 2 2x .1) . sempre que a base da função for maior do que um seu gráfico será crescente. Caso precise.4}. como já vimos. Podemos escrever isso da seguinte maneira: E quando a base da função é um número entre zero e um o gráfico da função exponencial é decrescente. • A imagem da função é o conjunto dos números reais positivos e não-nulos. é o conjunto dos números reais. sobrejetora e bijetora no módulo de funções.

3 > 100 ⇒ x . Nesse caso. ou seja. e) Todas são funções exponenciais 6 .4⋅3x = 0 2. é maior do que um.7x ≤ 0. Então: 0.x d) 22x . a função exponencial é decrescente. a função exponencial é crescente.3 > 0 ⇒ x > 3 10x .3 > 1 Nesse caso. a base vale 10. a inequação pode ser escrita como 10 x . Resolver a inequação significa encontrar todos os valores da variável que tornam a desigualdade verdadeira.7x ≤ 0. O conjunto solução da inequação 0.7 Resolver a inequação 0. agora.7 ⇒ x ≥ 1 O conjunto solução da inequação Resolver 10x . b) I e III não são funções exponenciais. Observe que.Resolva as seguintes equações: a) 23x = 512 b) 3⋅4x + 1 = 96 c) 75x .9⋅2x + 8 = 0 e) 9x + 3 .7 Inequações exponenciais As inequações exponenciais são desigualdades onde a variável aparece como expoente.3 > 1 é S = {x ∈ ℜ/ x > 3} é S = {x ∈ ℜ/ x ≥ 1} 3 EXERCÍCIOS 1. Considere as seguintes funções: I) f(x) = x5 II) f(x) = 5x III) f(x) = IV) f(x) = Assinale a alternativa correta: a) Somente I não é função exponencial.7 que é menor do que um. d) I e IV não são funções exponenciais.2 = 71 .7 Os dois lados da expressão apresentam a mesma base 0. c) Somente II é uma função exponencial. Assim: 10x . Para resolver as inequações exponenciais temos que lembrar as propriedades de crescimento e decrescimento da função exponencial.3 > 100. Então.7x ≤ 0.

5 = 3x + 0. Considere as seguintes equações exponenciais 3x = 243.7x + 2 III) f(x) = Assinale a alternativa correta a) II é função exponencial de base 0. 2x = . Qual é a base da função exponencial f(x) = ? a) c) e) 4. 2x + 1 . Resolva a equação 2 a) x = 8 b) x = 6 x–1 + 2 x+3 + 2 c) x = 7 x–2 + 2 x = 2496 d) x = 9 e) x = -7 9. 1} e) S = {-1. Qual era a população inicial desse experimento se depois de 1 minuto a população era de 64 bactérias e depois de 3 minutos era de 256 bactérias? a) 32 bactérias b) 16 bactérias c) 8 bactérias d) 2 bactérias e) 1 bactéria 7 . Num experimento com um certo tipo de bactéria foi observado que a população em um certo instante t era definida pela função f(t) = p0 × 4at. A solução da equação 4x – 3x – 0. 3] c) ]0. . 3. onde t é dado em minutos. 1} 7.2. Qual é o conjunto solução da equação 25|x| – 4. Resolvendo a equação a) S = {2} b) S = {-2. c) Somente III não é função exponencial. Dadas as funções: I) f(x) = 3x II) f(x) = 0. b) Somente I é função exponencial.6 . 0} e) S = {-1.4 .4 Qual das seguintes alternativas apresenta o valor da soma das soluções dessas equações? a) 10 b) 9 c) 8 d) 7 e) 6 8.72 × 0.5|x| – 5 = 0 a) S = {1} b) S = Ø c) S = {0} d) S = {1. 0. 0] e) ]1. 2] 10. 2x – 2 . -1] b) ]2. 2} obtém-se: c) S = { } b) d) d) S = {- . A raiz da equação a) Irracional positivo c) Real negativo é um número b) Irracional negativo d) Inteiro positivo e) Inteiro negativo 11. 1] d) ]-1.3x + 3 = 0.5 – 22x – 1 pertence ao intervalo a) [-2. 2x + 2x + 1 = 24 e 3 . Resolvendo a equação 9x – 4.7. 1} 6. qual é o conjunto solução encontrado? a) S = {0} b) S = {1} c) S = {-1} d) S = {0. } e) S = {1/2} 5. d) III é função exponencial de base e) Somente II não é função exponencial.